SETE MIL VEREADORES
O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira a PEC que reduz o repasse de recursos para as câmaras municipais, abrindo o caminho para que seja promulgada a PEC dos Vereadores, que cria mais de sete mil cargos em todo

Agora, começará uma nova batalha, no campo do Judiciário, pois as Câmaras foram renovadas no ano passado e os candidatos que ficaram como suplentes vão exigir a posse imediata. Dependendo do que entenderem as consultorias jurídicas da cada legislativo, a posse dos novos vereadores deverá demorar mais alguns meses até que a Justiça decida como aplicar a nova norma sobre a composição das Câmaras. A Câmara de Duque de Caxias ganhará mais oito cadeiras, passando a 29.
CONVENIO COM BRASÍLIA VAI
CAPACITAR SETE MIL JOVENS
Cerca de sete mil jovens de Duque de Caxias, com renda “per capta familiar” de até meio salário mínimo, ganharão opções de capacitação para o mercado de trabalho. O prefeito Zito e o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, assinam segunda-feira (6), uma parceria para oferecer programas

Para o prefeito, os dois convênios são igualmente importantes para o município. “Em termos de geração de empregos, o município de Duque de Caxias cresce em ritmo cada vez mais intenso, o que exige um aumento dos investimentos no mercado de trabalho”, disse Zito.
A duração dos cursos oferecidos pelo programa varia de 350 a 450 horas aula. Durante o período de aulas, os beneficiários receberão uma ajuda de custo mensal, de R$ 120. A expectativa é atender cerca de sete mil jovens, vagas que o prefeito classificou como significativa perto do número de habitantes da cidade e do número de jovens, muitas vezes, com dificuldade para entrar no mercado de trabalho. “Esse convênio vem em um momento muito oportuno em que a Prefeitura cada vez mais concentra suas atenções e prioridades para o social”, enfatizou Zito.
RÁPIDAS
Em sessão especial nesta quarta-feira, que reuniu o Cel. Patrizzi, Secretário municipal de Segurança Pública, representando o prefeito Zito, a secretária de Ação Social, Claise Zito (na foto, com o Coronel Cabral, Comandante do 14º GBM e o

• O vereador Mazinho, presidente da Câmara Municipal não escondeu a emoção ao rever um ex-colega, que servira com ele no 5º Batalhão de Artilharia Antiaérea do Exército, que também era um dos homenageados da noite. “Esses militares não sabem a importância que têm para a nação brasileira. Eles adquiriram confiabilidade através dos resgates e das atividades que prestam à sociedade”, comentou Mazinho.
• “Esses “soldados do fogo” têm a “sagrada missão” de salvar vidas e fazem isso com muito carinho, respeito e dedicação. Muitas vezes no trabalho de resgate dão a própria vida pelo outro. Tenho orgulho em dizer que sou filho de bombeiro. Meu pai, Manoel de Souza, serviu nessa corporação”, destacou o vereador Marcelo do Seu Dino, representando o Legislativo.
• Em nome dos seus subordinados, o Major Osman agradeceu a homenagem e ressaltou que o quartel de Duque de Caxias é referência para o Comando. “De Angra a Itaperuna: o quartel de Caxias foi o que sofreu maior processo de revolução”, destacou.
• Profissionais de Assistência Social, ONGs, lideranças comunitárias, religiosas e outros representantes da sociedade civil voltam a se reunir neste fim de semana para a IX Conferência Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias, que será aberta nesta sexta-feira (3) no Teatro Raul Cortez, às 14 horas.
• O evento terá continuidade sábado e domingo no Ciep Ministro Santiago Dantas nº 405, Rua Primeiro de Maio nº 311, bairro Itatiaia. Os pontos que vão nortear a conferência foram elaborados a partir de sugestões e propostas apresentadas durante a Pré-Conferência realizada em junho, que contou com a participação de 500 pessoas dos quatro distritos da cidade.
• A idéia é aproveitar os serviços e programas assistenciais já existentes, estimulando discussões e debates envolvendo as ONGs locais que possam se tornar parceiras na iniciativa. Outra meta é aproveitar o Sistema Único do Serviço Social (SUAS) para dinamizar e ampliar o número de abrigos existentes – para crianças, adolescentes e população de rua.
• Duque de Caxias conta hoje com três abrigos e está construindo mais um, no bairro Centenário, destinado a adolescentes vivem nas ruas. As propostas resultantes da IX Conferência serão levadas à Conferência Estadual, que será realizada em agosto.
• O Banco de Empregos da Secretaria de Ação Social de Duque de Caxias dispõe de mais de 300 vagas em diversos setores de atividade. O maior número de vagas (25) é para motoristas. A segunda maior oferta é para garçom, com 12 ofertas para trabalho.
• O restante das oportunidades corresponde a uma ou duas vagas. A maioria das empresas exige experiência. Desde o início do ano, mais de cinco mil pessoas já foram encaminhadas às empresas pelo Balcão Municipal de Empregos, com uma média de 1mil atendimentos por mês.
• A secretária de Assistência Social, Claise Maria Zito, adverte que os candidatos devem preencher os currículos corretamente, com informações verdadeiras. As empresas realizam testes e o candidato será reprovado se não comprovar o que informou. Por isso, a secretaria disponibilizou um modelo de currículo para ajudar aos candidatos no preenchimento.
• Os interessados devem comparecer ao Balcão de Emprego, na Secretaria de Assistência Social, na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, 1618 - bairro 25 de Agosto. O atendimento é feito de terça-feira à sexta-feira, das 8h às 16h.
FORRÓ VOLTA COM PAGODE
