quarta-feira, 13 de novembro de 2013

PAJELANÇA EM SP TENTA SALVAR
AS ALIANÇAS DO PT NOS ESTADOS 
A disputa entre os aliados e o PT pelo comando dos principais cargos do governo e as disputas elos executivos estaduais levou o presidente reeleito da legenda, o deputado estadual Rui Falcão a idealizar um mutirão, a ser realizar no início de dezembro, em S. Paulo, para “enquadrar” as direções regionais do partido, em conflito aberto com os principais aliado do governo, a começar pelo PMDB, em conflito aberto com o PT em 11 estados como é o caso do Rio de Janeiro, onde as principais lideranças petistas voltam a defender a candidatura própria, nesse caso a do senador Lindbergh Farias, ex prefeito de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, desmontando a coligação com o PMDB, cujo candidato é o vice, Luiz Fernando Pesão.
Para o deputado estadual (SP) Rui Falcão, a prioridade número um da legenda no ano que vem é a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Para ele, esse encontro é uma tentativa de evitar futuras intervenções e identificar algum “descompasso” ou “falta de sintonia’ Segundo ele, todos os diretórios estaduais da sigla estão cientes de que a estratégia prioritária da legenda no ano que vem é a reeleição da presidente. O PT enfrenta atualmente desentendimentos e indefinições em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Ceará, Maranhão, Santa Catarina, Pernambuco e Goiás. 
No Rio de Janeiro, o PT tem um longo histórico de intervenções traumáticas, decididas pela cúpula para atrelar o partido ao PDT fluminense, como ocorreu na eleição de Garotinho, quando foi sacrificada a atual deputada Benedita da Silva, obrigada a aceitar o posto de vice, fato que se repetiu na eleição seguinte, quando Benedita, saiu candidata pelo PT, mas enfrentou o boicote da direção nacional e acabou derrotada por Rosinha Garotinho.
Nas últimas pesquisas de intenção de voto, Garotinho lidera as pesquisas para o governo do estado, com 25% da preferência, seguido pelo senador Marcelo Crivella (PRB), com 17%, o também senador Lindbergh Farias (PT), com 15%, com Pezão, do PDMB, patinando em 4º, com apenas 5%

Nenhum comentário: