quinta-feira, 14 de novembro de 2013

PIMPOLHOS DA GRANDE RIO
ABRE ESCOLA DE CARNAVAL 
Aprender a arte de confeccionar fantasias, pintura artística entre outras atividades que envolvem o carnaval saiu dos barracões das escolas de samba para as salas de aula. Esta é a proposta da Escola do Carnaval de Duque de Caxias, que teve sua aula magna nesta terça-feira (12) com a presença do prefeito Alexandre Cardoso e da presidente da escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio, Camila Soares, na quadra da agremiação. O curso é resultado de uma parceria entre a prefeitura, através da Fundec, com a escola de Caxias.
Foram oferecidas 240 vagas divididas entre os cursos de Produção Cultural e Designer do Carnaval; Pintura Artística; Inglês, Arte e Carnaval; Costura, Moda e Carnaval, com duração de um ano, divididos em três módulos.  Ao candidatos deverão ter Ensino Médio para cursar Produção Cultural e Designer de Carnaval, ou ter domínio de inglês para participar das aulas de Inglês, Arte e Cultura.  Para os alunos que têm dificuldade no idioma ou em informática, a Fundec irá abrir também na quadra da Grande Rio cursos nestas duas modalidades. Ambos serão abertos também para a comunidade.
Alexandre Cardoso destacou a importância da parceria com a escola de samba. “Esta quadra oferece um espaço importante e que pode ser utilizado tanto para a cultura quanto na educação, e é isto que estamos trazendo para aqui. A Escola de Carnaval formará mão de obra especializada, mas também formará valores. Queremos que no próximo ano saiam daqui os presépios que irão decorar a cidade no Natal”, afirmou.
Além da escola de carnaval, a Prefeitura está levando à rede de ensino do município aulas de percussão, onde os alunos poderão aprender música e a tocar um instrumento.
Para o presidente da Fundec, Elder Lugon esta é uma iniciativa pioneira na Baixada Fluminense. “São cursos profissionalizantes que irão atender a comunidade, formando uma mão de obra especializada. Também serão oferecidos cursos de inglês e informática tanto para os alunos inscritos na Escola de Carnaval como do entorno.”, disse.
A presidente da escola mirim Pimpolhos da Grande Rio, Camila Soares revelou que a parceria entre a escola de samba e a prefeitura será de grande valia para todos. “Já havíamos trabalhado com a prefeitura em outras oportunidades, agora é diferente por estarmos implantando um projeto que envolve cultura e educação”. Queremos que os alunos conheçam não só a realidade de Grande Rio, mas também de outras agremiações, tanto que planejamos trazer carnavalescos e outros profissionais de carnaval para fazerem palestras. É preciso ressaltar que estamos formando cidadãos, criando valores’, revelou. (Fotos: Rafael Barreto).

Nenhum comentário: