quinta-feira, 23 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

PRESSÃO DO GOVERNO RACHA
O MOVIMENO DOS PMs E BMs


Com a dubiedade que vem caracterizando o Governo do Estado na atual gestão, a radicalização na campanha salarial do pessoal da Saúde, Educação e Segurança é uma conseqüência mais do que natural. Afinal, nos oito anos do Império Garotinho, Sérgio Cabral foi um eficiente serviçal, aprovando na ALERJ tudo que a família Matheus Garotinho queria, inclusive usar dinheiro do SUS (Saúde) para financiar os restaurantes populares. A situação é tão esquisita que um grupo de coronéis prometeu participar, no domingo, da caminhada dos pensionista da PM e dos Bombeiros, que estão há mais de 8 anos (vítimas preferenciais do casal Garotinho) com suas pensões congelada. Como pensionistas e aposentados não podem fazer greve, o Governo nem se importa com eles. Também os Delegados e professores recusaram a proposta de 25% em 24 suaves prestações. Numa agitada reunião nesta quinta-feira, ocorreu um racha na coordenação da campanha salarial da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Já vimos este filme antes: serão mais oito anos de salários arrochados na Educação, na Saúde e na Segurança Pública. E, sem PAN como pretexto para que o Governo faça alguma coisa!


LULA E O PT SONHAM COM
A VOLTA DO ESTADO NOVO

Agosto continua concentrando os piores acontecimentos políticos do País. Na sexta-feira, 25, transcorre o 53º aniversário do suicídio de Getulio Vargas, pondo fim a uma longa crise, cujo ponto alto foi a tentativa de assassinato do jornalsita Carlos Lacerda, da “Tribunal da Imprensa”. Por erro de pontaria, quem morreu foi o Major Rubens Vaz, no que fiou conhecido nos anais da imprensa como o “Crime da Rua Toneleros”, uma então pacata rua de Copacabana, onde morava o oficial da FAB. Como o crime foi tramado nos porões do Palácio do Catete, a UDN não descansou enquanto não afastou Vargas da Presidência da República. Também neste fim de semana transcorre o 46º aniversário da, até hoje não explicada, renúncia de Jânio Quadros, que desencadeou a campanha contra a posse do vice, João Goulart, que não esmoreceu nem com a criação de um arremedo de Parlamentarismo, desembocando no golpe militar de 31 de março de 1964 e no feroz regime que resistiu às “Diretas Já”, mas acabou na eleição indireta de Tancredo Neves. Não terá sido por mero acaso que a cúpula do Lulismo e do PT escolheram o próximo dia 30 de agosto para começar o seu III Congresso Nacional, cujo tema principal é a convocação de uma Assembléia Constituinte exclusiva, com a finalidade de modificar o arcabouço jurídico-político do País, revisando as funções e competência dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a exemplo do que fez o Presidente Hugo Chaves na Venezuela, inclusive com direito à reeleição ilimitada.
A exemplo do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NAZI) de Hitler, o lulismo já “elegeu” o culpado pela grande desigualdade social entre cidades, estados e a população das várias regiões do País. Como o número de judeus é muito pequeno, os teóricos do lulismo (Tarso Genro e José Dirceu à frente) optaram pelas “Zelites”, detentoras das maiores fortunas do País e que, por isso mesmo, provocam o empobrecimento da maioria. Simples e direto! E uma concentração do Poder nas mãos de Lula – que governa por meio de Medidas Provisórias, herdadas da Ditadura – virá com a mudança do papel do Congresso Nacional, que será apenas um órgão abalizador, tal como no Estado Novo, com a Constituição outorgada por Getúlio, e na Ditadura de 64, onde os parlamentares arrebanhados pela ARENA por meio de coação (cassação do mandato dos rebeldes) tinham que votar sempre a favor. Os golpistas de 64 inovaram em matéria de organização política, pois escolhiam quem seria da ARENA (a maioria e sempre a favor) e do MDB (a minoria e sempre contra). Na época, o Governo não teve pejo em cassar mandados dos deputados estaduais da Assembléia gaúcha em número suficiente para que a ARENA pudesse eleger o Perachi Barcelos como governador do Rio Grande do Sul.
O Supremo já sinalizou que há limites para mudanças na Constituição (com as chamadas cláusulas pétreas), não havendo espaço para legitimar uma Assembléia Nacional Constituinte castrada, com poderes reduzidos a poucos temas, como a reforma política. Como o sonho do PT é o mesmo que embalou Hitler e o seu partido – ficar no Poder por mil anos – todo o cuidado é pouco. Nunca é demais lembrar a palavra de ordem da oposição dos anos 50, integrada por homens do estofo moral de um Milton Campos, Prado Kelly, Aliomar Baleeiro ou Bilac Pinto, quando Getulio voltou ao poder eleito pela coligação PSD-PTB: LEMBRAI-VOS DE 37!

● Em entrevista ao Estadão (05/08), o mestre em Ciência Política do IUPERJ, Luiz Werneck Vianna, chamou a atenção para aspectos que são mais do que simples coincidência no governo Lula: “ecos do ideário que gerou o trabalhismo brasileiro”, presença atuante de “representações corporativas de trabalhadores e empresários”, notória dificuldade presidencial de “conciliar interesses conflitantes” e “centralização ostensiva”. Não ficam de fora sequer os escândalos que abalam a representação política nacional. E definiu o quadro como o “Estado Novo do PT.”
● E na mesma direção vai o prefeito César Maia, que denunciou em seu ex-blog como propaganda subliminar um anúncio do Banco do Brasil, que recomenda ao telespectador que vote no 3. Para o ex-exilado, seria o terceiro mandato para Lula, que a atual Constituição não prevê.
● Já para o advogado Adilson Moreira de Medeiros, advogado, com pós-graduação em Direito Constitucional e Administrativo, funcionário do Tribunal de Contas de Roraima, e servidor de carreira do Tribunal de Contas de Rondônia, a “história política recente do Brasil viu florescer e as eleições presidenciais do ano passado vieram a consagrar um novo tipo de Estado de cunho Liberal, a saber: o Estado Mínimo sob o prisma ético. O lema desse novo Estado Liberal, muito convenientemente travestido (no discurso) de Estado Social, traduz-se no já conhecido deixa fazer, deixa passar (os verbos podem ser substituídos por outros que o leitor julgar mais adequados). Se tudo vier à tona, vale dizer, se der errado, a Polícia investiga e a mão invisível das instituições se encarrega de regular a situação”
● Quem exercerá o papel de Josef Goebbels, Ministro da Propaganda de Hitler, para quem uma mentira repetida mil vezes ganharia foro de veracidade? Façam o jogo, senhores! ● Os cinco partidos acusados de beneficiários do esquema conhecido como mensalão – PT, PMDB, PTB, PL e PP – teriam recebido pelo menos R$ 40,6 milhões para a compra de votos de parlamentares e para o financiamento ilegal de campanhas eleitorais. Os dados foram divulgados pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal, que entrou com
ações de improbidade administrativa contra 37 acusados de participação no esquema
● A Suderj informa: sai John Kennedy e entra Leonel Brizola. O ex-governador do Rio de Janeiro poderá substituir o presidente dos EUA, cujo nome batizou a RJ-101, antiga Estrada Rio-Petrópolis, que corta o centro de Duque de Caxias. A mudança foi proposta pelo deputado estadual Zito (PSDB) que apresentou, na Alerj, projeto de lei nesse sentido.
● Para o deputado tucano, que teve uma rápida passagem pelo PDT, Brizola participou ativamente da vida política brasileira, sendo o único homem público do País a ser eleito governador em dois estados diferentes (Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro). “Outra característica peculiar para a mudança de nome é que existem vários Brizolões ao longo da Kennedy, obra marcante do homenageado, além de uma biblioteca com seu nome, que funciona no Centro Cultural Oscar Niemeyer”, destaca
● O Ministro da Propaganda do Governo recomendou que, para evitar novas vaias, Lula só participe de cerimônias em locais fechados, onde possam ser monitorados todos os presentes. Na cerimônia de abertura do Parapan, só para convidados, Lula e César Maia não escaparam das vaias.
● Na última sexta-feira, no lançamento do projeto “Lona da Ciência”, na Praça da Apoteose, na Vila São Luis, Sérgio Cabral deu o bolo, deixando sem companhia o Ministro Sérgio Rezende, da Ciência e Tecnologia, o Secretário Alexandre Cardoso e o prefeito Washington Reis.
● Terminam nesta sexta-feira, (24/08) as inscrições para o IV Festival de Teatro de Duque de Caxias, que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os grupos cênicos de todo o país. “Na edição anterior, tivemos a participação de mais de 300 profissionais de teatro, com público superior a 12 mil pessoas. Este ano, esperamos reunir mais de 20 mil espectadores, porque o Festival acontecerá no novo Teatro Raul Cortez, um dos maiores do Estado” – assinala a secretária municipal de Cultura, Dalva Lazaroni
.

BAIXADA URGENTE

TÁBUA DA SALVAÇÃO

Diante da insensibilidade do governo com a situação aflitiva dos servidores, uma das alternativas tem sido apelar para o Sobrenatural de Almeida, como diria o mestre Nelson Rodrigues. E os milagreiros de plantão estão apelando para a propaganda de ocasião, como nesse flagrante de um internauta anônimo antenado. Aquela numerosa quadriha do mensalão, denunciada ao STF pela Procuradoria Geral da República, já marcou uma “consulta” com o poderoso vidente.
SECRETÁRIO DA PREFEITURA
VAI DEFENDER O FLUMINENSE

Autuado pela CECA, acusado de desmatamento em área de preservação ambiental em Xerém, o Fluminense publicou uma nota oficial em seu site, informando apenas que o secretário de Trabalho do município, Wanderley Simões, ficou encarregado de esclarecer junto às autoridades da Secretaria de Ambiente do Estado, o que ocorreu na área vizinha ao Centro de Treinamento construído pelo clube numa área doada pelo Governo Geisel. Segundo a Feema, a parte desmatada faz parte do APA - Área de Preservação Permanente do Parque do Tinguá, por integrar a Mata Atlântica. Sobre o desmatamento, o clube mantém silêncio. A escolha de Wanderley Simões foi resultado de um acordo entre o tricolor Roberto Horcades e o prefeito vascaíno Washington Reis, que mora em Xerém.
A nota do tricolor das Laranjeiras diz, na integra, o seguinte:
A respeito das matérias veiculadas nesta quinta-feira (16/08) sobre a notificação do Instituto Estadual de Florestas na qual o clube é acusado de desmatamento ilegal no terreno onde está sendo construído o futuro Centro de Treinamento do Futebol Profissional, em Xerém, cabem os seguintes esclarecimentos:
O Fluminense Football Club, na figura do presidente Roberto Horcades, e o Município de Duque de Caxias, representado pelo Prefeito Washington Reis, já estão trabalhando em conjunto para resolver o problema o mais breve possível;
Para cuidar especificamente deste assunto e se defender das acusações que envolvem possíveis delitos às Leis de Crimes Ambientais, o Fluminense e a Prefeitura de Duque de Caxias designaram o Secretário de Trabalho deste Município, Wanderley Simões, que iniciará o processo de normatização das pendências. Roberto Horcades Presidente

● Técnicos do Inmetro serão os primeiros a depor na CPI da ALERJ que vai apurar denúncias de irregularidades nos medidores da distribuidora de energia Ampla. A decisão de convocá-los foi tomada, nesta quarta-feira (22/08), durante a primeira reunião de trabalho da CPI, instalada semana passada.
● "A comissão achou melhor colhermos dados técnicos que nos dêem embasamento antes de ouvirmos os demais órgãos e representantes envolvidos nesta questão", explicou o presidente da CPI, deputado Marco Figueiredo (PSC). Os integrantes da comissão decidiram ainda que irão solicitar diversos documentos aos órgãos públicos e à Ampla no que se refere ao processo de instalação dos chips eletrônicos nos medidores aéreos da companhia.
● Segundo o deputado caxiense, os primeiros passos da investigação, sobre as denúncias de irregularidades na cobrança de energia, serão dados na próxima quarta-feira (29/08), quando a CPI pretende ouvir o ex-diretor do Inmetro, Samuel Penha; o chefe-substituto de Metrologia Legal do órgão, Alex de Almeida Carvalho; e o diretor de Metrologia Legal, Maurício Martinelli.
● A CPI também definiu que os primeiros documentos solicitados serão: edital de contrato de concessão da Ampla, a cargo da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); cópia dos laudos que o Inmetro enviou ao Ministério Público Federal atestando falhas nos medidores; relação da Ampla com os medidores instalados no estado, com endereço, modelo e terminais de consulta; cópia da certificação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) ou registro do chip usado no medidor; e cópia da normatização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre medidores de aferição centralizada
● Enquanto os coronéis da ativa, que assinaram um manifesto de apoio à caminhada de pensionistas marcada para domingo, dão uma espetacular “meia volta, volver!”, recuando do propósito de encabeçar o movimento, as associações que reúnem PMs e BMs decidiram radicalizar, oferecendo uma saída honrosa para Sérgio Cabral: a renúncia ao mandato
● Aberta nesta quarta (22/08), no Espaço Canaã (Rodovia Washington Luís 14.005, Jardim Primavera) o 7º Encontro de Negócios do Grande Rio & ExpoDuque, que ficam abertos até sábado (25). A expectativa é movimentar R$ 100 milhões em 990 rodadas de negócios.A Prefeitura lançou uma cartilha com o passo-a-passo para a legalização de empresas no município. Nos últimos 30 meses, 3.008 empresas receberam alvarás de localização na cidade. A meta do governo é lançar o Duque-Fácil, que reunirá num só local todos os órgãos necessários para a legalização de empresas, como é feito em Salvador (BA).
● Neste domingo (26/08) a partir das 9:00 horas, na Praça Roberto Silveira, o PSDB realizará sua convenção para escolher os 40 delegados do diretório municipal, primeiro passo para a eleição de 2008. A expectativa é que 3 mil pessoas participem da convenção. O próximo passo será conseguir até o dia 30 de setembro, data limite para a filiação, nomes de expressão, reforçando o PSDB para a eleição do ano que vem.
● Nesta sexta, 24 de agosto, às 19 horas, teremos “Cinema Com Batuque - Sessão Vinil. É uma promoção do Cine-Clube Mate com Angu, em edição especial, envolvendo cinema, música, dança, grafite e um debate papo com Valter Filé e Companhia Brasileira de Cinema Barato. A programação completa você confere aqui. Cinema com Batuque é uma parceria SESC, Cineclube Mate Com Angu, Cine Guandu e Anti-Cinema. Será no SESC São João de Meriti.Av. Automóvel Clube n°66, centro de São João de Meriti E o melhor: a entrada é franca

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE

CAXIAS, A BAHIA SEM 365 IGREJAS

“É uma nova Bahia. Faltam-lhe as trezentas e sessenta e cinco igrejas. Mas o resto Caxias tem: um populário rico e maravilhoso...
Não tem biblioteca, não tem teatro, não tem uma organização cultural, porém já se tornou uma cidade que atrai turistas e estudiosos, pela beleza do seu folclore. Nesta cidade sem luz e sem calçamento, estiveram nomes internacionais como Barrault, Massine, Sablon, Gianini e diversos estudiosos americanos, ingleses, franceses, russos, checos, poloneses, chilenos, haitianos, cubanos e até brasileiros como Antonio Maria, Aníbal Machado, Vanja Orico, Bruno Giorgi, Di Cavalcanti e outros.

Todos esses elementos cultos vieram à Caxias para ver as suas folias de reis, no ciclo natalino, os seus calangos no ciclo junino, os seus sambas no ciclo carnavalesco, e as suas macumbas e candomblés espalhados pela cidade. É uma beleza o folclore caxiense que faz toda essa gente enfrentar a lama, os buracos, a escuridão e até o perigo de assalto.
Marcel Gauthrort, enfrentando uma série de obstáculos, fotografou em colorido as folias de reis e vai expor em Paris o seu maravilhoso trabalho, e assim Caxias será apresentada à Cidade Luz. Edson Carneiro estudou, gravou diversas danças caxienses e sobre elas fez conferências pelo Brasil, o que muito valoriza nossa cidade.
Em Praga encontrei um cidadão que possuía diversas fotografias sobre o folclore caxiense. Através de “Magia Verde”, filme premiado no festival de Cannes, aparece uma cena filmada num terreno baldio de Gramacho. Caxias é um centro turístico, precisando somente de uma regulamentação no seu potencial de turismo, que é o seu folclore.
Agora pergunto: por que a prefeitura de Caxias não organiza um Departamento de Turismo, que além de elevar o nome desta cidade, criaria uma nova fonte de renda para os cofres municipais?
Barbosa Leite poderá ser o pintor de Caxias, assim como Carybé é o moderno Debret da Bahia. E aos jovens do Grupo cabe estudar e divulgar o folclore desta nova Bahia”


● Em junho de 1957, o jornal “Grupo”, editado em Duque de Caxias, publicou esta crônica, assinada por Solano Trindade onde o poeta de Recife evocava as tradições desta cidade e sua contribuição à cultura popular.
● Se vivo fosse, o pernambucano Solano Trindade teria completado 99 anos no ultimo dia 24 de julho. Depois de rodar pelo Brasil, o poeta, acompanhado da mulher, Maria Margarida, e dos filhos, veio dar com os costados em Duque de Caxias, onde escreveu e publicou (1947) um dos seus mais famosos poemas, “O Trem Sujo da Leopoldina”. Por esse motivo, ele foi preso, acusado de incitar o povo contra o Governo, pois afirmava, em seus versos e de forma repetitiva, o que hoje é bordão de Lula; TEM GENTE COM FOME.
● Curiosamente, em 1975 o poema voltou a ser proibido pela Censura, ao ser musicado para ser incluido num disco do ‘Secos e Molhados”, que gravaram uma outra poesia de Solano Trindade, “Mulher Barriguda”, onde a Censura, de uma forma curiosa, exigiu a retida de uma virgula. A estrofe dizia MULHER BARRIGUDA, NÃO. Pois a Dona Censura, sempre obtusa, mudou o sentido do poema.
● No dia 6 de julho último, ao dar posse aos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro, o Prefeito Washington Reis disse que todos poderiam contar com ele em parcerias para o cumprimento da Lei 10.639, que inclui no currículo escolar o estudo da História e da Cultura Afro-Brasileira. No conteúdo estão a história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política dentro da História do Brasil
● A professora Dalva Lazaroni, Secretária de Cultura e integrante do Conselho, estava presente, mas não disse uma só palavra justificando a exclusão da cerimônia do nome de Solano Trindade. Em 1991, porém, a Editora CODPOE editou um livro de Dalva Lazaroni intitulado: “QUILOMBOS E TIRADENTES NA BAIXADA FLUMINENSE”, inserindo em sua capa o complemento do título: “UMA HOMENAGEM A SOLANO TRINDADE”, acompanhado da fotografia do poeta, numa clara demonstração de admiração pelo homenageado.
● Para quem chegou agora à cidade, Solano Trindade, além de poeta, ator e músico, foi o criador do Teatro Popular Brasileiro, o primeiro do País e incentivar a participação do cidadão comum, em especial os negros, na arte dramática. Ele também criou o Teatro Folclórico Fluminense, uma escola de teatro que funcionava num velho sobrado da Av. Plínio Casado, esquina com a rua Estevão de Giácomo, onde hoje existe o que restou de um supermercado.
● Em 1944, Solano Trindade lançou, no auditório da U. N. E., a Orquestra Afro-Brasileira, com o maestro Abigail Moura
● Solano Trindade também formou um grupo que viajou pelos EUA e Europa, sendo o primeiro a mostrar o negro no palco como astro principal. Foi ele também quem levou ao palco a peça de seu amigo e poeta Vinícius de Moraes, “Orfeu da Conceição”, que, adaptado para o cinema, foi rebatizado como “Orfeu Negro” por questões mercadológicas. No teatro, o papel de “Orfeu” foi vivido por Haroldo Costa, que era seu aluno no Teatro Popular Brasileira e que, recentemente, remontou “Orfeu” no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
● Que motivos os líderes dos movimentos sociais, que dizem defender a negritude como Cultura e a criação de cotas raciais como forma de combater o preconceito, oferecem para banir Solano Trindade da nossa História?
● Em 15 de setembro de 2001, o jornalista Xico Sá publicou na Folha da São Paulo uma curiosa e apaixonada crônica, onde afirmava que Solano Trindade era o “pai” do “rapper”, que só se tornaria um fenômeno musical e comportamental 40 anos depois. Xico Sá lembra um dos poemas do poeta negro, em que ele utiliza a linguagem que hoje é comum entre os “rappers’ de S. Paulo, como nos seguintes versos: ”Que foi que fizeste mano/ Pra assim tanto falar?”, "(...) Subi para o morro, / Fiz sambas bonitos, / Conquistei as mulatas/ Bonitas de lá...”
● E o cronista afirma ainda que, “ao dedicar-se ao combate à intolerância, com uma obra que guarda as dores do panfleto, mas não esquece do lirismo devoto às mulheres, o poeta firmou-se, entre os militantes dos movimentos negros, como símbolo da resistência que se trava contra o “racismo cordial” do país. Nos últimos dois anos, o precursor dos “rappers”, que foi cineasta, pintor e teatrólogo, teve seus poemas relançados e o estilo do seu trabalho reproduzido por Organizações Não-Governamentais e centros culturais que prezam por sua memória”.
● Na cidade paulista de Embú,das Artes, para onde transferiu o Teatro Popular Brasileiro, e em Recife, sua cidade natal, os Governos locais e os movimentos sociais estão preparando diversos eventos para marcarem, em 24 de julho 2008, o centenário de Solano Trindade. E o que Duque de Caxias, que ele adotou como sua segunda cidade-berço, vai fazer por sua memória?
● Esse negro esquecido pela História e pelos historiadores, era visitado na poeirenta Duque de Caxias, recém emancipada de Nova Iguaçu, por figuras como Di Cavalcante, o compositor e jornalista Antônio Maria, a atriz Vanja Orico, consagrada no filme “O Cangaceiro”, vencedor do Festival de Cannes, o escritor Aníbal Machado e o escultor Bruno Giorgio, entre outros. Eles vinham também para conhecer nossos bairros, pobres e abandonados, mas celeiros de manifestações culturais afro-brasileiras, além do Teatro Folclórico Fluminense. Ele morreu pobre e esquecido numa clínica de Santa Tereza em 20 de fevereiro de 1974.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

