quarta-feira, 6 de novembro de 2013

CEDAE ANUNCIA A TROCA
DE 535 Km DE TUBULAÇÃO 
Até 2015 a Cedae promete trocar cerca de 535 quilômetros da rede de água do estado. A informação foi divulgada pelo diretor de Distribuição e Comercialização Metropolitana da Cedae, Marcelo Motta, em audiência pública realizada na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (5). Segundo o presidente da Comissão de Obras Públicas, deputado Pedro Fernandes (Solidariedade), muitos moradores, principalmente da Baixada Fluminense, estão há mais de cem dias sem água, por causa de obstrução na rede distribuidora. “Não dá pra gente pensar em Copa do Mundo, Olimpíadas, grandes eventos em geral, enquanto as pessoas não têm água no Rio de Janeiro”, afirmou o parlamentar. A vereadora da capital Rosa Fernandes (Solidariedade) levou o pedido de moradores de 155 ruas da Zona Norte do Rio para o representante da Cedae. “Muitas pessoas estão sem água há dias e mesmo assim pagam a conta. Isso não pode acontecer. Espero que a Cedae cumpra a promessa e resolva os problemas dessas ruas”, solicitou a vereadora. 
Morador da Rua Padre Peroneille, em Jardim América, Maxwel Sidnei de Souza está sem água há 90 dias. 
“Eu pago corretamente as contas, mas a minha água parou de cair há três meses”, criticou o morador, que ainda ressaltou que várias pessoas na sua rua sequer têm água encanada.
Segundo Marcelo Motta, foram destinados pelo Governo R$ 141 milhões para a substituição da rede de saneamento no Grande Rio, na Baixada Fluminense, em Seropédica, Itaguaí e Mangaratiba.
“Um dos grandes problemas de saneamento do estado, hoje, são os tubos antigos. Muitos funcionam há mais de 50 anos e nunca foram trocados. Consequentemente, muitos estão obstruídos", explicou Marcelo. Essa obra vai beneficiar 38 mil pessoas, segundo a Cedae. "Temos uma dívida grande com esses moradores e esperamos quitá-la o quanto antes”, concluiu o representante da Cedae.
O deputado Pedro Fernandes garantiu que a comissão vai fiscalizar e cobrar da Cedae o andamento dessas obras. “Vamos acompanhar tudo o que foi discutido aqui. Precisamos ter a garantia de que a população vai ter água”, finalizou o deputado. Está programada uma próxima audiência pública para o próximo dia 19.

Nenhum comentário: