quarta-feira, 23 de outubro de 2013

AÉCIO: “DILMA DEVE SER GRATA
A FHC PELO LEILÃO DO PRÉ SAL 
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), em pronunciamento nesta terça-feira (22), criticou as condições do leilão do Campo de Libra, que, para ele, teriam reduzido o interesse dos investidores pelo negócio e classificou como "extremo ufanismo" a atitude da presidente Dilma Rousseff de comemorar em cadeia nacional o resultado de um leilão que teve um único participante.
"A joia da coroa, o bilhete premiado, hoje pertence em parte a empresas privadas. Tenho que saudar desta tribuna a conversão do PT às privatizações", disse, propondo que Dilma deveria ir ao rádio e à televisão agradecer ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por ter feito a abertura do setor de petróleo.
O parlamentar associou a perda de valor de mercado da Petrobras e o elevado endividamento da empresa ao "viés ideológico" que manteve afastados os investidores internacionais, lembrando que, entre 2007 e 2012, o Brasil ficou "paralisado" no setor, enquanto outros países receberam US$ 300 bilhões em investimentos em petróleo.
Ele ainda classificou como "marqueteiro" o anúncio, em 2007, da autossuficiência nacional em petróleo, e considerou um constrangimento para a Petrobras comemorar seus 60 anos com o rebaixamento de sua avaliação de crédito pela agência Moody's.
Aécio ressaltou que os maiores avanços na exploração de petróleo no Brasil se deram a partir da vigência da Lei do Petróleo - aprovada em 1997, segundo ele, com a "objeção profunda" dos atuais membros do governo.
"A propaganda oficial nos levará à conclusão de que o governo do PT descobriu o pré-sal. Foi descoberto por causa dos investimentos e da administração profissional da Petrobras a partir da Lei do Petróleo", afirmou.

Aécio fez uma avaliação negativa do modelo de partilha, sublinhando que o Campo de Libra teria sido disputado em um "leilão de verdade" se continuasse em vigor o modelo de concessões. O senador declarou esperar que a Petrobras se afaste da disputa ideológica e volte a servir aos interesses do povo. (Agência Senado)

Nenhum comentário: