DOS ELEITORES DE CAXIAS

Apesar dos “amigos do prefeito” insistirem em manipular os dados da pesquisa do IBOPE-TV-Globo para minimizar o impacto negativo na sua campanha pelo resultado – que apontou Zito com 49% das intenções de voto contra apenas 35% do atual prefeito, ex-vice de Zito em 96 – o dado mais revelador para a rejeição do nome de Washington Reis está no questionário sobre os três maiores problemas enfrentados pela população. Para desespero do prefeito e do seu padrinho, Sérgio Cabral, a Saúde ganhou disparado, com o impressionante índice de 71%, com a Segurança Pública em 2º, (43%), e a Educação em 3º (35%). A seguir temos o Desemprego, com 28% e a Limpeza Pública, com 25%. O curioso é que em sua caríssima propaganda (100 mil revistas em policromia e papel couché, além de caríssimos out doors), o prefeito se autodenomina o alcaide que mais investiu em Saúde, Educação e Geração de Renda e Emprego. Ou a propaganda é mentirosa, ou o eleitor não tomou conhecimento dela.
FAVORECIMENTO A CANDIDATOS
REFORÇA O VOTO CAMARÃO

No grupo de Zito, o ‘queridinho” é o vereador Mazinho, ex-dono do “Tribunal do Chope”, onde havia uma programação especial para o sexo feminino, o chamado “Clube das Mulheres”, com direito a strip-tease de rapazes “saradões”. Como a campanha equivale a uma numerosa família, com cenas explícitas de ciúme entre os filhos, a preferência confessada por um pequeno grupo poderá resultar na dispersão do voto e acarretar a derrota de legendas que hoje têm representação na Câmara Municipal, onde a avaliação é de que, dos 21 vereadores em exercício, só 12 ou, no máximo, 14 estarão lá em janeiro de 2009.
• Em seu blog, o ex-governador Anthony Garotinho comentou ontem a última pesquisa do IBOPE na região Metropolitana do Rio de Janeiro, admitindo que, em Duque de Caxias, a situação está mais favorável ao ex-prefeito Zito que tem vantagem de 14%. “Lá existe apenas mais uma candidata que tem 3%. Com isso a eleição também pode ser definida no primeiro turno. Em Caxias, o ex-prefeito Zito tem 49%, enquanto o atual Washington Reis está com 35%.
• Um internauta viu a nota e enviou um comentário, assinando-se Wil (wwwmva@gmail.com), afirmando que “o Ibope manipulou os números em Duque de Caxias. Fizemos uma pesquisa - Informe o dia- e deu 53 a 31 em favor de Zito. Se vc pegar a margem de erro de 4 por cento e retirar de 53 vai dar 49. Agora, se você somar 4 pontos a 31 de Washington Reis, vai dar os 35 que o Ibope anunciou. Isto é uma manobra, comprada, do Ibope, sem comprometer a verdade. Este instituto quer ser o segundo poder, no lugar do povo.
• Muito embora não haja nenhuma norma a respeito, nem na Lei Orgânica do Município, nem no Regimento Interno, estabeleceu-se há cerca de 10 anos que o vereador mais votado será o primeiro presidente da próxima legislatura. Na base governista, a disputa é pesada entre Júnior Reis, atual presidente do legislativo, Samuquinha e o novato Cananéia.
• No ninho tucano, Mazinho tenta ser o mais votado com o mesmo propósito: presidir a Câmara. Depois da sua mal explicada e abrupta saída da Secretaria de Serviços Públicos, no Governo Zito, há dúvidas que o ex-prefeito, em caso de voltar à Prefeitura, irá aceita-lo como o guardião da Câmara. No ninho tucano, Zito conta com companheiros tão competente, quanto fiéis para o espinho cargo de presidente do legislativo em condições de lhe garantir tranqüilidade para governar pelos próximos 4 (ou seria 8?) anos.
