sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

BAIXADA URGENE - DENÚNCIA

SERGIO CABRAL QUER MANDAR OS
CORONÉIS PARA CASA MAIS CEDO
O governador Sérgio Cabral vai enviar à Assembléia Legislativa mensagem propondo que o tempo necessário para a aposentadoria dos coronéis seja reduzido de seis para quatro anos. Com isso, o governo pretende se livras, sem processos administrativos ou criminais na Justiça Militar, das principais lideranças da Polícia Militar e do Corpo de bombeiros, que lideram a campanha salarial para equiparação de salários entre as Polícias Civil e a a PM e o Corpo de Bombeiros. Segundo justificativa do governador, a medida visa à oxigenação da Polícia Militar. Essa é uma tentativa canhestra do governador para tentar debelar a crise da Segurança Pública, onde meia centena de oficiais colocou seus cargos à disposição do governador depois da substituição do Comandante Geral da PM. "Nós entendemos que seis anos é um tempo desnecessário. O Rio de Janeiro tem um número de coronéis maior do que o de São Paulo. Isso é algo absolutamente incompreensível", disse o governador.
A confissão do chefe do Poder Executivo ocorre diante de fatos gravíssimos na área da Segurança Publica, onde a disputa por espaço político entre as Polícias Civil e Militar coloca em risco a segurança do cidadão fluminense, que hoje vive emparedado dentro da própria casa, enquanto marginais conhecidos desfilam nos camarotes do sambódromo ou comandam ações criminosas, mesmo que presos em penitenciárias ditas de “segurança máxima”. O governador não pode transformar a crise na Segurança Pública, gerada pela disparidade de vencimentos entre os policiais fluminenses e os de outros estados, como Brasília, numa crise política em que só os bandidos, fardados ou não, serão beneficiados. Não será com atos truculentos e violentos contra oficiais e praças que Sérgio Cabral vai conseguir debelar a crise, que já vem dos governos do Casal Garotinho, principalmente pelo congelamento das pensões e aposentadorias de PMs e Bombeiros. E dizer que o Estado não tem dinheiro para pagar salários decentes e compatíveis com o mercado de trabalho aos servidores públicos, sejam policiais, médicos, professores ou motoristas, é uma grande mentira. Basta ver os milhões que saem dos cofres públicos em decorrência da corrupção, como revelam as investigações em torno do esquema fraudulento de licitações na Prefeitura de Magé ou nas fraudes milionárias na Secretaria de Fazenda, comandada pela quadrilha que mandou mais de US $ 30 milhões de dólares para a Suíça.


PREFEITO ACUSADO
DE FRAUDES NO PAC

Além da CPI dos Cartões Corporativos, com a inevitável queda de braço entre tucanos e lulistas para ver quem mais desviou dinheiro do Tesouro Nacional, um outro assunto explodiu na mídia. Trata-se da tentativa de fraude com recurso do PAC, perpetrado pelo prefeito Silvio Barros, de Maringá, no Paraná, Numa foto-montagem, o prefeito transformou um barraco numa imensa favela, onde pretende “investir” recursos do PAC, numa cidade que não tem favelas. Segundo confessou na abertura do ano legislativo na Câmara de Vereadores, o prefeito Silvio Barros II (PP) falou que o projeto foi apresentado em outubro e, segundo ele, em "nenhum momento" ele escondeu do governo federal que Maringá não tinha favela. Silvio II afirmou que os moradores não sendo obrigados nem pressionados a deixar o Conjunto Santa Felicidade, um conjunto popular construído pelo extingo BNH na década de 80. O vídeo mostrando a tentativa de fraude no projeto do PAC de Marigá pode ser acessado em
http://angelorigon.blogspot.com/2008/02/o-caso-santa-felicidade.html

