quinta-feira, 25 de julho de 2013

BAIXADA URGENTE

 PAPA CONDENA LIBERAÇÃO
DA VENDA E USO DE DROGAS 

O papa Francisco condenou a liberalização do uso de drogas, ao discursar quarta-feira durante a inauguração do Polo de Atendimento a Dependentes Químicos, do Hospital São Francisco, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio. “Não é deixando livre o uso das drogas, como se discute em várias partes da América Latina, que se conseguirá reduzir a difusão e a influência da dependência química. É necessário enfrentar os problemas que estão na raiz do uso das drogas, promovendo uma maior justiça, educando os jovens para os valores que constroem a vida comum, acompanhando quem está em dificuldade e dando esperança no futuro”, disse.
O papa começou o discurso fazendo referência a São Francisco de Assis, patrono da ordem religiosa que mantém o hospital, onde a unidade inaugurada atenderá 70 dependentes químicos, entre eles usuários de crack. “Quero abraçar a cada um e a cada uma de vocês, que são carne de Cristo, e pedir a Deus que encha de sentido e de esperança segura o caminho de vocês e também do meu. Abraçar, abraçar...precisamos todos aprender a abraçar quem passa necessidade, como fez São Francisco de Assis”, declarou.
Os momentos mais emocionantes foram os relatos de dois ex-usuários de drogas submetidos a tratamento pelo Programa de Assistência a Dependentes da arquidiocese. Um deles disse que depois de passar 17 anos se drogando, mas há 11 anos está livre do vício. O outro declarou que parou de se drogar há pouco mais de um ano. Os dois ganharam presentes e foram abraçados pelo papa.
Em uma veemente condenação ao tráfico, Francisco condenou o egoísmo que prevalece no mundo de hoje e desafiou a sociedade a enfrentá-lo. “São tantos os mercadores de morte que seguem a lógica do poder e do dinheiro, como a chaga do tráfico de drogas, que favorece à violência e que semeia a dor e a morte e que exige da inteira sociedade um ato de coragem”. (Paulo Virgilio/ABr)


COM 12% DE APROVAÇÃO
CABRAL É O PIOR ENTRE 11 
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), é o mais bem avaliado entre os chefes do Executivo de 11 estados analisados pela pesquisa CNI-Ibope, divulgada nesta quinta  (25) em Brasília. Campos e seu governo são considerados bons ou ótimos por 58% da população pernambucana.
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), assim como seu governo, ficou em segundo lugar entre os mais bem avaliados pela população do estado com 41% dos entrevistados considerando seu desempenho ótimo ou bom. Em terceiro lugar ficou o cearense Cid Gomes (PSB), que teve 40% de aprovação com ótimo ou bom.
Os governadores mais mal avaliados são o do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), que teve 12% da população considerando seu governo ótimo ou bom; o de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), com 21%; e o do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT), que teve 25% de avaliação ótima ou boa para ele e seu governo.
A média nacional de avaliação positiva dos governos estaduais ficou em 42%. Os governos do Rio de Janeiro, Goiás e São Paulo foram os únicos que ficaram abaixo dessa média com 29%, 34% e 40% de aprovação respectivamente.
Os 11 estados que tiveram os governos avaliados pela pesquisa são Pernambuco, Paraná, Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul, Goiás e Rio de Janeiro. Eles foram elencados porque atingiram margem de erro inferior a 4% na pesquisa.( Mariana JungmannABr) 

GOVERNO MUDA REGRAS PARA
SOCORRO AOS FLAGELADOS 
Os ministérios das Cidades e da Integração Nacional fixaram regras para atender a demanda habitacional de atingidos por calamidade pública ou situação de emergência nas áreas do Programa Nacional de Habitação, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida. As normas estão na portaria interministerial publicada hoje (25) no D.O, da União. A portaria estabelece que a União poderá participar com até 30% dos recursos financeiros necessários para implantar a infraestrutura pública associada aos empreendimentos habitacionais e à reurbanização da área atingida.
Com isso, caberá ao ente público local [prefeituras e estados] “a título de contrapartida”, arcar com o montante complementar (70%) dos recursos financeiros referentes à reurbanização e à infraestrutura de novos empreendimentos, além de demonstração de titularidade pública das áreas onde vão ocorrer as obras.
O texto determina ainda que o Poder Executivo do estado, do Distrito Federal ou do município afetado pelo desastre tem até 90 dias, após a ocorrência do evento, para encaminhar ao Ministério da Integração Nacional um plano de trabalho específico voltado à reconstrução das unidades habitacionais.
Segundo a portaria, o plano de trabalho deve conter o relatório de diagnóstico, seguindo o padrão disponibilizado no site da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional. O levantamento deve informar sobre as proporções do impacto do desastre nas habitações atingidas, com informações específicas de cada unidade, se houve inundação, desabamento de encostas, entre outros. O ministério então vai apresentar parecer técnico sobre o plano de trabalho proposto. (Luciene Cruz/ABr).

JUSTIÇA ISENTA LEASING DE VEÍCULOS
DE TAXA DE REGISTRO DE CONTRATOS


O juiz da 3ª Vara Empresarial do Rio, Antônio Augusto de Toledo Gaspar, proibiu a Itaú Financeira e o Banco Fiat de cobrarem a “tarifa de registro de contrato”, destinada ao pagamento das despesas com o acordo de arrendamento mercantil de veículos, conhecido por leasing. Caso descumpram a decisão, os réus estão sujeitos à multa diária no valor de R$20 mil.
A antecipação de tutela foi requerida pelo Ministério Público Estadual, por meio de uma ação civil pública, alegando que a cobrança acarreta onerosidade excessiva para os consumidores.
“Não se pode permitir, portanto, sob pena de infringir a lei e desrespeitar os direitos básicos dos consumidores, que as financeiras transfiram-lhes um encargo seu, o qual deve integrar o gerenciamento da sua atividade empresarial, a qual já é remunerada pelos juros contratuais e demais parcelas previstas”, escreveu o juiz em sua decisão. (Proc. nº 0477627-90.2012.8.19.0001).

RÁPIDAS

●  Em discurso durante visita nesta quinta-feira (25) à comunidade de Varginha, no Complexo de Manguinhos, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, o papa Francisco fez um apelo às autoridades públicas, aos mais ricos e à sociedade em geral para que não se cansem de trabalhar por um mundo mais justo e solidário. Ele pediu políticas nas áreas de educação, saúde e segurança e dignidade às pessoas.
●  O pontífice fez um pedido especial aos jovens para que não percam a confiança em um mundo melhor. “Vocês, jovens, têm uma sensibilidade especial frente às injustiças, mas muitas vezes se desiludem com notícias que falam da corrupção de pessoas que, em vez de buscar o bem comum, procuram seu próprio benefício. Nunca desanimem, nunca percam a confiança. Não deixem que se apague a esperança, a realidade pode mudar. O homem podem mudar. Procurem ser vocês os primeiros a procurar o bem”, disse.
●  O papa falou do esforço da sociedade brasileira em combater a fome e a miséria, e destacou que as pessoas não podem virar as costas para os mais pobres. “Nenhum esforço de pacificação será duradouro, não haverá harmonia e felicidade para uma sociedade que abandona na periferia parte de si mesma. Ela simplesmente empobrece. Não deixemos entrar em nossos corações a cultura do descartável, porque somos irmãos e ninguém é descartável”, disse.
●  O discurso foi pontuado por alguns momentos de descontração do papa. Em um trecho, ele disse que gostaria de bater à porta de cada casa brasileira para “dizer bom dia, pedir um copo de água fresca, beber um cafezinho. Não um copo de cachaça”, disse para risos da plateia que se aglomerou no campo de futebol, onde ocorreu o discurso.
●  Em outro momento, o papa disse que o brasileiro é solidário e sempre busca compartilhar comida com quem tem fome. “Quando alguém que precisa comer bate à porta, vocês sempre dão um jeito de compartilhar a comida. Como diz o ditado: sempre se pode colocar mais água no feijão”, brincou o pontífice.
Francisco encerrou seu discurso dizendo que ele levará a comunidade de Varginha em seu coração. O papa chegou à favela por volta das 10h40. Mesmo com a chuva, milhares de moradores do Complexo de Manguinhos, uma das áreas mais pobres da cidade, acompanharam o papa Francisco à favela.
●  Na chegada à comunidade, muitas pessoas gritavam o nome do pontífice e algumas faixas foram estendidas nas grades, contra as remoções forçadas e pedindo justiça pelos mortos nas comunidades.
Logo que chegou a Varginha, o pontífice saiu do carro fechado e subiu no papamóvel.
●  Durante o trajeto, ele parou várias vezes para abençoar crianças, que eram levadas até ele por seus próprios pais ou por seguranças. Depois, o pontífice fez uma oração na capela São Jerônimo, onde se encontrou com crianças da catequese. Uma delas é João Pedro Ferreira da Silva, 15 anos, coroinha da capela.
●  A mãe dele, Cleonice Ferreira de Lima, cozinheira, se sente privilegiada pela oportunidade, mesmo não podendo entrar no local. "Sinto uma emoção muito grande, meu filho vai ser abençoado."
Ao sair da capela, ele caminhou pela comunidade e continuou cumprimentando moradores e abençoando crianças, mesmo cercado por forte esquema de segurança. Várias pessoas deram presentes ao papa, inclusive uma faixa do San Lorenzo, time de futebol do qual Francisco é torcedor. No meio do trajeto e pouco antes de iniciar seu discurso, ele entrou em uma casa da comunidade. (Vitor Abdala e Akemi Nitahara/ABr)
●  O governo do estado revogou o decreto que criou a Comissão Especial de Investigação de Atos de Vandalismo em Manifestações Públicas (CEIV). Um novo decreto sobre a comissão, ajustado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e o governo estadual, será publicado nas próximas horas.
●  O primeiro decreto foi criticado por diversas instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)  e houve também repercussão negativa nas redes sociais. De acordo com o governo do Rio, as mudanças são para que não pairem dúvidas quanto ao respeito ao processo legal.
●  Assinado pelo governador Sérgio Cabral no dia 19 deste mês, o decreto autorizava a comissão a requisitar informações e fazer diligências para a punição de atos de vandalismo e ilícitos. Determinava também que as empresas de telefonia e provedores de internet informassem em no máximo 24 horas dados à comissão, sem citar a necessidade de autorização judicial.
●  O novo decreto diz, no Artigo 2º, "que caberá à CEIV tomar todas as providências necessárias à realização da investigação da prática de atos de vandalismo, podendo requisitar informações, realizar diligências e praticar quaisquer atos necessários à instituição de procedimentos criminais com a finalidade de punição de atos ilícitos praticados no âmbito de manifestações públicas".
●  No novo texto, foi suprimido o prazo de 24 horas para as operadoras de telefonia e provedores de internet e acrescentado "que reserva ao Poder Judiciário a decisão exigida para os casos que envolvam quebra de sigilo". (Douglas Corrêa/ABr)
●  A presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano, e o corregedor-geral da Justiça, Valmir de Oliveira Silva, divulgaram hoje, 24/7, por meio do Ato Conjunto nº 20/2013, publicado no Diário da Justiça Eletrônico, que o peticionamento ligado a processos de segunda instância digitalizados e as petições iniciais serão aceitos apenas por meio eletrônico. A medida vale desde segunda-feira (23)..
●  Não estão incluídos na regulamentação os habeas corpus interpostos pelo próprio paciente ou por terceiro que não for advogado e os casos previstos na Lei nº 11.419/06, que dispõe sobre a informatização do processo judicial. Segundo a legislação, os documentos cuja digitalização seja tecnicamente inviável devido ao grande volume ou por motivo de ilegibilidade deverão ser apresentados ao cartório ou secretaria no prazo de dez dias contados do envio de petição eletrônica comunicando o fato, os quais serão devolvidos à parte após o trânsito em julgado.
●  O Ato Normativo 12/2013, que estabelece normas, orientações e procedimentos para o peticionamento eletrônico inicial e intercorrente na segunda instância foi publicado no Diário da Justiça Eletrônico do dia 21 de maio de 2013
●  Na decisão em que obrigou o INSS a adotar a identificação biométrica do segurado, o juiz da 1ª Vara Federal de Uberlândia afirma que a mera existência de norma jurídica prevendo a apresentação de um simples documento de identificação não afasta a possibilidade de adoção de outra medida que se mostrar necessária ao interesse público. Além disso, segundo ele, a ação não questiona a legalidade do procedimento estabelecido pelo decreto, “mas a sua insuficiência em coibir a prática de crimes contra o INSS e a consequente lesão ao erário”.
●  Diante da alegação, feita pela autarquia, de que o implemento da biometria na concessão de benefícios inviabilizaria a prestação dos demais serviços devido à carência de servidores, o magistrado lembrou que esse assunto “não é novo para o INSS”, pois desde o ano de 2007, “já se tem notícia de um projeto piloto para realização de identificação biométrica”.
●  Ele citou também informações veiculadas no próprio site da Previdência Social, segundo as quais a utilização de documentos falsos na obtenção de benefícios foi responsável por cerca de 90,48% das ações realizadas em 2012 para coibir fraudes
●  Por isso, “não precisa muito esforço para concluir que o INSS está em mora quanto à implementação de medidas eficazes para prevenir essa avalanche de fraudes que são perpetradas diariamente”.
●  Para ilustrar sua afirmação, o juiz federal enumera as dezenas de operações realizadas para combater fraudes previdenciárias em todo o país nos anos de 2009 (33), 2010 (22), 2011 (37), 2012 (30) e seis operações só neste início de 2013.
●  A sentença também informa que o total do dinheiro público desviado “por força das fraudes noticiadas chega a valores alarmantes. Apenas dos dados colhidos pela Força Tarefa [Previdenciária, composta pelo MPF e por integrantes da Polícia Federal e da Previdência], entre os anos de 2003 e 2012, os prejuízos ao erário beiraram R$ 4,5 bilhões, conforme divulgado pela própria Previdência”. Isso sem contar os valores despendidos pelo INSS em benefícios concedidos por meio de falsificações ainda não descobertas
●  Por isso, afirma o magistrado, “os custos do procedimento administrativo de identificação biométrica se mostram plenamente realizáveis em face do dinheiro público desviado por força das fraudes”. E lembra que um sistema mais eficaz permitirá que “os agentes públicos incumbidos da investigação policial voltem seus esforços para outras demandas de igual relevância para o Estado”.
●  O prazo para implementação do sistema biométrico de identificação – dois anos - é longo o suficiente para permitir a realização dos trâmites administrativos, mas o INSS está obrigado a informar ao Juízo, mensalmente, todas as medidas adotadas para dar cumprimento à sentença.
●  A juíza Flávia de Almeida Viveiros de Castro, da 6ª Vara Cível da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, proibiu a jornalista Fabíola Reipert e a TV Record de divulgarem qualquer notícia relativa à vida privada da atriz Paola Oliveira, em especial de seus relacionamentos pessoais. Em caso de descumprimento da liminar, as rés serão multadas em R$ 10 mil por veiculação. A decisão é desta quarta-feira (24).
●  Segundo Paola, ex rainha da bateria da Escola de Samba Grande Rio, de Duque de Caxias, a colunista do R7 e a Central Record de Comunicação vêm divulgando fatos inverídicos relacionados à sua vida privada, o que lhe tem causado transtornos, em especial por envolver seu colega de trabalho, o ator Juliano Cazarré, que é casado e atua como seu par na novela “Amor à Vida”.
●   “O Estado Juiz não pode permitir que a pretexto de divulgar fatos – este é sempre o jargão – possa qualquer um, mesmo o profissional de mídia, fazer uso de elucubrações desvinculadas dos acontecimentos reais, que permitam a exposição da pessoa objeto da notícia ou nota, que fica fragilizada perante a opinião pública, tendo seu direito à intimidade violado”, considerou a juíza na decisão.
●  Segundo a magistrada, é preciso reconhecer que uma pessoa pública tem o direito à dignidade pessoal. “As pessoas públicas também merecem a tutela do Estado para proteção de sua vida privada, em especial quanto a temas como vida afetiva, vida familiar e relacionamentos pessoais, sobretudo se estes não dizem respeito ao ambiente de trabalho”, afirmou.
●  A proibição não se estende à divulgação da vida pública da atriz, em especial relativa à sua atividade profissional, inclusive aos personagens que interpreta. (Proc. nº 0022448-63.2013.8.19.0209).
  
ARCEBISPO DE BARCELONA
CELEBRA MISSA EM CAXIAS 
Com a fala mansa, humildade e muita sabedoria, o cardeal espanhol e arcebispo de Barcelona, Lluis Martinez Sistach dedicou a manhã desta quinta-feira (25), para transmitir aos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que estão em Duque de Caxias, uma mensagem de amor a Jesus Cristo. A missa realizada no Colégio Santo Antônio, no centro da cidade, faz parte das catequeses, que acontecem até esta sexta-feira (26) e são organizadas pela Diocese, com o apoio da prefeitura.
“Espero que nossos jovens consigam encontrar Cristo, se sintam amados e levem esse amor a todos os lugares. Estou muito feliz em ver toda essa vibração da juventude reunida aqui hoje para ouvir a palavra de Deus”, disse o arcebispo.
Lluís Martínez Sistach faz parte do comitê que organiza a JMJ e traz para a cidade a experiência da última edição em Barcelona, sua terra natal. Para o Cardeal, o estilo simples do Papa Francisco tem ajudado na aproximação com o público, tanto católico quanto não católico, durante a jornada e futuramente pode trazer frutos. O arcebispo espera que a mensagem transmitida aos peregrinos tenha continuidade após o evento. “Essa reunião dos jovens de todo o mundo nos mostra a renovação e a universalidade da igreja católica. Queremos a juventude andando junto a Jesus nessa missão da evangelização. Após a primeira jornada, muitas pessoas passam a ser verdadeiros peregrinos e acompanhar outras jornadas”, frisou.
As tentações do mundo atual também foram lembradas por Lluís Martínez em sua mensagem aos peregrinos que passam por Duque de Caxias e acompanharam a missa no ginásio do Colégio Santo Antônio. “Hoje em dia existem muitas alternativas que prometem a felicidade, mas não trazem a liberdade. Lembrem-se que Jesus sempre traz a felicidade, respeitando a liberdade e sem nos aprisionar. Sintam-se amados por Cristo, pois Ele nos ama eterna e gratuitamente”.
Um grupo de chilenos que esperava o início da celebração se mostrou bastante animado com a presença do arcebispo de Barcelona na cidade em que estão hospedados. “Nossa cidade no Chile é muito parecida com Caxias e por isso nos sentimos muito bem acomodados aqui. Está sendo uma experiência de vida maravilhosa para toda comunidade. Esperamos que hoje possamos absorver um pouco da grande experiência do cardeal”, disse Patrício Olivares, peregrino da cidade de Valdívia.
Durante a Jornada Mundial da Juventude, a prefeitura tem apoiado diversas atividades voltadas para os peregrinos em Duque de Caxias. As Catequeses com os bispos têm sido realizadas na Catedral de Santo Antônio e no colégio Santo Antônio, nas paróquias Imaculada Conceição, Santa Terezinha, São Sebastião e Nossa Senhora de Fátima e na Feuduc. Além disso, há também a agenda cultural, que conta com uma programação especial no teatro Raul Cortez, entre outras atividades realizadas pela cidade. (Fotos: Rafael Barreto/PMDC)

quarta-feira, 24 de julho de 2013

BAIXADA URGENTE



PM CONFIRMA INFILTRAÇAO
DE AGENTES EM PASSEATAS

A Polícia Militar do Rio de Janeiro emitiu na manhã desta quarta (24) uma nota de esclarecimento aos veículos de comunicação sobre a participação de agentes da corporação disfarçados na manifestação que aconteceu segunda-feira (22), próximo ao Palácio Guanabara, logo após a saída do Papa Francisco, que fora ao Palácio Guanabara para receber as mensagens de boas vindas das autoridades brasileiras, inclusive da Presidente Dilma Rousseff e de alguns ministros.
Diversos vídeos divulgados por comunidades virtuais mostram cenas onde supostos policiais do serviço reservado (P-2) da Polícia Militar aparecem disfarçados na manifestação que acontecia perto do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul da cidade. Nesses vídeos, os internautas chamam a atenção para determinados momentos dos vídeos, um deles a imagem mostrava um dos homens atirando coquetéis molotovs contra a PM. Com o rosto coberto, ele seria um dos agentes disfarçados.
Em outras imagens dos vídeos, dois supostos agentes quebram a barreira policial e são revistados por soldados, mas ao mostrarem a identificação, são liberados imediatamente. Os homens estavam vestidos com camisetas bem parecidas com as dos manifestantes que arremessavam coquetel molotov contra PMs. Em outro trecho, um homem também com roupa bem semelhante, corre apontando aos policiais um determinado manifestante, que logo em seguida é abordado com violência, inclusive chutes. Na sequência de imagens, esse homem retira a camiseta e passa tranquilamente pela barreira formada pela PM.
Segundo a nota da Polícia Militar, "imaginar que um policial vá atirar um coquetel molotov em colegas de profissão, colocando suas vidas em risco, é algo que ultrapassa os limites do bom-senso e revela uma trama sórdida para justificar a violência criminosa desses vândalos", diz a nota.

JUSTIÇA PROIBE VAREJISTA
DE VENDER PELA INTERNET


O juiz Antônio Augusto de Toledo Gaspar, da 3ª Vara Empresarial da Capital, determinou que a rede de lojas Ricardo Eletro suspenda as vendas pelo seu site até que todas as entregas de mercadorias sejam regularizadas. A decisão determina também que a rede cumpra os prazos precisos para a entrega dos produtos vendidos em sua loja virtual, sob pena de multa diária fixada em R$100 mil.
A antecipação de tutela foi deferida na ação civil pública proposta pelo Ministério Público estadual. Segundo o MP, a empresa vem desrespeitando os direitos básicos descritos no Código de Defesa do Consumidor, uma vez que comercializa mercadorias por meio do site www.ricardoeletro.com.br, mas não as entrega dentro do prazo anunciado, conforme inúmeras reclamações de clientes.
“De fato, compulsando-se os autos e toda a documentação acostada, verifica-se que a demandada, com o desrespeito reiterado aos prazos de entrega oferecidos, viola o princípio da boa-fé objetiva, o qual deve reger as relações de consumo, infringindo, de igual forma, o dever de informação”, destacou o juiz na decisão.
Ainda de acordo com o magistrado, o artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor proíbe expressamente toda publicidade enganosa ou abusiva, capaz de induzir o consumidor a erro. “Assim devem ser consideradas as informações e ofertas contidas na página eletrônica da ré, as quais prometem prazos de entrega que não são observados”, afirmou o juiz.
Um edital de notificação foi publicado, por determinação do juiz, a fim de que os interessados tomem conhecimento da ação civil pública em tramitação na 3ª Vara Empresarial da Capital e que, se quiserem, ingressem como litisconsortes. (Pro. Nº 22421-41.2013.8.19.0001)

MORADORES DO GALEÃO
AMEAÇADOS DE DESPEJO 

Um ato público foi convocado para esta quinta-feira (26) entre 6 e Meio Dia, na pista de entrada do Aeroporto Internacional do Galeão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, contra o projeto da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) de remoção de cerca de 15 mil moradores da Ilha do Governador (entre os quais 400 pescadores artesanais) e que poderá resulta em  Crime Ambiental com destruição do ecossistema da Baía de Guanabara (aterro e desmatamento), como previsto no Edital de privatização dos aeroportos do Galeão e Confins.
Também paralisarão suas atividades os Aeroviários e Aero-portuários que encontram-se ameaçados de desemprego pela privatização dos aeroportos do país pelo governo federal.
Movimentos sociais, pescadores e moradores encaminharam uma Representação à Procuradoria Geral da República, Ministério Público Estadual e à Defensoria Pública Estadual denunciando irregularidades na “audiência pública” realizada pela ANAC em sua sede na Barra da Tijuca, em junho, o que impediu a participação das comunidades impactadas
 Para os organizadores da manifestação, a construção da 3ª. pista do aeroporto do Galeão é considerada tecnicamente desnecessária, além de prever o aterramento de 2 milhões e 645 mil m2 da Baía de Guanabara, que é tombada pela legislação ambiental estadual, e o desmatamento de 204 hectares de manguezais e da mata atlântica, protegidos pelo Código Florestal brasileiro.

RECADO DO PLAPA: MANTER A
FÉ, A ESPERANÇA E A ALEGRIA 

Na primeira homília no Brasil, o papa Francisco trouxe três mensagens aos milhares de fiéis que acompanham sua visita ao país. "Devemos seguir três simples posturas: conservar a esperança, deixar se surpreender por Deus e viver na alegria", disse o pontífice que rezou a missa em português na Brasílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A leitura escolhida para a celebração foi a passagem em que Jesus faz o seu primeiro milagre, ao transformar água em vinho.
O pontífice destacou que diante das dificuldades enfrentadas é preciso seguir confiante da presença de Deus. Ele ressaltou ainda o fascínio que "o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer" exercem na vida, especialmente dos mais jovens. "Nossos jovens não precisam de coisas, mas, sobretudo, de valores imateriais, que são a memória de um povo, o coração de um povo", declarou. O papa falou ainda da força da juventude como motor para a sociedade e para a Igreja.
O santo padre citou ainda a história de Nossa Senhora Aparecida para destacar a importância de se deixar surpreender por Deus. Ele recebeu como presente a imagem da santa, que é padroeira do Brasil, antes da celebração.
"A história desse santuário serve de exemplo. Aqui, em um lugar de pesca infrutífera, todos os brasileiros podem se sentir filhos de uma mesma Mãe. Deus sempre surpreende, como vinho novo. Sempre nos reserva o melhor. Ele pede que nos surpreendamos pelo seu amor", disse.
Por fim, papa Francisco falou sobre a alegria que devem emanar os cristãos. "Os cristãos nunca devem estar tristes. Deus nos acompanha e temos uma Mãe que sempre intercede pela vida dos seus filhos. Se estivermos verdadeiramente próximos de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, isso contagiará quem estiver do nosso lado", declarou.
O sumo pontífice prometeu retornar à basílica em 2017, quando completam-se 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba. (Camila Maciel/ABr).

JUSTIÇA SUSPENDE DESPEJO EM
FAVELA DE DUQUE DE CAXIAS


A procuradoria geral do município conseguiu o arquivamento da ação de despejo contra as 165 famílias que moram na Comunidade do Azeite, no Parque Paulista, terceiro distrito de Duque de Caxias, que desde os anos 90 ocupavam o terreno onde funcionava uma empresa que envazava azeite de oliva, cuja marca comercial era “Castelo de Alvear”. A intervenção da Procuradoria no processo foi determinada pelo prefeito Alexandre Cardoso ao ser alertado por moradores da comunidade de que o terreno fora cedido à empresa para a instalação da unidade de envasamento. Com o fechamento da empresa, o terreno voltou ao domínio do município, mas fora vendido irregularmente.
Ao visitar a Comunidade do Azeite para dar a boa notícia aos moradores, o prefeito Alexandre Cardoso confirmou que a Procuradoria Geral do Município, agindo com rapidez, conseguiu suspender a ordem de integração de posse pedia por supostos credores da envasadura. O argumento sustentado pela PGM é que, em se tratando de térreo de propriedade do Município, a prefeitura deveria ter sido citada no início do processo que resultou no leilão da área, o que não foi feita nem pelos credores, nem pelos antigos donos da empresa.
“Conseguimos impedir o processo de reintegração de posse, agora vamos analisar o processo para saber da real situação desta área. O certo é que não haverá nenhum despejo, pelo menos nos próximos 90 dias. Ninguém ficará sem sua casa”, garantiu.
A notícia trouxe alívio aos moradores da Comunidade do Azeite, como garantiu Ubiranir Alves, um dos representantes os habitantes da área. Agora, a Procuradoria Geral está estudando o processo original para arguir as nulidades existentes. Enquanto isso, a prefeitura estuda uma solução definitiva para os moradores da Comunidade do Azeite;
  
RÁPIDAS
  
●  A popularidade do governador Sérgio Cabral caiu para 8% entre os cariocas que consideram seu governo bom ou ótimo. O resultado consta da pesquisa encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), que deverá ser divulgada esta semana com avaliação de todos os governadores do país. Cabral, de acordo com o levantamento, foi o que teve a pior avaliação.
●  A revelação foi feita pelo deputado Anthony Garotinho (PR) ressaltando que alguns aliados já estão abandonando o governador. Segundo Garotinho, a rejeição a Cabral e ao vice, Pezão, que nunca passou dos 10% de intenção de votos para as eleições de 2014, aumentou consideravelmente após as manifestações de junho.

●  Ainda segundo Garotinho, que lançou e bancou a campanha de Sérgio Cabral em 2006, por conta dessa queda nas pesquisas, vários políticos aliados de Cabral e Pezão estão abandonando o barco do governo do Rio de Janeiro. “Alguns até me procuraram”, disse Garotinho sem citar nomes.
●  Depois de ter publicado a foto de Sergio Cabral e alguns secretários num jantar em Paris, com as cabeças cobertas por guardanapos, num caríssimo restaurante em Paris, o que acabou virando marca registrada da turma de Sérgio Cabral, Garotinho postou em seu blog outra foto polêmica mostrando o governador de bermudão saindo do helicóptero Agusta, de R$ 15 milhões – e que custa aos cariocas R$ 3,2 milhões por ano em manutenção. 
●  Influenciada pela emissão de títulos públicos para reforçar o Caixa dos bancos oficiais, a Dívida Pública Federal (DPF) cresceu 2,6% em junho. De acordo com dados divulgados, há pouco, pela Secretaria do Tesouro Nacional, a DPF fechou o mês passado em R$ 1,985 trilhão, com alta de R$ 50 bilhões em relação ao estoque registrado em maio
●  A dívida pública mobiliária – em títulos públicos – interna subiu 2,94%, passando de R$ 1,841 trilhão em maio para R$ 1,895 trilhão em junho. Isso ocorreu porque, no mês passado, o Tesouro emitiu R$ 39,01 bilhões em títulos a mais do que resgatou. Além disso, o Tesouro reconheceu R$ 15,05 bilhões em juros. O reconhecimento ocorre porque a correção que o Tesouro se compromete a pagar aos investidores é incorporada gradualmente ao valor devido.
●  A alta foi influenciada pela emissão de R$ 15 bilhões para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de R$ 8 bilhões para a Caixa Econômica Federal. O Tesouro emitiu os títulos públicos para reforçar o capital dos dois bancos.
●  No caso do BNDES, os papéis ajudarão a enquadrar a instituição financeira nos novos limites de segurança exigidos pelos padrões internacionais. Os títulos emitidos para a Caixa fornecerão recursos para o Programa Minha Casa Melhor, que concede financiamento para a compra de móveis e eletrodomésticos pelos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida. As operações haviam sido autorizadas por duas medidas provisórias editadas em junho.
●  Apesar da alta de 3,93% do dólar no mês passado, a dívida pública externa caiu 3,88%, encerrando junho em R$ 90,92 bilhões, contra R$ 94,59 bilhões registrados em maio. O principal fator para a queda foram as dívidas contratuais (com bancos e órgãos multilaterais estrangeiros), que caíram de R$ 13,23 bilhões em maio para R$ 8,06 bilhões em junho.
●  Apesar de continuar abaixo de R$ 2 trilhões, o próprio Tesouro reconhece que a DPF voltará a subir nos próximos meses. De acordo com o Plano Anual de Financiamento (PAF), divulgado em março, a tendência é que o estoque da Dívida Pública Federal encerre o ano entre R$ 2,1 trilhões e R$ 2,24 trilhões. Em dezembro, a DPF ultrapassou pela primeira vez a barreira de R$ 2 trilhões, mas caiu nos meses seguintes. (Weliton Máximo/ABr)
●  O dinheiro da venda de títulos, pela taxa Selic 8,5% ao ano), são emprestados pelo BB, Caixa e BNDS a juros subsidiados. No caso do “Casa Melhor”, a Caixa paga os juros da Selic, mas cobra apenas 5% ao ano dos beneficiários. Nesse caso, o “Casa Melhor” é um programa de assistência às famílias de baixa renda, o que não ocorre quando o dinheiro é usado na financiamento destinados a grandes empresas, como a JBS/Friboi, por exemplo.
●  A Associação Médica Brasileira (AMB) requereu, na Justiça Federal, a anulação do Programa Mais Médicos. No pedido, a AMB questiona a falta de urgência e relevância do programa e a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil sem a validação de diplomas. Um dos objetivos do Mais Médicos é contratar profissionais estrangeiros para trabalhar no interior do país e na periferia das grandes cidades.
●  Na segunda (23), a associação impetrou mandado de segurança coletivo, com pedido liminar, contra a Medida Provisória (MP) 621, de 8 de julho de 2013, que trata do Mais Médicos. No mandado, questiona-se também a falta de comprovação do domínio da língua portuguesa pelos candidatos estrangeiros, de discussão sobre a obrigatoriedade do serviço civil e a criação de subcategorias de médicos com limitação territorial.
●  Em nota, a AMB explica que a ação judicial aborda aspectos financeiros do programa alegando que não há comprovação de que a despesa aumentada – bolsa custeada pelo Ministério da Saúde para os estudantes de medicina do segundo ciclo – não afetará as metas de resultados fiscais, como previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
●  Nas próximas semanas, a AMB pretende ingressar com outras ações para reforçar o pedido de suspensão da MP 621, além de ação contra o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde. O Provab leva profissionais para atuar na atenção básica das regiões onde faltam profissionais.
●  O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) também recorreram à Justiça para impedir a implementação do Mais Médicos.
●  Lançado por medida provisória, o Programa Mais Médicos tem como meta levar médicos para atuar durante três anos na atenção básica à saúde em regiões pobres do Brasil. A MP prevê ainda a criação do segundo ciclo no curso de medicina, no qual os estudantes terão que passar por um estágio de dois anos na rede pública antes de receber o diploma. (Yara Aquino/ABr).
●  O total de pessoas ocupadas na indústria caiu 3,3% de maio para junho deste ano. Segundo a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), divulgada hoje (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foram perdidos 120 mil postos de trabalho, dos quais mais da metade (63 mil) foram em São Paulo.
●   “É um resultado que preocupa no sentido que neste momento agora a expectativa era que a indústria tivesse um avanço, como mostra a série histórica”, disse o coordenador da PME, Cimar Azeredo. 
●  Junho é um mês em que a indústria começa a se preparar para as demandas dos consumidores no final de ano. Segundo Azeredo, como a indústria paulista é grande consumidora de serviços e produtos, a queda de emprego em São Paulo pode gerar impacto em outras atividades e regiões.
●  A taxa de desemprego de junho de 2013 foi 6%, superior ao 5,9% de junho do ano passado. É a primeira vez, desde agosto de 2009, que o índice subiu na comparação com o mesmo período do ano anterior. Essa é a maior taxa desde abril de 2012, quando o índice também ficou em 6%.
●  A taxa vem subindo desde dezembro de 2012, quando registrou o menor patamar da série histórica (iniciada em 2002): 4,6%. A exceção dessa trajetória de alta foram os meses de abril e maio deste ano, que registraram taxa de 5,8%. (Vitor Abdala/ABr).
●  Os prazos processuais serão suspensos na Central da Dívida Ativa da comarca de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, de 29/7a 2/8. A medida, prevista no Ato Executivo nº 3811/2013, publicado hoje, 24/7, no Diário da Justiça Eletrônico, se deve à mudança das instalações físicas da unidade para as dependências do fórum da comarca.
●  Durante o período, um funcionário permanecerá em regime de plantão para o atendimento das medidas de urgência. O ato foi assinado pela presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, desembargadora Leila Mariano.
●  O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) decidiu manter 11 pessoas presas durante a Operação Apocalipse. Dos 15 pedidos de habeas corpus julgados hoje (24), quatro foram atendidos. A operação policial investigou crimes relacionados ao financiamento, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, envolvendo empresários e políticos de Rondônia. Deflagrada pela Polícia Civil, no último dia 04, a operação resultou na prisão de 53 pessoas, entre empresários, funcionários fantasmas e vereadores de Porto Velho.
●  Foram liberados Maria Margarete da Silva, Roberto Rivelino Guedes Coelho, Marilene Carvalho dos Santos e Edivaldo Braga da Silva. A Justiça determinou prisão domiciliar para Adriana Argemiro de Macêdo, porque ela tem uma criança menor de 2 anos e seu companheiro também está preso.
●  Na última quinta-feira (18), a Justiça manteve por mais 15 dias o afastamento de quatro dos cinco deputados estaduais investigados. Atendeu a pedido da Polícia Civil, que detectou novos indícios de envolvimento dos parlamentares com a organização criminosa. Os deputados estão afastados da Assembleia Legislativa desde 4 de julho.
●  A decisão da Justiça diz respeito ao presidente da Assembleia, Hermínio Coelho (PSD), investigado por crime de peculato. Ele é acusado de nomear para cargos comissionados pessoas indicadas pela quadrilha. Também continuam afastados os deputados Ana da 8 (PTdoB), Adriano Boiadeiro (PRP) e Cláudio Carvalho (PT).
●  O vice-presidente da Casa, Jean Oliveira (PSDB), não teve o afastamento prorrogado: de acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça "embora [haja] elementos que verifiquem seu envolvimento [com a quadrilha], não foram detectados fatos novos que justifiquem a manutenção das medidas contra ele".
●  A Justiça negou o pedido de habeas corpus dos vereadores Marcelo Reis (PV) e Eduardo Rodrigues (PV). Associados ao vereador Jair Montes (PTC), também preso na operação, os dois são suspeitos de envolvimento com o esquema de financiamento de campanhas políticas em troca de favores e cargos públicos.
●  Além de Marcelo Reis e Eduardo Rodrigues, o Judiciário negou a liberdade a Francisco da Silva Rego, o contador Elias Barbosa Dias, o empresário Eulógio Alencar Barroso e o funcionário da Junta Comercial de Rondônia, Mauro de Oliveira de Carvalho.
●  A Operação Apocalipse investigou crimes relacionados ao financiamento, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, envolvendo empresários e políticos de Rondônia. A organização criminosa atuava em Rondônia, mas tinha ramificações em nove estados. De acordo com a investigação, só em Rondônia, a quadrilha acumulou patrimônio de R$ 33,5 milhões, que inclui 200 veículos (R$ 7,5 milhões), 25 imóveis (R$ 22,5 milhões) e cotas de empresas no valor de R$ 3,5 milhões. (Luciano Nascimento/ABr)

GRUPO ARGENTINO DANÇA
NO TEATRO RAUL CORTEZ 

O primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude em Duque de Caxias foi marcado pela apresentação “Hecho de Los Apóstoles”, do grupo católico argentino Banuev – Kyrios Emmanuel, no teatro municipal Raul Cortez. A atividade faz parte do Festival da Juventude, que conta com o apoio da Prefeitura e terá agenda até sexta-feira (26).  O secretário Jesus Chediak, acompanhou a o espetáculo e destacou a importância dos eventos culturais realizados no município durante a jornada.
“O teatro é revitalizado por essa programação internacional, organizada pelos jovens. Também é preciso registrar que Caxias é a única cidade que terá eventos durante os quatro dias da jornada”.
Nesta quarta Jornada Mundial da Juventude, o grupo de peregrinos, que apresentou uma história baseada na vida dos santos Pedro e Paulo e uma comparação com o período romano, ficou impressionado com a receptividade e a estrutura do Teatro Raul Cortez. “Viajamos por vários lugares do mundo, principalmente Argentina, e nos surpreendemos bastante com a boa estrutura do local. É maravilhoso”, elogiou Alejandro Stringa, um dos atores da peça e peregrino argentino.

terça-feira, 23 de julho de 2013

BAIXADA URGENE

MP DOS ESPORTES VAI PERDOAR
R$ 3 BI DOS CLUBES DE FUTEBOL

O Ministério dos Esportes prepara, na surdina dos gabinetes de Brasília, o texto de uma Medida Provisória, que irá anistiar a dívida dos clubes de futebol com o INSS e Impostos de Rena, calculada em R% 3 bilhões, valores descontados dos jogadores e empregados com carteira assinados. A denúncia foi feita da tribuna da Câmara pelo deputado federal Romário (PSB/RJ), revelando que o presidente da CBF, José Maria Marin, promoveu um jantar com cerca de 25 parlamentares, entre deputados e senadores, integrantes da “bancada da bola”, para anunciar o regalo.
O mesmo governo que continua insensível ao sofrimento de mais de mais de 10 mil famílias de aeronautas e aeroviários, ex empregados da Varig e da Vasp, cujas aposentadorias e pensões foram congeladas desde a intervenção no Fundo Aerus em abril de 2006, decide “perdoar” a dívida de clubes milionários, que vendem jogadores para o exterior, recebendo em dólares e euros, mas que se negam, a pelo menos 20 anos, a acertar as conas com o Governo. O mais grave é que o perdão atinge as finanças do INSS, que se nega a reajustar as pensões e aposentadorias de milhões de aposentados, que contribuíam com até 20 salários mínimos por mês, mas agora recebem pensões irrisórias.
Quando da intervenção no Aerus em abril de 2006, a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), do Ministério da Previdência Social, anunciou que a medida extrema visava “proteger os interesses previdenciários dos participantes", isto é aeronautas e aeroviários, que contribuíam para o fundo.

Talvez por mera coincidência, a liquidação do Aerus foi adotada pela SPC um dia depois de os funcionários da Varig, organizados no grupo Trabalhadores do Grupo Varig (TGV), protocolarem, no Palácio do Planalto, uma proposta de saque dos recursos do fundo de pensão para serem aplicados no saneamento da empresa.
Os funcionários calculavam à época que o patrimônio que teriam a sacar seria entre US$ 100 milhões e US$ 150 milhões. Sete anos depois, ninguém sabe quanto vale o que restou da Aerus.

RJ-142: DER TEM 180 DIAS
PARA REALIZAR AS OBRAS 

O juiz da 2ª Vara Cível de Nova Friburgo, Fernando Luis Gonçalves de Moraes, determinou que o estado e a Fundação Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER) realizem, no prazo máximo de 180 dias, medidas de engenharia, geotecnia e intervenção urbanística nas áreas indicadas como pontos críticos da Rodovia RJ-142, a fim de reduzir a classificação de risco geológico. Os réus também deverão realizar as obras de contenção de encostas nos demais pontos da estrada onde há menor risco, no prazo de 360 dias. Em caso de descumprimento da decisão, a multa prevista é de R$ 5 mil, por dia, para cada um dos réus, limitada a R$ 300 mil.
“A precariedade e os riscos são flagrantes, visíveis e facilmente perceptíveis por qualquer pessoa que se utiliza da RJ-142. [...] Com efeito, não é razoável o decurso de mais de dois anos e meio sem que qualquer medida concreta e efetiva tenha sido adotada para minimizar os riscos existentes no local, sendo certo que laudo emitido por órgão do próprio estado confirma a existência de cinco pontos críticos, com risco iminente, e outros pontos onde a intervenção também é necessária e oportuna”, destacou o juiz.
Na decisão, o magistrado enfatizou que a rodovia é uma importante rota turística, além de principal acesso entre o centro de Nova Friburgo e os distritos de Lumiar e São Pedro da Serra, sendo também a principal ligação entre a serra e o mar, atraindo milhares de visitantes para a região e fomentando a economia local. “Neste contexto e diante da inoperância dos entes estatais, cabe ao Judiciário intervir objetivando não apenas a proteção do patrimônio público, haja vista os gastos já realizados na rodovia em comento, mas também a economia local e, principalmente, a saúde e a segurança das pessoas que diariamente passam pelo local”.
A antecipação de tutela foi requerida pelo Ministério Público por meio de uma ação civil pública, alegando risco de deslizamentos e mobilização de solo, blocos rochosos e quedas de lascas rochosas sobre a rodovia e de afundamento da pista, inclusive com a possibilidade de rompimento total. Na decisão, o juiz determinou ainda que os réus apresentem trimestralmente ao MP relatório sobre as medidas adotadas e que as ações sejam devidamente comprovadas por meio de estudo técnico realizado por profissionais habilitados em geologia e/ou engenharia geotécnica.
Para o magistrado, o Judiciário não é mais visto como mero Poder equidistante, mas como efetivo participante dos destinos da nação e responsável pelo bem comum. “Os direitos fundamentais sociais, ao contrário dos direitos fundamentais clássicos, exigem a atuação do Estado, proibindo-lhe a omissão. Essa nova postura repudia as normas constitucionais como meros preceitos programáticos, vendo-as sempre dotadas de eficácia em temas como dignidade humana, redução das desigualdades sociais, erradicação da miséria e da marginalização, valorização do trabalho e da livre iniciativa, defesa do meio ambiente e construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária. Foi-se o tempo do Judiciário dependente, encastelado e inerte. O povo, espoliado e desencantado, está nele a confiar e reclama sua efetiva atuação através dessa garantia democrática que é o processo, instrumento da jurisdição”, afirmou. (Proc. nº 0008473-05.2013.8.19.0037

PASSEATA EXIGE REABERTURA
DO HOSPITAL DUQUE DE CAXIAS 

Mais de mil pessoas moradores dos bairros Senhor do Bonfim, Centenário, Periquitos e Parque Lafaiete participaram no sábado (21) de um abraço simbólico ao prédio do Hospital Municipal Duque de Caxias, construído em terreno doado pela empresa que loteou o bairro Senhor do Bonfim, mas fechado em janeiro de 2009 pelo ex-prefeito Zito por determinação do Conselho Regional de Medicina.
Segundo laudo emitido em 2004 pela Vigilância Sanitária do Estado, o hospital não tinha condições adequadas de higiene e de conservação, além de não dispor de equipamentos mínimos necessários para o seu funcionamento. A falta de normas de biossegurança e recursos humanos foram outros itens apontados na conclusão do documento de inspeção. O laudo ainda identificou problemas no centro obstétrico e alojamento conjunto, maternidade, central de esterilização, centro cirúrgico, enfermarias e infiltrações em vários pontos do hospital. Após a interdição, em janeiro de 2009, a Prefeitura anunciou a reforma do local e sua adaptação para transformar-se em uma policlínica pública. As obras foram iniciadas pela gestão passada, porém, não foram concluídas.
Depois do abraço, os moradores fizeram um caminhada com faixas e apitos pelas ruas do bairro, com palavras de ordem e coletando assinaturas para um abaixo assinado reivindicando a reabertura do hospital, documento que será encaminhado ao prefeito, ao governo do estado e ao Ministério da Saúde, responsável pela repasse dos recursos do SUS.
Procurada pelo mediador do blog, a Assessoria de Imprensa da prefeitura informou que o prefeito Alexandre Cardoso aguarda a conclusão da perícia que está sendo feita nas contas do contrato firmado entre o Município e a OSIP “A Marka”, responsável pelas obras, para a retomada do controle do Hospital, que será reaberto como Hospital de Clínicas, com várias especialidades, mas sem urgência ou emergência.

RÁPIDAS 

●  Com o prestígio da classe política e dos governantes abaixo dos 30%, não é surpresa quem, em toas as manifestações de rua, seus organizadores fazem questão de declarar que o movimento não inclui políticos ou Polícia, embora assumam uma postura tipicamente Polícia.
●  No abração ao novo-velho Hospital Duque de Caxias, os organizadores da manifestação faziam questão de frisar que o movimento nasceu da própria mobilização dos moradores. “Não há vinculação alguma com nenhum segmento político ou políticos profissionais. Pelo contrário, o problema do Hospital Duque só vem servindo como promessas eleitoreiras para alguns”, frisou Luiz Alberto, membro da comissão organizadora.
●  Por isso, ao longo da caminhada, muitas faixas de protesto e críticas eram vistas em várias residências. Os moradores disseram que, após o fechamento do hospital, o bairro ficou completamente abandonado com o fechamento de muitas lojas comerciais, o que aumentou o índice de criminalidade, agravado pela carência de limpeza e iluminação pública.
●  “Somente este ano, duas pessoas foram mortas em assaltos. Não podemos conviver com essa situação”, disse a moradora Andrea Karla. Um dos mortos, estacionava o carro na porta de casa quando foi alvejado. A segunda morte foi na semana passada, quando um morador parou o carro próximo a uma padaria, na Rua Manoel Lucas (o empresário que doou os terrenos para a construção do hospital). Eram dois bandidos, o motorista reagiu e matou um deles, mas o outro conseguiu fugir.
●  Embora a presidente Dilma insista em dizer que seu governo está ouvindo as vozes das ruas, seus ministros parecem atacados por uma surdez seletiva. Enquanto o ministro da Fazenda, Guido Mantega, insiste que a inflação está domada, a Agência Nacional de Saúde Complementar autoriza os planos de saúde a reajustarem as mensalidade em 9%, embora a inflação oficial seja de APENAS 6,5%.
●  Num desfile de 7 de setembro, uma menininha se aproximou do General João Figueiredo e disparou a pergunta que correu o mundo, embora sem ajuda da internet: Presidente, se o Senhor tivesse que viver com um salário mínimo, o que faria?
●  Sem pestanejar e sem observar que sua interlocutora era apenas uma menina curiosa, o general respondeu: Eu daria um tiro na cabeça!
●  Se não tivesse a despensa abastecida pela verba da Presidência da República, mas precisasse frequentar a feira semanal, o supermercado, pagar as mensalidades escolares dos filhos, além de planos de saúde, como a Presidente Dilma reagiria ao chegar no caixa eletrônico e r que o INSS só lhe creditara, a título de pensão/aposentadoria, um salário de pouco mais de R$ 700 reais?
●  Será que Renan Calheiros aceitaria viver em Brasília apenas com o valor do Bolsa Família? E Ricardo Berzoini, Aluizio Mercadante, Guido Mantega, José Dirceu, Rui Falcão, Duda Mendonça e Michel Temer?

●  Quem viu o Papa Francisco, todo à vontade, num modesto Fiat Idea, circulando pelas ruas do Rio de Janeiro, ficou imaginando como reagiria o governador Sérgio Cabral se, desembarcando em Paris, tivesse a esperá-lo um modesto Peugeot 207? Ou se, numa recepção no Palais de l'Élysée, fosse servida apenas água Perrier?
●  A Federação Nacional dos Médicos (Fenam) informa que médicos de pelo menos 12 estados vão fariam nesta terça-feira (23) manifestações contra o Programa Mais Médicos. Segundo a entidade, haverá também paralisação no atendimento. As atitudes são ainda uma reação aos vetos da presidenta Dilma Rousseff ao projeto de lei que regulamenta a medicina, conhecido como Ato Médico
●  Os médicos da Bahia adiantam que vai haver paralisação do atendimento nas redes pública e privada. Profissionais do Distrito Federal vão usar preto, como forma de demonstrar luto, e farão uma operação padrão no atendimento nas redes pública e privada.
●  Os sindicatos de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, do Paraná e do Rio Grande do Norte anunciaram que vão aderir à paralisação. No Piauí, os médicos decidiram manter o atendimento, mas, para demonstrar a insatisfação com as medidas do governo, vão usar um adesivo com a frase “Orgulho de ser médico!”.
●  O Programa Mais Médicos prevê a contratação de profissionais estrangeiros para trabalhar nas periferias e no interior do país, além de obrigar estudantes de medicina a atuar por dois anos no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de 2015.
●  Além de diversas manifestações por todo o país, em reação às recentes medidas do governo, os médicos abandonaram as comissões técnicas federais, que discutem soluções para problemas relacionados à saúde
●  O Conselho Federal de Medicina ainda entrou com uma ação civil pública na sexta-feira (19) contra a União, representada pelos ministérios da Saúde e da Educação, para suspender o Programa Mais Médicos. (Aline Leal/ABr).
●  Terminam sexta-feira (26) as inscrições para o preenchimento de 2.7873 vagas dos cursos gratuitos de idiomas, informática e de qualificação profissional promovidos pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais (Fundec) em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e o SENAI/RJ. As vagas são para jovens a partir dos 12 anos e adultos, o processo de ingresso será seletivo. Para os cursos de soldador, cortador e traçador em parceria com o SENAI, as inscrições poderão ser feitas de 19 de agosto 02 de setembro na Fundec Profissionalizante do Centenário (Avenida Dr. Manoel Reis, 881, bairro Centenário),
●  Os cursos de qualificação profissional estão oferecendo vagas para Instalador e Reparador de Linhas de Telecomunicação (IRLA/OSC), Cabista -Ora, Instalador de Sistemas Eletrônicos e de Segurança, Cabeleireiro, Costureira, Operador de Teleatendimento, Montador e Reparador de Computadores e Manicure e pedicure, com aulas pela manhã, tarde e noite.
●  Nos cursos de idiomas as vagas são para Espanhol Niños (de 12 a 14 anos e escolaridade a partir do 5º anos), Espanhol Módulo I (a partir dos 15 anos e ensino fundamental completo), Inglês Kids (10 a 11 anos, a partir do 4º ano), Inglês Teens (12 a 14 anos, a partir do 7º ano), Inglês Módulo I (a partir dos 15 anos e ensino fundamental completo), Informática Bits (10 a 14 anos alfabetizado), Informática Módulos I, II e III (a partir dos 15 anos e ensino fundamental completo).
●  As aulas serão ministradas nas unidades DR. Laureano (Rua Dr. Laureano, 895 loja B), Gramacho (Avenida Rio Branco, 1.158), Jardim Primavera (Rua Marques de Baependi, 593), Parque Lafaiete (Avenida Nilo Peçanha, 1.048), Parque Paulista (Avenida 31 de Março, 829), Pilar (Avenida Comendador Silva Cardoso, lote 05 quadra 08), e Xerém (Estrada de Xerém, 27).
●  Duque de Caxias sediou nesta terça-feira (23) a segunda reunião da Comissão Organizadora da 2ª Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária, que será realizada nos dias 3,4 e 5 de setembro no Rio de Janeiro, em local a ser anunciado.
●  O encontro realizado no Ciep Jornalista Sandro Moreyra, no Jardim Primavera, foi organizado pela secretaria municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento. O encontro foi dirigido pelo representante da comissão organizadora estadual Ezaquiel Siqueira que também é o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura de Magé.
●  Nesse encontro secretários de agricultura, engenheiros agrônomos e técnicos discutiram as proposta que serão levadas ao encontro preparatório que acontece no dia 13 de agosto no Ceasa-Rio. Também discutiram a indicação dos delegados que participarão da conferência estadual.
●  O município foi representado pelo subsecretário de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SMMAA) de Duque de Caxias Oswaldo Henrique, pela engenheira agrônoma Marcela Monteiro, pela veterinária Renata Briata da SMMAAA, e pela Emater/Caxias com o engenheiro agrônomo José Erivaldo. Magé, Japeri, Guapimirim, Queimados, Nova Iguaçu e Paracambi também participaram da reunião
●  Entre os presentes o supervisor Regional da Emater-RJ Wilson Nicodemos e o presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade do Rio de Janeiro, José Leonel Rocha Lima que também preside A Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro (AEARJ).
●  O volume de cheques sem fundos no primeiro semestre do ano (2,08%) manteve-se relativamente estável na comparação com o mesmo período de 2012, quando foram devolvidos 2,07% dos cheques compensados, aponta a empresa de consultoria Serasa Experian. O índice é o maior desde 2009, quando o percentual de devolução chegou a 2,3%. Em números absolutos, entre janeiro e junho de 2013, cerca de 8,6 milhões de cheques não foram compensados
●  Para os economistas da Serasa Experian, a alta decorre "do alto comprometimento da renda do consumidor com prestações e da falta de planejamento nos financiamentos e nas compras parceladas com cheques pré-datados, que são mais difíceis de renegociar". Na comparação mensal, no entanto, houve recuo de 0,21 ponto percentual entre maio (2,15%) e junho (1,94%). Também houve decréscimo em relação a junho do ano passado, quando o volume de cheques sem fundos alcançou 2,02%.
●  No acumulado do ano, a Região Norte foi a que apresentou maior volume de cheques devolvidos, com 4,46%, mais que o dobro da média nacional. As regiões Nordeste (4,10%) e Centro-Oeste (2,96%) também ficaram acima do índice médio para o Brasil. As regiões Sul (2,02%) e Sudeste (1,62%), por sua vez, registraram as menores taxas.
●  Na comparação por estado, Roraima foi o que apresentou maior volume de cheques devolvidos, com 11,16%. O ranking segue com outros estados da região Norte e Nordeste: Piauí (9,35%), Acre (9,19%) e Sergipe (9,11%). Na outra ponta da lista, com índices abaixo da média brasileira, estão: Amazonas (1,47%), São Paulo (1,48%), Rio de Janeiro (1,57%), Mato Grosso do Sul (1,61%), Santa Catarina (1,93%), Minas Gerais (1,97%), Paraná (2,06%) e Rio Grande do Sul (2,06%). (Camila Maciel/ABr)
●  A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tem a participação de 355 mil peregrinos inscritos de 175 países. O encontro, que tem a presença do papa Francisco, vai até domingo (28) na cidade do Rio.
●  Divulgados no início da tarde desta terça-feira (23) pela diretora de Inscrições, irmã Shaiene Machado, os dados mostram que os brasileiros são maioria, em um total de 220 mil pessoas. Os principais estados de origem são do Sudeste – como Minas Gerais, São Paulo e Rio –, seguidos dos da Região Sul e Nordeste, com destaque para Pernambuco, de onde se deslocaram mais peregrinos para o evento.
●  Da mesma nacionalidade do papa, vêm em seguida os argentinos (23 mil). Norte-americanos (10,8 mil), chilenos (9,2 mil) e italianos (7,7 mil) aparecem depois na lista. A Venezuela enviou 6,1 mil peregrinos.
●  Um grupo de cerca de 50 peregrinos, com muitas crianças e mochilas, embarcou num ônibus em frente á Rodoviária Novo Rio, com destino ao Jardim América, onde ficariam abrigados numa Igreja.

●  Quando foram falar com o motorista sobre seu destino, estavam na BR-O40, na altura de Jardim Primavera. O condutor do coletivo deu “um jeito” e parou na porta da Prefeitura, onde pediu ajuda. Logo os peregrinos conseguiram carros do município para leva-los ao Jardim América, Zona Norte da Capital.