EXPOSIÇAO DE FOTOS EM CAXIAS
MOSTRA A REALIDADE CUBANA



O fotógrafo Fred Schiffer está apresentando na Biblioteca Euclides da Cunha, campus da Unigranrio, na Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, no 25 de Agosto, a Exposição Fotográfica: “Um dia em Cuba” composta por 21 fotos em preto e branco e duas coloridas, clicadas durante sua estada de apenas cinco horas em Havana. “Escolhi fazer a maioria em p&b, para retratar a Cidade das Colunas, com seus contrastes, casamento coletivo num cartório, carros restaurados, fachadas em ruínas, turistas, e um povo que esconde um ar enigmático, como Monalisa,.mas foquei o lado pobre, embora haja o lado rico de Havana, com suas praias e longas avenidas, tal como ÉL Malecón”, explica Fred.
Fred fotografou carros da década de 50, que ainda rodam na capital cubana, e percebeu a força da salsa e de costumes impostos por Fidel Castro. “Assim que cheguei a Cuba, em 2003, das 500 mil pessoas que tinham acesso à internet, apenas 11 mil dispunham de autorização para utilizá-la. O aniversário da Revolução Cubana (45 anos) foi apenas para corroborar com o regime de liberdade controlada. Quem não comparecesse à passeata idealizada pelos Castristas, sofreria desconto no salário

PENSIONISTAS VÃO BATER
À PORTA DO GOVERNADOR

Por essa Sérgio Cabral e seus fiéis escudeiros, os Secretários Sergio Rui e Joaquim Levi, não esperavam! Insatisfeitos com o percentual de reajuste salarial – 25% parcelado em 24 vezes – concedido pelo governador para os servidores da ativa da Saúde, Educação e Segurança, deixando de fora, entre outros, os pensionistas, PMs, BMs da reserva, a liderança do movimento promete realizar uma caminhada de protesto no próximo dia 26, começando em Ipanema e terminando em frente à residência do Governador Sérgio Cabral, no Leblon. No dia seguinte, será deflagrada a prometida “Operação Tolerância Zero”, em todo o estado, com os policiais combatendo sem tréguas o jogo-do-bicho, os caça-níqueis, os ferros-velhos, a circulação de veículos sem vistoria e condições de uso e o transporte pirata, atividades ilegais, mas que não enfrentam qualquer programa de repressão, por motivos políticos-eleitorais, por parte do Governo do Estado. Será uma semana agitada e de nitroglicerina pura! Para tentar controlar a tropa, os comandantes de alguns batalhões determinaram que soldados e sargentos se dediquem, esta semana, a recuperar as viaturas (sucatas), colocando todas em condições operacionais (rodando). O dinheiro para peças e pneus deve ter saído da verba do rancho, que garante a alimentação de quem está de serviço, truque criado pelo casal Garotinho, que tirava dinheiro do Fundo de Combate à Pobreza para pagar a gratificação da nova escola, e do SUS para manter os restaurantes populares.

● O grupo de coronéis da ativa que se intitula OS BARBONOS, decidiu participar da manifestação de PMs, Bombeiros e pensionisas, marcada para domingo (26/08) de repúdio à proposta de aumento feita pelo goernador Sérgio Cabral. Os Sindipol, Sindicato dos Delegados, está cobrando o reinicio das negociações, pois também não acieto sos 25% a serem pagos em 24 suaves prestações. Para os praças da PM, isto significa um acréscimo de apenas R$ 8 reais por mês. Não dá nem para almoçar os restaruantes da Rosinha, que cobra um rea pela refeição!
● “O policial continua a ganhar pouco, é recrutado dos extratos mais baixos da sociedade e permanece sem qualificação. O resultado dessa combinação não poderia ser outro: a corrupção continua próxima, presente no dia-a-dia daqueles que, por terem uma carteira e uma arma, possuem a prerrogativa de decidir o destino das pessoas”.
● Essa abalizada opinião sobe a polícia fluminense é o insuspeito “cientista político” Anthony Matheus, mais conhecido pelo codinome Anthony Garotinho, publicado segunda-feira em seu blog. Ele e a semrpe sorridete Rosianha Matheus, sua esposa, governaram o Rio de Janeiro por 8 anos e sempre manteveram uma política rasteira em matéira salarial. Os pensionistas da PM e CB, por exemplo, estão há mais de oito anos sem reajuste. E Ségio Cabal não deverá muar esa política pelos proximos oito anos.
● A CPI da Assembléia Legislativa que apurou as perdas na arrecadação tributária, principalmente do ICMS e da dívida ativa no Governo de Rosinha Garotinho, aprovou o relatório final. Nas 253 páginas do relatório, os deputados concluíram que houve sonegação do ICMS e que os prejuízos aos cofres do estado podem ter chegado a R$ 1,4 bilhão nos 4 anos do Governo de Rosinha Garotinho, que continua impune, livre, leve e solta.
● No relatório, a CPI recomenda aos Ministérios Públicos estadual e federal, ao Tribunal de Contas do Estado, à Procuradoria Geral do Estado, à Polícia Federal, ao Banco Central e às secretarias estaduais de Fazenda e de Segurança Pública que sejam investigadas as empresas Embratel, Intelig, Esso, Shell, Ipiranga, American Virgínia Tabacos, Ale e Nacional por sonegação fiscal e apurado o envolvimento de seis fiscais da Receita, acusados de favorecerem estas empresas.
● Entre os fiscais acusados está Francisco da Cunha Gomes, conhecido como Chico Olho de Boi, acusado pela deputada Cidinha Campos (PDT) de envolvimento com o tráfico de drogas. “Recebi a escritura de uma casa na região de Angra dos Reis, que seria de Alexandre da Cunha Gomes, filho do fiscal, e que foi vendida ao traficante Juan Carlos Ramirez Abadia, segundo na lista dos mais procurados pelos Estados Unidos e preso, semana passada, pela Polícia Federal.
● Essa venda não foi registrada em cartório, certamente porque seu dono sabia que a casa estava sendo vendida a um traficante procurado”, declarou a parlamentar. A escritura da casa, vendida por US$ 4 milhões, e mais dois documentos contra o fiscal foram incorporados ao relatório final da comissão.
● Na opinião do relator da CPI, deputado Paulo Melo (PMDB), o trabalho realizado nestes últimos seis meses pela comissão foi positivo e vai contribuir para o aperfeiçoamento do sistema de arrecadação do estado. “Acho que conseguimos sanar a questão das perdas na arrecadação e apontar a necessidade de corrigir as falhas do sistema arrecadatório, que é extremamente retrógrado”.
● “Outra questão importante diz respeito às barreiras fiscais inexistentes e ao cancelamento da dívida ativa, que fez com que o estado perdesse um montante significativo de recursos. Por último, destaco a apresentação, pela deputada Cidinha Campos, de documentos que comprovam o envolvimento do fiscal Chico Olho de Boi com o traficante Juan Carlos Ramirez Abadia”, avaliou Melo.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

BAIXADA URGENTE

FLUMINENSE MULTADO POR
CRIME AMBIENTAL EM XERÉM

Além de não proteger o meio ambiente, a Prefeitua ainda derruba árvores e destrói o verde nas ruas da cidade, como ocorreu na Rua Conde de Porto Alegre, no 25 de Agosto, um dos bairros que contava, até recentemente, com a melhor e maior cobertura vegetal. (Foto: Beto Dias)

Fiscais do IEF – Instituto Estadual de Floresta – interditaram, semana passada, as obras de ampliação do centro de treinamento do Fluminense, em Xerém, 4º Distrito de Duque de Caxias, por pela prática de desmatamento. O clube foi acusado de desmatar cerca de 10 mil metros quadrados de Mata
Atlântica – o equivalente a um campo de futebol. De acordo com o IEF, o clube violou a Lei de Crimes Ambientais, sendo intimado a apresentar, em 30 dias, projeto de reflorestamento da área desmatada. A Ceca (Comissão Estadual de Controle Ambiental) ainda vai analisar o auto de infração, determinando o valor da multa pelo dano ambiental, que pode chegar, no máximo, a R$ 5 mil. A decisão da Ceca também servirá de base para a instauração de inquérito civil e criminal contra os responsáveis pelo clube, por parte dos Ministérios Públicos Estadual e Federal, por ser a área de Xerém patrimônio da União e integrar a ÁPA de Tinguá. Arvores de até um metro de diâmetro foram cortadas e a vegetação nativa foi atingida. Nesse caso, o tricolor das Laranjeiras apenas repetiu o comportamento do Vasco da Gama, também autuado pela CECA por destruir cerca de 40 mil metros quadrados, ou 40 campos de futebol, de vegetação de mangue, típica do contorno da Baía da Guanabara, parte de um terreno ao lado da Rodovia Washington Luis que foi doada ao clube pelo Presidente Geisel, ato anulado pelo Tribunal de Contas da União por julga-lo inconstitucional. O mais incrível na situação do Fluminense é que o clube acaba de assumir o antigo Hotel dos Engenheiros da FNM, cedido pelo (vascaíno) prefeito Washington Reis para que o tricolor restaurasse e mantivesse o local, que pertence ao Patrimônio da União. Por incrível coincidência, o prefeito mora em Xerém, passa todos os dias pelo Centro de Treinamento, o Governo dispõe de uma Secretaria de Meio Ambiente e ninguém tomou qualquer providência para evitar a prática de tal crime. A impunidade continua sendo um esporte caro ao futuro do País!


● Para a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia – SINDIPOL - Jéssica de Oliveira, a maneira como o governador anunciou o reajuste de 25%, a ser pago em 24 parcelas mensais, ameaçadora e ditatorial, principalmente ao afirmar não pretender “tolerar” movimentos e manifestações de categorias e entidades representativas. O sindicato pede a reabertura das negociações com a categoria, rejeit6ando a forma autoritária e intransigente do governado, ao impor sua decisão sem admitir contra-propostas
● Na aniversário de São João de Meriti, de 22 e 24 de agosto, das 9h às 17h, o ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj estará no Município. De quarta a sexta-feira, ele atenderá na praça central, conhecida como praça da ciclovia. As queixas que não puderem ser resolvidas na hora, através de acordos, serão enviadas on-line para a sede da Comissão, na Rua da Alfândega, 8, Centro do Rio. Lá também podem ser feitas denúncias pessoalmente à equipe da comissão que atende no térreo no prédio.
● Devido ao fechamento do ESPAÇO CONSTITUIÇÃO, uma aconchegante casa de cultura no Centro do Rio com 8 anos de existência, o Madrigal Nova Harmonia
(

madrigalnovaharmonia@yahoo.com.br ), um grupo da Baixada que luta pela preservação do canto coral, cancelou o seu concerto, marcado para esta terça-feira, 22/08. Diante de absurdas exigências da subprefeitura do Centro, como alvará transitório para cada show, o Espaço fechou as portas no último dia 6.
● Continuam abertas até sexta-feira, (24/08) as inscrições para o IV Festival de Teatro de Duque de Caxias, que tem como objetivo promover o intercâmbio cultural entre os grupos cênicos de todo o país. “Na edição anterior, tivemos a participação de mais de 300 profissionais de teatro, com público superior a 12 mil pessoas. Este ano, esperamos reunir mais de 20 mil espectadores, porque o Festival acontecerá no novo Teatro Raul Cortez, um dos maiores do Estado” – assinala a secretária municipal de Cultura, Dalva Lazaroni.
● Se a eleição fosse agora, Zito venceria no primeiro turno com 60,8% das intenções de voto. Quem garante é o Instituto GPP, do publicitário Antonio Carapiá, que também é assessor do gabinete de Zito na ALERJ. A pesquisa, feita este mês, indicaria uma esmagadora vitória do deputado do PSDB em cima do seu ex-vice e atual prefeito, Washington Reis, do PMDB, que obteve apenas 14,3% das intenções de voto. ● Foram entrevistadas 400 pessoas, nos quatro distritos de Duque de Caxias, a partir dos 16 anos de idade A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos, o que pode alterar os resultados em até 10 pontos percentuais.
● De acordo com essa avaliação, Zito aparece na frente em todas as simulações, inclusive com outros candidato, como Dica e Alexandre Cardoso. “Isso mostra que a população está com saudade do nosso governo e reprovando a atual administração, pois estamos com ampla vantagem,” avalia Zito.
● No resultado por regiões, Zito aparece com 59,5% no 1º Distrito, contra 9,1% de Washington Reis. No segundo, o tucano tem 63% e o peemedebista 14,7%. No terceiro e quarto distritos, Zito tem 60,4%, contra 24,4% do prefeito. De acordo com a pesquisa do GPP, Dica é o terceiro colocado, com 9,9%, vindo Alexandre Cardoso na quarta colocação, com 2,9% das intenções de voto.
● A pesquisa deixa muito a desejar, a começar pelo vínculo entre o GPP e o deputado tucano, que vem de longa data, pois nos oito anos do Governo Zito, Antonio Carapiá era o Secretário de Comunicação e Zito usava as pesquisas qualitativas do GPP para direcionar as obas e projetos que iria executar.
● Outro problema é quanto ao leque de candidatos que poderão disputar a prefeitura mais rica do Estado do Rio, cuja receita deste ano deverá superar a casa do primeiro bilhão de reais. O GPP não levou em conta, por exemplo, que o deputado Marcos Figueiredo já comunicou ao governador Sérgio Cabral que disputará a cadeira hoje ocupada por Washington Reis.
● A pesquisa do GPP também não considerou a hipótese do PT ser obrigado a lançar candidatura própria para sobreviver até 2010, pois na última eleição perdeu o único vereador que tinha, José Zumba. Neste caso, Samuel Maia saiu na frente e conta, até agora, com o apoio de Lula e de Wladimir Palmeira.
● Há sete meses em liberdade condicional e vigiados pela polícia de Miami, a bispa Sonia Hernandes e seu marido, o apóstolo Estevam Hernandes, levavam uma vida bem diferente da que exibam no Brasil, de muito luxo. Proibidos de freqüentar eventos sociais e deixar o distrito, eles não usavam mais os nove carros de luxo que mantêm na garagem da casa localizada em um condomínio no bairro de Boca Raton. Até a condenação, os dois eram obrigados a utilizar uma tornozeleira eletrônica, por meio da qual tinham seus passos monitorados pela Justiça. Nos Estados Unidos, o crime não compensa, principalmente se invocado em nome de Deus.