quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PESCADORES COBRAM POLÍTICA
DE APOIO À PESCA ARTESANAL 
A Baía da Guanabara, que por séculos forneceu pescado de boa qualidade para os moradores da região e garantia a sobrevivência das famílias dos pescadores de diversas colônias, tornou-se um lugar perigoso, onde as grandes empresas, lideradas pela Petrobrás e os estaleiros, vem agindo no sentido de tornar impossível a pesca artesanal.
“Além da falta do pescado, da falta de políticas públicas para a categoria, além da grande área de exclusão da pesca, criada pelas empresas petroquímicas na Baía de Guanabara, além de dividir espaço com grandes navios e rebocadores, dentre outros problemas que enfrentamos no dia a dia, temos a morte à nossa espreita. Só porque queremos continuar a pescar, a fazer o que os nossos bisavós e avós faziam e nossos pais nos ensinaram, que é tirar o sustento do mar, em harmonia com o meio ambiente! É pedir muito?
Queremos Justiça para a Baía de Guanabara! Justiça para seus filhos, que estão sendo mortos!”
Esse foi o depoimento de Alexandre Anderson, presidente da Associação de Homens e Mulheres do Mar (AHOMAR), no último dia 22 de junho, exatamente um ano após o desaparecimento e assassinato dos pescadores Almir Nogueira de Amorim e João Luiz Telles Penetra (Pituca), membros da AHOMAR. No dia anterior (21/06), outro pescador havia sido assassinado.
Nesta quinta-feira (7), a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados vai realizar uma audiência pública para debater o relatório “"INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E CONFLITOS AMBIENTAIS NA BAÍA DE GUANABARA: O CASO DO COMPERJ". A audiência foi requerida pelos deputados Sarney Filho (PV-Maranhão) e Chico Alencar (PSOL/RJ) para debater as denúncias do relatório da Plataforma DHESCA/Brasil, um Ong internacional que investiga a violação dos direitos humanos. Entre os debatedores, estarão Gabriel dos Santos Rocha, Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos  Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Carlos Klink, Secretário de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente,  José aparecido Barbosa, Gerente de Relacionamento Comunitário da Gerência Executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Cristiane Faustino da Silva, Relatora Nacional para o Direito Humano ao Meio Ambiente da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais – Plataforma DHESCA Brasil e  Alexandre Anderson de Souza, Presidente da AHOMAR – Associação Homens e Mulheres do Mar, que representa os pescadores artesanais da Baía de Guanabara. 

Nenhum comentário: