quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PASSAGEIROS DA SUPERVIA SÃO
OBRIGADOS ANDAR PELOS TRILHOS 
Passageiros que chegaram nesta quinta (14) em um trem à Estação Central do Brasil, no centro, foram obrigados a descer e caminhar pelos trilhos até a plataforma. A composição do Ramal Belford Roxo, na Baixada Fluminense, teve a viagem interrompida a cerca de 70 metros da estação.
Segundo a Supervia, concessionária que administra o transporte, o trem apresentou uma falha no sistema mecânico e não conseguiu seguir viagem. Os passageiros foram avisados pelo sistema de áudio.
A Supervia informou, em nota, que os técnicos da concessionária chegaram rápido ao local e encaminharam o trem à oficina. Ainda segundo a nota, a circulação de composições nos ramais Belford Roxo e Saracuruna sofreu com atrasos de dez minutos que já foi normalizada.
O contador Gilberto Ramos, de 48 anos, disse que a sua composição, no Ramal Gramacho, chegou 30 minutos atrasada. “Hoje o trem atrasou muito e não falavam qual era o motivo do atraso. Algumas vezes eles falavam que estavam esperando a liberação do tráfego, mas estava demorando muito. Aí eu liguei o rádio e fiquei sabendo que um trem havia descarrilado, imaginei que fosse esse motivo”.
  
►ENQUANTO A POLÍCIA NÃO VEM
Hospedado num luxuoso resort em Itacaré, na Bahia, o ex-ministro da Casa Civil, que poderá ser preso a qualquer momento, revela em artigo no seu blog que é alvo "da inveja da elite".
Em entrevista à Fundação Perseu Abramo, o ex ministro da Casa Civil de Lula disse ser alvo da "inveja da elite". 
“Infelizmente, eu fui transformado em principal alvo da inveja da elite brasileira, que não se conforma com o papel do presidente Lula no crescimento do Brasil. Eu acabei sendo escolhido para ser um pouco o símbolo desse ressentimento, uma inveja, um ódio que eles procuram disseminar na sociedade contra nós (o PT)”, disse ele.

►O FUTURO NA TERRA DE JK
Diante da possibilidade de uma longa temporada na Penitenciária de Contagem, onde se encontra o ex goleiro Bruno, por ter sido condenado a mais de 40 anos de prisão, o publicitário, decidiu mudar de ares e foi morar Caetanópolis (MG), próximo a Sete Lagoas.
Valério adotou como endereço a fazenda que diz ter arrendado desde 2007, em Caetanópolis. A propriedade rural fica a cerca de 120 km de Belo Horizonte e a 40 km de Sete Lagoas, onde está o presídio Promotor José Costa. Um dos critérios considerados para definir o local da pena é o domicílio do réu

►ELE NÃO QUER DESFILAR DE CAMBURÃO
"Não posso criar esse constrangimento aos meus colegas de votar um processo de cassação", disse o deputado federal Valdemar da Costa Neto (PR-SP),) réu no processo do Mensalão, onde foi condenado a 7 anos e 10 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em regime semiaberto
A Câmara dos Deputados ainda não decidiu se vai acatar a decisão do Supremo Tribunal Federal de cassar parlamentares condenados no mensalão, mas Valdemar da Costa Neto no entanto, não quer passar pelo constrangimento do deputado Natan Danadon, que votou na sessão que manteve seu mandato, acompanhado de uma escola e saiu do Parlamento, logo a seguir, algemado e levado de camburão para a Penitenciária da Papuda, onde irá cumprir pena de mais de 13 anos de reclusão.

►ALIMENTAÇÃO TAMBÉM É CULTURA
A apresentação dos trabalhos dos alunos de diversas escolas de Duque de Caxias nesta quarta-feira (13), transformou o auditório da secretaria municipal de Educação, no Centro, em uma verdadeira aquarela brasileira. Durante nove meses, supervisionados pelas equipes de nutrição da secretaria, auxiliaram os estudantes nas pesquisas sobre o tema: Alimentação e cultura nas diversas regiões do Brasil.
A coordenadora de nutrição educacional, Ana Lúcia Almeida, destacou a importância desse trabalho não só pela parte nutricional, mas também cultural. “Esse projeto é fundamental para o enriquecimento cultural de nossos estudantes. Falar de cultura é isso que está sendo apresentado hoje. A alimentação é um importante tópico, mas o principal é que eles acabam descobrindo a diversidade e a riqueza cultural e alimentar das diferentes regiões brasileiras”.
De norte, sul, leste e centro-oeste, nenhuma região ficou de fora. Representando a escola Hilda do Carmo Siqueira, na Vila São Luís, os alunos Soraia Ramos, Gustavo da Silva, Mickelle Cristina, sob a supervisão da professora de Geografia, Josefa Maria da Silva, apresentaram um trabalho sobre as comidas típicas do Sudeste. “Aprendemos muita coisa sobre a região. O virado paulista, por exemplo, pensávamos que era uma rua. Minha avó é de Minas Gerais, então peguei algumas dicas com ela” disse Gustavo.
123456.
A professora de Português e Inglês, Silvia de Oliveira, da escola Raul de Oliveira, no Cantão, terceiro distrito, achou um jeito criativo ensinar sobre a alimentação da região Sul sem deixar de lado sua matéria. “Pedi aos meus alunos que pesquisassem em casa sobre as comidas típicas da região Sul e fizemos uma eleição para escolher os melhores pratos. Depois disso, escreveram as receitas a mão e com a sucata prepararam o prato para o livro de receitas preparado por eles. O interessante é que além de aprender sobre a cultura da região, os estudantes aprenderam mais sobre a receita, que é um gênero literário”, explicou.

► ENFRENTANDO O DIABETES SEM MEDO
A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias lembrou o Dia Mundial do Diabetes, comemorado nesta quinta-feira (14)  com ação no Caxias Shopping, em parceria com a Sociedade Brasileira de Diabetes e a rede de drogarias Inovare. Das 10h às 15h, profissionais de saúde atenderam clientes do centro comercial que além da medição da taxa de glicose no sangue, puderam verificar a pressão arterial.   Aqueles com alguma sintoma da doença foram encaminhados a uma nutricionista e orientados a procurar uma das unidades do programa para tratamento e acompanhamento. Durante a ação, foram feitas abordagens e uma ambulância colocada à disposição para remoções em caso de necessidade.
A coordenadora do Programa de Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde, Luciane Mendes, revelou que, desde que foi implantado em 1991, o programa cadastrou cerca de 30 mil pessoas, que são acompanhas por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeira, nutricionista, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta. Hoje, 3.300 pessoas são monitoradas pela secretaria de Saúde e têm o aparelho de testagem em casa. Estes pacientes são orientados, no caso de elevação da taxa, a procurar imediatamente as unidades do programa que funcionam no centro Municipal de Saúde, ao lado do Hospital Infantil Ismélia da Silveira, no Posto de Assistência Médica (PAM) Fernando Gil, no 25 de Agosto, e nas unidades pré-hospitalares do Pilar, Campos Elíseos, Imbariê, Saracuruna, Parque Equitativa e Xerém e nos postos municipais de saúde do Sarapuí e da Vila Operária.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF) existem 371 milhões de diabéticos entre adultos em todo o mundo e na maioria dos tipos 1 e 2, que podem ser evitados com medidas simples como o combate ao sedentarismo e a obesidade. Ocupando o quatro lugar no mundo em número de casos, ficando atrás apenas da China, o Brasil tem 13,4 milhões de diabéticos dos tipos 1 e 2.  A data escolhida junto com a Federação Internacional de Diabetes (IDF) coincide com a data de nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, junto com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921.
Morador da Pavuna, Marcos Nana, de 57 anos, é taxista no município e aproveitou uma corrida para fazer o teste de glicemia. “Não dói nada” disse ele que comemorou o resultado normal do exame. “É bom fazer o acompanhamento frequentemente”, frisou o profissional. Quem também aproveitou a ação da secretaria municipal de Saúde foi a gerente de loja no shopping, Fabiana de Lima, de 31 anos. “O açúcar está 81 e a pressão arterial normal”, comemorou

