segunda-feira, 3 de novembro de 2014

CENTRO DAS ARTES DE CAXIAS
TERÁ ASSINATURA DE NIEMEYER

O Centro das Artes terá a assinatura do
bisneto de Oscar Niemeyer
Oscar Niemeyer é considerado o maior arquiteto da história do Brasil e um dos gênios da arquitetura moderna mundial. Seu bisneto, Paulo Sérgio Niemeyer, de 44 anos, seguiu os caminhos do avô falecido em 2012, aos 104 anos, abraçando também o urbanismo como carreira profissional. Nesta segunda-feira (03), Paulo Niemeyer promoveu na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, projetado por seu bisavô, um encontro de arquitetos com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) para debater e discutir, além das eleições da CAU que acontece nesta quarta-feira (5), algumas soluções urbanísticas para Duque de Caxias. 
Em 2012, Paulo Sérgio Niemeyer desenvolveu o projeto Nova Cidade de Duque de Caxias que será apresentado ao prefeito Alexandre Cardoso nos próximos dias, visando uma transformação nas áreas de urbanismo e mobilidade urbana do município.
Paulo Niemeyer (de paletó preto) ouve o 
secretário de Culura, Jesus Chediak
“A ideia do projeto é trazer para a população uma maior conscientização sobre questões ecológicas e sustentáveis. A proposta é criar um parque cívico, com equipamentos públicos, museus, centro esportivo, além de locais para educação ambiental. Ainda será contemplado com ciclovias, praças e sanitários públicos com vias próprias e independentes da Washington Luiz (via de ligação entre o Rio de Janeiro, Região Serrana e São Paulo). Nosso objetivo é tornar Caxias uma cidade sustentável”, destacou Niemeyer, que atualmente, trabalha no escritório Oscar Niemeyer, além de dirigir o seu escritório, onde desenvolve uma vasta gama de projetos de arquitetura, urbanismo e design de produtos para fins corporativos, públicos e residenciais.
O encontro contou com as presenças do secretário municipal de Cultura e Turismo, Jesus Chediak, amigo de longa data da família Niemeyer, do subsecretário municipal de Habitação, Kelson Senra, da Pró-Reitora Comunitária e de Extensão da Universidade Unigranrio, Sônia Regina Mendes dos Santos, e do Conselheiro Federal Titular da CAU, Paulo Oscar Saad, além de arquitetos e engenheiros da Baixada Fluminense e do Estado.
“Estamos vivendo um momento rico. Nosso maior desafio é preservar as identidades culturais de Caxias. Manter o patrimônio histórico e material preservados. A Cultura e o Turismo junto com a arquitetura devem caminhar juntos neste sentido”, afirmou o secretário de Cultura, Jesus Chediak. (Fotos: Rafael Barreto)

Nenhum comentário: