quinta-feira, 1 de agosto de 2013

BAIXADA URGENTE

DILMA GARANTE ASSISTÊNCIA
MÉDICA EM CASO DE ESTUPRO

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta quinta (1°), sem vetos, a lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual. O projeto que deu origem à lei foi aprovado pelo Senado no começo de julho. O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. A lei também determina a preservação do material coletado no exame médico-legal.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a sanção transforma em lei práticas que já eram recomendadas pelo Ministério da Saúde. “Ao ser sancionado, [o projeto] transforma em lei aquilo que já é uma política estabelecida em portaria, que garante o atendimento humanizado, respeitoso a qualquer vitima de estupro. Estou falando de crianças, adolescentes, pessoas com deficiência mental, homens e mulheres, qualquer cidadão brasileiro.”
O governo manteve na lei a previsão de oferecer às vítimas de estupro contraceptivos de emergência – a chamada pílula do dia seguinte –, mas vai encaminhar ao Congresso Nacional um projeto de lei alterando a forma como a prescrição está descrita na lei. De acordo com Padilha, o termo “profilaxia da gravidez” será substituído por "medicação com eficiência precoce para a gravidez decorrente de estupro”, que estava no projeto original. A alteração, segundo o ministro, corrige qualquer interpretação de que a medida poderia estimular abortos na rede pública.
No projeto que será encaminhado ao Congresso, o governo também vai corrigir uma imprecisão sobre o conceito de violência sexual. A nova redação considera violência sexual “todas as formas de estupro, sem prejuízo de outras condutas previstas em legislação específica”. Do jeito que está na lei sancionada hoje, o texto poderia excluir do conceito crianças e pessoas com deficiência mental, que não têm como dar ou não consentimento para atividade sexual.
De acordo com a lei, o paciente vítima de violência sexual deverá receber no hospital o amparo psicológico necessário e o encaminhamento para o órgão de medicina legal e o devido registro de boletim de ocorrência. Os profissionais de saúde que fizerem o atendimento deverão facilitar o registro policial e repassar informações que podem ser úteis para a identificação do agressor e para a comprovação da violência sexual. (Luana Lourenço/ABr).

RENUNCIA DE CABRAL
NÃO SALVARÁ PEZÃO 

O plano “B” alinhavado pelo comando do PMDB/RJ, poderá abreviar a sobrevivência política do governador Sérgio Cabral, mas não salvará a candidatura do seu candidato e vice Luiz Fernando Pezão. Segundo declarações do presidente regional do partido, o ex-deputado Jorge Picciani, o plano “B” consiste na renúncia “p’ra ontem´’ do governador e a posse imediata de Pezão, que ficaria no cargo até abril, quando vence o prazo de desincompatibilização dos político com cargos no Poder Executivo. Assumiria, então, o presidente da Assembleia Legislativa Paulo Melo, que ficaria inelegível para disputar uma nova reeleição em outubro. Para não ficar sem mandato, Paulo Melo deixaria de ocupar o Governo do Estado, assumido pela desembargadora Leila Mariano, presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
Esta semana, o TER multou o vice governador e o PMDB em R$ 125 mil por fazer propaganda (Quem é Pezão) antes da convenção do partido para homologar a chapa de candidatos às eleições de 2014 .
Como diria o saudoso Mané Garrincha, faltou Picciani combinar com os adversários, como o deputado Antony Garotinho (PR), os senadores Lindbergh Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB), entre outros.
Além do mais, figuras importantes do Governo Federal, principalmente o pessoal de S. Paulo, vem divulgando “informes” segundo os quais a queda da popularidade da presidente Dilma Rousseff no Rio de Janeira (apenas 19% consideram seu governo bom ou ótimo) decorrente dos seus “afagos” a Sérgio Cabral, mesmo depois da passeata dos 100 mil contra a mudança dos “royalties” do petróleo, tentando encostar Dilma na parede.
Um outro fator de desgaste para o governo do estado são a lentidão com que são tocadas as obras do PAC e da reconstrução das cidades devastadas por temporais, como Angra dos Reis, Niterói (Morro do Bumba) e Região Serrana. A rapidez com que o prefeito Alexandre Cardoso conseguiu entregar novas residências a parte considerável das famílias atingias pelo desmoronamento de uma represa da Cedae em janeiro último, ao invés de ajudar, acabou prejudicando a imagem de “tocador de obras” de Pezão, o super Secretário de Obras do Estado e o vice que mais tempo ocupou o cargo de governador, inclusive de forma clandestina, quando Cabral, com a conivência do presidente da Alerj, Paulo Melo, decidia dar um pulinho no seu apartamento da Avenue Foch, em Parias, o metro quadrado mais  caro da “Cidade Luz”.

FALTA DE INFORMAÇÃO AFETA
O ALEITAMENTO MATERNO


A falta de informações pelos profissionais de saúde torna ainda mais difícil o aleitamentos materno exclusivo nos primeiros 6 meses de vida do bebê. Muitas vezes, a orientação precária é uma realidade mais comum em unidades particulares do que em hospitais públicos. “Tive pouca informação na maternidade particular onde minha filha nasceu e sofri com mastites, dores, febre e bico do seio rachado. Minha experiência com amamentação foi um pesadelo”. O relato da jornalista Ana Carolina Andrade mostra uma das principais dificuldades das mães de primeira viagem.
Quando teve o segundo filho, a jornalista estava determinada a estender a amamentação pelo tempo necessário para o bebê. Em um hospital público de Brasília, sentiu a diferença no tratamento dado pelos médicos e enfermeiros. “Saí do hospital com todas as instruções do pessoal do banco de leite e um telefone para ligar se precisasse. Isso fez toda a diferença. Aprendi novas posições para amamentar e sabia como proceder no caso de ter algum problema”, contou.
Aos 3 meses, o filho foi diagnosticado com alergia à proteína do leite de vaca (ALPV), um problema relativamente sério, que exclui da dieta não só leite de vaca, mas também qualquer derivado. “Como eu era a única fonte de alimento para o Pedro, a dieta sobrou pra mim. E ela é rígida. A orientação do pediatra era amamentar o máximo de tempo que eu conseguisse, para que a alergia desaparecesse. Segui até 1 ano de idade. Nunca pensei que iria tão longe, mas foi uma história de amamentação tão feliz que me dá saudade até hoje”, disse ela. Segundo Ana Carolina, a amamentação fortaleceu o vínculo com os filhos.
Um levantamento divulgado esta semana, a OMS alerta que apenas 37 dos 199 países (19%) signatários das diretrizes da entidade sobre o tema aprovaram leis que refletem todas as recomendações, entre elas, a de proibir totalmente a publicidade de produtos substitutos do leite. Além disso, atualmente, apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente nos seis primeiros meses de vida, de acordo com números divulgados pela OMS.
A meta da instituição é elevar a taxa mundial de aleitamento materno exclusivo por 6 meses em pelo menos 50% até 2025 e assim melhorar a saúde de crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Para isso, a partir de hoje (1º), os governos de mais de 170 países organizam uma série de atividades para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. (Carolina Gonçalves/ABr)

FALHA NO SISTEMA DO BB
ATRASOU ALUGUEL SOCIAL 

Em nota enviada ao moderador do blog, a Prefeitura de Duque de Caxias informou que um problema técnico  no  Banco do Brasil  impediu que os moradores de Xerém recebessem o aluguel social dentro do  prazo. A previsão do banco é que até esta sexta-feira (2), a situação esteja normalizada.
Ainda sobre o aluguel social, a prefeitura esclareceu que cumpriu o previsto no artigo 8, da Lei Federal 12680, que instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil e que o benefício foi  oferecido às famílias desabrigadas durante 180 dias, ou seja, o período máximo em que um município pode permanecer em situação de emergência,  conforme determinação do Tribunal de Contas da União.
A nossa ressalta que a prefeitura conseguiu em prazo recorde cadastrar e pagar o aluguel social às vítimas do temporal quem, na primeira semana de janeiro, destruiu centenas de imóveis no quarto distrito, sendo a área mais afetada a conhecida como Café Torrado, deixando cerca de um milhar de  pessoas desalojadas. Desde o início, o poder público municipal marcou presença em Xerém e nas áreas afetadas, atendendo as pessoas, montando abrigos e recuperando ruas, vias  e estradas daquela região.
A nota destaca ainda que, em tempo recorde, a Prefeitura disponibilizou para as famílias que perderam suas residências, a possibilidade de recomeçarem a vida em uma nova casa, no condomínio Bolzano, no bairro Nossa Senhora do Carmo, e que faz parte do programa federal Minha casa, minha vida. Aqueles moradores que tiveram interesse em se cadastrar, as secretarias  de Assistência Social e Direitos Humanos e da Defesa Civil montaram tendas  em vários pontos para atender aos moradores de Xerém.
Ainda segundo a nota, algumas famílias retornaram para suas casas depois de vistoriadas e liberadas pela Defesa Civil Municipal. Outras aderiram ao programa Minha Casa Minha Vida, estão morando em imóveis alugados ou na casa de parentes.

ATO PÚBLICO EM TINGUÁ
CONDENA FESTA DO AIPIM 

O Movimento Popular Iguaçuano (MPI) integrado pelas diversas entidades da regai, decidiu promover um ato público na praça principal de Tinguá, distrito de Nova Iguaçu, em protesto contra a realização da 9ª Feira do Aipim, iniciativa dos moradores, sem ajuda do poder público, mas que vai custar mais de R$ 1 milhão de reais. O protesto está marcado para começar à s10:00 horas deste sábado (3).
Segundo o MPI, nessa festa tradicional, no próximo fim de semana em Tinguá, não está prevista nenhuma medida de Sustentabilidade Ambiental, como a coleta seletiva do lixo produzido, nem o recolhimento do óleo saturado usado nas frituras dos alimentos e que até o ano passado era despejado “in natura” nos ralos dos bueiros da Praça de Tinguá, onde o evento se realizava, gerando um impacto ambiental gravíssimo no Rio Tinguá e no entorno da Reserva. Pela Lei dos Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Nova Iguaçu é a responsável pelo gerenciamento dos resíduos produzidos em eventos públicos como esse.
A FENIG, órgão da prefeitura iguaçuana agora encarregado de sua realização, vai gastar aproximadamente um milhão de reais com o evento, cifra infinitamente maior do que aquela gasta com a Festa do Aipim do ano passado, organizada pela própria comunidade e que consumiu apenas 50 mil reais.
Enquanto isso, o bairro de Tinguá sofre com o descaso e o abandono, como a falta de saneamento básico, com escolas e postos de saúde funcionando precariamente e que não atendem às necessidades dos moradores do local e das redondezas.
Recentemente, na Estrada do Tabuleiro, nos limites da Reserva do Tinguá com Duque de Caxias, uma enorme quantidade de lixo hospitalar altamente infectante foi criminosamente despejado, ameaçando poluir os cursos d’água e pondo em risco a saúde dos moradores e o meio ambiente. Uma CPI foi aberta na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu para investigar o fato e apurar responsabilidades

RÁPIDAS

●  Pelo menos 40 manifestantes continuaram acampados nesta quinta-feira (1º) na esquina da Rua Aristides Espínola com a Avenida Delfim Moreira, no Leblon, na zona sul da capital, próximo ao prédio onde mora o governador Sérgio Cabral.
●  O grupo está no local desde domingo (28), realizando um protesto intitulado "Ocupa Cabral". Eles pedem a saída do governador, a desmilitarização da polícia e maiores investimentos nas áreas da saúde e da educação, entre outras questões.
●  Uma faixa de trânsito da Delfim Moreira, sentido centro da cidade está interditada e o policiamento na região foi reforçado por homens da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Segundo a porta-voz do grupo, Luiza Dreyer, o grupo permanecerá no local por tempo indeterminado.
●  "Nós acreditamos que essa é a melhor maneira de pressionar o poder público. Estamos cobrando uma série de questões que há muito tempo foram esquecidas pelo governo. Os moradores têm nos dado apoio e contribuído com doações de alimentos e roupas. Nós temos grupos de discussões, e quem quiser chegar, debater e conhecer nossas demandas, pode chegar. Estamos aqui pacificamente. Não queremos guerra," disse Luiza.
●  Recentemente o governador apelou aos manifestantes, para que eles parassem de protestar nas imediações de sua casa. Na ocasião, Cabral alegou que tinha filhos pequenos e que eles não mereciam passar por isso.
●  "Nós não temos nenhuma intenção de constranger a família dele, aliás, acho um absurdo ele utilizar a família como escudo para sensibilizar a população", disse a porta-voz do grupo.
●  Na noite de quarta-feira (31), um protesto com mais de 700 pessoas para pressionar o Ministério Público do Rio a investigar gastos públicos do governador terminou em confronto na Câmara Municipal, no centro. Com o final do ato, por volta de meia-noite, cerca de 70 pessoas partiram para o Leblon rumo a casa do governador. Não houve registro de confusão, segundo a Polícia Militar
●  O afundamento de parte da pista da Linha Vermelha no sentido da  Rodovia Presidente Dutra, provocando  um engarrafamento de cerca de sete quilômetros, trazendo mais uma vez problemas ao motorista e usuários de ônibus de Duque de Caixas, reforçou a importância da reunião que o prefeito Alexandre Cardoso, promoveu nesta quarta-feira (31) com autoridades estaduais e federais para discutir soluções para os constantes engarrafamentos na ligação da BR.040 com a Linha Vermelha e a Avenida Brasil.
●  Participaram do encontro o vice- prefeito Laury  Villar, o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, o  representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT),  Paulo Improta, além do superintendente da Agência Metropolitana de  Transportes Urbanos, Waldir Peres, o coordenador de Projetos da secretaria estadual de Transportes, Newton Leão Duarte, o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Paulo Sérgio Gama, Pedro Jonhson presidente da concessionária que administra a Rodovia Washington Luís, além dos secretários municipais de Planejamento, Urbanismo e Habitação e de Segurança.
●  No encontro foram discutidas algumas formas de reduzir os efeitos  dos engarrafamentos na rodovia Washington Luís e outras vias expressas que passam pelo município.
●  “Duque de Caxias esta entre os seis municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que tem um dos piores índices no setor de mobilidade urbana. Não é possível mais que  o morador da cidade passe até cinco, seis horas dentro de um ônibus para ir ou retornar do trabalho. Por isso, pedi esta reunião com representantes de vários órgãos, inclusive da prefeitura do Rio, para podermos elaborar um plano que não afete tanto o morador de Caxias”, afirmou o prefeito. Uma nova reunião está prevista para os próximos dias, desta vez na sede da Concer, no Jardim Primavera.
●  “Estive conversando como secretário de Transportes do Rio de Janeiro, Carlos Roberto Osório, sobre alternativas que contribuam para melhorar o trânsito na Avenida Brasil. Uma possibilidade era o de mudar os pontos dos ônibus. Caso não tenhamos nenhuma solução para este problema nos próximos 20 dias, não descarto determinar que nenhum caminhão, carreta e veículos pesados passem pelo centro e bairros próximos no período das 6 horas às 10 horas manhã”, disse o prefeito
●  O secretário estadual de Transportes Júlio Lopes destacou a importância do encontro reunindo representantes de vários órgãos. “De 2003 a 2013 houve um crescimento do transporte individual {redução do IPI e melhoria de renda da população] o que prejudicou consideravelmente o fluxo de trânsito nas vias. Hoje, um morador de Duque de Caxias gasta em média 53 minutos dentro de um coletivo. Acho importante que o prefeito Alexandre Cardoso tenha esta iniciativa em buscar soluções para melhorar as condições da mobilidade urbana – afirmou Júlio Lopes.
●  É bom lembrar que, quando foi instituída a faixa seletiva para ônibus na Avenida Brasil, na década de 80,o percurso entre a saída de Duque de Caxias (Praça da Amizade)e a rodoviária Novo Rio era de 19 minutos, em média. A pesquisa foi feita pelo Sindicato das Empresas de ônibus de Duque de Caxias, para medir o impacto da medida (maior velocidade média) no consumo de combustível da frota, o que representou um ganho extra para os empresários.
●  O Hospital Municipal Moacyr do Carmo passou a contar nesta quinta-feira (1º) com a primeira Unidade Cárdio Intensiva (UCI). Com 12 leitos e destinada a assistir pacientes do pós- operatório cardiológico, urgências hipertensivas e outros atendimentos na área da cardiologia, a unidade foi inaugurada pelo prefeito e médico  Alexandre Cardoso, que estava acompanhado do secretário de Saúde do município, Camilo Junqueira.

●  Na ocasião, o prefeito destacou a importância da UCI não só para a população de Duque de Caxias, como também para moradores de municípios próximos que terão um serviço de qualidade e com profissionais capacitados.
●   “Em abril, levamos para o ministro da Saúde Alexandre Padilha, um projeto de financiamento para a saúde do município com começo, meio e fim. Porque a nossa  preocupação é atender as pessoas na ponta. Ou seja, com unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Hoje, o programa atende somente 25% queremos ampliar para 70% do município. Temos um compromisso com a população de oferecer uma saúde de qualidade e a entrega desta unidade cárdio-intensiva é resultado de um planejamento que a prefeitura vem fazendo e não abrirei mão”, afirmou.
●  Para o prefeito, a cidade ganha com a unidade por dar mais dignidade e qualidade ao atendimento que será prestado à população. “O desafio não é inaugurar um hospital, mas a pessoa ter saúde. Como também é um desafio aumentar o número de leitos desta UTI. Mas tenho certeza  absoluta que esta equipe irá tornar a saúde mais digna”, garante.
●  Segundo o secretário municipal de Saúde, Camilo Junqueira, o espaço ocupado hoje pela UCI não passava de um depósito de todo o material sucateado. “Esta inauguração é uma semente plantada que faz parte de um sonho compartilhado pelo prefeito Alexandre Cardoso. Queremos fazer uma cardiologia forte no município, pois não temos este serviço de referência na Baixada Fluminense. Queremos o que todo cidadão de Duque de Caxias deseja: uma saúde digna e com qualidade”, explica.
●  "É preciso esclarecer que esta unidade não funcionará como um CTI. Ela tem a finalidade de atender  pacientes no pós  operatório cardiológico, urgências hipertensivas entre outros casos cardiológicos.  Em média os pacientes ficarão aqui cerca de quatro dias até serem transferidos para outro setor. A UCI tem ainda a função de desafogar as salas vermelhas de atendimento", disse
●  O diretor do Hospital Municipal Dr. Moacyr do Carmo, Leonardo de Deus, ressaltou a importância da unidade cárdio intensiva para a cidade, por oferecer um tratamento de qualidade com uma equipe especializada para atender casos complexos.
●  Durante a solenidade, o prefeito disse que vem investindo no sistema de Saúde do município. Lembrou que ainda há muito que melhorar, mas gradativamente vem transformando esta realidade. “Tudo tem sido feito com planejamento. Vamos reabrir o Hospital Duque de Caxias, mas, antes disso, precisamos esperar o fim da auditoria que está sendo feita para sabermos quanto foi gasto e o que falta para finalizar. Não cederei à pressão! O Hospital será reaberto após a auditoria”, revelou.
●  “Estamos ampliando cada vez mais o programa de Saúde onde é mais necessário: próximo ao morador. Nesta terça-feira (6) estaremos entregando uma unidade do PSF em Nova Campina, no final de agosto será a vez de Parada Angélica passar a contar com um ponto do Programa Saúde da Família. Também estamos construindo uma UPA pediátrica (ao lado do Hospital Infantil) e outra para adultos. Tudo dentro de um planejamento”, concluiu.
●  O Ministério Público firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) que garante o acesso a informações sobre licenciamento ambiental no âmbito estadual no site do órgão.
●  O TAC foi assinado pelos promotores de Justiça Daniel Lima Ribeiro, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Araruama, Carlos Frederico Saturnino de Oliveira e André Constant Dickstein, da 1ª e da 3ª Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Capital, respectivamente.
●  O acordo prevê que o Inea divulgue os seguintes documentos em seu site: pareceres, entre eles jurídicos, ou laudos técnicos; licenças; relatórios de vistoria; estudos e relatórios de impacto ambiental – incluindo relatórios ambientais simplificados e documentos que justifiquem a sua dispensa –, avaliações ambientais estratégicas e relatórios de auditoria, de fiscalização e de monitoramento.
●  A assinatura do TAC foi precedida de uma iniciativa inédita da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Araruama, que criou uma campanha para ouvir a população antes de elaborar ação civil pública para que os dados do Inea ficassem disponíveis na internet.
●  Relatório de Avaliação de Programas de Governo da Controladoria-Geral da União (CGU) aponta irregularidades na gestão de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O levantamento mostra que nos quatro estados e 120 municípios avaliados foram detectados casos de salários abaixo do piso salarial e despesas incompatíveis
●  O Fundeb, criado em 2006, redistribui recursos públicos da educação para o aluno. O estudo divulgado ontem (31) revela que o programa foi escolhido em razão do “seu alto número de denúncias, por movimentar um grande volume de recursos e por já ter apresentado falhas graves na execução dos recursos, como falta de comprovação documental de despesas e fraudes nos procedimentos licitatórios”.
●  O levantamento aponta que das 124 fiscalizações feitas, apenas em 83 foram verificadas a utilização do mínimo de aplicação de 60% dos recursos na remuneração dos professores. O índice demonstra a adoção de “procedimentos inadequados” quanto ao cumprimento do pagamento dos magistrados.
●  Também foram observadas nas fiscalizações, que os processos de aquisições apresentaram “graves ocorrências de diversas irregularidades”. De todas as unidades fiscalizadas, 49 obtiveram falhas como montagem, direcionamento e simulação de processos licitatórios. Outras 28 apresentaram falhas diversas na execução dos contratos. Em 12, foram encontradas despesas com preços acima da média do mercado.
●  O estudo destaca ainda, que em 69,35% dos municípios foram verificadas despesas incompatíveis com o objetivo do Fundeb. Os índices também apontam que 73,75% dos entes fiscalizados cometeram falhas nos processos licitatórios. Em 25% dos entes analisado foram encontradas irregularidades nos contratos.
●  A CGU informa que a “constatação de inconsistências na realização de despesas e graves ocorrências de diversas irregularidades nos processos de aquisições, demonstra incompatibilidade entre despesas e os objetivos do programa”. O levantamento ressalta também que é necessário aperfeiçoar a legislação e dar maior monitoramento para evitar a “fragilidade no controle da aplicação dos recursos”.
●  Em nota, o Ministério da Educação defende que “qualquer irregularidade deve ser apurada e punida com rigor”. O comunicado destaca também que os recursos do Fundeb “não são do Ministério da Educação, são de fundo com transferência constitucionalmente definida como obrigatória e automática para estados e municípios”. No entanto, a pasta defende a parceria com a CGU para maior fiscalização e controle dos gastos públicos. (ABr)
●  O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) apresentou queda de 0,17% no encerramento de julho. Foi a segunda redução no mês e o índice está 0,06 ponto percentual menor do que o registrado na apuração anterior, relativa à terceira prévia de julho (-0,11%). No acumulado do ano, houve alta de 3,12% e nos últimos 12 meses o índice subiu 5,80%.
●  A pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) em sete capitais mostra que em três dos oito grupos analisados ocorreram quedas. A baixa mais expressiva ocorreu no grupo vestuário com -1,13% ante um recuo de 0,54%, na terceira prévia do mês. Entre os itens dessa classe de despesa cujos preços caíram mais estão as roupas, passando de -0,61% para -1,48%.
●  Os dois grupos com recuo na média dos preços são: alimentação (-0,49% ante -0,42%) com destaque para hortaliças e legumes que ficaram 10,8% mais baratos, ante queda de 12,95%; e transportes com variação negativa de 0,7%, ante recuo de 0,8% na apuração passada. O item transportes teve influência da redução das tarifas de ônibus urbano (-2,66%, ante -3,07%).
●  À exceção do item saúde, com alta de 0,38% ante 0,35%, os demais grupos apresentaram decréscimos. Em habitação, o índice passou de 0,36% para 0,27%; em educação, leitura e recreação, de 0,23% para 0,16%; em comunicação, de 0,12% para 0,05% e em despesas diversas, de 0,29% para 0,28%.

●  Os principais itens que influenciaram o IPC-S são: leite tipo longa vida (6,16% ante 5,72%); refeições em bares e restaurantes (0,59% ante 0,74%); aluguel residencial (0,7% ante 0,67%); plano e seguro de saúde (estável em 0,62%) e mão de obra para reparos em residência (0,89% ante 0,49%). (Marli Moreira/ABr)

quarta-feira, 31 de julho de 2013

BAIXADA URGENTE

DILMA DECIDE NESTA QUINTA
SOBRE PROFILAXIA DA GRAVIDEZ 
A decisão final sobre o projeto de lei que obriga os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) a prestar atendimento emergencial e multidisciplinar às vítimas de violência sexual não deve ser antecipada, segundo assessores da Casa Civil. A presidenta Dilma Rousseff tem até amanhã (1°) para sancionar ou vetar o texto aprovado no Congresso Nacional que provocou reação imediata de entidades religiosas.
No último dia 19, representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outras entidades religiosas foram ao Palácio do Planalto pedir o veto parcial ao PL 03/2013.Eles reivindicam a retirada dos pontos do texto que preveem a “profilaxia da gravidez” e do “fornecimento de informações às vítimas dos direitos legais e de todos os serviços sanitários disponíveis”. O grupo critica o tratamento da gravidez como doença e teme que as informações prestadas no hospital, e não em delegacias, possam induzir as mulheres a optar pelo aborto.
No Congresso, a preocupação dos religiosos não teve tanto destaque. Apenas no Senado, o projeto passou por dois colegiados, antes de seguir para plenário, aprovado sob aplausos. Na Comissão de Direitos Humanos, a senadora Ana Rita (PT-ES), relatora da matéria, disse que a nova lei mostra o crescimento da consciência dos brasileiros em reduzir as taxas de criminalidade e de violência sexual no Brasil. “Sabemos que não são raros os casos de violência sexual contra crianças, jovens e idosos, do sexo masculino, bem como contra transexuais, travestis e homossexuais de qualquer sexo. O projeto trata de não fazer distinção de gênero entre as vítimas. Só podemos louvar esse posicionamento”, destacou a parlamentar.
A senadora Ângela Portela (PT-RR), relatora da mesma matéria na Comissão de Assuntos Sociais, também destacou a ampliação do atendimento à saúde e amparo legal e social a qualquer vítima de violência sexual. Para a parlamentar, o projeto pode contribuir para o fim da impunidade nesses casos. “Uma vez que as vítimas estejam conscientes de que terão atendimento condigno deixarão de ter receio de se expor [denunciar].” (Carolina Gonçalves/ABr).

PEZÃO MULTADO POR FAZER
PROPAGANDA ANTECIPADA



A partir de ação da Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RJ) aplicou multa no valor de R$ 125 mil ao vice-governador Pezão pelo uso indevido da propaganda do PMDB veiculada em 15 de março. O TRE também puniu o partido com a cassação de inserções de rádio e TV equivalentes a cinco vezes a propaganda partidária usada para promoção pessoal.
A ação da PRE se baseou na análise de inserções do PMDB/RJ em março, com falas de Pezão que caracterizavam propaganda antecipada, como: “O Rio vive hoje um momento de conquista. Ainda tem muita coisa para melhorar, mas a gente acabou com o jogo de empurra e fez o estado avançar”. O espaço, que pela legislação deve ser utilizado para veicular o programa do partido, foi usado para divulgar a candidatura de Pezão.
A sentença do Tribunal frisou que Pezão violou o art. 36 da Lei 9.504/97, que veda propagandas de candidatos antes da campanha eleitoral, que tem início em 6 de julho do ano do pleito. "O TRE/RJ se mantém firme na proteção da lisura das eleições e consolida o entendimento de que a propaganda antecipada deve ser punida, mesmo quando divulgada em horário reservado à propaganda partidária em ano não eleitoral", afirma o procurador regional eleitoral, Maurício da Rocha Ribeiro.
Outras ações - Ainda há representação pendente de julgamento contra o vice-governador. Em março, a PRE/RJ pediu a suspensão do site "Quem é Pezão", de seu serviço de telemarketing ativo, de sua página pessoal no Facebook e da veiculação de vídeos e jingles sobre Pezão, por caracterizarem propaganda antecipada. (Proc. Nº 81-58.2013.6.19.0000).

EX-PREFEITO CONDENADO POR
IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
 
Após duas ações civis públicas do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ), por meio da Procuradoria da República em Macaé, a Justiça Federal condenou o ex-prefeito do município de Carapebus Eduardo Nunes Cordeiro por ato de improbidade administrativa. O prefeito foi condenado pela 1ª Vara Federal de Macaé em dois processos do MPF/RJ, sendo sentenciado à suspensão dos direitos políticos pelo prazo de cinco anos, a proibição de contratar com o Poder Público e a pagamento de multa no valor de R$ 250 mil. A Justiça condenou também a empresa Ambio Indústria e Comércio de Equipamentos LTDA a ressarcir os cofres públicos em cerca de R$ 213 mil, além da estar proibida de contratar com o Poder Público pelo prazo de 5 anos. (Processos nº 2008.51.16.000464-8 e 2009.51.16.001127-0)
De acordo com a primeira ação, movida em 2008 pelo MPF/RJ, Eduardo Cordeiro recebeu da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) um repasse de cerca de R$ 213 mil para execução da obra da Estação de Tratamento de Esgoto do distrito de Ubás. A empresa Ambio Indústria e Comércio de Equipamentos foi a responsável pelo projeto e construção da Estação de Tratamento, porém não entregou a obra em perfeitas condições, apesar de ter recebido os valores necessários. Para o MPF/RJ, o então prefeito Eduardo Cordeiro cometeu ato de improbidade administrativa ao assinar o termo definitivo de aceitação da obra no dia 15 de setembro de 2001, sem que a estação se encontrasse em condições de operação.
Na segunda ação, movida em 2009, a União, por intermédio da Caixa Econômica Federal, havia repassado verbas ao município para execução do Programa Morar Melhor, que visava ampliar a cobertura de serviços de saneamento básico, infraestrutura urbana e ambiental. A empresa Delta Construções S.A. foi a vencedora da licitação para realizar obras de construção da rede de esgotamento sanitário, construção de estação elevatória e construção da estação de tratamento.
Para o MPF/RJ, houve ainda outra irregularidade nos procedimentos licitatórios, uma vez que a construção de Estação de Tratamento de Esgoto e a ampliação da mesma foram contratadas no mesmo dia (22 de março de 2002) pelo então prefeito Eduardo Cordeiro. Ambas seriam executadas pela empresa Delta Construções no mesmo prazo de entrega: seis meses. O ex-prefeito tinha ciência das irregularidades nas obras de saneamento e mesmo assim assinou os contratos.

ROMPIMENTO DE TUBULAÇÃO DA CEDAE
ATERRORIZA OS MORADORES DE XERÉM 


Um dia depois do rompimento de uma adutora em Campo Grande, na zona oeste do Rio, que matou uma criança, uma tubulação de água se rompeu na manhã desta quarta-feira (31), na Avenida Pastor Martin Luther King, na esquina com a Avenida Vicente de Carvalho, no bairro de Vicente de Carvalho, na zona norte da cidade. A tubulação pertence à Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, a Cedae.
Na véspera (30) o rompimento de uma adutora, também da Cedae, em Campo Grande provocou a morte de Isabella Severo da Silva, de 3 anos. A criança será enterrada hoje. Dados da Defesa Civil do Rio estimam que mais de 140 pessoas tiveram suas casas atingidas pelo acidente.
Esses dois incidentes em menos de 24 horas acabou gerando intranquilidade entre os moradores de Xerém, que ainda não se refizeram do impacto do rompimento de uma represa da Cedae, em janeiro último, o que acabou por destruir uma ponte na localidade de Café Torrado, além de varrer do mapa mais de duas centenas de casas. Hoje, em Xerém, existe um reservatório, com capacidade para cerca de dois milhões de litros, que abastecia a empresa Ciferal, montadora de carrocerias para ônibus. A represa foi abandonada depois que a Cedae instalou uma rede exclusiva para atender à Ciferal. O reservatório, construído numa elevação no meio da mata, está com graves rachaduras e pode explodir a qualquer momento.
 A Cedae informou ainda que há uma equipe no local para fazer os reparos. Mas não há previsão para a conclusão das atividades. A assessoria disse que um grande poça de água se formou no local, mas aparentemente não há danos mais graves. A Avenida Vicente de Carvalho foi interditada momentaneamente e o tráfego da região está sendo desviado. A Avenida Pastor Martin Luther King é uma das principais referências da zona norte do Rio.


