domingo, 7 de dezembro de 2014

BISPO EMÉRITO DE CAXIAS RECEBE 
A MEDALHA DOM HELDER CÂMARA 
Combater a miséria e a fome, ampliar o Programa de Alimentação Escolar e não deixar que as crianças brasileiras morram são grandes desafios que o Brasil ainda tem que enfrentar. A afirmação é de Dom Mauro Morelli, bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias (RJ), um dos agraciados com a Comenda Dom Helder Câmara, concedida pelo Senado Federal, para celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Para o prelado, o prêmio é um incentivo aos que atuam na defesa das crianças e dos menos favorecidos.
Ao receber a medalha na quarta-feira (3), em sessão especial no Plenário, Dom Mauro lembrou que Dom Hélder Câmara cultivava o hábito da oração e recomendou que todos fiquem atentos ao clamor pela vida, o que considera um grande desafio para a humanidade.
— Então, que nós pudéssemos, a partir desta Casa, imaginar um País em que educação e nutrição fossem as duas grandes luzes a iluminar o caminho de transformação do nosso País. E vejo isso como algo que sonho — observou.
Também foram premiados nesta quinta edição do prêmio: o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa; o deputado estadual do Espírito Santo Claudio Vereza; o secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão Pires Junior; o governador interino de Roraima, Francisco de Sales Guerra Neto; e o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. Durante a sessão foi feita homenagem póstuma à médica, sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns.
Para o presidente do Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), as personalidades premiadas são exemplos de defesa dos direitos humanos no país. Presidindo a sessão, o senador Jorge Viana (PT-AC) esclareceu que não foi possível realizar uma solenidade mais abrangente em função da agenda do Legislativo — ele referiu-se à realização da sessão do Congresso em que foi votado o projeto que alterou a meta de superávit para este ano — mas lembrou que a simplicidade é algo típico dos religiosos.
— Mais uma vez, cumprimento e falo de minha honra e de minha satisfação de estar aqui presidindo esta singela sessão que homenageia pessoas comprometidas com a luta pelos direitos humanos com a Medalha e o Diploma Dom Hélder Câmara, uma figura extraordinária na história brasileira — disse.
A comenda está em sua quinta edição e leva o nome de Dom Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife (PE), falecido em 1999 e conhecido por sua defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil. O prêmio é entregue anualmente a cinco personalidades com relevante contribuição à defesa dos direitos humanos no país.
A senadora Ana Rita (PT-ES), presidente da Comissão dos Direitos Humanos, também participou da sessão especial. (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

Nenhum comentário: