domingo, 7 de dezembro de 2014

MPF RECOMENDA A PRESERVAÇÃO
DE AQUÍFEROS NO RIO DE JANEIRO 
Diante da prolongada estiagem na região Sudeste, o que reduziu o nível dos reservatórios e da vazão do rio Paraíba do Sul, colocando em risco o abastecimento de mais de 150 municípios de SP, MG, e RJ  , o Ministério Público Federal (MPF) em Campos dos Goytacazes (RJ) decidiu começar a operação "Lençol Sem Freio" no Norte Fluminense, para inspecionar o uso indevido de aquíferos da região que se ligam à Bacia do rio Paraíba do Sul, depois de receber denúncias que existiriam poços artesianos de grande vazão sem qualquer controle do Estado. O MPF também investiga se o uso da água dos aquíferos por parte, sobretudo, de empresas e condomínios, é gratuito ou pago, pois dependendo da situação, o usuário que está ligado ao sistema de tratamento público paga por isto e estaria sendo lesado.
Água dos poços artesianos
precisam ser tratadas
Técnicos do MPF, agentes de transporte e de segurança e agentes cedidos pela Polícia Militar realizaram diligências em diversos locais da região, requisitando que os estabelecimentos visitados apresentem, em 48 horas, toda documentação referente aos poços encontrados. O uso inadequado dos poços de nível freático e artesiano pode comprometer a saúde humana pela contaminação das águas e causar problemas ambientais. Sem uma gestão eficiente dos poços, o próprio aquífero pode ficar comprometido.
"As águas subterrâneas no país, de um modo geral, precisam de uma gestão eficiente e estratégica, que leve em consideração a sua importância destacada no contexto hídrico brasileiro. O uso indiscriminado e sem protocolos rigorosos pode levar à contaminação dos aquíferos e ao seu esgotamento. É preciso entender que a proteção estratégica das fontes de água é, em larga medida, questão de segurança nacional", disse o procurador da República Eduardo Santos de Oliveira, responsável pela operação.
O aterro da Comlurb soterrou o 
Aquífero  de Piranema

O Norte Fluminense, especialmente o aquífero da região de Campos dos Goytacazes, é considerado o maior reservatório de águas subterrâneas do Estado do Rio de Janeiro. Um aquífero é um reservatório de águas.  Eles se formam ao longo de milhares de anos e contêm a maior parte da água potável disponível na Terra. Em geral, as águas de um aquífero estão nos poros das rochas ou entre as fissuras delas. Ou seja, é falsa a imagem de um rio correndo por debaixo da terra.  As águas de um aquífero podem estar mais próximas do solo, a uma profundidade média de cinco metros; neste caso, chama-se lençol freático. Podem estar também sob camadas de rochas não permeáveis, nos lençóis artesianos ou de nível artesiano. (Com Assessoria de Comunicação Social/PGR/RJ);
Recentemente, o Governo do Estado implantou um aterro sanitário em Seropédica, exatamente em cima do aquífero de Piranema, um dos maiores do País. O vazamento de chorume está impregnando a área em torno do aterro, ameaçando aquífero.

►JUSTIÇA BLOQUEIA GRANA DA PREFEITURA
A Justiça estadual determinou o bloqueio de R$ 6.145.021,00 das contas do Município do Rio de Janeiro junto ao BANCEJUD por descumprimento de decisão judicial proferida em ação civil pública proposta pelo MPRJ. Ajuizada em 2012, pela 2ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, a ação requer a adequação das precárias condições de infraestrutura e recursos humanos da Unidade Municipal de Reinserção Social Dom Hélder Câmara.
O MPRJ postula a redução da capacidade máxima de adolescentes a serem acolhidos na instituição, a reordenação dos dormitórios e a adequação do imóvel à legislação. Foi requerida também na ACP a lotação de psicólogo e educadores em quantidade adequada, aquisição de mobiliário, apresentação de projeto político-pedagógico e inclusão de previsão de recursos para o órgão nas propostas de leis orçamentárias.
Na ocasião do ajuizamento da ação, houve deferimento de liminar, no entanto, passados mais de dois anos da decisão, não houve cumprimento por parte do município. Deste modo, o MPRJ requereu a execução de tutela específica da decisão que deferira a antecipação dos efeitos da tutela jurisdicional, postulando a intimação pessoal do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, o bloqueio de verbas públicas para a realização das obras e aquisição de mobiliário e equipamentos, bem como a fixação de multa diária para o descumprimento das medidas de observância à lotação máxima, capacitação dos profissionais lotados no referido serviço de acolhimento, assim como de apresentação de Projeto Político Pedagógico.
Todos os pedidos formulados pelo Ministério Público foram deferidos pelo Juízo na decisão.

►ALERJ TEM MAIS DE 100 PROFESSORES
A 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recomendou à Secretaria de Estado de Educação que revogue as cessões e requisite os professores e funcionários cedidos a outros órgãos para suprir a carência de profissionais das escolas estaduais. Atualmente, há 749 professores e 129 servidores administrativos cedidos.
A carência de professores e funcionários na Rede Estadual de Educação é objeto de dois inquéritos civis públicos instaurados pela Promotoria. Em listagem apresentada pela Secretaria de Educação verificou-se que, só para Alerj, estão cedidos 118 professores e 28 funcionários administrativos. Sendo que, na Comissão de Educação da Assembleia, encontram-se lotados apenas cinco professores.
O MP recomendou à SEEDUC que seja feita a requisição no prazo de 45 dias e que não haja mais cessões até que o déficit de profissionais esteja suprido.
“O quantitativo de servidores da Seeduc cedidos a outros órgãos contribui negativamente para o cenário de carências de professores e pessoal administrativo da rede, afetando diretamente a prestação do serviço essencial educacional”, ressaltou a 2ª Promotoria de Tutela Coletiva da Educação da Capital.
A Secretaria de Educação terá que comprovar a convocação e discriminar quais servidores ainda permanecerão cedidos e o motivo. Caso a recomendação, que é uma decisão extrajudicial, não seja atendida, serão adotadas as medidas judiciais cabíveis

►MP VISITA ESCOLAS DE BELFORD ROXO
O procurador da República Eduardo Ribeiro Gomes El Hage, em parceria com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), representado pela promotora Elayne Christina da Silva Rodrigues, visitaram na última segunda-feira (1º), as escolas municipais Bairro das Graças e Belford Roxo, que integram o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Na terça-feira (2), foram visitadas as escolas municipais Miguel Ângelo Leone e Imaculada Conceição, para averiguar a qualidade da educação e da infraestrutura oferecida aos alunos.
Em relação ao aspecto pedagógico, o procurador e a promotora puderam verificar uma disparidade entre a escola Miguel Ângelo Leone, cujo Ideb foi de 3.5 nos anos iniciais e 3.3 nos anos finais em 2013 e a escola Imaculada Conceição, cujo Ideb foi de 5.2 nos anos iniciais e 4.8 nos anos finais. De acordo com dados da última Prova Brasil, a Miguel Ângelo Leone foi uma das que tiveram pior aproveitamento enquanto a
 Imaculada Conceição teve o maior aproveitamento nos anos iniciais em português e matemática em toda a rede pública (escolas municipais e estaduais).
Essa deficiência na qualidade do ensino também se reflete na infraestrutura. Na escola municipal Miguel Ângelo Leone, todas as paredes estavam pichadas, a maioria dos ventiladores quebrados e a iluminação precária, dando um aspecto de escola abandonada. O oposto pôde ser verificado na escola Imaculada Conceição, considerada “escola padrão” em Belford Roxo e exemplo de educação e higiene.
"A escola Imaculada Conceição estava extremamente limpa, bem cuidada e organizada. Todas as paredes pintadas e sem pichações, todos os ventiladores em funcionamento e as cadeiras em estado impecável", disse o procurador Eduardo El-Hage.
Reconhecida pela sua administração mais humanizada e bem sucedida, a diretora da escola Imaculada Conceição, Vitória Régia, foi convidada pelo MPF para participar da audiência pública sobre o MPEduc, que será realizada em Belford Roxo no próximo dia 17, às 9h, na Casa de Cultura, no bairro Nova Piam. O objetivo da audiência é identificar as variantes responsáveis pelos baixos índices de educação no município, bem como ouvir os órgãos da Administração Pública Municipal e Estadual, comunidades e instituições locais sobre as demandas na área. (Ass. Com. Social/PGE)


►PETROLÃO: 68% RESPONSABILIZAM DILMA
Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha nos dias 2 e 3 de dezembro mostra que 68% dos brasileiros acreditam que a presidente Dilma Rousseff tem alguma responsabilidade sobre o escândalo de corrupção na Petrobras, investigado no âmbito da Operação Lava Jato — o chamado 'petrolão'. A pesquisa foi feita com 2.896 brasileiros e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo. Contudo, o levantamento mostra que isso ainda não atingiu seu nível de popularidade.
A gestão de Dilma continua sendo boa ou ótima para 42% dos entrevistados, mesmo patamar registrado em 21 de outubro, quando o governo da presidente teve seu melhor desempenho de aprovação desde junho de 2013. Consideram a gestão de Dilma ruim ou péssima 24% da população. Em 21 de junho, esse patamar era de 20%. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.
A pesquisa Datafolha também mostra que diminuiu a preocupação do brasileiro com a corrupção. Em junho, ela era o principal problema do Brasil para 14% dos entrevistados. No último levantamento, esse número caiu para 9%. 
A saúde pública continua sendo o maior alvo de críticas, com 43%, enquanto a violência aparece em segundo lugar, com 18%. A pesquisa apurou ainda que 40% das pessoas ouvidas acreditam que nunca houve tantas punições aos corruptos como atualmente.

O Datafolha apurou ainda que 50% dos eleitores acreditam que Dilma fará um bom governo em seu segundo mandato — patamar 23 pontos abaixo do registrado antes da posse, em 2011.

►IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA EM CABO FRIO
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, ajuizou ação civil pública contra o prefeito de Cabo Frio, Alair Francisco Corrêa, a ex-secretária municipal de Meio Ambiente Vanessa Arduína Lima e a Riala Hotel e Entretenimento Ltda. por improbidade administrativa. Após assumir a Prefeitura em 2013, Alair buscou repassar o processo de licenciamento do Riala Parque Aquático para a Secretaria Municipal do Ambiente, sendo esta responsabilidade legal do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
De acordo com a ACP, o prefeito é um dos principais interessados no funcionamento do parque, pois é sócio majoritário e administrador da Riala Hotel e Entretenimento Ltda. O parque já havia sido interditado em consequência de ação civil pública proposta pela 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Cabo Frio, em 2010, por conta da ausência do devido licenciamento ambiental.

►MILITONTOS HOSTILIZAM JORNALISTAS
Depois de conseguirem afastar a apresentadora Patrícia Poeta da bancada do Jornal Nacional, considerando inaceitável o fato dela apontar o dedo indicador para a então candidata Dilma Rousseff, o que conseguiram depois de uma série de notas nos blogs chapa branca, os militontos (os militantes sem causa do PT), voltaram suas raivosas baterias para a apresentadora de telejornal do SBT, Rachel Sherazade, pela postura dela ao comentar notícias do dia a dia, principalmente nos caos envolvendo a morte de policiais, fato que os defensores dos direitos humanos não consideram merecedores de notas de protesto em redes sociais, como ocorre quando morre um bandido que reagiu à voz de prisão de um policial.
Franqueza da jornalista
incomoda os militontos
Nas redes sociais chapa branca, tem sido muito comentado um possível afastamento da apresentadora por ordem direta de Silvio Santos, que será eternamente grato a Lula por tê-lo salvado da falência por conta das falcatruas registradas no comando do Banco PanAmericano, comprado às pressas pela CEF depois de um rombo de mais de R$ 4,5 bilhões.
Aliás, a compra do banco do Homem do Baú da Felicidade foi feita nos mesmos moldes da refinaria de Pasadena. A CEF pagou mais caro pela menor parte que o grupo BTG pagou pelo controle do PanAmericano. Na partilha do espólio, os créditos podres ficaram com a CEF;

►CABRAL MAIS PERTO DO PETROLÃO
Depois de conseguir, junto ao alto comando do PMDB, a exclusão do seu nome do rol de amigos do empresário Fernando Cavendish, dono da Construtora Delta, na CPI do bicheiro Carlinhos Cachoeiro, que custou o mandato do senados Demóstenes Torres, o ex governador Sérgio Cabral se vê novamente à beira do precipício com o possível envolvimento da empresa Carioca Engenharia, que realizou diversas obras no Estado – inclusive a reforma, a um custo superior a R$ 43 milhões, da estação ferroviária de Duque de Caxias – no “clube” que manipulava as licitações da Petrobrás, sob o comando de Paulo Roberto Costa, ex diretor da estatal.
Segundo revelou a Folha de S. Paulo, um dos novos nomes envolvidos pelo delator Augusto de Mendonça Neto foi o da Carioca Engenharia, que doou R$ 25 milhões nas eleições deste ano; ele, que é ligado à Toyo Setal, também envolveu a Construcap.
Juntas, Carioca, Toyo e Construcap doaram R$ 34 milhões na campanha eleitoral. Segundo a reportagem, a "maior doadora foi a Carioca Engenharia, que investiu cerca de R$ 25 milhões na disputa deste ano, 73% do total". Os beneficiados foram o PSD (R$ 3,8 milhões), o PMDB (R$ 3,7 milhões) e o PT (R$ 3 milhões).
"Na sequência, a Construcap Engenharia doou um montante de R$ 6,4 milhões na disputa eleitoral deste ano, financiando principalmente campanhas de candidatos do PSDB (R$ 3 milhões), PRB (R$ 1,2 milhão) e PT (R$ 1,1 milhão)", diz o texto.

►A AGU NÃO PERTENCE AO PT
O Líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), criticou a postura dos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e da Advocacia-Geral da União, Luís Inácio Adams, que saíram em defesa das contas das campanhas do PT depois que empresários revelaram, no regime de delação premiada no âmbito das investigações do esquema de corrupção na Petrobras, que pelo menos R$ 20 milhões de propina caíram nos cofres do Partido dos Trabalhadores, R$ 4 milhões em doações legais.
Segundo o Líder tucano, quem deve prestar esclarecimentos sobre isso é a direção do PT, do seu tesoureiro, João Vaccari Neto. Para ele, Cardozo e Adams meteram os pés pelas mãos ao reproduzirem a velha patologia do PT de confundir Estado com o partido, interesse público do privado e partidário.
Para o Líder do PSDB, se essa conduta de Cardozo e Adams for uma estratégia para chegaram o STF, ela é comprometedora e revela parcialidade, conduta incompatível a um juiz. "Se misturam Estado e partido agora, serão eles despachantes do PT no Supremo?", questiona. "Esse reiterado comportamento definitivamente retira a credibilidade necessária ao exercício das suas funções", arrematou.
Segundo Imbassahy, se ambos almejam ocupar a cadeira de ministro da mais alta Corte do país, devem, pelo menos, cumprir os dispositivos legais que estabelecem as suas atribuições. "Os ministros deveriam dar uma espiada na lei 10683/2003, que define o papel do ministro da Justiça, e na lei complementar 73, de 93, com as funções da AGU. Nelas não tem nenhum artigo que os obrigue a defender tramoias de campanha eleitoral. Eles devem escolher o que preferem fazer: ou se dedicam a defender o Estado e o interesse público ou assumem a defesa do PT", afirmou.

►EMPREITEIRA Á BEIRA DO BURACO
 Sem dinheiro em caixa, a Sete Brasil não tem conseguido honrar com os pagamentos a estaleiros, aos quais encomendou 29 sondas de exploração de petróleo, com investimentos estimados em US$ 25,5 bilhões. De acordo com cálculo do jornal Valor Econômico, os atrasos já totalizam US$ 300 milhões.
A empresa foi criada para construir as bilionárias sondas a serem usadas na exploração do pré-sal e é controlada pelo BTG, e tem como acionistas, além da estatal do petróleo, os fundos Previ, Petros, Funcef e Valia, os bancos Santander e Bradesco, além do FI-FGTS.
Segundo o Valor, os pagamentos, referentes a outubro, deveriam ter sido feitos até 27 de novembro. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), as dificuldades financeiras na Sete Brasil podem levar os estaleiros a enfrentar uma crise sistêmica.
Em reportagem dessa semana na Folha de S. Paulo, foi revelado que a empresa tenta tomar empréstimos, perdeu sócios e reclama da indicação de Pedro Barusco pela Petrobras para o cargo de diretor de Operações. O temor dos executivos da Sete é de que ele tenha replicado para a empresa o esquema de superfaturamento de contratos.

►PENA DE MORTE PARA GAYS
O pastor norte-americano Steven Anderson disse que o mundo poderia "se livrar da Aids até o Natal  caso todos os homossexuais fossem executados". As palavras, segundo o jornal "The Indepentent", foram ditas durante um sermão intitulado "Aids: o julgamento de Deus".
Em um culto realizado na Igreja Batista em Tempe, Arizona (EUA), Anderson afirmou aos fiéis que a Bíblia defende o genocídio da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis). 
"Aos olhos de Deus, qualquer homo ou bi --é tudo a mesma coisa-- é sodomita", disse ele, ao classificar a opção sexual como perversões.
Em meios às celebrações do Dia Mundial da Aids, o pastor disse que o mundo teria passado por uma "lavagem cerebral" sobre a doença e que ele teria descoberto uma suposta "cura" no Levítico –terceiro livro da Bíblia.
"Nós podemos ter um mundo livre da Aids até o Natal. Ok, não seria totalmente livre. Mas seria um mundo 90% livre da doença até o Natal se seguirmos as palavras do senhor", disse ele, que leu na sequência um trecho do livro bíblico: "Se também um homem se deitar com outro homem, como se fosse uma mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos".
A cura da Aids, de acordo com ele, sempre esteve na Bíblia: "e eles estão a gastar bilhões de dólares em pesquisa e testes. É curável. Porque se você executasses os homens como Deus recomenda, você não teria tudo isso correndo solto", acrescentou Anderson.
Ao justificar a proibição dos gays em sua igreja, o pastor afirmou que "todos os gays são pedófilos e que eles são uma ameaça para as crianças".
Os comentários de Anderson dão força para reforçar a sua reputação de fundamentalista e de pregador do ódio. Em 2009, ele causou polêmica ao declarar seu ódio ao presidente Barack Obama e ao orar para ele morrer e ir para o inferno. Ele também já afirmou que as mulheres que tomam a pílula anticoncepcional são "putas, cujo sangue se tornou verde".  Leia mais em: http://zip.net/bkqmVK

► PROPAGANDA ENGANOSA EM SUCOS E SORVETE
O Procon Estadual, ligado à Secretaria de Estado de Proteção e Defesa do Consumidor, instaurou processo de investigação dos fabricantes dos sorvetes artesanais Diletto do Brasil e dos sucos Do Bem. Conforme veiculado pela mídia, as duas empresas estariam usando informações falsas em seus sites e embalagens. Interpeladas, as empresas devem apresentar suas defesas na autarquia em até 15 dias, a contar da entrega da notificação. Se as justificativas   não forem aceitas pelo órgão, o Procon abrirá procedimento sancionatório que levará à aplicação de multa. 
No caso da Diletto do Brasil, o que instigou a investigação foi a história da origem do sorvete. Segundo consta no seu site, o sorvete Diletto original seria uma criação do avô do fundador da empresa, Vittorio Scabin, “um picolé artesanal, mistura de frutas frescas e neve” O mesmo texto informa que ele teria deixado a Itália e vindo para o Brasil durante a 2ª Guerra Mundial. Mas, em matéria publicada na revista Exame de 29 de outubro, o fundador da empresa afirma que seu avô não se chamava Vittorio, nunca foi sorveteiro e ele veio para o Brasil 20 anos antes da 2ª Grande Guerra. 
Em relação à fábrica de sucos Do Bem, o processo de investigação foi aberto em função da origem das frutas utilizadas na fabricação de seus produtos. De acordo com o que está escrito em suas caixas de suco de laranja, por exemplo, as frutas “vêm da fazenda do senhor Francisco, do interior de São Paulo, um esconderijo tão secreto que nem o Capitão Nascimento poderia descobrir”. O “senhor Francisco”, porém, não existe. Segundo a mesma matéria já citada da revista Exame, os sucos de frutas adquiridos pela Do Bem são oriundos de empresas que fornecem o mesmo produto para marcas próprias de vários supermercados. De acordo com o Procon Estadual, divulgar essas histórias fictícias como verdadeiras é uma forma de conquistar consumidores através de seus sentimentos. 
Também segundo o Procon Estadual, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 37, parágrafo 1°, considera enganosa qualquer informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, que seja capaz de induzir o consumidor a um erro de avaliação a respeito da natureza, características ou qualidade de produtos comercializados.

 ►ÔNIBUS DO CONSUMIDOR EM NOVA IGUAÇU
O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa estará em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, nesta semana. Na segunda (08) e na terça-feira (09), o serviço será realizado na Rua Áurea Fonseca de Jesus, na altura do número 16, no bairro Califórnia. Os consumidores terão seus casos analisados no local, das 9h às 17h.
As questões que não puderem ser resolvidas no mesmo dia serão enviadas online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital. Os consumidores podem, ainda, se dirigir ao térreo deste endereço, onde estão disponíveis guichês de atendimento à população. O serviço funciona nos dias úteis, das 10h às 16h. Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

►PRESÉPIO GIGANTE É ATRAÇÃO EM CAXIAS
A inauguração da decoração de Natal em Duque de Caxias na noite desta quinta-feira (4), na Praça do Pacificador, no centro, atraiu milhares de pessoas que puderam acompanhar desde a entrega da chave da Vila do Papai Noel pelo prefeito Alexandre Cardoso ao bom velhinho, passando por uma apresentação de grupo teatral, encerrando com um culto ecumênico onde representantes de várias religiões rezaram o “Pai Nosso”, e pediram paz para a cidade e o país.
Em sua mensagem à população, o prefeito disse estar feliz por poder trazer para a cidade uma decoração natalina que muitas cidades do país desejam. “Este é o maior Natal que a cidade já teve. Trouxemos para Caxias uma decoração que muitas cidades desejavam. Com isso, estamos resgatando o amor da população por seu município”, revelou.
“A prefeitura está promovendo uma festa para todas as religiões. Reunimos nesta abertura representantes da igreja católica, evangélica, do espiritismo porque a prefeitura não tem religião, e toda a religião que fala em Deus é boa. A nossa prioridade é investir na saúde do município. Reabrimos o Hospital Duque de Caxias, temos a primeira UPA infantil do país, inauguramos a UPA Parque Beira- Mar, o Jardim Vila Nova ganhou uma unidade do Programa Saúde da Família, iremos ampliar o número de unidades do PSF para atender cada vez mais a população”, disse o prefeito Alexandre Cardoso antes de entregar a chave da vila ao para Papai Noel.
A entrada de um grupo teatral no palco externo do Teatro Raul Cortez, aumentou a expectativa do público presente. Vestidos como ajudantes do Papai Noel, os atores e cantores levaram as pessoas a viajar na noite de Natal com o bom velhinho por vários países, através da música. Após o término da apresentação, a dona de casa Helena Almeida e as filhas Ana Cristina e Luciana estavam emocionadas. “Faltava uma festa assim aqui em Caxias. Valeu a pena esperar”.
Assim que a Vila do Papai Noel foi aberta pelo prefeito, a multidão ocupou cada espaço do local, conhecendo a casa dos ajudantes, a fábrica, o hotel e até tirando foto com o bom velhinho relaxado.  A praça abriga ainda, um presépio em tamanho gigante, que vem atraindo a curiosidade das crianças . (Foto: Ralff Santos)

Nenhum comentário: