terça-feira, 5 de novembro de 2013

500 KARATECAS PARTICIPARAM DO
CAMPEONATO DO RJ EM CAXIAS 
 “Oss”, expressão que significa “sim senhor”, é utilizada entre os que praticam artes marciais. E este foi o som mais ouvido no último fim de semana por quem passou pela Vila Olímpica de Duque de Caxias. No ginásio do complexo, no bairro 25 de Agosto, cerca de 500 atletas, representando associações de diversas regiões do estado se enfrentaram em busca uma vaga para competir na fase regional do Campeonato Brasileiro de 2014.
Segundo o subsecretário de Esporte e Lazer do município, Juarez dos Santos, que também acumula o cargo de presidente da Federação de Karatê do Rio de Janeiro, a realização da final do Campeonato Estadual em Duque de Caxias significa a inclusão da cidade no circuito e ainda um estímulo para quem está dando os primeiros passos no esporte. “Realizar este evento aqui é um ganho e quero agradecer a participação dos atletas e do público. O objetivo da nossa secretaria é preconizar a prática esportiva em qualquer idade, e é isto que estamos vendo aqui no ginásio”, declarou Juarez.
O torneio durou dois dias e foi dividido em competições de kata (quando não há contato entre os participantes) e kumite (lutas).  Os participantes tinham de 8 a 50 anos. Ryan da Silva, 10, representante da Equipe Guerreiros de São João de Meriti, foi responsável pelo juramento dos atletas e apesar da pouca idade já sabe o que isso representa. “Fazer o juramento significa não abandonar o karatê, prestar atenção no que faz e estudar”, disse emocionado.
Duque de Caxias foi muito bem representado no torneio. Um dos atletas que defenderam o nome da cidade foi o carateca Christian Pontes Tavares, da Vila Olímpica. Ele participou no sábado (2), pois no domingo (3) embarcou para o Mundial de Guadalajara, na Espanha, que será realizado entre os dias 7 e 11 de novembro.
Outro carateca que não competiu por conta do Mundial, mas não deixou de dar uma conferida na competição foi Pedro Sodré, de 15 anos. Morador do centro, o jovem destacou a emoção que é representar o município no exterior. “Representar Duque de Caxias é um orgulho porque são poucos atletas que têm esta oportunidade, mas acredito que com determinação tudo é possível”, concluiu. (Fotos: Letícia Passowski.

Nenhum comentário: