quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

AINDA BEM QUE É CARNAVAL

Divirtam-se sem exageros, principalmente na bebida e nas noitadas de samba. Afinal, a crise continua e quarta-feira de cinzas é dia útil para quem tem a sorte de tr emprego e trabalhar.

NOVO HINO PARA O BRASIL 2009

O grupo Ultraje a Rigor fez sucesso com uma música no melhor estilo escracho, que é a cara do Brasil de Lula, Renan Calheiros, José Sarney, Edmar Moreira (o dono do “Castelo de Grayskull” nas Gerais), Marcos Valério, Daniel Dantas, Paulo Maluf e outras centenas com o mesmo padrão ético. É o Hino dos Cafajestes, ideal para os blocos que vão desfilar em condomínios fechados ou na Região dos Lagos, já que por aqui o Carnaval foi banido de ruas e praças.
Quem tem mais de 15 de idade deve lembrar da melodia. Para animar a festa, aqui vai a colaboração do blog, disponibilizando a letra gaiata do “Ultraje”:

HINO DOS CAFAJESTES

Composição: Roger Rocha Moreira e Mauricio Fernando Rodrigues

Nós, os cafajestes do Brasil
temos como missão cafajestar
queremos nossas esposas p’rá chifrar
e o povo p’rá enganar

Filhos nos quatro cantos do Brasil
pensões que nós deixamos de pagar
contamos com o respaldo popular
em qualquer lugar

Canalhas!
em qualquer posto dessa nossa sociedade
os cafajestes do Brasil
podem viver com toda liberdade

GRANDE RIO VAI DE
PAOLA OLIVEIRA

Aproveitando as comemorações do “Ano da França” no Brasil, a Grande Rio, que ainda não conseguiu ganhar o carnaval do Sambódromo apesar das “estrelas globais” que exibe no Carnaval, vai para a Marquês de Sapucaí com uma rainha da bateria capaz não só de fazer português errar no troco, de fechar o comércio, a indústria e mas ainda vencer a crise mundial: Paola Oliveira. Para quem vai ao Sambódromo e quer ter o samba na ponta da língua, aqui está a letra. Para aprender a cantar, entre o site da Grande Rio: www.academicosdogranderio.com.br (Foto: Divulgação/Grande Rio)

Enredo: “VOILÁ, CAXIAS! PARA SEMPRE LIBERTÉ, ÉGALITÉ, FRATERNITÉ, MERCI BEAUCOUP, BRÉSIL! NÃO TEM DE QUÊ!”

Samba de autoria : Deré, Emerson Dias, Rafael Ribeiro e Mingau

O Rei Sol bordado em ouro e a corte… A brilhar
‘Champagne’, um baile p’rá comemorar
Mistérios da Terra Brasilis vão se revelar
Navegando não imaginava encontrar
Ver tanta beleza seduzindo o meu olhar
Um grito tupinambá tocou meu coração
E foi saindo “à francesa” Villegagnon
Assim nascia São Sebastião
A força de um povo que revoltado se uniu
Cruzou fronteiras “movimentando” meu Brasil
Vem o anseio de alcançar liberdade
Meu lema é ‘égalité’, fraternidade
Eu vi nascer
Um novo dia florescer
Sonhei com as cores de Debret
Emoldurando o amanhecer
Me encantava!
Quando eu sentia seu perfume pelo ar
A Ouvidor era Paris a desfilar
O grande cabaré, na Cidade Luz
Sonho ou ilusão que me conduz
De um “passo” fiz um traço no compasso da paixão
É o vôo da evolução
Flores pra nação que sempre estendeu a mão
É festa, carnaval
É união
Minha alma é tricolor
O meu orgulho é minha bandeira. Oui, Voilá!
A Grande Rio balança
‘Le mon amour’ é a França
Vem brindar!

RÁPIDAS

• O vereador Mazinho, presidente da Câmara de Vereadores de Caxias, organizou um mutirão para catalogar os livros da Sala de Leitura Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, que existe há mais de 35 anos e foi desativada. Cerca de 20 pessoas, entre funcionários da casa e voluntários da área de história, estão trabalhando desde o início do mês na elaboração de uma listagem do acervo, que deverá estar pronta no início de março.
• Segundo a diretora do Instituto Histórico da Câmara Municipal, Tânia Amaro, o mutirão servirá para elaborar uma listagem atualizada do acervo. “A catalogação não é minuciosa, mas vai fornecer as informações necessárias para a recuperação do acervo bibliográfico que integrava a Sala de Leitura”, destacou.
• A decisão de doar os livros foi tomada, no início de janeiro, através de uma resolução da Mesa Diretora. Os títulos relacionados à história da cidade e da Baixada Fluminense passarão a fazer parte do acervo do Instituto Histórico. Outros títulos serão doados à Biblioteca Municipal Governador Leonel de Moura Brizola, que fica na Praça do Pacificador, no Centro de Duque de Caxias.
• Enquanto a Ministra Dilma Rousseff (by "Bloguete") é convidada do Camarote 222222 de Flora Gil, em Salvador, Lula estará no Sambódromo, onde
será um dos padrinhos de casamento de Neguinho da Beija Flor. O presidente deverá ficar no Rio até quarta-feira, o que impedirá o governador de fazer o que mais gosta, viajar pelo Mundo, pois ele não abre mão de estender o tapete para Lula desfilar. Sergio Cabral ainda acredita que será o vice de Dilma. Coitado, ele acredita em duendes e fada madrinha!
• A professora Danielle Marques Reis, ex-primeira dama e ex-Secretária de Ação Social de Duque de Caxias, responsabilizada pela Light pela existência de um “gato” na rede elétrica daquela secretaria, não ficou desempregada por muito tempo. Ela acaba de ser nomeada pelo prefeito Eduardo Paes para a presidência do Conselho Municipal de Assistência Social da Capital, encarregado de distribuir verbas para ONGs.
• Outro ex-Secretário do Governo Washington Reis que ganhou uma boquinha na prefeitura carioca foi o desastrado Carlos Alberto de Oliveira, o CAÓ de Jardim Primavera, que deixou a Secretaria de Governo no dia 31 de outubro para assumir a presidência do IPMDC com uma missão: comprar, por R$ 55 milhões, o inacabado Hospital Moacyr do Carmo. CAÓ agora é presidente da Comissão de Licitação da Rioluz.
• Acusado de mandante do assassinato de um médico, crime ocorrido na Tijuca, o deputado Geraldo Moreira anda de crista baixa. Por isso, seu chefe de Gabinete disparou ofícios para os presidentes das escolas do Grupo Especial, pedindo convites para o desfile no Sambódromo, certamente para reanimar o chefe. Será que ele conseguiu esses disputados convites?
• Pedindo para não serem identificados, vereadores da base governista admitem que Zito deu ordens para que fossem proibidos desfilem de blocos nas ruas do município, inclusive nos Distritos. Tudo bem que ele se confessa evangélico e, como tal, abomine o Carnaval a ponto de negar uma ajuda de R$ 172 mil para os oito blocos da cidade.
• Proibir o povão de se divertir com os blocos que desejam desfilar, mesmo sem ajuda da Prefeitura, é um exagero. Será que ele teme ver o “irmão” Washington Reis desfilando por algum bloco de Xerém? Muito ajuda (o Carnaval) quem não atrapalha os foliões. Pelo menos este ano, o fotógrafo Heraldo Peçanha está inconsolável, pois não poderá botar nas ruas de
Gramacho o seu popular e super animado “Bloco das Piranhas”
• Como não poderá desfilar em nenhum
bloco de Duque de Caxias, o evangélico, porém animado Washington Reis (foto) deverá reforçar a Grande Rio no Sambódromo. No ano passado, durante a festa de inauguração da nova quadra, reconstruída pela Prefeitura em frente ao Shopping Center, o ex-prefeito era um dos mais animados e pode surpreender no asfalto da Marquês de Sapucaí.
• Com a fuga dos clientes e a queda das vendas devido à crise econômica, os shoppings da Baixada vão funcionar nos dias de Carnaval com o objetivo é oferecer uma alternativa de lazer e compras com segurança e conforto aos consumidores que não pretendem viajar nos dias de folia. Superintendente do shopping Grande Rio, Luis Antônio Marques, explica que a expectativa é receber um fluxo intenso de clientes. “Esta é uma ação inédita na região e estamos esperando receber clientes não só da Baixada, mas também do Rio de Janeiro, que não terão opções para compras” explica.
• No ano passado, as Casas Bahia do Shopping Grande Rio decidiu fazer uma experiência e se surpreendeu com a procura de clientes. De acordo com Alan Reis, gerente comercial da loja, a iniciativa rendeu excelente retorno para a loja. “Na segunda-feira de Carnaval abrimos pela manhã e ficamos funcionando até às 18h. À tarde tivemos um aumento na movimentação de clientes e durante a noite o shopping chegou a ficar engarrafado. A expectativa para este ano é que a situação se repita”, afirma.
• O horário diferenciado do Shopping Grande Rio começa neste sábado e segue até quarta-feira. De sábado a terça, a Praça de Alimentação funciona das 10h às 22h. No sábado e na segunda, as lojas abrem das 10h às 22h e, no domingo e terça-feira, das 15h às 21h. Na quarta-feira de cinzas, o shopping funcionará a partir do meio-dia. Vale lembrar que o estacionamento é gratuito no dia 23/02 (segunda).
• O Caxias Shopping, inaugurado em outubro na rodovia Washington Luiz, pista em direção a Petrópolis, também estará aberto durante os dias de carnaval para atrair o público: sábado e segunda, das 10h às 22h, domingo e terça as lojas abrirão das 15h às 21h e a Praça de Alimentação e a área de lazer, das 12h às 22h. Na Quarta-feira de Cinzas, o shopping funcionará das 12h às 22h.
Os dois shoppings vão promover carnaval em suas dependências para a garotada. E graça!

LEI SECA NAS TORNEIRAS AFETA
HOSPITAIS DE DUQUE DE CAXIAS
Apesar de contar com sete reservatórios, com capacidade total de mais de 25 milhões de litros de água só no 1º Distrito, a população de Duque de Caxias está a uma semana sem água. Nesse período, os donos de carros pipas, que não descansam nem no Natal ou no Carnaval, estavam “lavando a égua”, pois residências, hospitais e até o comércio não prescindem da água em suas atividades diárias. No Caxias Shopping, inaugurado festivamente pelo governador Sérgio Cabral em outubro último, os carros pipas fazem fila na Estrada de S. Vicente, no acesso ao shopping, aguardando a vez para descarregar na cisterna do centro comercial, que tem 160 lojas.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

PROCURADOR CONDENA DECISÃO
DO STF DE LIBERTAR CONDENADOS
A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de manter livres os condenados até que se esgotem os recursos judiciais, será um fator a mais para a impunidade no país e representa um grande retrocesso para a Justiça criminal brasileira. A afirmação é do presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANRP), Antonio Carlos Bigonha, que aponta também a desvalorização de magistrados e membros do Ministério Público como consequência do entendimento do STF.
Para Bigonha, a decisão dos ministros do Supremo beneficia a classe dos advogados. “A advocacia privada tem a função de defender o réu e o entendimento foi muito favorável à advocacia privada no interesse no réu. Mas o Ministério Público, que tem a função constitucional de defender a sociedade, sente que houve um retrocesso muito grande, que coloca mais um obstáculo para a diminuição da impunidade no Brasil”, argumentou Bigonha à Agência Brasil.
Ele explicou que o sistema processual penal, até a decisão do STF, previa que a apelação suspendia o efeito da sentença. Uma vez julgada a apelação e confirmada a sentença, os outros recursos para o Supremo e para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) não tinham efeito suspensivo, ou seja, o réu poderia recorrer, mas cumprindo a pena.
“Por isso que essa decisão é muito desfavorável para a Justiça criminal, porque ela transforma os juízes de primeira instância e os desembargadores em meros processadores de papel”, afirmou Bigonha.

(foto: Elza Fiúza-Agência Brasil)
OLHA O BLOCO DA DENGUE AÍ, GENTE!
Os mosquitos “Aedes Aegypti”, que transmitem a Dengue e a Febre Amarela, estão empolgados com a descoberta de um grande e maravilhoso lamaçal formado pelas últimas chuvas no terreno, na Av. Dr. Manoel Reis, no bairro Centenário. desapropriado pela Prefeitura, no governo passado, para a construção de uma Igreja do missionário R. R. Soares. Com a dupla derrota do prefeito e do pastor, candidato a vereador, a área foi abandonada. Semana passada, uma turma de trabalhadores de uma empresa privada esteve no local retirando os tapumes que cercavam a área. Agora, só falta as Secretarias de Saúde e de Obras visitarem o local para acabar com a alegria dos pernilongos, antes do Carnaval.

RÁPIDAS

• A Fundec está oferecendo 1.050 vagas nos Centros Avançados de Ensino Profissionalizante (CAEP). As inscrições terminam nesta sexta (20), até às 17 horas e são oferecidas 595 vagas para os cursos de informática, 225 vagas para o curso de inglês e outras 239 vagas para o curso de espanhol. As unidades do CAEPs funcionam no Centro e nos bairros de Gramacho, Jardim Gramacho, Jardim Primavera, Parque Fluminense, Sarapuí, Xerém e Copacabana.
• Para efetuar a inscrição é necessária a apresentação de duas fotos 3X4, xerox da certidão de nascimento ou documento de identidade, xerox do comprovante de residência e declaração de matrícula escolar. Os cursos de idiomas estão disponíveis para os candidatos com idade a partir dos 16 anos, que tenham concluído a 7­ª série do ensino fundamental. Já as vagas para o curso de informática destinam-se para os candidatos com idade mínima de 14 anos, com a 4­ª série do ensino fundamental.
• Para o presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República, o direito à ampla defesa deve ser resguardado, mas Bisonha questionou a possibilidade de que todos os recursos impetrados na Justiça causem a suspensão da execução penal.
• “Há um consenso de que existe um número exagerado de recursos nos nossos sistemas Processual Penal e Civil e é preciso diminuir. Diante desse quadro, sempre sustentamos que, antes de exaurir todos os recursos, deve haver um momento em que a sentença penal condenatória seja executada provisoriamente”.
• Além da possibilidade de aumentar a impunidade no país, Bigonha acredita que a decisão do STF não vai resolver o problema da superlotação dos presídios Brasileiros, argumento utilizado pelos ministros para aprovar o entendimento.
• “O alto número de presos é consequência da criminalidade. Não adianta eliminar a consequência de um problema e não tratar as causas. Respeito o argumento utilizado pelo plenário do Supremo, de que existe uma população carcerária muito grande, mas isso não pode ser utilizado como argumento para diminuir, simplesmente, a população carcerária”, acentuou.
• Para Bigonha, é preciso diminuir a criminalidade e o raciocínio da Suprema Corte produz um contra-senso. “Não se diminui a criminalidade soltando quem está preso. Para redução da criminalidade temos que aumentar na população o sentimento de que a lei será cumprida. Lamento, mas a decisão do Supremo é um fator a mais para o aumento da criminalidade”, garantiu Antonio Carlos Bigonha.
• Denúncias recebidas de portadores de deficiência levaram o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro a entrar com ação civil pública contra a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef). A ação será julgada no próximo dia 03, na 25ª Vara da Justiça do Trabalho na Capital.
• Segundo o MPT, os trabalhadores com deficiência seriam contratados pela Andef para trabalharem em órgãos públicos como terceirizados. O procurador do MPT/RJ, Cássio Casagrande, explicou hoje à Agência Brasil que estaria ocorrendo uma intermediação irregular dessas pessoas portadoras de deficiência, uma vez que elas não são associadas da Andef.
• “Na verdade, essa associação está funcionando como se fosse uma agência de empregos, porque ela contrata esses trabalhadores, assina a carteira, e eles sequer são associados da entidade”, afirmou. Além disso, a Andef estaria cobrando do órgão público um determinado valor pelo serviço prestado pelo deficiente físico, ao qual repassaria um valor bem inferior ao devido. “E a diferença fica com a associação”.
• O MPT/RJ reivindica que a Andef pague indenização no valor de R$ 3 milhões. “Nós pedimos que a associação se abstenha dessa conduta e pague uma indenização pelo enriquecimento ilícito que ela teve”, disse. Os recursos serão recolhidos ao Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).
• Cássio Casagrande destacou também que a Andef cobra encargos sociais do tomador do serviço. Mas, como entidade filantrópica, “ela não recolhe encargos sociais, como o INSS. Então, realmente, ela está embolsando essa diferença”, denunciou.
• Na prova aplicada pela Secretaria de Educação de São Paulo para avaliar a qualidade do corpo docente estadual, 1.500 professores temporários tiraram nota zero., mas muitos d continuarão lecionando. A 13ª Vara da Fazenda Pública aceitou pedido de liminar da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo) para que apenas o tempo de serviço e os títulos fossem levados em conta e não a nota atingida na prova – eram 25 questões de múltipla escolha. Ao todo, 214 mil professores participaram do exame.
• Até o ano passado, os professores eram escolhidos com a comparação do tempo de serviço prestado ao estado e dos títulos obtidos durante a carreira. Para 2009, o governo decidiu aplicar uma prova com questões sobre as matérias que eles teriam de ensinar em sala de aula. Entre os 3.500 que tiraram zero, cerca de 2.000 nunca tinha lecionado na rede de ensino do estado.
• Aqui no Estado do Rio a situação ainda é pior. Diante do baixo nível dos professores aprovados no último concurso, o governador Sérgio Cabral decidiu submeter os aprovados, ganhando o salário inicial, a um cursinho de “reciclagem”, tal e qual faz o Tribunal de Justiça fluminense com os advogados aprovados em concurso para juízes, obrigados a freqüentaram a Escola Superior de Magistratura.
• Enquanto isso, o MEC nada faz para o fechamento das fábricas de diplomas que põem nas ruas, a cada semestre, milhares de professores, médicos, engenheiros, químicos, advogados e jornalistas, entre outras categorias, sem a devida qualificação. E depois, esses analfabetos com diploma vão para os meios de comunicação reclamar contra o desemprego!

