terça-feira, 15 de junho de 2010

BAIXADA URGENTE

MINISTRO DA JUSTIÇA
DEMITE ROMEU TUMA JR

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, exonerou Romeu Tuma Júnior do cargo de Secretário Nacional de Justiça. Segundo nota do Ministério da Justiça, o ato de exoneração foi encaminhado
à Presidência da República ontem (14) de manhã. Investigação feita pela Polícia Federal (PF) verificou suposta ligação de Tuma Jr. com Paulo Li, apontado pela PF como chefe da máfia chinesa de contrabando. Além do nome em inquérito da PF, o ex-secretário responde a sindicância no Ministério da Justiça e na Comissão de Ética da Presidência da República.. Conforme a nota, Luiz Paulo Barreto “entende que, estando fora do cargo que atualmente ocupa, Tuma Júnior poderá melhor promover sua defesa”.Tuma Jr. é formado em direito e é delegado de carreira da Polícia Civil de São Paulo.
O ex-secretário é filho do senador Romeu Tuma (PTB-SP), ex-diretor-geral da PF e do Departamento de Ordem Política e Social (Dops) durante a ditadura militar. Quando surgiram as primeiras denúncias, o senador Tomeu Tuma confirmou que o filho, embora ocupabndo alto cargo na estrutura de segurança pública do País, era amigo de longa data do chinês Paulo Li e que ele, Tuma pai, não via nada de mais na amizade de seu filho com um homem acusado de comandar uma quadrilha de contrabandistas, uma das áras de atuação da Polícia Federal.

EX DELEGADO FALA SOBRE
DOSSIÊ DO PT NA QUINTA

O ex-delegado da Polícia Federal, Onésimo de Souza, confirmou para quinta-feira (17), a partir das 9h, o seu depoimento na Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (Ccai) do Congresso Nacional. A comissão quer sabar se ele confirma as declarações de que teria participando de reunião onde teria sido sondado para a produção de dossiês contra o candidato do PSDB, José Serra.
O convite para o ex-delegado depor na comissão foi aprovado na semana passada, juntamente com o convite ao ex-sargento Idalberto Martins. O ex-sargento, por meio do seu advogado, não manifestou desejo de comparecer à audiência pública. Como se trata de convite ele não é obrigado a comparecer.
O requerimento para o comparecimento dos dois à comissão foi apresentado pelo líder da minoria na Câmara, deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). O líder disse que querem indagar do ex-delegado sobre o uso da área de inteligência pública e privada em campanhas eleitorais. “Queremos saber como os ex-agentes de inteligência atuam na prestação de serviços e qual é o limite delas atuarem na área privada tendo tido relação com o governo”.
A comissão é composta dos presidentes das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado e pelos líderes da minoria e da maioria também da Câmara e do Senado. Na atual legislatura, essa comissão é formada por maioria de oposição, os dois presidentes das comissões de Relações Exteriores são integrantes do PSDB.

RÁPIDAS

• Nesta segunda, entrou no quarto dia a greve de fome do deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) e do militante petista Manoel da Conceição. A greve é um protesto contra decisão do diretório nacional do PT de intervir no diretório local para garantir o apoio petista à candidatura da governadora Roseana Sarney (PMDB) à reeleição. Os dois estão no plenário da Câmara dos Deputados.
• O deputado Domingos Dutra disse que o limite da greve é dia 30 de junho, quando encerra o prazo legal para as convenções partidárias. “Esperamos sensibilizar o diretório nacional e reverter a decisão. Não pretendemos morrer de fome. Estamos estudando a possibilidade de entrar na justiça contra a decisão nacional”, disse o deputado.
• O PT maranhense aprovou a coligação com o PCdoB, que tem como candidato a governador do Maranhão o deputado federal Flávio Dino. Mas, na última sexta-feira, a direção nacional do PT decidiu que o partido vai apoiar a candidata Roseana Sarney em nome da aliança nacional firmada pelos dois partidos em torno de Dilma Rousseff, candidata petista à Presidência da República. “A decisão que foi tomada pela direção nacional não tem base na legislação partidária”, protestou o deputado.
• Enquanto isso, o presidente nacional do PSB, Eduardo Campos, garantia que o partido seguirá no apoio à candidatura do deputado Flávio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão. Campos evitou fazer críticas à posição do nacional do PT que decidiu, no fim de semana, retirar apoio à aliança formada entre PSB e PCdoB em torno da candidatura de Dino e apoiar a candidatura à reeleição de Roseana Sarney (PMDB).
• “Nossa decisão não muda de jeito nenhum. Nós vamos apoiar o Flávio Dino e vamos indicar até o vice se for possível. Segundo a avaliação do nosso pessoal lá, ele é um candidato muito viável e a ação do PT lá vai ter um efeito contrário”, disse Campos, que também informou sobre a posição do PSB de se coligar nos estados somente com partidos que estejam na aliança da pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Alianças regionais sem essa característica, de acordo com Campos, serão tratadas como exceção e terão que ser submetidas à Executiva Nacional do PSB.
• As exceções já começaram a aparecer. No Paraná, por exemplo, a decisão do PSB é de apoio à candidatura do tucano Beto Richa. Em Alagoas, o PSB apoiará a reeleição do governador do PSDB Teotônio Vilella. Na Paraíba, onde o candidato do PSB é apoiado pelo PSDB, a aliança não está sendo tratada como exceção. “Lá nós não estamos apoiando, estamos recebendo apoio. Candidatura de oposição, como a nossa, não tem condições de recusar apoio”, disse Eduardo Campos sobre a candidatura de Ricardo Coutinho.
• Campos ainda explicou que a situação de Minas Gerais, que pode se tornar uma exceção a ser decidida pela Executiva Regional e pelo prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda. Campos disse que há entre os socialista a tendência de apoiar Antônio Anastasia (PSDB) em vez de Hélio Costa (PMDB).
• Apesar das exceções, Campos afirmou que não há nenhum desconforto entre PSB e PT. “Não há um estado onde temos candidato próprio que não está sendo apoiado pelo PT e nem estado onde o PT tem candidato próprio que nós não estamos apoiando”, disse Eduardo Campos. O PSB já definiu nove candidaturas ao governo de estados e ainda terá dez candidatos na disputa pelo Senado.
• Essa é uma nova versão do “Samba do Crioulo Doido”, de Stanislaw Ponte Preta, o saudoso e irreverente Sergio Porto.
• A delegacia da Polícia Federal em Angra dos Reis, apreendeu mais de mil panfletos apócrifos
com críticas à decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de tornar inelegível o ex-governador Anthony Garotinho e a mulher dele, Rosinha Garotinho, atual prefeita de Campos. Os folhetos acusam o governador Sérgio Cabral de ser o responsável pela condenação do casal Garotinho pela Justiça Eleitoral.
• O material foi apreendido na BR-101 (Rio-Santos), no porta-malas de um automóvel, durante uma fiscalização de rotina. Os panfletos foram encaminhados à Procuradoria Regional Eleitoral pela juíza da 147ª Zona Eleitoral, Juliana Bessa Ferraz.
• Na Rio, fiscais do TRE apreenderam formulários com informações de títulos eleitorais. A apreensão ocorreu na sede do Grupo Comunitário Equipe Jorge Pereira, na Ilha do Governador, onde foram encontrados pelo menos dois títulos de eleitor originais, recibos de encaminhamento a hospitais públicos, receituários, medicamentos e três computadores. O centro social foi fundado pela deputada estadual Graça Pereira (DEM) e homenageia o marido, vereador Jorge Pereira.
• O material vai ser encaminhado para avaliação do Ministério Público Eleitoral, que pode oferecer denúncia contra a entidade. Segundo o TRE-RJ, a deputada Graça Pereira acompanhou a atuação dos fiscais, que cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pelo responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral no município do Rio, juiz Paulo César Vieira de Carvalho
• A Polícia Federal desarticulou ontem (14) uma quadrilha suspeita de operar uma distribuidora clandestina de TV a cabo na Baixada Fluminense. A empresa ilegal, chamada de Nova Baixada, atuava em Nova Iguaçu e municípios vizinhos e era considerada a maior central de distribuição irregular de sinal de TV a cabo da região.
• Segundo o delegado federal de Nova Iguaçu Alexandre Saraiva, a quadrilha tinha cerca de 30 mil clientes. “Por trás disso, há uma rede de corrupção muito grande, envolvendo vários órgãos públicos. Nós vamos investigar com calma. Também tem furto de energia. E esses equipamentos, presos à rede elétrica, causam danos à segurança das instalações da rede elétrica. Ou seja, há uma série de outros delitos que acompanham a prática do “gatonet”, disse o delegado.
• A Polícia Federal prendeu quatro pessoas e continua procurando um quinto suspeito. Um ex-agente penitenciário e um policial civil, segundo a PF, integram a quadrilha. Dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos por agentes federais da Delegacia de Nova Iguaçu. Estima-se que a quadrilha arrecadava R$ 500 mil por mês. Entre os bens apreendidos estão carros de luxo. A Polícia Federal também informou que bens e contas bancárias dos presos foram bloqueados pela Justiça.
• Nesta segunda-feira (14), a Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais), inaugurou o mais novo Telecentro de Inclusão e Alfabetização Digital, a quinta no
município e primeira no Jardim Anhangá, no terceiro distrito.. O programa tem como objetivo o usuário que nunca teve oportunidade de contato com o computador para que ele possa garantir a sua inclusão no mundo digital.
• Segundo o presidente da Fundec, Wagner Botelho, (Foto Everton Barsan) essa é uma preocupação do prefeito Zito. “O curso vai ensinar a população a usar o mouse, teclado, ferramentas da internet e os softwares livres, como é o caso do ambiente Linux, Open Office e o Firefox. Serão capacitadas pessoas que não sabem usar a Internet e nunca viram um computador na vida”, declarou Wagner Botelho. Estiveram presentes o deputado estadual Marco Figueiredo, a gerente de Legislação de Normas e Convênios Especiais da Fundec, professora Edite Viana; e os vereadores Ademir Martins e Fátima Pereira.
• Apesar do frio por aqui, Duque de Caxias brilha lá fora. Depois de Cacau Amaral pisar o tapete vermelho de do Festival de Cinema de Cannes, agora é a vez dos cineastas caxienses Heraldo Hb e Igor Barradas que já estão em Paris para participar da Mostra Brésil en Mouvements, que acontece desta terça (15) até domingo (20) na capital francesa.Além da exibição dos filmes produzidos pela turma de Caxias, Heraldo HB e Igor Barradas vão ministrar uma oficina para jovens da periferia. a francesa. Três chic”, sõ!
Saiba mais no meu blog e também.
• Enquanto isso, o Sesi Caxias traz o Art Metal Quinteto para um show de música clássica nesta quarta (16), no mesmo dia o Rapper P,10 se apresenta no Bistrô Brasil e o Espaço Imaginário inaugura uma exposição na Lapa.
Nesta terça futebolística, além do jogo do Brasil x Coréia do Norte, o Cine Mofo exibe o filme “Viva São João” no Parque Lafaiete e na sexta Marco Bomfim abre sua exposição de Máscaras Africanas na Faetec de Caxias.

ATLETA DE CAXIAS AGORA
É CAMPEÃ SULAMERICANA


Como todo sonha todo atleta, a conquista por medalhas é uma obstinação na vida de Jaqueline Ferreira, uma jovem de 23 anos, moradora da Vila Maria Helena, no segundo distrito e que integra a seleção brasileira de levantamento de peso e atualmente ocupa o primeiro lugar no ranking brasileiro e sul americano. A atleta bateu duas vezes o recorde brasileiro na categoria até 69 quilos, levantando 113 e depois 114 quilos.
Apaixonada por esporte, Jaqueline Ferreira (Foto: Everton Barsan) foi revelada, ainda com 13 anos, nos Jogos Estudantis do município, que disputou pela Escola Municipal Jornalista Moacyr Padilha. Convidada para integrar a equipe de Caxias, Jaqueline chamou a atenção e com 17 anos já fazia parte da seleção brasileira de levantamento de peso. Mesmo sem a aprovação da família, ela nunca deixou de sonhar e continuou a trilhar o seu caminho. O cotidiano da atleta é intenso, entre treinamentos diários e viagens regulares – já conheceu quase todos os países da América Latina, participando de competições internacionais.
Em conversa na Vila Olímpica de Duque de Caxias, a atleta exaltou a paixão pelo levantamento de peso e a importância de integrar a seleção brasileira. “O esporte é minha vida, a sensação de levar o nome do país no peito é muita responsabilidade. Valorizo muito isso e tenho muito orgulho de Caxias”, disse Jaqueline, que adora voltar à Vila Maria Helena, onde ainda mora com a família, depois de cada conquistas. Ela se prepara para mais uma edição do campeonato brasileiro, que acontecerá em setembro, no Rio de Janeiro.
Para Ânzelo Fernando, o Cascão, Secretário Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a história de Jaqueline serve de exemplo para os jovens do município que participam dos Jogos Estudantis. “O nosso objetivo é ter muitos atletas como a Jaqueline, mostrando como é possível se destacar no esporte brasileiro. Por isso incentivamos nossos atletas”, afirmou o secretário.
A Vila Olímpica de Duque de Caxias é celeiro do esporte na Baixada Fluminense. Ao todo, mais de 700 atletas treinam no local, que conta com infraestrutura completa. O centro oferece espaço adequado para treinamento com pista de atletismo, sala de musculação, três quadras descobertas, uma quadra poliesportiva, duas caixas de areia para salto, quadra de tênis, campo de futebol e centro médico.
A competição em que Jaqueline primeiro se destacou, os Jogos Estudantis de Duque de Caxias, está em sua 41ª edição, com a participação de 43 escolas e 4 mil estudantes. No total estão sendo disputadas dez modalidades esportivas – atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, futebol soçaite, tênis de mesa, vôlei e xadrez – nas categorias sub 12, infantil e juvenil. A escola vencedora ganhará um carro popular da Prefeitura de Duque de Caxias. O encerramento está previsto para setembro, no Teatro Raul Cortez, com grande festa para a entrega de medalhas, troféus e diplomas
de participação. Detalhes e resultados da competição podem ser vistos pelo site
http://www.jogosestudantis.com.br/.

Nenhum comentário: