segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PROCON POÍBE A VENDA DE
DIVERSAS MARCAS DE AZEITE 
A poucos dias do Natal, onde a bacalhoada é um dos pratos preferidos, o Procon-RJ instaurou nesta segunda-feira (11) Processo Administrativo para que as redes de supermercados Mundial, Extra, Prezunic e Guanabara suspendam em todo o estado a venda dos azeites das marcas Figueira da Foz, Tradição, Quinta D'Almeida e Vila Real. Esses azeites não são extravirgens, como informam as embalagem, mas, sim do tipo virgem, com maior acidez, sendo, portanto, de qualidade inferior.  As filiais das redes devem devolver os produtos a seus fabricantes. 
O processo também estabelece que estas redes de supermercado fixem cartazes nas prateleiras de outras marcas de azeites informando que, ao contrário do que é descrito em seus rótulos, não são extravirgens e sim virgens. São azeite das marcas: Beirão, Borges, Carbonell, Gallo, La Española, Pramesa e Serrata.
Fiscais do Procon-RJ percorrendo filiais destas redes nesta segunda, notificá-las e averiguar o cumprimento do que determina o processo. 

►COMIDA CONTINUA PUXANDO A INFLAÇÃO
O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) subiu em cinco das sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), na primeira semana de novembro, na comparação com a última de outubro. Os dados foram divulgados nesta segunda (11) pela instituição.
Na média, das sete capitais pesquisadas, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC-S) subiu de 0,55% para 0,63%, na passagem da última semana de outubro para a primeira semana de novembro. No comunicado divulgado na última sexta-feira (8), a FGV informou que a alta do IPC-S foi influenciada, principalmente, pelo aumento de preços dos alimentos, com destaque para as hortaliças e legumes.
Segundo a FGV, entre as capitais, Recife foi a que registrou a maior inflação na primeira semana de novembro, ante a semana anterior. A taxa subiu de 0,35% para 0,58%. Depois vieram Brasília, de 0,43% para 0,64%; Salvador, de 0,51% para 0,71%; São Paulo, de 0,58% para 0,70%; e Rio de Janeiro, de 0,36% para 0,44%. Em duas capitais, a inflação recuou: em Belo Horizonte, a taxa passou de 0,60% para 0,38% e, em Porto Alegre, de 0,85% para 0,79%.
Já o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, avançou para 0,55% na primeira prévia de novembro ante 0,48% no fechamento de outubro. No IPC, a variação de preços também foi influenciada pelo grupo alimentação, que subiu de 1,20% para 1,48%.
A segunda maior taxa foi constatada em despesas pessoais, que passou de 0,86% para 0,87%. Em seguida, aparece o grupo saúde, cujo índice subiu de 0,46% para 0,51%. Depois aparecem os grupos vestuário (variação negativa de 0,19% para alta de 0,24%), educação (de 0,12% para 0,13%) e habitação (de 0,17% para 0,18%). (Agência Brasil)

►INSTITUTO ROYAL DEVERÁ DEVOLVER DINHEIRO
Na semana passada, o Instituto Royal encerrou as atividades, um mês depois de ser invadido por ativistas que o acusavam de maus-tratos a animais. Com o encerramento das atividades, o convênio firmado com o governo federal, no valor de R$ 5,2 milhões, que tinha duração até dezembro de 2014 ficou comprometido.
Segundo a Finep – Agência Brasileira de Inovação, em qualquer convênio, encerrado antecipadamente ou não, os recursos não utilizados devem ser devolvidos. “Não há hipótese de manutenção dos recursos sem o desenvolvimento do projeto contrato através do convênio em questão”, afirmou a assessoria da imprensa da entidade.
A agência já solicitou os Relatórios Técnicos e Prestações de Contas e irá averiguar a situação do Instituto Royal para analisar a possibilidade de encerramento antecipado do convênio. “Estamos aguardando os documentos que formalizarão a decisão e esperamos ter uma posição formal em breve”.
O financiamento ao Instituto Royal ocorreu a partir de demanda específica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Ministério da Saúde (MS) para o projeto “Criação, Manejo e Fornecimento de Animais para Desenvolvimento Pré-Clínico de Fármacos”. Os recursos foram provenientes de Fundo Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). O montante foi dedicado, sobretudo, à infraestrutura laboratorial.
A Finep afirmou que realiza o acompanhamento constante de todos os nossos convênios e exigimos que as instituições apoiadas que fazem este tipo de pesquisa estejam regularizadas junto aos órgãos fiscalizadores especializados. A obrigação da FINEP como financiadora é garantir que as instituições atendam às normas estabelecidas por estes órgãos. Auditoria específica que possa vir a ser realizada pela própria FINEP refere-se estritamente a questões econômico-financeiras e ao resultado do projeto.

►LIBERDADE RELIGIOSA EM DABETE NO MPF
O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro realiza no dia 6 de dezembro a audiência pública "Liberdade religiosa: o papel e os limites do Estado e dos meios de comunicação". O objetivo do evento é debater a função do poder público e dos meios de comunicação para garantia da liberdade de consciência e pensamento e da inviolabilidade de crença religiosa.
A audiência visa também discutir a atuação do Estado e da sociedade em face de eventuais manifestações de intolerância religiosa, além de ouvir a população e os meios de comunicação para colher informações úteis para prosseguimento de inquéritos e procedimentos do MPF.
O evento será realizado das 9h às 15h, no auditório da sede da Procuradoria da República no estado do Rio de Janeiro (Av. Nilo Peçanha, nº 31, 6º andar, Centro).

►FAMILIAS ENDIVIDADAS ÁS VÉSPERAS DO NATAL
Em outubro, 54,4% das famílias paulistanas estavam endividadas, número 1,8 ponto percentual maior do que foi registrado em setembro, segundo pesquisa divulgada pela Federação do Comércio de São Paulo (FecomercioSP). Isso significa que na cidade há 1,95 milhão de famílias com débitos a pagar, número 5,5 ponto percentual maior do que o registrado em outubro de 2012, quando 48,9% estavam endividadas.
De acordo com a Fecomercio, o aumento indica que os paulistanos enfrentam dificuldades para manter os padrões de consumo. “Apesar da redução da inflação, o consumidor ainda tem dificuldades em equilibrar seu orçamento familiar. Assim, as famílias buscam novas formas de financiamento para manter os padrões de consumo, comprometendo a renda com dívidas”, relata a pesquisa.
O endividamento é maior entre as famílias que ganham até dez salários mínimos, atingindo 58,5% delas, um aumento de 0,9 ponto percentual em relação a setembro. Entre as famílias com rendimento superior a essa faixa, 42,3% têm dívidas, uma alta de 4,4% em outubro quando comparado com o mês anterior. Segundo a Fecomercio, os números indicam que as camadas da população com renda mais baixa são afetadas mais rapidamente pela inflação e usam o crédito para manter o consumo.
Ainda de acordo com o levantamento, 18,7% das famílias paulistanas estavam com contas em atraso em outubro, elevação de 4,8 ponto percentual em relação ao mês anterior.
O cartão de crédito continua sendo o principal meio de endividamento, usado por 69,7% das famílias, seguido pelos carnês (16,3%) e o financiamento de carro (16%).(Agência Brasil)
  
►RJ PODE GANHAR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA
A deputada federal Andreia Zito (PSDB-RJ) participou, nesta sexta-feira (8), de reunião com dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do Rio de Janeiro – Unirio, UFRJ, UFRRJ, UFF e Cefet-RJ. O encontro, que reuniu deputados federais da bancada fluminense, foi realizado na Reitoria da Unirio e teve como pauta principal a destinação de recursos de emendas de bancada para demandas coletivas das Ifes e o apoio para a transformação do Cefet-RJ em universidade tecnológica.
Andreia Zito falou sobre a importância do encontro para fortalecer as necessidades educacionais das instituições de ensino e da urgência do apoio aos hospitais universitários. “Temos que levar adiante todas essas demandas, seja por meio de emendas coletivas ou individuais. E a partir de agora não podemos deixar de manter esse elo”, enfatizou a parlamentar tucana.   
O encontro foi liderado pelo reitor da Unirio, professor Luiz Pedro San Gil Jutuca. Ele e os demais dirigentes das instituições de ensino solicitaram a indicação de emendas de bancada que atendam coletivamente aos interesses das Ifes do RJ, com prioridade para a assistência estudantil. Durante o encontro, ressaltou que bancadas de outros estados já fazem essa articulação com universidades locais, o que tem gerado bons resultados. Os dirigentes pediram também o apoio dos parlamentares para a proposta de transformação do Cefet-RJ em universidade tecnológica. O pleito já foi levado ao Ministério da Educação (MEC) pelo diretor-geral da instituição, que conta com a concordância dos reitores das demais Ifes do RJ. 

►INSULINA ESPECIAL DE GRAÇA
O deputado Nilton Salomão (PT) vai pedir ao governador Sérgio Cabral o fornecimento de insulinas especiais para os pacientes que sofrem de diabetes mellitus do tipo 1.
"O Governo do estado pode conseguir isso através do Orçamento ou até mesmo pelo Fundo de Combate à Pobreza, que acabamos de aprovar aqui na Casa", afirmou Salomão. O anúncio foi feito na audiência pública realizada sexta-feira (8) pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), para lembrar a Semana Estadual de Atenção ao Diabetes. Hoje, apenas as insulinas comuns (NPH e Regular) são distribuídas gratuitamente pela rede pública de saúde.
Segundo a médica endocrinologista Solange Travassos, as insulinas chamadas especiais ou análogas são modernas e mais eficientes por manter o nível de insulina estável no organismo durante todo o dia. "Os análogos de insulina podem não ser necessários para todos os diabéticos, mas são fundamentais para quem sofre do tipo 1, que equivale a menos de 10% do total da população diabética", explicou durante a reunião. Ainda segundo a especialista, "as consequências dos casos de diabetes mal cuidados podem custar mais caro para o Estado do que os medicamentos de última geração". Uma ampola de 3 ml da insulina glargina, tipo especial bastante utilizado, pode custar até R$ 100. "O que queremos é que uma criança que toma seis agulhadas por dia possa ter uma vida melhor utilizando um medicamento que é injetado apenas uma vez por dia", afirmou Salomão. "Queremos atender quem não pode comprar o remédio. Quem tem dinheiro já está comprando", completou.

►O CUSTO DA JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE
O presidente da Comissão de Saúde, deputado Márcio Panisset (PDT), destacou a questão da judicialização da saúde como um problema que atrapalha tanto os diabéticos, quanto os gestores públicos. "Quando eu fui secretário de Saúde, em São Gonçalo, enfrentei muita dificuldade. O município nem sempre tem verba disponível para dar aos pacientes certos remédios receitados que não têm na relação do Ministério da Saúde. Com essa falta, muitas pessoas precisam ir à Justiça para conseguir o que precisam", afirmou.
Procurador de Justiça do Estado, Bruno Terra disse que recorrer a processos jurídicos deveria ser o último recurso do paciente: “A judicialização não é boa para ninguém. Há cerca de 1.300 processos ativos com pedidos de medicamentos em todo o estado. Isso, além de prejudicar os doentes, sobrecarrega o Judiciário”.

►CPI VISTORIA OBRAS DA CAMARGO CORRÊA
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa criada para apurar as causas relativas ao atraso na entrega de imóveis pelas construtoras no estado, deputado Gilberto Palmares (PT), constatou, na sexta-feira (8), que as obras da empresa Camargo Corrêa no empreendimento Admira Icaraí, em Niterói, ainda não acabaram. Palmares foi acompanhar os trabalhos já que, de acordo com os representantes da construtora, o local estaria em processo de "terminalidade" e os apartamentos até o sétimo andar estariam prontos.
O deputado criticou, no entanto, a estrutura do empreendimento. “Alguns apartamentos estão sem acabamento e a garagem tem mofo e infiltrações. Mesmo assim, eles querem fazer uma assembleia de instalação do condomínio no dia 29 de novembro. Se isso acontecer, os adquirentes já terão que arcar com despesas do imóvel, como condomínio e IPTU", apontou Palmares. Ele lembrou, ainda, que a luta do colegiado é que uma comissão de adquirentes faça vistoria antes dessa instalação. O deputado quer também evitar que a Camargo Corrêa cobre os valores devidos pelo fim das intervenções sem ter finalizado as obras.

►ÔNIBUS DO CONSUMIDOR ESTÁ EM AUSTIN
O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio estará até a quinta-feira (14), das 8h às 17h, em Austin, Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. A localização aproximada da unidade móvel é a Estrada Luiz Mário da Rocha Lima, na altura do número 970. “Não podemos achar que todas as pessoas podem vir até o Centro da capital para serem atendidas pela comissão. Por isso, o serviço móvel é muito importante”, diz Martins.
Os consumidores interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060) ou pelo site http://www.alerj.rj.gov.br/cdc/

►DIÁRIAS DE HOTEL PREOCUPAM O GOVERNO
A Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça, notificou as principais associações e redes hoteleiras para que esclareçam os valores abusivos das diárias dos hotéis no período da Copa do Mundo de 2014. Além disso, foram solicitados pela secretaria os valores médios das diárias cobradas nas 12 cidades-sede durante outros eventos.
A conduta do Ministério da Justiça ocorreu por causa de uma série de denúncias aos órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor, em que foram abordados indícios de aumento abusivo de preços e violação das normas de proteção ao consumidor. As empresas que deverão prestar esclarecimentos são as redes Accor, Choice, Louvre, Blue Tree, Nacional Inn, Wyndham, IHG e Bourbon, presentes em mais de um estado, além do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, nos estados-sede.
O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Amaury Oliva, disse que “o turista é um consumidor que precisa de uma proteção especial porque está fora da sua cidade ou país”.
O combate ao aumento abusivo de preços faz parte das ações do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec) destinado à proteção ao consumidor turista. Além disso, o Plandec faz parte das atividades do comitê interministerial que discute preços, tarifas e qualidade dos serviços durante a realização da Copa do Mundo.
As 12 cidades-sede estão sendo visitadas pela Secretaria Nacional do Consumidor e por membros do comitê, com o objetivo de mapear os preços e qualidades dos serviços oferecidos aos turistas, como os serviços dos hotéis, restaurantes e aeroportos.(Agência Brasil)

►BANDAS E FANFARRAS ANIMARAM A VILA OLÍMPICA
A Secretaria de Esporte e Lazer promoveu neste domingo (10) na Vila Olímpica, o 1º Festival de Bandas e Fanfarras que teve por objetivo resgatar os movimentos musicais escolares, além de valorizar o trabalho das bandas das redes municipal, estadual e particular.
“É fundamental para não deixar acabar o movimento das bandas. Se não houver esse trabalho, elas poderão acabar. As escolas também têm que investir nesse seguimento”, disse o professor e subsecretário de Esporte e Lazer Júlio Cesar dos Santos que acompanhou todo o festival.
Nas arquibancadas o público vibrou com as apresentações.
Entre as bandas que se apresentaram um dos destaques foi a marcial Laguna e Dourados da Escola Municipal Professor Romeu Menezes dos Santos. Seu regente, Marcelo Vilanova, está à frente do grupo desde 2002. “Festivais como esse são importantes para divulgação deste trabalho com as bandas do município. Temos que valorizar a música no meio estudantil, o amor ao próximo e o respeito ao civismo”, disse o regente que foi aluno do maestro Teófilo Faustino de França que durante muitos anos comandou a banda de música da escola.
Além da banda do Colégio Estadual Fernando Figueiredo, apresentaram-se na Vila Olímpica as bandas
Francisco Portugal, do Colégio Estadual Vinicius de Moraes, do Colégio Municipal Professor Romeu Menezes dos Santos, da Corporação Musical Sistema de Ensino Integrado de Campos Elíseos (SEICE), da Escola Dionísio Nogueira, do Centro de Integração Objetivo (CIOB), da Corporação Musical Hilda do Carmo Siqueira, da Escola Municipal Expedicionário Aquino de Araújo, na Corporação Musical Líbano Brasileiro, do Instituto de Educação Governador Roberto Silveira e da Corporação Musical Elias Lazaroni. (Fotos Rafael Barreto) 

Nenhum comentário: