quinta-feira, 26 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

MORADORES DE SARACURUNA
PROTESTAM CONTRA A AMPLA

Manifestantes de Saracuruna, no segundo distrito, fizeram na tarde desta quinta-feira (26) um protesto contra a distribuidora de energia Ampla, em frente a uma loja de atendimento da empresa naquele bairro de Duque de Caxias. Segundo noticiário divulgado pela Agência Brasil, eles reclamavam contra a falta de luz que atingiu alguns pontos do município desde a noite anterior (25), devido a um temporal. Na loja, localizada na Rua Belizário de Souza, manifestantes chegaram a quebrar a grade de proteção do portão da loja. A Polícia Militar chegou a reforçar o policiamento no local. Clientes da Ampla também buscaram informações na loja de Imbariê, no mesmo município. As duas lojas foram fechadas por medida de segurança.
Segundo a Ampla, as lojas serão reabertas hoje (27), no horário normal. Por meio de nota, a distribuidora de energia disse que não está medindo esforços para restabelecer o fornecimento de energia e que “reconhece o direito do cidadão em reclamar sobre seus direitos, mas lamenta qualquer ato de vandalismo”.
A chuva deixou vários bairros do Rio e da Região Metropolitana sem luz na noite de quarta-feira. Técnicos da Light e da Ampla estão trabalhando para tentar resolver o problema.

BLÁ-BLÁ-BLÁ DA CEDAE NÃO
EXPLICA LEI SECA EM CAXIAS


Na audiência pública realizada nesta quinta-feira (26) na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, o comando da Cedae não conseguiu explicar como, depois dos milhões de dólares gastos com a Adutora da Baixada, a região continua com as torneiras secas, embora a empresa cobre pontualmente as contas enviadas para os consumidores. A audiência foi solicitada pelo vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Maninho do Posto, e contou com a participação do engenheiro da Cedae, Marco Antonio Gavarra, responsável pelo PAC das Águas e de Francisco Vieira, coordenador de águas da Cedae, responsável pela região de Jardim América, além de membros do Sindicato dos Trabalhadores da Cedae e da sociedade civil.
“A pergunta crucial é sempre a mesma: por que não tem água em Duque de Caxias? Por que a Baixada Fluminense, que tem os maiores mananciais de água, sofre sem uma gota de água nas torneiras? Alegam que Duque de Caxias cresceu desordenadamente, mas a Rocinha também cresceu da mesma forma e, no entanto, tem água à vontade. Como são feitas essas manobras que tiram de nós a nossa água para mandá-la pra Zona Sul? Hoje, os grandes países estão na briga pelo petróleo e gás mais baratos, mas num futuro bem próximo a guerra será pela água. É por isso que querem a nossa Amazônia”, questionou o vereador Maninho do Posto.
O engenheiro do PAC das águas, Marco Antonio, esclareceu que uma estação de tratamento está sendo construída em Campos Elíseos com capacidade para 5 milhões de litros, o equivalente a 200 litros de água tratada por segundo e quantidade para atender pelo menos 60 mil pessoas. Outra estação é a do Parque da Taquara, cuja capacidade passará de 30 para 100 litros por segundo. Para o representante da Cedae, uma outra obra importante está sendo feita na adutora da Baixada., onde o”booste” funcionava com capacidade abaixo do previsto. Para isso, a emrpresa está assentando 5km de tubos com um metro de diâmetro para beneficiar toda a Região Metropolitana,destacou o engenheiro.
Ao encerrar a reunião, o vereador Maninho do Posto disse que essa Audiência foi o pontapé inicial para o início de uma luta que não terá trégua enquanto o problema da falta d´água na cidade não for resolvido. “Se for preciso, encaminharei a documentação ao Ministério Público, a exemplo do que fizemos com as audiências realizadas nesta Casa contra a Ampla, quando movemos uma ação civil pública e encaminhamos para o Ministério Público Federal”, concluiu o parlamentar.

RÁPIDAS

● Uma das consumidoras revoltadas com a falta d’água em Caxias, Da. Paulão Henriques Moutinho, de 73 anos e moradora da Vila S. luiz, abriu o verbo na audiência na Câmara: “Nunca tivemos água. Minha água é de poço e compro a de galões para beber. No entanto, o que me impressiona é que as contas não param de chegar. Como vamos pagar pelo que não consumimos!”, perguntou aos diretores da Cedae.
● Já Solange Bergami, que faz parte do Comitê de Saneamento da Baixada e mora no bairro de Santa Cruz da Serra, questionou à Cedae sobre as obras de Campos Elíseos e do Parque da Taquara, que, segundo ela, ninguém consegue identificar.
● “Somos contra a privatização da água. Queremos ser parceiros da Cedae, mas a Companhia precisa também nos dar uma contrapartida não desviando nossa água para a Barra da Tijuca. Nós temos água farta”, concluiu Solange.
● Já Francisco Vieira, coordenador de águas da Cedae, responsável pela região de Jardim América, além de membros do Sindicato dos Trabalhadores da Cedae, procurou defender a emrpesa e minimizar o problema crônico da falta d’água. Para o empregado da Cedae, a população da cidade cresceu muito nos últimos dez anos e, desordenadamente
●. “Temos consciência de que a água que abastecia a região há dez anos atrás já não é suficiente, mas estamos instalando postos de pressão para monitorarmos 24 horas. Em Saracuruna, alguns pontos passaram a receber água, a partir de setembro, o que já é uma grande vitória. Sabemos que ainda é pouco, mas estamos fazendo o melhor possível”, comentou ele.
● Lula anunciou ontem que o Brasil não vai reconhecer o governo a ser eleito neste domingo em Honduras. Para quem aceita um terrorista italiano como refugiado político e beija a mão de Kadaffi, não faz a menor diferença reconhecer, ou não, o novo governo hondurenho. É uma pena que o Itamarati, que já teve chanceleres respeitáveis e respeitados em todo o Mundo, esteja entregue a um Ministro que é desafiado por assessores de Lula e não reage!
● A Assembléia Legislativa decidiu criar uma nova CPI, desta vez para investigar a suposta venda de sentenças por parte de um desembargador do Tribunal de Justiça do rio. Segundo o autor da proposta, deputado Paulo Ramos (PDT0, a CPI vai apurar as notícias veiculadas no jornal O Globo de que decisões judiciais estariam sendo negociadas com a intermediação de lobistas e desembargadores.
● “É lamentável imaginar que chegamos a um estágio em que candidaturas estão sendo registradas ou não em função de contribuições, pagamentos e propinas
● Recém chegado de uma rápida viagem à Europa para verificar como funcionam os museus da Itália e da França, o vereador Mazinho foi nesta quinta-feira ao Parque Felicidade para verificar o andamento de algumas obras autorizadas pelo prefeito Zito naquele bairro. Ele estava acompanhado
do ex-Secretário de Obras Ilmar Moutinho Nunes e do ex-presidente da Câmara, Laury Villar.
● Ao todo são cerca oito quilômetros de ruas, beneficiando cerca de 30 mil moradores, o que inclui a retirada do asfalto velho, recomposição asfáltica, limpeza do esgoto, meio-fio e padronização das calçadas. Além das obras das ruas Albino Imparato, Expedicionário José Amaro, 14 de julho e das avenidas Guanabara e Itatiaia, que estão em fase de finalização, será inaugurado, brevemente, um Posto de Saúde da Família que atenderá aproximadamente 11 mil pessoas por mês.
● De acordo com o secretário de Obras, Sandro Monteiro Soares, que acompanhava o presidente da Câmara, as enchentes ocorriam no Parque Felicidade eram provocadas pelas galerias fluviais entupidas
● De acordo com Mazinho, as obras são uma vitória de todos, pois foi realizada com a soma de vários esforços. “Nossa população é trabalhadora, guerreira, digna e com responsabilidade, nós, enquanto pessoas públicas, devemos lutar para oferecer o que há de melhor em saúde, obra, educação, cultura, entre outros. Estas calçadas, além de lindas, vão dar mais segurança e comodidade às pessoas, principalmente às crianças e idosos”, declarou Mazinho.
● De acordo com o ex-secretário de Obras, Ilmar Moutinho, inicialmente as calçadas aparentam não ter espaço para o plantio de árvores, contudo, como são feitas com placas de encaixe é só tirar os pedaços e plantar. “Com este novo modelo de calçada podemos simplesmente retirar uma pequena parte e depois recolocar, sem problemas e custos. Estamos fazendo a calçada primeiro porque fica mais fácil e rápido. Depois vem a secretaria de Meio Ambiente e faz o plantio”, explicou o ex-secretário.
● Será nesta sexta-feira, a partir das 9;00hs, no novo Teatro do Sesi, no Centro, a reunião promovida pela Federação das Indústrias do Estado, cuja pauta gira em torno da melhoria da infraestrutura da região de Campos Elíseos e a falta de segurança para empresas, empregados e moradores.
● A reunião deverá ter a participação do presidente da FIRJAN, Eduardo Eugênio Govêia Vieira, do vice-governador Luiz Fernando Pezão, do prefeito Zito, pois a melhoria da infraestrutura e da segurança pública envolve os governos do Estado e do Município.
● Por meio de nota à imprensa, a assessoria de imprensa do ex-prefeito de São Paulo e atual deputado federal Paulo Maluf disse considerar “rídicula” a
acusação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) que entrou ontem (26) com duas ações públicas na Justiça Federal pedindo a responsabilização pessoal de autoridades e agentes públicos por ocultação de opositores da ditadura militar (1964-1985), entre eles, Maluf.
● “Depois de 39 anos, abordar de forma leviana um assunto dessa natureza é no mínimo uma acusação rídicula”, diz a nota, assinada por Adilson Laranjeira, assessor de Maluf (Foto bh blog do Favre).
● O pedido do MPF é para que Maluf e outras quatro autoridades e agentes públicos, entre eles o senador Romeu Tuma, sejam condenados à perda de suas funções públicas ou de suas aposentadorias ou condenados a pagar pelo menos 10% de seus patrimônios como indenização que seria revertida para ações de preservação da memória sobre as violações aos direitos humanos ocorridos durante a ditadura. No entanto, mesmo que fossem sentenciados, os mandatos de Maluf e Tuma não seriam afetados, porque a Constituição impede a perda de mandato em ações civis públicas.
● “Esta ação tem por finalidade responsabilizar as pessoas jurídicas de direito público e autoridades que contribuíram para a ocultação desses cadáveres, impedindo o seu funeral e enterro por familiares e amigos, e promover a memória e a verdade no interesse de toda a sociedade brasileira”, diz a ação, assinada por quatro procuradores da República.

DEPOIS DO APAGÃO, GOVERNO
PREMIA O SETOR ENERGÉTICO


Empresas que se destacaram na racionalização da energia receberam ontem (26) troféus em reconhecimento à iniciativa. O 13º Prêmio Nacional de Conservação de Uso Racional de Energia foi realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). Nesta edição foram mais de 150 trabalhos inscritos e 14 selecionados para a homenagem.
O evento premiou seis categorias: edificações; empresas do setor energético; indústrias; órgãos e empresas da administração pública; micro, pequenas e médias empresas e imprensa. Para cada categoria há uma comissão julgadora que seleciona os vencedores de acordo com critérios estabelecidos pelo regulamento da Premiação
A coordenação do prêmio é feita pela Petrobrás, com o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), e pela Eletrobrás, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

UM DIA DA BANDEIRA
PARA ESQUECER

O “Dia da Bandeira”, comemorado no dia 19 de novembro, deveria ser uma data cívica de grande envergadura, pois a Bandeira é o símbolo da Pátria, um retângulo de pano que deveria ser o orgulho dos brasileiros. Na mais recente cerimônia de hasteamento festivo do Pavilhão Nacional, na Praça Roberto Silveira, realçou o divórcio entre o Governo e a opinião pública em função dos arranjos políticos em que o interesse público fica subordinado, na maioria das
vezes, às coligações de oportunidade pré-campanha eleitoral, em que os cargos chamados de confiança são previamente partilhados pelos caciques que dominam a vida política brasileira.
Embora a cerimônia, patrocinada pelo Lion’s Club de Duque de Caxias, tenha sido realizada em plena Praça Roberto Silveira, onde fica o gabinete da Secretária de Cultura, a sua titular foi uma das ausências mais notadas, revelando o desdém com que a titular daquela pasta trata a vida cultural da cidade. Tão grave quanto o desdém da Secretária de Cultura, foi o fato da cerimônia ter se realizado a alguns quilômetros da Praça da Bandeira, no coração da Vila São Luis.
Aliás, esta não foi a primeira vez que o “Dia da Bandeira” ganhou uma repercussão política muito além da solenidade. No dia 19 de novembro de 1967, primeiro ano do Governo Moacyr do Carmo, a então Diretora do Departamento (hoje Secretaria) de Educação, a sempre lembrada professora Hilda do Carmo Siqueira, programou para a praça da Vila São Luis a cerimônia em homenagem ao símbolo nacional. Entre os auxiliares próximos ao prefeito, faltaram exatamente os que atuavam como Oficiais de Gabinete. No dia seguinte, o Dr. Moacyr do Carmo determinou o afastamento dos ausentes, entre eles aquele que viria a ser prefeito da cidade e principal defensor de uma nova candidatura do saudoso médico, José Carlos Lacerda. É que Lacerda, além de não comparecer, esquecera de informar aos outros dois colegas de gabinete da realização da cerimônia da recém criada Praça da Bandeira.
No caso mais recente, a ausência da Secretária de Cultura a uma cerimônia realizada praticamente na porta do seu Gabinete, não provocou nenhuma repercussão no Governo, salvo nas conversas do movimentado “Guimarães” e na rádio corredor de Jardim Primavera. Aliás, também a Câmara de Vereadores primou pela ausência, pois o presidente Mazinho estava em viagem ao exterior e os demais parlamentares tinham algo mais importante para fazer no “feriadão” que juntou o “Dia da Bandeira” e o “Dia de Zumbi”.

CEDAE CONDENADA

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça confirmou sentença que condenou a Cedae a ressarcir os gastos De um Condomínio, no Alto Leblon, endereço nobre da Zona Sul da cidade, com a compra de carros-pipa para abastecer seus 192 apartamentos. A falta d’água, segundo laudo pericial, foi provocada por diversas paralisações das elevatórias das Ruas Timóteo da Costa e Igarapava ocorridas entre os anos de 2002 e 2004.
Segundo admitiu a própria Cedae, por estar no nível mais alto da rua, o condomínio teria sofrido os maiores reflexos com as interrupções do abastecimento, fato que estaria aguardando solução, após estudos técnicos. Em seu voto, o relator do processo, desembargador Jessé Torres, afirmou ser inequívoco que as instalações até então operadas pela companhia não atendiam ao que tecnicamente era recomendável para a adequada prestação do serviço ao condomínio.
“A Cedae descumpriu sua obrigação originária, prevista em lei e em contrato, de prestar serviço adequado de abastecimento de água ao Condomínio usuário. Deve responder pelo dano disto decorrente. Daí o acerto da sentença em condená-la a ressarcir o Condomínio pelas despesas que este teve com a contratação, a terceiros particulares, do fornecimento que à Concessionária incumbia suprir”, concluiu o desembargador Jessé Torres. Um cálculo pericial feito em 2007 indicava que os gastos do condomínio com a contratação de carros-pipa totalizavam R$ 57.746,63.
Essa decisão deverá provocar uma enxurrada de ações dos moradores da Baixada, que continuam sofrendo com a incompetência da empresa na prestação do serviço.
Aliás, a Câmara de Vereadores, a pedido do vereador Maninho do Posto (PSDB) decidiu promover uma Audiência pública (26) para debater o descaso da Cedae com o abastecimento de Duque de Caxias.
Além de elevar os custos na construção civil, a falta d'água está afetando o mercado imobiliário com a desvalorizaçao dos imóveis.


RÁPIDAS
● Será nesta quinta-feira (26) a audiência pública na Câmara de Vereadores para discutir a falta d’água em Duque de Caxias, a pedido do vereador Maninho do Posto. Nos corredores do Legislativo, a opinião dominante é que a Direção da Cedae não vai aparecer, principalmente depois da empresa ser condenada pelo Tribunal de Justiça a reembolsar um Condomínio da Zona Sul do Rio de Janeiro das despesas com carros pipas.
● O presidente da Câmara, o vereador Mazinho, que chegou esta semana de uma viagem à Europa para conhecer o funcionamento d
os Museus no chamado Velho Mundo, constatou que 700 anos antes da Era Cristã, a cidade de Pompéia, que viria a ser destruída pelo Vesúvio, já dispunha de restaurantes populares, que funcionavam em tendas, tal e qual o famoso “churrasquinho na praia” dos cariocas de hoje.
● Segundo Mazinho, os restaurantes populares criados por Garotinho seria, na verdade, uma versão requentada do que existia na Pompéia destruída por um vulcão.
● A líder do governo no Congresso, Ideli Salvatti (PT-SC), reconheceu, ontem (25), que a queda de braço entre governadores dos estados produtores de petróleo e os não produtores pela parcela nos royalties do pré-sal pode ser mais um complicador na já intrincada consolidação da aliança PT-PMDB em torno da candidatura da ministra Dilma Rousseff.
● “O Rio de Janeiro é um colégio eleitoral importante, eu diria estratégico, e não pode ser desconsiderado”, afirmou a líder do governo no Congresso.
● Na véspera (24), o governador Sérgio Cabral (PMDB) subiu o tom nesta disputa (pelos royalties) ao saber que o texto da medida provisória que define o regime de partilha dos royalties foi alterado em prejuízo dos estados produtores.
● Cabral acusou os deputados responsáveis pelas mudanças de terem “roubado” o Rio de Janeiro. Ideli Salvatti, por sua vez, disse que a situação criou mais um problema à negociação para garantir a Dilma um único palanque no estado fluminense, terceiro maior colégio eleitoral do país. No Rio, o petista Lindberg Farias pleiteia sua candidatura ao governo, enquanto Sérgio Cabral quer o apoio do PT para sua reeleição.
● O presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), decidiu não colocará em votação nesta semana os projetos de lei que tratam do pré-sal. Estavam pautadas para esta semana a proposta que trata da exploração e produção de petróleo sob o regime de partilha e distribuição de royalties e a que trata da capitalização da Petrobras.
● “Vamos deixar que os estados, o governo e todos cheguem a um entendimento sobre as propostas. Vamos deixar para a próxima semana”, disse Temer aos deputados.
● A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa vai investigar as empresas que estão prestando serviço de geração de energia emergencial aos hospitais públicos, já que o equipamento não funcionou em muitos hospitais da rede pública durante o apagão do último dia 10. A decisão foi tomada em audiência pública da comissão terça-feira (24), no Palácio Tiradentes.
● Com relação à denúncia de familiares de uma paciente, que morreu numa UPA 24 Horas da Zona Oeste, impedidos de doares os seus órgãos por falta de um tomógrafo para comprovar a sua morte cerebral, a Comissão de Saúde e a própria Alerj não tomou nenhuma decisão de investigar.
Ontem (25), por volta das 16:00h, na UPA do Parque Lafaiete, um paciente que precisava ser avaliado por um ortopedista, em função de uma torsão no tornozelo, foi para casa sem atendimento, pois não havia médico desta especialidade.
● Enquanto a capital aparece na oitava colocação entre as capitais brasileiras com maior vulnerabilidade dos jovens à violência segundo o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJV), divulgado na terça-feira (24) pelo Ministério da Justiça e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Duque de Caxias aparece na pior colocação, superada por Petrópolis, Nova Friburgo, Barra Mansa e Teresópolis.
● O IVJV leva em consideração a taxa de homicídios, as mortes por acidentes de trânsito, os indicadores de pobreza e desigualdade de 266 municípios (com mais de 100 mil habitantes), na faixa entre 12 e 29 anos de idade. O ministro da Justiça, Tarso Genro, salientou, no entanto, que o cenário em diversas cidades pode mudar devido à adesão ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

CÂNCER PODERÁ FAZER 112
MIL NOVAS VÍTIMAS EM 2010

O controle do tabagismo poderia evitar cerca de 112 mil novos casos de câncer no Brasil em 2010, segundo estimativa divulgada esta semana pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca). De acordo com o Inca, ao não fumar, a pessoa pode evitar desenvolver o câncer de pulmão, de boca e de esôfago, além de tumores em qualquer parte do corpo, já que as substâncias cancerígenas do cigarro percorrem a corrente sanguínea.
As estimativas para incidência de câncer no Brasil em 2010, divulgadas pelo
Inca, também mostram que 131 mil novos casos da doença poderiam ser evitados caso as pessoas adotassem hábitos alimentares saudáveis.
“Muitas pessoas já sabem, por exemplo, que o tabagismo é causa de câncer. Se nós obtivermos sucesso na redução da incidência do tabagismo na população, certamente teremos oportunidade de reduzir grande parte desses tumores. Mas, além disso, hábitos saudáveis de vida, alimentação saudável, atividade física, luta contra a obesidade. Tudo isso tem uma importância muito grande na prevenção do câncer”, afirmou o diretor-geral do Inca, Luiz Antonio Santini.
O Inca também destaca outras formas de prevenção do câncer, como a realização periódica de exames preventivos de mama e de colo de útero entre as mulheres, e o de próstata entre os homens.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

PARA CABRAL, O RIO
ESTÁ SENDO ROUBADO

O governador Sérgio Cabral, que foi nesta terça-feira (24) a Brasília para reclamar das mudanças no marco exploratório do petróleo, fez duras críticas aos deputados da bancada nordestina, que querem mudar a distribuição de royalties da exploração do petróleo. Para Cabral, o Rio está sendo “roubado” e que as propostas de mudanças na atual legislação, para que Estados não-produtores também passem a receber recursos, é um “desrespeito federativo”.
“Um grupo de parlamentares de vários partidos está com uma postura de como quem quer defender seu estado e quer roubar o Rio de Janeiro. Isso abre um precedente perigoso. A questão não é matemática, é política, é de democracia, é de princípios”, declarou Sérgio Cabral.
Sérgio Cabral se encontrou com os deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), relator do projeto que adota o modelo de partilha para o pré-sal. A reunião aconteceu no gabinete do deputado Michel Temer (PMDB-SP), presidente da Câmara. O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, também esteve presente. Os governadores do Rio e do Espírito Santo queriam que a bancada do Nordeste acatasse o acordo com o presidente Lula, mas o PSB não abre mão de mudar a distribuição dos royalties das áreas do pré-sal que já foram licitadas. “Que maluquice é essa? No que vai se transformar a Câmara dos Deputados? Eu vim para uma discussão limpa aberta, segura e decente. Uma discussão desabrida”, reclamou o governador fluminense.
(Foto: Carlos Magno/Agencia Rio de Notícais)

FALTA D’ÁGUA EM CAXIAS
JÁ AFETA CONSTRUTORAS



Antes do apagão federal, que deixou 18 estados e o Distrito Federal sem Luiz por mais de 4 horas, moradores da Baixada já sofriam com a falta d’água. A falta de água em Duque de Caxias, por exemplo, além de afetar o mercado imobiliário, com a queda no preço dos imóveis, está elevando o custo das construtoras, que precisam comprar carros pipas para não paralisarem as obras, como na Rua Barão de Tefé, onde dois conjuntos residenciais, com 300 unidades de alto luxo, estão em construção.
No domingo, participando de um programa patrocinado pelo Governo do Estado numa emissora de TV, o presidente da Cedae, Wagner Victer, garantiu que a empresa fluminense foi a primeira a regularizar o abastecimento logo depois do apagão. Os moradores dos bairros Paulicéia, 25 de Agosto e Beira Mar, em Duque de Caxias, estão pagando até R$ 750 reais por um carro pipa com 10 mil litros do precioso líquido, embora sejam vizinhos de um reservatório, que a Cedae levou 12 anos para construir, na antiga pedreira da Prefeitura, na Rua Minas Gerais, justamente na divisa dos bairros Paulicéia, 25 de Agosto e Parque Felicidade. O reservatório tem capacidade para armazenar 14,5 milhão de litros de água, mas a Cedae continua utilizando um antigo reservatório, de apenas 500 mil litros, construído pelos moradores do 25 de Agosto ao lado da Praça João Lazaroni, vizinha aos novos reservatórios.
Enquanto Nilo Peçanha, presidente (governador) do antigo Estado do Rio levou uma semana para instalar duas bicas d’água no centro da Vila Meriti e Roberto Silveira menos de um ano para construir uma estação de tratamento rio Botas, uma adutora de mais de 15 quilômetros, além de um reservatório para 2 milhões de litros de água no Morro das Cabras, até hoje utilizados pela Cedae, a estatal levou 12 anos para construir as duas células do novo reservatório da Paulicéia (Governos Marcello Alencar e Anthony Garotinho) para construí-as e mais quatro (Governo Rosinha Garotinho) para inaugurá-las, a tempo, porém, de garantir a eleição de Sérgio Cabral.

RÁPIDAS

● Para o Senador José Sarney, as diferentes realidades políticas nos estados dificultam a possibilidade de aliança entre PT e PMDB e, por consequência, um palanque único para eventual campanha presidencial de Dilma. O parlamentar qualificou de “fenômeno natural” as divergências entre partidos que compõem alianças nacionais.
●“Eu acho que o Brasil é muito grande, as realidades políticas nos estados são muito diferentes umas das outras”, destacou José Sarney..
● No domingo (22), Lula reconheceu que dois palanques de partidos de sua base nos estados podem dificultar Dilma Rousseff. Segundo ele, é sempre difícil para um candidato a presidente fazer uma campanha nessas circunstâncias.
● Doze cidades do Estado do Rio estão em situação de alerta em relação à d
engue. De acordo com o estudo divulgado nesta terça (24), pelo Ministério da Saúde em parceria com as secretarias estaduais e municipais, entre 1% e 3,9% dos imóveis pesquisados nestes municípios apresentaram larvas do mosquito.
● Queimados registra o índice de infestação mais alto do estado, onde 3,3% dos imóveis pesquisados apresentaram larvas do mosquito. Na capital, o índice se manteve em 2,9%, o mesmo verificado em 2008.
● Estão em alerta, além da Capital, os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti, todos na Baixada, Angra dos Reis, Campo dos Goytacazes, Niterói Itaboraí e São Gonçalo
●“Não podemos baixar guarda. Precisamos reforçar as medidas de prevenção e assistência para que tenhamos nova redução de casos em 2010”, afirmou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
● O que deve preocupar a população é a constatação de que a frota de veículos comprados pelo Ministério da Saúde e repassada ao Estado e às Prefeituras, estão sem manutenão, pois o Ministério do Planejamento ainda não liberou a verba de R$ 1,5 milhão, pedida pela Funasa, dona dos veículos, para fazer os reparos e coloca-los em condições de uto.
● O presidente Lula e o governador Sérgio Cabral devem entregar nesta quarta (25), às 10h, um trecho de 1,5 km do Rio Botas, no Bairro Recantus, em Belford Roxo, onde as obras do projeto Iguaçu já estão concluídas.
● Segundo a secretária Marilene Ramos, desde que foi implantado, em junho de 2008, o projeto Iguaçu já desassoreou 22 quilômetros de rios, de onde foram retirados cerca de 1,6 milhão de metros cúbicos de sedimentos e lixo, além de 14.000 pneus.
● Também estão em construção dois conjuntos habitacionais: um em Mesquita, no bairro Roldão Gonçalves, e outro em Belford Roxo, no bairro Barro Vermelho, que receberão as famílias ribeirinhas desses municípios.
● Foi o transbordamento do rio Iguaçu e seus afluentes, como o Pilar, que provocou a enchente que prejudicou a população de 15 bairros de Campos Elíseos, segundo Distrito de Duque de Caxias.
● Por proposta do vereador Maninho do Posto (PSDB), a Câmara de Duque de Caxias promove nesta quinta (26), a partir das 9:00h, uma audiência pública para debater a falta d’água no município. Forem enviados convites para o presidente da Cedae, Wagner Victer, para o superintendente e o gerente geral da empresa em Duque de Caxias.
● O vereador tucano está mobilizando os moradores de Saracuruna, no segundo Distrito, para participarem da audiência e apresentarem as contas pagas pela água que não recebem há anos.

FIRJAN COBRA INFRAESTRUTURA E
SEGURANÇA EM DUQUE DE CAXIAS
A Federação das Indústrias do Estado do Rio vai realizar na próxima sexta feira (27), das 9h às 12h, o workshop “Rio, um estado de logística”, no recém-inaugurado Teatro Sesi, na Rua Artur Neiva, 100, em Duque de Caxias. O evento tem como objetivo discutir propostas para solucionar questões logísticas que afetam o escoamento da produção das empresas de Duque de Caxias e, também prever soluções para garantir a segurança do patrimônio empresarial e da população do entorno, junto às autoridades municipais e estaduais.Devem participar do encontro o presidente do Sistema Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira; o vice-governador do Estado, Luiz Fernando de Souza Pezão, o Secretário de Transportes do Estado, Julio Lopes, o professor José Alexandre Pimenta de Carvalho, da UERJ/ CEFEN, e o prefeito Zito. As inscrições são gratuitas. Para mais informações basta ligar para 26733394.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

GOVERNADOR MENTE E GANHA
VAIAS NO MARACANÃZINHO


O governador Sérgio Cabral foi vaiado ontem (23) por uma platéia de 1.200 bombeiros no Ginásio do Maracanãzinho, durante lançamento da campanha “Cultura Antidengue” e da apresentação dos militares que vão atuar como agentes contra focos de mosquito em seus horários de folga. Segundo noticiário distribuído pela Agência Brasil, do Governo Federal, as vaias ocorreram em dois momentos. Na primeira ocasião, Cabral disse que os bombeiros recebem uma gratificação de R$ 700 pelo trabalho contra a dengue. Em coro, os bombeiros responderam “não” e passaram a se manifestar cada vez que o governador repetia o valor, que é repassado ao estado pelo Ministério da Saúde.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio, o valor pago é de R$ 566. Apenas somando-se os R$120 de auxílio-alimentação é que o valor se aproxima de R$ 700, chegando a R$ 686.
Em resposta à reação dos bombeiros, Cabral disse que aqueles que quisessem poderiam desistir do trabalho antidengue, porque havia dois mil bombeiros esperando pela oportunidade.
Em outro momento, quando Cabral voltou a falar de gratificações no Corpo de Bombeiros, a platéia se manifestou contra o governador mais uma vez. “Eu estou numa assembleia do Corpo de Bombeiros ou no lançamento do [programa contra] dengue? Não estou entendendo. A gente está falando aqui de salvar vidas. E a gratificação que estamos dando está dentro da realidade orçamentária do estado”, disse Cabral.
Depois da reação dos bombeiros, o governador falou sobre o reajuste salarial de 5% concedido aos policiais e bombeiros este ano. “Se os que me antecederam tivessem dado o reajuste que eu dei todo ano a vocês, que não foi nada de mais, certamente o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e a Polícia Civil teriam outro padrão salarial. Agora, ficaram quase seis anos sem dar reajuste”, respondeu Cabral.
Depois do evento, Cabral saiu do Maracanãzinho sem falar com a imprensa. O secretário estadual de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, disse que não iria falar sobre a situação ocorrida durante o evento.

LINDBERG VAI PARA O 2º
TURNO NA ELEIÇÃO DO PT

Lourival Casulo, ex-subsecretário estadual de Direitos Humanos e apoiado pelo prefeito Lindberg Farias, de Nova Iguaçu, conquistou 3.111 votos do total de 10.800 votos apurados na eleição para a renovação do comando do PT no Estado do Rio. O primeiro colocado foi o deputado Luiz Sérgio, que defende o apoio à reeleição do governador Sérgio Cabral, do PMDB, que conseguiu 3.156 votos. Como o terceiro candidato, Bismarck Alcântara conseguiu 2.720 e o terceiro, o vereador de Niterói Waldeck Carneiro, haverá um segundo turno para decidir quem vai comandar o PT fluminense nas eleições de 2010. Nas três últimas eleições para o governo do estado, o PT fluminense vem sofrendo pressão do comando em Brasília para apoiar a situação no Estado, como ocorreu na eleição de Garotinho, de Rosinha e de Sérgio Cabral, culminando com a intervenção da Executiva Nacional, que obrigou a senadora Benedita da Silva a aceitar ser vice de Rosinha, mas teve apoio quando tentou se eleger contra a atual prefeita de Campos dos Goitacás.
Para o segundo turno, Lindberg Farias contara com o apoio do fundador do PT e ex-deputado constituinte Vladimir Palmeira, pois no primeiro turno os candidatos apoiados pelos dois líderes do partido no Rio tiveram o dobro dos votos conquistados pelo deputado federal Luiz Sérgio.

RÁPIDAS
● O governador José Serra (PSDB), aparece em primeiro lugar na pesquisa de intenções de votos para a eleição presidencial de 2010, divulgada nesta segunda-feira (23) pelo CNT/Sensus, apesar da queda nos percentuais.
● Na primeira lista que inclui todos os prováveis candidatos à presidência da República, José Serra aparece com 31,8%, Dilma Rousseff (PT), com 21,7%, Ciro Gomes (PSB) tem 17,5% das intenções de votos e a senadora Marina Silva (PV) apresenta 5,9%.
● Nesta primeira lista da pesquisa, Serra registrou queda de 7,7 pontos percentuais, caindo de 39,5% para 31,8%. Já Dilma, subiu de 19% para 21,7%. Marina Silva, por sua vez, cresceu de 4,8% para 5,9%.
● Já em um cenário em que o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), aparece no lugar de José Serra como o candidato tucano, Ciro Gomes levaria vantagem no primeiro turno, com 25% das intenções de voto. Dilma aparece com 21,3%, Aécio com 14,7%, e Marina Silva com 7,3%.
● No quadro em que Ciro Gomes não é candidato, Serra lidera a pesquisa com 40,5%, seguido por Dilma (23,5%) e Marina (8,1%). Já com Aécio como candidato tucano, a ministra Dilma leva vantagem, com 27,5%. Na seqüência, aparecem Aécio (20,7%) e Marina (10,4%).
● A pesquisa aponta também que 51,7% dos entrevistados votariam ou poderiam votar em candidato apoiado por Lula, enquanto 16% disseram que não votariam. Por outro lado, apenas 17,2% votariam em um político apoiado por Fernando Henrique, sendo que 49,3% responderam que não votariam no candidato do ex-presidente.
● A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 16 e 20 de novembro e entrevistou 2 mil pessoas. A margem de erro é de 3%.
● A Comissão de Viação e Transportes da Câmara vota nesta quarta-feira (25) projeto que altera o Código de Trânsito. O substitutivo da deputada Rita Camata (PSDB-ES) aumenta a punição para quem for pego dirigindo sob o efeito de álcool, acima da velocidade ou falando ao celular.
● Pelo substitutivo, o motorista, com notório sinal de embriaguez que se recuse a fazer o teste do bafômetro, poderá sofrer as penas previstas na Lei Seca: multa, suspensão da carteira de motorista e até prisão. Aqueles que causarem acidentes sob o efeito de álcool poderão sofrer penalidades com base no Código Penal.
● Quem estacionar em vagas reservadas a deficientes ou idosos terá a multa aumentada, assim como aqueles que participarem de racha. Fica também proibida a circulação de motos entre veículos ou entre a calçada e os veículos, a não ser que o trânsito esteja parado.
● A proposta também aumenta o período da habilitação provisória de um para dois anos, e os candidatos que cometerem infrações graves ou gravíssimas ou forem reincidentes nas infrações médias terão suspensos o direito de dirigir e a obtenção da carteira de motorista. Com isso, o candidato a motorista terá de reiniciar todo o processo.
● A pena de suspensão do direito de dirigir por acúmulo de 20 pontos na carteira durante 12 meses passará de um mês a um ano para seis meses a um ano. Além disso, o motorista que não entregar a habilitação, após ser notificado, incorrerá em crime de desobediência.
● A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Assembleia Legislativa
realiza nesta terça (24) uma audiência pública sobre Crianças Desaparecidas e Seqüestradas. A reunião será às 10h, e, segundo o presidente da comissão, deputado Marcelo Freixo (PSol), o objetivo é identificar responsabilidades e discutir propostas de políticas públicas para a prevenção e o enfrentamento do seqüestro e desaparecimento de crianças e adolescentes.
● “Meninas de nove a 14 anos, moradoras de favelas e periferias e estudantes de escolas públicas são os alvos preferenciais de seqüestradores de crianças e adolescentes que agem no Rio. São meninas cujos pais não possuem dinheiro para custear babás para trabalhar e acabam deixando as crianças sozinhas. Quando não aparecem assassinadas, elas acabam virando mais um rosto estampado em cartazes espalhados pela cidade. É preciso definir medidas que possam prevenir este tipo de ocorrência”, destacou o parlamentar.
● As acusações de tráfico de influência no Tribunal de Justiça poderão ser objeto de uma CPI na Assembleia Legislativa que votará nesta terça-feira (24), projeto de resolução do deputado Paulo Ramos (PDT)
● “Imaginar as esperanças, as expectativas que giram em torno do Poder Judiciário, quanto à sua isenção, ao seu dever de fazer justiça, imaginar que esta função tão importante pode estar sendo submetida a suspeição, nos causa grande preocupação” justificou o parlamentar.
● O Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher será comemorado nesta quarta-feira (25), às 10:00h, em Duque de Caxias por representantes da Delegacia de Atendimento à Mulher, da Ordem dos Advogados do Brasil, e do poder legislativo em um ato público programado para a Praça do Pacificador,.
● Na ocasião, a vice-presidente da OAB, Martha Dantas, a delegada da DEAM de Caxias, Márcia Noeli, a delegada Marta Rocha e a vereadora e líder de governo na Câmara, Fátima Pereira, distribuirão flores e folhetos explicativos sobre como a mulher, vítima de violência, deve proceder.
● De acordo com a delegada Márcia Noeli,já existem 10 delegacias da mulher em todo o Estado e Duque de Caxias fica em segundo lugar no ranking de registros policiais, perdendo apenas para São Gonçalo.
● “Em Duque de Caxias são mais de 4.500 denúncias só este ano. Isso é resultado da campanha forte que estamos fazendo em meio à população, que está mais informada. Mas os dados ainda têm que melhorar. De 100 mulheres, apenas 30 vão registrar queixa. Desse total, 17 desistem por insegurança ou arrependimento.”, disse a delegada.
● A Operação Choque de Ordem resolveu mirar no Banco 24 Horas, cujos
totens foram instalados em dezenas de calçadas. Somente neste final de semana, vários comerciantes foram notificados e deverão ser responsabilizados pela irregularidade. Os equipamentos foram fotografados e as imagens serão anexadas ao processo para a remoção dos totens
● Segundo o coordenador da SMTSP, Francisco Fonseca, os totens foram instalados sem que a empresa responsável pedisse autorização para o uso do espaço público. “Além disso, os equipamentos estão em locais que muitas vezes impedem o acesso dos pedestres e até de deficientes físicos”, observou Fonseca.
●. Segundo ele, os comerciantes notificados devem procurar a SMTSP para regularizar a situação dos totens ou então recorrer à empresa fabricantes dos equipamentos para que solicite a autorização. Caso isso não seja feito em 24 horas, as peças serão removidas pela Prefeitura.
VI FESTIVAL DE TEATRO
CONTINUA BOMBANDO
Mesmo sem contar com ajuda do Governo, o VI Festival de Teatro de Duque de Caxias, promovido pelo CPT do diretor de teatro Guedes Ferraz e que estreou no último dia 20 confirmando o sucesso da iniciativa. Na estréia, teve espetáculos gratuitos nas Praças Roberto Silveira e do Pacificador, Nesta terça-feira (24), teremos o espetáculo “Margarida e o Espantalho”, às 10 h, e uma palestra sobre “Arte na África”, com Ricardo Riso; ambos no SESC Duque de Caxias, na Avenida Governador Leonel Brizola (antiga Presidente Kennedy), próximo ao Hospital Infantil. No mesmo local, às 17h, será a vez de “Estou indo embora, não me peça pra ficar, e depois que tiver ido, não me peça prá voltar”, também no SESC Duque de Caxias. Às 19h, será a vez do Batepapo sobre funk com o professor Aldo Vitório, que será realizado na antiga sede do PDT-Caxias, na AV. Governador Leonel Brizola, ao lado do Hotel do Lima. Nesta quarta-feira (25), teremos, às 11h, “Uma mulher: Feminino plural”; e às 15h, “O menino Maluquinho”, ambos no SESC Duque de Caxias.

domingo, 22 de novembro de 2009

BAIXADA URGENTE

PARA O COMANDO DA PM
OS BLOGS SÃO INIMIGOS


Na troca de comando do 15º Batalhão, em Duque de Caxias, o Chefe do Estado Maior da corporação, Coronel Álvaro Garcia, elegeu os blogueiros e twiteiros como inimigos que devem ser asfixiado. A irritação do Coronel foi provocada pela divulgação, de denúncias sobre desmandos em unidades da PM, em que os denunciantes se escondem no anonimato. A fala do coronel Garcia irritou muitos oficiais, que mantém blogs e participam dos miniblogs, uma vez que o programa “Disque Denúncia”, que tem ajudado a própria PM a localizar e prender chefões do tráficos e das milícias garante o sigilo quanto à identidade do denunciante, que recebe uma senha para novos contatos e acompanhar as investigações.
Ocorre que o comandante-geral da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, é blogueiro e leitor do “Praças da PMERJ”, mantido sob anonimato e merecedor de repetidos elogios do Comandante da PMRJ.
Acontece que o Coronel Garcia não está sozinho nessa cruzada contra o uso da internet como forma de denunciar falcatruas e deslizes das autoridades. Em Cuba, o presidente Raul Castro ganhou uma “saia justa” ao se negar a conceder uma entrevista à blogueira Yoani Sanches, que conseguira entrevistar o Presidente americano Barak Obama
(
http://www.desdecuba.com/generaciony/?paged=2)
Yoani foi proibida pelo governo cubano de deixar Havana para lançar um livro no Brasil ou ir à Espanha receber um prêmio pela sua luta em favor da liberdade de expressão na ilha de propriedade de Fidel Castro. Como os cubanos conseguem acessar o blog de Yoani Sanches apesar da censura, o Governo resolveu partir para o confronto físico e a blogueira foi espancada por “milicianos”. O problema, para o regime castrista, é que Sanches fotografou os “agentes secretos” e divulgou as fotos no blog, aumentando, assim, a sua importância política num momento em que Fidel Castro consegue melhorar a posição do governo cubano perante a Europa e até o governo norte americano, que acena com pequenas aberturas no embargo econômico da ilha.

SOLANO TRINDADE
AINDA DISCRIMINADO
Em cerca de 700 municípios, o dia 20 de novembro foi feriado municipal, em homenagem Zumbi dos Palmares, que fundou a primeira comunidade negra do País, em Alagoas. A data serve de escada para pretensos líderes da negritude defenderem uma série de pleitos, a pretexto de combater o que alegam ser uma discriminação racial. Ocorre que um dos líderes do movimento PELA IGUALDADE RACIAL no Brasil, o poeta negro Solano Trindade, fundador, ao lado da mulher, Margaria Trindade, e do sociólgo Edison Carneiro, do Teatro Popular Brasileiro, o primeiro do País a incentivar a participação do cidadão comum. Nas palavras de sua filha Raquel, era um teatro feito por operários, empregadas domésticas, estudantes e comerciários, que se apresentava muito nas ruas, universidades e fez muita apresentação com a UNE. Ele também criou o Teatro Folclórico Fluminense, uma escola de teatro em Duque de Caxias, que funcionava num velho sobrado da Av. Plínio Casado, esquina com a rua Estevão de Giácomo, onde hoje existe o que restou de um supermercado.
Solano Trindade também formou um grupo que viajou pelos EUA e Europa, sendo o primeiro a mostrar o negro no palco como astro principal. Foi ele também quem levou ao palco, pela primeira vez, a peça de seu amigo e também poeta, até então desconhecido do grande público, Vinícius de Moraes, “Orfeu da Conceição”, que foi adaptado para o cinema como “Orfeu Negro” por questões mercadológicas. O papel de “Orfeu” foi vivido por Haroldo Costa, seu aluno no Teatro Popular Brasileira e que a remontou em 2007, com sucesso de público em de crítica, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Esse negro esquecido pela História oficial e pelos historiadores, era visitado na poeirenta Duque de Caxias dos anos 50 do Século passado, recém emancipada de Nova Iguaçu, por figuras como Di Cavalcante, o compositor e jornalista Antônio Maria, a atriz Vanja Orico, consagrada no filme “O Cangaceiro”, vencedor do Festival de Cannes, o escritor Aníbal Machado e o escultor Bruno Giorgio, entre outros. Eles vinham também para conhecer nossos bairros, pobres e abandonados, mas celeiros de manifestações culturais afro-brasileiras, além do Teatro Folclórico Fluminense. Só Embu das Artes, em S. Paulo, onde ele viveu muito tempo, não esqueceu aquele negro forte, de idéias firmes, que desejava ver o negro no mesmo patamar dos brancos, nunca subjugando outros negros ou membros de outras etnias. Talves por isso, Solano Trindade não foi lembrado no dia 20 de novembro.

RÁPIDAS
● O Consulado dos EUA no Rio negou visto a uma menina de 3 anos, cujos pais adotivos, Carlos Henrique Vasconcelos, ex-secretário de Comunicação do Rio no governo Garotinho, e Lúcia Lazarevitch, queriam levá-la para visitar a Disneylândia. A viagem estava marcada para o próximo dia 29
● Como o casal é branco e a filha adotiva mulata, os pais suspeitam que a restrição do consulado foi de caráter racial.Se o pai dessa menina fosse negro e se chamasse Barack Obama, será que o consulado americano negaria o visto de entrada no País que se confessa guardião das liberdades civis em todo o mundo?
● Para o tenente Melquisedec Nascimento, editor do blog “Militar Legal” e presidente da Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas – AMAE- o fato de ele dedicar um grande tempo do seu discurso a isso significa que os blogs e twitters vieram para ficar. “São tão importantes a ponto de um comandante numa passagem de comando falar sobre isso. Quanto às críticas aos anônimos, é natural por serem muito contundentes. E são anônimos por causa da intensa perseguição a eles”.
● O Presidente Lula admite um racha em sua base nos estados nas eleições
de 2010, em entrevista, após votar ontem (22) para a escolha dos novos diretores do PT. Lula afirmou que sua orientação é que a base se una para as eleições estaduais, entretanto, disse, “o que tem acontecido é que cada um olha sempre para o seu umbigo e prevalecem as questões dos estados”.
● Lula ressaltou que, no caso da base governista não conseguir se unir nas eleições, o importante é que se mantenha coesa em torno da provável candidatura presidencial da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. “Por mais que tenha mais de um candidato, o importante é que se mantenham unidos em torno de Dilma”, afirmou.
● O presidente reconheceu que dois palanques de partidos de sua base nos estados podem dificultar a aprovável candidatura de Dilma Rousseff. Para Lula, é sempre difícil para um candidato a presidente fazer uma campanha nessas circunstâncias. “Parece fácil colocar no papel, mas na prática não tem como fazer dois discursos para dois candidatos diferentes”, disse.
● Embora o Inciso 2 do Artigo 81 do Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores de idade, essa norma é desrespeitada diariamente em todo país. Em Porto Velho, Curitiba, Florianópolis, Recife, Cuiabá, São Paulo e Brasília, os membros dos conselhos tutelares e especialistas ouvidos pela Agência Brasil admitiram a facilidade que o adolescente tem para comprar bebida alcoólica.
● Na avaliação do juiz da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal, Renato Rodovalho, o problema ocorre porque a sociedade tolera que os adolescentes bebam. “Existe uma tolerância de padrão de conduta. Uma vez que o maior já se acostumou com a bebida, então há uma tendência do adolescente iniciar-se nessa conduta”.
● O juiz Renato Rodovalho defende a adoção de uma postura mais atuante da sociedade e a realização de campanhas governamentais. Para o magistrado, em certas situações, mesmo havendo fiscalização, é difícil impedir que os menores bebam, pois, muitas vezes, o álcool é comprado por maiores e depois repassado para os adolescentes. “A gente encontra barreira para coibir e fiscalizar esse procedimento, uma vez que a própria comunidade fornece a bebida, quando não, alguns pais também”, afirmou.
● O presidente do Centro de Informações Sobre Saúde e Álcool (Cisa), Arthur Guerra, acredita que essa conivência é justificada, em parte, porque o álcool é visto como um perigo menor do que as demais drogas. “A família fica muito mais preocupada com o consumo de drogas ilícitas, como maconha e cocaína”, considerou.
● “São conceitos, mesmo, de que o álcool faz parte da vida, não faz mal e tem que beber desde muito cedo”, disse a pesquisadora da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (Uniad), Ilana Pinsky. “Então são aquelas festas de 15 anos, totalmente regadas a bebida alcoólica que os próprios pais fornecem e acham que estão sendo malandros fazendo isso. Alguns pais que acham que não há nada que eles possam fazer a respeito, afinal todo mundo bebe”, afirmou.
● A Assembléia Legislativa vota nesta terça-feira (24) o projeto de resolução do deputado Paulo Ramos (PDT), que cria uma nova CPI para investigar denúncias de supostas vendas de decisões judiciais no Tribunal de Justiça do Estado
●“Imaginar as esperanças, as expectativas que giram em torno do Poder Judiciário, quanto à sua isenção, ao seu dever de fazer justiça, imaginar que esta função tão importante pode estar sendo submetida a suspeição, nos causa grande preocupação. Se confirmado, cria uma situação absurda em relação a alguns personagens que deveriam julgar com isenção”, opina o parlamentar.
● Por conta das denúncias contra decisões do TJ, o desembargador Roberto Wider, corregedor do TJ, pediu afastamento do cargo por 30 dias, afirmando que seu objetivo é facilitar as investigações já determinadas pelo o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp,
● Nesta segunda e quarta-feiras, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro estará sediando o I Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid). O evento foi organizado pelo Tribunal com o apoio do Conselho Nacional de Justiça, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação dos Magistrados Brasileiros e da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.
● O tema do I Fonavid será "Efetividade da Lei Maria da Penha", tendo como objetivos compartilhar experiências e uniformizar procedimentos relativos à Lei 11.340/06, discutir as decisões oriundas dos Juizados e Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher sob o prisma da efetividade jurídica e, ainda, avaliar as vantagens e desvantagens de ampliação de competência do sistema.
● O Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher foi criado dia 31 de março deste ano na III Jornada da Lei Maria da Penha realizada no Conselho Nacional de Justiça com a finalidade de reunir Juízes de todo o Brasil que atuam com a temática da violência doméstica.
● A Lei Maria da Penha foi sancionada em 7 de agosto de 2006 e, além de ter como finalidade a criação de mecanismos para coibir a violência contra a mulher, trouxe uma importante inovação para a Justiça brasileira: a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
● Continuam as contradições entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a CPI das Tarifas de Energia Elétrica da Câmara dos Deputados a respeito do ressarcimento, aos consumidores, dos cerca de R$ 7 bilhões cobrados a mais nos reajustes dos últimos anos.
● Depois de reunião com o diretor-geral da Aneel, Nelson Hübner, sexta-feira (20), o presidente da CPI, deputado Eduardo da Fonte, disse que quarta-feira (25) o estudo da agência sobre o valor exato do que foi cobrado a mais dos consumidores será concluído. A partir disso, começará, então, a negociação com as distribuidoras sobre como será feito o ressarcimento.
● “Eu acredito que não há dúvidas nem da Aneel, nem das empresas sobre o erro na interpretação [do cálculo de reajuste tarifário]. Então, imagino que ninguém vai se negar a ressarcir os consumidores”, afirmou o deputado. Ele disse, ainda, que, depois da reunião, ficou a “certeza” de que a Aneel está tomando todas as providências para fazer a devolução do que foi cobrado a mais.
● O presidente disse que a CPI irá sugerir que as empresas que não devolverem o dinheiro do consumidor sejam impedidas de renovar seus contratos de concessão.
● Sobre a sugestão da CPI de que as empresas que não quiserem ressarcir os consumidores sejam impedidas de renovar seus contratos de concessão, Hübner disse que ela precisa ser legal. “A CPI vai apresentar seu relatório e fazer as sugestões. Mas essas sugestões precisam seguir as normas legais”, afirmou o diretor.
● Como deve ser difícil para esses burocratas de Brasília, pagos com o dinheiro dos nossos impostos e taxas, entenderem o sufoco do cidadão comum, que paga uma tarifa extorsiva pela energia elétrica produzida aqui mesmo, sem qualquer insumo importado!!!!

A TEORIA DE DARWIN
PROVADA NA PRÁTICA
Em 2004, a prefeitura anunciou a canalização da vala Sete, na Vila Maria Helena, onde foi construído o Hospital de Saracuruna. A campanha eleitoral terminou, o prefeito eleito já deixou o cargo, Zito está de volta mas as manilhas, que deveriam dar passagem às águas, continuam abandonadas pelo local. Como que para demonstrar que a Teoria da Evolução da Espécie, do naturalista inglês Charles Darwin estava correta, uma das manilhas se transformou um vigoroso jardim, embora coberto por capim. Só falta agora os biólogos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estudarem o “caso” e publicarem uma nova teoria sobre a transformação das manilhas de esgotos em jardins.