CÂMARA DE BRASÍLIA DISPOSTA
A CASSAR GOVERNADOR E VICE
A CASSAR GOVERNADOR E VICE

Horas depois de o governador interino do Distrito Federal, Paulo Octávio (DEM), ter anunciado que ficaria no cargo, os deputados distritais aprovaram o parecer favorável do relator da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Câmara, Batista das Cooperativas (PRP), pelo prosseguimento de três pedidos de impeachment de Paulo Octávio. O processo para avaliar o impedimento de Paulo Octávio foi rápido. Os pedidos foram protocolados na última sexta-feira (12) na Casa, um dia depois de Paulo Octávio assumir o governo distrital. Agora, os pedidos seguem para a comissão especial. A tramitação foi bem diferente do que ocorreu com o governador licenciado José Roberto Arruda (sem partido) que levou quase dois meses para ser aprovado, o que foi feito hoje pela manhã.
Os deputados distritais também aceleraram a instalação da comissão especial que vai analisar os pedidos de impedimento de Arruda e Paulo Octávio. Dos cinco membros, os governistas são maioria na comissão, mas a oposição passará a ter dois integrantes, Paulo Tadeu (PT) e Jose Antonio Reguffe (PDT). Os deputados da base aliada na CPI, são Batista das Cooperativas (PRP), Raimundo Ribeiro (PSDB) e Eliana Pedrosa (DEM).
Com essa decisão e outras tomadas durante o dia de ontem (18), a Câmara demonstra que está disposta a sacrificar o governador e o vice para evitar a intervenção federal, que dificultaria a reeleição da maioria dos deputados distritais, que apoiavam o atual Governo de Brasília
LULA PEDE PRESSA A AGU
PARA CONCLUIR AUDITORIA
Em reunião com o governador em exercício do DF, Paulo Octávio, Lula

Os auditores da CGU avaliam convênios e contratos das áreas de segurança, saúde, justiça, transportes, cidades, educação, desenvolvimento social, piscicultura, agricultura, esportes, turismo, cultura, desenvolvimento agrário, recursos hídricos e ciência e tecnologia.
Não estão sob apuração as transferências obrigatórias previstas na Constituição Federal para custeio da saúde, educação e segurança pública. A auditoria é feita desde 2006, ano que o governador licenciado José Roberto Arruda (sem partido) foi eleito. Segundo a CGU, os repasses somaram até janeiro R$ 1,86 bilhão.
SERRA CHEGA A 47% CONTRA
33% DE DILMA NO 2º TURNO
A mais recente pesquisa Ibope/Diário do Comércio, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo e realizada entre


Sem Ciro Gomes, a pesquisa aponta José Serra com 41%, Dilma Rousseff com 28%, Marina Silva com 10%, brancos e nulos 12% e não sabem ou não opinaram 9%. Na simulação de um eventual segundo turno entre José Serra e Dilma Rousseff, o tucano lidera com 47% e Dilma registra 33%.
A pesquisa, que será divulgada hoje (19) pelo Diário do Comércio, foi realizada com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o Brasil. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Esta pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010.
RÁPIDAS
· O relator,do processo de afastamento do governador de Brasilia, o deputado Batista das Cooperativas (PRP), deu parecer favorável à abertura dos quatro processos contra Arruda, acusado de envolvimento em um esquema de distribuição de propina no Distrito Federal. O parecer foi aprovado por unâmidade, com cinco votos.
· “Impeachment não significa culpa, não significa dar veredicto. Permite que o processo que se inicia oportunize o amplo contraditório. Dá aos acusados o direito à ampla defesa”, disse. “Nossa cidade encontra-se diante de veementes indícios, diante de vídeos e áudios tão amplamente divulgados, diante de teia magistralmente arquitetada. Nada fazer seria quase como um um convite à impunidade”, completou.
· O governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octávio, disse na manhã de ontem (18) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que uma das opções estudadas por ele é mesmo renunciar ao cargo. O presidente deixou claro a Paulo Octávio que a postura do governo federal em relação à crise no GDF será estritamente institucional e que ele não irá se manifestar antes da decisão da Justiça.
· “O governador Paulo Octávio não veio pedir apoio ao presidente. [Lula] Deixou claro de pronto que não cabe ao presidente apoiar uma situação ou outra nesse momento, mas sim aguardar a posição da Justiça”, afirmou o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que também participou da reunião entre Lula e o governador em exercício.
· Sobre a possibilidade de renúncia, Lula disse a Paulo Octávio que essa é uma decisão de foro íntimo do governador e o governo federal não tem nenhuma opinião sobre o tema, segundo Padilha.
· As Promotorias de Justiça da Infância e da Juventude de Duque de Caxias promovem segunda-feira (22), de 14h às 16h30, uma audiência pública para discutir suas metas de atuação para o ano de 2010 com representantes da sociedade civil e do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontro, aberto a todos os interessados, será no auditório do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, situado na Rua General Dionísio, nº. 764 - 1º andar, Jardim Vinte e Cinco de Agosto (ao lado do fórum de Duque de Caxias).
· Segundo revelação do blog “Observatório Comunitário (http://observatoriocomunitario.blogspot.com/2010/02/viva-impunidade-o-crime-compensa.html), Ezequiel Toledo de Lima, um dos assassinos do menino João Helio, foi posto em liberdade no último dia 10 e poderá viajar para o exterior, a pretexto de que ele e a sua família corriam risco se

· O presidente da ONG Projeto Legal e Secretário do Conselho Estadual de Defesa da Criança e do Adolescente, Carlos Nicodemos, negou informações iniciais de que o paradeiro do acusado seria a Suíça ou outro país europeu. Nicodemos confirmou que o rapaz está abrigado em um local sigiloso, sob proteção.e ganhará nova identidade, como se fosse uma pobre vítima da violência que impera no Rio de Janeiro.,
· Depois de cumprir três anos de medida socioeducativa, o jovem, que era o único menor suspeito do crime, foi liberado no último dia 10, pouco depois de completar a maioridade. De acordo com Carlos Nicodemos, o jovem foi incluído no programa de proteção, depois que foi constatado que ele recebeu diversas ameaças de morte durante o tempo que ficou internado cumprindo pena no Instituto João Luiz Alves.
· João Hélio, de 6 anos, viajava no banco de trás de um Corsa prata, dirigido por sua mãe, Rosa Cristina Fernandes, em Cascadura, quando foram cercados por dois ladrões, um deles, Ezequiel Toledo de Lima – na época menor de idade e hoje tem 18 anos – que obrigaram a mãe a descer do carro. Eles fugiram logo em seguida, arrastando o menino, preso pelo cinto de segurança, por 7 km em 10 ruas arrastando a criança, da rua João Vicente, em Osvaldo Cruz, até a rua Caiari, em Cascadura, onde roubaram outro carro para continuar a fuga..
· O Estatuto da Criança e do Adolescente não permite a aplicação do Código Penal aos menores de 18 anos. Por isso, a pena máxima aplicável nos casos de homicídio é de 3 anos em instituto de reabilização. E o mesmo ECA que protege os criminosos com idade abaixo de 18 anos é utilizado como biombo pelas autoridades para não reprimir o uso e a venda de drogas por menores, nas ruas e praças das grandes cidades.
· Como a lei impede a internação de menores em clínicas de reabilitação, as Secretarias de Ação Social de Estados e Municípios ficam sem alternativas para coibir o uso de drogas por menores de 18 anos, para maior satisfação dos produtores e traficantes de drogas ilícitas.
· Os estudantes interessados em concorrer a uma vaga em instituições federais de ensino superior têm até o este sábado (20) para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O cadastramento pode ser feito entre as 6h e as 23h59 (horário de Brasília). Segundo o Ministério da Educação (MEC), até as 18h dessa quarta-feira (17), o sistema recebeu 282.614 inscrições de candidatos às vagas oferecidas por 51 instituições públicas de educação superior. Nesta segunda etapa, 29.240 vagas estão disponíveis.
· Podem participar os estudantes que fizeram o Enem em 2009, e não se inscreveram na primeira etapa do Sisu, realizada entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro, ou que se inscreveram, mas não foram selecionados.
· Os critérios de seleção dos candidatos na segunda etapa serão os mesmos adotados na primeira. A redação será usada como primeiro critério de desempate e, em seguida, as notas em cada uma das provas objetivas — linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. O resultado da segunda etapa será divulgado na segunda-feira (22).
· Em seis dias de fiscalização contra inadimplência de IPVA e falta de licenciamento anual, os agentes do Detran apreenderam 212 veículos irregulares. Os trabalhos começaram na sexta-feira (12) e se estenderam até esta quarta (17) na capital e em Guapimirim, Magé, Japeri, São João de Meriti, Araruama, Rio das Ostras, Macaé e Mangaratiba. Nos pontos fixos da Fiscalização Eletrônica Seletiva (FES), em parceira com a CET-Rio, 12 automóveis foram rebocados na capital fluminense. Nos pontos móveis da FES pelo estado, 138 veículos foram apreendidos. E na fiscalização tradicional, os agentes realizaram 62 apreensões.
· As diretrizes que deverão ser seguidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE s) para garantirem, em outubro deste ano, o exercício do direito de voto pelos presos provisórios e adolescentes em medida socioeducativa de internação serão debatidas, segunda-feira (22), em audiência pública na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), às 15h. Na ocasião, será discutida a minuta de instrução sobre seções eleitorais especiais em estabelecimentos penais e de internação de adolescentes - versão audiência pública. Clique aqui para conhecer o texto.
· A minuta foi elaborada por uma comissão, instituída em novembro do ano passado por determinação de portaria conjunta dos presidentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, e do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, e formada por representantes do CNJ, do TSE e de entidades civis - como Associação Juízes para a Democracia, Associação dos Magistrados Brasileiros, Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Federal da Ordem dos Advogados dos do Brasil, Instituto de Acesso à Justiça e Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
AS CHUVAS VOLTARAM
MAS O GOVERNO, NÃO!
Embora consideradas moderadas pelos especialistas, as chuvas que voltaram a caír sobre Duque de Caxias na noite de quarta-feira de Cinzas provocaram novos alagamentos na área de Campos Elíseos, principalmente na área da Reduc, exatamente como ocorreu na virada do ano Em mais uma inaceitável coincidência, sem que a Prefeitura tem feito alguma coisa para evitar novos transtornos para a população, principalmente quem vive, por necessidade, em barracos construídos nas margens de rios como Sarapuí, Iguaçu, Pilar e
