sexta-feira, 2 de maio de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

ARCO DA BAIXADA EXCLUI
BELFORD ROXO E MERITI
Com o novo traçado, Belford Roxo e Meriti ficaram fora da "Trans-Amapá" (Foto: ABr)

O badalado Arco Rodoviário Metropolitano do Rio de Janeiro, projeto do DER/RJ de 1974, ganhou uma nova versão que exclui os municípios de Belford Roxo e São João de Meriti dos seus benefícios. O Arco, também conhecido como a “Trans-Amapá”, pretende reduzir o transporte pesado pela congestionada Av. Brasil em direção ao Porto de Sepetiba, rebatizado como Porto de Itaguaí, que passaria a ser feito por uma nova rodovia, sem cruzamentos ou passagens de níveis, aumentando a segurança e a rapidez na ligação das indústrias da Baixada com o porto de Itaguaí. O problema é que interesses econômicos conseguiram um desvio de cerca de 13 quilômetros, na altura do entroncamento com a BR-040, ao lado do Hospital de Saracuruna, de forma a beneficiar os especuladores de terras na região de Xerém, elevando o custo não só da obra, com com as novas desapropriações. Pelo traçado original da RJ-109, a nova estrada passaria por Belford Roxo, reduzindo o custo do transporte dos produtos das indústrias de Duque de Caxias, Magé, São Gonçalo e Itaboraí, onde a Petrobrás constrói a nova Refinaria. A denúncia sobre a alteração do projeto, não desmentida quer pelo DER, quer pela Prefeitura de Duque de Caxias, foi feita da tribuna da Câmara pelo vereador Ito, da bancada de oposição, e reproduzida neste blog no dia 27 de setembro de 2007. O novo projeto da “Trans-Amapá”, foi postado no “You Tube”, pelo Governo do Estado, (
http://www.youtube.com/user/82lfelipe).

ALERJ JÁ PREPARA O FORNO
PARA A DANÇA DAS PIZZAS


Na próxima semana, o plenário da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro deverá colocar uma pá de cal na imagem da instituição, transformada nos últimos tempos em “Gaiola das Loucas”, pela descoberta de quadrilhas que desviavam dinheiro do Tesouro para benefícios pessoais.
Até crime de estelionato é atribuído aos membros da quadrilha, que utilizavam gabinetes de deputados para fraudar a folha de pagamento dos servidores do legislativo. Depois da estridente cassação dos mandatos das deputadas Jane Cozzolino e Renata do Posto, o Comitê de Ética resolveu “aliviar” e sugerir apenas a suspensão de dois ou três deputados, que ficariam impedidos de votar, mas com direito aos subsídios e outras vantagens. Do listão com mais de 20 envolvidos, o Comitê de Ética não encontrou “provas suficientes” para denunciar outros deputados, cujos gabinetes eram usados para abrigar mais de uma dezena de fantasmas. A quadrilha, além de falsificar a folha de pagamento, embolsando o dinheiro que seria destinado aos servidores nomeados para alguns gabinetes, ainda falsificavam os documentos necessários ao pagamento da Bolsa-Educação, no valor de R$ 450 por mês para cada filho de servidor matriculado em escolas particulares. O Ministério Público já tem dados que comprovam a falsificação de declaração de matrícula, inclusive referente a colégios que estão desativados há mais de quatro anos, numa demonstração de que o desvio de mais de R$ 100 milhões dos cofres do Estado vem ocorrendo há bastante tempo. Pelo visto, a ex-deputada Ângela Guadagnin, do PT-SP, que dançou no plenário da Câmara Federal comemorando a absolvição de deputados envolvidos com o mensalão, deverá ser convidada de honra da sessão em que a ALERJ vai se declarar, por atos e omissões, uma casa de tolerância, onde o crime compensa.(Foto: TV-Câmara)