ELES ESTÃO VOLTANDO!
O prometido choque de ordem está perdendo a força. Pelo visto, o governo resolveu instalar um transformador para baixar a tensão da Fiscalização de Posturas. Com isso, as passarelas voltam a ser ocupadas pelos vendedores de quinquilharias, da mesma forma que os inferninhos voltam a funcionar a pleno vapor, inclusive os que foram fechados pela Polícia sob suspeita de exploração sexual de menores. Essa leniência da autoridade da Secretaria de Serviços Públicos com aqueles que violam as leis e os códigos é que levou Duque de Caxias ao caos no último governo, quando tudo era permitido. Precisamos restabelecer com urgência no País o principio do “DURA LEX, SED LEX’.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

PREFEITURA DEMITE MAIS
DE 500 TERCEIRIZADOS

O Sindicato dos Trabalhadores na Saúde e na Previdência Social marcou uma manifestação para a manhã desta quarta-feira (18), em Jardim Primavera, para protestar contra a demissão de mais de 500 servidores terceirizados da Prefeitura. O corte foi decorrente do encerramento do contrato assina do em 2005 com a empresa Service Clean, integrante do grupo empresarial “Facility”, que, no governo passado, substituiu a WKR e incorporou, como novos empregados, os terceirizados da sua antecessora. Segundo a direção do Sindisprev, há servidores com mais de 15 anos de serviços prestados à Prefeitura, com vínculo com as empresas, entre as quais a WKR e a Locanty, que o município contratava, mas não controlava o pagamento dos direitos trabalhistas (FGTS, INSS, 13º salário, férias e horas extras) durante a vigência do contrato. Para não perderem o emprego, muitos trabalhadores concordaram em firmar acordos na Justiça do Trabalho com os antigos empregadores em troca da manutenção do emprego na Prefeitura.
Nesta terça-feira, a direção do Sindisprev tentou uma audiência com o prefeito e o vice para discutir a situação dos demitidos, mas só há vaga na agenda deles para março. A ex-candidata a prefeito pelo PSOL e dirigente do Sindisprev, Leninha, informou que foi ontem à Câmara para expor aos vereadores a situação de desespero de mais de 500 trabalhadores demitidos pela Service Clean, mas nenhum vereador se dispôs a intermediar as negociações para não bater de frente com o prefeito.

Só no Hospital Duque de Caxias foram cerca de 100 demissões.

CÂMARA PROMETE DIVULGAR AS
NOTAS FISCAIS DOS DEPUTADOS

A Câmara dos Deputados prometeu divulgar as notas fiscais dos gastos dos parlamentares com verba indenizatória, mas os dados só começarão a ser publicados no site da Câmara em abril e só para as futuras prestações de contas. O presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP), disse que esse é o prazo pedido pelos técnicos para a inclusão das informações no sistema. Serão divulgados número da nota fiscal, nome do estabelecimento onde foi feita a compra, valor e a natureza da despesa. Apesar de imprimir mais transparência ao trabalho dos deputados, a decisão não é retroativa. Isso quer dizer que só os gastos a partir de abril estarão disponíveis.
“Se isso não trouxer mais transparência à Casa, não saberemos mais o que fazer”, alegou Temer.
Cada deputado tem direito a R$ 15 mil de verba indenizatória por mês para gastos como alimentação, assessoria e combustível. Rafael Guerra disse ainda que pretende fazer um estudo sobre os impactos dos gastos no orçamento da Casa e do efeito cascata nas Assembléias Legislativas quanto a uma possível incorporação dessa verba indenizatória no salário dos parlamentares.
O primeiro secretário da Casa, deputado Rafael Guerra (PSDB-MG), disse que notas frias ou suspeitas de adulteração não serão toleradas. Segundo ele, se isso ocorrer, vai encaminhar o caso ao Conselho de Ética. “A verba indenizatória sempre foi foco de polêmica. A incorporação tem repercussões políticas e econômicas. Vou fazer um estudo sobre o efeito financeiro, não só aqui, mas em cascata nas assembléias nos estados”, disse acrescentando que a idéia é reduzir e não aumentar os gastos da Casa.

RÁPIDAS

• Um dos mais assíduos companheiros de caminhadas de Zito está cuspindo marimbondos de fogo. Logo depois da divulgação dos resultados do pleito, ele andou pelo IPMDC pedindo informações sobre o órgão, que tem mais de R$ 50 milhões de reservas técnicas, o que não é pouco e atrai a ambição de pessoas que tem soluções mágicas para gastar essa dinheirama.
• Na conversas com amigos e outros companheiros de campanha, a figura garantia que tinha a promessa de Zito de ocupar a presidência da autarquia, que suspendeu a assistência médica plena aos segurados – servidores municipais da ativa, aposentados e pensionistas – desde 2004, no final do segundo governo Zito.
• Às vésperas de assumir o cargo, Zito teria convidado o tal companheiro de caminhadas para ocupar uma subsecretaria, que está pagando, no bruto, R$ 5,2 mil por mês. Para quem queria gerir os milhões do IPMDC, ser o segundo em qualquer secretaria seria uma forma de humilhação. Como não tem coragem de reclamar a desfeita, ele passou a reclamar pelas esquinas, principalmente no “La Guimarães”.
• Somente no Duque, no Hospital Infantil e no Centro de Saúde foram demitidos 175 servidores terceirizados, alguns com 15 a 20 anos de serviços prestados à Prefeitura. Muitos deles são remanescentes da Lipater.
• O pior dessas demissões é que elas atingiram muitos servidores com mais de 50 anos, principalmente mulheres, que terão dificuldades em encontrar novos empregos e não tem, ainda, idade e tempo de serviços para se aposentarem.
• Dez senadores do PMDB respondem a processo ou são investigados pelo STF. A bancada do PMDB responde por 13 inquéritos, quatro ações penais e 5 investigações. Em entrevista à revista “Veja”, o senador Jarbas Vasconcelos, ex-governador de Pernambuco, disse que no PMDB “boa parte quer mesmo é corrupção”.
• Como forma de reduzir gastos no Senado, o senador José Sarney (PMDB-AP) assinou um ato para bloquear 300 linhas telefônicas para ligações interurbanas. A medida faz parte do pacote para reduzir em 10% das despesas do Senado. Foi estabelecido, ainda, que será de 1,6% de juros ao mês o teto para empréstimo consignado para servidores da Casa. Será que o senador Romeu Tuma vai sair em campo laçando gerentes de bancos que não respeitarem o teto?
• Acusado de mandar matar a missionária americana, Dorothy Stang, Regivaldo Pereira Galvão, conhecido como Taradão, recebeu habeas corpus do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Galvão estava preso desde dezembro por grilagem e estelionato por apropriação de terras públicas. Galvão responde ainda a outras ações por trabalho escravo, crimes ambientais e fraudes contra a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). E continua com a folha penal branquíssima e impecável.
• Só nesta terça-feira (17) o deputado Michel Temer, presidente do PMDB e da Câmara, reagiu às declarações do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), publicadas na revista Veja desta semana. “Nós repudiamos a afirmação de que o PMDB é corrupto”, afirmou. Para Temer, o assunto “não vai adiante pela fragilidade das informações”.
• Segundo Temer, a presidência e a executiva nacional do partido está “inteiramente” aberta a dialogar com o senador Jarbas. “Não queremos dar relevo a algo [declarações dele] que não tem uma certa especificidade. Se houver alguma especificidade, evidentemente nós iremos apurar”.
Temer disse, também, que não há intenção de “apenar” o senador Jarbas, o que há “é a intenção de repudiar a informação genérica que ele deu em relação ao PMDB”.
• A Polícia encerrou nesta segunda-feira a operação deflagrada na semana passada na favela da Mangueirinha, apreendendo
12 mil latinhas de cerveja que, segundo os agentes, seriam distribuídas pelo tráfico aos foliões do complexo de favelas que englobam os barros de Centenário, Gramacho e Olavo Bilac. No início da operação, foram apreendidas armas e 40 motos.
• A bebida foi localizada depois de denúncia anônima na casa do motorista Silva da Costa Barros, 59 anos, na Rua José Clemente. Ele, juntamente com dois filhos - Sandro, 33, e Rodrigo Lopes, 28 – foram levados para a 59ª DP. No mesmo local, os policiais encontroaram 12 decodificadores e três transmissores da TVA, 9 suportes para antena, 11 receptadores para sinal, um rolo de cabos, 42 grades de antena.

CARROS PIPAS FAZEM
FILA NO SHOPPINTG

Numa demonstração da incapacidade da Cedae de fornecer água para os consumidores do Grande Rio, quem esteve no Caxias Shopping ontem no final da tarde pôde ver uma fila de carros pipas na Estrada de São Vicente, no acesso àquele moderno centro comercial, aguardando a vez de descarregarem o precioso líquido. O cenário se repete na Rua Barão de Tefé, (foto) onde fica um hospital de médio porte, grande consumidor de água. Em frente, estão em construção dois conjuntos residenciais de luxo, com 300 apartamentos, onde a água é fundamental para a continuação das obras. Os vizinhos do empreendimento, ao mesmo tempo em que comemoram a valorização de seus imóveis, temem pelo agravamento da falta d’água, que já dura uma semana, apesar de serem vizinhos de dois reservatórios com capacidade total para 14,5 milhões de litros de água.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

GOVERNO PARALISA AS OBRAS
NO CAMPUS DA UFRJ EM XERÉM


Sem qualquer justificativa, a prefeitura suspendeu as obras do novo campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que vinha sendo construído desde o ano passado em Xerém, para abrigar a Faculdade de Tecnologia e Metrologia, criada em convênio com o INMETRO. A denúncia da suspensão das obras foi feita no final de semana pelo blog “Viva Caxias” (http://caxiasprafrente.blogspot.com/) A unidade de Xerém oferece cursos de graduação em nanotecnologia, metrologia, bioinformática, ciências forenses e biotecnologia. O projeto conta com o apoio dos governos estadual, da prefeitura e do Inmetro.
A primeira turma de futuros tecnólogos, que prestou vestibular no início de 2008, começou a estudar em agosto em dependências do estádio “Marrentão”, em Xerém, cedidas à UFRJ. As obras do novo campus, numa área de 5 mil metros do INMETRO, estavam sendo tocadas com recursos repassados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia por decisão de Lula, quando esteve em Duque de Caxias durante a recente campanha eleitoral.
Embora o PSB, que controla o Ministério, integre o governo Zito, onde controla a Secretaria de Municipal de Ciência e Tecnologia, ninguém se pronunciou sobre a decisão do prefeito de suspender as obras, que constavam do orçamento do Município aprovado pela Câmara de Vereadores no ano passado.

A UFRJ de Xerém funciona desde agosto nas dependênncias do "Marrentão"

PCB ALERTA SOBRE CORTES NO
ORÇAMENTO DA PREFEITURA


Em nota distribuída neste fim de semana, o Diretório municipal do Partido Comunista Brasileiro, que não apoiou a eleição de Zito, fez um alerta de que, a crise econômica mundial, com a redução das atividades produtiva e queda da arrecadação, vai levar a Prefeitura a fazer cortes no orçamento de R$ 2,45 bi aprovado pela Câmara em dezembro último. Na nota, os dirigentes do PCB alertam que “com a provável redução de recursos arrecadados pela Prefeitura e ameaça de cortes de verbas dos serviços públicos e aumento do desemprego - a pretexto da crise econômica mundial - será ainda mais importante a manifestação do povo nas ruas unido e organizado em Fóruns Populares para defender seu patrimônio e direitos exigindo dos governos:
Na pauta de discussão, o PCB volta a pedir a isenção de impostos e cobranças de serviços básicos (água ,luz,gás) para desempregados, taxação progressiva IPTU para imóveis desocupados e usados pra especulação imobiliária, divulgação do Orçamento, da aplicação das verbas pela Câmara e Prefeitura através de Diário Oficial, de forma acessível a toda população, jornais de Grande Circulação e Internet e a adoção do orçamento participativo, com a população decidindo onde o Governo deve aplicar o dinheiro de impostos e taxas cobrados no Município.
Pena que o PCB não elegeu nenhum vereador para defender suas propostas na Câmara de Vereadores de Duque de Caxias.

RÁPIDAS

• Não passou de uma encenação pirotécnica do deputado Jorge Picciani, autor da discutível medida, a derrubada do veto do governador ao projeto que obriga os servidores dos três Poderes a entregarem declaração de bens, anualmente, à Assembléia Legislativa.
• A declaração de bens, assim como a correspondência e a telefonia, gozam de sigilo por determinação da Constituição Federal, cuja proteção só pode ser quebrada pela Justiça. Assim, mesmo se a Justiça não derrubar a “Lei Picciani” por flagrantemente inconstitucional, a Alerj não poderá utilizar essas declarações sem antes pedir autorização à Justiça, justificando o pedido, como ocorre nos casos da telefonia.
• Analistas políticos que conhecem o governador garantem que tudo não passa de um ato combinado, em que o governador é poupado de aprovar leis inconvenientes aos seus projetos políticos, deixando a promulgação dessas leis a cargo do presidente da Alerj, que pleiteia a vaga de candidato a senador pelo PMDB.
• A entrevista do senador Jarbas Vasconcelos (foto) à revista “Veja” desta semana e
stá sendo considerada nos meios políticos como do mesmo poder explosivo da que Pedro Collor deu sobre a corrupção no governo de seu irmão e hoje senador pelo PTB.
• Nem a direção do partido, nem os presidentes do Senado e da Câmara, atacados diretamente pelo senador pernambucano, dispuseram-se a desmentir as denúncias de que o PMDB só existe em função da corrupção. Até o sizudo Pedro Simon, tão ácido em suas críticas à falta de ética de seus pares, resolveu guardar silêncio.
• Com a exceção da substituição do principal envolvido na fraude dos contracheques, que prejudicou mais de uma centena de humildes funcionários da prefeitura, principalmente guardas e o pessoal de apoio da Educação, nada mudou na Secretaria de Administração.
• Os servidores, vítimas do golpe e que apelaram para a Justiça, continuam sendo descontados irregularmente e ameaçadas de represália por parte dos remanescentes da quadrilha de estelionatários que agiam dentro da Prefeitura.
• Com 800 atendimentos por dia, o Hospital Infantil Ismélia da Silveira tem novidades para seus pacientes mirins. As crianças, que aguardam por atendimento, vão ganhar um cineminha na sala de espera. Os filmes exibidos destacarão a importância da higiene, saúde bucal, combate ao mosquito da dengue e meio ambiente. Na próxima sexta-feira (20), às 15h, o grupo teatral Cena da Ladeira apresentará a peça “Alegria Cura”.
• Para a diretora geral do Hospital Infantil, Márcia Caputto, as ações também promovem a cura. “Queremos levar momentos de alegria, de descontração e entusiasmo, pois acreditamos nesses elementos no processo de melhora dos pacientes”, explicou Márcia.
• Em março, o Centro Cirúrgico deve ser aberto para a realização de cirurgias de baixa complexidade como hérnia, fimose, entre outras operações. Caso haja uma epidemia de dengue, os profissionais do hospital já foram treinados para receber as crianças e tratar os casos.
• O Hospital Infantil, construído e inaugurado no primeiro Governo do Dr. Moacyr do Carmo, no final dos anos 60, oferece emergência pediátrica 24h, serviço de pronto atendimento e ambulatorial, neurologia, cardiologia, pneumologia, pólo de asma, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, cirurgia, ortopedia, psiquiatria, dermatologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, DST, gastroenterologia e homeopatia.
• As vaias que Zito começa a receber em alguns locais indicam que o seu governo está perdendo no quesito “comunicação com o povo em geral”. As manifestações de camelôs e sambistas tem origem em duas decisões do prefeito: o choque de ordem na cidade e a suspensão de ajuda financeira aos blocos carnavalescos.
• O curioso é que o Subsecretário de Cultura, que é diretor da Grande Rio, foi nomeado para o cargo com a promessa do prefeito de ajudar os blocos a restaurar o Carnaval de Rua. Além da Prefeitura, alegando falta de dinheiro, não pagar a ajuda prometida (R$ 172 mil) para os oito blocos, a imprensa noticia que Ronaldo “Fenômeno” doou R$ 50 mil para a Pimpolhos da Grande Rio, a escola mirim da tricolor caxiense, que este ano tem o patrocínio da França e já emplacou o patrocínio da Ambev para 2010, com o enredo sobre a Marquês de Sapucaí, sede da cervejaria no Rio.

ACABOU A LUA DE MEL? Bastou apenas 30 dias para o atual Governo ver terminado do clima de “lua de mel” com a população e começar a enfrentar reações de setores que deveriam ser os mais beneficiados pela Prefeitura. Enquanto moradores de uma comunidade no Gramacho (faoto) protestam contra a cobrança do IPTU, camelôs fizeram manifestação na parta da Secretaria de Educação, semana passada, onde o prefeito foi dar as boas vindas aos professores, mas acabou distribuindo puxões de orelhas, representados pela demissão de diretoras, algumas com mais de 10 anos à frente da escola. Como o município considera o cargo de direção de escola de livre nomeação do prefeito e com a elevação da gratificação de CC/1, para as diretoras das maiores escolas, passando de R$ 2 mil para R$ 4 mil, o cargo passou a ser disputado no tapa, literalmente.
Assim, a mudança da direção da escola, que deveria ser um processo interno, sem maiores traumas, passou a ser uma disputa entre antigas direções e novos professores, com alguns vereadores no meio. A falha mais grave, no entanto, foi a decisão de expulsar dos quadros da escola o professor que perdeu o cargo de direção. E isso foi dito sem meias palavras pela Secretária de Educação, determinando que uma diretora exonerada aproveitasse as férias para procurar outra escola onde irá trabalhar, isto depois de iniciado o ano letivo. Sem um fato grave para justificar a exoneração, o afastamento do diretor da escola, onde trabalhava há muitos anos, é uma agressão sem propósito, que humilha o professor e não melhora o rendimento pedagógico da escola.

domingo, 15 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

TERRENO DA PREFEITURA
SOB RISCO DE INVASÃO

No ano passado, a prefeitura desapropriou uma extensa área no Centenário, ao lado da Creche João de Oliveira. Com três frentes, inclusive para a Av. Dr. Manoel Reis, a área pertencia à empresa “E. Ferreira & Filhos”, fabricantes do tradicional “Sabão Elmo”, que soçobrou devido à dificuldades financeiras. Muito embora o despacho do Juiz da 4ª Vara Cível de Duque de Caxias, concedendo a imissão de posse da área, tenha sido assinado em dezembro de 2008, o então prefeito Washington Reis determinou em maio (foto) que veículos alugados pela prefeitura demolisse o que restava da antiga fábrica. Na ocasião, o prefeito estava em plena campanha pela reeleição e prometera aos dirigentes da Igreja da Graça (R. R. Soares) usar recursos públicos para construir o maio templo daquela denominação neo-petencostal do Estado do Rio. Na mesma época, em um comício no Campo do Tricolor, na entrada a Favela da Mangueirinha, o então deputado Zito garantiu que, se fosse eleito, a área seria usada diretamente pela Prefeitura para a construção de um Posto Médico ou uma área de lazer. Agora, os moradores do Centenário estão aguardando que o prefeito cumpra a promessa, antes que a área seja “invadida” por sem tetos, como já ocorreu em outras áreas do bairro, inclusive o antigo campo do União do Centenário, uma das glórias do futebol amador do município ao lado do Belém, cujo campo foi ocupado por um terminal rodoviário. (Foto: Arquivo/Blog)

TRIBUNAL MANDA O GOVERNO
ESVASIAR XADREZ DA POLINTER
O Tribunal de Justiça do Rio determinou que o governo do estado acabe com a superlotação da carceragem da Polinter, no Grajaú, zona norte da cidade. Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal, a cadeia, que tem capacidade para 150 presos, está com
mais de 430 detentos. A decisão foi tomada pelo juiz da 5a Vara de Fazenda Pública, João Felipe Mourão, a pedido da Defensoria Pública do Estado. Caso o governo não cumpra a determinação judicial em dez dias, terá que pagar uma multa diária de R$ 10 mil. O juiz determinou ainda que o estado mantenha a carceragem com condições de saúde e higiene. A Polinter é uma unidade da Polícia Civil fluminense, cuja carceragem mantêm detidos os presos provisórios. Em janeiro de 2006, a carceragem da Polinter localizada no centro do Rio foi desativada pelo governo meses depois de um relatório da organização não-governamental Justiça Global mostrar superlotação na unidade e presos vivendo em condições precárias naquela cadeia.
Agora, o governador tem em mãos uma ferramenta para abrir os portões das penitenciárias, não só da Polinter, como quer o Tribunal de Justiça. Basta cumprir a decisão do STF, que proíbe a prisão de condenados que ainda tenham recursos para serem examinados pela Justiça. Desde que os réus tenham grana para pagar a bons e caros advogados, como o ex-banqueiro Daniel Dantas, Marcos Valério e Fernandinho Beira Mar.

RÁPIDAS

• A Procuradoria Geral do Município terá grandes dificuldades na Justiça se não agir rápido. Além do “imbroglio” da desapropriação de um supermercado, onde Zito prometeu instalar a Feria de Artesanato e o “Forró na Feira”, tem o processo de cobrança de R$ 100 mil por parte da Light em decorrência da constatação de “gatos” na sede da Secretaria de Ação Social, comandada pela ex-primeira dama do município, e na Escola Municipal Carlota Machado, constatados em 2006 e 2007.
• Surge agora um outro “pepino” para a PGM resolver. O Governo passado desapropriou os terrenos da fábrica de sabão “Elmo” e, em dezembro último, a Justiça concedeu imissão de posse, desde que a prefeitura depositasse os valores atribuídos no decreto de desapropriação.
• No processo n.º 2008.021.009516-1, uma parte da área foi avaliada pelo município em R$ 251.616,96, enquanto na outra parte, que consta do processo nº 2008.021.027884-9, o valor oferecido pela expropriante é de R$ 505.559,84.
• Ocorre que um dos herdeiros do patrimônio pagou parte das dívidas da empresa e obteve, como garantia, a posse de parte dos terrenos. Ele já ingressou em Juízo cobrando da E. Ferreira & Filhos o que lhe é devido e o Juiz já mandou reservar parte do patrimônio da empresa para pagar ao credor. • E ainda tem o representante do missionário R. R. Soares, que alega haver comprado o imóvel sob promessa de um emissário do ex-prefeito de revogação da desapropriação.
No caso do terreno do supermercado (foto), na Av. Plínio Casado, em fre
nte à estação ferroviária, a confusão foi feita pela Prefeitura em 2003, no segundo Governo Zito, quando a Secretaria de Fazenda recadastrou o imóvel em nome de um só proprietário, o Supermercado Rainha, que era dono de apenas um dos 7 imóveis utilizados na construção de um grande galpão. Os outros 6 imóveis eram de terceiros, para quem o Supermercado Carrefour, que adquiriu as lojas do Rainha, ainda paga aluguel, embora tenha depositado as chaves em Juízo.
• Só para complicar ainda mais a situação, o ex-prefeito, a uma semana de deixar o cargo, invadiu a área do supermercado, cujas chaves ainda estão no Cartório. Por esse motivo, um dos expropriados apresentou queixa-crime na 59ª DP/Caxias contra Washington Reis por invasão de propriedade.
• A Delta recolheu o lixo que desde segunda-feira estava na calçada da Escola Municipal Oswaldo Cruz, no bairro da Covanca. E só o fez depois da denúncia do blog, postada na sexta-feira.
• Só falta, agora, a empresa melhorar o recolhimento na área da Av. Henrique Valadares, esquina com a rua Prefeito Adolfo David, no Parque Lafaiete, que diariamente é transformada em “lixeira” por falta de recolhimento adequado e fiscalização por parte da Secretaria de Serviços Públicos.
• A Polícia está investigando uma empresa chamada “Caçula Loterias”, cliente de uma empresa de informática de propriedade do presidente da Escola de Samba Vila Isabel, Wilson Vieira Alves, envolvido numa disputa extra-sambódromo com o presidente da Viradouro, Marco Antonio Lira de Almeida, o Marquinhos Lira. A confusão gira em torno de uma carta anônima que circula entre os presidentes das escolas do Grupo Especial.
• Nos anos 60, foi criada uma banca do jogo do bicho com o nome de “Caçula Loterias”, da família do ex-prefeito Hydekel Freitas, que se dispunha a disputar o jogo na cidade com a tradicional “Três Batutas”, a “Paratodos” e o “Cravo da Sorte”. O grupo da “Paratodos” acabou “incorporando” o “Três Batutas”, enquanto o “Caçula” e o “Cravo”, do vereador (já falecido) Armando Belo de França, deixaram de funcionar.
• O vereador, um conhecido X-9 ligado ao Delegado Amyl Ney Richaid, ficou famoso por participar da caçada ao assaltante conhecido como “Tião Medonho”, o desastrado chefe da quadrilha que participou do assalto a um trem pagador da Central do Brasil. O assunto virou filme de grande sucesso e o “X-9”, que construiu uma luxuosa casa com minarete no bairro Centenário, acabou se elegendo vereador em 1962, enquanto o delegado se tornou deputado estadual.
• O “Duque de Caxias”, ligado ao ex-prefeito Washington Reis e a Eurico Miranda e formado por jogadores reservas do Vasco, e o Tigres, mantido por uma empresa fornecedora da Petrobrás, times de Xerém que representaram Duque de Caxias na Taça Guanabara, tiveram uma atuação pífia e estão fora das finais. O “Duque” perdeu a chance de ir à final ao empatar, em casa, com o Madureira.

FABRICANTE DE PNEUS QUER
APOSENTAR BORRACHEIROS
A francesa Michellin está anunciando para os próximos dias um lançamento que vai revolucionar o setor de transportes a nível mundial. Trata-se de um novo tipo de roda para automóveis que dispensa o uso da câmara de ar e da válvula. A revolucionária inovação tecnológica não vai além do redesenho da velha roda de carroça muito usada no Século XIX e popularizada nos cinemas pelos filmes de caubóis. Para dar mais durabilidade às rodas de madeiras, os ferreiros da época adaptaram uma cita de aço, mais durável. A Michellin então se propõe a produzir uma manta de borracha, que revestirá a roda de liga leve, no lugar do pneu. Sem o uso de ar para encher o novo “pneu”, ele não sofrerá furos, nem precisará de borracheiros para vulcaniza-los, como hoje ocorre. Como o desgaste é natural, bastará ao proprietário do possante trocar a “roda”. (Foto: Divulgação).