• A discussão pública dos critérios da Prefeitura na convocação do pessoal concursado na área de Saúde, com acusações de manipulação dos resultados para beneficiar uma cooperativa de S. Paulo, está com endereço errado. Não é o secretário de Saúde quem decide e convoca os concursados, mas, sim, o de Administração.
• Quem deveria vir a publico, com o Boletim Oficial em punho, para por fim às especulações sobre o concurso, é o empresário Wanderley Simões, atual Secretário de Administração. Ele poderia aproveitar o momento e, alem de esclarecer a duplicidade de candidatos colocados em 13º lugar, anunciar o resultado de um previsível Inquérito Administrativo, que é de sua alçada, para identificar os funcionários da sua Secretaria que estariam envolvidos na falsificação de contra-cheques de servidores e de empréstimos consignados.
• Desde fevereiro, a 59ª DP/Caxias abriu uma investigação sobre denúncias de contracheques falsificados, utilizados em empréstimos fraudulentos junto ao BMG, banco autorizado pela Prefeitura para operar no ramo de empréstimo com desconto em folhas. Aliás, o BMG está envolvido também com o mensalão denunciado pelo deputado cassado Roberto Jefferson.
• Além de não serem punidos, os servidores da Secretaria de Administração ainda se julgam no direito de pressionar os servidores prejudicados, com ameaça de cortar gratificações (temporárias) e outra vantagens, além de transferências para outras secretaria e distantes de Jardim Primavera.
• Nem uma decisão da Justiça, mandando refazer os descontos feitos nos vencimentos de uma funcionária, foi cumprida pela Secretaria de Administração, o que é inadmissível Afinal, decisão da Justiça não se discute! Cumpre-se!
• A Polícia Federal apreendeu ontem (18) um arsenal composto por 52 armas, algumas com o brasão do Exército brasileiro, em uma mansão na Barra da Tijuca. O armamento não tem registro e pertenceria ao americano Armond Joseph Gagliardi, que não é cadastrado como colecionador. Os policiais cumpriam um mandado de busca e apreensão expedido pelo Ministério Público quando encontraram as armas. Armond é acusado de fraudar a Caixa Econômica Federal. O americano não foi encontrado em sua casa.• Foram apreendidas, entre outras coisas, 4 metralhadoras antiaéreas, 16 rifles, 9 pistolas, 35 caixas de munição de diversos calibres e equipamentos para concerto de armas. De acordo com o chefe da Delegacia Fazendária da Polícia Federal, Robson Papini, outros 4 mandados de busca e apreensão relativos à fraude na Caixa Econômica foram expedidos, mas nenhum dos endereços correspondia ao especificado nos documentos da empresa. Para quê o gringo queria tal armamento? Para combater a Dengue, certamente não era!
• A previsão do tempo para Xerém nesta sexta-feira é de tempo nublado, sujeito a chuvas e trovoadas. É que hoje será realizado o II Seminário sobre Meio Ambiente de Xerém e um dos temas é a criação da APA-Xerém, medida a ser tomada pela Prefeitura. Como é público e notório, o atual prefeito, que mora no “Vale dos Reis”, é a favor do desmatamento do que resta da Mata Atlântica para a construção de condomínios de luxo. E Xerém faz parte da Reserva de Tinguá, onde já ocorreram assassinatos na luta entre preservacionistas e a turma da moto-serra.
• O II Seminário sobre Meio Ambiente, organizado pela Associação de Moradores de Mantiquira e um amplo leque de preservacionistas de diversas instituições, como Ibama e Uerj, começa à s8:30 horas e irá até `s 17:horas, tendo como local o Colégio Estadual Barão de Mauá. Aproveitando a ocasião, os moradores de Xerém também vão discutir alternativas a serem oferecidas à Prefeitura, para a criação de um novo local para disposição final do lixo gerado em Duque de Caxias, já que o lixão do Jardim Gramacho deverá ser desativado até o final do ano, pois a área útil do aterro já está comprometida e pode desabar a qualquer momento, jogando toneladas de lixo na Baía de Guanabara e provocando um desastre ecológico e ambiental de proporções inimagináveis.