►APOIO AOS CONSELHOS TUTELARES
Os conselhos tutelares do Centenário, Jardim Primavera e de Santa Cruz da Serra receberam nesta terça-feira (12), os 15 computadores adquiridos pela secretaria de Assistência Social do município destinados às   entidades do Programa Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente através de um processo de doação.
A secretária Claudia Peixoto ressaltou a importância dos Conselhos Tutelares para proteção e garantia dos menores do município. “Temos o compromisso de fazer a vida dos nossos cidadãos cada vez melhor e é através dessas parcerias, como a com a secretaria de Governo, que estamos buscando essas melhorias para a população”.

►IMPORTAÇÕES CONTINUAM EM ALTA
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta quinta (14), os coeficientes de Abertura Comercial do terceiro trimestre de 2013. O estudo mostra que a participação das importações no consumo continua crescendo. O coeficiente de entrada de produtos importados foi 21,8% o que representa um crescimento de 0,7 ponto percentual em relação ao segundo trimestre deste ano.
De acordo com a CNI a participação dos insumos importados na produção aumentou 0,6 ponto percentual no terceiro trimestre, ou seja, 20,3%. No caso da Indústria Extrativa o coeficiente, em comparação com o trimestre anterior, aumentou 1,5 ponto percentual o que representa 53,4%.
A confederação informou que os setores da Indústria e o de Transformação mostraram um maior crescimento, tais como: farmoquímicos e farmacêuticos, 2,3 ponto percentual; derivados do petróleo, 1,3 ponto percentual; máquinas e materiais elétricos com 1,1 ponto percentual; informática, eletrônicos e ópticos tiveram um aumento nas importações de 1 ponto percentual.
Nas exportações, a participação das vendas no faturamento da indústria, ficou em 19,2% no terceiro trimestre, mantendo-se estável se comparado ao trimestre anterior. De acordo com o estudo o coeficiente reflete o fraco desempenho externo dos produtos industrializados nacionais. Na indústria extrativa, o coeficiente de exportação foi 67,3% e na indústria de transformação 15,7%.
Nesse caso das indústrias de transformação, os setores que se destacaram positivamente foram os de fumo, com 2,6 ponto percentual; a celulose e o papel com 1,1 ponto percentual; farmoquímicos, farmacêuticos e de veículos automotores com 0,8 ponto percentual. Os setores que tiveram variação negativa são o têxtil, com -2,2 pontos percentuais e o de metalurgia com -1,3 ponto percentual.

►CASOS DE POLICIA
1 - Policiais da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (13), a gerente do Auto Posto São Jorge, em Duque de Caxias e o motorista de caminhão acusados de crime contra a ordem econômica. O estabelecimento estava com a licença revogada, mas continuava comercializando combustível.
Segundo os policiais, peritos do Instituto de Criminalista Carlos Éboli (ICCE) foram acionados e constataram que o combustível comercializado pelo posto estava adulterado com grande concentração de álcool. No momento da chegada da equipe da especializada ao local, acontecia o abastecimento dos tanques de gasolina e etanol.
2 - Policiais da 54ª DP (Belford Roxo) prenderam, na tarde desta terça-feira (12), Alexandre Candido de Souza, 32 anos. Ele é acusado de ser o chefe da maior quadrilha de roubo de cargas que atua na Baixada Fluminense. O criminoso foi identificado após a prisão de Wallace Michael Barbosa da Silva, no dia 29 de agosto, principal receptador da quadrilha.
De acordo com o delegado Felipe Curi, titular da 54ª DP, os criminosos praticavam cerca de quatro roubos por semana e atuavam, principalmente, em Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo e Nova Iguaçu.


Nenhum comentário: