DA POPULAÇÃO DA BAIXADA

CARROS PIPAS FAZEM A FESTA
.jpg)
ESCOLA TEM LIXO PEDAGÓGICO

• Recupera-se bem de uma cirurgia de hérnia o decano da imprensa na Baixada Fluminense, jornalista Carlos de Sá Bezerra, presidente da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada-ACIEF e diretor-presidente da Revista Caxias Magazine. Ele já deverá estar de volta ao batente no início da semana.
PARAÍSO DOS SEM TRABALHO
Durante a campanha eleitoral, o ex-prefeito Washington Reis, que dizia no palanque que já estava eleito, afirmava em pequenos grupos que tinha a garantia do governador de nomeá-lo para a Secretaria de Desenvolvimento da Baixada, uma sinecura criada pelo ex-governador Marcello Alencar para abrigar políticos sem votos e sem mandato. Foi o mesmo modelo criado por Zito em janeiro, os cargos SE – Secretaria do Estrangeiro – para abrigar os tucanos que ficaram desempregados no Rio com a derrota do deputado Fernando Gabeira.
Apear do pomposo nome, a Secretaria foi instalada numa modesta casa da Rua Coronel João Teles, no Centenário, em cuja porta ficam estacionados veículos oficiais que fazem falta na fiscalização da merenda escolar, da situação dos prédios das escolas e dos postos de saúde e outros serviços essenciais, que deixam de funcionar por falta de viaturas. O assunto foi levantado pelo blog “O Rato que Ruge” (http://www.oratoruge.blogspot.com/), mas o nome do ex-prefeito não aparece na chefia dessa desnecessária Secretaria, uma prova de que Washington Reis parece não gozar do apoio total do governador. Além do aluguel do prédio, o governo do Estado ainda paga salários, ar condicionado e cafezinho para os sortudos
A operação da polícai foi tranquila e não impediu a circulação de coletivos
ÚLTIMA CHANCE PARA OS
CONCURSADOS DA SAÚDE Hoje é o último dia para os aprovados no concurso para a Saúde se apresentarem na Prefeitura para apresentação de documentos e encaminhamento para exame admissional. Foram chamados 360 profissionais de diversas especialidades na área e o concurso perde validade no próximo domingo.
ZITO REUNE OS GUARDAS E
NEGA REDUÇÃO DE SALÁRIOS
O Prefeito reuniu boa parte do efetivo da Guarda Municipal nesta quarta-feira para negar que vá haver redução dos salários da categoria ou suspensão do pagamento de vantagens, que há mais de 10 anos integram o contracheque dos GMs de Duque de Caxias, do qual o prefeito é um ex-integrante. Zito disse que nunca pretendeu reduzir salário dos servidores, principalmente da Guarda Municipal, de onde ele é servidor aposentado, mas anunciou que vai cortar todas as vantagens dos GMs que estiverem fora de função, cedidos a outros Departamentos da própria Prefeitura ou à disposição de órgãos externos, como a Câmara, a Alerj e o Tribunal de Justiça.
E mandou um recado aos insatisfeitos: que entreguem a carteirinha e a arma e busquem outro local de trabalho, onde possam ganhar o que consideram justo. Na GM, com vantagens que elevam o salário para cerca de R$ 2 mil mensais, só fica quem quiser trabalhar e cumprir com suas obrigações como servidor público.
RÁPIDAS
• Com a extinção da Secretaria de Transportes, Zito devolveu a Guarda Municipal à Secretaria de Serviços Públicos, onde sempre esteve.
• Na operação no complexo da Mangueirinha, na manhã desta quarta-feira, o Delegado Zaqueu Teixeira foi conferir a ação da Polícia por recomendação do prefeito. Há poucos dias, Zito reuniu o comando das Polícias Militar, Civil e Federal em seu Gabinete, onde cobrou mais eficiência.
• Durante a operação, o comando da Polícia se concentrou na movimentada esquina das Ruas Saldanha Marinho, antiga Rua do Colégio, e Arruda Negreiros, onde fica o “Largo da Mangueira” e a um quarteirão do Hospital Duque de Caxias.
• Ao contrário de outras operações, o tráfego de veículos no local, inclusive coletivos, continuou sem qualquer problema e não houve denúncia de vítimas de balas perdidas, o que foi uma vitória para o Coronel Roberto Penteado, Comandante do Policiamento de Área da Baixada.
• A rádio-corredor de Jardim Primavera revelou esta semana que, por traz do despejo do grupo teatral CPT do Teatro Municipal Armando Melo, estaria um grupo político que pretende controlar a Secretaria de Cultura, a pretexto de garantir verbas de Brasília para o setor.
• Haveria, inclusive, a promessa da nomeação de um ex-candidato a vereador para o comando do Teatro Armando Melo. Até o final do ano passado, esse candidato era um feroz defensor do então prefeito Washington Reis, participando, inclusive, de reuniões de alunos da FEUDUC para incentivar a municipalização daquela instituição de ensino, que enfrenta uma grave crise administrativa e financeira.
• Já que está tão envolvido com questões policiais da cidade, o Delegado Zaqueu Teixeira, secretário municipal de Segurança Pública, poderia investigar com carinho o assalto de que foi vítima o diretor do CPT, logo depois de receber, em meados de 2008, a verba para pagar os prêmios aos vencedores do Festival de Teatro de 2007.
• Ele estava acompanhado de dois auxiliares e tivera o cuidado de ligar para a gerência do banco, agendando a sua ida para receber o dinheiro que, finalmente, havia sido liberado pela Secretaria de Fazenda, quase um ano depois de encerrado o Festival de Teatro.
• Outro desafio para o respeitado policial será descobrir quem eram os bandidos que, utilizando uma moto, fizeram vários disparos contra as janelas da Biblioteca Leonel Brizola, em dezembro de 2005. Poucos dias depois, a dupla voltou a atacar, desta vez o alvo foi a Câmara de Vereadores. Curiosamente, as câmeras colocadas na fachada de um banco em frente ao Legislativo “estavam desligadas para manutenção”.
• Depois do escândalo em torno do despejo do Museu de Arqueologia da Baixada, o prefeito Sandro Matos está tentando encontrar uma saída para o impasse entre a Secretaria de Cultura e o IPAHB. E a solução precisa ser para Ontem!
GOVERNO VAI TERCEIRIZAR
ATENDIMENTO NAS UPAs
O governo está preparando um projeto de ampliação das UPAs 24 Horas, com uma nova forma de gestão, prevendo a terceirização de algumas especialidades médicas, como pediatras, ortopedistas e clínicos gerais, áreas em que há grande carência no mercado. A dificuldade de contratar esses especialistas, por concurso ou por contrato temporário, como ocorreu no ano passado, vem prejudicando o atendimento nas unidades. A Secretaria de Saúde e Defesa Civil deverá apresentar o novo plano em 15 dias.
Criadas no auge da epidemia de Dengue no inicio de 2008, as UPAs 24 Horas não passam de hospitais de campanha utilizados pelas Forças Armadas, mas montadas em contêineres metálicos, cujo aluguel está em torno de R$ 800 mil por mês cada um. Além dos contêineres, o Governo também aluga o equipamento dos consultórios, o que torna o custo operacional muito elevado. Ao invés de construir novos Postos de Saúde em caráter definitivo, Sérgio Cabral vai continuar investindo em UPAs 24 Horas, que não melhoraram o atendimento á população, que prefere o sistema tradicional, com médicos permanentes e que conheçam os pacientes pelos nomes, nunca pelo CPF ou Cartão Saúde.