sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE - ESPECIAL

VIGILÂNCIA SANITARIA FECHA
O “DUQUE” PELA SEGUNDA VEZ

Em apenas 60 dias, o Hospital Duque de Caxias é fechado pela segunda vez.

Por apresentar elevado risco para a população, o Hospital Municipal Duque de Caxias será fechado para reforma nesta segunda-feira (02) As péssimas condições da unidade foram identificadas pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil, em inspeção que aconteceu no dia 2 de setembro de 2008, classificando também a unidade como insatisfatória para o atendimento. No dia 12 de dezembro, o CREMERJ - Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio - divulgou um outro laudo, confirmando as péssimas condições das instalações e a falta de pessoal, o que motivou o pedido de demissão da diretora-técnica, Dra. Tânia Mara de Oliveira Sarandy, resultando na interdição do hospital e na remoção dos pacientes para o Moacyr do Carmo e Adão Pereira Nunes, mais conhecido como Hospital de Saracuruna.
De acordo com o laudo da Vigilância Sanitária estadual, o “Duque”, inaugurado em agosto de 1968, não tem hoje condições adequadas de higiene e de conservação, além de não ter equipamentos mínimos necessários para seu funcionamento. A falta de normas de biossegurança e recursos humanos foram outros itens apontados na conclusão do documento de inspeção.
Segundo a própria Secretaria de Saúde do município reconhece, desde janeiro o Governo buscou resolver os problemas apontados pela Vigilância Sanitária do Estado, mas o estado de abandono da unidade nos últimos anos impôs uma intervenção maior.
“Não podemos colocar a vida da população em risco, pois o laudo é conclusivo. A única solução para melhor o serviço é a obra”, avaliou o secretário de Saúde, Danilo Gomes. O laudo ainda identificou problemas no centro obstétrico e alojamento conjunto, maternidade, central de esterilização, centro cirúrgico, enfermarias e infiltrações em vários pontos do hospital.
Após a conclusão da reforma geral, prevista para ser concluída no segundo semestre deste ano, o Duque de Caxias, que atendia, embora precariamente, a 600 pessoas por dia, terá uma grande emergência. A novidade será a classificação de risco: casos simples, intermediários e de urgência e uma Unidade de Pacientes Grave (UPG), com respirador e monitor. O centro cirúrgico e demais dependências da unidade também serão reformados, além do completo re-aparelhamento desse hospital para que possa atender às normas de exigências lavradas pela Inspeção Sanitária do Rio.
Enquanto durar a obra, os pacientes serão encaminhados ao Hospital Moacyr Rodrigues do Carmo e para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Parque Lafaiete.



MOACYR DO CARMO INACABADO
TAMBÉM FICOU SEM ESTRUTURA


Apesar dos mais de R$ 100 milhões que o Governo do Estado declarou ter investido na construção do Hospital Moacyr do Carmo, sua inauguração precipitada, sem o devido treinamento das equipes de médicos e de pessoal de apoio, aliado ao fato de muitos dos equipamentos não aterem sido instalados, levou o prefeito Zito, no início do governo, a propor o fechamento da Emergência do novo hospital e a concentração desse tipo de atendimento no Hospital Adão Pereira Gomes. Na visita que fez ao hospital ainda em janeiro, o Secretário Sérgio Côrtes anunciou a criação de uma Comissão para, em 15 dias, fazer um diagnóstico dos problemas dos dois hospitais de Caxias e a possibilidade da concentração da Emergência no Hospital de Saracuruna. Até hoje, nem a Secretaria de Saúde do Estado, nem a do município, anunciaram os resultados desse estudo.
No início de janeiro, começaram a surgir reclamações quanto ao atendimento no UPA 24 Horas do Parque Lafaiete, com falta de pessoal, apesar das modernas instalações daquele posto de Saúde, cujo aluguel custa R$ 800 mil por mês ao Governo do Estado, dinheiro retirado da parcela do SUS enviado por Brasília. Há denúncias também de falta de medicamentos em diversas UPAs, um sistema metálico de hospitais de campanha, utilizados pelo Ministério da Defesa em apoio às tropas em exercícios de campo ou em casos de calamidade, como foi feito no Rio no ano passado em decorrência da epidemia de Dengue.


As UPAs herdarem os mesmos problemas da velha rede hospitalar do Estado: falta de pessoal e medicamentos e equipamentos parados por falta de manutenção adequada.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

LIGHT NÃO TROCOU POSTE
PENDURADO NA REDE ELÉTRICA

Desde dezembro, um poste da Light está lliteralmente“pendurado” na rede elétrica de alta tensão que passa pela Av. Presidente Kennedy, em frente ao quarteirão onde funciona o Hospital Infantil Ismélia da Silveira. Atingido por um coletivo, o poste dobrou na base e a concessionária apenas “engessou” a base do poste com cantoneiras de ferro. Apesar do acidente ter ocorrido há três meses e o local ficar a menos de 50 metros de uma estação rebaixadora da empresa, o “remendo” permanece o mesmo, o que demonstra que a empresa está sem “caixa” para a compra de um novo poste, aguardando, por isso, que a dona do coletivo causador do acidente pague a indenização pelo dano sofrido pela Light, que não leva em conta, no entanto, o risco para milhares de pedestres que passam pelo local diariamente, tanto os que embarcam e desembarcam dos coletivos no local, como os veículos que passam por aquela via no acesso à Linha Vermelha e a Vigário Geral.

MAZINHO BANCOU CARNAVAL
NO BAIRRO DOUTOR LAUREANO


A Constituição diz que a Lei é igual para todos, mas, na prática, alguns são mais iguais do que outros. Este é o caso do vereador Mazinho. Eleito presidente da Câmara por interferência direta de Zito, através de um telefonema para um vereador, que reverteu o voto prometido a Samuquinha. Embora o prefeito tenha decidido proibir o Carnaval de rua e até advertido os vereadores para sua decisão, Mazinho promoveu não só uma festa na Praça do Dr. Laureano, em frente à casa de Zito, como ainda fez propaganda do evento (foto) garantindo o apoio da deputada Andréia Zito. E Mazinho não foi o único a desobedecer as ordens de Zito.

RÁPIDAS

• O Dr. Sérgio de Moraes Saeta, titular da 3ª Vara Cível de Duque de Caxias, assume nesta segunda-feira (2) uma cadeira de desembargador na 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, a convite do desembargador Luiz Zveiter, presidente daquela corte. O Dr. Saeta será um desembargador substituto, que atuará nos afastamentos impedimentos e licença dos desembargadores efetivos, permanecendo, no entanto, à frente da 3ª Vara Cível.
• Muito querido na cidade, onde está a 23 anos sempre à frente da 3ª Vara Cível, o Dr. Sérgio Saeta já recusara participar do concurso de remoção em outras oportunidades, mas agora não pode se furtar ao convite do presidente do Tribunal de Justiça.
• O que será que o ex-prefeito Washington Reis tanto procura no Hospital Moacyr do Carmo, que ele deixou inacabado? Um dia sim e outro também, ele sai do seu luxuoso escritório no Centro Empresarial Washington Luiz, em frente ao Caxias Shopping, por volta das 15 horas, pega o carro e vai até o hospital, onde entra, espia, vai até a Administração e sai sem dizer nada.
• Semana passada WR apareceu com um fotógrafo a tiracolo, que fez diversas fotos, cujo objetivo ninguém sabe. Na última sexta-feira, quem foi ao hospital foi o ex-Secretário de Serviços Públicos, Tonho de Freitas. E não era para consulta. O que WR estaria procurando tão avidamente? Será algum poço de petróleo?
• A Secretaria de Obras precisa fazer, com urgência, a manutenção da
pavimentação do viaduto do Centenário e das ruas de acesso. Parte do problema é derivado pela falta de manutenção da rede pluvial. Quem sai da Av. Presidente Kennedy em direção à Itatiaia e 25 de Agosto, enfrenta buracos e esgotos até pegar a Av. Dr. Manoel Reis, como é o caso da Rua Leopoldina Tomes (foto).
• No sentido inverso, a retirada de um sinal luminoso, no acesso dos carros que passam pela Rua Coronel João Teles em direção ao viaduto, também preocupa motoristas e pedestres, principalmente nos fins de semana, com o grande fluxo de veículos em direção a um supermercado vizinho do 15º Batalhão da PM.
• A secretária Nacional de Renda e Cidadania, Lúcia Modesto, afirmou que o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) fará uma atualização das informações socioeconômicas das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família. Ela deu a informação durante teleconferência com gestores municipais do Bolsa Família, transmitida pela NBR.
• A secretária destacou as duas principais ações da agenda de 2009. Uma delas é a revisão cadastral de usuários do programa. A outra é a implantação de um novo processo de cadastramento com metodologia do IBGE, que começará no final do segundo semestre.
• O recadastramento coincide com a troca de comando em milhares de municípios e visa preparar os novos prefeitos para a campanha eleitoral de 2010. Como disse o senador Jarbas Vasconcelos, o “Bolsa Família é o maior processo oficial de compra de votos do mundo”.
• Graças aos esforços da professora e historiadora Tânia Amaro, foi descoberta no acervo do Instituto Histórico Vereador Thomé de Siqueira Barreto, da Câmara de Duque de Caxias, uma foto panorâmica da Praça Roberto Silveira. Nela, segundo o jornalista Josué Cardoso, em uma entrevista informal com o saudoso colunista Fanor Marques, aparece a árvore mais importante da história de Duque de Caxias: uma jaqueira. Embora um fruto delicioso e nutritivo, há mais de 50 anos a jaca é detestada pelos políticos de Duque de Caxias.

• Ela é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia pelos colonizadores portugueses no século XVIII. A árvore chega a 20 m de altura e seu tronco, a mais de 1 m de diâmetro. Tanto é cultivada na Amazônia, como em toda a costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro. • A jaca chega a pesar até 15 Kg, sendo rica em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B. Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geléias caseiras. As sementes, sem pele e cozidas, também podem ser consumidas como tira-gosto, enquanto o bagaço é utilizado na preparação de sucos, geléia e doces. • A importância política da jaqueira que existia em frente à 59ª DP é que à sua sombra ficavam os candidatos à espera da contagem final das urnas. Daí surgiu um novo tipo de candidato: o Jaqueira, aquele que não consegue se eleger. A história dessa jaqueira está contada no blog do jornalista (http://josuejornal.blogspot.com/2006/10/descansar-na-sombra-de-uma-rvore.html) e na seção "Pedaços da Nossa História" (link ao lado) postada terça-feira.

• Lindberg Farias (PT) não se dá por vencido na disputa da vaga de candidato a governador em 2010, apesar do governador Sérgio Cabral insistir que tem apoio do Palácio do Planalto para disputar a reeleição, como acaba de reafirmar em pleno Sambódromo e na presença de Lula.
• O prefeito de Nova Iguaçu tem intensificado os contatos visando apoios fora do PT para uma possível candidatura a governador. Até Garotinho já foi procurado pelo ex-líder dos “Caras Pintadas” em busca de apoio.
• Ocorre que Garotinho também só tem olhos para o Palácio Guanabara, para onde espera voltar em 2011 e preparar, com calma, a sua nova candidatura ao Palácio do Planalto em 2014, mesmo sob o risco de enfrentar Lula novamente.
• Apesar de presidente do partido no Estado, Garotinho sabe que não terá facilidades para disputar a vaga com Sérgio Cabral no PMDB, a quem indicou e ajudou a eleger em 2006. Como a vaga de senador está reservada para o deputado Jorge Picciani (ou quem ele indicar), o espaço para manobras do ex-governador é muito limitado.
• Por isso, Garotinho já tem o seu “Plano B”, que seria se transferir para o PSDB, comandado pelo prefeito Zito. Hoje, os tucanos não dispõem de um nome de peso para enfrentar Sérgio Cabral e a máquina do PMDB. Garotinho surge, então, como o nome ideal para disputar com chances o Palácio Guanabara, além de oferecer a José Serra ou Aécio Neves palanques por todo o estado.
• Essa fórmula atenderia, por outro lado, aos interesses do deputado Fernando Gabeira, do PV, no que poderia ser a repetição da coligação PSDB-PV que tentou e quase conquistou a Prefeitura do Rio no ano passado.

DESORDEM URBANA
AGORA TEM CRACHÁ

Ao assumir, pela terceira vez, a prefeitura de Duque de Caxias, Zito prometeu um “Choque de Ordem” destinado a liberar as calçadas para os pedestres. Para isso, determinou a retirada de TODOS OS CAMELÔS das ruas e praças da cidade. A medida desagradou a muita gente importante, inclusive vereadores da base aliada, mas ninguém reclamou publicamente. Em surdina, porém, a Secretaria de Serviços Públicos vem permitindo a volta de alguns camelôs, desde que se apresentem devidamente trajados. No uniforme, em letras destacadas, a curiosa expressão “FISCALIZADO PELO S.M.S.P.”, isto é, a autorização para o comércio irregular não parte da Secretaria de Fazenda, a quem cabe conceder os “Alvarás” como ocorre com as empresas legalizadas, mas DO SECRETÁRIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS, que chefia o perigoso “Rapa”. Depois os assessores do prefeito reclamam das críticas ao Governo, que estão em franco crescimento, ao contrário da Economia mundial!

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

O SALGUEIRO COMPROVOU:
LULA É MESMO UM PÉ FRIO!

Além de comprovar a competência da diretoria do Salgueiro, hoje presidida por uma mulher de fibra, a vitória da verde e branco da Tijuca, apesar do favoritismo da Beija Flor, veio comprovar que o presidente Lula é um autêntico “pé frio”. Desde o triste episódio com Lílian Ramos no Governo Itamar Franco, um presidente da República não vinha ao Rio de Janeiro para assistir o Carnaval. Dizendo-se fã da azul e branco de Nilópolis, Lula deixou de lado os seus afazeres em Brasília e de acompanhar a ministra Dilma Rousseff no Carnaval de Salvador para assistir ao casamento de Neguinho da Beija Flor e assistir, no camarote do desastrado Sérgio Cabral, o desfile de domingo Foi o suficiente para a escola de Anísio Abraão David perder, por apenas um ponto de diferença, o tricampeonato. Não sendo a queridinha do Planalto, a Grande Rio fez bonito e arrancou um disputado 5º lugar, chegando na frente da Mangueira por apenas um décimo.

Mais uma vez, a Grande Rio ficou no “quase” apesar da beleza do desfile de domingo (Foto: Agência de Notícias Rio).

“MAROLINHA” NA ECONOMIA
AFETA CATADORES DE LIXO


Cerca de 10 mil catadores de lixo serão capacitados e receberão apoio técnico por meio de convênio entre a Fundação Banco do Brasil e o Ministério do Trabalho. Segundo o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, Severino Lima Júnior, a categoria já sofre os efeitos da crise econômica, que o Presidente Lula taxara de uma simples “marolinha”, com a queda no preço dos produtos reciclados, principalmente das latinhas de alumínio, do plástico e do vidro por conta da queda do consumo pela indústria desse tipo de insumo. No início de novembro, o papel branco era vendido a R$ 0,50 e hoje há cooperativas vendendo a R$ 0,10.
“Ela [crise] tem nos afetado de maneira drástica”, disse Severino. “A queda nos preços foi muito grande, sem contar que o consumo diminuiu e da mesma forma diminui a quantidade de lixo e de resíduos que chegam às mãos dos catadores”, explicou Severino. O convênio prevê a aplicação de R$ 16 milhões em ações de capacitação em 19 estados, inclusive o Rio de Janeiro, até o fim du ano. As cooperativas deverão elaborar projetos que serão analisados por uma comissão da Fundação. Serão, então, escolhidas 19 organizações regionais de catadores para coordenar as ações em cada unidade da federação. Os cursos serão de 128 horas-aula e abordarão temas como a organização do trabalho, gestão, logística da coleta seletiva e meio ambiente. Haverá ainda assessoria técnica às cooperativas e catadores que mantenham empreendimentos no ramo. As garrafas pet, o terror de 10 entre 10 ambientalistas, agora serão utilizadas, por exemplo, em carpetes e revestimentos de automóveis no Brasil.


OLHA A DENGUE AÍ, GENTE! (II)
O terreno de uma desativada fábrica de sabão, no Centenário, desapropriado pelo Governo passado para transformá-lo num tempo evangélico, continua servindo de criadouro para mosquitos “Aedes Aegypti”, transmissores da Dengue e da Febre Amarela. Enquanto o prefeito não decide o que fazer naquela valorizada área (na campanha eleitoral, Zito prometeu que ali seria uma grande área de lazer), a Secretaria de Serviços Públicos, responsável pela coleta de lixo em todo o Município, poderia manda a Delta, que ganha muito bem para isso, fazer uma completa faxina no local, removendo pneus, latas e garrafas e recobrindo todo o terreno com o barro que está sendo removido por uma construtora num terreno em frente ao hospital Mário Lioni, no 25 de Agosto. O material descartado na obra está sendo vendido para loteadoras da Barra aterrarem área de mangue.

RÁPIDAS

• Será sepultado nesta quinta-feira, às 13 horas, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju, Zona Norte do Rio de Janeiro, onde está sendo velado, o corpo do advogado e contabilista Castor Rodrigues Alvarez. Ele faleceu na madrugada desta quarta-feira, no CTI do Hospital Silvestre, em Santa Tereza, onde estava internado há alguns dias, vítima de uma hemorragia gástrica. Ele foi um dos fundadores e presidente da Associação dos Contabilistas de Duque de Caxias e representou a OAB na formação do primeiro Conselho Municipal dos Direitos da Criança, criado no governo do prefeito José Carlos Lacerda. Ele era, também, uma figura de destaque da Maçonaria.
• O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Duque de Caxias, o industrial Antonio Borges, deve afivelar as malas e viajar na próxima semana para a Holanda, onde irá verificar como está sendo feita a reciclagem de lixo na Europa, com vistas a reduzir a poluição ambiental e produzir energia elétrica a partir da matéria orgânica misturada no lixo.
• O prefeito, em princípio, aprovou a idéia proposta pelo ex-gerente da Firjan/Caxias para a criação do ecopólo, mediante o aproveitamento do lixo depositado no aterro do Jardim Gramacho, em torno de 8 mil toneladas por dia, principalmente do Rio de Janeiro, já que o aterro é operado pela Comlurb.
• Segundo Borges, já há tecnologia disponível na Europa para o reaproveitamento do lixo além da simples reciclagem de papel, vidro, plástico e alumínio. Seria a implantação de um ecopólo para a transformação da matéria orgânica, hoje depositada no lixão, em energia elétrica.
• A expectativa do Secretário de Desenvolvimento é de que a usina tenha capacidade para receber 2,5 toneladas de lixo por dia, gerando 400 toneladas de material reciclado e energia suficiente para abastecer uma cidade com 120 mil moradores, ou 10% do consumo do município.
• Com a instalação do ecopólo, Duque de Caxias ganharia destaque internacional como defensor do meio ambiente, além de produzir energia elétrica a baixo custo e garantir empregos estáveis para os catadores que hoje trabalham informalmente no lixão do Jardim Gramacho.
• O único problema para o secretário Antonio Borges é o custo da viagem. Como há previsão de queda na arrecadação em decorrência da “marolinha” na economia, o município não dispõe de recursos para investir nessa viagem. Em outras palavras: ou arranja patrocinador, ou Antonio Borges terá que meter a mão no próprio bolso.
• O ex-deputado Sérgio Naya morreu sem pagar a indenização devida às vítimas do Edifício Palace II. Por obra do destino, ele morreu dois dias antes do desastre completar 11 anos. Dono da construtora Sersan, responsável pela obra, o “Romildo Rosa” da vida real foi absolvido pela Justiça, embora a perícia tenha comprovado que a empresa usou areia da praia – que era de graça – na obra. Até pedaços de cascos de mariscos foram encontrados nos restos do Palace II. Para a Justiça, no entanto, isso era um mero detalhe.
• Assim, fica cada vez mais patente que a decisão do STF, pela qual os condenados a penas de prisão só irão cumpri-las depois de esgotados todos os recursos imagináveis, foi uma maneira transversal, sem uma Lei aprovada pelo Congresso, de institucionalizar a impunidade no País
• Trocando em miúdos, os grandes criminosos, que podem pagar custosos escritórios de advocacia, alguns de propriedades ou que empregam ex-Ministros do STF e do STJ, nunca irão para o xadrez. Já pé de chinelo, esse é preso apenas por presunção da autoridade policial. . .
• O deputado Fernando Gabeira aproveitou o Carnaval para começar a alinhavar um acordo político com vistas as eleições de 2010. Como Lula já está em campanha levando a Ministra Dilma Rousseff a tiracolo, Gabeira acha que os partidos da Oposição precisam criar fatos e contra-atacar. E o melhor meio de agir seria formando uma frente ampla para enfrentar o Palácio do Planalto, a popularidade de Lula e a máquina do PT.
• Como perdeu por cerca de 50 mil votos a disputa pela Prefeitura do Rio tendo como companheiro de chapa o tucano Luis Paulo Correia da Rocha, que foi vice de Marcello Alencar, Gabeira propôs ao PSDB fluminense discutirem a campanha de 2010, quando serão eleitos o governador e o vice, um senador, além de deputados estaduais e federais, e o presidente da república.
• De antemão, Gabeira avisa que sua proposta é discutir a possibilidade de uma coligação, sem reserva prévia de nomes para governador ou senador. Essa postura deve facilitar as negociações, pois Garotinho também quer ser candidato a governador e poderia deixar o PMDB, do qual é presidente mas onde está encurralado pelo trio Sérgio Cabral-Jorge Picciani-Paulo Melo.
• O contribuinte pode aproveitar o os últimos dias do feriado prolongado do Carnaval para separar os documentos necessários à declaração do Imposto de Renda de 2009. A Receita Federal sempre libera nos primeiros lotes - após processar a declaração dos idosos - a restituição dos contribuintes que entregam a declaração no início do prazo. O prazo para as empresas entregarem a declaraçãoa de rendimentos de 2008 termina nesta sexta-feira.
• Este ano, o prazo de entrega começa na segunda (2), quando o programa gerador da declaração estará disponível na internet, segundo o coordenador do IR da Receita Federal, Joaquim Adir.
• Em 2009, são esperadas 25 milhões de declarações, 700 mil a mais do que no ano passado. Este ano, o contribuinte não vai precisar colocar na declaração o número do recibo de entrega expedido pela Receita no ano anterior, mas poderá usá-lo para evitar que outra pessoa envie um documento em seu lugar. A Receita recomenda que quem tiver certificado digital e CPF poderá usá-los para maior segurança.
• O prazo final para a entrega pela internet também foi estendido para as 24h (horário de Brasília) do dia 30 de abril. Antes, a entrega podia ser feita até as 20h. Deve declarar, entre outros, quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 16.473,72 em 2008.
• A Receita informa ainda que o programa gerador da Declaração Final de Espólio (bens deixado por contribuinte falecido) foi integrado ao programa da Declaração do IR. Antes, essa declaração tinha um programa separado para gerar as informações e o prazo para sua apresentação era de 30 dias a partir do fim do processo de inventário.

CADEIRANTE NÃO TEM VEZ
Apesar do governo anunciar obras de alargamento e duplicação da Av. Presidente Kennedy e a recuperação do asfalto de outras vias de Duque de Caxias, até agora ninguém se lembrou daquela parte da população que só tem a cadeira de rodas como meio de transporte. Como as calçadas vivem atulhadas de mercadorias de camelôs, de comerciantes e bancas de jornal, além de pontilhadas de buracos de todos os tamanhos, a saída para essa parte desvalida da população é desafiar os carros e circular pelo asfalta, mesmo pela contramão, como nesta cena flagrada em frente à Catedral de Santo Antonio, no centro de Duque de Caxias.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

