segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PROCON AUTUA OPERADORAS DE
TELEFONIA E TV POR ASSINATURA 
O Procon estadual verificou que sete, das principais operadoras de telefonia e TV por assinatura que atuam no estado do Rio de Janeiro, não estão respeitando a nova resolução da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações n° 632/2014, que facilita o cancelamento por parte do usuário dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel e TV a cabo. Agentes da autarquia pesquisaram nos sites e nos serviços de atendimento ao consumidor (SAC) dessas empresas, nos quais identificaram as irregularidades. As empresas punias pelo órgão de defesa do consumidor são Oi, Claro, Vivo, Nextel, GVT, Net Rio e Sim TV. Todas foram autuadas e serão multadas.  
Três dessas empresas – Oi, Vivo e GVT – foram notificadas pelo Procon Estadual por exceder o tempo máximo para contato direto com o atendente do SAC pelo telefone, após esta opção ser selecionada pelo consumidor: o tempo de espera aceito é de 60 segundos, de acordo com o artigo 1° da Portaria n° 2014/08, publicada pelo Ministério da Justiça, e o artigo. 27, § 3°, da resolução da Anatel n° 632/2014. Outras duas empresas – Nextel e Claro – sequer possuem a opção para reclamação e para cancelamento no primeiro nível de atendimento SAC pelo telefone. 
Outra irregularidade encontrada em três empresas notificadas (GVT, Net Rio e Sim TV) é o não cumprimento do artigo 33, da resolução da Anatel, segundo o qual as empresas “devem manter ao menos um Setor de Atendimento Presencial por microrregião com população igual ou superior a cem mil habitantes atendida em sua área de prestação”. Duas delas – Net Rio e Sim TV – só possuem um único posto de atendimento presencial para todo o estado.     
As empresas autuadas têm 15 dias para apresentar sua defesa a contar da data da notificação.

►PARA A CEPAL O BRASIL CRESCE 1,4%
A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) reduziu a projeção para o crescimento da economia brasileira e da região este ano. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu de 2,3% para 1,4%. Para a América Latina e Caribe, a projeção passou de 2,7% para 2,2%.
Segundo diretor da Cepal no Brasil, Carlos Mussi, a projeção para o Brasil foi feita com base em dados colhidos até o final de junho e não incorporou dados “significativamente piores da produção industrial” em julho.  Mussi ponderou, entretanto, que os setores de serviço e o comércio devem evitar um PIB ainda menor no Brasil.
“Há certa expectativa de que talvez os setores de serviços e comércio não tenham um desempenho tão ruim quanto o industrial”, disse Mussi. A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, avaliou que o Brasil é um país potente e deve haver resultados melhores em 2015.
A projeção da Cepal para o crescimento da economia brasileira está mais otimista que a do mercado financeiro do Brasil, que estima crescimento em 0,86%, este ano.

►IPC-S SOBE EM QUATRO CAPITAIS
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou em quatro das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas entre a terceira e a última semana de julho. Em Belo Horizonte, houve alta de 0,06 ponto percentual, ao passar de 0,1% na terceira semana de julho para 0,16% na última semana.
Houve alta também em Brasília (0,04 ponto percentual, ao passar de 0,19% para 0,23%) e no Rio de Janeiro (0,01 ponto percentual, ao passar de 0,35% para 0,36%). Em Porto Alegre, apesar da alta de 0,11 ponto percentual no índice, o IPC-S continuou registrando deflação (queda de preços). A taxa na capital gaúcha passou de -0,2% para -0,09%.
Por outro lado, três cidades tiveram queda na taxa de inflação: Salvador (0,38 ponto percentual, ao passar de -0,16% para -0,54%), Recife (0,09 ponto percentual, ao passar de 0,24% para 0,15%) e São Paulo (0,15 ponto percentual, ao passar de 0,37% para 0,22%).

►AÉCIO VENCERIA DILMA NO ABC
Aécio Neves vencera a petista Dilma Rousseff no segundo turno da eleição presidencial na região do Grande ABC, berço político do PT. No primeiro turno, Aécio e Dilma estão tecnicamente empatados. Os dados são do DGABC Pesquisas e foram publicados pelo Diário do Grande ABC na edição deste domingo (3/8). 
No primeiro turno das eleições, Aécio empata com a atual presidente em seis das sete cidades, inclusive nos municípios governados pelo PT. As intenções de voto em Aécio chegam a 24,2% contra 26,3,3% de Dilma. No segundo turno, porém, Aécio vence Dilma com uma margem larga de votos em todo o Grande ABC. Aécio é citado por 38,9% dos entrevistados, e Dilma, por 31,3% deles.
O ABC é um tradicional reduto do PT. A região é sustentada economicamente pelas indústrias de grande porte, e os sindicatos têm presença expressiva. 
As entrevistas foram realizadas com 2.800 pessoas, de 28 a 31 em todo o Grande ABC, ouvindo 400 pessoas em cada uma das cidades pesquisadas: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. 
A margem de erro é de 1,9 ponto percentual. A pesquisa está registrada sob o protocolo SP-00012/2014 no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).
Levantamento anterior feito pelo mesmo instituto de pesquisas, há oito meses, mostrava que o avanço das intenções de voto para Aécio era latente. Na ocasião, 18,8% dos entrevistados citavam espontaneamente o nome do candidato da Coligação Muda Brasil.

►TSE MULTA MERCADANTE
Ao acolher tese da Procuradoria-Geral Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral condenou o ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante, a multa de R$ 7,5 mil por propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi tomada nesta sexta-feira, 1° de agosto, em julgamento de Representação (RP 808-45) ajuizada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
A representação baseou-se no conteúdo de entrevista coletiva dada pelo ministro, no Palácio do Planalto, no dia 15 de junho. O objetivo seria dar informações a respeito da Copa do Mundo. No entanto, na oportunidade, o ministro respondeu a jornalistas afirmações proferidas pelo senador Aécio Neves, candidato à Presidência da República, quando da realização da convenção do PSDB que oficializou a sua candidatura.
Ao emitir parecer, a avaliação da PGE foi de que, ao comparar as gestões do chamado "governo tucano" com a atual gestão diante dos jornalistas, o ministro teria transgredido a legislação eleitoral. A mesma percepção teve a relatora do processo.
"Ao se examinar a íntegra da entrevista coletiva, nota-se, com clareza, que o representado extrapola a defesa das ações políticas do governo federal e passa a promover comparação qualitativa entre o governo atual e o que chama de 'governo tucano'." Observa-se que, a pretexto de legítimo ato de defesa das ações políticas do governo, passou-se a ação de cunho político-eleitoral, com manifesta propaganda eleitoral extemporânea em favor da segunda representada, Dilma Vana Rousseff, pré-candidata à reeleição no pleito vindouro", apontou Janot no parecer.


►CAMPOS REPELE A ESTIGMATIZAÇÃO DO LUCRO
Em sabatina na Confederação Nacional da Indústria (CNI), o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), defendeu as parcerias público-privadas e medidas para atrair recursos privados, com objetivo de aumentar a relação dos investimentos com o Produto Interno Bruto (PIB).
“Desde 2002 que a infraestrutura pública e privada não passa de 2,5% do PIB. Nós precisamos elevar isso para entre 4% e 5%. Para isso, não podemos ter preconceito. Nós precisamos dos investimentos privados, não podemos criar um sistema de regulação que leve o investidor a ter prejuízo. Não podemos ter preconceito com o lucro em um país capitalista”, disse.
Para alcançar esse objetivo, Eduardo Campos ressaltou que irá promover a reforma tributária desde o primeiro dia de mandato, caso seja eleito. Na sua análise, os governos anteriores (Lula e Dilma) não conseguiram fazer a reforma e a economia continua atrelada a um sistema tributário “arcaico” e do “século 19”. O candidato disse ter ciência que “não se faz a reforma tributária da noite para o dia” e que enfrentará resistência de quem pensa em “ganhos imediatos”, mas que é possível fazer de maneira pragmática.
O presidenciável também defendeu retomada de investimentos em pesquisa e desenvolvimento, agenda que deve ser comandada pelo presidente da República. Para o candidato do PSB, a educação é o passo fundamental.
De acordo com ele, é preciso nivelar os currículos escolares e a qualidade do ensino, “acabar com apartheid entre escola do rico e escola do pobre”. Uma das propostas do candidato é estender o ensino integral a todo o país.
“A escola de tempo integral em Pernambuco [estado que foi governado por Eduardo Campos] é a prova que há dinheiro sim, o que falta é a decisão política de fazer. De valorizar a escola como lugar e espaço onde Brasil vai decidir seu futuro. Vamos fazer ensino integral valer para pessoas dos mais variados recantos desse país”, disse, acrescentando que a educação é um dos pilares para que o país atinja o nível de produtividade esperado pelos empresários e governo, além de estar alinhada com medidas de incentivo à inovação.

►DEPUTADO REVERTE JULGAMENTO NO TRE-RJ
DEPUTADO NILSON SALOMÃO
O deputado estadual Nilton Wilson Salomão (PT) teve a candidatura liberada na sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro desta sexta-feira (1º). Candidato à reeleição, ele foi barrado na segunda-feira (28) por não esclarecer uma condenação colegiada em 2ª instância, sendo enquadrado na Lei da Ficha Limpa. No julgamento do recurso do deputado, o relator do processo, desembargador Abel Gomes disse que a certidão juntada "sanava a obscuridade" e comprovava que o processo foi por "direito de resposta". 
 A candidatura dele foi aprovada por unanimidade.

►TRE/RJ PRENDE CABO ELEITORAL EM CAXIAS
Um cabo eleitoral do deputado estadual Jorge Moreira Theodoro, o Dica (PMDB) foi detido, na manhã de sábado (2), por desacatar três fiscais do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro que retiravam uma placa do candidato à reeleição no cruzamento das ruas Prudente de Morais e Santo Antônio, na Vila São Luiz, Duque de Caxias.
Encostada num poste da via pública, a placa avançava sobre a rampa de acesso de deficientes da calçada. Após fotografarem as irregularidades, os fiscais faziam a retirada da placa quando um homem desceu de um carro e começou a gritar que o TRE-RJ "só queria levar um dinheiro".
O cabo eleitoral recebeu voz de prisão e foi levado à 59ª DP de Duque de Caxias, devendo responder processo por desacato e calúnia.

►TRE-RJ BARRA MAIS SEIS CANDIDATURAS
No início da noite desta sexta-feira (1º), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro barrou mais seis candidaturas, totalizando até agora 45 indeferimentos em 1.106 processos já julgados. Os registros foram negados por problemas na documentação ou desincompatibilização fora do prazo, entre outros motivos.
Foram negados os pedidos de registro dos candidatos a deputado estadual Antônio Carlos de Paulo Lopes (SD), Elias Silva de Andrade (PR), Monica Dos Santos Almeida (PTC), Rogerio dos Reis Monteiro (SD) e a Deputado Federal Bruno Enrico de Oliveira Pinheiro (PRB) e Jaqueline Magalhaes Esquerdo.
Todas as candidaturas deverão ser julgadas até a próxima terça-feira (5), fim do prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral.

►TRANSEXUAL GARANTE COTA NO PSB
A candidatura da transexual Renata colocou em risco as candidaturas do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na sessão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro de sexta-feira (1º). O parecer do Ministério Público Eleitoral pedia a desaprovação do Demonstrativo de Regularidade dos Atos Partidários (DRAP), porque o PSB não teria cumprido a cota de gênero da Lei Eleitoral, que exige o mínimo de 30% de mulheres concorrendo. Mas
A relatora do processo, juíza Ana Tereza Basílio, rejeitou a interpretação que atribuía ao transexual o sexo masculino, lembrando que a opção de gênero era "um direito da pessoa humana". Além disso, a candidata "obteve uma decisão judicial que reconheceu sua identidade feminina", disse a juíza. O voto foi acompanhado por unanimidade.
A ata da convenção partidária é o principal documento do processo do DRAP, que, se rejeitado pelo plenário, impediria a candidatura de deputados estaduais e federais no Estado.

►CCJ TAMBÉM QUER OUVIR CARVALHO
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) também deve ouvir, nesta terça-feira (5), o chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, sobre o decreto presidencial que instituiu a Política Nacional de Participação Social. O ministro tem participação prevista em audiência, no mesmo dia, na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
A Política Nacional de Participação Social foi instituída em maio deste ano pelo Decreto 8.243/2014, que prevê a participação social como método de governo, disciplinando os mecanismos criados para compartilhar decisões sobre programas e políticas públicas, tais como conselhos, conferências, ouvidorias, mesas de diálogo, consultas públicas, audiências públicas e ambientes virtuais de participação social.
Segundo o governo, a política apenas consolida mecanismos já existentes. Para a oposição, porém, a presidente Dilma Rousseff deveria ter submetido o assunto ao exame do Congresso, em vez de editar decreto. O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos do decreto (PDS 117/2014).
Além de Gilberto Carvalho, foram convidados a debater o tema os professores da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Avritzer e José Matias Pereira; os juristas Dalmo Dallari, Hélio Bicudo e Ives Gandra Martins; o ministro do STJ Gilson Dipp e o ministro aposentado do STF Carlos Velloso.
A audiência da CCJ está marcada para as 14h30 na sala 3 da ala Alexandre Costa. (Agência Senado)

►PEC DOS RECURSOS PROTELATÓRIOS
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Felix Fischer, reúne-se nesta terça-feira (5) com os líderes de partidos na Câmara dos Deputados para defender a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 209/12, que cria mecanismos para frear os recursos especiais no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a chamada PEC dos recursos. A proposta está na pauta do esforço concentrado do Plenário da primeira semana de agosto.
De acordo com a proposta, que já foi aprovada em comissão especial, para que um recurso especial seja aceito no STJ, seus proponentes terão que provar que o assunto levanta questão legal relevante e afeta significativamente a sociedade.
A PEC é de autoria dos deputados Luiz Pitiman (PSDB-DF) e Rose de Freitas (PMDB-ES). Pitiman coordena a Frente Parlamentar Mista para o Fortalecimento da Gestão Pública.
O objetivo da proposta, segundo seus autores, é reduzir o fluxo de recursos que chegam ao STJ e impedir que questões de menor importância sejam julgadas por um tribunal superior.
O relator do texto na comissão especial, deputado Sandro Mabel (PMDB-GO), disse que existe acordo dos líderes para votar a proposta, que precisa passar por dois turnos de deliberação do Plenário para ser aprovada.

►A FARSA NA CPI DA PETROBRAS
O senador e candidato a presidente da República Aécio Neves, classificou a denúncia de farsa na CPI da Petrobras relatada pela revista Veja como "extremamente grave" em razão de envolver senadores e servidores do Congresso Nacional e funcionários do Palácio do Planalto.

Aécio defendeu investigação "a fundo" e antecipou que o PSDB anunciará na tarde desta segunda-feira (4) que medidas judiciais irá tomar.
"Nós queremos saber até onde isso foi. A indicação na matéria, que precisa ser comprovada, obviamente, é a participação não apenas de senadores, não apenas de funcionários do Congresso, o que é extremamente grave, mas funcionários da Presidência da República. Nós temos que investigar isso a fundo."
A afirmação foi feita em São Paulo, após participar da abertura do 13º Congresso Brasileiro do Agronegócio. O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira, que é candidato a vice em sua chapa e estava presente no mesmo evento, coordenará as discussões com líderes de outros partidos e advogados do PSDB para anunciar as providências a serem tomadas.
De acordo com reportagem da revista Veja, o ex-presidente da Petrobras José Sergio Gabrielli e o ex-diretor da área internacional da empresa Nestor Cerveró tiveram acesso prévio a perguntas que seriam feitas em sessão da CPI da Petrobras, em maio último. Conforme a revista, a farsa teve a participação de servidores ligados à Secretaria de Relações Institucionais, da Presidência da República.
"O senador Aloysio está indo agora para Brasília para nos representar nas discussões, inclusive  com os advogados do partido", afirmou Aécio Neves.
Neste domingo (3), Aloysio Nunes Ferreira antecipou que está em estudo o encaminhamento de representações ao Ministério Público e ao próprio Senado solicitando a apuração dos fatos, uma vez que funcionários da Casa participaram da fraude. O PSDB também quer saber se a presidente Dilma Rousseff (PT) tinha conhecimento do esquema.

►PRESIDENTE DA CPI PROMETE INVESTIGAÇÃO
Em nota oficial divulgada na tarde de domingo (3), o presidente da CPI da Petrobras, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), afirmou que foi “surpreendido” com denúncias da revista Veja sobre vazamento de perguntas a depoentes. O senador informou que vai instaurar um procedimento para que seja investigada a possibilidade de fraude nos testemunhos prestados à comissão.
Conforme a revista, a presidente da Petrobras, Graça Foster, o ex-presidente Sérgio Gabrielli e o ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró tiveram acesso antecipado às perguntas que seriam feitas pelo relator José Pimentel (PT-CE) e foram orientados por funcionários da estatal sobre a melhor maneira de respondê-las.
"O presidente entende que qualquer favorecimento que possa levar à mitigação do poder investigatório é prejudicial ao trabalho desenvolvido pelo colegiado. Por isso, e ante à necessidade de apurar responsabilidades sobre o material veiculado, além de possíveis infringências legais, determinará a instalação de procedimento próprio para o necessário esclarecimento dos fatos, sem prejuízo ao desenvolvimento dos trabalhos da comissão", informa a nota oficial.

►LUPI EM NOVA IGUAÇU
O Sindicato dos Químicos de Nova Iguaçu (Sindiquímica) promoveu, quarta-feira (31) um encontro de sindicalistas da Baixada Fluminense com o candidato ao Senado pelo PDT, Carlos Lupi. O evento, que começou por volta das 18 horas, reuniu trabalhadores sindicalizados e líderes sindicais de diversas categorias.
O presidente do Sindiquímica, Sandoval Marques, afirmou que seu objetivo é buscar a conscientização do trabalhador; e, ao ajudar o Lupi a se eleger, estará fortalecendo o sindicato:
“Nós sabemos que ajudando o Lupi, nós estamos ajudando o sindicato. A gente vai fazer trabalho em porta de fábrica. Já nos comprometemos em apoiar o Lupi”, disse Sandoval.
Logo em seguida, Djalma Araújo – pedetista histórico e líder sindical há mais de 30 anos – contou a história do Sindiquímica e defendeu o fim do fator previdenciário, cálculo que prejudica os trabalhadores aposentados. Djalma citou a luta de grandes lideranças da história – como Che Guevara, Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Salvador Allende – para explicar que quem defende uma causa, é capaz de morrer por ela. E, logo em seguida, afirmou que o Lupi defenderá a causa dos trabalhadores no Senado:
“Eu sei que este homem no Senado vai defender nossa causa. Este homem defende os sindicatos. Foi o ministro que deu mais abertura para o movimento sindical no país. Eu me sinto feliz em dizer que sou amigo do Lupi, porque ele defende uma causa e quem defende causa, morre por ela”.

►PROJETO REVOGA DOAÇÃO DE AERONAVE
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6644/13, do Executivo, que revoga a doação da aeronave C-115 Buffalo à Força Terrestre Equatoriana. O governo do Equador desistiu de receber o avião por não poder mais operá-lo.
À época da aprovação da lei que autorizou a doação (Lei 12.442/11), o governo do Equador havia demonstrado interesse na aeronave, uma vez que a Força Aérea Brasileira já a tinha desativada, devido aos altos custos de manutenção.
A proposta, que tramita em caráter conclusivo e em regime de prioridade, será analisada pelas comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; de Trabalho, de Administração e de Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. (Agência Câmara)

►19 MUNICÍPIOS NO RJ  MANTEM LIXÕES
O estado do Rio de Janeiro já tem 80% dos municípios adequados à nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, que previa o fechamento de todos os lixões no país até o último sábado (2). A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse na sexta-feira (31) que não haverá prorrogação do prazo, por parte do governo. Das 92 cidades fluminenses, 19 ainda não estão destinando o lixo para centrais de tratamento de resíduos (CTRs). O secretário do Ambiente, Carlos Portinho, disse que serão feitos termos de ajustamento de conduta (TACs) com essas cidades, estabelecendo prazo para se enquadrarem à legislação, sob pena de serem multados.
“O Rio de Janeiro não conta com a hipótese da prorrogação [da entrada em vigor] da lei. Já cumprimos quase 100% e falta muito pouco para atingir a meta e o que falta está por detalhes. A gente prefere resolver isso com ajustamento de conduta, com prazos rápidos, porque a nossa intenção é que todos os demais 19 municípios já tenham a operação de seus aterros em prática até o fim do ano”, disse Portinho.
De acordo com a Secretaria do Ambiente, 94% das 17.076 toneladas diárias de lixo produzidas no estado seguem para aterros sanitários e 3,7% para aterros controlados. Os municípios pequenos podem formar consórcios para operar aterros sanitários. “Essa diferença de 2,3% representa três consórcios que estão em fase final de detalhes para concluir suas soluções, em licitação da operação ou no aguardo do licenciamento do local dos aterros. Não é por causa da morosidade dos municípios, mas da burocracia que tem de ser superada.”
Em relação aos depósitos clandestinos e irregulares de lixo, Portinho disse que a fiscalização será mais rigorosa, inclusive com aplicação de multas às prefeituras que não fiscalizarem a correta destinação dos resíduos sólidos.
O último lixão fechado no estado foi o de Japeri, que passará a enviar 76 toneladas diárias de resíduos para a CTR de Nova Iguaçu. Com isso, 51 lixões foram fechados no estado desde 2007.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada em 2010 e determina que todos os lixões tinham fechados e substituídos em aterros sanitários, forrados com manta impermeável, para evitar a contaminação do solo. O chorume deve ser tratado e o gás metano terá que ser queimado. Quem não cumprir a legislação estará submetido às punições previstas na Lei de Crimes Ambientais, que prevê multa de R$ 5 mil a R$ 50 milhões.

► CURSOS DA FUNDEC EM PARADA ANGÉLICA
A população de Parada Angélica, na divisa com Magé, recebeu nesta segunda-feira (4/8), o ônibus da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais de Duque de Caxias (FUNDEC) com os cursos itinerantes gratuitos, que ficará estacionado no pátio da Igreja Nossa Senhora de Fátima até o início de dezembro. Na unidade móvel, os cerca de 80 alunos selecionados terão aulas de inglês, espanhol, informática e eletricista. Para o vice-prefeito Laury Villar, que representou o prefeito Alexandre Cardoso, é muito importante a prefeitura levar a oportunidade até a comunidade. Esse ônibus é de uma utilidade enorme para cidade. Além de beneficiar a população com ensino profissionalizante gratuito, ajuda a descentralizar a educação, levando os cursos até onde as pessoas residem”, destacou o vice-prefeito. A procura pelos cursos itinerantes foi grande, chegando a ter aproximadamente 450 inscritos.
Para o presidente da Fundec, Elder Lugon, isso mostra o interesse da população no ensino profissionalizante. “O Fundec Móvel tem como objetivo atender uma demanda reprimida da região. Esperamos repetir os bons resultados que obtivemos na Mangueirinha e Pantanal, onde atendemos aproximadamente 300 pessoas. Nossa intenção é levar a profissionalização a todos os cidadãos do município”, afirmou.
Antes de chegar à Parada Angélica, o Fundec Móvel já passou pelo Centenário (Mangueirinha) e pela Vila São José, no Pantanal, com os cursos de inglês, espanhol, informática eletricista e cabelereiro. Ao todo, já foram beneficiadas mais de 300 pessoas. E a tendência é que esse número aumente ainda esse ano.
Segundo o presidente da Fundec, Elder Lugon, outras localidades irão receber a unidade móvel de ensino profissionalizante em breve.
“É importante que estejamos perto da população. Muitas pessoas não têm condição financeira para se deslocar pela cidade e levando o ônibus até um local próximo de onde moram, estamos ao mesmo tempo as incentivando a se profissionalizarem e ajudando com a economia da passagem”, finalizou.

► MUTIRÃO NO JARDIM GRAMACHO 
Há maquis de cinco anos os moradores do Jardim Gramacho aguardavam a limpeza do Canal da rua Rui Barbosa, já que a cada chuva a região era afetada por inundações. Atendendo estas reivindicações, o prefeito Alexandre Cardoso reunião as secretarias de Obras, Serviços Públicos, Infraestrutura e o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), e promoveu um mutirão que incluiu operação tapa buraco, limpeza urbana, iluminação pública, desentupimento de bueiros, além da campina das margens e a dragagem do canal que corta o bairro. 
Em relação ao Canal Rui Barbosa, a limpeza é feita de forma manual e com capina das margens, enquanto a dragagem e a retirada do lixo mais grosso é realizada com a assistência de um equipamento de barragem hidráulica, que auxilia na remoção dos resíduos, evitando que sigam o caminho das águas do canal. Esta atividade está sendo realizada em parceria com o INEA, dentro do Programa Limpa Rio Baixada que atua de forma continuada, preventiva e emergencial, com o objetivo do desassoreamento e limpeza de leitos e margens de canais e rios em todo o estado do Rio de Janeiro. A prefeitura estruturou uma área próxima a Reduc para receber o “bota fora” do material recolhido.
Uma grande operação tapa buracos atuou em cerca de 20 ruas do bairro com a utilização de seis caminhões de asfalto e várias equipes com técnicos de todas as secretarias envolvidas na operação no Jardim Gramacho. Entre as principais vias que receberam a atenção na operação do último sábado, estão, as ruas Tocantins esquina com Rui Barbosa, Remanso, Bragança, Prainha, Manaus, Manicoré, Loreto, Frei Caneca, Monte Castelo e Borba.

Nenhum comentário: