sexta-feira, 20 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

GOVERNO DECIDE HOJE
O AUMENTO PARA A PM
O governador Sérgio Cabral decide hoje se atende ao alto comando da PM e ou se prefere a companhia dos coronéis “linha dura”, que defendem o atual arrocho salarial. (Foto: M. Nascimento/Arquivo)

Será nesta sexta-feira (20/07) o “round” decisivo na luta dos policiais e bombeiro militares do Rio de Janeiro pela equiparação salarial com a Polícia Civil, a chamada isonomia, que impede que trabalhadores e servidores público, exercendo as mesmas funções, tenham remuneração diferente. A campanha extrapolou os limites de uma simples discussão sobre salários para incluir o aparato de segurança pública como órgão auxiliar de grandes empresas. Enquanto o alto comando da PM defende a equalização salarial entre policiais e bombeiros militares e os policiais civis, um grupo de coronéis, chamados ”linha dura”, luta para manter a atual situação, que obriga a maioria dos policiais militares e bombeiros a apelarem para “bicos” como complementação salarial. E foi a partir dessa discussão paralela sobre o papel dos policiais militares na Segurança Pública que veio à tona uma antiga prática, a “venda de proteção” por parte de alguns comandantes de batalhões, que passaram a exercer o papel de “capitães do mato”, “alugando” a mão de obra barata de PMs e bombeiros, que ganham entre dois e três salários mínimos, para empresas privadas, além das “milícias’, que tanto vendem “proteção”, como exploram a venda de gás e ligações clandestinas de TVs a cabo, inclusive na Baixada. E a revelação, pela insuspeita Federação Brasileira de Bancos, de que a rede bancária nacional, inclusive o BB e a Caixa Econômica Federal, investirá cerca de R$ 7 bilhões este ano só em segurança, joga mais luz sobre os interesses que estão por traz da resistência dos coronéis “linha dura”. Os investimentos dos bancos em segurança compreende não só a compra e manutenção de equipamentos, mas também a contratação e treinamento de pessoal, geralmente feito por policiais. Antes de ser privatizado, o BANERJ tinha, por exemplo, um contrato com a Polícia Militar, para que PMs fizessem a segurança das agências do banco (mal) controlado pelo Governo do Estado do Rio. Neste sábado, apesar da pressão do Governador, PMs e Bombeiros militares promovem uma grande manifestação na Cinelândia. E a tropa já fechou questão: ou equiparação com a Polícia Civil, ou a operação “tolerância zero”, com a repressão ao jogo-do-bicho, aos caça-níqueis e às vans piratas, atividades ilegais mas que unem, por causa do volume de dinheiro envolvido, contraventores, políticos e (maus) policiais.

● Segundo a Febraban, é o próprio Governo Federal, através da Lei 7102/83, que garante o mercado às empresas de segurança. Para um banco funcionar é necessário ter seu próprio planejamento de segurança, avaliado pela Polícia Federal (PF). A estrutura de uma agência deve ter, no mínimo, 2 vigilantes, cabine blindada, equipamentos eletrônicos de filmagem e artefatos que inibem a ação de criminosos. O transporte de valores deve ser feito por empresas especializadas ou pela própria instituição financeira, desde que esteja preparada, segundo a Lei Federal 7102, de 1983.
● A liberdade de imprensa nunca esteve tão ameaçado neste País como agora. Enquanto o Palácio do Planalto exige a retirada do ar de uma campanha publicitária que tomava carona no desastrado conselho da Ministra do Turismo, Martha Suplicy, sobre o apagão aéreo, o governador Sérgio Cabral pede (e consegue) a demissão de um respeitado jornalista, em função de notícias por ele publicadas, que desagradaram ao inquilino do Palácio Guanabara, que, em seis meses, conseguiu voar mais que Lula em 4 anos.
● Agora, os poderosos de plantão, não só utilizam as Secretarias de Comunicação, com ameaças explícitas de corte de publicidade, para pressionar veículos a só publicarem notícias a favor, como agem diretamente, para direcionar o noticiário ou demitir jornalistas. Até quando a ABI (que já foi a casa da Liberdade de Imprensa ao tempo do saudoso e respeitado Barbosa Lima Sobrinho) vai continuar de cócoras diante de tamanha aberração
● Duque de Caxias perdeu esta semana um grande amigo e benemérito. Morreu Melchiades Mariano, o popular “Manduca”, que sempre apoiou as obas sociais no Município e, por muitos anos, foi tesoureiro da CBF
● Segunda-feira, a Secretaria de Cultura de Duque de Caxias lança o projeto “Cine Popular”, com a exibição do filme “O Homem da Capa Preta’, de Sérgio Rezende, às 19 horas, na Praça do Pacificador. A intenção é exibir em telão instalado no Teatro Raul Cortez uma série de filmes brasileiros revivendo o clima do antigo Cine Popular, que se tornou famoso na Baixada como “Pau-de-Arara”, nos anos 50, pois era um cinema sem telhado, ao ar livre, com ingressos populares e que tinha uma outra peculiaridade: o primeiro filme da noite, exibido por volta das 19 hora, era repetido depois do segundo, de entremeio. Assim, quem se atrasasse para a “primeira sessão”, podia ver a segunda, por volta das 20 horas.
● O Centro Internacional de Negócios (CIN), parceria entre o Sistema Firjan e o Sebrae/RJ, promove segunda-feira (23/07), às 10 horas, o Seminário Isenção do Imposto de Renda na Promoção Comercial no Exterior. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones 2563-4668 e 2563-4634, ou pelo e-mail
call-center-cin@firjan.org.br.
● O objetivo é explicar aos empresários como proceder para abater o IR nos atos promocionais, como compra de espaço em feiras, exposições, pesquisa de mercado e publicidade. Em 2004, o Governo federal concedeu isenção do Imposto de Renda de 15% nessas operações, com o objetivo de aumentar a presença das empresas nacionais no exterior
● A Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento está introduzindo o Sistema de Autorização de Remessa para Promoção e Exportação, que faz essa compensação por meio eletrônico. O diretor do Departamento de Planejamento da Secex, Fábio Martins Faria, vai explicar os procedimentos para obter o desconto
● No primeiro semestre de 2007, a Comissão de Trabalho da ALERJ recebeu 584 denúncias sobre trabalho escravo no Estado, através do telefone. 0800-28 23 596. "Quem nos procura são trabalhadores, pessoas que lutam por uma causa e que buscam justiça. Estamos juntos nessa luta e vamos buscar soluções para que eles tenham uma vida digna", disse o presidente da Comissão, deputado Paulo Ramos (PDT), acrescentando que, este ano, 519 empresas foram notificadas a partir dessas denúncias.
● "Os números são significativos: desde a criação do disque-denúncia, em 2004, já foram registrados mais de oito mil atendimentos", acrescentou o parlamentar do PDT, partido que agora comanda o Ministério do Trabalho, órgão federal encarregado de fiscalizar as condições de trabalho em todo o País.
● Outra demanda tratada pela Comissão, a partir de reclamações registradas no Disque-Denúncia do Trabalho, foi a mudança do sistema de medição da Ampla, concessionária de energia, que elevou bruscamente as contas de luz. "Tivemos acesso a um relatório do Inmetro que provava uma discrepância muito grande nos valores da conta. Já enviamos o relatório ao Ministério Público Federal, que, deverá iniciar uma ação judicial", esclareceu o deputado Paulo Ramos, presidente da Comissão.
● A luta dos funcionários terceirizados da Refinaria de Duque de Caxias, por melhores condições de trabalho, também mereceu atenção da comissão, que realizou audiência pública para debater a questão. Depois de 23 dias de greve, o presidente da comissão e o deputado Geraldo Moreira (PMN) foram até a REDUC para verificar denúncias feitas pelos empregados terceirizados e tentar intermediar a negociação entre o sindicato patronal e o setor produtivo para dar fim à paralisação.
● De acordo com o presidente do sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Duque de Caxias, Josimar de Souza, não fosse a intervenção da Comissão, as negociações poderiam tomar um rumo muito pior. Devido à ação da Comissão, a greve geral, deflagrada por mais de oito mil trabalhadores, terminou depois de mais de 60 dias.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

MP QUER REMOVER INVADORES
DE ESTRADA DE FERRO EM MAGÉ
A Prefeitura de Magé vem se omitindo na conservação das antigas instalações da ferrovia Mauá-Fragoso (Foto: IPAHB/Arquivo)
O Ministério Público Federal entrou com ação civil pública na Vara Federal de São Gonçalo, com pedido de liminar, contra a Prefeitura de Magé e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), vinculado ao Ministério da Cultura, para a desocupação dos terrenos e a restauração da antiga estação de Guias de Pacobaíba, da Estrada de Ferro de Mauá, a primeira ligação ferroviária do País construída pelo Barão de Mauá e inaugurada por D. Pedro II às vésperas da proclamação da República. De acordo com os procuradores da República Leonardo Carvalho, Cristiane Estrada e Gustavo Magno, a Prefeitura de Magé e o IPHAN negligenciaram na guarda, manutenção e fiscalização da estação ferroviária, bem tombado pelo Iphan por estar incluído na Estrada de Ferro Mauá. Em decorrência da omissão dos réus, a estação ficou exposta à ação de vândalos e invasores. O MPF pede em liminar que o município de Magé vigie o bem tombado, evitando assim novas invasões, além de fornecer habitação para as famílias de baixa renda que hoje residem no local e foram incluídas no cadastramento social requisitado pelo MPF, já realizado. Os procuradores pedem também que a Justiça determine aos réus que promovam a desocupação da área e efetuem ações para a recuperação do bem tombado.
A fim de impedir qualquer intervenção capaz de alterar o valor histórico e cultural do trecho ferroviário Mauá-Fragoso, o MPF recomenda que as obras devam ser acompanhadas pelo Iphan. A prefeitura, de Magé é ré na ação porque, em 1996, celebrou um contrato com a Rede Ferroviária Federal (RFFSA) de concessão de uso da área de 73.722, 51m², por 30 anos, assumindo a responsabilidade pela restauração e conservação da antiga ferrovia. Dez anos depois, o município se mostrou omisso em suas obrigações, o que possibilitou a invasão e depredação da área. O Iphan figura como réu na ação porque, como autarquia encarregada da fiscalização do patrimônio histórico, vem se omitindo e deixando de tomar qualquer medida concreta para preservação desse trecho da ferrovia, transferido ao IPHAN com o fim do processo de liquidação da RFFSA.
“A intenção do MPF é promover uma desocupação pacífica da área, protegendo o patrimônio histórico e o direito à moradia das famílias de baixa renda que efetivamente residem no local. Essas famílias já foram previamente cadastradas, a fim de desestimular novas invasões ou a transferência das casas construídas”, explica o procurador da República Leonardo Carvalho.

O historiador Guilherme Perez denuncia no site do IPAHB (http://www.ipahb.com.br) que o cineasta Sérgio Rezende, retirou os trilhos da antiga ferrovia para fazer a locação do filme "Mauá: o imperador e o rei", agravando a destruição da antiga estação de Guia de Pacobaíba, local hoje conhecido como Praia de Mauá, em Magé. “Mauá” é um dos filmes escolhidos pela Secretaria de Cultura de Duque de Caxias para exibição no projeto “Cine Popular”, na Praça do Pacificador.
● Em entrevista a um jornal carioca, a Dra. Cristina Vidal, diretora técnica da intervenção na Casa de Saúde Dr. Eiras, em Paracambi, reclamou que os pacientes ali internados, além de abandonados por suas famílias, também foram abandonados pelas prefeituras de suas cidades. A Casa de Saúde, que já foi referência em atendimento a doentes mentais e onde ainda restam 446 pacientes, está sob intervenção do Ministério da Saúde desde 2004, diante das comprovadas denúncias de falta de atendimento médico e da prática de maus tratos para com os pacientes.
● A Da. Cristina Vidal revelou que o Ministério da Saúde liberou verbas para que as prefeituras construíssem residências terapêuticas, com capacidade para atender a 8 pacientes cada uma e onde os pacientes continuariam o tratamento sob supervisão do MS. E ela estranhou que o prefeito Washington Reis tenha devolvido os recursos recebidos para a construção dessas residências em Duque de Caxias.
● A Secretaria Municipal de Saúde limitou-se a informar que já mantém uma residência terapêutica e que fez uma consulta ao Ministério da Saúde para a construção de outras seis residências no Jardim Anhangá, no 3º Distrito, o que permitiria o atendimento a 56 pacientes.
● Enquanto a burocracia e a falta de decisão política do Governo emperram a construção das residências terapêuticas, os pacientes continuam abandonados na Dr. Eiras.
● A ONG ComCausa, o MAB e a Pastoral da Juventude estão organizando o Fórum da Juventude de Nova Iguaçu, cuja primeira reunião será realizado no dia 21, às 14 horas, na sede do MAB, na rua Atayde Pimenta de Moraes, 37 centro - em frente ao Clube Iguaçu. O Fórum pretende ser um espaço para discutir, fomentar, elaborar, propor políticas publicas para juventude e a criação de um Conselho Municipal de Juventude em Nova Iguaçu.
● Para despertar a consciência musical e artística dos jovens, o SESC de Nova Iguaçu vai promover oficinas itinerantes de musicalização com. demonstrações práticas de ritmos e gêneros, oferecendo um panorama da música no Brasil, nosso folclore e temáticas regionais, assim como as fusões culturais que deram origem ao choro, samba, baião e rock, entre outros, e os personagens que marcaram épocas. As oficinas funcionarão nos dia 25 e 26, das 14 às 16 horas, na Rua D. Adriano Hipólito, 10, bairro Moquetá, em Nova Iguaçu. As inscrições são gratuitas e maiores informações podem ser obtidas através do site
novaiguacu.prodcult
ural@sescrio. org.br ou pelos telefones 2797-3008 ou 2797-3009
● A convite do Conselho Empresarial da Representação Regional da FIRJAN da Baixada Fluminense, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Júlio Bueno, reuniu-se na terça-feira (17/07) com conselheiros da Firjan de diferentes setores econômicos da Região. O encontro, seguido de palestra do Secretário, ocorreu no auditório da FIRJAN-Caxias e teve como tema ”Rio de Janeiro, um ambiente para negócios”, oportunidade em que o secretário destacou a importância dos pólos econômicos do Rio de Janeiro (Campos Elíseos, São Gonçalo e Itaguaí), reafirmando que o Estado do Rio volta a ser o destino de investimentos na produção de plásticos, petróleo e aço.
● Com o objetivo de desonerar o cidadão e valorizar o trabalho do funcionário público, o governador Sérgio Cabral sancionou terça-feira (17/7), a Lei 5.069/07, que extinguiu a necessidade de autenticação em cartório das cópias de documentos exigidos por órgãos da administração pública estadual direta e indireta em todo estado. As exceções são os casos previstos na legislação federal, os que envolvem motivos de segurança pública, como o licenciamento de veículos e os de identificação civil e criminal.
● Para a autora do projeto que deu origem à lei, a ex-deputada estadual e atual deputada federal Andréia Zito (PSDB-RJ), um dos fatores mais importantes é garantir credibilidade ao trabalho do servidor público que, em confronto com o documento original, poderá atestar a autenticidade da cópia. “Defender a necessidade da manutenção de tal procedimento, o de autenticação em cartório, seria julgar que o servidor público não é merecedor da confiança, uma vez que os casos de fraude não representam regra, mas exceção”, justificou a parlamentar
.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

CAMPANHA SALARIAL PROVOCA
RACHA NO COMANDO DA PM

As Associações de PMs voltam às ruas no sábado (Foto; M. Nascimento)

A campanha salarial da Polícia Militar, que o Governo do Estado não está levando a sério, está provocando um verdadeiro racha no comando da corporação. O Comandante da PMRJ, Coronel Ubiratan Ângelo, apoiado por oficiais que ocupam cargos de comando, defende a vinculação da remuneração da corporação aos salários pagos à Polícia Civil, já que ambas as instituições tem um comando único, o Secretário de Segurança Pública, o delegado da Polícia Federal José Maria Beltrame, enquanto um pequeno grupo de coronéis mais antigos, como é o caso do coronel PM Paulo César Lopes, ex-comandante do 15º BPM (Duque de Caxias), que integrarem a “linha dura” da corporação, defende a punição dos líderes da campanha salarial e a manutenção da atual remuneração. Segundo um grupo de PMs da ativa, os comandantes de batalhões que integram a “linha dura”, na verdade, defendem o uso dos PMs em serviços particulares de segurança, os chamados “bicos”. Com os soldados ganhando em torno de dois salários mínimos, fica mais fácil para os oficiais da "linha dura”, que mantém esquemas de policiamento privado, recrutarem “soldados” para esse tipo de “bico”. Nessa luta entre as duas facções em que a PM se dividiu, quem sai perdendo é a população, que fica à mercê dos bandidos e das milícias, que disputam o controle da segurança em áreas das periferias e até em bairros até aqui eram considerados nobres. Em Duque de Caxias, por exemplo, os grupos que prestam serviços particulares de segurança nos bairros 25 de Agosto e Paulicéia, de classe média, contam com cabines e usam uniformes característicos de empresas privadas de segurança. Só falta esses grupos emitirem notas fiscais dedutíveis do Imposto de Renda... A situação pode escapar do controle, caso na reunião marcada para sexta-feira entre as Associações de PMs e o Secretário de Planejamento, Sérgio Rui Barbosa, o governo não tenha uma contraproposta razoável para os policiais. Está marcada outra manifestação para o próximo sábado, às 10 horas, na Cinelândia, quando os Policiais avaliarão a possibilidade de promoverem uma Operação Tolerância Zero, com repressão ao jogo-do-bicho, caça-níqueis e o transporte pirata, atividades que contam com a proteção de conhecidos políticos fluminenses ligados ao governador.

● “Naquela manhã de dois mil e seis / aconteceu uma tragédia na cidade / que nesse cordel conto pra vocês / pois, é uma história de triste verdade / que deixou muita gente atordoada / até porque não dizer, abestalhada / pelo sucedido e sua crueldade

● Os versos acima abrem o cordel com que o poeta e artista plástico Pedro Marcílio, filho do também artista plástico Barboza Leite, conta a saga da extinta Fábrica de Tecidos União, um dos marcos da industrialização da Baixada Fluminense, inaugurada em 1949 e que, além de sacos de juta para embalar os produtos de exportação, como o café, também produzia um linho de altíssima qualidade, da marca Braspérola.
● Os galpões da fábrica foram demolidos em duas semanas, a golpes de marreta, sem cumprir as formalidade legais, como a indicação da empresa responsável pela demolição, bem como sobre o proprietário da obra. Os rumores, na época, eram de que a área havia sido adquirida por dirigentes da Igreja Universal para a construção de um shopping gospel, dedicado à comercialização de produtos de empresas sob controle de empresários evangélicos.
● Estão abertas as inscrições para o II Festival Cultural de Férias de Duque de Caxias, que será realizado de 23 a 27 de julho, das 8 às 18 horas. Entre as atividades oferecidas no programa “Fazendo arte”, estão a contação de história, filmes, oficinas de teatro, recreação, arte em argila e sombra, e brincadeiras para o público infantil e juvenil. As inscrições podem ser feitas na Biblioteca Leonel Brizola, na Praça do Pacificador e serão oferecidas 30 vagas por oficina e a previsão é de que sejam beneficiadas 120 crianças por dia. Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone 3653-1999.
● A Prefeitura de Duque de Caxias quer montar equipes esportivas formadas por portadores de deficiências. Para atrair a atenção dos interessados, a Divisão de Apoio às Pessoas com Deficiência (DAPD), da Secretaria de Assistência Social, promove neste sábado (21/07) um jogo de basquete de cadeira de rodas na Vila Olímpica, no bairro 25 de Agosto. Serão duas equipes amadoras do Instituto Brasileiro dos Direitos dos Deficientes, que vão se apresentar às 14h. A entrada é franca.
● Segundo o Chefe da DAPD Jocélio de Oliveira, o propósito é formar equipes esportivas com deficientes e criar no município uma associação esportiva. Serão oferecidas oportunidades da prática de várias modalidades como basquete, natação, tênis de mesa e arremesso. Os deficientes interessados devem procurar a DAPD, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1.618, bairro 25 de Agosto. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 9 às 17 horas. Os atletas serão treinados por profissionais especializados.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

BAIXADA URGENTE

SEGUNDA-FEIRA TEM CINEMA DE
GRAÇA COM PIPOCA EM CAXIAS
A prefeitura promete cineminha de graça com pipoca na Praça do Pacificador todas às segudas-feiras (Foto: M. Nascimento)

Com a exibição, às 19 horas da próxima segunda-feira (23/07), do filme “O Homem da Capa Preta”, do diretor Sérgio Rezende – que levou para a tela grande o mito Tenório Cavalcanti, um dos mais discutidos e controvertidos líderes políticos do antigo Estado do Rio desde a Revolução de 1930 – a Secretaria de Cultura de Duque de Caxias inaugura o Projeto Cine Popular, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. Os filmes serão exibidos num telão instalado no Teatro Raul Cortez e o objetivo é resgatar a época do “Cine Popular”, um cinema que ficou conhecido na Baixada como “Pau-de-Arara”, porque era ao ar livre e trocou as poltronas estofadas por bancos de ripas de madeira, semelhantes aos que existiam nos caminhões que, a partir de 1940, passaram a trazer para o Rio de Janeiro e São Paulo os nordestinos que fugiam da seca. Curiosamente, o Teatro Raul Cortez fica em frente ao extinto Cine Paz, da rede Luis Severiano Ribeiro, que também administrava o Cine Popular, que funcionava ao ar livre, num terreno no hoje movimentado calçadão da Av. Nilo Peçanha, ocupado pelas “Lojas Americanas” A projeto do cinema ao ar livre na Praça do Pacificador acontecerá todas às segundas-feiras, apresentando nessa primeira etapa outros polêmicos filmes de Sérgio Rezende, como "O sonho não acabou", "Lamarca", "Guerra de Canudos", "Zuzu Angel" e "Mauá: o imperador e o rei". O filme sobre o empresário Irineu Evangelista de Souza mostra em tintas fortes os bastidores do Brasil Império à época de D. Pedro II, amigo pessoal do futuro Barão de Mauá, um engenheiro que teimou e conseguiu a façanha de construir a primeira estrada de ferro do País, ligando o porto de Guia de Pacobaíba, hoje Mauá, no fundo da Baía de Guanabara à cidade de Petrópolis, onde a monarquia ia curtir o verão carioca. No filme, Sérgio Resende mostra que a ação de lobistas nos negócios envolvendo dinheiros públicos é anterior à República e ao Governo Lula, que apenas repete nos contratos para a construção das plataformas da Petrobrás uma prática de antanho.
- Vamos reviver um cinema verdadeiramente popular, bem nos moldes dos anos 60. As sessões serão realizadas com vendedores de balas e pipoqueiros circulando entre os espectadores, como era comum nos cinemas de antigamente, uma espécie de Cinema Paradiso ao ar livre, em verão da Baixada – adianta, empolgada, a Secretária de Cultura, Dalva.Lazzaroni

A festa de entrega do Prêmio Baixada 2007 será realizada no próximo dia 31, terça feira, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Belford Roxo com a parceria da Prefeitura, através da sua Secretaria Municipal de Educação e Cultura O Prêmio Baixada foi instituído pelo Fórum Cultural da Baixada Fluminense em 2002 e de lá para cá vem distinguindo a cada ano grupos e personalidades que tenham contribuído para o desenvolvimento da cultura na região, em diferentes áreas de atuação.
● A exemplo do que ocorre na eleição para a Academia Brasileira de Letras, o Fórum abre oportunidade para inscrições de candidatos onde as únicas condições são de que o interessado resida ou desenvolva atividades culturais na Baixada há mais de 5 anos e que exiba produção ou desempenho relevante, não havendo restrição quanto ao nível de escolaridade, idade ou condição social do candidato
● Segundo o professor Paulo Mainhard, presidente do Forum, já foram premiados artistas apenas alfabetizados, personalidades com mais de 80 anos, jovens, doutores e pessoas das mais diferentes origens e condições, mas que, de algum modo, foram relevantes para a cultura da Baixada.

● “A violência, o latrocínio, a morte fria campeiam impunemente pela cidade - e não se vê uma atitude decisiva, um grito de advertência, como se estivéssemos acostumados a isto, como se tudo fosse natural. A impunidade forja os maus exemplos. Novos bandidos surgem. Novas quadrilhas de marginais se formam - e a impunidade continua. O Chefe de Polícia pode fazer justiça, fazer limpeza, livrar a cidade de assassinos irrecuperáveis - mas, apenas os assassinos que vieram dos morros, que vieram da sarjeta, que vieram do SAM desaparecem. Os abastados ficam”.
● O trecho acima foi compilado do “lead” de uma reportagem, assinada pelo inesquecível David Násser, publicada na revista “O Cruzeiro” de 30 de novembro de 1959, que está sendo digitalizada e agora disponível no site Memória Viva
(
http://www.memoriaviva.com.br/) Ao invés de um artigo panfletário, contra a impunidade, as palavras do jornalista-compositor mais se parecem com uma premonição do que o País e o Rio de Janeiro viveriam Meio Século depois;
● A reportagem abria uma campanha da revista dos ‘Diários Associados” contra a impunidade dos rapazes de classe média alta que, depois de brutalizarem uma jovem, Aída Cúri, lançaram seu corpo pela sacada do apartamento de um dos assassinos, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Apesar de confessarem o brutal e hediondo crime (a jovem teve o anus rompido com o gargalo de uma garrafa), os acusados foram absolvidos pelo Tribunal do Júri, num preâmbulo do que seria a Justiça Brasileira no Século XXI.
● E a absolvição dos assassinos de Aída Cúri incentivou a “Turma do Esculacho”, um grupo de jovens que, nos aos 50 e 60, se reuniam na Praça do Pacificador, a repetirem em Duque de Caxias o mesmo comportamento. Muitas jovens humildes foram brutalizadas nos matagais de Capivari e Jardim Primavera e suas famílias ameaçadas de represálias, se ousassem dar queixa à Polícia. Hoje, os remanescentes da “turma” desfilam como amorosos pais e avôs, sem um pingo de remorso pelos sofrimentos que causaram a tantas jovens inexperientes, atraídas pelas jaquetas de couro e reluzentes lambretas, no etilo James Dean.
● O blog dos amigos do prefeito
(
http://novaduquedecaxias.blogspot.com/) “descobriu” que, na prova de inglês do vestibular da Universidade Federal do Ceará, um dos temas foi o assassinato do jornalista Mário Coelho Filho, direto do jornal “A Verdade” de Magé, ocorrida em 16 de agosto de 2001. O que os coleguinhas do blog não informaram é que um dos suspeitos, o ex-vereador Batata, foi preso escondidos na casa da mãe da prefeita Núbia Cozzolino, na Barra da Tijuca. A propósito da sucessão em 2008, os amigos do prefeito garantem que o deputado Dica, que participou da reunião em Xerém, jurou lealdade e fidelidade a Washington Reis, a quem irá apoiar em 2008.
● Para refrescar a memória da turma do prefeito, acrescentamos que a família Cozzolino mantém uma antiga disputa com a família da mãe da deputada Andréia Zito (e ex-mulher do deputado Zito) pelo controle dos serviços funerários de Magé, disputa essa que acabou transferida com armas (de grosso calibre) e bagagens par o terreno político.
● Como o jovem Mário Coelho Filho travava uma luta sem quartel contra a prefeita Narriman Zito, era natural que a Polícia levantasse suspeitas sobre a ex-prefeita, que seria uma das pessoas interessadas diretamente no silêncio do jornal, mas outras variáveis não podem ser excluídas até que a Justiça decida quem (e por que?) matou Mário Coelho Filho.● Infelizmente, este é mais um crime sem castigo, como ocorreu com os vereadores Tião do Táxi, Beto Amigo (aliados de Washington Reis), Vilson Macedo (presidente da Câmara e do PMDB e afilhado político do então deputado Silvério do Espírito Santo), além do ex-Secretário de Planejamento (Governo Moacyr do Carmo), Carlão e muitos outros, ocorridos na Baixada nos últimos 30 anos, todos de natureza política.

BAIXADA URGENTE

PMs NÃO ACEITAM CHEQUE
CIDADÃO DE SERGIO CABRAL
Apesar de toda a pressão do Governo – apelando, inclusive, para a intimidação – as associações que lideram o movimento pela equiparação salarial entre as Polícias Militar e Civis conseguiram fazer, na manhã de sábado, uma grande manifestação nas areias de Copacabana, contra o arrocho salarial que há mias de oito anos sacrifica os integrantes da categoria. Exibindo reproduções do “cheque cidadão’” (Foto: M. Nascimento), centenas de policiais militares à paisana, acompanhados de suas famílias e de pensionistas, demonstraram que é inaceitável a proposta do Governo, feita através do Secretário de Planejamento, Sérgio Rui Barbosa, de um “cala-boca” de R$ 100 reais por mês apenas para os PMs da ativa, o que deixariam de fora do “pacote de bondades” os policiais reformados e as pensionista, viúvas de PMs mortos em combate aos criminosos, enquanto a bandidagem continua “importando” armamento pesado, inclusive metralhadoras anti-aéreas e anti-tanques.

● Finalmente, o Maracanã é nosso! Depois de anos sofrendo com uma estranha doença, que transformou o povo brasileiros em bonecos de postos de gasolina, a abertura do Pan do Rio resgatou o verdadeiro espírito do carioca. Depois das manifestações da manhã de sexta-feira, comandadas por ONGs e pelo MST – que ficaram de fora na distribuição dos R$ 3,7 gastos nos Jogos – as vaias da maioria das 90 mil pessoas, presentes nas arquibancadas do Estádio Mário Filho na abertura dos Jogos Pan-americanos, demonstraram a Lula e a Sérgio Cabral Filho que o Povo está farto de chicanas e de roubalheiras, de mensalões e sanguessugas, de valelriodutos e de Waldomiros Diniz. Valeu!
● A Operação Águas Profundas, uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ministério Público Federal para investigar supostas fraudes em licitações realizadas pela Petrobrás no Rio de Janeiro, vai mergulhar mais fundo no submundo do Caixa 2 das últimas campanhas eleitorais no Estado As investigações constataram que parte dos recursos obtidos em fraudes nas licitações foi parar no caixa de campanha de um grupo de políticos fluminenses, principalmente do PT e do PMDB de Garotinho. Os envolvidos foram flagrados em escutas telefônicas detalhando como o dinheiro seria entregue aos candidatos.
● A Polícia Federal já apurou também que a Angraporto, empresa pivô do esquema de fraudes, teria desviado R$ 60 milhões em apenas três contratos auditados. O superfaturamento e o recebimento por serviços não realizados seriam as irregularidades mais comuns, com o uso de notas fiscais frias. Segundo a PF, as licitações embutiam, através de alterações dos editais ou, depois da assinatura dos contratos, de termos aditivos, novas exigências que só a Angraporto poderia atender● A empresa Iesa Óleo e Gás, uma das investigadas no suposto esquema de fraudes em licitações da Petrobrás, foi a sexta maior doadora do PT em 2006, totalizando R$ 1,568 milhão. Entre os seis maiores partidos, só o PT recebeu dinheiro da Iesa.

PAN INCENTIVA A TERCEIRA
IDADE ATÉ DEBAIXO D’ÁGUA


No embalo dos Jogos Pan-americanos, a Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou dia 01/07 o segundo pólo de hidroginástica do programa “Viver Melhor”, que vai funcionar a piscina do Clube dos Quinhentos, no 25 de Agosto. O programa já tem 170 inscritos, em sua maioria mulheres, e vai funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h as 11h30min. O primeiro pólo já funcionava em Xerém, com cerca de 100 inscritos e só podem participar do projeto pessoas que tenham renda mensal de até três salários-mínimos (R$ 1.140). A hidroginástica foi trazida para o Brasil em 1980 por J. Cleber e, além de divertida, apresenta resultados em apenas 8 horas de exercício, feitos apenas duas vezes por semana. A vantagem do exercício na água é o baixo impacto, que não força os joelhos, nem a coluna. Ela é capaz também, de corrigir desvios de coluna e até aliviar problemas como hérnia de disco. É uma ótima atividade para gestantes, deficientes físicos e visuais, pessoas com artroses diversas e todas aquelas que necessitem de recuperação física após o período de fisioterapia. Os interessados devem procurar a Coordenadoria dos Direitos do Idoso do município, na Av. Brigadeiro Lima e Silva, 1.618, 25 de Agosto, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.