quinta-feira, 13 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

FEUDUC NÃO PERDOA DÍVIDA
DE EX-ALUNA DESEMPREGADA



Uma ex-aluna do Curso de Letras (Português/Literatura) da Fundação Universidade de Duque de Caxias - FEUDUC - uma entidade fundada por um grupo de amigos do ex-prefeito Moacyr do Carmo há 40 anos e sem fins lucrativos, recebeu nesta quinta-feira uma notificação judicial, com prazo de três dias para pagar as duas últimas mensalidades do curso, concluído em 2007, sob pena de penhora de seus bens. Em dificuldades financeiras quando terminou o curso, a aluna assinou uma nota promissória, reconhecendo uma dívida de R$ 596,29, hoje convertida pela instituição em R$ 721,51, além das custas de Cartório. A ex-aluna, que não conseguiu receber o diploma em função da dívida, não podendo exercer a profissão escolhida, continua desempregada e não tem bens para oferecer em penhora.
Em 2008, a FEUDUC foi o centro de uma polêmica em virtude das suas dificuldades financeiras, que resultaram no desmonto do Departamento de História, um dos mais prestigiados do Estado do Rio, de onde foram demitidos professores com mais de 10 anos de serviços prestados à instituição. Também os dirigentes do Diretório Acadêmico foram perseguidos e tiveram que desistir dos cursos que ali faziam. Como era ano de eleição, o então prefeito Washington Reis se prontificou a municipalizar a instituição, como forma de manter a Universidade funcionando, mas acabou desistindo do projeto com a derrota nas urnas.

ESTUDANTES INSISTEM NA
CAMPANHA “FORA SARNEY”

O grupo, formado por representantes do Diretório Central dos Estudantes da Universidade da Brasília (UnB) e da Central Independentes de Manifestação Ativistas (Cima), burlou a segurança e conseguiu entrar no Senado, mesmo com a proibição de acesso de visitantes como medida de prevenção à influenza A (H1N1) – gripe suína. Os estudantes conseguiram entrar no Salão Azul, que fica ao lado do plenário, e começaram a gritar “Fora Sarney”. Eles já haviam tentado realizar um protesto terça-feira (11), quando entregariam 11 pizzas ao presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ). Eles foram impedidos de se manifestar pela Polícia Legislativa, de uma forma que classificaram de “truculenta”.
Aos gritos de “Fora Sarney”, dez estudantes realizaram, há pouco, manifestação contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e outros parlamentares.
“É uma ditadura branca, os segurança estão perseguindo os estudantes, que nada mais querem do que cobrar desta Casa, que está podre”, afirmou o estudante Rodrigo Pilha. “Polícia é para ladrão, para estudante, não”, reclamou.
Pilha e mais três estudantes foram detidos pela Polícia do Senado. Quando tentaram mostrar cartazes com frases contra os senadores, principalmente Sarney, os policiais legislativos usaram da força contra os estudantes que, várias vezes, gritaram que o ato era pacífico.


RÁPIDAS

• O prefeito Zito convocou todos os prefeitos e Secretários de Saúde da Baixada Fluminense para buscar ações conjuntas de bloqueio à gripe suína na região. O encontro será nesta sexta-feira (14), às 10h, na sede do Cisbaf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense), entidade que Zito preside e sediada na Av. Gov. Roberto da Silveira 2012, Nova Iguaçu.em Nova Iguaçu, A meta é estabelecer medidas preventivas, procedimentos padrões e ajuda mútua.
• O presidente Lula vetou a adoção de limites nos gastos da União com publicidade e viagens no próximo ano. O dispositivo constava da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010, publicada ontem (13) no Diário Oficial da União.
• Pelo mecanismo aprovado pelo Congresso, as despesas oficiais com publicidade, viagens, passagens e locomoção não poderiam exceder, no próximo ano, os valores empenhados (autorizados) em 2009. Vários tipos de gasto, no entanto, estariam fora desse limite.
• As despesas relacionadas à segurança pública, fiscalização (como autuações da Receita Federal), vigilância sanitária, defesa civil, obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e da Copa do Mundo de 2014, além das viagens necessárias para as eleições de 2010, não estariam incluídas no teto.
• Na justificativa para o veto, a Casa Civil alegou que a imposição do teto pode comprometer a execução de políticas públicas. Segundo o texto, a limitação nos gastos com viagens poderia afetar a presença de gestores em locais distantes dos grandes centros urbanos, o que comprometeria a fiscalização das ações do governo.
• A Casa Civil também argumentou que, ao contrário do que o dispositivo pretendia, a limitação poderia levar ao aumento nas despesas com publicidade e viagens em 2010. Isso porque, caso os empenhos nessas áreas subissem em 2009, os gastos permaneceriam em níveis maiores no próximo ano.
• A verdade é que 2010 é um ano eleitoral e Lula precisa da mídia ao seu lado para garantir a cobertura da campanha da candidata do PT.
• Por falar da Ministra candidata, o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), apresentou requerimento de informação em que pede cópia das gravações do sistema interno de câmeras da Casa Civil no período de novembro e dezembro do ano passado. Ele espera, com isso, comprovar se a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira se encontrou com a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
• Caiado quer também cópia do controle de entrada e saída dos carros e pede que seja informado se Dilma Rousseff tem alguma agenda paralela à oficial, que normalmente é divulgada.
• Lina Vieira disse à imprensa que Dilma Rousseff pediu a ela que apressasse as investigações que a Receita vinha fazendo em negócios da família Sarney. Na época, ela interpretou a afirmação como um pedido para parar as investigações. O encontro teria ocorrido na Casa Civil e, segundo Lina, Dilma pediu que fosse informal, sem registro na agenda das duas. Dilma Rousseff nega o encontro e o pedido e diz que as reuniões com Lina Vieira foram todas públicas e sempre com a presença de outras autoridades ou assessores.
• A senadora Marina Silva se reuniu quarta-feira (12) com o líder do PT,
senador Aloizio Mercadante (foto). Após o encontro, o senador paulista disse que a conversa foi “bonita como sempre foram bonitas. São 30 anos de caminhada juntos”. Segundo o líder, a senadora está decidida a ter “um compromisso para construir um movimento sócio ambiental no Brasil, que é a militância dela”. Marina Silva deixou o gabinete do líder do PT sem falar com os jornalistas.
• Perguntado se a senadora já teria definido o seu futuro político e partidário, o senador Mercadante afirmou que cabe à senadora falar sobre o assunto. “Acho que o anuncio da decisão que tomou cabe a ela e não a mim. Mas o sentimento que nos une é o mesmo que permaneceu nesses 30 anos e, para mim, não vai mudar, qualquer que seja a decisão partidária eleitoral que ela venha a tomar”, disse.
• As funcionárias grávidas da Assembleia Legislativa terão dispensa do serviço por um período de 15 dias, que poderá ser prorrogado.A determinação foi publicada no Diário Oficial pelo presidente da Casa, deputado Jorge Picciani (PMDB), nesta quinta-feira(13).
• Também nesta quinta, o governador Sérgio Cabral publicou no Diário Oficial o Decreto 41.988/09, concedendo licença remunerada às servidoras estaduais grávidas, sem qualquer perda de direitos ou vantagens, até o dia 28 deste mês. Neste caso, as beneficiárias apresentarão, por si ou através de representante legal, o requerimento perante o seu superior hierárquico, acompanhado de exame comprobatório da gravidez.
• Os estudantes fluminenses terão um único cartão que unificará a passagem de ônibus, o registro de presença na sala de aula e a merenda, substituindo o atual RioCard. De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Educação, Sérgio Mendes, o novo serviço será implantado em 50 escolas públicas do estado a partir do dia três, mas atenderá, gradativamente, as outras 1.500 unidades de ensino até o fim do ano.
• “Temos algumas divergências com a secretaria quanto à multi utilização do cartão, mas é um projeto positivo, especialmente por ser único. Se todas as identificações puderem estar num só cartão, é muito bom. Agora, ele tem também que integrar esses serviços com as barcas e o metrô”, avaliou o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Comte Bittencourt (PPS), que quarta-feira (12), realizou uma audiência para tratar do assunto.

ZITO GARANTE O FORRÓ
NESTE FIM DE SEMANA


A Assessoria de Imprensa da Prefeitura garantiu no final da tarde desta quinta-feira que o projeto “Forró na Feira” será realizado normalmente neste fim de semana, embora outras atividades tenham sido suspensas até o final do mês por conta da gripe Influenza A, mais conhecida como gripe suína. Assim, continuam suspensos os espetáculos programados para o Teatro Raul Cortez no mês de agosto, bem como o acesso à Biblioteca Municipal Leonel Brizola, ambos no Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. Zito determinou, no entanto, moderação na sonorização, atendendo a reclamações de moradores do 25 de Agosto e da direção dos hospitais Mario Lioni e Daniel Lippi, que ficam próximos à estação ferroviária onde se realiza o “Forró na Feira”. No caso da Feira de Artesanato, a Secretaria de Cultura decidiu que o evento será realizado apenas às quintas-feiras, a pedido dos própriso artesãos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

JOBIM SAI EM DEFESA DOS
CANDIDATOS COM FICHA SUJA

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse ontem (12) que é temerária a possibilidade de um cidadão não poder se candidatar nas eleições por ter processo correndo na Justiça. Para Jobim, muitos seriam tirados de uma possível disputa “só porque alguém resolveu fazer alguma denúncia contra ele”, os conhecidos fichas sujas. Segundo o ministro, que foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa medida tiraria “o direito primário de qualquer um participar do processo eleitoral”. Jobim criticou o que chamou de criminalização e judicialização da política, dizendo que “muitos processos vão à Justiça só para sujar a ficha do candidato”. As questões políticas, segundo ele, devem ser tratadas no âmbito dos partidos e do Poder Legislativo.
O ministro esclareceu que sua posição a respeito de questões eleitorais não reflete a postura do governo, mas é fruto de sua experiência como presidente do TSE e como político. Jobim participou de audiência pública realizada pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Ciência e Tecnologia do Senado Federal e defendeu um aperfeiçoamento do sistema eleitoral para que os partidos não fiquem reféns de candidatos que não têm, muitas vezes, qualquer identificação com as legendas que representam. Jobim avalia que o projeto de lei da reforma política já aprovado pela Câmara deixa os políticos dependentes das legendas.

ALERJ COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE
FALHAS EM HOSPITAL DE CAXIAS
A demora para apurar as denúncias de que quatro crianças teriam nascido com o braço esquerdo deformado devido a problemas nos partos realizados no Hospital Moacyr Rodrigues, em Duque de Caxias, assustou o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Átila Nunes (DEM). O parlamentar discutiu o assunto durante audiência pública nesta quarta-feira (12), no Palácio Tiradentes. De acordo com a diretora do hospital, Patrícia Virgílio, uma sindicância interna para identificar se as crianças tiveram problemas de locomoção nos braços em decorrência de erros médicos foi aberta há uma semana – os partos ocorreram em maio e junho. “É preocupante que as sindicâncias abertas pelo hospital e pelo Conselho Regional de Medicina do Rio (Cremerj) ainda não tenham chegado a nenhuma conclusão. Enquanto isso a população de Caxias fica se perguntando: posso confiar no hospital?”, desabafou o parlamentar.
O deputado também solicitou que os documentos com as conclusões de todas as investigações sejam encaminhados à Comissão de Saúde. A vice-presidente do Cremerj, Vera Fonseca, admitiu que o conselho está analisando se os problemas nos braços dos recém-nascidos teriam sido originados por conta de erros médicos. “É um equívoco traçar um pré-julgamento. Investigações assim levam tempo para serem concluídas. Temos que obter informações suficientes dos médicos, das mães, examinar as crianças e analisar os prontuários”, justificou. A diretora do hospital defendeu que sua instituição segue exatamente a conduta médica exigida. “A incidência de problemas decorrentes do parto, na nossa unidade, é abaixo da média do estado. Em maio, chegou a 0,4%, e, em junho, foi de 0,5%, em relação ao número de partos realizados”, disse Patrícia.

RÁPIDAS

• Senadores petistas acreditam que a senadora Marina Silva (PT-AC) deverá mesmo deixar a legenda e se filiar ao PV, apesar da troca ainda não ter sido oficializada pela ex-ministra do Meio Ambiente. De acordo com o senador Delcídio Amaral (PT-MS), Marina já teria optado pela troca. Para o senador Paulo Paim (PT-RS), uma possível candidatura de Marina Silva à Presidência, pelo PV, irá alterar completamente a previsão do quadro sucessório.
• Paim acredita que Marina Silva tem potencial para repetir, na esfera nacional, o que ocorreu com Fernando Gabeira (PV-RJ) nas eleições para prefeito do Rio de Janeiro, no ano passado. Gabeira não era favorito, mas conseguiu chegar ao segundo turno e perdeu por uma margem mínima de diferença para Eduardo Paes (PMSB), eleito em uma das votações mais acirradas da história.
“Apesar de todo o esforço da bancada do PT para a permanência da senadora Marina Silva, lamentavelmente, parece que a decisão já foi tomada", declarou Amaral, em matéria da Agência Brasil.
• A possibilidade do lançamento de uma chapa Marina Silva-Cristóvam Buarque está tirando o sono de Lula e dos seus mosqueteiros trapalhões. Se, antes, já era difícil para líderes do PT digerirem a candidatura de Dilma Roussef, oriunda do PDT, ficou mais difícil com a possibilidade da Musa dos Verdes deixar o partido em busca de um voo próprio. Se isso ocorrer, as chances da eleição de 2010 ser decidida no primeiro turno, como queria Lula, irão para o vinagre.
• O argentino Daniel Rufino, 37 Anos, tentou reagir ao assalto em Jardim Primavera e levou um tiro na perna. Segundo testemunhas, dois bandidos, que ocupavam uma moto, tentaram roubar o estrangeiro quando ele saia do Banco, na Rodovia Washington Luis, em Jardim Primavera, próximo à Prefeitura. Com a reação da vítima, os marginais atiram e em pegaram cerca de R$ 1.500,00 que a vítima havia sacado do banco. Daniel foi medicado no Hospital de Saracuruna e liberado em seguida
• No bairro 25 de agosto, a poucos metros de uma cabine da PM, um cidadão que chegava ao Hospital Mario Lioni foi assaltado e perdeu o carro. A mesma cena se repetiu em frente à Casa de Saúde São José, na rua Nobre de Lacerda, próximo ao centro de Caxias. Nos dois casos, os roubos ocorreram por volta das 10 horas da manhã, em locais movimentados, como a entrada dos dois hospitais pertencente à Amil.
• Será enviada para a sanção do governador a proposta que obriga as unidades de saúde, estaduais e particulares, a entregarem cópias dos prontuários médicos aos pacientes na comunicação de alta. O projeto de lei, aprovado pela Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (12), estabelece que a cópia do documento traga todos os medicamentos utilizados no tratamento, assim como as demais informações sobre procedimentos médicos adotados.
• O documento será entregue pelo médico ao paciente ou a seu responsável, mediante assinatura de recibo.“Essa medida pode garantir a melhoria no atendimento, uma vez que garante o acesso do paciente ao tratamento escolhido”, aposta a autora da proposta, deputada Beatriz Santos (PRB).
• A liberação do paciente passará a ser condicionada à entrega do prontuário – que será gratuita. O descumprimento será punido com multa de mil Ufirs, a serem revertidas ao Fundo Estadual de Saúde. O governador terá 15 dias para sancionar ou vetar a norma, que dá 30 dias, a partir da sanção, para a adaptação das instituições.
• Em virtude do surto da gripe suína no Estado do Rio, a 2ª subseção da OAB em Duque de Caxias, promoveu terça-feira (11), “Dia do Advogado”, a palestra “A OAB Duque de Caxias na luta contra o vírus influenza H1N1”, ministrada pela infectologista da Secretaria Municipal de Saúde, Eneida Márcia Souza Simões, que falou sobre a procedência, contaminação e os sintomas da doença para cerca de 100 advogados.
• Aves ameaçadas de extinção foram apreendidas em Duque de Caxias nesta quarta-feira (12) durante operação conjunta de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e agentes da Guarda Florestal de Duque de Caxias, em Xerém, o quarto distrito.
• O grupo seguia uma denúncia recebida pela Secretaria l de Meio Ambiente i
nformando que animais eram mantidos ilegalmente no sítio São José, no bairro Mantiquira, em Xerém. No local, foram apreendidos dois papagaios, uma arara e um jacu, espécies em risco de extinção. A dona do sítio, Adília da Silva Toribato, foi autuada por manter animais silvestres em cativeiro. Ela terá de pagar uma multa de R$ 15,5 mil e vai responder a processo criminal.
• Em outro local, na Alameda Santa Alice, num bairro próximo, os agentes apreenderam quatro trinca-ferros, uma cigarra rainha e um pichã-chão, mantidos em duas oficinas. As aves foram levadas para o centro de triagem do Ibama, no município de Seropédica. Dono de um dos trinca-ferros, o mecânico Ricardo Luiz Ferreira apresentou a documentação do Ibama autorizando a criação do pássaro em cativeiro e teve a ave liberada.
• A Controladoria Geral da União irá sortear segunda-feira (17) mais 60 municípios que serão fiscalizados na aplicação dos recursos públicos federais. O 29º sorteio do Programa de Fiscalização de Municípios a partir de Sorteios Públicos será realizado no auditório da Caixa Econômica Federal, às 9h.
• A iniciativa é válida para todos os municípios com população de até 500 mil habitantes, exceto as capitais, e tem como objetivo dar mais transparência à gestão pública e combater a sonegação. Os municípios selecionados nos três últimos sorteios não poderão ser escolhidos nessa edição.
• Padronizar e tornar acessível as calçadas da Baixada Fluminense, atualmente em condições impróprias de utilização. Esse foi o objetivo da Reunião sobre o Programa de Acessibilidade e Mobilidade Urbana, promovida pelo Sistema Firjan, por intermédio de sua Representação Regional em Nova Iguaçu, nesta terça-feira (12).
• A reunião contou com representantes do Crea-RJ (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro), Associação Brasileira de Cimento Portland, Caixa Econômica Federal, Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto, Sistema Firjan e empresários.
• A proposta é que as calçadas sejam padronizadas nos moldes do que vem sendo feito em alguns municípios do interior de São Paulo, que adequaram os passeios públicos aos portadores de deficiência. Esses municípios criaram decretos que delimitam quais modificações podem ser feitas e a partir daí, foi distribuído uma cartilha para orientar a população.
• A finalidade é formar parcerias entre prefeituras, empresários e comunidade para criar condições de desenvolvimento local, já que todos são beneficiários das melhorias, além de valorizar os empreendimentos localizados na região.

FUNASA DOA NOVOS CARROS
PARA O COMBATE À GRIPE
O Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) participaram ontem (12) da cerimônia de doação do primeiro lote de 66 veículos (modelos Corsa Pickup, Fiat Strada Pickup e S10 cabines simples e duplas) para a prefeitura do Rio. Os carros vão ajudar no combate à influenza A (H1N1) - gripe suína e à dengue na cidade, como suporte às ações da Secretaria Municipal de Saúde. Em breve, a Funasa doará mais 94 carros à capital. Além da Capital, São Gonçalo e Queimados também receberão reforço na frota de veículos das secretaras municipais de Saúde, de três e 14 carros, respectivamente. Não é a primeira vez que a Funasa é utilizada pelo Governo Federal como atalho para a doação de veículos destinados a programas de emergência tocados por prefeituras. Em janeiro, quando tomou posse pela terceira vez como prefeito de Duque de Caxias, Zito encontrou a frota (foto) da Secretaria de Saúde sucatada, havendo apenas um veiculo em condições de uso: era destinado ao fumacê. Como as prefeituras não têm serviços de manutenção, os veículos rodam até os pneus ficarem carecas.

BAIXADA URGENTE

DEPUTADOS INVESTIGAM ERROS
MÉDICOS NO MOACYR DO CARMO
A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa realiza nesta quarta-feira (12), às 14h30, audiência pública para apurar denúncias contra o Hospital Moacyr Rodrigues, em Duque de Caxias, e sobre uma possível paralisação dos servidores estaduais da saúde. De acordo com o presidente da comissão, deputado Átila Nunes (DEM), há uma série de reclamações relacionadas a possíveis erros médicos durante os partos feitos no hospital e que já estão sendo apuradas pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio (Cremerj). “A informação que temos é de que a unidade está passando por sérios problemas, sendo o pior deles o nascimento de crianças com problemas ósseos, possivelmente causados por erros médicos durante o parto. Temos que avaliar a fundo estas graves denúncias”, afirmou o democrata.
A 59ª DP/Caxias abriu inquérito para apurar as condições em dois partos realizados no Hospital Moacyr do Carmo em que os bebês apresentaram deformações do braço esquerdo. Segundo uma das mães, a recomendação do obstetra que acompanhou o pré-natal é que o parto deveria ser por cesariana, devido á idade da gestante e o tamanho do bebê, com cerca de 4 quilos.
A audiência vai contar com a presença do presidente do Cremerj, Luiz Fernando Moraes; da coordenadora do Hospital Moacyr Rodrigues, Patrícia Virgilio, e do presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Rio, Jorge Darze, que vai falar sobre a situação dos servidores da saúde e da possível paralisação.

A GRIPE SUINA VEIO PARA FICAR
O diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, afirmou ontem (11) que a tendência observada em outros países é que a influenza A (H1N1) – gripe suína – substitua gradativamente a influenza sazonal ou gripe comum. Ao participar de audiência pública sobre a doença no plenário da Câmara dos Deputados, ele lembrou que, há duas semanas, a doença representava 60% do total de casos de gripe no país mas que a taxa, atualmente, é de 77%.
Sobre o adiamento do retorno às aulas na tentativa de conter a doença, Hage admitiu que ainda não há dados que comprovem a eficácia de tais medidas. “Isso vai ser avaliado posteriormente”, disse. Já em relação às gestantes, ele reforçou que elas devem evitar locais fechados com pouca circulação de ar, mas que devem levar “uma vida normal”.

RÁPIDAS

• Continua a romaria de membros do PT ao gabinete da senadora Marina Silva, com apelos veements para que ela permaneça no partido, recusando, assim, o vonite do PV para que dispute a Presidência da República como contraponto à ministra Dilma Soussef. Ontem (11), a senadora desvinculou qualquer possibilidade de condicionar sua filiação ao PV a uma candidatura à Presidência da República em 2010.
• Sem estabelecer um prazo limite para o anúncio de sua decisão, Marina Silva adiantou, em entrevista, que não pretende “prolongar este processo” por respeito ao PT, ao PV e a ela mesma. A ex-ministra do Meio Ambiente do governo Lula confirmou que recebeu pedidos para que permaneça no partido, inclusive da chefe da Casa Civil, ministra Dilma Rousseff.
• Marina Silva destacou que as condições de assumir de forma programática a adoção do crescimento sustentável como mecanismo de crescimento é o que pesa em sua avaliação neste momento. Ela acrescentou que o Brasil é o país que está mais preparado para assumir a transição do atual modelo de crescimento para outro que tenha como foco a adoção de medidas de sustentabilidade. “Este é o desafio que está posto para este século.”
• A Polícia Federal estourou ontem (11), um cassino clandestino que funcionava em Jardim Primavera, bairro em que também funciona a Prefeitura de Duque de Caxias. Os policiais chegaram ao local depois de investigações baseadas em informações do Disque-Denúncia. Duas pessoas foram detidas e apreendidas141 máquinas.
• A ação da PF ocorreu poucos dias depois que a Polícia Civil estourou uma distribuidora de peças para automóveis e caminhões, a Ávila Diesel, que funcionava na vizinhança da Secretaria de Segurança Municipal, naRua Silva Fernandes, no Parque Duque, Como se vê, nem a presença da Polícia inibe a ação dos bandidos.
• Só depende da sanção do governador, a lei que tornará proibido o fumo em ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento, como áreas comuns de condomínios, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, e repartições públicas
• Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), todos os anos, ao menos sete brasileiros que nunca fumaram morrem por doenças decorrentes da exposição à fumaça do tabaco. Por ano, são 2.655 mortos.
• A oposição recorreu ontem (11) ao Conselho de Ética do Senado contra o arquivamento de três representações e de três denúncias contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). O presidente do conselho, Paulo Duque (PMDB-RJ), justificou o arquivamento argumentando que não existem provas contra Sarney nas representações, que foram baseadas em notícias de jornais.
• Na véspera (10) a oposição entrara com recurso contra o arquivamento de três denúncias e uma representação contra Sarney. Ainda falta recurso contra o arquivamento de uma representação apresentada pelo P-SOL. Ao todo, o conselho arquivou 11 representações e denúncias contra o senador
• Para que elas sejam desarquivadas e se abra processo por quebra de decoro parlamentar, são necessários os votos de metade mais um dos membros do Conselho de Ética, formado por 15 senadores – dez da base governista e cinco da oposição.
• Como a votação para o desarquivamento será aberta, a oposição espera que senadores da base governista, por questão de sobrevivência política, aprovem o desarquivamento. Em 2010, haverá renovação de 2/3 do Senado, quando cada estado elegerá dois novos senadores.
• A Justiça paulista acatou denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo com base em investigação feita pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) contra o bispo Edir Macedo e mais nove integrantes da Igreja Universal do Reino de Deus, acusados dos crimes de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.
• Além de Edir Macedo, foi instaurada ação criminal contra os bispos Alba Maria da Costa, Edilson da Conceição Gonzales, Honorilton Gonçalves da Costa, Jerônimo Alves Ferreira, João Batista Ramos da Silva, João Luís Dutra Leite, Maurício Albuquerque e Silva, Osvaldo Scriollli e Veríssimo de Jesus.
• Segundo o levantamento feito pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, as fraudes vinham sendo praticadas há pelo menos dez anos. Os acusados usavam dinheiro de doações dos fiéis para benefício próprio. A investigação constatou que a movimentação chega a R$ 1,4 bilhão por ano em dízimos coletados em 4,5 mil templos em 1,5 mil cidades do país. Só no período de 2003 a 2008, os depósitos para a Igreja Universal do Reino de Deus alcançaram R$ 3,9 bilhões.
• Os recursos obtidos por meio de doações eram aplicados em duas empresas de fachada: a Unimetro Empreendimentos S/A e a Cremo Empreendimentos S/A., ambas encarregadas do esquema de envio de dinheiro para o exterior. As remessas iam para contas nos chamados paraísos fiscais, em que os favorecidos têm vantagens como sigilo e baixo custo de movimentação.
• Depois esses valores retornavam ao país na forma de contratos que permitiam a legalização do uso do dinheiro na compra de empresas de comunicação. Em 2004 e 2005, essas empresas movimentaram em torno de R$ 71 milhões.(Abr)
• O subsecretário de Projetos de Urbanismo Regional da Secretaria de Obras, Vicente Loureiro, anunciou nesta terça-feira, em reunião do Conselho Empresarial da Firjan em Duque de Caxias, que o trecho do Anel Rodoviário Metropolitano entre Duque de Caxias e o porto de Itaguaí (Sepetiba) só deverá estar concluído em dezembro de 2010.
• Segundo Loureiro, desde a construção da Linha Vermelha - em 1992, durante o governo Brizola - o Rio de Janeiro não tinha um projeto tão ousado no âmbito viário. O Arco Metropolitano funcionará como uma intersecção entre as cinco principais rodovias do Rio de Janeiro. A totalidade do trecho é de 145 km, sendo 72km de responsabilidade do governo estadual.

“OI” E CLARO NÃO QUEREM
PAGAR MULTA MILIONÁRIA


As operadoras de telefonia Claro e “Oi”, ex=Telemar, propuseram ao Ministério da Justiça um acordo para evitar o pagamento de R$ 300 milhões pelo descumprimento às regras da Lei do Call Center. O ministro da Justiça, Tarso Genro, disse ontem (11) que as empresas devem apresentar um termo de referência, que vai indicar as medidas que serão adotadas por elas nos próximos meses para o efetivo cumprimento das regras de atendimento ao consumidor.
Até o fim do ano, o ministério deverá acompanhar a realização dessas medidas e, no caso do cumprimento efetivo, será possível fazer um acordo com as empresas para resolver as pendências judiciais. Tarso explicou, no entanto, que esse acordo não interrompe o andamento da ação que as operadoras estão respondendo na Justiça. “Não foi uma trégua ainda. A ação vai continuar, com um diálogo e uma negociação”, disse.
No final de julho, o Ministério da Justiça anunciou que a Claro e a Oi terão de responder na Justiça a uma ação ajuizada pelo Sistema Nacional de Defesa do Consumidor por descumprimento às regras da Lei do Call Center. A ação pede que cada uma das empresas seja condenada ao pagamento de R$ 300 milhões por danos morais coletivos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

A CULPA É DA IMPRENSA

O senador José Ribamar ocupou a tribuna do Senado para acusar a imprensa de promover o seu linchamento (uma campanha midiática) ao revelar os bastidores da política em Brasília. O senador pelo Amapá negou conhecer as pessoas empregadas no Senado por sua indicação. Entre os relacionados, estava um rapaz de quem o senador foi padrinho de casamento, conforme demonstrou o jornal “O Globo”.
Uma menina de 4 anos foi atendida na UPA de Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro, removida para o Hospital de Saracuruna, onde veio a falecer. A técnica de enfermagem que ajudou a atender a menina na UPA denunciou que ela apresentava sinais de maus tratos. A técnica foi demitida por telefone sem receber um centavo de indenização, mas o Conselho Tutelar da Capital não moveu uma só palha, o mesmo ocorrendo com o Ministério Público da Infância. A culpa, mais uma vez, foi da imprensa que divulgou os espancamentos da menina, praticado por um das suas tias. Uma vereadora, que é enfermeira, foi condenada a um ano e quatro meses de prisão por praticar o aborto em um adolescente. Mais uma vez, o Conselho Tutelar de Duque de Caxias não se manifestou, nem em defesa do feto, nem da mãe, muito menos o Ministério Público da Infância e do Adolescente. Mas a vereador Gaete acusou o blog de difamala. O blog Militar Legal publicou há quase dois anos uma charge, em que o governador aparecia com o nariz de pínóquio. Era uma referência às promessas de campanha que não foram cumpridas. Ou seja, o blog apenas registrou as mentidas do governador. Agora, o editor do blog, o Tenente Melquisedec Nascimento vai responder a um IPM (Inquérito Policial Miltar) pela sua coragem de afirmar que o governador é um mentiroso contumaz. Os eternos defensores do mensalão, dos dólares na cueca, do dossiê falsificado contra José Serra não defendem o Governo, muito menos cobram explicações pelo menos aceitáveis para tais fatos. Preferem acusar a Imprensa. Assim, seria oportuno que o Congresso reformasse o Código Penal, que seria reduzido a apenas dois artigos. No primeiro, tipifiaria que todos os crimes ocorridos no País deveriam ter como autores os jornalistas, sempre eles. No artigo segundo, seriam revogadas todas as disposições em contrário. Muitos advogados iriam à falência, mas os policiais que trabalham nos presídios teriam um trabalho menos penoso e perigoso. Afinal, a arma do jornalista é a informação, que não mata, nem aleija, mas incomoda a quem se julga acima da Lei.

PREFEITURA REABRE ESCOLAS
E CRECHES NA SEGUNDA-FEIRA

Os mais de 90 mil alunos da rede municipal de ensino de Duque de Caxias voltarão às salas de aulas nq próxima segunda-feira, dia 17. O reinício do ano letivo estava marcado para o dia 3 de agosto, mas devido à grande incidência da gripe H1N1, teve de ser adiado para o dia 17. O objetivo medida é manter estudantes e professores protegidos da nova gripe.
Segundo a Secretária de Educação do Município, Maria de Lourdes Henries, as professoras grávidas estão autorizadas a permanecer em casa, só retornando ao trabalho quando a situação estiver totalmente sob controle. “Além dos alunos, temos de nos preocupar também com a saúde de nossas professoras, principalmente as que estão em fase de gestação, que fazem parte do grupo de risco”, destacou a secretária.

RÁPIDAS

• O vereador Mazinho, presidente da Câmara de Duque de Caxias, suspendeu a audiência pública marcada para esta terça-feira (11) para discutir o projeto de criação do Vale Social, destinado a pessoas portadoras de necessidades especiais ou de doenças crônicas que exijam tratamento continuado. Ela será realizada no dia 3 de setembro.
• Também por conta da gripe, a III Mostra de Artes Visuais dos alunos da Unigranrio, “Visões 2009”, e o lançamento do livro “Aquino de Araújo: a escola que eu vi crescer”, da Professora Josette de Campos Soares, prevista para a próxima quinta-feira (13) foram adiados pela direção do Instituto Histórico da Câmara. Uma nova data será marcada assim que a crise da gripe diminuir.
• A Secretaria de Assistência Social de Duque de Caxias abriu inscrições para casais carentes interessados em regularizar a situação matrimonial. A meta é formalizar a união de até 200 casais, com o objetivo de resgatar e preservar a tradição do matrimônio, através no programa “Duque de Caxias cada vez mais família”. O megacasamento, que será totalmente grátis, acontecerá em outubro e as inscrições podem ser feitas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município ou na própria SMAS.
• O prefeito Zito e o governador Sérgio Cabral deram início nesta segunda-
feira (10) às obras de reforma e ampliação do sistema de tratamento de água da região de Imbariê, terceiro distrito do município. A obra custará R$ 2,4 milhões, deverá estar concluída até maio de 2010 e será financiada pelo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Nova Cedae e o Governo Federal, que irá beneficiar 60 mil moradores dos bairros Imbariê, Taquara, Parada Angélica, Vila Sapê e Jardim Rotsen. (Foto: George Fant/PMDC)
• O Sistema de Abastecimento de água de Imbariê foi construído no Governo Moreira Franco, há 20 anos, mas nunca atendeu como devia os moradores da região. Segundo os próprios técnicos da Cedae, o problema é a estação de bombeamento do Capivari, que recebe água do Guandu para abastecer o reservatório da Taquara, entre Santa Cruz da Serra e Imbariê. Com as bombas de recalque foram subdimensionadas, não há pressão suficiente para que a água chegasse até o reservatório.
• A Secretaria Municipal de Assistência Social concluiu, nesta segunda-feira (10) a distribuição das 6 mil peças de roupa doadas ao município pela Secretaria de Estado de Assistência Social do Estado. Desta vez, a distribuição foi realizada no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Imbariê, no terceiro distrito.
por estarem com a documentação irregular. O material, que era composto de diversos tipos de roupas, femininas e masculinas, havia sido repassado à secretária estadual de Assistência Social, Benedita da Silva (foto), para ser distribuído para famílias pobres de vários municípios do estado.
• O vereador e presidente da Câmara de Duque de Caxias, Mazinho, recebeu
o sábado (08) o Título de Cidadão Paracambiense, título concedido pela Câmara de Paracambi. A comenda foi entregue a Mazinho pelo vereador José Geraldo Diogo, do PMDB. Paracambi completou 49 anos, possui cerca de 45 mil habitantes e tem como principais atividades econômicas a • As roupas haviam sido apreendidas pela Receita Federal, no ano passado, agricultura e a pecuária.
• “Tenho um carinho muito grande por Paracambi. Esta cidade tem uma história de progresso e enorme importância no cenário econômico do Estado”, destacou Mazinho, aproveitando a oportunidade para presentear o prefeito Tarciso Gonçalves Pessoa (PT) com a revista Pilares da História, publicação com referências históricas sobre a cidade de Duque de Caxias.
• A Polícia Federal (PF) indiciou ontem (10) o ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, João Carlos Zoghbi, acusado de liderar um esquema de desvio de dinheiro em operações de crédito consignado para servidores da Casa. Denunciado pelos crimes de formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema oficial e concussão (exigir para si ou para terceiros vantagens usando do cargo ou da função pública), o ex-diretor é o primeiro entre os acusados de envolvimento a ser indiciado.
• Zoghbi é suspeito de ter criado empresas de fachada para intermediar os empréstimos a servidores do Senado, operação realizada apenas por companhias autorizadas por ele próprio. Uma dessas empresas era a Contact Assessoria de Crédito, que tinha o filho do ex-diretor, Marcelo Zoghbi, e sua ex-babá, Maria Izabel Gomes, de 83 anos, entre os sócios majoritários.
• Em depoimento à Polícia Legislativa, em maio, Maria Izabel, que também aparece como sócia de mais duas empresas de crédito que operavam no Senado, disse ter assinado alguns documentos por solicitação de Marcelo, sem o conhecimento do ex-diretor de Recursos Humanos. Marcelo, por sua vez, garante que o pai não tinha conhecimento dos negócios de sua empresa no Senado.
• A previsão da PF é de que o delegado Gustavo Buquer conclua o inquérito ainda este mês e o envie ao Ministério Público, que pode ou não oferecer denúncia contra o ex-diretor de recursos humanos. A assessoria da PF não revelou o teor do depoimento prestado por Zoghbi na manhã de hoje, informando apenas que ele teve a duração de três horas.
• No Senado, Zoghbi já responde a três processos administrativos disciplinares, sendo um deles pelo crédito consignado. Outro, sobre os atos administrativos secretos, usados, entre outras coisas, para nomear ou exonerar parentes ou amigos de parlamentares, e mais um sobre o empréstimo irregular de um apartamento funcional para seu filho, denúncia que o levou a deixar o cargo, em março deste ano. (Abr)
• Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis serão os primeiros da Baixada Fluminense a ter internet sem fio gratuita. O programa do governo do estado do Rio vai beneficiar cerca 1,4 milhão de pessoas, com um investimento de R$ 3 milhões. De responsabilidade técnica da UFF, o programa da Baixada Fluminense vai beneficiar o 1º Distrito de Caxias e parte do 2º, parte de Belford Roxo, Mesquita, Nova Iguaçu e Nilópolis, além da totalidade de São João de Meriti.
• A instalação das antenas de transmissão já começou. A previsão é que todas estejam instaladas até 28 de setembro, quando o sinal de internet deve estar funcionando na região. Nas residências, prédios públicos e estabelecimentos comerciais, será necessário apenas comprar um modem sem fio para se conectar.
• Nas ruas, será possível captar o sinal com laptops em algumas praças e corredores principais: Praça do Pacificador, Avenidas Presidente Kennedy, Avenida Brigadeiro Lins e Silva, e calçadão de Caxias; e Praça da Matriz e dos Três Poderes, em São João de Meriti.
• Com a inauguração do programa na Baixada Fluminense, quase 2 milhões de pessoas no estado terão acesso a internet sem fio gratuita. Até o fim do ano, o programa deve chegar à Avenida Brasil e comunidades adjacentes, beneficiando mais cerca de 500 mil pessoas. As prefeituras são responsáveis pela energia elétrica.


P-SOL RECORRE CONTRA A
PIZZA NA COMISSÃO DE ÉTICA
O P-SOL protocolou ointem (10) recurso pedindo o desarquivamento da representação do partido apresentada ao Conselho de Ética contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). No entanto, a legenda recuou em relação à representação feita contra o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL). As duas representações foram arquivadas semana passado pelo presidente do conselho, senador Paulo Duque (PMDB-RJ). O líder do P-SOL no Senado, José Nery (PA), explicou que a intenção do partido é “focar” nas denúncias em relação a Sarney. Hoje (10), o partido recorreu das representações que tratavam da suposta participação de Sarney na existência dos atos secretos e também na autorização do neto do peemedebista para trabalhar com crédito consignado no Senado.
“É confusão demais. Temos que nos concentrar para ver se alguma coisa acontece. Então, é focar no Sarney, que foi quem nomeou o Agaciel [Maia, ex-diretor geral do Senado] há 14 anos”, justificou Nery.
O senador paraense acrescentou que até amanhã (12) o partido irá recorrer do arquivamento das representações que pedem investigação sobre a denúncia de que Sarney não teria declarado à Justiça Eleitoral uma residência de R$ 4 milhões e também sobre o fato de Sarney ter se eximido de responsabilidade sobre a administração da Fundação José Sarney, o que está em desacordo com o estatuto da fundação. A fundação, que recebeu recursos da Petrobrás, teve a prestação de contas negada.

domingo, 9 de agosto de 2009

BAIXADA URGENTE

OAB PROPÕE A RENÚNCIA
DE TODOS OS SENADORES
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, sugeriu sexta-feira (7), em nota à imprensa, que todos os senadores renunciem ao mandato como forma de solucionar a atual crise vivida pela instituição. No documento, Britto afirma que a crise não se resume à figura do presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), “embora o ponha em destaque”. A OAB, no entanto, não apoia propostas de extinção do Senado.
O Senado não pode ser confundido com os que mancham o seu nome. Precisa ser preservado, pois é o pilar do equilíbrio federativo. Diante, porém, do que assistimos, a sociedade já impôs à presente representação o recall moral”, diz Britto. Para ele, o ideal seria a renúncia dos senadores. “Como não temos meios legais de impor esse ideal, único meio de sanear a instituição, resta pleitear que se conceda algum espaço à reforma política, senão para salvar o atual Congresso, ao menos para garantir o futuro.”
Na opinião do presidente da OAB, o Senado está em “estado de calamidade institucional” e as recentes trocas de insultos entre senadores “configuram quadro intolerável, que constrange e envergonha a nação. A democracia desmoraliza-se e corre risco.”
Por fim, Britto afirma que a OAB apresentou uma sugestão de recall na proposta de reforma política que tramita no Congresso. A proposta seria um instrumento que permitiria à sociedade “revogar” os mandatos dos parlamentares que decepcionassem a seus eleitores.
“Trata-se de instrumento já testado em outras democracias, como a norte-americana, com resultados positivos. O voto pertence ao eleitor, não ao eleito, que é apenas seu delegado. Traindo-o, deve perder a delegação. Não havendo, porém, tal recurso na legislação brasileira, prosperam discursos oportunistas, como o que sugere a extinção do Senado. A OAB é literalmente contra a extinção do Senado”, diz trecho da nota. (Abr)

PREFEITURA SUSPENDEU
DESFILE DO 25 DE AGOSTO

As festividades promovidas em Duque de Caxias em torno do 25 de agosto, data de nascimento do Patrono do Exército e cujo título nobiliárquico virou patronímico da antiga Vila Meriti, foram suspensas por determinação do prefeito Zito. É a segunda vez na história do município que deixam de ser realizados os desfiles escolares nas comemorações do aniversário de nascimento do Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, nascido na Fazenda Taquara, hoje Terceiro Distrito do município, no dia 25 de agosto de 1803. A primeira vez foi em 1960, quando o desfile escolar foi adiado para o dia 28 em virtude dos problemas de saúde do então governador Roberto Silveira, que escolhera esta data para a inauguração do serviço de abastecimento de água de Duque de Caixas, cumprindo fielmente a promessa feita logo depois do desfile escolar de 25 de agosto de 1959.
Desta vez, o motivo da suspensão dos desfiles foi a recomendação do Ministério da Saúde para que as autoridades evitassem qualquer tipo de aglomeração como forma de reduzir a propagação do vírus A1N1, que provoca a gripe suína. Na semana passada, a Secretaria de Cultura já decidira suspender as apresentações de espetáculos no Teatro Raul Cortez, bem como à Biblioteca Municipal Leonel Brizola, ambos no Centro Cultural Oscar Niemeyer, no centro da cidade. Pelo mesmo motivo, a Secretaria de Educação prorrogou até quarta-feira (12) a volta às aulas nas 168 unidades da rede municipal, inclusive as creches.

RÁPIDAS

• A Campanha Ficha Limpa, lançada em abril de 2008, durante a Assembléia-Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é desenvolvida pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), que reúne 42 entidades. Para obter mais adesões os membros da campanha e convidados debateram o tema sexta-feira (7), no auditório da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro de São Paulo.
• Lideranças de entidades civis, empresários, intelectuais, artistas, representantes de igrejas católicas e evangélicas e integrantes de diversas organizações, como a Maçonaria, pretendem reforçar a Campanha Ficha Limpa para que até setembro seja atingida a marca de 1,3 milhão de assinaturas necessárias para encaminhar ao Congresso Nacional o projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos.
• Segundo os organizadores, faltam pouco mais de 300 mil assinaturas para que o projeto de lei possa ser encaminhado ao Congresso. O arcebispo da Arquidiocese de São Paulo, dom Odilo Scherer, informou que, até agora, as igrejas recolheram o maior número de assinaturas.”Estamos nesse esforço concentrado para que em todas as nossas paróquias e comunidades sejam coletadas as assinaturas que ainda faltam.” Ele defende que a sociedade
também monitore a tramitação da matéria para que ela não fique parada no Legislativo.
• Numa decisão inédita em sua história, o Lion’s Club, uma instituição de
caráter internacional e confessadamente apolítica, resolveu mudar de postura e entrar na discussão em torno da crise política que sacode o País.
Foi a unidade de Blumenau (Centro) de Santa Catarina, com 53 anos de existência, a primeira a divulgar um manifesto, cobrando mais respeito de nossos representantes no Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmara municipais.
• Na abertura do documento, o Lion’s Club afirma que
“o sentimento da população brasileira para com a política e os políticos é de profunda indignação e revolta. Infelizmente os desmandos são de tal ordem e número que, além deste sentimento de frustração, as pessoas parecem estar anestesiadas “.
• O documento lembra que os índices econômicos não podem servir de tapume para esconder a queda dos padrões éticos na Administração pública, tanto federal, quando estadual e municipal. Ainda que os índices econômicos possam aparentar uma certa tranquilidade, ela é ilusória, na medida em que padrões éticos estão sendo vilipendiados diuturnamente nos mais variados níveis da administração pública. Eles são tanto mais graves, quanto mais próximos da esfera federal.
• O documento registra ainda que escândalos de toda ordem, desde malversação do erário, favorecimentos pessoais espúrios, espírito corporativista intoleravelmente reprovável, aumento absurdo no número de cargos e atitudes antiéticas deixaram de ser exceção, para virarem regra, “gerando na população, por esta sequência regular e continuada, aquele sentimento de impotência e letargia referido anteriormente. Parecemos todos zumbis estáticos, observando os fatos sem reagir, descrentes de mudanças positivas “.

• No final do documento, assinado pelo presidente Hézio Araújo de Souza, o Lion's Club de Blumenau propõe a formação de uma corrente de ética, moralidade, cidadania e transparência, que dê um basta a esta torrente de escândalos. “Comecemos todos nós, brasileiros de bem, a construir um país melhor, mais humano, íntegro e civilizado, dirigido por pessoas das quais possamos nos orgulhar e não nos sentirmos profundamente envergonhados, como hoje acontece “.
• O prefeito José Camilo Zito. o governador Sérgio Cabral, o ministro das Cidades, Marcio Fortes, e o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer, estarão nesta segunda-feira (10) praça de Imbariê, às 10h, quando serão anunciados investimentos de R$ 2,4 milhões para melhoria do abastecimento de água aos bairros da Taquara, Parada Angélica, Vila Sapê e Jardim Rotsen
• Com as obras, a capacidade de processamento da estação de tratamento passará dos atuais 30 litros água por segundo para 100 litros além de recuperar o reservatório da Taquara, de 2,5 milhões de litros da unidade e complementar as instalações civis e eletromecânicas da elevatória.
• O Deputado Federal Ciro Gomes (PSB) estará em Duque de Caxias nesta segunda-feira (10), às 19h. Ele será recebido pelo Secretário de Ciência e Tecnologia Alexandre Cardoso, o Vice-presidente nacional do PSB, Roberto Amaral, e a Vice-reitora da UERJ Lená Menezes. Ele será recebido na sede do diretório municipal do partido, na Rua Conde de Porto Alegre, 250, bairro 25 e agosto e a visita faz parte do ciclo nacional de formação política da Fundação João Mangabeira. O tema do debate será a Educação.
• Começa nesta terça-feira (11) a sexta edição da Expo Estágios & Carreiras, no campus I da Unigranrio, à Rua Prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, que irá até o dia 13 sempre das 10 às 20h, Cerca de 3 mil vagas para estagiários e trainées, além de 400 empregos efetivos estarão à disposição de 15 mil visitantes, nos 27 estandes de empresas e instituições da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro.
O reitor da Unigranrio, Arody Herdy, e o secretário estadual de Trabalho e Renda, Ronald Ázaro, abrem a Feira às 10h, no ginásio poliesportivo da Unigranrio. O secretário Ronald Ázaro confirmou que a Setrab fará cadastros para estágio, emissão de carteiras de trabalho (1ª e 2ª vias) e intermediação de mão de obra, no micro-ônibus da Secretaria estadual de Trabalho. “Os estudantes serão nossos funcionários de amanhã. Portanto, temos de dar muito valor e ensiná-los a encontrar oportunidades, na prática”, disse Ronald.

LOJA VENDIA PEÇAS FRAUDADAS A
POUCOS METROS DA PREFEITURA

Agentes da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Propriedade Imaterial , especializada de combate à pirataria, conseguiram estourar uma distribuidora que vendia peças falsificadas para carros, caminhões e ônibus em Duque de Caxias. A empresa fornecia as peças adulteradas para lojas do Sudeste e do Centro-Oeste. Na operação policial foram apreendidos cerca de 600 rolamentos. Segundo a Polícia, as peças seriam importadas da China e Ucrânia e, já no Brasil, adulteradas e reembaladas com marcas mais sofisticadas e comercializadas em centenas de lojas.
A partir de denúncias feitas por consumidores lesados pela má qualidade do produto, a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) levou o caso à delegacia de combate à pirataria, que chegou a um desses distribuidores, a Ávila Diesel, na Rua Silva Fernandes, um galpão no nº 660, no Parque Duque. O fato curioso nesse caso é que a empresa funcionava na mesma rua da Secretaria Municipal de Segurança Pública e local de passagem obrigatória do Secretário de Fazenda, na chegada e saída do município, as duas secretarias que deveriam fiscalizar esse tipo de atividade comercial. “As peças que eles utilizam nesta empresa são oriundas de fora. Mas quando chegam aqui é que a falsificação acontece. Há um sofisticado sistema de adulteração de marcas, raspando a origem e gravando o nome de marcas mais conceituadas daqui, só que sem a qualidade das peças originais”, explicou o delegado Raul Morgado. O responsável pela empresa foi detido, prestou depoimento e será indiciado por estelionato e crime contra o consumidor.