PSDB DIZ QUE O GOVERNO
NÃO ENCARA A REALIDADE
O PSDB estreou
neste domingo (10) um vídeo utilizando o mesmo
método de convencimento usado pelo PT, antes das eleições de 2014, para
emplacar uma imagem negativa do adversário: o discurso do medo. A partir de
maio do ano passado, quando se aproximavam as eleições gerais, o PT veiculou um
filme em que famílias que haviam melhorado de vida, supostamente graças aos
avanços sociais das gestões petistas, eram confrontadas com imagens do que
teria sido seu passado, em referência indireta aos governos tucanos. Agora, são
os tucanos que aproveitam o momento de crise político-econômica do governo
Dilma Rousseff e, por meio do mesmo sentimentalismo, dão o troco nos petistas.
Na peça
de TV, um casal e seus dois filhos – um deles ainda bebê – se abrigam de uma
tempestade sob o mesmo guarda-chuva, enquanto um narrador, com voz soturna,
elenca o que seriam as ações do governo contra o cidadão brasileiro.
Citando
as medidas do ajuste fiscal posto em campo pela equipe econômica, o texto tenta
demonstrar uma falta de sensibilidade, por parte da gestão petista, em relação
ao trabalhador.
Essa
ideia de crueldade recorre a clichês como a chuva renitente e as expressões
faciais de sofrimento dos personagens. No caso do PSDB, quando a narração fica
ainda mais dramática, o “vilão” (leia-se, governo) entra em cena quando um
braço – coberto por manga de terno e camisa social, conotando a ideia de traje
de burocratas – retira o guarda-chuva da mão do homem, deixando a família na
chuva. A mensagem, segundo as pretensões do PSDB: o governo Dilma abandona o
povo à própria sorte.
“Economia parando. Preços subindo. Desemprego
aumentando. E justo agora, quando você mais precisa, o governo aumenta os
impostos, a luz, os juros, a gasolina, e quer cortar o seguro-desemprego.
Quando você mais precisa, o governo quer que você pague a conta dos erros que
ele cometeu. Chega”, diz o filmete de 30 segundos, com notas de piano, em tom
de luto, como fundo musical.
Dirigido
pelo argentino Guillermo Raffo, que atuou na campanha presidencial do tucano
Aécio Neves no ano passado, o vídeo exigido neste domingo (10), será repetido cinco
vezes por dia e em todas as emissoras de televisão aberta. Em 19 de maio, o
PSDB veicula seu programa semestral em rede de rádio e TV, com dez minutos de
duração. O “vídeo do medo” tucano deve ser reaproveitado no programa
partidário.
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