• Só na segunda-feira a Corregedoria da PM vai anunciar se o tenente Melquisedec Nascimento, presidente da AMAE, cometeu, ou não, alguma infração ao regulamento disciplinar da corporação ao publicar no seu blog, “Militar Legal”, uma charge do governador Sérgio Cabral com nariz de pinóquio.
• O oficial, que participa a campanha salarial em favor da equiparação entre a PM do Rio e a do Distrito Federal, aguardou por mais de 3 horas para ser ouvido nesta quinta-feira sobre a sua atuação na recente passeata de PMs e Bombeiros Militares pela Zona Sul, quando pretendiam entregar um manifesto na cada do Governador, no Leblon. Por recomendação de oficiais superiores, eles não chegaram ao prédio onde morador Sérgio Cabral.
• Enquanto um soldado no Rio, em início de carreira, ganha menos de R$ 900 reais, seus colegas de Brasília ganha acima de R$ 4 mil.
• Aliás, a perseguição do governador ao tenente foi parar no site
blogger for freedom editado em Londres e que defende a liberdade de expressão na rede mundial de computadores. Pelo jeito, o jovem tenente ainda acaba conquistando o “Nobel da Paz”!
• Ao anunciar a “Grande Rio” como a maior escola de samba do mundo, na presença do prefeito Farid Davi e do deputado Simão Sessim, cuja família, além de controlar há décadas a vida política de Nilópolis, também controla a Beija Flor, bicampeão do Carnaval, o locutor que virou Secretário de Comunicação de Caxias pode ter selado o seu destino.
• Segundo a rádio corredor, o publicitário Antônio Carapiá deverá retornar ao cargo, por ele ocupado no Governo Zito. E ele não deverá ser o único ex-integrante do Governo passado a ter posto importante sob o comando de Washington Reis, ex-vice de Zito (1996);
• A propósito da possível saída da professora Dalva Lazzaroni, comentada pelo blog na edição desta quinta-feira, um internauta lembrou o pioneirismo da biógrafa de Chiquinha Gonzaga na montagem da programação do Teatro Municipal Raul Cortês.
• No caso da ópera, por exemplo, além do fato inusitado de um teatro da Baixada abrigar o chamado “bel canto”, a iniciativa ainda teve o dom de lembrar o drama vivido pelo cientista que, em 2004, enfrentou as epidemias de Febre Amarela e Varíola, situação que volta a se repetir no País.
• Quadro que seria recebido com tapete vermelho e banda de musica em qualquer partido sério, Dalva Lazzaroni vem sendo hostilizada dentro do PSB/Caxias, mesmo tendo ingressado no partido a pedido do prefeito, pois pertencia ao PV, onde seu filho, André Lazzaroni, o André do PV, é deputado estadual.
• O lançamento do projeto “Baixada Digital”, de banda larga sem fio, em Caxias, por exemplo, mostrou que, na prática, o partido refundado por Miguel Arraes funciona com a mesma filosofia dos partidos tradicionais, onde um político assume o comando de todas as instâncias partidárias e decide, tal e qual um “Juvenal Antena”, quem será candidato ou apenas cabo eleitoral.
• No caso em questão, o PSB usou o Teatro Raul Cortês para o lançamento do projeto, enquanto ao lado, na Biblioteca Leonel Brizola, os 10 computadores comprados no Governo Zito continuam desligados, “em manutenção”, privando as centenas de pessoas que freqüentam a biblioteca a possibilidade de acesso à rede mundial de computadores e ao precioso acervo da Biblioteca Nacional.
• Outro nome que deverá deixar o Governo nos próximos dias é o Dr. Deo, para quem Washington Reis criou, sob medida, uma Secretaria de Ciência e Tecnologia, a pedido do deputado Alexandre Cardoso, presidente do PSB/RJ.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

BAIXADA URGENE - DENÚNCIA

GASODUTO CAPIXABA GARANTE GNV
PARA ABASTECER O RIO DE JANEIRO

Sem foguetório e sem banda de música, o gasoduto Cabiúnas-Vitória, que vai trazer gás do Espírito Santo para o Rio de Janeiro por 300 quilômetros, começou a operar na sexta-feira. Inicialmente, serão 5,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás produzido no norte do Espírito Santo. A notícia, de fundamental importância para o Rio de Janeiro, onde falta GNV para que as térmicas gerarem energia a plena carga, foi dada pelo vice-governador e governador em exercício do Espírito Santo, Ricardo Ferraço (nada a ver com o vilão de “Duas Caras”).

Segundo Ferraço, o gás do ES vai permitir ligar as usinas TermoRio (896 MW), em Campos Elíseos, Segundo Distrito de Duque de Caias, e TermoMacaé (1015 MW), controladas pela Petrobrás.
”O Espírito Santo está dando enorme contribuição para estabilizar o fornecimento de gás natural nesse momento que é um desafio nacional”, disse Ferraço. “Até o fim do ano seremos o maior fornecedor de gás para o Brasil”, disse.
Atualmente o maior produtor é o Rio de Janeiro, que em dezembro produziu 20,7 milhões de metros cúbicos/dia de gás natural na Bacia de Campos.
Segundo o vice-governador capixaba, até o fim do ano o gasoduto já terá capacidade de transportar sua capacidade máxima, de 20 milhões de metros cúbicos por dia. Uma parte do gás produzido no Espírito Santo terá de ser aproveitado no Estado. Pelo menos é isso que estipula um protocolo de intenções firmado entre a estatal e o governo estadual. O protocolo prevê, entre outros projetos, a construção de uma térmica pela Petrobrás com capacidade de gerar 250 MW e ainda um terminal para escoamento de GLP no porto de Barra do Riacho, na região de Aracruz. O gasoduto é parte do projeto Malhas, que vai interligar a rede de gasodutos do Sudeste com a do Nordeste (Gasene). Por sua vez, o Gasene tem três trechos, dos quais dois - Vitória-Cacimbas e Cabiúnas-Vitória - já foram concluídos. O maior trecho, com 946 quilômetros, ligará Cacimbas (ES) a Catu (BA). Com extensão de 1,2 mil Km, o gasoduto vai seguir paralelo à rodovia BR-101 (Rio-Bahia litorânea) e levar outros 20 milhões de metros cúbicos/dia de gás para o Nordeste. A previsão é de que seja concluído em 2010.

JUSTIÇA INVESTIGA PREFEITURA
DE MAGÉ PELO USO DE CARTÃO

A Justiça determinou a quebra de sigilo de um cartão de crédito da Prefeitura de Magé por suspeita de que teria sido usado na compra de combustível para abastecer a Kombi KND-8039, carro de som utilizado na campanha da irmã da prefeita, Jane Cozzolino, que concorria a deputada estadual, em 2006. O cartão, de número 6026.5100.0497.4271.011, deveria ser usado para encher o tanque das ambulâncias do Posto de Saúde Raiz da Serra, naquele município. Na época, Jane Cozzolino era secretária de Educação de Magé. Notas fiscais do Auto Posto Coronel Sisson Ltda, em Imbariê, Terceiro Distrito de Duque de Caxias, onde os carros eram abastecidos, comprovariam a irregularidade. Uma das compras pagas com o cartão, no valor de R$ 59, atesta que, apesar das notas terem sido emitidas para dois carros, a conta total foi paga no mesmo dia, com o mesmo cartão, conforme denúncia feita pelo ex-funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, Samuel de Oliveira. Em depoimento, ele afirma que, de agosto a outubro de 2006, recebeu ordens para abastece com o cartão de crédito da prefeitura a Kombi KND-8039, usada como carro de som na campanha de Jane. Segundo Samuel, parte do combustível era desviado da ambulância LUZ-3792, abastecida com apenas R$ 39. Outros R$ 20 eram destinados ao carro de som. Ele disse que seria demitido se não acatasse a ordem. A quebra de sigilo foi determinada pela desembargadora federal Maria Helena Cisne e publicada em 12 de dezembro de 2007, no “DO” do Estado. A prefeita recorreu da sentença, solicitando que o município também fosse ouvido na ação, mas o pedido foi negado pela desembargadora em decisão publicada no ultimo dia 22 de janeiro.

• Segundo reportagem da “Folha de São Paulo”, um segurança pessoal de Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, usando um cartão de crédito corporativo do governo federal gastou, em Florianópolis, onde ela mora, quase R$ 55 mil nos últimos nove meses em lojas de autopeças, materiais de construção e de ferragens, supermercados, livrarias, combustível e em uma casa de venda de munição. Os gastos foram feitos entre abril e dezembro de 2007 no cartão da Secretaria de Administração do Planalto cedido a “João Roberto F Jr” -identificado pelo CPF como João Roberto Fernandes Júnior.
• Enquanto Lula tenta impedir a CPI dos Cartões Corporativos, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) quer que a ex-Ministra Matilde Ribeiro. da Secretaria especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, seja ouvida na Comissão de Fiscalização e Controle da Casa, à qual - segundo ele - compete adotar providências no caso de irregularidade no uso de recursos do Orçamento.
• Na justificativa, Heráclito Fortes alega que, apesar de o uso desses cartões se restringirem a gastos emergenciais, Matilde Ribeiro o utilizou para pagar aluguel de carros, hospedagem em hotéis e resorts, padarias, bares e restaurantes de luxo. Reportagem publicada pelo jornal “Estado de S.Paulo” no dia 13 apontou que o governo gastou R$ 75,6 milhões por intermédio dos cartões. Cerca de 75% desses gastos foram feitos a partir de saques em dinheiro vivo, embora a legislação exija que o pagamento seja feito diretamente ao fornecedor ou prestador dos serviços.
• No caso de Matilde, o senador do DEM do Piauí cita ainda o emprego do cartão no pagamento de compras no valor de 461,16 reais num “free shop”, em outubro. Segundo Fortes, a alegação de que a ex-ministra teria devolvido esse valor ao Tesouro não a exime da responsabilidade pelo "péssimo uso" do cartão.
• Será a reedição do caso da ex-governador Benedita da Silva, que usou o Tesouro Nacional para um passeio a Buenos Aires, onde arranjou às pressas um café da manhã com uma Ministra do Governo Kirchner, aquele da mala com R$ 800 mil dólares?
• O lulismo já arranjou até uma justificativa para as críticas à Ministra Matilde Ribeiro: é mulher e negra. E se fosse branca, como Martha Suplicy, em que mudaria a tipificação do crime?
• Apesar da Prefeitura de Magé continuar sob investigação do Ministério Público, o vereador Waldeck da Praia de Máuá colocou a sua propaganda em todos palcos armados pela Prefeitura. A todo momento, o serviço de som e os trios elétricos alugados pela Prefeitura de Magé eram usados para anunciar os feitos do trio. E tudo nas barbas da Justiça e do Ministério Público.
• Dos secretários do prefeito Washington Reis que deixarão seus cargos nos próximos dias, o único que tem motivo relevante para tal gesto é o de Administração, Orlando Silva. Irmão do ex-vice-prefeito Gilberto Silva, ele foi eleito vereador em 2004 e terá de retornar à Câmara ou renunciar ao mandato.
• A situação mais melindrosa é da secretária Dalva Lazzaroni. Apesar de não ter conseguido afastar “algumas pedras no sapato” da Secretaria de Cultura, como o funcionamento dos dez computadores da Biblioteca Leonel Brizola, a ex-vereadora e biógrafa de Chiquinha Gonzaga vem conseguindo colocar o Teatro Municipal Raul Cortez na mídia e atraindo centenas de pessoas paras os espetáculos multimídia ali oferecidos, como o “Cinema Pau-de-Arara”.
• Foi graças à equipe de Dalva Lazzaroni que os moradores de Duque de Caxias puderam assistir a estréias de shows, como o de Chico Anísio, bem como a primeira récita de uma companhia de dança, com o “Quebra-nozes”, e a primeira ópera, “O Cientista”, sobre a vida de Oswaldo Cruz.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

O DRAMA DE UM PAI EM MEIO À
CRISE NA SEGURANÇA PÚBLICA

O comportamento autoritário do governador Sérgio Cabral contrasta não só com a postura serena, mas firme dele enquanto presidente da ALERJL e como senador, mas também constrange uma figura de fundamental importância na campanha eleitoral de 2006. Deve ser muito difícil ao jornalista Sergio Cabral, o pai, um batalhador durante a Ditadura pelos direitos humanos e pela liberdade – quando esses princípios ainda não rendiam exposição na mídia e convites para entrevistas e palestras muito bem remuneradas, inclusive no exterior – ver seu filho se enrolar na bandeira do totalitarismo, embriagado pelo Poder. Hoje, como governador, Sérgio Cabral Filho reedita, a nível estadual, a Ditadura vivida pelo País entre 64 e 85, mandando prender os líderes da campanha salarial de PMs e Bombeiros, esquecendo-se, por mero oportunismo, dos compromissos públicos e espontâneos assumidos em 2006, como candidato, perante os policiais em mais de uma “reunião de campanha”, a que comparecia ao lado da governadora Rosinha Matheus e do ex-Secretário de Segurança, Anthony Garotinho.
Como candidato da situação e ex-presidente da ALERJ, que tudo aprovava e sem discussão, Sério Cabral FILHHO tinha pleno conhecimento das condições precárias do Tesouro do Estado. Não é justo que, agora no Poder, o candidato invoque “razões de Estado” para aplicar a mordaça na PM e mandar prender ou colocar na “geladeira” os integrantes da PM que, publicamente, apresentaram as reivindicações da tropa. Ao invés de assumir o comando das negociações, o governador se escondeu por trás do Secretário de Fazenda, Sério Rui Barbosa, um frio e protocolar “técnico em finanças”, que pretende fazer carreira como administrador público cassando direitos de servidores, como tentou fazer em Duque de Caxias, onde era Secretário de Fazenda por imposição de Sérgio Cabral, patrocinador da candidatura do então deputado Washington Reis. Como qualquer pai e avô, tenho certeza de que o combativo cronista Sérgio Cabral vive hoje o drama de muitos pais que vêem, pela TV, seus filhos violarem os conceitos de família, ética e respeito às leis que ensinaram. Sérgio Cabral, o pai, não merece o filho que têm. Ao contrário de um ex-governador de Minas, diante da greve dos servidores provocada pelo atraso do pagamento, que preferiu mandar o trem-pagador para resolver o problema, Sérgio Cabral manda a Polícia prender policiais e silenciar os líderes da campanha salarial da tropa. Em outras palavras, o “bombeiro” Sérgio Cabral usa gasolina para apagar o incêndio que ameaça a Segurança da população fluminense.


CARROS OFICIAIS DE CAXIAS
FIZERAM FARRA NO CANAVAL

Uma Kombi da Secretaria de Educação de Duque de Caxias, placa LOK-8267, adquirida com verba do FUNDEB e destinada, por lei, para o transporte escolar, foi flagrada na manhã desta terça-feira gorda de Carnaval no Centro do Rio (Cinelândia e Av. Rio Branco), embora a Prefeitura tenha declarado ponto facultativo na segunda, enquanto na terça-feira de Carnaval é feriado nacional.
Como não há desfile de escolas, mesmo de samba, na terça-feira, certamente o veículo prestava serviços que não são da Prefeitura, como, por exemplo, transportar mercadorias para camelôs, queimando combustível pago
pelo contribuinte.
O que o carnavalesco prefeito tem a dizer sobre esse “desvio de conduta” do motorista do veículo oficial?
Antes que alguém reclame, um aviso importante: motorista do serviço público, dirigindo carro chapa branca, apenas cumpre ordens. No presente caso, para circular fora do expediente, seria preciso um autorização da Secretaria de Serviços Públicos, a quem cabe autorizar o reabastecimento dos veículos. E agora, prefeito?


A crise na PM do Rio está didaticamente resumida no vídeo disponível no seguinte endereço:
http://militarlegal.blogspot.com/2008/02/um-vdeo-histrico-sobre-os-militares.html
• O tenente Melquisedec Nascimento, presidente da AMAE – entidade de classe dos policiais que lidera a campanha pela equiparação com a PM do Distrito Federal – deve se apresentar nesta quinta-feira perante a Corregedoria da PM para explicar o noticiário do blog "Militar Legal".
• O mais novo colunista de “O Municipal”, o mais antigo jornal em circulação em Duque de Caxias, deverá ficar preso por 30 dias, por exigência do governador, irritado com a foto-montagem em que o governador aparece com nariz de Pinóquio.
• Em 2005, o Melquisedec foi preso por ter ido a Brasília pedir uma CPI para investigar porque morriam tantos PMs no Rio de Janeiro, em relação a outros estados igualmente violentos.
• Além dos problemas em campo, com apenas uma vitória sobre o América, o Duque de Caxias está ameaçado de ficar sem Viola para os próximos jogos. Ao saber que estava sendo procurado por oficiais de Justiça, Viola desapareceu da concentração do Duque de Caxias, faltando ao treino de sexta-feira e também não viajou com o time que enfrentou e perdeu para o Macaé, por 2 x 0, no sábado, pelo Campeonato Carioca.
• Por ser alvo de um mandado de prisão preventiva por agressão a um torcedor vascaíno e que mora em Duque de Caxias, o jogador Viola só pretende aparecer em público depois desta quinta-feira, quando seu advogado entrará com um pedido de revogação do mandado de prisão.
• Passada a ressaca do Carnaval, é hora de começar a trabalhar. Para alguns Secretários do prefeito Washington Reis, é hora de arrumar as gavetas, preparar relatórios e o pedido de demissão.
• Apesar do prazo fatal para a desincompatibilização ser 4 de abril, o prefeito tem pressa em organizar a equipe que o ajudará na campanha pela reeleição.
• Por enquanto e pelos mais diversos motivos, devem deixar os seus cargos os Secretários de Cultura (Dalva Lazzaroni), Serviços Públicos (Antonio de Freitas Lima), de Administração (Orlando Silva), de Transporte Público (o ex-vereador Abdul Haikal) e de Ciência e Tecnologia (Dr. Deo).
• A lista poderá crescer nos próximos dias, pois a ambição por um mandato de vereador (e as mordomias e vantagens que ele permite) é muito grande na equipe que apóia o prefeito, principalmente por parte dos que estão chegando agora ao Poder em virtude da “anexação” de legendas, que WR vem fazendo a torto e a direito, inclusive a conturbada entrada do PDT no secretariado, que provocou um novo racha no partido fundado por Leonel Brizola.
• Por este motivo, o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, estará em Duque de Caxias nesta quinta-feira, embora, oficialmente, ele venha a trabalho (com direito a usar o cartão corporativo e as mordomias aderentes ao cargo). A visita do presidente nacional do PDT visa encontrar uma saída para a crise no partido desde que surgiu a possibilidade de participação no Governo do Município.
• Afinal, são 90 cargos na Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego postos à disposição do PDT, mas o diretório de Duque de Caxias só terá direito a 15 vagas. As demais vagas ficarão à disposição do diretório regional, inclusive os disputados cargos de Secretário (SS) e Sub (CC/1), os mais rentáveis em termos de remuneração (em torno de R$ 10 mil por mês sem precisar bater cartão ou assinar ponto), que serão ocupados por “estrangeiros”, inclusive por ex-prefeitos da Baixada.