quinta-feira, 14 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

IGUALDADE OU ÓDIO RACIAL?

O comportamento racista do deputado Carlos Santana (PT-RJ) ficou explícito quando o parlamentar fluminense exigiu, aos gritos, que um assessor da Comissão, que discutia o Estatuto da Igualdade Racial, fosse afastado da bancada por estar assessorando um deputado branco, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS). Para deixar claro o seu racismo, o deputado fluminense exigiu que assessor se retirasse da bancada, acrescentando que “para minha tristeza, é um negro”. O substitutivo formulado pelos líderes do “apartheid” à brasileira estabelece a exigência de cotas para negros nas escolas de todos os níveis, nas empresas privadas e no serviço público em todos os níveis de Poder.
“O Estatuto da Igualdade Racial que está sendo proposto por esse substitutivo não vai estabelecer igualdade alguma. Ao contrário, vai estabelecer um fosso em uma sociedade onde ele ainda não existe, mas que poderá existir. E nós não queremos ser parte da construção da racialização, de um país que ainda não é racializado”, firmou o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), cujo assessor o deputado Carlos Santana queria fora da Comissão. Justamente como forma de combater o racismo e o preconceito,foi excluído do Registro das Pessoas Naturais o item referente à raça. Imagine-se o caso de um cidadão que tem mãe descendente de índios, pai português e de olhos azuis, casado com uma mulher cuja mãe é filha de espanhóis, enquanto o pai é filho de libaneses. Na hora de registrar seus filhos, que raça ele deve indicar? Se seus filhos resolverem fazer uma Faculdade, como devem preencher o formulário na questão racial? Antes de se discutir a igualdade racial, temos que resolver o problema da igualdade social, um imenso fosso que separa a maioria, que vive no limbo, e uma minoria que desfruta de todos os bens que a sociedade capitalista hoje oferece. Tanto há negros na classe pobe, como nas classes médias e ricas. O caminho para a igualdade social está na Educação, com a melhoria do padrão de ensino público, mas os racistas detestam discutir o assunto, preferindo o caminho mais fácil de criar cotas. Amanhã, quando uma mulher precisar fazer o pré-natal, ela terá a opção de escolher um obstetra negro, índio, branco ou cigano?

PREFEITURA VAI À JUTIÇA
PARA FECHAR A FUNERÁRIA


Cenário chocante: restos mortais abandonados sobre as sepulturas do Cemitéri do Tanque do Anil (Foto: Edmilson Muniz/PMDC)

A Prefeitura de Duque de Caxias entrou nesta quinta-feira (14) com uma ação judicial na 4ª Vara Cível do município para quebrar o monopólio funerário na cidade e retomar a administração dos cemitérios Nossa Senhora das Graças (Tanque do Anil), Nossa Senhora de Belém (Corte 8), Nossa Senhora de Fátima (Taquara), Xerém e Pilar. Sepulturas abertas, ossadas a mostra, lixo, mato e guias de sepultamento se deteriorando foram apenas alguns problemas encontrados pela Prefeitura. Em no máximo 12 meses, ocorrerá uma nova licitação na cidade.
Com essa medida, o poder público pode autorizar os sepultamentos, fazer a manutenção dos cemitérios ou terceirizar a atividade. A venda de urnas será feita por particulares, além de outros procedimentos. Um decreto municipal, que ainda será elaborado, vai regulamentar os serviços. As guias de sepultamento, que estavam na Funerária Duque de Caxias e em local inadequado, foram retiradas das dependências da funerária. Todo o material será auditado pelo município para saber se o ISS foi recolhido
A concessão da Funerária Duque de Caxias originou-se da deliberação 1.721/71, que autorizou a abertura da concorrência para a exploração dos serviços pelo prazo de 25 anos, tendo iniciado suas atividades em agosto de 1972. No ano passado, a permissão foi rescindida e o MPE pediu a quebra do monopólio com fundamento na Lei Orgânica Municipal, baseado, respectivamente, nos artigo 61 e 62: “Cabe ao município, por si ou através de concessionária, prestar serviços funerários à população. Não será admitido o monopólio na concessão de serviços funerários”.
Segundo Zito, a livre concorrência vai fazer com que o serviço seja melhor e mais em conta. “Hoje, não há conservação nenhuma. Os túmulos estão caindo aos pedaços e os preços dos sepultamentos são elevados, além de ser um falta de respeito com os familiares que são obrigados a conviver com um cenário terrível, disse Zito.

RÁPIDAS
• Há 37 anos, a Funerária Duque de Caxias realiza os sepultamentos no município, além de ser responsável pela conservação dos cemitérios. No dia 24 de janeiro de 2008, ocorreu a rescisão da concessão de exploração. A Funerária Duque de Caxias entrou com uma antecipação de tutela na 4ª Vara Cível, buscando a manutenção do monopólio, contudo o pedido foi indeferido. A empresa entrou com novo recurso na 14ª Câmara Cível do TJ/RJ, tendo como relator o desembargador Nascimento Póvoas, que negou o agravo de instrumento, bem como o recurso extraordinário ao STJ, tendo sido o processo arquivado de forma definitiva esse ano.
• Um grande jornal carioca confirmou esta semana uma nota do blog, informando sobre os limites impostos por Lula para a entrada de Garotinho no PR. O ministro Alfredo Nascimento é o avalista do acordo em que o ex-governador se comprometeu a poupar Lula e o candidato do PT na campanha de 2010, quando enfrentará seu ex-pupilo Sérgio Cabral. Em troca, Garotinho assumirá a presidência no PR no Estado do Rio,
• Da primeira fila do Teatro Raul Cortez, o prefeito Zito e a secretária de Assistência Social e primeira-dama, Claise Maria Zito, assistiram terça-feira, (12) ao espetáculo Alvorada Revista, que lotou as dependências da casa. A peça abordou quatro comunidades carentes Grande Rio: Morro da Providência, , Morro da Serrinha e Pedra de Guaratiba, na Capital, e Jardim Gramacho, em Duque de Caias, através de uma linguagem bem-humorada, mostrando que favela não é um lugar exclusivo de bandido.
• A peça foi apresentada por jovens atores da Escola Fábrica de Spectáculo, uma ONG da Gamboa, no Rio de Janeiro. A escola forma profissionais na área de iluminação, adereço e faz a iniciação às artes cênicas. Depois de mais de duas horas de apresentação, o público aplaudiu de pé a apresentação em Duque de Caxias.
• Para Cyda Moronix, diretora artística e professora de interpretação da escola, a peça faz uma abordagem direta do tema e desmistifica a questão da favela. “Essas comunidades têm aspectos positivos e não só a violência. Existe música, dança e tradição que evidenciamos na apresentação”, explicou a diretora artística.
• A ida de Zito ao teatro foi decidida de surpresa. A Secretária Anta Jansen,
de Cultura, por exemplo, só ficou sabendo do fato na quarta-feira. Esse é um tipo de surpresa que provoca curto-circuito no Governo e não melhora a imagem de Zito.
• Na festa de aniversário, segunda-feira, a vereador Fátima Pereira, a Fatinha, surpreendeu muita gente com o número de figuras importantes que compareceram ao jantar. Entre tantos políticos com ou sem mandato, estavam o ex-prefeito de São João de Meriti, Antonio de Carvalho (foto), com a esposa e ex-deputada federal Almerinda de Carvalho.
• Uma resolução aprovada nesta semana pelo Conselho Nacional de Justiça determinou que os concursos para ingresso na magistratura, em todos os ramos do Judiciário, passem a seguir as mesmas regras e padrões. O texto levou em conta sugestões encaminhadas por cidadãos, escolas e instituições públicas.
• “Havia falta de uniformidade nas normas – cada tribunal tem a sua norma, os seus critérios. Também surgiu da preocupação com algumas diretrizes, como terceirização em demasia das provas do concurso”, afirmou o conselheiro João Oreste Dalazen.
• Os concursos serão feitos agora em cinco etapas, com quatro tipos de provas: uma seletiva, duas escritas (uma discursiva e outra prática de sentença) e provas oral e de títulos. A última etapa compreenderá ainda uma sindicância de vida pregressa e funcional do candidato, além de exames de sanidade física e mental e psicotécnico.
• A resolução do CNJ estabeleceu também que empresas terceirizadas só poderão ser contratadas para execução da prova objetiva. Os recursos serão admitidos em todas as etapas, com exceção da prova oral. Os portadores de deficiência terão direito à reserva mínima de 5% das vagas.
• O Ministério Público Federal entrou com recurso no Tribunal Regional Federal da 2a Região (TRF2) pedindo a paralisação imediata das obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), da Petrobrás, no município de Itaboraí, na região metropolitana. O motivo alegado são supostas irregularidades no licenciamento ambiental da obra, feito pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea), mas que deveria ter sido de responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), segundo o MPF.
• Para o procurador da República Lauro Coelho Júnior, autor do recurso, são três os aspectos irregulares do processo: fracionamento da avaliação dos impactos ambientais, inexistência de avaliação ambiental integrada e concessão apressada da licença de instalação. “O licenciamento apresentou algumas falhas. No entender do MPF, a competência é do Ibama, em razão da abrangência dos impactos. Também o fracionamento dos impactos prejudica a avaliação segura e a concessão da licença de instalação feita de forma muito apressada, dois dias apenas depois da licença prévia”, listou o procurador.
• O procurador da República ressaltou que o objetivo não é prejudicar a construção do Comperj, mas apenas garantir a proteção ao meio ambiente. “De forma alguma o Ministério Público é contra a implantação do Comperj. O que se busca é justamente que o impacto ambiental seja avaliado de maneira adequada e que sejam os menores possíveis”, disse Coelho Júnior.
• O Comperj está recebendo investimentos de US$ 8,5 bilhões, com objetivo de processar 150 mil barris diários de petróleo pesado extraído da Bacia de Campos, na produção de matéria-prima para o setor petroquímico, a partir de 2012.
• O pólo, segundo a Petrobrás, modificará a estrutura da petroquímica brasileira e reduzirá a dependência do setor externo por insumos básicos. Em sua primeira fase, serão produzidos apenas os itens de primeira geração (óleo diesel, eteno, propeno, benzeno, paraxileno e butadieno). Na segunda fase, entrarão os produtos de segunda geração, como o polietileno, polipropileno, PET, PTA, etilenoglicol e estireno, em sua maioria produtos voltados para a indústria do setor de plásticos.
• A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (16), das 9h às 16h, no auditório da Universidade Unigranrio (Rua Professor José de Souza nº 1.216, bairro 25 de Agosto), oficina para cerca de 300 profissionais do Programa Saúde da Família (PSF).
• Participarão da oficina médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares, técnicos de enfermagem e gestores da área de saúde. O encontro tem como objetivo discutir o PSF na cidade, fazer uma retrospectiva de sua atuação e ressaltar pontos positivos e negativos, visando a sua melhora.
• O coordenador de atenção básica, Jorge Albuquerque Nunes, fará a apresentação do Programa Saúde da Família. Ele destacará as ações, atividades realizadas e projetos em andamento. Haverá também discussão do processo de trabalho do programa, condições de fixação do medico e regionalização do sistema de referência e contrarreferência. Na parte da tarde, acontecerão as oficinas de debate: suporte farmacêutico, processo de trabalho, o papel do controle social no PSF, etc.
• Duque de Caxias foi o grande destaque da 12ª Olimpíada da Baixada, que aconteceu no sábado (9), na Vila Olímpica da cidade. O município venceu todas as provas de atletismo e lidera a competição com 128 pontos, com Nova Iguaçu em segundo lugar com 118.
• A competição reuniu os quatro prefeitos da Baixada, José Camilo Zito, Duque de Caxias, Lindberg Farias, Nova Iguaçu, Sandro Matos, São João de Meriti, e Sérgio Sessim, Nilópolis. A abertura do evento ficou por conta por do prefeito anfitrião, Zito.
• O atletismo deu a principal conquista a Duque de Caxias. Eles ficaram com o ouro nas quatro modalidades em disputa: salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e revezamento 4 x 100. No futsal sub-20 masculino, Mesquita foi quem levou a melhor.

TIETAGEM OU TRAIÇÃO POLÍTICA ?

No sábado, durante a competição de atletismo dos da 12é Olimpíada da Baixada, que reuniu estudantes de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis, o centro das atenções não eram os atletas que se desdobravam na pista para alcançarem os melhores índices, mas um longo papo entre o tucano Zito, acompanhado da esposa, Claise Maria, e o petista Lindiberg Farias. Como seus partidos terão candidatos diferentes, a cena pode ser vista como uma tietagem explícita entre os dois prefeitos, ou uma ameaça de traição política nas eleições de 2010, Afinal, Zito é presidente do PSDB fluminense, que deverá apoiar José Serra ou Aécio Neves, enquanto Lindberg Farias tenta impor a sua candidatura pelo PT, contrariando as intenções de Lua, que prefere o turista Sérgio Cabral.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

BANCOS USAM CARTÓRIOS FORA
DO RIO PARA BAIXAR CUSTAS
A propósito da denúncia de que o Governo do Estado aluga carros emplacados em Minas Gerais, incentivando a sonegação de impostos (ISS e IPVA), um conhecido advogado adverte que Sérgio Cabral também utiliza esse ardil na locação de carros para a Cedae, geralmente emplacados no Paraná. Ele diz que o governador está fazendo escola em matéria de sonegação, pois os escritórios de advocacias que trabalham para bancos e financeiras na execução de dívidas na compra de carros, utilizam um truque semelhante ao fazerem a notificação do cliente inadimplente. A maioria dos escritórios de advocacia do Rio está fazendo as notificações através de Cartórios de outros Estados, principalmente Goiás, cujas custas são menores. Ao receber a notificação, o devedor teria que se deslocar até o Cartório escolhido pelos advogados do banco ou da financeira para entrar com recurso ou contestar a citação. Segundo o denunciante, a utilização de um Cartório longe do domicílio do devedor, embora não seja ilegal, é um subterfúgio para dificultar a defesa do inadimplente. Em sua opinião, o Tribunal de Justiça precisa disciplinar o uso e o abuso desse estratagema, que o advogado vê como um meio do credor, em situação econômica privilegiada, pressionar o devedor a quitar a dívida sem maiores discussões. E o que faz a Associação dos Notários, que visa defender os interesses dos donos de Cartórios, diante de tal situação?

PARCERIA ESTADO-PREFEITURA
FRACASSA NA RIO-PETRÓPOLIS

Iniciada no Governo Rosinha Garotinho e anunciada como uma parceria entre o Estado e a Prefeitura, as obras de reforma e duplicação da antiga Estrada Rio-Petrópolis, atual Governador Leonel Brizola, que liga o Centro a Campos Elíseos, continuam se arrastando, deixando pelo caminho buracos e valas, o que irrita motoristas e passageiros dos veículos obrigados a transitar pela primeira estrada em cimento asfalto do País, construída em menos de dois anos pelo Presidente Washington Luis. A lentidão das obras demonstra que a parceria Estado-Prefeitura, anunciada no Governo Washington Luis, foi uma fracasso. Nem nos trechos em que as providências burocráticas dependem só da Prefeitura, como o realinhamento de redes de água, esgotos, eletricidade e telefonia, estão sendo adotadas em tempo. Entre a entrada da Av. Darcy Vargas e a estação ferroviária de Gramacho, por exemplo, onde os imóveis obedeceram o alinhamento estabelecido pelo extinto DNER, os postes continuam no meio da pista (foto), o que, além de risco de acidentes, provocam engarrafamentos. A mesma situação se repete em frente ao Cemitério do Corte Oito, onde a antiga Fábrica de Tecidos foi demolida, mas a pista não foi duplicada.

RÁPIDAS
• A Secretária Ana Jansen dá nesta quinta-feira (14), às 16 horas, uma entrevista coletiva para anunciar os projetos na área cultural de Duque de Caxias, inclusive sobre a mudança da sua Secaretaria para o antigo Mercado Popular, em frente à Biblioteca Leonel Brizola. A coletiva será na atual sede, no 4º andar do prédio da Praça Roberto Silveira. Deverá ser não só a primeira coletiva, mas a última na atual sede da Secretaria.
• Termina nesta quinta (14) a 1º Semana de Enfermagem de Duque de
Caxias, no Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, que começou na terça, quando 11 profissionais da área foram agraciados com Moção de Aplauso concedias pela Câmara. Segundo o presidente Mazinho (foto), essa foi a forma que o Legislativo encontrou para homenagear esses profissionais, que se dedicam a minorar o sofrimento dos pacientes.
• Já o secretário municipal de Saúde, Danilo Gomes, enalteceu a categoria. “Nós, que somos médicos, sabemos da importância da enfermagem dentro de um hospital. É a enfermagem que dá sustentação e conduz a gestão de um hospital. Tivemos sérias dificuldades quando assumimos a administração: falta de profissionais, falta de motivação, várias unidades sem enfermagem, mas aos poucos, com a ajuda de vocês, estamos reorganizando a casa. Agradeço a todos pelo empenho e dedicação”, comentou o secretário.
• Os profissionais de Educação prometem parar Duque de Caxias nesta quinta-feira, em preparação para a assembléia de amanhã, no Clube dos Quinhentos, quando irão avaliar o movimento grevista que começou na terça, com uma grande passeata. A concentração será na Praça Roberto Silveira e o trânsito, mais uma vez, dará um nó. O magistério não aceita os 5% de reajuste proposto pelo prefeito e quer, pelo menos, 10%, além da incorporação de 25% da gratificação do FUNDEB.
• Consultado pelo blog, uma advogado especializado em legislação eleitoral garante que é muito pequena a possibilidade de algum dos 21 eleitos em 2008 perder a cadeira para um suplente.
• A chamada PEC dos Vereadores prevê, inclusive, o pagamento de atrasados, isto é, no momento em que assumir a vaga, os atuais suplentes terão direito a subsídios a contar de 1º de janeiro.
• Pelo visto, o PSB vai desembarcar do Governo Municipal sem atingir a prometida meta de 40 “Lan House” instaladas no município, com oferta de banda larga gratuita. O número redondo não foi uma questão astrológica, mas devidamente pensada para vincular o projeto ao partido (40), que hoje vive em permanente crise, sem saber que rumo tomar nas eleições de 2010.
• Enquanto o deputado Ciro Gomes insiste na tese de que o Governo Lula deve apostar em duas candidaturas – Dilma e uma segunda, comprometida com o projeto de Poder do PT – um outro grupo teme perder espaço numa possível vitória de Dilma se arriscar um “azarão”, que hoje tem nome e sobrenome: Ciro Gomes.
• Desde 1997 os contratos firmados pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro, antiga Fesp, não são analisados pelo Tribunal de Contas do Estado, como termina a lei. A denúncia foi feita pela deputada Cidinha Campos (PDT), presidente da CPI do TCE, criada para investigar as denúncias de corrupção contra conselheiros do TCE-RJ já indiciados pela Polícia Federal.
• Com a apuração da CPI, outra informação foi trazida pela parlamentar para tentar justificar os 12 anos de contratos da Ceperj sem análise. “A fundação é presidida por Cláudio Roberto Mendonça, que é casado com Carolina Graciosa da Fonseca, sobrinha do conselheiro José Gomes Graciosa. Seria coincidência?”, questionou Cidinha.
• A pedetista acrescentou que os pais de Carolina já conseguiram, antes mesmo de serem convocados, liminares para não ir depor na CPI. “A Fesp é uma das instituições que mais presta concursos públicos no estado. Como o TCE-RJ ignora seus contratos por tanto tempo?”, queixou-se a presidente da comissão.
• A CPI ouviu o presidente do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Público e Privado (IPDEP), Mário Victor Goulart – instituição que já realizou concursos públicos para 27 municípios do estado. De acordo com uma denúncia recebida pela comissão, para regularizar contas de São João da Barra, a prefeitura teria contratado o IPDEP por R$ 300 mil, para que a instituição mediasse a entrega deste mesmo valor ao deputado José Nader (PTB), e, consequentemente, ao pai dele, o conselheiro José Leite Nader. Goulart garantiu que recebeu apenas R$ 225 mil e que possui comprovantes de que o pagamento foi feito em decorrência do serviço prestado pelo instituto.
• Outro tema levantado pela CPI foram as fraudes em concursos públicos, já que a comissão investiga cerca de três pessoas que não teriam feito provas, mas estariam trabalhando como funcionários em determinadas prefeituras. Goulart confirmou que as fraudes existem e que já foi alvo delas.
• “O IPDEP entrega os resultados para que as prefeituras divulguem e uma vez, por acaso, vimos uma publicação com nota 9,5, quando os números só poderiam ser inteiros. Buscamos o Diário Oficial e vimos que 100% dos resultados tinham sido alterados, neste caso, pela Prefeitura de Guapimirim. Denunciamos ao Ministério Público e o concurso foi cancelado”, contou Goulart, lembrando que, a partir de então, o IPDEP registra todos os resultados em cartório, enviando cópia ao MP.
• Detalhe: o concurso para a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, realizado em 2007, foi organizado pelo IPDEP.

O OLHO DO DONO Certamente escaldado com o desastre em que se transformou a duplicação da antiga Rio-Petrópolis, o deputado Alexandre Cardoso, atual Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, tem feito visitas freqüentes às obras de transformação do antigo Fórum, na praça Roberto Silveira, no Museu da Vida. Ainda na útima segunda-feira, Alexandre Cardoso esteve no canteiro de obras, cobrando maior rapidez, pois precisa inaugurar o Museu antes das eleições de 2010, quando ele tentará uma nova reeleição, tendo pela frente a concorrência de outros candidatos, como Andréia Zito, Washington Reis e Samuquinha.

terça-feira, 12 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

PROFESSORES EM GREVE
QUEREM 10% DE AUMENTO
Denunciando que o prefeito concedeu aumento de 100% para os cargos em comissão, ocupados apenas por amigos e correligionários do alcaide, os professores da rede municipal de Duque de Caxias decidiram cruzar os braços por 72 horas. Depois de uma assembléia no Clube dos Quinhentos, onde se reuniram cerca de dois mil professores na manhã desta terça-feira (12), os profissionais de educação do município decidiram recusar o aumento de 5% oferecido por Zito. A partir dessa decisão, promoveram uma passeata percorrendo ruas e avenidas, provocando um engarrafamento que parou o centro da cidade. Durante a assembléia, os professores aprovaram uma contra-proposta, reivindicando 10% de reajuste, extensivo a todas os servidores ativos, inativos e pensionistas, retroativo a 1º de maio, data base dos servidores, além da incorporação de 25% da gratificação do FUNDEB e calendário dos outros 75% de de gratificações hoje existentes no contracheque da categoria para os próximos três anos. Para esta quarta-feira, está prevista uma vigília na Câmara. Na quinta, será realizada uma nova passeata, com concentração na Praça Roberto Silveira, em frente à Secretaria de Fazenda do município. Na sexta, será realizada uma nova Assembléia da categoria no Clube dos Quinhentos para tomar conhecimento da resposta do prefeito e decidir os rumos do movimento.

HOSPITAL INFANTIL REFORMA
E REABRE CENTRO CIRÚRGICO

Depois de quatro anos em obras, o Centro Cirúrgico do Hospital Infantil Ismélia da Silveira voltou a funcionar. Em março, o centro cirúrgico foi entregue à população para a realização de cirurgias de baixa complexidade: hérnia, fimose, orelha de abano, freio de língua, entre outras operações. Caso haja uma epidemia de dengue, os profissionais do hospital já foram treinados para receber as crianças e tratar os casos. O serviço odontológico também foi implantado no Ismélia. Inteiramente construído e inaugurado no primeiro Governo Moacyr do Carmo, no final dos anos 60, o Ismélia da Silveira é o único hospital infantil público da Baixada Fluminense, possuindo emergência 24 horas, ambulatório com capacidade para atender 800 pacientes/dia, além de dispor de 15 leitos para internação. A diretora do Hospital, Márcia Caputto, infirmou que a unidade será um modelo de atendimento em saúde infantil. “Atendemos todos os tipos de especialidades pediátricas. E agora, com a reabertura do centro cirúrgico, teremos um atendimento completo”, disse Márcia.
O Hospital Infantil, localizado à Av. Governador Leonel Brizola, próximo à Linha Vermelha, também atende a crianças de Zero a 12 anos do subúrbio do Rio e dos municípios vizinhos, oferecendo atendimentos em emergência pediátrica 24h, serviço de pronto atendimento e ambulatorial, neurologia, cardiologia, pneumologia, pólo de asma, oftalmologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, ortopedia, psiquiatria, dermatologia, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, DST, gastroenterologia, homeopatia e agora cirurgia geral (Foto: George Fant/PMDC).

