sexta-feira, 20 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

VEREADOR LEVA DOIS
TIROS MAS SOBREVIVE
O vereador Joaquim José Santos Alexandre (PTC), de 53 anos, sofreu um atentado na noite desta sexta-feira, quando se encontrava na porta de sua casa, na Praça do Olavo Bilac, bairro de Duque de Caxias onde tem seu reduto eleitoral. “Quinzé”, como é mais conhecido o ex-sargento PM, levou dois tiros, que o atingiram nas costas e numa das pernas. Levado para o Hospital Duque de Caxias, ele foi atendido por uma equipe médica e liberado depois de submetido a diversos exames, já estando em casa, em recuperação. Um vizinho do vereador também foi atingido por um tiro no pé, mas sem maior gravidade.
Logo depois do atentado, o gabinete do prefeito Washington Reis divulgou uma nota, lembrando que este é o quarto membro do legislativo caxiense vítima de atentado na atual legislatura, sendo que um dos tres primeiros, Tião do Táxi, não resistiu aos tiros que levou quando inspecionava as obras no Centro Social que construía no Parque Beira Mar, onde morava. “Quinze” integra a bancada governista e o prefeito cobrou providências urgentes e severas da Secretaria de Segurança Pública para apurar o crime.
Na nota, o prefeito afirma que "o atentado contra o vereador Joaquim José Santos Alexandre (Quinzé) me causou enorme indignação e repúdio a mais um crime contra o legislativo municipal, o quarto neste mandato. Expresso ao vereador e sua família toda minha solidariedade e declaro que solicitarei à Secretaria de Estado de Segurança Pública que investigue o caso e puna com rigor os culpados o mais rápido possível".(Foto: CMDC/Divulgação)

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (VI)
Depois que iniciamos esta série de denúncias sobre o lixo espalhado por toda a cidade, dezenas de internautas têm denunciado outros pontos em que a coleta de lixo deixa a desejar. Um deles é o largo em frente ao Cemitério do Tanque do Anil. O lixo é deixado junto ao estacionamento, o que, além da falta de respeito com o local, o chamado Campo Santo, demonstra também a falta de fiscalização por parte da Secretaria de Serviços Públicos, a quem compete fiscalizar os serviços e autorizar o pagamento das faturas da empresa contratada para a coleta. A presença de lixo em frente às capelas, que fecham depois das 18 horas por falta de segurança, é mais uma prova da incompetência de nossas autoridades no trato com o problema do lixo. E isso ocorre num ano eleitoral, em que o atual prefeito tenta a reeleição. Se não for por deboche, a situação do lixo é uma prova definitiva de que o Governo virou às costas para a população, que paga os Impostos e sustenta toda essa incompetência! (Foto: Beto Dias)

SERVIDORES SE UNEM
POR REAJUSTE DE 66%

Cansados de serem enrolados pelo governador itinerante, os servidores resolveram unificar a campanha, reunindo médicos, professores, PMs, Bombeiros e policiais civis. Ontem (19), essas categorias realizaram uma barulhenta manifestação nas escadarias do Palácio Tiradentes, onde já funcionou a Câmara dos Deputados e hoje está instalada a Alerj. A liderança dos servidores cometeu um grande equívoco ao escolher a hora para reclamar o reajuste de 66% para todos. Ao contrário de outras repartições públicas, a Alerj só funciona depois do almoço, salvo se for para tirar da cadeia um deputado preso em flagrante, como ocorreu com Álvaro Lins, ex-chefe da Polícia Civil da família Garotinho. Outro fator do baixo quorum de manifestantes é que, ao longo os últimos anos, caiu o número de servidores públicos concursados e efetivos, cujas vagas são preenchidas por cooperativas, prestadoras de serviço ou, em maior número, por ONGs ligadas aos deputados. Assim, o numero de servidores efetivos é reduzido e a pressão das chefias (a falta ao serviço pode custar caro!) acaba por desmobilizar a categoria. O jeito é esperar até 5 de outubro, a Hora da Virada, como diz a letra de um samba muito utilizado na campanha eleitoral. (Foto by Militar Legal)

MINISTÉRIO DERRUBA
PROPAGANDA ILEGAL
Nem o fato do PDT participar do seu governo, melhorou a posição de Washington Reis na política de emprego. Dados revelados ontem (19) pelo Ministério do Trabalho, cujo titular é o deputado Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT e amigo e protetor do deputado Paulinho da Força, derrubaram a propaganda do prefeito de que está gerando 15 mil novos empregos em Caxias, conforme anúncios em rádio, TV e até out doors.
Na lista das 50 cidades que mais empregaram com carteira assinada no período janeiro-maio de 2008, além de Duque de Caxias não estar incluída, a última cidade, Recife, em 50º llugar, só empregou 5.578 trabalhadores. Entre as 50 cidades que mais geraram empregos efetivos estão Pontal (SP), com 8.075, Maringá (PR), com 6.128, Venâncio Aires (RS) com 5.758 e Jundiaí (SP), com 5.821. Traço em comum entre essas cidades: nenhuma é Capital de Estado.

ONDE ESTÁ O WALLY? (IV)
Em outras campanhas de vacinação e até na “Parada Gay” em Duque de Caxias, uma figura obrigatória sempre foi o Secretário de Saúde do Município, o biólogo Oscar Berro. Curiosamente, depois de uma semana da realização da última campanha, não só a Secretaria de Comunicação não deu nenhuma nota, fazendo um balanço da campanha, como não divulgou nenhuma foto do Secretário vacinando um bebê, uma prática no atual Governo. Esse sumiço estratégico do Sr. Oscar Berro ocorre logo depois da onda de boatos sobre uma suposta prisão do Secretário de Saúde pela Polícia Federal em vista de irregularidades na compra de medicamentos.
No Governo Juberlan de Oliveira, por exemplo, a cidade tinha duas Assessorias de Comunicação, uma a serviço do Governo e a segunda, para divulgação da campanha dos candidatos do PDT. Hoje, a Assessoria de Imprensa se limita a dar informações sobre os passos do prefeito em campanha antecipada, sem se referir aos demais órgãos da Administração. O que todo mundo hoje quer saber é por onde anda o Secretário de Saúde e se ele ainda ocupa o cargo. Afinal, o atual prefeito demitiu o irmão do Bispo Edir Macedo da Secretário de Habitação quando ele se encontrava no CTI de um hospital do Rio de janeiro, onde veio a falecer. Aguardam-se notícias. (Foto: ABr))

• Os funcionários da FEUDUC, que descontam o Imposto Sindical, cobrado de quem trabalha em colégios particulares, inclusive as Universidades, estão esperando que o Sinpro Baixada apareça para verificar a situação dos 18 que foram demitidos e o clima de insegurança para os que ficaram. Só de salários atrasados já são dois meses!
• Por sua vez, os professores públicos, que trabalham em áreas de conflito entre bandidos e a Polícia, estão se preparando para uma outra reivindicação: o kit de sobrevivência. Um professor recém-contratado, designado para trabalhar numa das mais antigas favelas da Baixada, garantiu que, além de giz e apagador, o professor precisa de um mapa com alternativas de fuga e um colete a prova de balas. É o chamado Kit de sobrevivência do Magistério.
• Isso é o mínimo da obrigação de um empregador relapso, que considera um salário, pouco maior que o mínimo, suficiente para um professor sustentar a sua família e ainda fazer assinatura de jornais e revistas e comprar livros para se atualizar, fazer cursos de pós-graduação e um Plano de Saúde com direito a fonoaudiólogo, pois em poucos anos os professores perdem a fala!
• No caso dos médicos, o Kit sobrevivência também é necessário, pois eles enfrentam a ira dos pacientes e seus familiares pela falta das condições mínimas de atendimento nos postos de saúde e hospitais, como gaze, atadura, soro e até formulários para as receitas. E tudo isso para quem paga uma mensalidade de R$ 1,8 mil por mês para estudar por cinco anos em faculdades sem hospitais, para depois, como funcionário público, ser contemplado com o irrisório salário de R$ 1,2 mil. . .
• Neste domingo, na Câmara de Vereadores, o PMDB faz a sua convenção, quando homologará a candidatura à reeleição do prefeito Washington Reis, que terá como vice, se não ocorrer problemas de última hora, o ex-deputado Gilberto Silva. Embora conte com uma ampla base partidária para governar, inclusive de partidos que não tem um só vereador, como é o caso do PT, Washington Reis corre o risco de ficar sem o apoio do PTN e do PTB, perdendo também tempo no rádio e na TV.
• Correndo por fora, o jovem Hugo Neto, do DEM, afilhado político do prefeito César Maia, foi procurado pelos dois partidos para fazer uma ampla coligação, incluindo a chapa de vereadores. O DEM, que fará sua convenção no próximo sábado (28), deverá decidir até o final da próxima semana, para que o partido chegue á convenção com tudo organizado e definido, como determinou César Maia.
• A entrada do prefeito carioca na campanha eleitoral da Baixada, com vistas às eleições de 2010, vem criando problemas para outros candidatos que tentam a reeleição, como é o caso de Uzias Mocotó (PMDB), em São João de Meriti, e Lindberg Farias (PT), em Nova Iguaçu, que tem o ex-prefeito Nelson Bornier, na sua cola. Só Maria Lúcia escapa desse drama, pois resolveu se retirar a política, Devendo apoiar a deputada Sula do Carmo, também do PMDB.
• A jogada de Sérgio Cabral rompendo o acordo com o PT e obrigando o partido a remarcar a sua convenção, teve um outro efeito colateral: o PT não conseguiu fazer a sua convenção na Câmara de Vereadores. A saída foi usar a sede do Sindicato dos Bancários, muito pequena para abrigar, com conforto, os mais de 250 delegados que deverão aprovar o apoio a Washington Reis, por ordem do Palácio do Planalto.
• A propósito: o PT recebeu fotos de Samuel Maia no palanque de Zito. Foi no comício de domingo, logo depois da convenção do PSDB. A direção do partido vai cobrar do Palácio do Planalto um corretivo para o trânsfuga, que deverá, no mínimo, perder o cargo que detém no Museu Nacional.


Já ERA, DUNGA!

Fonte: Pérolas Políticas

quinta-feira, 19 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (V)
A coleta e a disposição final do lixo nas grandes e médias cidades exige de seus governantes, antes de tudo, disposição para inovar e aplicar novas tecnologias. Os montes de lixos espalhados pelas ruas de Duque de Caxias, como nessa movimentada esquina da Rua Onêncio Soares com a Av. Presidente Vargas, ao lado do Mercado Municipal (onde se “vende” mulher a R$ 9,99) e a um quarteirão da Secretaria de Fazenda, é um triste retrato dessa realidade. E o custo do desleixo de hoje será cobrado, com altos juros e correção monetária no futuro. Esse é o caso emblemático da Favela do Lixão, que nasceu da construção de barracos por catadores de lixo, que recolhiam o que podia ser revendido nos monturos de lixo lançados em terrenos do loteamento 25 de Agosto, ao lado da Av. Presidente Kennedy, próximo à divisa com Vigário Geral. No Governo Zito, Brasília aprovou um projeto de R$ 8 milhões para urbanizar a favela, que passaria a se chamar Vila Nova. O dinheiro acabou reforçando o caixa do Governo Garotinho, que torrou cerca de R$ 43,8 milhões na execução do projeto, a cargo da Construtora Gautama, que hoje responde a processos cíveis e criminais na Justiça Federal por superfaturamento e corrupção. Agora, a Prefeitura anuncia um aporte de R$ 300 milhões do PAC para terminar o que a Gautama cobrou caro, mas não fez. Será que dessa vez a coisa sai? (Foto: Beto Dias)

PREFEITO DESAFIA A
JUSTIÇA ELEITORAL
Mesmo depois de autuada pelos fiscais do Tribunal Regional Eleitoral, a Prefeitura de Duque de Caxias mantém propaganda ilegal em locais de grande movimento, como nos pontos de ônibus ao longo de ruas e avenidas, como a Governador Leonel Brizola, antiga Estrada Rio-Petrópolis, que liga o Centro a Belford Roxo e à Rodovia Washington Luiz, em especial nos trechos em que a antiga estrada corta os bairros d Gramacho e S. Bento. Nem mesmo a ameaça de impugnação da candidatura do prefeito à reeleição, que será aprovada na convenção do PMDB do próximo domingo, fez com que a Secretaria de Serviços Públicos, hoje chefiada por Silvio Costa, ex-ocupante da pasta no governo Zito, recolha o que os fiscais do TRE não deixaram para trás. Esse desafio á lei e ao Tribunal, de forma tão ostensiva, pode custar caro ao ex-vice de Zito e, hoje, seu adversário e inimigo.(Foto: Beto Silva)

ONDE ESTÁ O WALLY/ (IV) O petista Samuel Maia, que aceitou participar do Governo Zito sem autorização do PT, decidiu, no ano passado, enfrentar a direção do partido e se lança candidato a prefeito de Duque de Caxias, com o lema de combate á corrupção. Isso tudo justamente quando o Governo Lula mais se enrola em denuncias cabeludas sobre a (falta de) Ética nas ações governamentais, como a venda da Varig para a Gol através de um empresário de ascendência chinesa, comprovando que, tendo amigos no Governo, é fácil fazer um autêntico “negócio da China”. Agora, ás vésperas da convenção do PT, marcada para sábado, no Sindicato dos Bancários, na Vila Meriti, atrás da Catedral de Santo Antônio, Sebastião Maia fecha o escritório que mantinha em cima do famoso bar Mira Serra, ao lado da Câmara, onde fixara uma placa do tipo “Abaixo a Corrupção”, tomando rumo ignorado. Nem no Museu Histórico Nacional, onde é “aspone” de Lula, ele aparece mais. Por onde anda o “camaleão” Sebastião Maia? (Foto: Beto Dias)

• Hoje é dia do servidor público do Estado reagir à política de pessoal do governador itinerante. A manifestação está marcada para às 10 horas, nas escadarias do outrora respeitado Palácio Tiradentes, hoje transformado em valhacouto de fraudadores da folha de pagamento, que produziram funcionários fantasma aos borbotões e continuam impunes.
• O afastamento do deputado Léo Vivas (PRB-RJ) das funções de bispo da
Igreja Universal, bem como de coordenador das atividades do partido no Estado do Rio, continua rendendo problemas para o bispo licenciado Marcelo Crivella, às voltas com a rebelião dos moradores do Morro da Providência.
• As obras do projeto “Cimento Social”, de autoria do sobrinho de Edir Macedo, vinha sendo executado pelo Exército desde o final do ano, com parte dos R$ 12 milhões liberados pelo Ministério das Cidades, por ordem de Lula. Até o vice, José Alencar, que também integra o PRB, ex-PL, quer distância do candidato apoiado por Lula para prefeito do Rio.
• Para agravar a situação, Lula continua pressionando o PT para rifar a candidatura do deputado petista Alessandro Molon, passando a apoiar no Rio a ex-deputada Jandira Feghalli, do PC do B. Em troca, os néo-comunistas retirariam a candidatura do deputado Aldo Rabelo à prefeitura de S. Paulo, passando a apoiar a petista Martha Suplicy.
• Pelo andar da carruagem, Lula vai protagonizar um novo episódio da dobradinha Garotinho-Benedita da Silva, parceria que tantos estragos causou ao PT no Rio de Janeiro, onde o partido foi cobrado pelos erros do Governo Rosinha Garotinho, sem conseguir faturar a presença de Benedita da Silva naquela administração.
• A pretexto de reduzir a folha de pagamento, a direção da FEUDUC acaba de demitir 18 professores em pleno ano letivo, o que é ilegal. Os que continuam trabalhando estão com os salários atrasados há dois meses. Criada por um grupo liderado pelo ex-prefeito Moacyr do Carmo e pelo jornalista e ex-vice Ruyter Poubel, nos anos 60, para formar professores de História, Português e Inglês e apesar da ajuda recebida do Governo desde a sua fundação, a FEUDUC continua marcando passo, enquanto outras instituições, criadas muito tempo depois, crescem a olhos vistos.
• Em abril do ano passado, o jornalista Ruyter Poubel foi eleito para a presidência da FEUDUC e logo descobriu que o rombo superava a casa de R$ 1,5 milhão. Para reduzir o déficit, Ruyter Poubel divulgou uma Carta Aberta aos alunos, em que denunciava a situação pré-falimentar da instituição e pedia a colaboração de todos, inclusive com o pagamento das mensalidades, para que a FEUDUC saldasse as suas dívidas, principalmente com os professores e funcionários administrativos. E foi por conta da tensão que vivia que Ruyter Poubel sofreu um AVC na madrugada de 1º de maior de 2007, que o afastou da FEUDUC e dos seus próprios negócios.
• Hoje dirigida pelo vice-presidente, Antonio Ticon, a FEUDUC mergulha em nova crise administrativa, deixando funcionários e alunos na expectativa do que possa acontecer nos próximos meses. Até o fechamento da instituição passou a ser considerado como uma alternativa para a crise.
• Os rumores sobre desmandos, inclusive o nefasto nepotismo da atual diretoria, já ultrapassaram os muros de S. Bento e estão merecendo das autoridades, inclusive do Ministério Público, uma séria investigação, pois um patrimônio cultural e educacional, construído em mais de 40 anos, não pode desaparecer por conta da incompetência de seus atuais administradores. Ainda há tempo para salvar a FEDUC! Basta querer!

quarta-feira, 18 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (IV)
Dentro do programa de obras do PAC em Caxias, o governo incluiu a dragagem e canalização do canal dos Caboclos, que foi um importante meio de transporte no período colonial, mas hoje está cheio de lixo, que provoca enchentes tanto na Covanca, onde nasce, como no Engenho do Porto e na área do terminal rodoviário do Shopping Center, até chegar ao rio Meriti. Em diversos pontos, o canal também serve como depósito de lixo, numa demonstração de que os R$ 300 milhões do PAC ainda não apresentam resultados palpáveis, além de muita propaganda ilegal no rádio, TV e em out doors, condenados pela Justiça Eleitoral (Foto: Beto Dias)

ZITO COMEÇA A CAMPANHA
ATACANDO PELA INTERNET

O eleitor terá este ano um novo canal para melhor avaliar os candidatos. Será pela Internet. O deputado Zito, cuja candidatura foi lançada no último domingo no clube dos Quinhentos, em festa que contou com a participação de delegações tucanas de diversas cidades do interior fluminense, já se rendeu à nova mídia. Um grupo de amigos, tal e qual Washington Reis, resolveu lançar um blog, batizado de “Duque de Caxias Pede Socorro”, no endereço
http://wwwduquedecaxiaspedesocorro.blogspot.com:80/, que reúne denúncias sobre promessas não cumpridas pelo atual prefeito, mas também de outros blogs, inclusive o nosso. Ontem, por exemplo, eles “colaram” a denuncia sobre o monturo de lixo ao lado do campo do Tricolor, na divisa dos bairros Centenários e Senhor do Bonfim, a poucos metros de um centro social do ex-deputado e futuro vice de Washington Reis, Gilberto Silva, e do Hospital Duque de Caxias. Agora, só falta o Hugo Neto, que será lançado pelo DEM, o partido de César Maia, no próximo dia 28, em convenção marcada para a Câmara de Vereadores.

UNIVERSAL AFASTA BISPO
DA COORDENAÇÃO DO PRB
Os prefeitos da Baixada, que fizeram acordos com o deputado Léo Vivas, do PRB, estão preocupados. O deputado da Igreja Universal acaba de ser destituído pelo bispo Edir Macedo de todas as funções que exercia, tanto na Igreja, quanto no PRB. Repete-se com Léo Vivas o que ocorreu com o deputado e bispo Carlos Rodrigues, afastado de suas funções na Igreja e no partido depois de se envolver no escândalo dos Correios e do Mensalão. As diretrizes políticas na Igreja Universal são rigorosas em relação ao envolvimento de seus dirigentes em escândalos. O bispo Edir Macedo repete o comportamento de um ex-Comandante da PMRJ, que afastava sumariamente todo policial envolvido em escândalo. Para o comandante “linha dura”, qualquer PM, flagrando em delito, deveria ser tratado pela mídia como “ex-PM”.
O afastamento de Léo Vivas da coordenação política da Igreja Universal foi divulgado, em primeira mão, pelo blog “Militar Legal”, mas nem a direção do partido, a que pertence o senador Marcelo Crivella, idealizador do “Cimento Social” que tantos problemas estão causando ao Exército, nem a direção da IURD revelam as causas do afastamento do parlamentar. Membros influentes da igreja na Baixada, que periam para não serem identificados, garantem que foi por razões estritamente familiares que o parlamentar caiu em desgraça perante o Bispo Edir Macedo
.

ONDE ESTÁ O WALLY/ (III)
Embora médico de formação, o deputado Alexandre Cardoso domina muito bem a palavra e está sempre na mídia, com um discurso, em tom professoral, falando de tudo um pouco. Como bom generalista, ele hoje ocupa a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado, tendo convencido o prefeito Washington Reis de fazer o mesmo no município, cuja secretaria também está entregue ao PSB. Com bom relacionamento na mídia carioca, tendo participado inclusive de debates na Rádio Globo, Alexandre Cardoso sempre foi ouvido sobre tudo, mas, depois do afastamento do cargo do seu primo e prefeito de Campos, Alexander Mocaiber Cardoso, o falante parlamentar hibernou. Depois de prometer a instalação de 40 (coincidência, ou não, o número do PSB) centros de integração social pela informática no município e inaugurar só o projeto piloto, no calçadão da Rua José de Alvarenga, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia também entrou em silêncio, sumindo da mídia em pleno ano eleitoral. Agora, com a prisão da filha da governadora do Rio Grande do Norte, Vilma Maia, do PSB, os eleitores esperam que Alexandre Cardoso saia do umbral e volte à ativa. Por onde andará o homem que prometeu transformar máquinas caça-níqueis em computadores, a serem distribuídos pela rede escolar? (Foto: Beto Dias)

• Depois da convenção dos tucanos, agora é a vez do PMDB, marcada para o próximo dia 22, sábado, na quadra da Grande Rio, reformada e ampliada pela Secretaria de Obras por ordem do evangélico prefeito Washington Reis.
• A base de apoio à reeleição do prefeito, no entanto, está em crise. PTN e PTB negociam um apoio ao DEM a nível estadual. Se isto ocorrer, os dois partidos deverão apoiar a candidatura do jovem Hugo Neto a prefeito de Duque de Caixas. Esse reforço na chapa dos democratas, com César Maia comandando a campanha pelo interior do Estado, deverá provocar um segundo turno em Duque de Caxias.
• Outro “terremoto” na base governista foi o afastamento do deputado Léo Vivas, do PRB, por decisão do bispo Edir Macedo. Era o deputado quem negociara, , com Washington Reis, em nome do PRB e da Igreja Universal, os nomes para dezenas de cargos na prefeitura, inclusive a Secretaria de Habitação, que por muito tempo foi ocupada pelo ex-deputado Eraldo Macedo, tio e suplente do senador Marcelo Crivella (PRB).
• O ex-Secretário de Habitação, inclusive, foi demitido pelo prefeito quando se encontrava em coma, num hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro, onde morreu no dia 31 de outubro do ano passado, sendo enterrado no município de Simão Pereira, em Minas Gerais. Eraldo era irmão do Bispo Edir Macedo e foi deputado estadual do Rio de Janeiro.
• E por falar no DEM, está em recuperação na Casa de
Saúde São Vicente, na Vila São Luiz, a vereadora Gaete (de branco na foto), que sofreu um grave acidente na manha de segunda-feira, quando retornava de um final de semana na Região dos Lagos. Socorrida e operada num hospital de Bacaxá, ela perdeu o pâncreas, mas não corre perigo de morte. (Foto: Polyana Campos).
• O afastamento do deputado Léo Vivas da coordenação política da Igreja Universal ocorre justamente quando o bispo Marcelo Crivella, sobrinho de Edir Macedo, fica no meio do fogo cruzado em torno da chacina do Morro da Providência, onde o Exército realizada o projeto “Cimento Social”, de reforma de quase 800 casas com dinheiro do Ministério das Cidades.
• O pedido formal de desculpas do Ministro da Defesa, feito na tarde de ontem, terça-feira, nas dependências que o Exército ocupa na favela, não mudou o clima de ressentimento da comunidade local com os soldados que vigiam as obras, a cargo de uma empreiteira.
• Contrário ao uso de tropas federais no confronto com a bandidagem, o Ministro da Justiça e chefe da Polícia Federal, Tarso Genro, aproveitou para repetir que o Exército não está preparado para missões de patrulhamento interno, como reclamam os moradores de grandes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, cidades onde o tráfico de drogas instalou um estado paralelo.
• Como jurista, Tarso Genro reafirma que o exército é incompetente para exercer o papel de Polícia, esquecido que, para o Povão, incompetente não é entendido como a limitação imposta pela Constituição quanto ao papel das Forças Armadas, mas como um Força despreparada para atuar nessa área, o que é uma coisa inteiramente diferente.
• O pior de tudo é que o Ministro da Defesa incentivara um estudo para a elaboração de um Estatuto, tal e qual a ONU criou para as tropas que estão no Haiti, definindo não só a competência, mas também o controle e as responsabilidades do comando nas operações internas.
• Depois que um tenente, insatisfeito com a solução dada pelo capital, seu comandante, à denúncia de desacato que ele fizera em relação a três jovens moradores do Morro da Providência, resolveu “negociar” a entrega dos jovens a traficantes do morro da Mineira, grupo rival ao de origem dos jovens, vai ser muito difícil o Congresso aprovar qualquer estatuto para o uso de militares em funções tipicamente de polícia interna.

terça-feira, 17 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (III) Os problemas do lixo em Caxias não se limitam ao transbordamento do lixão do Jardim Gramacho, que continua recebendo corpos de vítimas da violência urbana, como no último fim de semana, nem à instalação de um novo aterro em Xerém, a pedido do governador Sérgio Cabral. Em qualquer rua da cidade, o problema é o mesmo. Para alguns desavisados que cheguem à cidade, o quadro é assustador, com lixo por todos os lados, como nesse flagrante, ao lado do campo do Tricolor, tradicional clube da cidade, na divisa dos bairros do Centenário e Senhor do Bonfim. Apesar da quadra gradeada, usada como área de lazer dos moradores, a calçada continua servindo de depósito de lixo. E o bairro é o berço do ex-deputado Gilberto Silva, futuro vice na chapa de Washington Reis, sendo que o simpático Giba foi um dos craques do Tricolor nos campeonatos de futebol da extinta Liga de Desportos de Duque de Caxias. E o Centenário, fundado em 1922, merecia maior atenção da Prefeitura, pois já deu diversos vereadores, como o próprio Gilberto Silva, seu irmão e atual integrante do Legislativo, Orlando Silva, o ex-vereador e prefeito interino Francisco Estácio da Silva, Armando Belo de França e o prefeito Juberland de Oliveira.

AV. PLINIO CASADO JÁ FOI
RETOMADA PELOS CAMELÔS
Mesmo depois da Prefeitura gastar R$ 2,5 milhões, segundo números oficiais, na construção de um camelódromo na movimentada esquina das Avenidas Dr. Manoel Teles e Governador Leonel Brizola, os camelôs de Duque de Caxias continuam transformando as ruas da segunda cidade mais rica do Estado num imenso mafuá, onde se vende de tudo, desde frutas e legumes até CDs e DVDs piratas. A última vitória dos camelôs sobre os lojistas, que geram empregos e pagam impostos, foi a reabertura, na noite de quinta-feira, da av. Plínio Casado, ao lado da estação ferroviária, que estava interditada há meses em função das obras de reforma da estação. Para marcar a data, os “comerciantes do asfalto”, como gostam de ser chamados, colocaram uma imensa faixa, numa das fachadas da estação, de justo agradecimento ao prefeito Washington Reis pela sua colaboração com a categoria. Nosso prefeito é, realmente, um político “das arábias”!

TRE REMOVE PROPAGANDA
ELEITORAL IRREGULAR
Na blitz do TRE em Duque de Caxias, na manhã de sexta-feira e que flagrou a propaganda irregular que a prefeitura espalhara ao longo da Rodovia Washington Luis, mais de 70 placas e painéis foram retirados. Durante a ação da fiscalização, o desembargador Motta Morais lembrou que a propaganda feita por órgão oficial, se não for institucional, é ilegal. O ex-governador Moreira Franco, por exemplo, teve que se desfazer de bens pessoais para ressarcir o “Diário Oficial” por publicar matéria promocional do então governador. Também na Câmara de Duque de Caxias tem vereador, até sem mandato, pagando multa aplicada nela Justiça Eleitoral por propaganda ilegal. Uma das multas chegou a R$ 250 mil reais.
Além da multa, em torno de R$ 53 mil reais, que terá de ser paga do próprio bolso do candidato e declarada ao Imposto de Renda, o prefeito também corre o risco de ver a sua candidatura impugnada pelo MP Eleitoral em face da sua ligeireza em colocar sua campanha na rua antes da convenção do seu partido. A convenção do PMDB só ocorrerá no próximo domingo, na quadra reformada da Grande Rio, cujas obras estão sendo feitas pela Prefeitura. Segundo o TRE, além de pagar multa de até R$ 53 mil, o prefeito pode responder por abuso de autoridade e improbidade administrativa. Na operação, os fiscais também recolheram adesivos de 14 carros com nomes de pré-candidatos. Segundo o TRE, o município já tinham sido notificado. A prefeitura informou que entrou na Justiça com um Mandado de Segurança, que ainda não foi julgado, para ter direito de manter a publicidade.

ONDE ESTÁ O WALLY? (II) Enquanto continua a guerra entre os traficantes e a Polícia, agora com a participação do Exército, o governador Sérgio Cabral continua o seu interminável périplo pelo Mundo, raramente aparecendo em cerimônias no Palácio Guanabara ou participando da discussão de assuntos que afetam o Estado, como a modificação da lei dos royalties do petróleo e das coordenadas geográficas, como querem os paulistas. Como governador de um Estado politicamente conflagrado (PMDB x PT x PRB) e dominado por grupos armados, Sérgio Cabral prefere espairecer no exterior, deixando para o seu vice essas providências maçantes de assinar decretos e portarias, nomeando apaniguados para os mais diversos cargos da administração ou responder à Imprensa quando ocorre um desfalque aqui, uma fraude ali, essas coisinhas pequenas que não afetam a Ética vigente.

• Irritada com as críticas que vinha recebendo do jornal BATEPAPO, do jornalista Antonio Carlos Meritello, a prefeita Núbia Cozzolino, que responde a processo por fraudar licitações na Prefeitura de Magé, decidiu mandar fechar a redação do jornal em Mauá, sob a alegação de falta de Alvará. Os maiores prejudicados foram os estudantes, que ficaram sem a única biblioteca do bairro, mantida pelo jornal, que também defende a recuperação da antiga estrada de ferro que ligava Guia de Pacobaíaba a Petrópolis, projeto que encontra inexplicável resistência da prefeita.
• O PSDB confirmou, em convenção no Clube dos Quinhentos, o nome do deputado Zito para prefeito. Ele terá como companheiro de chapa o ex-vereador Laury Villar. Fazem parte da coligação PR, PT do B, PSDC, PV, PSL, PSC, PTB e PP..
• Para a deputada federal Andréia Zito, a convenção é o pontapé inicial do retorno de seu pai à Prefeitura. Já o presidente do diretório municipal do PSDB do Rio de Janeiro, Luiz Paulo Corrêa da Rocha, destacou a importância da militância nas ruas para a vitória de Zito.
• Em seu discurso, Zito lembrou os oito anos em que esteve à frente da Prefeitura. Destacando a melhoria e ampliação da rede escolar, quadro que ele entende bem diferente do atual governo. “Hoje, o setor educacional é de péssima qualidade e está entre os últimos, segundo avaliação do MEC”, criticou Zito.
• O deputado também destacou que foi no seu governo, com a ajuda do então governador Marcello Alencar e do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, que conseguiu trazer para Duque de Caxias o Pólo Gás Químico.
• “Foi um trabalho de parceira com as três esferas de Poder que garantimos mais recursos para a cidade, bem como trabalho e renda para nosso povo”, salientou. Ainda na área de atração de grandes investimentos, Zito citou a vinda do supermercado Carrefour, do depósito das Casas Bahia e do Parque Gráfico do Jornal O Globo.
• Zito cobrou as promessas não cumpridas do atual governo. “Cadê os postos 24 horas, as creches e as escolas técnicas em cada bairro que ele prometeu? O povo foi enganado, mas já despertou para a realidade”. Zito também criticou o desperdício de R$ 4 milhões com a ornamentação de Natal e a campanha promocional da Prefeitura, considerada irregular pelo TER, que retirou placas e outdoors espalhados pela cidade
• Zito disse estar preocupado com os vários empréstimos feito pelo prefeito, o que poderia comprometer a saúde financeira do município. “Isso não se justifica, pois a cidade tem uma grande arrecadação. Em oito anos, eu nunca fiz um empréstimo “, salientou Zito.
• Ao encerrar sua fala, Zito prometeu trabalhar para modernizar Duque de Caxias, tendo como uma de suas metas a chegada do metrô à cidade. A ligação seria feita com a ampliação do ramal da Pavuna, com estações em São João de Meriti e Duque de Caxias.
• Moradores das ruas Oswaldo Cruz e Almirante Protógenes, no Engenho do Porto, vizinho ao bairro da Prainha onde mora o deputado Dica, do PMDB, estão reclamando da falta de policiamento. Como o governador insiste em que despolitizou a Policia, isto é, deputado não indica mais nem o Delegado, nem o Comandante do Batalhão da PM, os moradores do bairro ou pedem socorro à Milícia ou negociam com os bandidos.
• O presidente da AMAE - Associação dos Militares Auxiliares e Especialistas, o Tenente Melquisedec Nascimento, resolveu iniciar uma cruzada para desfazer a confusão que a mídia vem fazendo em torno de grupos armados que, a pretexto de defenderem as comunidades carentes, assumem o controle da vida de todos implantando o terror.
• Para Melquisedec Nascimento, o termo “milícia” se refere a formação de militares. Como os bandos que agem nas comunidades carentes são formados por ex-policiais, agentes penitenciários e policiais civis, o termo “milícia” é inadequado e acaba colocando a população contra a Polícia Militar, instituição encarregada, nos termos da Constituição, de fazer o policiamento ostensivo.
• Para o presidente da AMAE, os grupos armados que a Imprensa chama pejorativamente de “Milícia” nada mais são que grupos criminosos revivendo os famosos “esquadrões da morte” da época da Ditadura, cujas vítimas ganhavam cartazes debochados do tipo “Esse não estupra mais”, muito úteis ao regime da época, pois eram usados como proteção aos agentes paramilitares em suas incursões contra os “terroristas”.
• A Alerj tentará, nesta terça-feira (17/06), derrubar o veto total do governador ao projeto do deputado Paulo Melo (PMDB), que estabelece multas para as empresas recordistas de reclamações no Procon. O projeto será analisado em votação nominal e serão necessários 36 votos para derrubar o veto. Embora o Estado esteja precisando de dinheiro, o governador preferiu ficar do lado dos maus empresários, que insistem em burlar o direito do consumidor-eleitor-contribuinte.
• A Alerj também vota nesta terça-feira o projeto de lei que proíbe a fabricação e venda de garrafas do tipo PET com pintura metálica. Apresentado pelo deputado Pedro Paulo (PSDB), o projeto dá o prazo de um ano para que os fabricantes se adaptem à norma.
• "Um dos motivos que nos levou à apresentação do projeto é a certeza de que o produto se tornou o grande vilão do setor de reciclagem em nosso estado, pois as embalagens plásticas com pintura metálica estão encalhando em cooperativas pela sua pigmentação e, conseqüentemente, pelos catadores, o que transformou as embalagens em resíduo, que será abandonado nos lixões", explica o autor.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (II) Apesar da fortuna que a Prefeitura gasta por ano na coleta de lixo, ela continua precária, tanto no Centro, como nos bairros e Distritos. Na rua Onêncio Soares, antiga Curuzu, entre o Mercado Municipal e a Secretaria Municipal de Educação, a falta de fiscalização e de punição para os sugismundos é visível nos monturos de lixo acumulados ao longo a calçada. E o prefeito não pode nem dizer, como faz o presidente Lula, que não sabe de nata, pois Washington Reis dispõe de um confortável gabinete no 4º andar do “Palácio da Educação”, que custou mais de R$ 2 milhões e foi inaugurado no final do ano passado. O monturo de lixo também tem como vizinha a Câmara de Vereadores, situada na rua Paulo Lins. Como se vê, o local não poderia ser mais estratégico se o Governo tivesse uma política eficiente de coleta e disposição final do lixo. Outro problema, segundo alguns, seria conseqüência da defasagem do sistema de coleta, feita três vezes por semana, que é praticado desde o final do Século passado, apesar do crescimento da cidade, tanto em população, quanto em importância econômica (Foto: Beto Dias).

ONDE ESTÁ O WALLY? Na votação da recriação da CPMF, com o apelido de CSS (Contribuinte Sem Salvação), o presidente do PT, Ricardo Berzoíni, sumiu do plenário, deixando a batata quente de aprovar o famigerado imposto nas costas do PMDB de Romero Jucá, Sérgio Cabral, Garotinho, Eduardo Cunha & Cia.(Foto: Agência Brasil)

RESERVA DE TINGUÁ VAI
GANHAR DELEGACIA DA PF

Para reforçar a proteção da Reserva de Tinguá, a Superintendência da Policia Federal vai inaugurar, no início de julho, um núcleo permanente da Delegacia de Repressão a Crimes conta o Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico (Delemaph). A reserva reúne o que resta da Mata Atlântica e se espalha por diversos municípios, incluindo Duque de Caxias (Xerém), Nova Iguaçu, Miguel Pereira e Petrópolis. A decisão do superintendente da PF no Rio, Valdinho Caetano, de reforçar a presença da PF na área foi tomada depois da identificação de uma rede, com cerca de 100 integrantes, que reúne palmiteiros, madeireiros e caçadores, que capturam e vendem animais silvestres para restaurantes que oferecem, de forma clandestina, pratos à base de tatu, capivara, paca e até veados. Em um ano e fazendo diversas incursões na área, a PF abril 140 inquéritos, prendeu mais de 30 pessoas e apreendeu quase uma centena de armas. Agora, com uma equipe no local durante 24 horas por dia, a Polícia Federal espera reduzir a ação predatória das quadrilhas formadas por ex-policiais, caçadores e mateiros.
A parceria PF e IBAMA pode salvar as nascentes dos rios em Xerém.


• Em animada festa no Clube dos Quinhentos, o PSDB lançou neste domingo, a candidatura do deputado Zito à prefeitura de Duque de Caxias, cargo que ele ocupou no entre 96 e 2004.
• Com o rompimento do acórdão entre o PMDB e o PT nas eleições municipais no Rio de Janeiro, a sucessão no município embolou, pois o DEM, de César Maia também rompeu a coligação de apoio à reeleição do prefeito Washington Reis e resolveu lançar candidato próprio. A convenção dos democratas, que deverá lançar a candidatura do jovem Hugo Neto, servidor concursado da Prefeitura e morador do bairro Paulicéia, está marcada para o próximo dia 28, na Câmara de Vereadores.
• Já o prefeito Washington Reis marcou para domingo, 22, a convenção do PMDB, que deverá aclamar a sua candidatura a um novo mandato, com apoio dos partidos que hoje fazem parte da base do governo municipal, inclusive o PT de Lula e Genoíno, o PDT de Carlos Lupi e Paulinho da Força, e o PSB, de Cid Gomes (CE) e Alexandre Cardoso, que anda afastado do noticiário desde que seu primo, o prefeito de Campos, Alexander Mocaiber Cardoso, foi acusado pelo Ministério Público Federal de fraudes em licitações na área da Saúde (SUS) e desvio de recursos através de contratação de servidores fantasmas.
• A nota do blog “Militar Legal”, sobre os rumores de uma possível prisão pela Policia Federal do Secretário de Saúde do Município, Oscar Berro, semana passada, deixou à mostra a insatisfação dos servidores da área com a atual chefia, conforme comentários postados no blog, que podem ser visto em: http://militarlegal.blogspot.com:80/2008/06/municpio-de-duque-de-caxias-se.html
• Já foram liberados pelo IML de Caxias os corpos dos três jovens do Morro da Providência, na Zona Portuária do Rio, desaparecidos desde sábado, quando foram presos pelo Exército. Os corpos foram encontrados na tarde deste domingo, no aterro sanitário do Jardim Gramacho, com diversas marcas de tiros.
• Os três foram presos por soldados do Exército acampados no Morro da Providência sob o pretexto de desacato, mas soltos por ordem do comandante do grupamento. Segundo denúncia dos seus familiares, eles foram entregues pelos militares a um grupo de traficantes da Mineira, favela controlada por uma facção rival da que controla a Providência.
• Ainda no sábado, o Comando Militar do Leste (CML) divulgou nota sobe a prisão dos três rapazes:
"Na manhã de hoje (sábado), tropas do Exército, que realizam a segurança do pessoal, material e equipamentos empregados nas obras do Projeto Cimento Social, no morro da Providência, efetuaram a detenção de três elementos suspeitos, que teriam desacatado os militares de serviço, nas proximidades da Praça Américo Brum. Em seguida, os elementos detidos foram encaminhados à presença do Comandante da tropa que, depois de ouvi-los, determinou que fossem liberados. Depois da liberação, as tropas do Exército não voltaram a ter contato com os elementos citados", diz a nota.
• O delegado Ricardo Dominguez, titular da 4ª DP (Central do Brasil), vai pedir a prisão temporária de 11 militares do Exército, acusados pelo sumiço dos três. Segundo o Delegado, todos os 11 – um oficial, três sargentos e sete soltados, presos administrativamente por ordem do Comando Militar do Leste – serão indiciados por triplo homicídio.