sexta-feira, 29 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE

O VOTO PERDIDO
Nos confrontos entre a Polícia e os bandidos, sempre aparecem vítimas inocentes, que, no jargão policial, estavam no lugar errado e na hora errada. São as chamadas vítimas de balas perdidas. Domingo, ao votar, todo cidadão tem o dever, para consigo mesmo, de verificar se está votando no candidato que tem soluções para os problemas da sociedade, ou se apenas tem solução sob medida para as necessidades do eleitor em questão. Já não se pode mais trocar um reino por um prato de lentilhas. Quem hoje (ou domingo) oferece um prato de comida em troca de um voto, vai cobrar caro, depois de eleito, por esse “prêmio”.
É assim que surgem as quadrilhas de vampiros, de sanguessugas, de mensaleiros. A lei exige que o postulante e a um cargo público – professor, gari, engenheiro ou advogado, apresente à repartição contratadora uma declaração de bens. Não se trata, no caso, de bisbilhotar a vida do futuro servidor, mas aferir, ao longo dos anos, se o crescimento do seu patrimônio particular se deu em função de suas economias, seu senso de administração financeira. Se, depois de poucos anos, um cidadão, que tomou posse calçando modestas sandálias de borracha, passar a morar em mansão na Barra e a desfilar em carro importado, estes serão sinais evidentes de que ele deixou de ser um servidor público, para se assenhorear dos bens da repartição onde deveria servir ao publico. Por esse critério, milhares de candidatos seriam afastados se, ao invés de deputado, governador, senador ou mesmo Presidente da Republica, eles estivessem disputando um modesto emprego de gari ou servente, pois a sua folha pregressa traria a lista dos processos (e condenações) a que estão sendo submetidos políticos que hoje freqüentam o noticiário policial.
Há mais de um Século, um ilustre brasileiro, que fez sucesso na Corte Internacional de Justiça reunida em Haia, na Holanda, e chegou a ser candidato a Presidente da Republica, proclamou a sua desesperança diante dos ventos de promiscuidade que sopravam na vida política do País àquela época. Era Rui Barbosa, cujo bisneto é hoje Secretário de Fazenda de Duque de Caxias. Pela similitude das situações, publicamos um trecho muito sugestivo, que dará ao eleitor motivo para pensar bem antes de entrar na cabine de votação.

"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os Poderes nas mãos dos maus, o Homem chega a desanimar da Virtude, a rir-se da Honra, a ter vergonha de ser Honesto".

► Se o TSE reconhecer que a compra do falso dossiê contra Serra e Alckmin, pelos mandões do PT, visou favorecer Lula, o Ministério Público Eleitoral poderá impugnar sua possível reeleição..
► A mesma PF, que “achou” 15 milhões no escritório da empresa do marido da governadora Roseana Sarney, no Maranhão, e que invadiu um hotel em São Paulo no rastro de mais de R$ 1,7, dinheiro que seria usado na compra do dossiê anti-Serra, não consegue saber de onde veio o dinheiro. Mas Palocci conseguiu descobrir em poucas horas a conta e os depósitos de um modesto caseiro que ousou desmontar a mentira contada pelo todo poderoso Ministro da Fazenda.
► A Justiça Federal determinou ao BC a quebra do sigilo da venda de dólares do banco Sofisa para as cerca de 10 casas de câmbio e doleiros que podem ter recebido os 110 mil dólares apreendidos com petistas na compra do dossiê de Vedoin contra os candidatos Serra e Alckmin. O pedido de quebra de sigilo inclui desde a chegada dos dólares de Miami ao Sofisa, que aconteceu em 15 de agosto, até 15 de setembro, dia da apreensão do dinheiro em um hotel ao lado do aeroporto de São Paulo.
► Sobra a demora nas providências, a Polícia Federal alega que estava esperando os dados recebidos na terça-feira do FBI, , antes de pedir providências ao Banco Central. O delegado Diógenes Curado Filho acredita que
o depoimento de Hamilton Lacerda, ex-coordenador da campanha de Aloizio Mercadante ao governo do Estado, marcado para esta sexta-feira (29/09), possa ajudar a localizar a origem do restante dos dólares 138 mil.
► Os Vendoin que se cuidem.Tem petista acreditando (e espalhando pela Internet) que o dossiê anti-Serra foi concebido e produzido pelos tucanos, que utilizaram o sanguessuga-mor como uma reedição do famoso “Cabo Anselmo” para enrolar o “Serviço de Inteligência do PT”, montado pelo nazista Berzoini, aquele que queria matar os aposentados e pensionistas obrigando-os a ficarem horas a fio ao sol e ao vento, nas intermináveis filas do INSS. Essa seria uma autêntica “solução final”, que, se Hitler estivesse vivo, daria ao presidente do PT o comando das Gestapo.
► Apesar de terem a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Mato Grosso, os seis assessores de Lula envolvidos na compra do dossiê anti-Serra, poderão votar tranqüilamente no chefe no Domingo. Protegidos pela Lei Eleitoral, só poderão ser presos na terça-feira, dia 3. Até lá, prisão de eleitor só em flagrante delito, como forma de garantir a liberdade do eleitor, mesmo que esteja sendo procurado pela Polícia.
► Depois da verdadeira paulada do Tribunal de Contas do Estado, que anulou vantagens concedidas aos servidores municipais depois de 5 de outubro de 1988, por força da nova Constituição, um novo golpe estava em gestação no Governo, que derrubaria pequenas vantagens pagas ao longo de décadas. O único propósito era economizar 600 milhões por ano às custas dos servidores humildes, que não tenham parente com sobrenome importante, nem em cargo de mando.
► Não fosse areação enérgica do Secretário Orlando Silva, que chegou a colocar o cargo à disposição do prefeito, e os servidores iriam receber, na próxima semana, contracheques com valores inferiores ao que estão acostumados, com o corte de diversas vantagens, como insalubridade na Saúde e difícil acesso para a Educação.
► O ex-prefeito Hydekel Freitas está pedindo votos para os deputados Jorge Picciani, do PMDB, e Renato Cozzolino, do PDT. Detalhe:Nenhum deles é de Caxias!
► Um sargento reformado da PM, que fazia a segurança pessoal do presidente da Grande Rio foi assassinado, com mais de 30 tiros de fuzil, na manhã de sexta-feira, 22/09, em frente ao posto de gasolina do vereador Adrião Nogueira, na movimentada esquina da Rua Goiás com a Av. Duque de Caxias. A delegada de plantão na 59ª DP/Caxias determinou aos seus auxiliares que colocassem o carro, crivado de balas e com o corpo ainda no seu interior, em cima de um reboque e o levasse para a porta da Delegacia, local mais seguro para a perícia.
► Poucas horas depois, um major da PM, fardado, foi baleado na Rua General Câmara, bem na porta da colunista Dina Guerra e a menos de 50 metros da Delegacia de Polícia. O PM está hospitalizado e os bandidos fugiram sem qualquer problema, fazendo contramão na estréia General Câmara,em direção à Praça da Maçonaria, onde existe um posto da PM, doado pelos moradores do 25 de Agosto em busca de maior segurança.
► No sábado, um jornal do Rio mostrava um levantamentos feito pelo Ministério da Justiça, com base em dados coletados pelo Ministério da Saúde, onde Duque de Caxias, a segunda cidade mais rica do Estado do Rio, era também a segunda mais violenta do País, só perdendo para uma cidadezinha do interior de Pernambuco, onde todas as divergências políticas e sociais ainda são resolvidas democraticamente com a morte de um dos contendores
► Vale ressaltar que,.ainda segundo o Ministério da Justiça, o Rio de Janeiro não forneceu dados recentes sobre mortes violentas, impedindo, assim, que o Governo Federal faça um verdadeiro Mapa da Violência no País, a partir do qual se possa discutir as políticas públicas de segurança a serem adotadas pelos Estados. Para acessar este trágico Mapa, basta clicar no endereço
http://www.mj.gov.br/senasp/home_estatisticas.htm
► O levantamento do Ministério da Saúde foi feito através dos atestados de óbitos passados por hospitais públicos e privados em caso de morte violenta, com indicação da cidade onde nasceu e onde morreu a vítima, bem como as circunstâncias do crime e a sua possível autoria.
► Pelo visto, no pontificado do Papa Garotinho, é proibido falar-se em homicídios ou em mortes violentas. Coração piedoso, ele detesta a violência, até mesmo a que aparece através das frias estatísticas. Será que Sérgio Cabral fala sério quando promete mais Segurança e mudança na Saúde e na Educação?

quinta-feira, 28 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PAÍS ESTÁ A CAMINHO
DE UM NOVO APAGÃO

► Num estudo sério e abalizado divulgado semana passada, a FIRJAN - Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - advertiu que o País corre o risco de um novo apagão já no início de 2008, se o Governo Federal não acelerar o programa de construção de novas hidroelétricas. Como medida preventiva, a Firjan sugere o imediato racionamento do uso do gás natural, tanto pela indústria, como por automóveis – o conhecido GNV que faz a testa dos taxistas - para garantir o funcionamento das usinas termoelétricas construídas, às pressas, no Governo FHC, inclusive a de Campos Elíseos, a maior do País, da empresa norte-americana “El Paso”, que acabou vendida para a Petrobrás. Durante o Governo Lula, os meio-ambientalistas, liderados pela Ministra Marina Silva, impediram que o Governo agilizasse os processos de licenciamento e construção de novas hidroelétricas, que não poluem o meio ambiente, projetos que tinham o apoio da Casa Civil (José Dirceu e Dilma Rousseff). Diante da disputa entre desenvolvimentistas e conservacionistas, Lula preferiu ficar com a inércia e, a esta altura do campeonato, ninguém evitará o novo “apagão”. Para complicar a situação, o uso de gás natural na matriz energética, incentivado pelo próprio Governo, sofre a influência da instabilidade política do Governo da Bolívia, onde Evo Morales, “compañero” de Lula, ora quer um forte reajuste do preço do gás comprado pelo Brasil, ora ameaça suspender o fornecimento. Por esse motivo, nos estudos feitos pela Firjan, foi apontada como solução de emergência: o puro e simples racionamento do gás para indústrias e automóveis. Infelizmente, esta é a única medida prática ao alcance do Governo (independente dos resultados do próximo domingo) solução que irá provocar desemprego, principalmente na indústria automobilística, onde a produção do carros bi-combustíveis vem batendo recordes

► A lambança patrocinada pelo Sr. Expedito Lopes, mais conhecido como Dito, ao espalhar propaganda irregular do trio Sergio Cabral-Zito-Andréia Zito, vai render muita dor de cabeça a todos os envolvidos, direta e indiretamente. Como os candidatos pertencem a coligações diferentes, o fato é crime e será investigado pelo TRE .Para complicar, Zito já começou a sentir a reação dos eleitores a uma coligação estapafúrdia como essa, às vésperas do pleito, principalmente pelo fato de Sérgio Cabral ser o candidato do Casal Garotinho.
►. Dito, por sua vez, já enfrenta problemas no Tribunal de Contas da União por conta de dinheiro recebido de Brasília, quando era Secretário de Ação Social de Zito. Ele deixou a Secretaria de Ação Social no dia 31 de dezembro de 2004,último dia do Governo Zito, sem fazer a devida prestação de contas. O fato foi devidamente comunicado por Washington Reis, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal, ao Ministério das Cidades – dono do dinheiro gasto por Dito – e,agora, além de devolver o dinheiro com correção monetária, Dito ainda responderá por crime se não apresentar a documentação que comprove a correta aplicação dos recursos.
► Só num processo, onde Dito sacou em espécie R$ 48 mil reais entre o Natal e o final de 2004, os recibos de pagamento de autônomos, os conhecidos RPAs, não tinham nem o RG, muito menos o CPF do favorecido. Também não foi obedecida a norma legal que manda destacar e recolher o Imposto de Renda na Fonte e a contribuição para o INSS dos prestadores do serviço.
► Esse processo se refere ao trabalho desenvolvido na Cidade dos Meninos, por conta de convênio entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde para monitoramento de moradores daquela área, que por muitos anos estiveram sujeitos ao contato com o HCH, mais conhecido como “Pó de Broca”.
► Em situação semelhante está D. Mauro Morelli, ex-Bispo de Duque de Caxias, e a própria Diocese, processados pelo Ministério Público Federal por não terem prestado contas de R$ 44 mil reais recebidos para o projeto “Fome Zero” em Duque de Caxias. A Carta Precatória da Justiça de Brasília determina a penhora de bens da Igreja para garantir a devolução do dinheiro, com juros e correção monetária. A dívida já está na casa dos 55 mil reais.
► O prefeito Washington Reis está em dificuldades para justificar ao Serviço de Patrimônio da União a pressa com que os prédios da antiga fábrica de sacaria de juta – a famosa “União” – foi derrubado. Técnicos daquele órgão vieram de Brasília, semana passada, em busca do processo de licenciamento da demolição, estiveram na Secretaria de Obras, em Jardim Primavera, mas nada encontraram.
► Se Eurico Miranda não se eleger, a situação do prefeito de Duque de Caxias junto ao Tribunal de Contas da União vai se complicar ainda mais, pois Washington Reis desobedeceu a uma decisão do TCU, que mandou o Vasco da Gama devolver, em 60 das, o terreno de 450 mil metros quarados, na Rodovia Washington Luis, onde a prefeitura construir, às carreiras, o Centro Técnico de Treinamentos do Vasco da Gama, coisa que Eurico Miranda no consegui fazer em 20 anos.
► Além disso, o prefeito insiste em construí um novo Hospital no terreno, que pertence ao Governo Federal e é administrado pelo Serviço de Patrimônio da União. O prazo para a devolução do terreno já venceu e, agora, o TCU deve determinar o afastamento do Superintendente do SPU no Rio de Janeiro, por não cumprir a ordem do Tribunal, além de abrir inquérito para apurar o envolvimento de outras pessoas no caso, como Eurico Miranda (com ou sem mandato de deputado federal) e o prefeito do Município.
► Anthony Garotinho está enviando correspondência a todos os eleitores fluminenses, pedindo voto para o seu candidato, Geraldo Pudim, mas omitindo os demais cargos.Na carta, ele pede ao eleitor que indique apenas o número do seu partido, PMDB – 15,o que garante, pelo menos, o voto de legenda. Quem não está gostando nem um pouquinho disto são os deputados da sua base, como Gilberto Silva, Dica, Marcos Figueiredo, que tentam uma reeleição cada vez mais difícil.
► O prefeito não gostou nem um pouquinho da verdadeira lambança em que se transformou a inauguração do Teatro Municipal no último sábado. Ao ver que, dos 500 convites distribuídos pela Secretaria de Cultura, nem metade dos convidados compareceu, Washington Reis determinou a uma assessora que fosse até a parte externa do teatro, onde o povo se aglomerava para assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica Petrobrás, e escolhesse algumas pessoas que, vestidas adequadamente, pudessem ingressar na platéia. Depois de perambular pela Praça do Pacificador, a diligente assessora só conseguiu arrebanhar a atenção de duas pessoas. As outras, abordadas por ela, preferiram ficar ao ar livre a participar da verdadeira pantomima em que a festa se transformou. Afinal, o povo não é bobo, viu, Prefeito!
► Para o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, seria conveniente para o País que houvesse um segundo turno nas eleições para Presidente, como em 2002. De acordo com Busato, até lá poderiam ser esclarecidas as circunstâncias do dossiê Vedoin. O presidente nacional da OAB afirmou ainda que a entidade que reúne todos os advogados do Brasil, poderá analisar novamente, em 2007, uma proposta de impeachment do presidente, se Lula vier a ser reeleito.
► Em sua primeira entrevista desde que foi afastado da coordenação geral da campanha de Lula, o deputado Ricardo Berzoini, presidente do PT, criticou os responsáveis pela fracassa tentativa de compra de um dossiê contra líderes tucanos. Sem citar nomes, o dirigente petista (o segundo a ser atingido por envolvimento em esquemas clandestinos) disse que os 6 acusados, com prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Mato Grosso, precisam “pensar no que fizeram”.
► Segundo a Polícia Federal, foi Hamilton Lacerda, coordenador da campanha de Aloizio Mercadante (PT) ao governo de São Paulo, imediatamente afastado do cargo pelo senador, quem entregou a mala com dinheiro ao advogado Gedimar Pereira Passos e ao empresário Valdebran Padilha da Silva, no hotel Ibis em São Paulo, no dia 14.
► O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio, divulgou nota na qual pede a seu partido que entre com representação no Conselho de Ética da Câmara contra o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP). ‘O deputado Ricardo Berzoini foi qualificado de ‘aloprado’ pelo presidente da República por haver participado da malograda operação petista da compra de falso dossiê destinado a interferir, criminosamente, no desenrolar da campanha eleitoral’, afirmou Virgílio.
► ‘Aloprado ou não, Berzoini foi acusado pelo próprio presidente da República’, continuou o senador tucano. ‘E o próprio deputado disse que, ‘se o Lula falou, está falado’, admitindo ser o Delúbio da vez, o boi de piranha pré-eleitoral’, afirmou o líder do PSDB, relembrando o caso do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, afastado do cargo depois de acusado de envolvimento no mensalão.

quarta-feira, 27 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

DEPUTADO DESMONTA “BOMBA”
CONTRA SERVIDORES DE CAXIAS

► A pouco mais de uma semana das eleições, o deputado Gilberto Silva, do PMDB, ex-vice-prefeito de Duque de Caxias e que tenta novo mandato, conseguiu desmontar uma “bomba” que estava sendo armada contra os mais de 15 mil servidores de Duque de Caxias por parte de auxiliares diretos do prefeito Washington Reis. A intervenção do deputado ocorreu logo depois de informado do que ocorria por seu irmão, Orlando Silva, vereador eleito em 2004 e que ocupa a Secretaria de Administração desde o início do atual Governo. No encontro com o irmão, Orlando Silva revelou que estava deixando o cargo para retornar à Câmara, pois um volumoso “pacote de maldades” contra os servidores estava sendo preparado à sua revelia, muito embora a administração do pessoal fosse da sua exclusiva competência. Gilberto Silva procurou de imediato o prefeito Washington Reis, informando o que estava ocorrendo no Governo e que estava solidário com a posição de seu irmão, de deixar incontinente a Secretaria de Administração, recebendo carta branca do prefeito para negociar a solução do impasse com o Secretário de Fazenda, Sergio Rui. No encontro com o Secretário de Fazenda, que estava coordenando um projeto de reestruturação administrativa do Município, Gilberto Silva demonstrou que, embora necessárias, as mudanças propostas pelo Secretário de Fazenda tinham apenas a finalidade de reduzir despesas, punindo os servidores do quadro da prefeitura, mas sem qualquer melhoria no desempenho da máquina ou benefício para o contribuinte. A medida proposta pelo Secretário de Fazenda se destinava apenas ao corte de diversos benefícios pagos aos servidores ativos, que beneficiam também aos inativos. Seriam excluídos o abono e outros benefícios do cálculo de férias e 13° salário, inclusive para o pessoal das secretarias de Saúde e Educação. Na área da Saúde, a insalubridade seria paga apenas aos profissionais, excluindo o pessoal de apoio e que tem nesse benefício um reforço de salário. Os técnicos em Raio X, por exemplo, perderiam um dos dois períodos de férias a que têm direito pela Constituição, enquanto a insalubridade passaria dos atuais 40% para apenas 20%.Também seria extinta a verba de representação de gabinete,enquanto a gratificação de difícil acesso só seria paga exclusivamente aos professores. Pelo menos por ora, o “pacote de maldades” do Secretário Sergio Rui foi arquivado, tal e qual a encampação da Petrobrás na Bolívia pelo Governo de Evo Morales. Os resultados práticos só serão percebidos no final do ano, depois que passarem a euforia dos vitoriosos, o choro dos derrotados e Sergio Cabral confirmar a nomeação de Sergio Rui para a Secretaria da Receita do Estado.. Até lá, os servidores municipais precisam ficar atentos!

► O pacote de maldades contra os servidores de Duque de Caxias estava sendo “embrulhado” eu reuniões sigilosas, realizadas num hotel da Zona Sul, pois os auxiliares do prefeito (Secretário de Fazenda, Procurador Geral e Controlador) não suportam pisar na poeira de Caxias, embora seja aqui que eles recebem polpuda remuneração.
► A isca para envolver o prefeito na trama era pecuniária: havia possibilidade de economizar R$ 600 milhões por ano só na folha de pagamento, cortando abonos de milhares de pessoas que ganham salário mínimo. Será que disseram ao prefeito que a empresa de consultoria, contratada sem licitação, ira receber APENAS 10% de tudo que pudesse economizar esfolando os miseráveis servidores municipais?
► Melhor desempenho, em matéria de finanças, teve o presidente do IPMDC, o advogado Antonio Batista. Ele descobriu que o SUS reembolsa parte dos gastos das autarquias que cuidam da saúde dos servidores municipais, como é o caso do IPMDC. Para receber os atrasados, ele contratou uma empresa de consultoria, especializada nesse tipo de problema. De saída, o IPMDC recebeu nada menos que R$ 28 milhões. E ainda tem muito mais a caminho e as taxas cobradas pelas empresas de consultoria para esse tipo de “resgate” são bem menos salgadas. Algo entre 4% e 8%
► Os cerca de 5 mil servidores municipais aposentados e pensionistas de Duque de Caxias receberam nos últimos dias uma carinhosa carta, pedindo votos para Jorge Picciani (PMDB) e Renato Cozzolino (PDT). O traço comum entre os dois indicados é que só conhecem a cidade por ouvir dizer, enquanto o autor da carta é um ex-prefeito do município, que está de volta em função de mais um pleito. E ele subscreve a carta como Hidekel de Freitas Lima, ex-prefeito de Duque de Caxias.
► Em tempo: ele é um dos mais novos assessores do prefeito Washington Reis, que prefere importar secretários. Talvez por isto mesmo HF tenha decidido dar o seu apoio a dois deputados que nunca estiveram em Duque de Caxias.
► Lula não perderá os votos de seis dos seus mais diretos auxiliares, envolvidos nas trapalhadas da compra de um dossiê fajuto anti-Serra e que tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal de Mato Grosso
► Protegidos pela lei eleitoral, que, até segunda-feira, só permite a prisão em flagrante, Valdebran Padilha, Gedimar Passos,Freud Godoy, Expedfito Veloso (ex-diretor do Banco do Brasil), Jorge Lorenzeti (que pagava as contas da filha de Lula) e Oswaldo Bargas passarão o fim de semana em liberdade. Na terça, se não conseguirem um salvador “habeas corpus”, serão levados para os xadrezes da PF em Cuiabá.
► Com a notificação do TSE, Lula passou a ser alvo de uma investigação sobre o uso de “Caixa Dois” em sua campanha,que agora é crime eleitoral e suficiente para provocar a cassção do registro de sua candidatura, mesmo que venha a ser eleito no domingo. É o que está na nova legislação eleitoral, votada pelo Congresso e sancionada pelo próprio Lula depois da descobertas de “dinheiro não contabilizado” nas contas do PT.
► Antes de decidir em quem votar, consulte o link
http://www.mj.gov.br/senasp/home_estatisticas.htm, onde o Ministério da Justiça disponibiliza dados efetivos da violência em todo o País. Com relação ao Rio de Janeiro, o Ministério adverte que o Governo do Estado não entregou os dados referentes aos últimos 5 anos.
► Diz o ditado que, quem deve, teme.De que tem medo Da. Rosinha Garotinho, quando tantos policiais, queocuparam cargos de chefia em seu Governo, são candidatos nas eleições de domingo?
► O FBI já informou à Polícia Federal que os dólares apreendidos com assessores de Lula num hotel de São Paulo, entraram no Brasil através de um grnade banco. Só falta os eficientes auxiliares do Ministro da Justiça identificar a agência e os sacadores. Em caso de haver qualquer dificulade, é só pedir ajuda a Antonio Palocci, muito eficiente em vascular as contas bancárias de modestos caseiros.

terça-feira, 26 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

ZITO VAI PROCESSAR SERGIO
CABRAL POR FRAUDE ELEITORAL
► É uma farsa! Essa foi a reação do ex-prefeito Zito ao tomar conhecimento da existência de dezenas de placas com propaganda, revelado por este Blog e espalhados pelos principais bairros de Duque de Caxias, no final de semana, insinuando o apoio dele e de sua filha, a deputada ,Andréia Zito, ao senador Sergio Cabral, candidato a governador pelo PMDB. O ex-prefeito, um dos 10 nomes mais citados entre os candidatos a deputado estadual, e sua filha, que ocupa a mesma posição na corrida por uma das 46 cadeiras de deputado federal pelo Rio de Janeiro, negaram qualquer tipo de acordo com o candidato do casal Garotinho. O ex-prefeito reiterou o seu apoio e de sua filha ao deputado Eduardo Paes e recebeu a solidariedade das principais figuras do PSDB, que vai ingressar no Tribunal Regional Eleitoral nas próximas horas com denúncia contra o senador e a coligação que o apóia, por crime eleitoral. As placas que juntam Zito, Andréia e Cabral são fruto de montagem, embora com foto oficial da campanha de Cabral, estampa imagens mais antigas de Zito e sua filha. Para alguns amigos de Zito, o candidato da governadora Rosinha Garotinho tentou um golpe primário, a exemplo do que foi feito pelo PT em São Paulo, que tentou comprar um falso dossiê, vinculando o ex-ministro José Serra e o ex-governador Geraldo Alckmin, ambos do PSDB, à quadrilha dos sanguessugas, responsável pelo superfaturamento das ambulâncias compradas por prefeituras de todo o País com recursos do Ministério da Saúde.

► Zito tem informações de que essas placas estão sendo colocadas sem autorização dos proprietários dos imóveis, como exige a legislação, muito menos do candidato do casal Garotinho. Na mesmas, aparece também o nome do ex-Secretário de Ação Social da prefeitura, Expedito Lopes, o Dito, que “indica” seus candidatos aos eleitores. Dito está às voltas com o Tribunal de Contas da União por desvio de recursos na posta que ocupou no governo passado.
► Sexta-feira (22/09), enquanto a Prefeitura preparava a grande festa na Praça do Pacificador, para inaugurar o Teatro Municipal, construído por Zito, a bandidagem fazia a festa do outro lado da cidade. Por volta das 11h30, na movimentada Av. Duque de Caxias, no acesso ao posto de combustíveis do vereador Adrião Nogueira, um sargento reformado da PM era fuzilado dentro do próprio carro com mais de 30 tiros de fuzil.
► A situação de insegurança é tal que a delegada, chamada para registrar o crime, determinou a seus auxiliares que colocassem o veículo, ainda com o corpo da vítima, num reboque da Prefeitura, pois a perícia seria feita ao lado da Delegacia, que ela julgava local mais seguro.
► Poucas horas depois, na Rua General Câmara, em frente à casa da advogada Dina Guerra e a menos de 50 metros da 59ª DP, local onde foi feita a perícia do primeiro crime, um oficial da PM era atacado a tiros, como ocorre no Iraque e no Afeganistão, que estão em guerra. Será por isso que o senador Sergio Cabral, apesar do apoio do casal Garotinho, diz que vai mudar tudo na Polícia para combater a insegurança em que vive o povo do Rio de Janeiro?
► Em plena "ditadura" da inclusão social, as Secretarias de Cultura e de Comunicação Social da Prefeitura fizeram duas festas separadas, mas simultâneas, para a inauguração do Teatro Municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer.
► Na platéia do teatro, com 440 lugares sentados, foi servido um sofisticado coquetel apenas para convidados da Prefeitura e da Petrobrás, na base do “quem sois”: autoridades, como deputados, vereadores, secretários e artistas ligados à TV Globo, que prestigiou o evento com um "flash" no telejornal local do ensaio geral de sexta-feira, mesmo depois do jornalista Roberto Marinho haver sido "cassado" pelo prefeito Washington Reis (o nome anterior do teatro fora determinado pela Lei 1844, de 23 de setembro de 2004). Talvez Freud (Godoy) explique essa esquizofrenia da turma do Projac.
► O coquetel supimpa foi servido para cerca de 250 convidados - uma metade da Petrobras -, que investiu quase R$ 20 milhões nas obras do Centro Cultural Oscar Niemeyer e acaba de perder mais de um bilhão de dólares na Bolívia do "companheiro" Evo Morales.
► Do lado de fora, estava a “turma do sereno”, o povão convocada por anúncios nas principais rádios do grande Rio para assistir ao concerto da Orquestra Sinfônica da Petrobras, realizado no palco reversível. Sem direito a um copo de água mineral, o povão ainda teve que disputar espaço com as prostitutas e os pivetes que dominam a Praça do Pacificador 24 horas por dia, sob os olhares complacentes das Polícias Militar e Civil e da Guarda Municipal.
► Até jogo de cartas valendo dinheiro são permitidos sob os pilotis do palácio idealizado pelo mestre Niemeyer para ser um Centro irradiador de Cultura.
► Apesar da Prefeitura divulgar que a Biblioteca Leonel Brizola, inaugurada por Zito em setembro de 2004 e que integra o Centro Cultural, dispõe de condições de acesso à Internet, a verdade é que os seus 16 computadores continuam servindo apenas como objetos de decoração, pois a Secretaria de Cultura ainda resolveu o impasse em torno do sistema banda larga que deveria estar funcionando há dois anos.
► Empresário de sucesso, o prefeito Washington Reis sabe como conquistar amigos e cativar pessoas. Na visita que fez ao arquiteto Oscar Niemeyer, com o único propósito de convidá-lo para a inauguração do ex-Teatro Roberto Marinho, ele fez uma espantosa confissão: disse que o Teatro, cuja construção teve início em na gestão anterior, é a obra mais importante do seu Governo, embora só tenha tido o trabalho de contratar o bufê para servir o coquetel VIP, do tipo 0800, pois a grana saiu dos combalidos cofres da Petrobras.
► Aliás, o prefeito teve atuação fundamental na escolha, sem licitação, da Fundação Euclides da Cunha, uma ONG que se apresenta como instituição ligada à Universidade Federal Fluminense, para administrar o Teatro. Ela fará em Duque de Caxias papel equivalente ao que faz a FESP na administração estadual: fornecer mão de obra, contratada sem concurso, embora a Constituição exija tal procedimento. Afinal, uma "imbecilidade" a mais - como diria o companheiro Lula - não vai derrubar um governo que tem o apoio incondicional dos 21 vereadores da cidade.
► Um grande jornal do Rio revelou, como furo de reportagem, o que até as pedras do estacionamento do Hospital de Saracuruna estão cansadas de saber: Sérgio Rui e Oscar Berro já têm vagas garantidas no Secretariado no provável governo de Sergio Cabral. Se a sua candidatura não explodir nas próximas horas por conta das fraudes na propaganda denunciadas por Zito e pelo PSDB.
► O eleitor que estiver ainda em dúvida sobre como votar no domingo, pode acessar o portal da Globo, onde foi montado um completo dossiê - este é verdadeiro - sobre os escândalos do Governo Lula, desde a passagem do Sr.Valdomiro Diniz pela direção da Loterj pelo Governo Garotinho, como parceiro do ex-bispo (da Igreja Universal) Carlos Rodrigues até a compra das ambulâncias da Planam, onde diversos deputados da Baixada aparecem como patrocinadores. Basta clicar no endereço http://oglobo.globo.com/pais/escandalos/. Em destaque, a reluzente careca do Marcos Valério, o "inventor" do Valerioduto que irrigou com milhões de reais o Caixa Dois do PT.
► O procurador da República no Distrito Federal Gustavo Pessanha Velloso pediu a inclusão de mais 13 pessoas na Ação Penal que o Ministério Público Federal move contra integrantes da chamada máfia dos vampiros, envolvidos na compra superfaturada de hemoderivados e insulina para o Ministério da Saúde Entre os novos nomes estão os do ex-ministro da Saúde, Humberto Costa (PT), candidato a governador de Pernambuco, e o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, um dos principais envolvidos também no esquema do mensalão. No processo sobre máfia dos vampiros, Humberto Costa e Delúbio Soares são acusados de formação de quadrilha e corrupção passiva. A inclusão desses dois nomes resultou da análise que o Ministério Público fez de transcrições de conversas gravadas pela PF quando investigava o caso
► Nesta segunda-feira (25/09), em ato de apoio à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), Fernando Henrique Cardoso afirmou que o presidente Lula errou feio ao se comparar a Jesus Cristo, num comício em Sorocaba. Para FHC Lula, é o "demônio" e precisa ser afastado do poder. Durante o "Ato por um Brasil Decente", que reuniu tucanos e pefelistas em um clube de São Paulo, o ex-presidente comentou que Lula tem por hábito afagar ex-integrantes do governo ou do partido envolvidos em denúncias de corrupção. "O presidente da República 'modestamente' se comparou a Cristo. Ele errou porque Cristo nunca foi beijar Judas. Nunca foi chamar Judas de companheiro (...) Ele não é Cristo, não, é o demônio e nós temos que expulsá-lo daqui", bradou Fernando Henrique na manifestação que também puxou votos para José Serra, candidato tucano ao governo paulista.
► Para muita gente, ao se comparar a Cristo, Lula cometeu o que a psicologia denomina ato falho. No presente caso, ele teria se lembrado que estava cercado por um bando de 40 ladrões, como afirmou o Procurador Geral da República ao propor ação penal perante o Supremo Tribunal Federal arrolando os principais auxiliares de Lula, a começar por José Dirceu, Chefe da Casa Civil, e José Genuíno, então presidente do PT. Embora já tenha afirmado que escândalos envolvendo integrantes do governo e do partido de Lula poderiam levar ao impeachment do atual presidente, FHC ressaltou que a solução virá das urnas no domingo. "Ninguém quer golpe, é voto na urna", defendeu.

segunda-feira, 25 de setembro de 2006

BAIXADA URGENTE

FAMÍLIA ZITO FECHADA
COM SÉRGIO CABRAL?

► No movimentado último fim de semana de campanha eleitoral, que teve também a inauguração do Teatro Municipal Raul Cortez, depois de uma espera de 10 anos, a cidade foi sacudida por um verdadeiro “tsunami” político, caso seja confirmada: a guinada da família Zito em direção ao palanque do casal Garotinho e do senador Sérgio Cabral. Embora a legislação eleitoral proíba campanha conjunta de candidatos cujos partidos não formem uma coligação, o ex-prefeito Zito e sua filha Andréia, ambos do PSDB e ligados a Marcello Alencar, foram vistos, segundo algumas pessoas, em pequenos “outdoors” e "santinhos" ao lado do senador Sérgio Cabral, candidato a governador pelo PMDB do casal Garotinho. No domingo, aliás, Zito conduziu uma grande carreata em inúmeros bairros da cidade. Se confirmada a adesão, não será surpresa se, nesse restinho de campanha, Zito e Washington Reis aparecerem juntos, pedindo votos para o senador do PMDB. Aliás, a simples colocação de propaganda conjunta da família Zito e de Sérgio Cabral já causou grande "frisson", principalmente entre os seguidores do ex-prefeito e de Washington Reis. O fato do atual prefeito, vice de Zito em 96, haver rompido como ele logo depois da eleição e disputado a Prefeitura em 2004 como adversário, criou uma situação no mínimo inusitada: Zito, agora, faria partead base de apoio a Sérgio Cabral, embora seu objetivo imediato seja voltar à Prefeitura em 2008, preferentemente em posição de confronto com Washington Reis. O que a cidade pergunta é como Sergio Cabral, que vem encontrando dificuldades para defender o casal Garotinho e, ao mesmo tempo, conquistar os votos dos eleitores insatisfeitos com a política do “tudo-por-um-real”, vai conseguir administrar a disputa entre o atual e o ex-prefeito. Afinal, essa disputa já dura 10 anos!

► O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), sub-relator da CP dos Sanguessugas, voltou a criticar a lentidão da Polícia Federal em identificar as contas de onde saíram R$1,7 milhão para a compra do falso dossiê contra o PSDB. E insinua que, ao governo e ao PT, só interessaria a divulgação após as eleições. ”É preciso saber se o governo está interessado em divulgar a origem do dinheiro antes ou depois da eleição. Eu aposto na segunda opção”, disse Gabeira
► O comércio de acessórios para o vestuário – principalmente de malas e sacolas – está faturando horrores. Afinal, ninguém confia nos bancos, nem aceita cheque para pagar “apoios desinteressados” na reta final de campanha.O entra- e-sai de malas de dinheiro nos comitês de campanha segue em ritmo alucinante. Depois que uma juíza firmou jurisprudência de que dirigente partidário pego às vésperas da eleição (em Campos, por exemplo) com a mixaria de R$ 300 mil em espécie, não configura crime eleitoral, vale tudo para ganhar uma eleição. Até sacar um milhão em Caxias para pagar suborno em Campinas, terra da revista “Isto é” e do ínclito Orestes Quércia..
► Em priscas eras, havia um ditado que os cínicos usavam para justificar o roubo: crime não é roubar: é não conseguir carregar. Hoje, trabalho escravo em fazenda de poderosos só será punido se o “bóia fria” estiver algemado. Também deverá ser interpretado apenas como uma despropositada imbecilidade o fato de um cidadão qualquer (desde que do PT) vir a ser preso com R$ 1,7 milhão em hotéis de beira de estrada (ou aeroporto). Também carregar 100 mil dólares na cueca é altamente aconselhável e seguro.
► Setores expressivos do PMDB especulam que Sérgio Cabral pagará um elevado preço pelo apoio de Zito & Cia. nessa reta final para evitar um sempre perigoso Segundo Turno. Não é segredo para ninguém que Zito quer, “apenas”, a presidência da Assembléia Legislativa. E ele vem trabalhando duro para se tornar o deputado estadual mais votado e chegar dia 1º de Janeiro com cacife para reivindicar, numa salva de prata, o cargo que já foi ocupado por Sergio Cabral.
► Esses peemedebistas lembram que, quando presidente da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, Zito foi convocado para assumir uma vaga de deputado. Ele fez as contas e concluiu que, como Presidente da Câmara local, detinha, por razões óbvias, mais poderes do que sendo um simples deputado estadual em final de mandato. Ele cedeu, de bom grado, a sua vaga para o irrequieto Vagner Montes, que ingressara na política à sombra do programa “O Povo na TV”, do SBT, que também projetou o advogado Roberto Jefferson.
► Além do mais, como presidente da ALERJ, da qual já participou como deputado, Zito fará parte do “círculo do Poder”, capaz de acelerar (ou travar) qualquer proposição que seja contra ou a favor dos interesses do governador De qualquer forma, a sorte da dupla Sergio Cabral-Zito está lançada. Quem saiu perdendo foi o deputado Jorge Picciani, que pretendia permanecer no cargo mais alto da ALERJ por mais 4 anos.
► Observadores da política fluminense consideram que o ingresso de Zito e Andréia na “barca” de Sergio Cabral, a uma semana das eleições, é um sinal claro de que o casal Garotinho, mesmo que fique morando no Rio, como já foi anunciado, estará fora do próximo Governo do PMDB. Principalmente depois de 1º de Março, quando um novo quadro partidário irá comandar a vida política do País, em função da cláusula de barreira.
► A previsão é da redução dos cerca de 30 partidos hoje existentes para cerca de 15. Os partidos chamados nanicos terão de formar federação, do tipo PMDB, em que os interesses regionais acabarão falando mais alto que o interesse nacional. A mudnça não impedirá que surjam coligações exdruzulas, como as que temos nestas eleições, que contrariam as leis da biologia política. Com isso, onde estarão, em 2007, o casal Garotinho, Marcello Alencar, César Maia, Alexandre Cardoso, Marcelo Crivella, Jandira Feghali, Marcio Fortes, Denise Frossard, Moreira Franco, Zito e Washington Reis, entre outros?