quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

CRIANÇA VÍTIMA DE ABUSO SEXUAL
SERÁ TEMA DE SEMINÁRIO NO RIO 
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro vai realizar, nesta sexta-feira (6), das 13h às 18h, no auditório do Edifício-Sede, o Seminário de Capacitação da Rede na Abordagem da Criança Vítima de Abuso Sexual. O encontro reunirá operadores do Direito e profissionais brasileiros e norte-americanos para capacitar agentes que trabalham com escuta de crianças que sofreram violência.
A integração da rede na proteção da criança será o tema da palestra das Promotoras de Justiça Clisânger Ferreira Gonçalves e Rosana Cipriano Simão. Já o especialista Chris Newlin, do National Child Advocacy Center (NCAC), fará a exposição sobre as técnicas utilizadas para a escuta de crianças e como os Estados Unidos enfrentam a questão. O NCAC é um organismo de referência para os centros de apoio de vítimas de abuso sexual em todo os Estados Unidos e promove cursos, seminários e simpósios para capacitação de profissionais
Maria Gorete Vasconcelos, da Fundação Childhood, fará uma comparação sobre a escuta da criança vítima nos diversos países. Já a psicóloga Lúcia Williams defenderá as contribuições da psicologia para a proteção da criança nas entrevistas forenses.
Por fim, o depoimento especial e sua importância para minimizar o sofrimento das vítimas será o tema das palestras que encerram o encontro, com os juízes do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Sandro Pitthan Espindola e Marcelo Oliveira da Silva, bem como as profissionais Sandra Pinto Levy e Luciene da Rocha, que trabalham diretamente com as crianças e apresentarão estatísticas do trabalho desenvolvido junto ao Núcleo de Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes/NUDECA. 

Nenhum comentário: