segunda-feira, 4 de outubro de 2010

BAIXADA ESPECIAL - ELEIÇÕES 2010

MARINA LEVA DECISÃO
PARA O SEGUNDO TURNO

O crescimento de Marina Silva, que chegou a 20% dos votos válidos , mas não foi previsto pelos institutos de pesquisas, levou a eleição para a Presidência da República para um mais do que desejável (para o eleitorado) 2º Turno, no próximo dia 31. Nas primeiras horas da madrugada desta segunda (4), o clima era de velório no Gabinete de Lula, onde a candidata do PT acompanhou a apuração. Quem acompanhou a contagem dos votos pela Rede Bandeirantes, com atualizações feitas a cada 3 a 5 minutos, observou que a candidata de Lula patinou sempre nos 44% enquanto chegavam os votos do Sul, Sudeste e Centro Oeste, enquanto Marina Silva, que era desdenhada pelos lulistas, manteve a média de 20% dos votos válidos, o suficiente, com os 33% de Serra, para levar a decisão para o segundo turno.
Numa eleição em que os candidatos procuravam se esconder atrás de biombos, que iam do Presidente Lula até o palhaço Tiririca, Marina Silva percorreu todo o País procurando sempre demonstrar que Desenvolvimento Econômico não é inimigo do Meio Ambiente e de que só a Educação é uma verdadeira porta de saída para quem habita a extensa e inaceitável faixa da pobreza no País. E, com a sua perseverança dentro e fora do Governo, ela obrigou Lula a reconhecer a importância do Meio Ambiente na transformação do Brasil em Potência Econômica, incluindo o combate às queimadas e às derrubadas de florestas na pauta das reuniões do Ministério e na agenda Política do País.
No dia 31, independente de quem vença a disputa, o Meio Ambiente fará parte obrigatória das Políticas de Desenvolvimento que serão implementadas a partir de 2011. Ao contrário do que muitos pensavam, depois de Mariana Silva, o Meio Ambiente se tornou assunto obrigatório nas rodas políticas e nos planos de governo de prefeitos e governadores, a começar pelo Rio de Janeiro, que começa a explorar o pré sal, mas ainda não tem meios nem uma política que possa evitar, ou, pelo menos, minimizar, uma tragédia tal e qual ocorreu na explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México, cujas conseqüências serão sentidas nas próximas décadas. Afinal, o derramamento de óleo na Baía de Guanabara ainda aguarda decisão final da Justiça para obrigar a Petrobrás a indenizar dezenas de pescadores, que tiravam do mar o sustento de suas famílias.
Há dez anos os pescadores esperam a indenização da Petrobrás

PARA LEWANDOWSKI, A FICHA
LIMPA FOI UMA MALHA MORAL

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, disse que mesmo que a validade da Lei da Ficha Limpa ainda não tenha sido definida pelo Supremo Tribunal Federal
(STF), ela já teve resultados práticos nestas eleições. Para o ministro, “os candidatos foram pegos por malha moral, ainda que não seja malha legal”.
“Em alguns estados, verificamos que candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa foram repudiados pela população. Independentemente do resultado final no STF, estamos convencidos que a lei prestou um serviço importante”, disse.
O presidente do TSE disse ainda que a quantidade de votos brancos e nulos está na média das últimas eleições. Até agora, segundo ele, foram registrados 3,14% de votos brancos (contra 2,73%, em 2006) e 5,49% de votos nulos (em 2006, foram 5,68%).

RÁPIDAS

• Concluída a apuração dos votos, as maiores bancadas do Estado do Rio na Câmara Federal serão do PMDB, de Cabral, e PR, de Garotinho, com oito vagas, seguidas pelo PT, com cinco, PDT, PP e PPS, com tres cada, DEM, PSD, PSDB, PSOL e PV com duas, enquanto PC do B, PHS, PPS, PRB, PRTB e PTB elegeram apenas um deputado federal
• A representação federal de Duque de Caxias que assumirá o mandato em fevereiro de 2011 será integrada por Alexandre Cardoso (PSB – 142.714 votos), Washington Reis (PMDB –138.811), Andréia Zito (PSDB – 82.832) e o novato Aureo (PRTB- 29.009), que vem a ser primo do deputado estadual Dica.
• Na eleição para as 70 cadeiras na Assembléia Legislativa, o PMDB fez a maior bancada, ficando com 12 cadeiras, seguido pelo PDT (11), o PR (9), o PR (6), PSB e PSDB (4 cada), PPS e PSC (3) PMN, PP, PRB, PSOL E PV (2 cada), e DEM, PC do B, PRP, PRTB, PSDC, PT do B, PTB e PTN (1 cada)
• Com a dispersão de votos, a bancada de Duque de Caxias terá apenas Dica (PMDB), Claise Maria Zito (PSDB), Samuquinha (PR) e Geraldo Moreira (PSB), ficando de fora Marcos Figueiredo, cuja base política é Imbariê, terceiro Distrito de Duque de Caxias.
• José Serra, afirmou nos primeiros minutos desta segunda (4), que não ficou surpreso com o fato de ter chegado ao segundo turno, contrariando as pesquisas de intenção de voto, que até a poucos dias indicavam que a eleição seria concluída no primeiro turno.
• “Eu hoje estou muito feliz, mas não tanto surpreso, porque já sabia da força que o povo iria nos dar. Não foram as pesquisas, mas sim o povo brasileiro que me trouxe até aqui”, disse Serra, que ficou com 33,1 milhões de votos (36,2% dos válidos).
• Ele agradeceu aos militantes e às lideranças dos partidos que apoiaram sua candidatura. Serra disse que pretende renovar o compromisso de trabalhar por um Brasil com mais segurança e menos miséria. Ele prometeu, se eleito, defender a integridade das instituições, lutar pela liberdade de imprensa e respeitar a integridade dos poderes constituídos.
• O candidato pediu que todos trabalhem pela vitória no segundo turno. “A partir de amanhã ninguém viaja, ninguém descansa. Nenhum deputado eleito, nem o [governador eleito Geraldo] Alckmin. Vamos continuar nessa pegada até o final de outubro”, afirmou.
• Ao cumprimentar seus adversários, Serra enfatizou o papel da candidata do PV, Marina Silva, cujo crescimento nas últimas semanas contribuiu para o segundo turno. Marina informou que vai consultar o partido para decidir quem apoiará no segundo turno. “Ela contribuiu para o jogo democrático no Brasil e por ter aproximado tantos jovens da política”, disse Serra.
• Acompanhada da coordenação de sua campanha e do seu vice, deputado Michel Temer (PMDB), a candidata do PT, Dilma Rousseff, fez um pronunciamento há pouco em Brasília e disse que está confiante em uma vitória no segundo turno. “Vou encarar esse segundo turno com muita garra e muita energia”, disse a candidata, que chegou a ser apontada nas pesquisas como vencedora no primeiro turno.
• “Somos bastante guerreiros, acostumados a desafios, e somos bons de chegada. Tradicionalmente, a gente [o PT] tem desempenhado muito bem no segundo turno e eu considero que esse segundo turno será um processo muito importante de diálogo com a população e com todos os representantes da sociedade civil”, afirmou Dilma.
• A candidata petista acompanhou a apuração dos votos no Palácio da Alvorada, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com mais de 46% dos votos válidos, Dilma disputará o segundo turno com o tucano José Serra, que obteve mais de 32% dos votos.
• Dilma não respondeu a perguntas dos jornalistas. Segundo sua assessoria, nesta segunda (4) haverá uma entrevista coletiva com a candidata, à tarde.
• A petista disse que seu pronunciamento era também para agradecer os votos que obteve no primeiro turno. Ela também citou seus adversários políticos, José Serra e Marina Silva, e agradeceu pela disputa, que ela chamou de “momento especial” de sua vida.
• Dilma disse ainda que quer enfatizar os seus projetos de erradicação da miséria e de crescimento do país a taxas elevadas. “Nossa tarefa é fazer com que 190 milhões de brasileiros possam desfrutar do Brasil”.
• Apesar de derrotada nas urnas, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, comemorou na noite de ontem (3) a realização do segundo turno nas eleições presidenciais. Terceira mais votada, Marina classificou sua candidatura como a primeira colocada da “nova política brasileira”. Ela não adiantou quem vai apoiar na votação de 31 de outubro, alegando que essa decisão será tomada em conjunto com o PV e com os apoiadores de sua campanha.
• “Estamos felizes e vitoriosos, porque, ainda que não tenhamos ido para o segundo turno, o Brasil tem o segundo turno para pensar duas vezes. E quem sair deste processo sairá mais fortalecido, sairá mais legitimado”, disse a candidata, que em entrevista em um auditório no bairro de Vila Madalena, em São Paulo.
• “Os brasileiros, mesmo reconhecendo que estão vivendo melhor, deram uma clara sinalização de que nem só de pão vive o homem. A gente vive também de verbo. A gente também vive da política”, disse ela, ao avaliar o resultado das urnas.
• A candidata não quis adiantar qual candidato ela vai apoiar no segundo turno. Marina disse que nenhuma posição ainda foi tomada e ressaltou que a decisão será tomada pelo partido. Segundo ela, as entidades e os setores da sociedade que apoiaram a sua candidatura serão ouvidos.
• “Vamos ter que estabelecer um processo de discussão nas instâncias do partido e buscar estimular um espécie de plenária com os núcleos vivos que colaboraram”, disse Marina. “A nossa decisão será uma decisão que, no meu entendimento, não tem nada a ver com a velha política, que se apressa em manifestar uma posição só para vislumbrar pontos lá na frente”, completou.
• Marina disse que estava satisfeita por ter conseguido comprovar que o melhor caminho para sua candidatura foi o de não ter ido para o vale-tudo eleitoral, com o uso de denúncias para tentar tirar votos dos adversários. “Foi acertado não termos ido para o vale-tudo eleitoral. Só nos dispomos a ganhar ganhando, e de perder ganhando. Aliás, não tem perda, só tem ganho. Se não fomos para segundo turno, estamos em primeiro lugar de uma nova política que se inaugura no Brasil”
• O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, informou que os dados de urnas não serão atualizados nos casos em que houve substituição de candidatos quando a carga já havia sido feita. Segundo o ministro, as urnas já estão lacradas e não há como fazer a troca entre o primeiro e o segundo turno.
• O presidente deu a informação ao comentar a situação de Weslian Roriz (PSC), candidata ao governo do Distrito Federal (DF). Ela se registrou como candidata no último dia 25 de setembro no lugar de marido, Joaquim Roriz, que decidiu abandonar a campanha após indefinição do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa.
• Como as urnas do DF já haviam sido lacradas, Weslian concorreu com todos os dados do marido nas urnas. Ela passou para o segundo turno após conquistar 31,50% dos votos válidos no DF.
• O resultado da eleição conduziu ao Senado, na condição de candidato mais votado, o ex-prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias.. Há seis anos no cargo, para o qual foi eleito em 2004 e reeleito em 2008, ele deixou a prefeitura do município, o mais populoso da Baixada Fluminense, em abril deste ano, para concorrer ao Senado pelo PT.
• Com mais de 22% dos votos válidos, o senador Marcelo Crivella, do PRB, foi reeleito para um novo mandato no pleito de hoje. Engenheiro civil, pastor evangélico e cantor gospel, Crivella é sobrinho de Edir Macedo, fundador e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus. Crivella, de 52 anos, entrou para a vida pública, em 2002, como candidato ao Senado, para o qual foi eleito com mais de 3 milhões de votos, pelo PL. No mesmo pleito, a outra vaga ficou com o atual governador Sérgio Cabral.
• Desde 2005, integra o Partido Republicano Brasileiro (PRB), o mesmo partido do vice-presidente José Alencar e que se define como de centro-esquerda, integrando a base de apoio ao presidente Lula. No Senado, a atuação de Marcelo Crivella tem como pontos de destaque a atenção aos cidadãos brasileiros no exterior e a oposição a projetos contrários às suas convicções religiosas, como a união civil de homossexuais e a criminalização da homofobia.
• Em seu primeiro pronunciamento como vencedor da eleição estadual, o governador reeleito do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), afirmou que vai aumentar o número de unidades de Polícia Pacificadora (UPPS). Ele anunciou as três próximas comunidades que, ainda neste ano, receberão UPPs, como são chamadas as operações policiais de ocupação permanente das favelas da cidade. Em 2011, serão mais quatro.
• “Eu quero anunciar que, este ano ainda, teremos a conquista de três grandes comunidades ou complexos importantes da nossa cidade. Nós vamos conquistar o Morro dos Macacos e todas as comunidades adjacentes, a Mangueira e todas as comunidades adjacentes e o São Carlos e todas as comunidades adjacentes. Esse é o compromisso do meu governo para este ano. No ano que vem, nós vamos avançar e conquistar o Complexo do Alemão, a Rocinha, o Complexo de Manguinhos, a Maré. Todas as comunidades serão libertas do poder paralelo.”