quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PROCON/RJ SUSPENDE A VENDA DE
PRODUTOS PARA ALISAR CABELOS 
O Procon-RJ, vistoriou nesta terça-feira (5) vários estabelecimentos de revenda de produtos de beleza do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense para interromper a distribuição de produtos de alisamento e relaxamento capilar que podem liberar formol em seu uso e que não divulgam essa informação em suas embalagens. A Operação Rapunzel esteve em 21 estabelecimentos e recolheu 80 produtos, que deverão ser retidos até que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresente posicionamento sobre a adequação de suas composições.     
O formol é um produto cuja venda em estado puro foi proibida pela Anvisa, devido aos problemas que pode causar à saúde quando associado a produtos capilares, como queimaduras no couro cabeludo, irritação no nariz e na garganta e câncer, nos casos de grande intoxicação.  
Além da operação de fiscalização, o Procon-RJ instaurou Processos Administrativos Coletivos contra cinco empresas que fabricam e distribuem produtos para alisamento de cabelo: Duetto Super Indústria e Comércio de Cosméticos Ltda; GK Hair Distribuidora Ltda; ABA Cosméticos Indústria e Comércio Ltda; Ki Charme Produtos de Beleza Ltda; e Ana Maria Rosa "Lola Cosmetics". Já os produtos em questão são das marcas Duetto, GK hair, Inoar, Ky Charme, Lola Cosmétics, Salvatore e Santini. 
Com isso, as empresas são obrigadas a interromper a distribuição, bem como retirar esses produtos das prateleiras até que a Anvisa dê um posicionamento definitivo sobre eles. Caso isso não ocorra, as empresas estarão sujeitas às sanções previstas na Lei Estadual nº 6.007/11, que vão de multa à interdição total do estabelecimento.

Nenhum comentário: