segunda-feira, 3 de novembro de 2014

MINISTRO ADVERTE: O STF NÃO PODE
SE TORNAR UMA CORTE BOLIVARIANA 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, em entrevista à Folha de S. Paulo, afirmou temer que o Supremo vire um tribunal que apenas chancela as ações do Executivo e perca seu papel de contrapeso institucional, a exemplo da Corte Constitucional da Venezuela pós Hugo Chaves. O ministro disse que a instituição corre o risco de se tornar uma “corte bolivariana” um tribunal que apenas chancela as ações do Executivo e perca seu papel de contrapeso institucional, caso praticamente toda a sua composição seja indicada pelo PT.
“Não tenho bola de cristal, é importante que [o STF] não se converta numa corte bolivariana”, declarou. “Isto tem de ser avisado e denunciado.”
Indicado para o cargo pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Gilmar pode chegar ao final do segundo governo Dilma na condição de único ministro do STF não escolhido pelos petistas Lula e Dilma. A expressão “bolivariana” diz respeito ao modelo intervencionista em todas as esferas públicas adotado pelo ex-presidente da Venezuela Hugo Chaves, morto em 2013.
Na entrevista a Valdo Cruz e Severino Motta, Gilmar Mendes defendeu mudanças na Justiça eleitoral. “Talvez devamos pensar numa estrutura de Justiça Eleitoral mais forte, uma composição menos juvenil”, disse. O ministro também criticou o PT e o ex-presidente Lula. “Sabemos, toda Brasília sabe, eu convivi com o presidente Lula, de que não se trata de um abstêmio”, afirmou ao ser questionado se não havia se excedido ao condenar um discurso de Lula contra Aécio Neves durante a campanha eleitoral. (Com ABr)

Nenhum comentário: