sexta-feira, 15 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE

CAXIAS TERÁ JUSTIÇA
ITINERANTE EM AGOSTO


A Justiça fluminense estará mais perto do cidadão a partir de agosto, quando
mais de 300 mil moradores da periferia de Duque de Caxias passarão a ser atendidas pelo projeto “Justiça Itinerante” nos processos envolvendo direito de família, infância, juventude e idoso, juizado especial cível e registro de nascimento, fazendo encaminhamento ao Juízo competente nos demais casos. A equipe do Projeto é composta por um juiz de Direito, um promotor de Justiça, um defensor público, serventuários da Justiça, assistente social, psicólogo, oficial de Justiça, conciliadores e estagiários de Direito. O convênio nesse sentido foi firmado no último dia 5 pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Murta Ribeiro, e o prefeito Washington Reis.
Pelo convênio, um ônibus do Tribunal de Justiça - equipado com computadores e que funciona como um cartório móvel - estará todas as segundas-feiras, das 9h às 15h, em frente à Prefeitura, em Jardim Primavera. O local foi escolhido por ser um ponto de fácil acesso à população que mora a mais de 30 Km do forum da cidade, localizado no Jardim 25 de Agosto. Serão beneficiados, entre outros, os moradores de Xerém, Santa Cruz da Serra, Santo Antonio, Saracuruna, Parada Angélica, Imbariê, Capivari, Taquara, Barro Branco, Campos Elíseos e Nova Campina. O projeto “Justiça Itinerante” conta hoje com dois ônibus que, uma vez por semana, atendem aos moradores de Areal, Carapebus, Comendador Levy Gasparian, Macuco, Mesquita e Tanguá. Em funcionamento desde 2004, o projeto atendeu a 56.911 pessoas,até dezembro último.

● Além do Seminário sobre Meio Ambiente, que começa às 8:30 horas e vai agitar Xerém, outro evento nesta sexta-feira sobre o mesmo será a exibição do documentário “ESTAMIRA”, seguido de debate com participação do educador Fábio Pereira e do ecologista Sérgio Ricardo. Será no Cine-Clube do Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias, a partir das 18 horas. As senhas, num total de 50, começarão a ser distribuídas a partir das 15:00 horas.
● O Fluminense inaugura nesta sexta-feira, às 11:00 horas, um hotel em Xerém, onde se concentrarão os jogadores que participarem de jogos no Rio de Janeiro. É o antigo Hotel dos Italianos, onde ficavam hospedados os técnicos da Alfa Romeo que prestavam assessoria à FNM na produção de caminhões e automóveis. A Prefeitura cederá ao clube a permissão do uso da área de 27 mil m2, que abriga o antigo Hotel..
● O hotel conta com 26 quartos, piscina, restaurante, salão de jogos, local para preleção, bar e área verde, oferecendo a tranqüilidade necessária aos atletas. O presidente Roberto Horcades comemorou mais uma conquista do futebol tricolor. “Depois de tomarmos a decisão política de levar o futebol profissional para Xerém, a aquisição desse hotel consolidou o projeto de forma global. O Centro de Treinamento promoverá a integração total entre a divisão de base e o futebol profissional”, afirmou Horcades
● Deu no “Globo” (02/06), na seção em que o jornal destaca os fatos ocorridos e publicados há 50 anos. “O primeiro ato do governador interino do estado de Pernambuco foi a autorização concedida à firma C. Maranhão – Comércio e Indústria de Carnes e Conservas, isentando-a de todos os impostos estaduais durante seis anos. O ato decorre de um projeto apresentado há algum tempo, na Assembléia, pelo deputado Constâncio Maranhão, proprietário da firma beneficiada e que, ao apresentar o projeto, presidia a Assembléia”.
● Como se vê, o decreto da governadora Rosinha Matheus isentando a Refinaria de Manguinhos, de propriedade da espanhola Rapsol, do pagamento de ICMS sobre a venda de combustíveis, comprados no Rio Grande do Sul e revendidos no Rio de Janeiro, tinha um grave precedente. Como os negócios envolvendo ambulâncias para prefeituras de São Gonçalo e São João de Meriti e as obras da Gautama na Favela do Lixão.
● Aliás, quando governador de Alagoas, o hoje senador Fernando Collor de Mello (Elle, mesmo!) fez aprovar pela Assembléia do Estado uma lei concedendo isenção do ICMS às empresas ligadas às usinas. Assim, muita mulher de usineiro montou butiques de luxo ou supermercados, onde a usina comprava apenas uma cota, para se isentar de pagar ICMS, que era embutido no preço dos produtos, mas, legalmente, acabavam nas contas das felizes comerciantes.
● A Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembléia Legislativa que investiga a perda de arrecadação tributária pelo estado durante o governo de Da. Rosinha Garotinho, vai pedir ajuda policial para convencer o diretor da Refinaria de Manguinhos, Marcus Vasconcellos, a depor sobre a situação fiscal da empresa. Na segunda-feira (11/06), o diretor faltou pela segunda vez à convocação da CPI, onde os deputados esperavam ver respondidas questões sobre o lucro da empresa e sua relação com a Inca Distribuidora de Combustíveis Ltda., que, muito embora acusada de irregularidades em dois estados, continua a atuar livremente no Rio.
● "Queremos saber de que forma a refinaria opera, sobretudo após o decreto 37.486/05, que instituiu tratamento diferenciado a Manguinhos no pagamento de ICMS. Caso o convocado não justifique sua ausência, a CPI estudará a melhor forma de fazê-lo comparecer", informou o presidente da comissão, deputado Luiz Paulo (PSDB).
● A Refinaria de Manguinhos, alegando que o processamento de petróleo, sua principal atividade industrial, era economicamente inviável, pediu autorização ao Governo do Estado para importar combustíveis da Refinaria de Triunfo, no Rio Grande do Sul. Para isso, conseguiu de Rosinha Garotinho condições especiais de recolhimento do ICMS, fato que os atuais responsáveis pela Secretaria de Fazenda apontam como irregular. A CPI já descobriu que a distribuidora INCA, responsável pela compra e venda dos combustíveis produzidos em Triunfo, teve cassada a sua inscrição e proibida de operar em S. Paulo, onde foi acusada de fraude tributária.
● Um casal que assistia à missa, sábado, na Basílica de Aparecida, ficou surpreso ao final da celebração, quando são feitos avisos de interesses dos paroquianos, ouviu de um dos celebrantes recomendar a todos mais cuidados com suas bolsas e carteiras, pois há sempre o risco da ação de punguistas em grandes concentrações. Eles reconheceram que foi acertada a decisão do vigário de colocar grades de 3 metros de altura em torno da Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no Jardim 25 de Agosto, mesmo estando a dois quarteirões da 59ª DP/Caxias
● É por essa e outras que Anthony Garotinho é fel puro em seu blog (
http://www.blogdogarotinho.com.br/).. Esta semana, ele acusou a cúpula da Polícia Civil de haver firmado um acordo secreto com os integrantes da facção ADA (Amigo dos Amigos), que controla a venda de drogas na favela da Rocinha, para a “entrega” do bandido que matou um policial federal, que tentava cumprir um mandado judicial. Segundo o ex-governador, nunca em tempo algum na história deste País, a polícia do Rio fez acordo com bandidos para a entrega de parceiros, ganhando em troca a garantia de que não haveria invasão da polícia nos guetos controlados pelos traficantes.
● Em depoimento esta semana na CPI sobre os investimentos em infra-estrutura em torno dos Pólos Gás-Químico de Duque de Caxias, já em operação, e Itaboraí, em fase inicial de construção, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, acusou a FAETEC de, no governo de Rosinha Garotinho, promover cursos de dança de salão com dinheiro do FAT, que deveria ser aplicado no treinamento de mão-de-obra.. A Comissão está preocupada pela lerdeza do Governo em recrutar na região e preparar mão-de-obra qualificada para esses pólos, o que irá justificar a importação de mão-de-obra da China, como o Grupo Krupp-Tyssen pretende fazer na Sideruúrgica de Santa Cruz, na zona Oeste do Rio de Janeiro.
● Para quem não se lembra, Alexandre Cardoso foi Secretário de Recursos Hídricos do Governo de Anthony Garotinho, que firmou contrato com a Gautama, para obras de urbanização da favela do Lixão, na entrada de Caxias. Garotinho pagou R$ 41 milhões, mas a empreiteira não concluiu as obras, deixando para traz uma imensa lagoa de esgotos, mais conhecida como “Piscinão do Garotinho”.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE

XERÉM PROMOVE SEMINÁRIO
CONTRA O DESMATAMENTO

Depois de garantir, com seus rios e represas, o abastecimento de água ao então Distrito Federal e ainda ajudar, até hoje, como reforço da adutora do Guandu, Xerém está a caminho da desertificação diante da ação predatória de agricultores e especuladores imobiliários, que derrubam árvores e acabam com a proteção às nascentes dos rios. Para denunciar esse crime ecológico, diversas entidades se uniram para promover, nesta sexta-feira (15/06) o I Seminário sobre Meio Ambiente de Xerém. O evento,das 8:30 às 15 horas, terá lugar no tradicional Colégio Barão de Mauá, próximo à antiga sede da FNM e, para a abertura dos trabalhos, foram convidados os Secretários de Meio Ambiente do Estado, Carlos Minc, e do Município, Wanderley Simões, produtor rural e empresário estabelecido em Xerém. As mudanças climáticas dos últimos anos não distinguem países, raças ou classes sociais, com as temperaturas chegando fácil aos 52o Celsius, o derretimento de geleiras e ventos de mais de 100 Km. E tudo isso pela ação impensada do Homem, único que pode reverter esta situação! Mexa-se! Vá a Xerém dar o seu apoio e ajudar a preservar o que ainda resta de Mata Atlântica, antes que tudo isso vire uma floresta de eucaliptos, como desastradamente deseja o governo do Estado


Enquanto a comunidade de Xerém se une em defesa do Meio Ambiente, o governo usa moto-serra para destruir mais de uma dezena de exemplares de pau-ferro, que há mais de 70 anos garantiam um pouco de sombra aos motoristas que se utilizavam da Estrada Rio-Petrópolis, hoje Av. Presidente Kennedy, a primeira rodovia em cimento-asfáltico do País.(Foto: A. Lobo)

● Falta pessoal para vistoriar as 1.679 escolas da rede estadual. Essa é a conclusão do presidente da Comissão de Educação da ALERJ, deputado Comte Bittencourt (PPS), depois de ouvir nesta quarta-feira (13/06) os depoimentos dos representantes da Empresa de Obras Públicas e da Secretaria estadual de Educação.
● “Ficou claro que o poder público não tem controle da sua rede. A Emop está somando esforços, mas o orçamento de R$ 48 milhões é curto para atender todas as escolas. O que demonstra que teremos mais um ano muito difícil no que diz respeito à situação das escolas públicas”, lamentou o deputado referindo-se ao total de recursos que a Emop dispõe para as reformas.
● A vice-presidente da comissão, deputada Sheila Gama (PDT), demonstrou preocupação com a falta de manutenção das escolas. “Temos que correr contra o tempo para evitar que aconteça alguma tragédia por falta de manutenção dos prédios. Não acredito que consigamos recuperar, nos próximos quatro anos, as 1.679 escolas da rede estadual”, ressaltou a parlamentar
● A CPI da ALERJ que analisa os investimentos em infra-estrutura na manutenção do pólo gás-químico de Duque de Caxias e na implantação dos pólos petroquímico de Itaboraí e siderúrgico de Itaguaí ouviu nesta terça-feira (12/06), o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, e a vice-presidente da Faetec, Maria Cristina Lacerda Silva. Ambos apresentaram projetos de profissionalização que ainda não saíram do papel.
● O presidente da CPI, Luiz Paulo (PSDB), criticou os prazos apresentados para a implementação desses projetos. “Os senhores citam o ano de 2011, o de inauguração do pólo petroquímico de Itaboraí, como se este fosse o prazo de que vocês dispõem. O prazo de vocês é muito menor, já que será necessário pôr os planos em prática, levantar recursos e ainda profissionalizar um grande número de pessoas para o trabalho com técnicas inovadoras”, listou. “Sei que vocês chegaram agora e que o Governo anterior pouco fez, mas um planejamento estrutural, com metas definidas é absolutamente urgente”, frisou o parlamentar.
● Alexandre Cardoso, ex-Secretário de Recursos Hídricos no Governo de Anthony Garotinho, falou sobre a mudança do conceito de ensino profissionalizante. “Quando assumi a secretaria, solicitei um levantamento dos cursos oferecidos para mais de 400 mil alunos atendidos pelas unidades da Faetec. Descobri então a existência de cursos de dança de salão e do ventre, de marcha assistida, entre outros de inegável valor social, mas nenhum valor profissionalizante”, afirmou. “Temos que mudar essa noção de apoio social, em detrimento do ensino”, disse.
● A Secretaria de Transporte de Duque de Caxias, que anda apreendendo carros de serviço da Ampla, deveria aproveitar o seu ímpeto fiscalizador e apreender também os carros da Light, emplacados em Palmas (TO). Afinal, a Light, que era uma estatal francesa, agora é controlada pelo governador Aécio Neves, através da CEMIG.
● Se os carros do ex-polvo canadense, como a Light era conhecida na primeira metade do Século passado, fossem emplacados em Juiz de Fora, onde o IPVA é um terço do cobrado no Rio de Janeiro pelo Governo Sérgio Cabral, seria até aceitável. Mas, em Tocantins, Abdul Haikal?
● Os moradores da Rua Professor José de Souza Herdy, no 25 de agosto, estão há mais de 3 semanas sem água, mas a Cedae não dá bola para as queixas. Nessa rua funcionam as faculdades da UNIGRANRIO, que não sofre os efeitos da seca.
● Tal e qual os moradores da Rua Barão de Tefé, que termina no muro da UNIGRANIO, a turma da José de Souza Herdy não entende a razão da falta d’água, pois moram a menos de 1 quilômetro dos reservatórios da empresa, que ficam ao lado da Praça João Lazzaroni, no mesmo bairro, com capacidade para mais de 14 milhões de litros e construídos nos governos Marcello Alencar e Garotinho. Eles só foram inaugurados no final do governo de Rosinha Matheus.
● Nesta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15, uma parceria firmada entre a Ação da Cidadania e a prefeitura de São João de Meriti vai promover a inclusão de cerca de 300 famílias pobres do município no Programa Bolsa Família. O mutirão para cadastramento acontece de 9h às 16h, no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS EDEN, Rua Tenente Aviador Nilton Campos Soares nº 2470.
● Segundo dados do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em São João de Meriti há 17.176 famílias já beneficiadas com os recursos do Bolsa Família, embora existam 19.011 famílias no município que se adequam aos critérios de inclusão no programa.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE

CAXIENSE DE 21 ANOS
É CAMPEÃ DE JIU-JITSU


Kenia vibra com a vitória no tatame (Foto:Divulgação)

A caxiense Kênia da Silva Lopes, de 21 anos, sagrou-se campeã brasileira de Jiu-jitsu na categoria até 64 quilos, título conquistado na Universidade Gama Filho. Além do título principal, ela foi vice-campeã na categoria absoluta, depois de vencer quatro lutas seguidas e perder a última para uma adversária 20 quilos mais pesada. Em agosto, Kênia viaja para Califórnia, nos Estados Unidos, onde vai disputar o Campeonato Mundial com as melhores lutadoras de vários países. A atleta, que cursa uma Faculdade de Educação Física, treina 16 horas por semana, já conquistou 33 títulos importantes, sendo este o segundo mundial disputado. A mais recente conquista foi de campeã fluminense na categoria leve, domingo (10/06), no Campeonato da Liga de Jiu-Jitsu do Estado do Rio, em São Gonçalo.


NA GUERRA DAS VANS
PASSAGENS CAEM 41%

As empresas de ônibus jogaram a toalha na briga com vans e kombis. As empresas que exploram os passageiros de Caxias, Magé e Guapimirim que trabalham no Rio firmaram um açodo com o Detro, que não fiscaliza nada, reduzindo, espontaneamente, em até 41% o preço da passagem, numa confissão tácita que os preços cobras até hoje eram extorsivos. Para dourar a pílula, o acordo prevê incentivos fiscais como a redução da taxa de vistoria, de R$154,88 por cada veículo, por mês. A partir de Zero Hora desta quinta-feira, as tarifas das linhas Caxias-Raíz da Serra, Caxias-Imbariê, Caxias-Piabetá passam a custar R$ 3 reais. Já os passageiros que fazem o trajeto Caxias-Magé e Andorinhas-Caxias pagarão só R$ 4,30. As linhas que partem de Guapimirim, Andorinhas, Vilas S. Aleixo, Magé e Ypiranga em direção à Central, passarão a cobrar R$ 5,50. Em conseqüência da redução das tarifas nas linhas diretas, haverá queda proporcional nas diversas seções do percurso. Com isso, desaparece um dos diferenciais entre vans e os ônibus das empresas, que era o preço. Resta às empresas, agora, resolver o problema da superlotação em horário de rush, o cumprimento de horários e a manutenção dos seus veículos.

● Por 39 votos a favor e 11 contra, a ALERJ aprovou nesta terça-feira (12/06) o projeto que abre o Estado do Rio à monocultura em matéria de reflorestamento, permitindo o plantio de eucalipto, atendendo, assim, aos interesses da Aracruz Celulose, que vem enfrentando dificuldades no Espírito Santo e na Bahia, principalmente quanto à titulação das terras usadas para o plantio, tomadas aos índios. É o sinal para a criação do deserto verde, como vem advertindo os ambientalistas.
● Começa às 8:30 horas e irá até às 17 horas desta sexta-feira (15/06), o I Seminário de Defesa do Meio Ambiente de Xerém, organizado pela comunidade para discutir o desmatamento e a especulação imobiliária, que estão destruindo o que resta da Mata Atlântica, região que ainda é responsável por parte do abastecimento d’água ao Rio de Janeiro, através das adutoras conhecidas como Linhas Pretas.
● O seminário será no Colégio Estadual Barão de Mauá, em Xerém, e ocorrerá poucas horas depois que a a Assembléia Legislativa deu autorização para o plantio de eucalipto como substituto da Mata Atlântica, uma equivocada política ambiental que só leva em conta os interesses econômicos de grupos privados, liderados pela multinacional Aracruz Celulose.
● Os 21 integrantes da Câmara de Vereadores Mirins de Duque de Caxias, que vem realizando um excelente trabalho ao discutir assuntos de real interesse da população, viajam nesta quarta-feira (14/06), às 6 da manhã, para Brasília. A Câmara é presidida por Raissa Gomes Felipe, de apenas 13 anos e aluna exemplar do Instituto Adventista Caxiense e os vereadores mirins serão acompanhados pelo presidente da Câmara, Junior Reis, e pelo líder do Governo, Nivan de Almeida, o mais antigo vereador da atual legislatura.
● Além de assistirem à sessão da Câmara Federal, os nossos vereadores mirins visitarão o Senado e o Palácio do Planalto, onde já pediram audiência ao Presidente Lula. Eles viajarão num avião da FAB e aproveitarão a quinta-feira para visitar museus e exposições na Capital Federal.
● O projeto da Câmara Mirim foi uma feliz iniciativa do ex-vereador José Zumba (PT) que deu certo, principalmente pela percepção das crianças e dos jovens estudantes sobre os desmandos e tramóias dos nossos políticos profissionais. Espera-se que o Juizado da Infância e da Juventude e o MP fiquem atentos, para que os empreiteiros não tentem cooptar os nossos vereadores mirins para os seus esquemas de obras superfaturadas e compra de ambulâncias e computadores sem concorrência pública.
● A CPI da Assembléia Legislativa que investiga a perda de arrecadação tributária pelo estado no Governo Rosinha Garotinho vai solicitar ajuda policial para obrigar o diretor da Refinaria de Manguinhos, Marcus Vasconcellos, a depor sobre a situação da empresa e sua relação com a Inca, uma distribuidora de combustíveis acusada de irregularidades tributárias em dois Estados, mas continua a atuar livremente no Rio.
● “Queremos saber de que forma a refinaria opera, sobretudo após o decreto 37.486/05, que instituiu tratamento diferenciado a Manguinhos no pagamento de ICMS. Caso o convocado não justifique sua ausência, a CPI estudará a melhor forma de fazê-lo comparecer”, informou o presidente da comissão, deputado Luiz Paulo (PSDB).
● No início da manhã, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico do governo Rosinha Garotinho, Maurício Elias Chacur, falou sobre suas atividades como secretário. O relator da CPI, deputado Paulo Melo (PMDB), questionou o ex-secretário sobre a possibilidade de uma empresa em dívida com o Governo conseguir incentivos fiscais. Chacur declarou que as empresas são obrigadas a apresentar uma certidão de quitação da Secretaria estadual de Fazenda para pleitear os incentivos.
● Confrontado com a informação de que existem empreendimentos que conseguiram a isenção sem apresentação do certificado, Chacur não soube explicar como isso seria possível e criticou as más condições do sistema de fiscalização e cobrança tributária no estado. “Precisamos de mais estrutura para ter efeito real. Faltam barreiras e fiscais e, sobretudo, falta a chamada inteligência fiscal, um sistema de software capaz de analisar cada um dos setores da nossa economia, tornando-a mais abrangente”, explicou

segunda-feira, 11 de junho de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

VAI GRAXA? FICA FRIO!
ISTO É UM ASSALTO! A estação de Duque de Caxias, inaugurad em 1974 (Foto: Arquivo) está sendo demolida pelo Governo do Estado, mas o Batalhão Ferroviário da PM não garante a segurança dos passageiros.

Depois de “tomarem de assalto” e dominarem a Praça do Pacificador e as passarelas sobre os trilhos da Flumitrens, os bandidos-adolescentes que cheiram cola debaixo da Biblioteca Leonel Brizola passaram a agir também na estação ferroviária, utilizando um novo modelo de assalto. Quem fica perto das roletas da Supervia, aguardando um amigo ou parente, é abordado por dois jovens, um deles munido de uma caixa de engraxate. Eles oferecem seus serviços e, antes que o incauto responda, um dos “engraxates” mostra uma arma (faca ou revólver) e avisa que é um assalto. Com isso, a vítima é obrigada a colocar um dos pés na caixa, enquanto um dos “engraxates” revista os seus bolsos. Terminado o “serviço”, a dupla saem rindo, debochando da vitima, informando que ela saiu no lucro, pois ganhou uma graxa “de graça”. Como as vítimas têm que passar pelo local todos os dias, acabam não registrando queixa na 59ª DP, nem na própria estação. O sistema de segurança da Supervia, por sua vez, faz vista grossa, pois o que preocupa a empresa é a possibilidade de assalto às bilheterias ou um passageiro, sem dinheiro, tentar pular a roleta. É perfeitamente explicável o medo das vítimas em registrar a ocorrência, pois, hoje, até a Polícia tem medo da bandidagem, mas é inexplicável que esses assaltos ocorram à luz do dia, dentro das dependências da estação ferroviária, um patrimônio público cedido pelo Governo do Estado à iniciativa privada a pretexto de melhorar os serviços de transporte ferroviário.

● Anthony Garotinho acaba de fazer uma gravíssima denúncia contra a cúpula da Polícia Civil em seu blog (http://www.blogdogarotinho.com.br/). O ex-governador diz que a prisão de um traficante na favela da Rocinha, acusado de matar um policial federal, foi resultado de um acordo entre a liderança da ADA, que controla a venda de drogas na Zona Sul, e o cúpula da Polícia Civil. Segundo o ex-governador, temendo uma ação policial na Rocinha com a participação da PF, PM e da própria Polícia Civil, “traficantes da A.D.A, Amigos dos Amigos, facção que controla o morro, ligaram para a delegacia do bairro propondo um acordo, ela entregaria o criminoso que matou o policial, desde que não houvesse nenhuma incursão policial na Rocinha, o que traria grande prejuízo para o tráfico que abastece Zona Sul do Rio de Janeiro
diz que a prisão de um traficante na favela da Rocinha, acusado de matar um policial federal, foi resultado de um acordo entre a liderança da ADA, que controla a venda de drogas na Zona Sul, e o cúpula da Polícia Civil. Segundo o ex-governador, temendo uma ação policial na Rocinha com a participação da PF, PM e da própria Polícia Civil, “traficantes da A.D.A, Amigos dos Amigos, facção que controla o morro, ligaram para a delegacia do bairro propondo um acordo, ela entregaria o criminoso que matou o policial, desde que não houvesse nenhuma incursão policial na Rocinha, o que traria grande prejuízo para o tráfico que abastece Zona Sul do Rio de Janeiro”.
● Segundo Garotinho, a proposta foi levada à cúpula da segurança pública, que a aceitou. Em local e hora marcada, a polícia prendeu o assassino do policial federal conforme combinado com o tráfico, sem dar um tiro. Muitos policiais que tomaram conhecimento da situação estão indignados, é a primeira vez que a Polícia estadual faz um acordo com o tráfico para não atrapalhar a venda de drogas em uma região da cidade.
● “Lamentavelmente – afirma o ex-governador – a mesma polícia que há mais de 30 dias combate o tráfico de drogas na Zona Norte do Rio ocupando o complexo do Alemão, não teve o mesmo comportamento na Rocinha, pois esta é o centro de abastecimento para os consumidores VIP do Rio. Fica no ar uma pergunta: será que até na atuação da polícia há discriminação contra os pobres da Zona Norte neste governo? – pergunta Garoinho, ex-amigo de infância de Sérgio Cabal.
● O blog da Transparência Caxias
(
http://novaduquedecaxias.blogspot.com/) anda embaçado. Não deu uma linha sobre o convênio assinado quarta-feira (05/06) ente a Prefeitura e o Tribunal de Justiça, que vai garantir atendimento à população dos Distritos, através da unidade móvel, que estará toda segunda-feira, a partir d agosto, na praça em frente à Prefeitura, em Jardim Primavera.
● Com um Juiz de Direito, um Promotor de Justiça, um defensor público, cartório e serventuários, o projeto “Justiça Itinerante” funciona em um ônibus adaptado e atenderá os casos envolvendo questões de família, crianças, jovens e idosos, registro de nascimento, bem como o juizado especial cível. Os demais casos serão atendidos e encaminhados ao Juizado específico. Serão beneficiados os moradores de Xerém, Beira Serra. Taquara, Santa Cruz da Serra, Imbariê, Jardim Primavera, Nova Campinas e Capivari, que chegam a viajar mais de duas horas de bicicleta, carroça, vans e ônibus para chegarem ao forum de Caxias, no bairro 25 de Agosto.
● No noticiário distribuído pelo Palácio Guanabara, foi desvendado o mistério em torno do “padrinho” do projeto da Aracruz Celulose, que a ALERJ aprova nesta terça, com casca e tudo! Na nota, o governador tece rasgados elogios ao senso de oportunidade (ou oportunismo) e visão do Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Julio Bueno, que implantou projeto semelhante no Espírito Santo. Quem acabou apanhando dos ecologistas foi o oportunista-mor Carlos Minc, autor da lei ainda em vigor, que impedia a monocultura como forma de reflorestamento. E o próprio Minc acabou assinando o novo projeto. Para a Aracruz, o bom negócio é plantar eucalipto, que cresce rápido e dá boa celulose.
● A seção da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias desta terça-feira (12/06) promete pegar fogo, quando a oposição voltará a cobrar do Governo a origem dos R$ 70 mil pagos de cachê a Ivete Sangalo, que fez um show no Espaço Canaã, uma empresa privada que vem recebendo maciça divulgação por parte da Prefeitura. Os vereadores querem saber também quanto o Espaço Canaã vem pagando de IPTU e ISS e outros tributos.
● Outra cobrança será o destino dos R$ 7 milhões repassados pela Prefeitura para a FUNDEC, que fornece mão de obra para o Governo. Em recente reunião no gabinete do presidente da Câmara, Junior Reis, o presidente Fundec, Paulo Renato Faria, deu uma série de explicações, mas não apresentou a documentação sobre os pagamentos feitos com os R$ 7 milhões. Por mera coincidência, o presidente da Fundec é cunhado do prefeito Washington Reis e, por isso mesmo, está sendo chamado de “Vavá de Caxias” devido às trapalhadas do irmão do presidente Lula. Como dizia Brizola, cunhado não é parente. . . é um KARMA!


PROMOÇÃO SALVADORA
Fonte: Placas Ridículas