• O show programado para o palco do Teatro Raul Cortez, neste dia 1º de maio, foi cancelado na véspera, devido ao mau tempo, conforme comunicado da Assessoria de Imprensa da prefeitura distribuído na tarde de terça-feira. Só faltou combinar com a agência de propaganda contratada a peso de ouro, via Duda Mendonça, para a campanha de reeleição do prefeito.
• É que, mesmo depois do cancelamento, a turma o telemarketing continuou ligando para os moradores da cidade para estar convidando, em nome do prefeito, para o show que fora cancelado.
• Já na segunda-feira, o telemarketing do prefeito fizera o mesmo em relação ao concerto da Orquestra de Metais da Petrobrás, que se apresentou no Teatro Raul Cortez na noite de terça-feira,
• Nunca na História deste País, a avaliação da qualidade do ensino foi tão avacalhada como agora. Em entrevista à “Folha de S, Paulo” o coordenador do Curso de Medicina da Universidade Federal da Bahia, Antônio Natalino Manta Dantas, atribuiu a reprovação da UFBA no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ao “baixo Q.I. (Quociente de Inteligência) dos baianos”.
• Segundo o referido professor, “o baixo QI dos baianos é hereditário e pode ser verificado por quem convive com pessoas nascidas na Bahia”. Como se a preconceituosa declaração não bastasse, o professor Antônio Natalino ainda acrescentou: “O baiano toca berimbau porque só tem uma corda. Se tivesse mais, não conseguiria”.
• O que teria a dizer sobre tal controvérsia o Secretário de Planejamento e Finanças do Estado, Sérgio Rui Barbosa, sobrinho-neto do brasileiro que foi não só Ministro da Fazenda, como conquistou, pela sua inteligência e competência, o epíteto de “Águia de Haia?”.
• Embora tenha ameaçado abandonar o PT se algum petista ousasse propor emenda à Constituição para autorizar nova reeleição, ao melhor estilo Hugo Chaves, Lula acaba de morder a própria língua, ao afirmar em discurso que 8 ou 10 anos (dois mandatos sucessivos) é um prazo insuficiente para dar um jeito no Brasil. Talvez 15 anos, como na Era Vargas, ou 20, como ocorreu com o regime de 64, seja um bom parâmetro para Lula “concertar” o País á sua moda.
• O ex-Ministro do Trabalho no Governo José Sarney, hoje integrante do
Tribunal Superior do Trabalho, Almir Pazzianotto (foto), concedeu uma longa entrevista na noite desta quinta-feira ao âncora Boris Casoy, no “Jornal da Noite”, da Band, onde o filho do presidente da república é diretor.
• Na entrevista demolidora em relação à política trabalhista do Governo Lula, o ministro do TST acusou os sindicatos e centrais sindicais de comandarem uma campanha suicida para os trabalhadores ao defenderem a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução correspondente dos salários.
• Para Almir Pazzianotto, esse projeto vai levar as empresas a cortarem empregos no Brasil, que serão exportados para países mais flexíveis em matéria trabalhista, como China e Índia.
• O ministro também criticou a falta de participação de sindicatos e centrais sindicais na discussão de assuntos mais importante para o trabalhador, como a redução da carga tributária em relação à folha de salários, o que leva as grandes empresas a ampliarem a automação, como já ocorre no chamado agro-negócio, onde o uso de colheitadeiras vem se intensificando, expulsando famílias inteiras para a periferia das cidades e aumentando a favelização.
• Para Pazzianotto, com a flexibilização da CLT, os acordos salariais deverão ser feitos através de assembléias e as deliberações, registradas em atas pelos Sindicatos, terão que ser aceitas pela maioria. O documento deverá ser levado ao Ministério do Trabalho (MP) apenas para que seja verificado se os direitos dos trabalhadores não foram feridos.
• Na véspera do “Dia do Trabalho”, o ex-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) já defendera, durante uma palestra em Santa Cruz do Rio Pardo, que a legislação trabalhista atual já não é mais eficiente, como na metade do século passado, quando foi publicada, e, por esse motivo, precisa ser revista e atualizada com o mundo globalizado.
• “A negociação tem como principal finalidade adaptar o comando genérico da lei a uma situação local específica, como colaborar com uma empresa que eventualmente esteja num momento difícil para garantir os empregos ali existentes”, alega. “A principal ameaça que o trabalhador sofre não é a da flexibilização, mas da perda do emprego”, garantiu o ministro do TST
• O ministro do TST também defendeu a aprovação pelo Congresso Nacional de uma lei, elaborada pelo Governo, fixando normas para a greve no serviço público, o que Lula não fez até agora, pois o ex-metalúrgico continua mais sindicalista do que presidente da República.
• O comentário foi feito em resposta a Boris Casoy, que lembrou os mais de 40 dias da greve dos auditores fiscais, que vem afetando as exportações e até o funcionamento de empresas nacionais, que dependem da internação de componentes estrangeiros nos seus produtos, como é o caso da indústria eletroeletrônica da Zona Franca de Manaus, que ameaça começar as demissões por conta da prolongada greve.
• Polidamente, nem o ancora da Band, nem o ministro tocaram num assunto “quente”: o envolvimento do deputado Paulinho, da Força Sindical, com um lobista preso pela Polícia Federal, acusado de intermediar empréstimos do BNDES. O lobista fora indicado pela central presidida por Paulinho para um cargo na direção do banco, que acaba de liberar um bilionário financiamento para a Oi comprar a Brasil-Telecon.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

DIA DA BAIXADA OU
DIA DA VERGONHA?

Se o Brasil fosse um país sério, hoje haveria feriado nacional para que todo mundo pudesse brindar os 154 anos de inauguração da nossa primeira ferrovia. Naquele 30 de abril de 1854, a festa de inauguração da ferrovia que ligava Guia de Pacobaíba a Petrópolis contou com a presença de D. Pedro II e toda a família imperial. Ao invés disso, o que temos hoje para comemorar são décadas de abandono da área da ferrovia, tombada pelo IPHAN, mas invadida por auto-intitulados sem terras, que tiveram, se não um aberto apoio, não encontraram nenhum obstáculo da prefeitura de Magé para a invasão. Da estação de Guia de Pacobaíba, hoje conhecida como “Praia de Mauá” e por onde era feito o transbordo dos passageiros e mercadorias dos barcos para os trens, pouco resta, pois até os trilhos foram arrancados por uma produtora de cinema e jamais repostos, como seria de se esperar. Curiosamente, o filme era justamente sobre a figura do engenheiro Irineu Evangelista de Souza, o “Barão de Mauá”, que construíra a ferrovia e foi o primeiro empresário brasileiro a desafiar o poderio econômico dos bancos ingleses. Por isso e com a ajuda de lobistas que integravam o Governo de Pedro II, o destemido engenheiro foi à falência, só se recuperando 10 anos depois, mas sem qualquer ajuda do Governo imperial, como hoje é comum fazer com recursos dos fundos de pensão das estatais, da CEF, BB ou BNDES. Para que a data não passasse em branco, um grupo de professores e pesquisadores revolveu transformar o 30 de abril em “Dia da Baixada Fluminense”, com a realização de diversas atividades culturais e artísticas nos 13 municípios que integravam a Vila Estrela, um dos primeiros municípios criados no Brasil Colônia. Infelizmente, a Cultura continua sendo um nicho reservado a uns poucos, de preferência artistas famosos ou donos de trios elétricos, que desfrutam de incentivos fiscais, impostos desviados dos cofres públicos, que deveriam ser utilizados integralmente no financiamento de programas de Saúde Pública, de Educação Pública, de Saneamento Básico e de políticas verdadeiramente sociais, sem obrigar ao desvalido enfrentar a fila do bolsa-família! Basta ver a Igreja de Nossa Senhora da Piedade (foto), onde foi batizado o Patrono do Exército, que nasceu na Baixada (Fazenda Taquara, hoje 3º Distrito de Duque de Caxias) para se ter um retrato do descaso de nossas autoridades para com o verdadeiro patrimônio do povo, representado por prédios e igrejas centenárias, que representam a pujança do Brasil em alguma época da sua História, como a Fábrica de Tecidos União, no Corte Oito, ou a FNM, em Xerém, ambas pioneiras na industrialização da Baixada na primeira metade do Século passado.


VEREADORES PRECISAM DE
UM TELECURSO ESPECIAL?
Numa longa entrevista publicada domingo (27) pelo jornal “O Globo”, um professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) revelou o resultado de um estudo comparativo que fez da Lei Orgânica dos 92 municípios fluminenses, uma espécie de Constituição Municipal. Como os legislativos municipais exercem o que os juristas chamam de poder derivado, eles podem, no âmbito da sua comuna, legislar sobre qualquer assunto que não seja exclusividade da União ou dos Estados da Federação. Por preguiça ou acomodação, muitas Câmara entregaram a tarefa de elaborar a LOM a advogados, consultores ou empresas especializadas na defesa de interesses privados. Como na imensa maioria dos casos os vereadores votam sem mesmo ler o texto da lei que estão apreciando, o professor Nicholas Davies encontrou algumas “pérolas”, dignas de constarem de uma nova edição revisada e ampliada do “FEBEAPÁ”, o “Festival de Besteiras que Assola o País”, uma criação do genial Sério Porto, que também era conhecido pelo seu alterego, Stanislaw Ponte Preta. Os vereadores de Guapimirm, por exemplo, decidiram que, “na regulamentação das ereções (!), serão ouvidas as representações diretamente interessadas” (parágrafo 1º do Art. 220). Os ínclitos edis da terra da deputada-cassada Adriana do Posto, com toda a certeza, estavam se referindo às eleições para a direção das escolas, assunto tratado no “caput” do referido artigo. A contribuição da Câmara de Duque Caxias, a segunda cidade mais rica do Estado e que conta até com uma Faculdade de Educação da UERJ, foi mais sofisticada. Nossos edis decidiram que o Município investiria até 35% da sua arrecadação em Educação, quando a Constituição Federal decidiu que seria, no mínimo, de 25%. Segundo a análise do professor Nicholas Davies, esse “cochilo”, visava liberar o prefeito da obrigação constitucional em relação à Educação. Com essa redação tosca e propositalmente confusa, o prefeito pode gastar com Educação apenas 0,0001%, da espetacular arrecadação de mais de R$ 1 bilhão por ano, que estará cumprindo o preceito da LOM. Salvo se algum partido resolver questionar na Justiça a constitucionalidade desse “caco” enxertado na LOM de Duque de Caxias. Quem se habilita a tal tertúlia jurídica? Pode não render votos ou agrados do prefeito de plantão, mas, certamente, via ajudar na Educação de nossas crianças e jovens!

• Este ano, o “Dia da Baixada” tem programado, entre outros, os seguintes eventos:
1 - Exposição de imagens sobre a região, “A BAIXADA EM DESTAQUE”, no Shopping da UNIGRANRIO, em Duque de Caxias, numa parceria do Fórum Cultural da Baixada com o SESC de Nova Iguaçu.
2 - Concurso de fotos sobre a Baixada, promovido pelo Shopping Grande Rio, com apoio do Fórum Cultural. A Exposição estará aberta no Shopping Grande Rio.
3 - Evento na manhã deste dia 30 na Estação de Guia de Pacobaíba, na Praia de Mauá, em Magé.
4 - Evento intitulado A BAIXADA EM FOCO, no SESC/Caxias, às 10 horas.
5 – Evento do Cineclube Mate com Angu, à noite, na sede da Lira de Ouro, em Duque de Caxias.
5 - Evento no América Futebol Clube (Estádio Giulite Coutinho) com apresentação de grupos artísticos;
• Colaborando com as festividades do “DIA DA BAIXADA FLUMINENSE”, postamos esta semana dois trabalhos do professor e pesquisador Guilherme Peres, em que ele resume dois livros sobre a colonização do Brasil. No primeiro, um clérigo inglês narra uma viagem que fez num navio negreiro, ente a África e o Rio de Janeiro, enquanto, no segundo, uma professora francesa, contratada como preceptora dos filhos de D. Pedro II, revela o choque ao constatar como eram tratados os escravos em uma fazenda da Baixada, que ela visitou antes de voltar para a França. O acesso à seção de “Pedaços da Nossa História” pode ser feito na lateral deste blog, onde são indicados outros blogs.
• O presidente do Tribunal Superior Eleitoral,
ministro Marco Aurélio de Mello (foto), negou seguimento ao Recurso Extraordinário interposto pela prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, eleita em 2004 pelo PMDB. Ela questiona decisão do próprio TSE que confirmou entendimento do TRE-RJ, no qual não foram aceitos os argumentos apresentados pela prefeita contra a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo a que responde por abuso de poder econômico. Os autores da Ação são o MP Eleitoral e a ex-prefeita Narriman Zito.
• De acordo com a denúncia feita pelo Ministério Público Eleitoral, Núbia Cozzolino teria veiculado propaganda eleitoral irregular durante sua campanha por meio de inserções clandestinas no canal de TV por assinatura SKY, promovendo a então candidata através do uso de expressões como: “A melhor deputada será a melhor prefeita”. Além disso, a campanha da prefeita teria veiculado propaganda eleitoral negativa contra a adversária política e ex-prefeita Narriman Zito.
• Até o momento, Núbia Cozzolino e sua irmã, Jane, deputada cassada pela ALERJ por empregar funcionários fantasmas em seu gabinete, tem sofrido um revés após o outro, na tentativa de salvarem seus mandatos. Não é por outra razão que Núbia Cozzolino desistiu da reeleição e resolveu apoiar o presidente da Câmara, Amisterdan Santos Viana.
• Curiosamente, em 2005, a mesma Núbia Cozzolino ingressou na Justiça de Magé com Ação por Improbidade Administrativa contra Amsterdan Viana, presidente do Legislativo e seu companheiro no PMDB, pedindo o seu afastamento por desvio de dinheiros públicos. A ação foi arquivada pelo Tribunal de Justiça por erro formal do Juiz ao recebe-la, mas Núbia Cozzolino não se interessou em refaze-la.
• Segundo o processo 2005.029.000451-1, da 1ª Vara Cível de Magé, arquivado pelo TJ, o presidente da Câmara teria gastado, em apenas dois meses, R$ 23.773,70 num aviário do município. Agora, Núbia e Amisterdan Viana são os mais novos amigos de infância da política em Magé.

• Detalhe importante: a candidatura de Amisterdan Viana não foi idéia de Núbia, mas, sim, do prefeito Washington Reis (PMDB), que resolveu bancá-la, em mais um capítulo da sua disputa particular com o deputado Zito (Foto). É que Narriman Zito, do PT e ex-mulher do tucano, tem grandes chances de voltar à prefeitura de Magé e conta, para isso, com o apoio do ex-marido, que também vai tenta retomar a prefeitura de Duque de Caxias.
• Não custa lembrar que em 1996, quando Zito se elegeu prefeito pela primeira vez, seu vice era Washington Reis. A briga entre os dois foi motivada, entre outras coisas, pela construção de um conjunto residencial em Xerém, em área de proteção ambiental. A obra pertencia ao atual prefeito e foi embargada por Zito e denunciada à Feema, pois o atual prefeito desviara o curso de um rio que atravessava a área, o que é proibido pela legislação federal.
• A família Reis, com o prefeito à frente, promoveu sexta-feira um culto ecumênico junto ao Hospital Moacyr do Carmo, em construção na Rodovia Washington Luis. A data da inauguração seria nesta quinta-feira, 1º de maio, mas o prefeito ainda na sabe de onde tirar o dinheiro necessário para contratar médicos, enfermeiros e pessoal de apoio, concursados e que aguardam convocação e nomeação.
• Mesmo com um orçamento de mais de R$ 1,15 bilhão e depois de um pífio reajuste de 4,6% nos salários, a Prefeitura já atingiu o limite de 54% do orçamento, conforme prevê a Lei de Responsabilidade Fiscal. Apesar disso, o piso salarial do funcionalismo será, a partir desta quinta-feira, de menos e R$ 300 reais, enquanto o salário mínimo é de R$ 415 reais.

terça-feira, 29 de abril de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

OS FORA DA LEI (XXI) A incompetência do poder público em obrigar o cidadão a respeitar as leis está registrada neste flagrante, feito na Rua Estevam de Giacomo, no centro de Duque de Caxias, que também serve como extensão do terminal rodoviário Plínio Casado, a poucos metros da estação ferroviária. A obstrução da estreita calçada obriga o pedestre a caminhar pelo asfalto, disputando espaço com coletivos e automóveis. Pelo estado do imóvel, vê-se que o desrespeito vem de longa data, talvez da época em que o cavalo era o único meio de transporte na Vila Meriti. (Foto: A Ellobo)

CRISE AMERICANA NÃO ABALA O
MERCADO IMOBLIÁRIO DA BAIXADA

O “boom” imobiliário na Baixada continua acelerado, apesar da crise internacional provocada pela crise financeira e do mercado imobiliáro dos EE.UU. Com a entrada de investidores estrangeiros no mercado imobiliário nacional, as construtoras estão procurando novos nichos de negócios e a Baixada Fluminense parece ser o mais novo, substituindo a Barra da Tijuca, estrangulada pela falta de meios de acesso rápido ao Centro do Rio. Duque de Caxias e Nova Iguaçu saíram na frente e, a cada fim de semana, um novo empreendimento é lançado. Enquanto o Shopping Caxias se prepara para a inauguração em outubro, a Julio Bogoricin promete para a segunda quinzena de maio o lançamento de um novo empreendimento de luxo no bairro 25 de agosto. Ele vai ocupar uma das últimas áreas livres da quadra formada pelas ruas Barão de Triunfo, Ana Nery, Correia Meyer e Barão de Tefé, onde a poderosa Gafisa já iniciou as obras de um conjunto de 180 apartamentos de alto luxo na área da antiga mansão do empresário Getúlio Gonçalves, presidente da Associação Comercial do município. Com seus 120 apartamentos de luxo e acesso pela Rua Ana Nery, o “Elegance Residencial” elevará para 300 o número de novas unidades residenciais na área em frente ao Hospital Mário Lioni. Uma das atrações do empreendimento, além das duas piscinas e da pista de boliche, é a churrasqueira com forno especial para pizzas. Certamente, muito deputado vai querer desfrutar desse privilégio: uma pizza fresquinha, sem necessidade de incômodas CPIs ou de recomendações do Conselho de Ética (?) da Alerj. HOJE TEM GRUPO DE METAIS DA
PETROBRÁS NO RAUL CORTEZ
O Grupo de Metais da Petrobrás, naipe que integra a festejada e respeitada Orquestra Sinfônica Petrobrás, estará se apresentando esta noite (29), no Teatro Municipal Raul Cortez. O concerto, imperdível e que começa às 19 horas, faz parte da série “Prata da Casa” e marcará a volta às atividades do Grupo de Metais, após um ano sem fazer shows. Este será o segundo programa da série - dias 9 e 10 retornou aos palcos o Conjunto de Sopros da Petrobrás, que tem por finalidade oferecer ao público acesso à música sinfônica. O Grupo de Metais da Petrobrás iniciou suas atividades em 2000 e vem se apresentando nos mais ecléticos lugares – que vão de salas de concerto a hospitais – executando obras de diversos estilos e épocas - do Barroco à Asa Branca, sempre com arranjos voltados para a interação com o público, no melhor estilo da famosa Orquestra Boston Pops, que popularizou a música clássica ao deixar de lado as obras mais difíceis do repertório usual de uma orquestra sinfônica, passando a tocar apenas peças mais conhecidas do público em geral. São preferidas as obras curtas, de compositores do século XIX como Tchaikovsky, Dvorák, Liszt, Brahms e Grieg. Ou bebendo na fonte de inspiração do maestro Isaac Karabchevisk, com os concertos populares da Orquestra Sinfônica Brasileira na Quinta da Boa Vista, onde reunia milhares de pessoas para ouvir a boa música, desde Tchaikovsky a “Garota de Ipanema” e outros clássicos da melhor MPB. O espetáculo desta noite faz parte da série “Prata da casa”, e será reapresentado no dia 1º de julho. Liderado pelo trombonista João Luiz Areias, o grupo de metais vai apresentar números musicais de várias épocas e estilos. As senhas serão distribuídas a partir das 17h. O Teatro Raul Cortez fica no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador, no Centro da cidade. (Foto: OSP/Divulgação)

• A Assembléia Legislativa vota nesta terça-feira (29/04), o projeto de lei permitindo que as funções de secretário-geral, superintendentes, chefes de área e chefes de setor da Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) sejam ocupadas por funcionários comissionados. A proposta, do governador revoga um artigo na Lei 4.621/05 que determina que estas funções sejam ocupaas exclusivamente por servidores efetivos do órgão.
• Para o deputado Luiz Paulo (PSDB), ex-vice-governaor do Estado, o projeto representa um retrocesso. “O projeto, em vez de avançar, no sentido de manter a profissionalização, volta no tempo, desqualifica o estatuto e a prioridade para o servidor público concursado, funcionário de carreira, porque admite que qualquer um pode ocupar esses cargos comissionados, tenham ou não requisitos para tal”, criticou.
• Na ânsia de ser convidado por Lula para ser vice em 2010, o governador quer transformar a JUCERJ num ninho de afilhados políticos, numa área técnica que exige qualificação e ética, coisas que nossos políticos abominam, haja visto o que o PTB, de Roberto Jefferson fez nos Correios e o que o PMDB de Orestes Quércia e Luiz Paulo Conde está fazendo em Furnas.
• Em mais uma declaração digna de ser inserida, como Menção Honrosa, no FEBEAPÁ, Lula voltou a criticar a Imprensa, ao se solidarizar com o pai e a madrasta da menina Isabela, que estariam sendo vítimas de pirotecnia e pré-julgamento pelos meios de comunicação, ao invés de se postar ao lado da família da vítima, cobrando mais eficiência da Polícia Paulista na elucidação do tenebroso crime.
• As infelizes declarações de Lula nos remetem à que deu Paulo Maluf, a respeito de estupro: “Estupra, mas não mata!”. Ou de Martha Súplice sobre a crise na aviação: “Relaxa e goza!”
• O comentário do blog sobre a participação da Maçonaria nos principais acontecimentos políticos no País, foram motivo de debate semana passada, numa das mais prestigiadas das três Lojas que a instituição mantém em Duque de Caxias.
• A nota registrava o lançamento de um manifesto, assinado por Vinicius F. Paulino, Paulo Von Bruck de Lacerda, Márcio Marrone e Marco Antônio Laçava, todos membros da Loja Maçônica Minerva Paulista, defendendo a posição do General Augusto de Lima no caso da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Cópias da nota do blog circularam de mão em mão e o assunto dominou a reunião
• A Ong Viva a Vida, em parceria com o Hospital Mário Lioni (Amil), vai construir uma nova cabine para a PM na Praça da Maçonaria. Com isso, será reforçado o policiamento na área do 25 de Agosto e teremos de volta a viatura que ficava ao lado da cabine, desde os anos 70, quando a cabine foi construída e uma viatura comprada pelos moradores do bairro e doadas ao Governo do Estado.
• O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antônio Raupp, dará palestra na Unigranrio, nesta terça-feira, às 19 horas, no Tribunal do Júri da Escola de Direito, à Rua prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias (RJ), com entrada franca.
• O tema “A SBPC e as universidades da Baixada Fluminense” destacará a importância delas na área científica, com ênfase nas pesquisas, nas mais diferentes áreas de ensino. A reunião regional da SBPC na Baixada Fluminense ocorrerá na próxima semana, de 7 a 10,, nos municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu

segunda-feira, 28 de abril de 2008

BAIXADA URGENTE

GOVERNO QUER ACELERAR
AS OBRAS DA TRANS-AMAPÁ


Se as obras da 'Trans-Amapá" seguirem no rítimo da duplicação da Av. Presidene Kennedy, a inauguração só ocorrerá depois de 2.014 (Foto: Arquivo/Blog).

A Secretaria de Obras concluiu, quinta-feira (24/4), o processo de licitação das obras da RJ/109, mais conhecida como Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, que vai ligar o município de Itaboraí ao Porto de Itaguaí, atravessando a Baixada Fluminense. Rebatizada pelos moradores de Xerém de “Trans-Amapá”, a obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, orçada em cerca de R$ 928 milhões, custará R$ 796.867.382,75. O consórcio Odebrecht/Andrade Gutierrez vai construir o lote 1, que vai do Km 48,5 ao Km 63, com extensão de 14,5 Km. O lote 2, do Km 63 ao Km 82,6, com 19,6 Km, ficará a cargo do consórcio Carioca/Queiroz Galvão. Já o consórcio OAS/Camargo Correa construirá o lote 3, que começa no Km 82,6 e termina no Km 99,5, com extensão de 16,9 quilômetros. O lote 4, do Km 99,5 ao Km 119,4, com 19,9 Km de extensão, foi vencido pelo consórcio Delta/Oriente. Segundo o subsecretário executivo de Obras, Hudson Braga, as obras devem começar no prazo de 20 dias.

GRUPO DE METAIS DA PETROBRÁS
TOCA AMANHÃ NO RAUL CORTES

Há mais de um ano, o naipe de metais da Orquestra não se apresentava em público. (Foto: Divulgação/Petrobrás)

O Grupo de Metais da Petrobrás, que integra a Orquestra Sinfônica da Petrobrás, estará se apresentando amanhã, terça-feira (29), no Teatro Municipal Raul Cortez em Duque de Caxias. O concerto faz parte da série “Prata da Casa” e marcará a volta às atividades do Grupo de Metais da Petrobras, após um ano sem shows. Este será o segundo programa da série - dias 9 e 10 retornaram aos palcos o Conjunto de Sopros da Petrobras, que tem por finalidade oferecer ao público acesso ao universo que complementa a grande música sinfônica.
O Grupo de Metais iniciou suas atividades em 2000 e vem se apresentando nos mais variados palcos e lugares - de salas de concerto à hospitais, executando obras de diversos estilos e épocas - do Barroco à Asa Branca, sempre com arranjos voltados à interação com o público.
O Teatro Raul Cortez integra o Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. O espetáculo começará às 20h, e a entrada é franca.

• A “Trans-Amapá”, também conhecida como Arco Metropolitano, terá 145 quilômetros de extensão e será composto por quatro segmentos. O primeiro, um trecho da BR-493, de 25 quilômetros, vai do entroncamento da BR-101, em Manilha, ao entroncamento com a BR-116, em Santa Guilhermina (Magé). Este trecho será duplicado pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit).
• O segundo, já pronto, é de responsabilidade da concessionária, ou seja, o trecho da BR-116, com 22 quilômetros, que vai do entroncamento com a BR-040 em Jardim Primavera, segundo Distrito de Duque de Caxias, ao entroncamento com a BR-493, em Santa Guilhermina (Rio-Magé).
• O terceiro segmento, a ser construído pelo Estado, com 70,9 quilômetros, vai de Duque de Caxias ao acesso ao Porto de Itaguaí, cortando as rodovias BR-040 (Rio-Juiz de Fora), BR-465 (antiga Rio-São Paulo), BR-116 (Via Dutra) e BR-101 (Rio-Santos). O quarto segmento fica na BR-101 (Rio-Santos), de 22 quilômetros, e está sendo duplicado pelo governo federal. Este vai de Itacuruçá à Avenida Brasil (altura de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio).
• Em 1974, o Arco Metropolitano, identificado como RJ-109, já fazia parte do programa viário estadual. A rodovia vai impulsionar os pólos petroquímico de Itaboraí, numa ponta, e o siderúrgico, na Zona Oeste e em Itaguaí, na outra, desenvolvendo as cidades por onde passará. Será uma obra de grande impacto na economia fluminense.
• Além de desafogar o tráfego da Região Metropolitana, em especial da Avenida Brasil e da Ponte Rio-Niterói, também vai facilitar o transporte de cargas de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo ao Porto de Itaguaí, viabilizando este terminal – ressaltou o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão.
• Alguém tem dúvida de quais seriam as empresas contratadas para gastar o dinheiro do PAC? Basta consultar as prestações de conta de Sérgio Cabral e dos prefeitos da Baixada e lá estarão, como doadores, todas, ou quase, essas empreiteiras.
• Um fato curioso é que as empresas concessionárias de serviços públicos não podem fazer doações para campanhas eleitorais, mas as empreiteiras, que trabalham para essas concessionárias, podem!
• No noticiário distribuído pelo governo sobre as obras, nenhuma palavra foi dita sobe as mudanças no projeto, que aumentaram em 13 Km a extensão do anel viário da Baixada, desviado para Xerém, onde especuladores tem adquirido extensas áreas, de olho nas indenizações futuras.
• Nem sobre o projeto de um espigão de 324 metros de altura, que uma empresa do Rio pretende erguer no meio da mata, ou melhor, do mato, na localidade de Amapá, na Zona Rural de Duque de Caxias. Segundo a barulhenta rádio corredor de Jardim Primavera, a mais ouvida na Prefeitura, o objetivo da construtora seria obter uma colossal indenização do Governo do Estado, se a obra sair do papel. Afinal, a duplicação da Av. Presidente Kennedy (ou seria Governador Leonel Brizola?) já dura mais de 4 anos e o trecho tem apenas 15 quilômetros!!!!!!
• A Procuradoria Geral do Estado deve ouvir nesta quarta-feira o deputado
Geraldo Moreira (PMN), cuja base política é Duque de Caxias, onde, como vereador, foi presidente da Câmara. O ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio é apontado em Inquérito Policial como mandante do assassinato do médico Carlos Alberto Peres Miranda, dia 14 de março, na Tijuca. Em declarações à imprensa, o parlamentar nega qualquer envolvimento com o crime, cujos executores foram pesos na hora..
• Quarta-feira, o chefe de Polícia Civil, Gilberto Ribeiro, entregou a investigação ao Procurador Geral do Estado, Marfran Vieira. No relatório preliminar entregue à PGE, Gilberto Ribeiro sustentou que havia indícios para denunciar o deputado como mandante.
• Nas poucas entrevistas que concedeu até agora, Geraldo Moreira nega seu envolvimento com o crime que, segundo a Polícia, seria decorrentes da disputa que o parlamentar vem mantendo na Justiça com sua ex-mulher, a assistente social Leila Mayworm Costa, com quem viveu por mais de 20 anos.
• Como ex-companheira, ela requereu a dissolução da sociedade de fato com o deputado e a partilha de todos os bens que ele amealhou durante todo o tempo em que durou a relação, incluindo fazendas no interior do Estado e um apartamento na Zona Sul do Rio de Janeiro.
• Até agora, já foram presos os PMs Marcelo Brasil Gonçalves e Ivan Bayer — que davam cobertura aos pistoleiros — e os executores do crime´, Leandro Rosa da Silva e Ulisses Matheus Costa. Está foragido o ex-PM Aílton Silva Diniz, o Abel. Eles foram denunciados pelo MP perante o 3º Tribunal do Júri da Capital.
• Se Marfran Vieira encontrar indícios suficientes da participação do parlamentar caxiense nos autos do Inquérito Policial, a denuncia será enviada ao Órgão Especial do Tribunal de Justiça pois, como deputado, Geraldo Moreira tem foro privilegiado, isto é, ele só pode ser processado perante aquele órgão do Poder Judiciário.