BAIXADA URGENTE

NOVO MUSEU EM CAXIAS
A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado promoveu semana passada o pré-lançamento do Museu da Ciência e Vida, que está sendo implantado em Duque de Caxias. O novo museu ocupará as antigas dependências do Fórum da cidade, em frente à Praça Governador Roberto Silveira. A cerimônia de pré-lançamento, presidida pelo Secretário Alexandre Cardoso, foi realizada no auditório da CAERJ, no centro do Rio.
Destinado ao público da Baixada, o Museu ocupará os quatro andares do antigo Fórum, onde disponibilizará três exposições permanentes. O museu contará ainda com planetário, auditório destinado a exibições de filmes ou espetáculos de teatro, além de área para exposições temporárias. O objetivo desse projeto é aliar o divertimento à educação e mostrar a Baixada com todas as suas características e riquezas ambientais. Para isso, as exposições terão como base equipamentos interativos, além de contar com acesso para deficientes e textos disponíveis em braile e inglês.

VALEU A PENA UMA NOVA

INVASÃO FANCESA NO RIO?
A Grande Rio, oficialmente a única escola do Grupo Especial que teve patrocinadores (empresas brasileiras de capitais franceses, como a Citroën e o Carrefour), fez um desfile luxuoso, esmerando-se nos detalhes dos carros alegóricos, dos adereços e fantasias, com esculturas perfeitas e conseguiu contar cantar, na Marques de Sapucaí, o que a França trouxe de bom para o Brasil depois que se livrou de Napoleão. Aos foliões e torcedores da tricolor caxiense resta esperar que os julgadores não levem em conta fatos extra-sambódromo, como foi o casamento de Neguinho da Beija Flor, que representa, como ninguém, o espírito guerreiro do povo brasileiro, e que, ao lado do vice-presidente José Alencar, trava uma luta sem tréguas contra o câncer.
Outro fator extra-sambódromo foi a presença bissexta de Lula e sua comitiva, deixando para traz a desastrosa aparição a 14 anos do ex-presidente Itamar Franco, enredado numa farsa montada para desmoralizá-lo. Desta vez, Lula, Eduardo Paes e Sergio Cabral se vacinaram da presença de doidivanas sem calcinhas, levando para o camarote do Governo as respectivas primeiras damas.
O problema da Grande Rio é a ascendência do chefão Anísio da Beija Flor sobre os jurados, respaldado pelo velho “capo!” Capitão Guimarães, que controla o carnaval por trás dos refletores do Sambódromo. Enquanto Jaider Soares não fumar o cachimbo da paz com Anísio, botando um ponto final naquela sua aventura na Amazônia, a Grande Rio terá sempre, no quesito possibilidades de ser campeã, a alternativa “quase”.

RÁPIDAS

• Irritado com a revelação pelo jornal “O Globo” de que mais de 600 homens da PM, (equivalente ao atual contingente do 15º Batalhão em Duque de Caxias), comandados por oficiais da ativa e com postos de comando em batalhões da Região Metropolitana, foram recrutados pelos banqueiros do jogo para atuarem na segurança particular do sambódromo, o Secretário de Segurança (foto)mandou o comando da PM punir exemplarmente os envolvidos.

• Para Beltrame, é inconcebível que oficiais com postos de comando da PM façam “bicos”, em especial, trabalhando para contraventores. Explorar empresas de segurança privada em nome de parentes, como fazem delegados da Polícia Civil e oficiais da PM, pode!
• O governador Sergio Cabral e o Delegado Beltrame, Secretário de Segurança, que se preparem. A
Quarta-feira de Cinzas (25) marcará o início da reflexão e dos debates sobre a segurança pública no país, quando será lançada, pela CNBB a Campanha da Fraternidade de 2009 com o tema “FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA”.
• A intenção é estimular o debate sobre as causas da violência, contribuir para a promoção da cultura da paz na sociedade e a construção da justiça social. O lema da campanha, que estará estampado nos cartazes, será “A Paz é Fruto da Justiça”.
• Tema que costuma causar polêmica, a maioridade penal está entre os assuntos a serem discutidos. Serão também abordados os diversos aspectos da violência como o racismo, a violência no trânsito, contra os povos indígenas, no meio familiar, a praticada por policiais e contra os policiais.
• As discussões não deixarão de fora o lado político. Um dos objetivos específicos da campanha é denunciar a gravidade dos crimes contra a Ética, a Economia e as gestões públicas, assim como a injustiça presente nos institutos de prisão especial, de foro privilegiado e de imunidade parlamentar para crimes comuns.
• A última campanha teve como tema Fraternidade e Defesa da Vida, se posicionando contra o aborto e a eutanásia, entre outros pontos. A campanha é feita desde os anos 60 e a cada edição aborda um tema diferente.
• A hepatite é uma das doenças contagiosas que mais se adquire nesta época do ano, especialmente no Carnaval. Segundo o médico infectologista e professor da Universidade de Brasília (UNB), Ricardo Marins, as hepatites são mais freqüentes do que o HIV - o vírus transmissor da aids. A cada 100 pessoas, 1,2 tem hepatite, enquanto pouco mais da metade, 0.6, tem o vírus HIV. “No carnaval existe uma permissividade social que induz as pessoas à prática sexual, muitas vezes, sem nenhum cuidado. O vírus da hepatite é um dos mais resistentes ao meio ambiente”, afirma Marins.
• A ONG Saúde em Vida defende, em Campinas, a criação de uma lei que fiscalize e regulamente esses locais. O projeto determina o uso de materiais descartáveis, luvas e esterilização dos instrumentos após cada uso, entre outros cuidados.
• “Não é necessário uma transfusão, uma pequena quantidade de sangue é suficiente. Muitas pessoas não sabem como contraíram o vírus, mas basta um alicate contaminado para transmiti-lo”, afirma Christian Carvalho.
• Os salões de beleza, estética, clínicas de podologia, estúdios de tatuagem e de aplicação de piercing são outro importante local de transmissão, pois utilizam instrumentos sem a devida esterilização.
• O diretor da organização não-governamental (ONG) Saúde em Vida, que trabalha com portadores de hepatite, Christian Joseph Souza Carvalho, explica que outra forma comum de contrair o vírus é com o uso de drogas. “As pessoas precisam saber que não é só com droga injetável que se adquire a hepatite. Muitos usuários utilizam uma “marica” (canudo feito com caneta, alumínio ou nota de dinheiro) para cheirar a cocaína ou o crack. Como a droga machuca a parede interna da narina, ocorre o contato com o sangue de outra pessoa”, destaca Carvalho.
• No último levantamento feito pelo Ministério da Saúde, em 2007, foram registrados cerca de 20 mil casos, apenas das hepatites B e C. Segundo o coordenador do Programa Nacional de Hepatites, Ricardo Gadelha, o Brasil está pleiteando junto à Organização Mundial de Saúde (OMS) a criação do Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. “Nossa intenção é sensibilizar o mundo para esta causa”.
• Gadelha diz que a melhor forma de prevenção é a vacina, apesar de, no momento, só existir para o tipo A (menos grave) e a B. A aplicação é disponibilizada nos postos de saúde de forma gratuita. A última campanha para realização de testes ocorreu em 2005.
• “Naquele ano, tivemos um grande número de notificações, por isso hoje focamos na prevenção, que é mais barata que o tratamento. Estamos direcionando o trabalho à população adolescente, que tem maior dificuldade de ir até a uma unidade de saúde”.


OS “SEM CARNAVAL” DE CAXIAS
INVADIRAM AS PRAIAS DA BARRA

Sem a alternativa praia ou piscinão e sufocados pela Lei Seca nas torneiras patrocinada pela CEDAE, os integrantes do “Movimento dos Sem Carnaval” de Duque de Caxias acabaram invadindo as praias da Barra da Tijuca, para horror das “Zelites” do luxuoso puxadinho carioca. Tal e qual os donos de carros pipas, os donos das duas únicas empresas que fazem a ligação Caxias-Barra “lavaram a égua”. Todos os dias pela manhã, a fila de embarque, que começa na entrada da estação, chegava até a rampa de acesso à passarela do Mercado Municipal. Pelos visto, “se der praia” nos próximos fins de semana, a turma “sarada” da Barra que se cuide, pois irá ver muito “pobrinho da Baixada”, com sungão comprado no “Saara”, surfando nas águas nada limpas daquela região.