ANIVERSÁRIO COM RECITAL

AMBULÂNCIA DO IPMDC
● Será nesta sábado, com concentração a partir das 14 horas, no Forte do Leme, a primeira passeata do movimento “Fora Lula”, que se repetirá em outras capitais. Os organizadores do movimento pede que os participantes compareçam vestidos de preto, com as caras pintadas em verde e amarelo e com nariz de palhaço, pois o movimento é um protesto à omissão do Governo diante dos seguidos escândalos envolvendo políticos da base governista, como Renan Calheiros, além da omissão diante do caos nos transportes aéreo e rodoviário.
● O Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar ainda este mês denúncia da Procuradoria-Geral da República contra 40 pessoas acusadas de envolvimento com o mensalão, o suposto esquema de pagamento a parlamentares em troca de apoio ao governo. A denúncia foi encaminhada em abril de 2006 e está nas mãos do ministro Joaquim Barbosa. De acordo com a assessoria do STF,o julgamento começará no próximo dia 22, com a leitura do voto do relator, e vai durar inicialmente três dias.
● O procurador-geral, Antônio Fernando de Souza, denunciou 40 pessoas por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção ativa e passiva e peculato (desvio de dinheiro público), citando provas de existência de uma “sofisticada organização criminosa” e um “complexo esquema para negociar apoio político, pagar dívidas pretéritas do partido [PT] e também custear gastos de campanha e outras despesas do PT e dos seus aliados”.
● Entre os acusados, estão José Dirceu (ex-ministro-chefe da Casa Civil), Luiz Gushiken (ex-secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica), José Genoíno (ex-presidente do PT), Delúbio Soares (ex-tesoureiro), Silvio Pereira (ex-secretário-geral), Marcos Valério de Souza (suposto operador do mensalão), o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes. Também há parlamentares e dirigentes do Banco Rural.
● Motoristas com carteiras de habilitação vencidas ou a vencer terão prioridade na renovação, segundo o projeto do deputado Jorge Babu (PT), aprovado pela ALERJ nesta quarta-feira (01/08). “O sistema devidamente adaptado evitará uma série de constrangimentos para o motorista, já que a autoridade competente pela aplicação de multas poderá acessar o sistema e verificar que o agendamento foi requerido antes do prazo de vencimento da carteira, mas, por falta de data para a realização do exame, teve que ser marcado fora do prazo”, explicou Babu.
● Os deputados também aprovaram, por unanimidade, a instalação da CPI que vai investigar denúncias de irregularidades nos medidores de consumo instalados pela Ampla. De autoria do deputado Marco Figueiredo (PSC), o projeto especifica que serão analisados principalmente os medidores do tipo “aéreo”, que fazem a medição através de chips, os quais, segundo denúncias, não são precisos. Atendendo à solicitação do líder do PDT, deputado Paulo Ramos, a CPI da Ampla terá nove membros, ao invés dos cinco de praxe. “É imprescindível o maior número de membros, já que a empresa atua em quase todo o estado, o que gerará muita demanda para a comissão”, justificou.
● “Tive acesso a um laudo do Inmetro que, além de comprovar as irregularidades na medição, pedia à Aneel que as instalações de medidores com esta tecnologia fossem suspensas. Mas a agência reguladora federal adiou em seis meses uma decisão a respeito”, denunciou. A Ampla fornece energia elétrica a 66 dos 92 municípios do estado, atendendo a cerca de 2,3 milhões de pessoas. Há alguns meses a empresa divulgou o crescimento de 51% em seu lucro líquido de 2006, em relação ao ano anterior. A CPI, a ser instalada na segunda quinzena, terá prazo de 90 dias para a conclusão de seus trabalhos, prorrogáveis por mais 60.
● Cerca de 80 mil pessoas estão sendo esperadas na caminhada que encerra domingo (05/08) a “Semana da Diversidade de Duque de Caxias”, que sairá às 13 horas da Avenida Brigadeiro Lima e Silva, em frente à escola do Senac, no 25 de Agosto em direção à Praça Roberto Silveira. A programação, que tem o apoio da Secretaria de Saúde, começou no sábado, com o Fórum Estadual GLBT, na Unigranrio.
● Quarta-feira (01/08) foi promovido na Câmara Municipal o Fórum Municipal GLBT. Ontem, quinta-feira, no teatro municipal Raul Cortez, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, foi apresentado o espetáculo “Simplesmente amor”, dirigido por Fábio Santini, com entrada franca.
● A Secretaria de Saúde distribuirá cerca de 10 mil preservativos e folhetos instrutivos sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Segundo os organizadores, entre os convidados estão confirmados Viviane Araújo, David Brasil e Tami, filha da cantora Gretchen.