RÁPIDAS

• Motoristas de Duque de Caxias enfrentaram na manhã desta terça-feira (12) um engarrafamento que parou as avenidas Brigadeiro Lima e Silva, Presidente Vargas e Governador Leonel Brizola, antiga Presidente Kenedy, por várias horas. Ao contrário do engarrafamento de sexta-feira, por conta de um atropelamento na Rua Paulo Lins, desta vez o motivo foi a passeata promovida pelos profissionais da educação, que não aceitam os 5% oferecidos pelo prefeito, que concedeu 100% de aumento em janeiro para os cargos em comissão, inclusive de direção de escolas.
• A festa de aniversário da jornalista e líder do Governo na Câmara, Fátima Pereira, a popular Fatinha, na noite desta segunda-feira, deixou muito político veterano preocupado com os próximos passos da “baixinha” do Bom Retiro.
• Ela fechou uma churrascaria da Rodovia Washington Luis para reunir familiares, amigos e uma eclética platéia de políticos com mandato, que foram, respeitosamente, beijar a mão da vereadora que saiu do da periferia para ensinar aos marmanjos como se faz Política.
• Lá estiveram, entre outros, o ex-prefeito de São João de Meriti, Antonio de Carvalho com a esposa, a ex-deputada federal Almerinda de Carvalho, os deputados estaduais Marcos Figueiredo e Paulo Ramos, líder do PDT na Alerj, os secretários de Meio Ambiente, Samuel Maia, e de Desenvolvimento Econômico, Antonio Borges, o presidente da Câmara, Mazinho.
• A única ausência digna de registro foi do prefeito. Aliás, Mazinho foi representando Zito, chamado ao Rio para gravar, como presidente do Partido no Estado do Rio, o programa do PSDB para o horário político em rádio e TV.
• A mesa em que a Imprensa se reuniu, comandada pelo decano Carlos Bezerra, era um espetáculo à parte, pois havia representantes de diversos veículos da Baixada, o que revela o bom relacionamento da vereadora do Bom Retiro com os coleguinhas que continuam na luta pela notícia fresquinha e de primeira.
• Fatinha chegou às lágrimas quando recebeu o presente dos seus filhos e netos: um vídeo contando toda a sua trajetória, desde quando foi adotada por um casal vizinho de sua mãe, toda a sua infância e adolescência e o seu sonho de fazer uma Faculdade. Ela foi além e fez duas, jornalismo e administração de empresas.
• Pelo menos dois ex-assessores de Zito, que davam as cartas no segundo Governo, estão reclamando, e muito, da volta do Dr. Jayme Baptista Vieira, que já assumiu a Secretaria Especial com plenos poderes para adotar as providências necessárias para agilizar a máquina da Prefeitura. Diante da saraivada de críticas que vem recebendo, inclusive de amigos de outras eras, Zito resolveu impor a sua marca, entregando o timão da sua nau capitânea ao Comandante Vieira.
• Também tem Secretário reclamando pelos cantos de que “o Dr. Jayme vai controlar o Governo”, a principal razão da sua volta. Afinal, em time que está ganhando não se mexe. Em compensação, quando o time não rende o esperado, está na hora de fazer mudanças no elenco. Pelo visto, tem muita gente preparando as gavetas para desembarcar do Governo antes do final do mês.
• A Assembleia Legislativa do Rio aprovou projeto do deputado Dica (PMDB), que reduz de três para dois anos o prazo de transferência de propriedade de veículos adquiridos por policiais e bombeiros com isenção de impostos. A proposta altera lei de sua autoria, que criou o benefício e, inicialmente, previa o prazo de cinco anos, posteriormente reduzido para três.
• A intenção do deputado da Prainha é igualar a norma em vigor a benefício semelhante oferecido aos taxistas, que têm o prazo de dois anos para transferir o veículo. “Meu objetivo com esta proposta é igualar o benefício concedido aos policiais civis, militares e bombeiros militares ao que já é ofertado aos taxistas, que precisam aguardar dois anos para vender o veículo”, esclarece.
• A Petrobrás terá que pagar R$ 9 mil a título de dano moral a uma família vítima de um vazamento de pó branco da Reduc, ocorrido em julho de 2001. A decisão é da 15ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, que reformou sentença da 1ª Vara Cível de Duque de Caxias (Processo Nº 2008.001.53380)
• Angélica de Oliveira e seu filho, João Marcelo Dias, moradores de Campos Elíseos, Segundo Distrito de Duque de Caxias, sede da Reduc, foram atingida pelo produto químico denominado alumínio silicato de sódio. Desde o acidente, João foi internado e teve que fazer tratamento de fisioterapia respiratória e Angélica, por sua vez, deixou de trabalhar por mais de três anos, para cuidar do filho.
• Na 1ª instância, a Petrobrás havia sido condenada a pagar R$ 1 mil a Angélica e de R$ 2 mil a João Marcelo, a fim de compensar os danos morais suportados por eles. Os desembargadores da 15ª Câmara Cível entenderam que a sentença não avaliou adequadamente o caso e aumentaram para R$ 7 mil a indenização da mãe, mas mantiveram a do filho, totalizando R$ 9 mil.
• Segundo o relator do processo, desembargador Leandro Ribeiro, para fixar o valor da verba indenizatória, é necessário levar em conta “a reprovabilidade do ato causador do dano e o caráter punitivo da reparação, o qual deve ser suficiente para dissuadi-lo de igual e novo descuido”. Ele também disse que a indenização por dano moral deve tentar amenizar o constrangimento experimentado, “vez que o reparo total é impossível”.

RESTAURANTE DA ROSINHA
VIRA ABRIGO PARA SEM TETO

Fechado por tempo indeterminado pelo Governo do Estado, a pretexto de realizar obras no local, o Restaurante Popular, construído e inaugurado por Garotinho em frente ao Shopping Center, no centro de Duque de Caxias, agora serve de abrigo para os sem teto. Segundo denúncias recebidas pelo blog, o fechamento do “Restaurante da Rosinha”, como é popularmente conhecido o local, é resultado da decisão do governador Sérgio Cabral de transferir a manutenção do projeto para o Governo Federal, sob a alegação de que o Estado teve perda de arrecadação com a decisão de Lula de reduzir o IPI de carros, motos, geladeiras e fogões. Cerca de três mil pessoas almoçavam no restaurante todos os dias, pagando apenas R$ 1 real, pois o custo era bancado pelo governo estadual com recursos do SUS, o que foi proibido pelo Tribunal de Conas da União.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

GAROTINHO JUSTIFICA UMA
POSSÍVEL SAÍDA DO PMDB
Sema passada em seu blog, o ex-governador Anthony Garotinho resolveu esclarecer a sua saída do PMDB e a ida para o PR. Pela importância do tema na vida política do Rio de Janeiro, transcrevemos
as explicações do responsável pela eleição de Sérgio Cabral em 2006:
“Conforme prometi quero esclarecer aos leitores do blog, que a conversa com o PR faz parte de uma rodada que estou fazendo com diversos partidos para analisar o quadro sucessório e político-administrativo do Rio de Janeiro. Também já almocei recentemente com o prefeito de Duque de Caxias, Zito (presidente estadual do PSDB) e lideranças de outros partidos. Não há nenhuma decisão definitiva de minha parte, quanto a permanecer ou deixar o PMDB, mas confesso que a conversa com o PR foi a mais esclarecedora de todas, e caso eu venha a decidir por minha candidatura ao governo do Estado poderá ser minha opção partidária. Quanto à pesquisa divulgada no ex-blog de Cesar Maia feita pelo instituto GPP, no último final de semana com 1.500 eleitores de todo o estado e que me coloca em 1º lugar empatado com Sérgio Cabral e com Gabeira ou Cesar Maia, ela oferece alguns elementos de análise, mas não pode servir de base para nenhum tipo de avaliação do quadro eleitoral atual.
O motivo é simples: só há um candidato colocado, que é Sérgio Cabral, que vai tentar a reeleição. Todas as outras candidaturas são apenas possibilidades. Ou seja: nessa altura do jogo político a intenção de voto do atual governador deveria ser muito maior. Quando as demais candidaturas forem realmente colocadas à população, a tendência é que elas cresçam e tirem votos que hoje estão indo para o governador porque é o único nome colocado efetivamente ao eleitor. Portanto a situação do governador é bastante desconfortável. A continuar o ritmo de queda e aumento de sua rejeição, pelo que conheço do senhor Sérgio Cabral é bem provável que até desista de disputar a eleição. Obrigado aos 26% de eleitores, que mesmo sem ter ainda definido a minha candidatura já declaram seu voto espontaneamente a mim, com a certeza que se voltar ao governo do Estado farei um governo voltado para a justiça social e o desenvolvimento econômico, que sempre foram minhas marcas.

PREFEITURA EMBARGOU OBRA DO
IRMÃO DE EX-PREFEITO EM XERÉM

O desmatamento em uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento e conservação ambiental de Duque de Caxias, a Reserva Biológica do Tinguá, está sendo combatida pela Secretaria de Meio Ambiente. Após fiscalização no local, uma equipe da secretaria constatou a supressão de vegetação, remoção de terra e despejo de materiais abandonados, como sobras de construções, que estão sendo despejados de maneira irregular em um terreno na Estrada do Garrão, Xerém.
O proprietário do imóvel, Gutemberg Reis, um dos irmãos do ex-prefeito Washington Reis, foi notificado pela Prefeitura em 17 de março, por não ter autorização do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para fazer qualquer intervenção no local. Como o empresário não atendeu à intimação e prosseguiu com as obras, o caso foi encaminhado à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que constatou a derrubada de espécies da Mata Atlântica, que abriu Inquérito para apurar os possíveis crimes cometidos pelo irmão do ex-prefeito. O terreno desmatado pertence ao Governo Federal e integra a área de proteção ambiental da Reserva de Tinguá, que inclui Xerém.

RÁPIDAS

• Garotinho repercutiu em seu blog a denúncia deste blog sobre o fechamento do Restaurante Popular, em frente ao Shopping Center, que atendia a uma média de três mil pessoas de segunda a sexta-feira. Embora não seja a solução definitiva para o problema da fome, o restaurante era um primeiro passo, que poderia levar a outros programas sociais mais abrangentes.
• Não é à toa que o Palácio do Planalto, um dia sim e o outro também, envia sinais de preocupação com o futuro político de Sérgio Cabral. O que interessa a Lula é menos o governador do Rio de Janeiro e mais a possibilidade de palanques por todo o estado para ajudar a eleição de Dilma Roussef.
• Enquanto isso, o prefeito Lindberg Farias ganha espaço na mídia na sua luta para convencer a direção partidária de que o PT precisa e deve ter candidato próprio no Estado do Rio. E tem muita gente influente no Partido dos Trabalhadores que, pelos motivos mais diversos, comungam com as idéias do ex-Cara Pintada.
• Resta saber se o Diretório Regional do PT vai resistir à ofensiva do Presidente Lula e do diretório nacional, onde Ricardo Berzoini já deu um “chega p’rá lá” no Ministro Tarso Genro sobre a sucessão no Rio Grande do Sul. Por aqui, Lindberg Farias pode representar o triste papel de coadjuvante da reeleição de Sérgio Cabral, repetindo o que ocorreu nas eleições de Garotinho e de Rosinha, quando o PT entrou na campanha como “vaquinha de presépio” e sacrificou a carreira da ex-senadora Benedita da Silva.
• Será que Garotinho tinha razão ao taxar o PT de partido das “boquinhas”?
• O presidente da CPI das Milícias, que investigou os crimes envolvendo grupos de milícias, deputado Marcelo Freixo (Psol), participou ontem do seminário “Crime Organizado”, que será realizado na próxima semana, de hoje (11) até quinta-feira, na Escola de Magistratura do Estado do Rio (Emerj).

• O evento, organizado pela Secretaria de Segurança, pelo Tribunal de Justiça e a Alerj, reúne pela primeira vez na história do Rio de Janeiro, as autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes de países como Itália, Colômbia e México.
• “As organizações do crime aparecem quando há um vazio no poder público. A procura por centros sociais coordenados por milicianos, que oferecem serviços médicos, psicológicos e até academias de ginásticas, é fruto dessa ausência. Um seminário como esse é fundamental. É uma grande oportunidade de reunirmos os três poderes para, juntos, nos prepararmos ainda melhor para desmontar essas quadrilhas”, comentou Freixo.
• Termina nesta quarta (13) o prazo para inscrições no projeto Painel Cultural da Baixada: DO SÉCULO XX AOS DIAS DE HOJE, iniciativa da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias com o objetivo de atrair estudantes, a partir dos 16 anos, para uma reflexão cultural sobre a Baixada. O Curso terá duração de um mês com direito a certificado de participação. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no 4º andar do Legislativo, na Rua Paulo Lins. Mais informações: 2784-6924
• Como defensor público de carreira, o deputado Paulo Ramos, presidente da Comissão de Trabalho da Alerj, denunciou que a substituição dos funcionários demitidos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o 192, por bombeiros é inconstitucional. Para o deputado pedetista, “não é atribuição do Corpo de Bombeiros a administração, gestão e aplicação da saúde continuada para a população”.
• Esse desvio de função é prejudicial até mesmo para os profissionais do fogo. “Todos nós sabemos da importância dos concursos públicos, mas mesmo isso não pode justificar essa demissão em massa dos funcionários do SAMU”, comentou o parlamentar.
• Em novembro de 2008, 1.500 funcionários contratados pelo SAMU foram demitidos, de acordo com o Governo estadual, para mudar o Plano de Gestão de Saúde Continuada à População. Para o lugar desses servidores foi realizado um concurso público para a formação de médicos-bombeiros, que exerceriam a função dos antigos servidores do “192”.
• A polícia descobriu um desmanche de veículos no bairro Jardim Metrópole, em São João de Meriti, na manhã desta segunda-feira (11). Durante a operação, denominada “Meriti Segura”, os agentes prenderam em flagrante o responsável pelo desmanche, Mauricio Crevisan da Silva, conhecido como “Lumbriga”.
• Da ação participaram policiais da 64ª DP (Vilar dos Teles) e no local foram encontrados veículos sem chassi, motores de diversos carros e kits gás, entre outras peças. Segundo os agentes, dois dos motores encontrados constam no sistema da polícia como de veículos roubados em abril deste ano. O criminoso foi autuado pelo crime de receptação dolosa.


PROTESTO NA ALERJ CONDENA A
VIOLÊNCIA NO RIO DE JANEIRO
As escadarias do Palácio Tiradentes, sede da Assembléia Legislativa, no centro do Rio, foram cobertas, na manhã desta segunda-feira (11) por 17 mil pedras brancas colocadas sobre pó vermelho. O ato, chamado Cidadania Apedrejada, é mais um protesto realizado pela organização não governamental Rio de Paz, que usou as pedras para simbolizar o número de mortes violentas no estado nos últimos dois anos e quatro meses. De acordo com o presidente do Movimento Rio de Paz, Antônio Carlos Costa, mais de 2,2 mil pessoas foram assassinadas este ano, com uma média de 500 homicídios dolosos por mês. De acordo com dados oficiais, cerca de 2,5 mil pessoas morreram em confronto com a polícia nos últimos dois anos, enquanto 58 policiais foram mortos em serviço no período. Segundo Costa, os números mostram que a política de segurança pública atual é ineficaz.
“Não somos contra o confronto. Não achamos que a miséria justifica atos de barbárie. Contudo, acreditamos que não há necessidade de usar a força quando se pode usar a cabeça, de invadir quando não há intenção de ocupar. Queremos que a lei seja cumprida e que o valor incalculável da vida humana seja respeitado.”
Os pais do jovem William de Souza Marins, de 20 anos, morto após ser atingido na cabeça por um tiro disparado por policiais, em Bangu, zona oeste do Rio, participaram da manifestação. “Os policiais que assassinaram meu filho, que era músico de uma banda evangélica e inocente, ainda não foram punidos pelo crime. Já faz mais de um ano e nada foi feito. Queremos justiça e o fim da impunidade”, disse o pai do rapaz, Jaldenir Mataruna Marins.Outro objetivo do movimento é coletar assinaturas dos deputados estaduais para exigir do governo do estado mais transparência nas políticas de segurança pública referentes à redução do número de homicídios e mais diálogo com representantes da sociedade civil. A manifestação vai até as 19h, quando os integrantes da ONG e parentes de vítimas acenderão velas e ficarão em silêncio durante cinco minutos. (Foto: Erica Teixeira/Alerj)

domingo, 10 de maio de 2009

BAIXADA URGENTE

SAMUQUINHA SONHA EM
SER DEPUTADO FEDERAL
Reeleito em 2008 com mais de 11 mil votos, o vereador Samuquinha (PMDB) está balançado com a possibilidade de ser candidato a deputado federal em 2010. Além de figuras de destaque do partido, o filho do saudoso Samuel Correa conta com o apoio dos nove vereadores que o quer
iam na Presidência da Câmara, para a qual só desistiu na undécima hora, quando um dos vereadores comprometidos em elegê-lo cedeu às pressões de Zito e mudou seu voto. Para não perder por 11 x 10. Samuquinha preferiu desistir da candidatura e apoiar Mazinho, que acabou eleito por unanimidade. Samuquinha sabe que enfrentará muitas barreiras, a começar pelo embate direto com Washington Reis, o atual Subsecretário de Obras do Estado, que conta com a simpatia e o apoio do governador Sérgio Cabral. A rejeição das contas do ex-prefeito, no entanto, será uma pedra ainda maior para Washington Reis, pois se tornou inelegível em função da decisão da Câmara, que recusou as contas por 12 x 0. Como o Brasil é o país campeão da impunidade, há chances do ex-prefeito se candidatar amparado em medida liminar do TSE ou do STF. A luta para garantir a candidatura nos tribunais irá atrapalhar as composições partidárias e o desempenho do ex-prefeito nas urnas. E o PMDB marcha para ser um Partido no Governo em 2011, qualquer que seja o desfecho da disputa presidencial, pois nenhum Presidente da Republica governará este País sem o apoio fisiológico do maior partido pós-Ditadura. E, para continuar no Governo, o PMDB precisa manter a maior bancada na Câmara e no Senado. Como afirma o filósofo paulistano Paulo Maluf, em Política vale tudo! Só não vale perder!

GOVERNO VAI PUBLICAR
DESPESAS NA INTERNET


Só depende da assinatura do Presidente Lula a lei aprovada pelo Congresso, que obriga o Poder Público a publicar na internet todas as despesas. A exigência inclui o Poder Executivo (presidente, governadores e prefeitos), o Legislativo (C
âmara, Senado, Assembléias Legislativa e Câmaras de Vereadores) e Judiciário (Juízes, Tribunais de Justiça e Tribunais Superiores). Como a divulgação será “on-line” e sem senha de acesso, será possível qualquer cidadão acompanhar diariamente o que nossos governantes fazem com nosso dinheiro, inclusive a compra de lençóis de linho egípcio para Lula, os charutos do Sarney e a carne do churrasco para a casa do Michel Temer.
Duque de Caxias, por exemplo, um município com cerca de um milhão de habitantes e arrecadação de mais de R$ 1,24 bilhão, não divulga seus atos em diário oficial, que possa ser comprado em bancas de jornal, limitando-se a editar um Boletim Oficial sem periodicidade determinada, sem direção responsável e feito em gráficas amigas. O resultado é que, caso precise recorrer à Justiça para discutir seus direitos violados por atos oficiais, o contribuinte precisa obter, primeiro, uma cópia autenticada do “Boletim Oficial” que publicou o ato ou a lei objeto de contestação judicial. Já estamos em maio e será difícil encontrar na Prefeitura um setor que disponha da Lei Orçamentária para 2009. Nem os gabinetes dos vereadores têm esse boletim, que é feito sob encomenda e com numero reduzidos de exemplares.
Na presente situação, até funcionários aposentados, que precisem comprovar sua situação funcional para efeito de liberação do PIS-PASEP, precisam passar pela burocracia para autenticar a publicação da portaria de aposentadoria. Com a publicação diária das despesas da Câmara e da Prefeitura, o cidadão poderá, com apenas um click, ver o que está sendo feito com seu dinheiro. Até quem não tem computador em casa poderá acompanhar o desempenho do Governo, bastando para tanto ir a uma “Lan House” perto de sua casa. Como diz aquela propaganda da Caxias, facinho, facinho!

RÁPIDAS
• Na reunião do secretariado desta segunda-feira, a estrela do encontro será, certamente, o Dr. Jayme Baptista Vieira, que assumiu a Secretaria Especial. Centralizador, mas eficiente, Dr. Jayme tem a figura de um Primeiro Ministro, com poderes para mediar conflitos e negociar parcerias entre os diversos secretários, como já fez no primeiro Governo Zito.
• Uma das principais características do novo Secretário Especial, egresso da Secretaria de Fazenda do Estado, é o controle estrito das finanças, motivo de seguidos atritos com outros secretários considerados gastadores. Se puder fazer o papel de pião entre as diversas secretarias, dando mais agilidade à administração, já terá sido de grande valia ao Governo a sua re-inclusão.
• O problema mais difícil será administrar as vaidades e os planos pessoais de cada secretário, que se considera donatário de um pedaço do Governo, quando eles apenas fazem parte de uma máquina, que precisa trabalhar sem atritos, ruídos ou solavancos, E bem lubrificada!
• Outra vantagem da escolha de Zito é que a Secretaria Especial deixará de ser conhecida como a Secretaria dos Encostados, para onde vão os amigos do prefeito sem função definida. Os últimos ocupantes dessa “SE” foram o ex-vice Gilberto Silva e o ex-prefeito Hydekel Freitas, velho amigo do Dr. Jayme, que foi seu Secretário de Governo e coordenador da campanha de 1996, quando da primeira vitória de Zito justamente contra Hydekel.
• Os 16 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas de Duque de Caxias ganharam, a partir do último dia 1º, um reajuste de 5%, que será pago a partir do próximo dia 3, quando estará nos bancos o vencimento de maio. Pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Duque de Caxias (IPMDC) terão direito ao aumento 2.550 servidores inativos e 1.050 pensionistas. Mais uma vez, a turma do SEPE ficou a ver navios com o seu pedido de piso de cinco salários mínimos para o magistério. A desculpa é a crise econômica e a isenção do IPI, que derrubou as receitas de Estados e Municípios.
• A vereadora Fatinha, líder do governo na Câmara, comemora seu aniversário, nesta segunda-feira (11), oferecendo um jantar para a
migos e correligionários numa badalada churrascaria da Rodovia Washington Luis. Na ocasião, são esperados, além do prefeito Zito, com todo o seu Secretariado, os deputados estaduais Paulo Ramos e Marco Figueiredo e a deputada federal Andréia Zito. Autoridades de outros poderes também deverão prestigiar o ágape, que começa às 19 horas.
• Por isso mesmo, é grande a expectativa em torno do re-encontro do prefeito com a dona de um jornal da cidade, que publicou uma extensa reportagem, cobrando de Zito o cumprimento de promessas de campanha, o que teria irritado o prefeito.
• Na guerra declarada ao governador, César Maia denuncia que o Governo do Estado vem alugando carros em Minas Gerais, com isso provocando a evasão de impostos, a começar pelo IPVA. Embora rodem no Rio, o valor pago pelo Estado, como contratante, vai para o Estado vizinho.
• César Maia aposta que isso é feito por conta da velha amizade entre os dois governadores, não tendo nada a ver com a disputa José Serra x Aécio Neves pela vaga de candidato ao Planalto. A denúncia está no YOU TUBE e pode ser vista no endereço
http://www.youtube.com/watch?v=kRgSrnHdSrg
• Aproveite a conexão para rever uma entrevista de Sérgio Cabral à TV Bandeirantes, criticando Lula por não ajudar o Rio de Janeiro.Veja em
http://www.youtube.com/watch?v=XB_9FeprEhA&feature=related
• A morte de uma jovem, atropelada na porta da Câmara, na manhã de sexta-feira comprova que o trânsito é assunto sério, que não pode ser deixado ao sabor da “turma do jaleco”. • O Governo precisa rever o tempo do sinal luminoso que controla o trânsito na Av. Presidente Vargas e o seu cruzamento com a Praça Roberto Silveira. Até hoje, a Secretaria de Serviços Públicos não estabeleceu um tempo seguro para o pedestre atravessar a Rua Paulo Lins, como tentava fazer a jovem atropelada.
• Segundo populares, que ficaram horas velando o corpo até que a Perícia aparecesse para fazer a remoção, a retirada da mureta e do gradil que dividiam as pistas da Rua Paulo Lins aumentou os riscos nessa perigosa travessia.
• Outro velho problema, que voltou à tona com esse trágico acontecimento, foi a demora da Perícia em buscar o corpo. Quem estava ao lado da vítima podia ver o prédio da 59ª DP/Caxias, do outro lado da Praça Roberto Silveira. A demora pela chegada do rabecão não tem justificativa, portanto, salvo a desorganização da Secretaria de Segurança.
• O Instituto Médico Legal, para onde os corpos são removidos, fica no Cemitério do Tanque do Anil, bairro vizinho ao 25 de Agosto, onde a jovem foi atropelada. A Delegacia de Polícia fica do outro lado da Praça. Qual a justificativa para tamanha demora?
• O Duque de Caxias FC, agora sem a proteção da Prefeitura, começou bem a Série B do Campeonato Brasileiro, derrotando de virada o Campinense, em Campina Grande, na Paraíba, por 2 x 1. Sexta-feira, o “Duque” recebe em Volta Redonda, às 21h, o Juventude. O “Marrentão”, em Xerém, não pode receber jogos do Campeonato Brasileiro.

FORRÓ E FEIRA DE ARTESANATO
AINDA SEM DATA PARA VOLTAR

Como prometido, a empresa que patrocina o “Forró na Feira” asfaltou o calçadão que surgiu na Av. Presidente Vargas, depois das obras do “mergulhão”. Na sexta-feira, porém, funcionários da Prefeitura foram deslocados para o local para retira a água empoçada no local devido à chuva da véspera, o que demonstra que a área não foi devidamente preparada para “agüentar o rojão” quando o “Forró” a feira de artesanato começarem a funcionar. Ainda falta instalar uma rede de água e esgotos para atendimento às barracas e aos usuários, um dos problemas enfrentados pelos barraqueiros na Praça Roberto Silveira, mesmo com o uso de banheiros químicos. Como o local também vai abrigar os camelôs que serão removidos do “Mercado Popular”, na esquina das Avenidas Dr. Manoel Teles e Governador Leonel Brizola, o abastecimento de água e a coleta de esgotos terão de ser em caráter permanente, o que delonga tempo, pois dependem, também, da Cedae, cuja má vontade com o município é otória.