RÁPIDAS

●  Finalmente, alguém da cúpula do PMDB saiu em defesa do governador Sérgio Cabral. Governista convicto, e atual Secretário de Aviação Civil, o ex-governador (do antigo Estado do Rio) Moreira Franco resolveu manifestar o seu apoio irrestrito ao dono do cachorrinho mais famoso do País, o peralta “Juquinha”, que, entre outras coisas, adora viajar de helicóptero.
●   “Não é da cultura do PMDB abandonar companheiros em dificuldade. Nada garante a irreversibilidade desse quadro. Temos de esperar, falta mais de um ano para a eleição. Não vamos julgar, condenar ou abandonar ninguém antes de entender a realidade e fazer uma revisão da trajetória. Ele tem todas as condições de se recuperar se fizer as mudanças que o povo exige. Não há muita diferença da situação dele para a de outros governadores, só a intensidade”, disse Moreira Franco.
●  Por mera coincidência, Moreira Franco está sendo acuado de fazer “lobby” em favor da empreiteira Odebrecht, onde trabalha o filho do ex-governador fluminense. As acusações foram feitas por empresários interessados na licitação de privatização dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e Confins, em Belo Horizonte. Os críticos apontam o texto do edital da licitação como dirigido para favorecer a poderosa empreiteira
●  Moreira Franco é um dos nomes do PMDB apontados como possível vice de Pezão, se o PT decidir lançar candidato próprio, no caso, o senador Lindbergh Farias. A defesa prévia de Cabral seria uma forma de Moreira Franco de avisar que está no banco de reservas para ser vice do atual vice.
●  O ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis de Oliveira terá que pagar multa de R$ 6.016,50 (equivalente a 2.500 Ufir-RJ) devido a irregularidades na prestação de contas de subvenção e auxílio concedidos ao Grupo Espírita Consolador Prometido, no exercício de 2006.
●  A decisão é do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), em sessão plenária nesta terça-feira (30/7), seguindo voto do relator do processo, conselheiro Aluísio Gama de Souza.
●  A secretaria de Saúde de Duque de Caxias promoveu nesta quarta-feira (31), a Campanha de Hepatites, no hospital municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em comemoração ao dia Nacional de Combate às Hepatites Virais, que aconteceu no dia 27 de julho. Além da orientação dos profissionais de saúde com a distribuição de folhetos, a ação contou com o teste rápido de hepatite C e vacina para imunização contra a hepatite B.
●  Segundo Lucia Sena, bioquímica do Programa DST/AIDS e Hepatites Virais do município, o resultado do teste é entregue em 20 minutos e caso seja positivo, o paciente é encaminhado ao Centro de Testagem e Aconselhamento de Duque de Caxias, no Centro Municipal de Saúde, para realização de exames complementares. "A hepatite C é uma doença silenciosa e a rápida verificação da doença possibilita maiores chances de cura", explicou.
●  As pessoas que não conseguiram realizar o teste, podem procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento de Duque de Caxias, no Centro Municipal de Saúde, que fica na Avenida General Gurjão, s/n, centro, e atende de segunda a sexta pela manhã e nas segundas e terças até 15 horas. Além do teste rápido das hepatites B e C, são feitos também os testes de sífilis e AIDS.
●  A hepatite é uma doença grave que ataca o fígado. Os cinco principais tipos (A, B, C, D e E) são causados por vírus que podem passar de uma pessoa para outra. A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível (DST), assim como a hepatite C, pode ser transmitida pelo sangue.
●  A partir deste ano, a vacina contra a hepatite B também está sendo oferecida para pessoas com idade até 49 anos. Após três doses, mais de 90% dos adultos jovens e 95% das crianças e adolescentes desenvolvem respostas adequadas de anticorpos. A hepatite C não tem vacina e apesar de ser uma doença silenciosa, pode apresentar alguns sintomas como fadiga, falta de apetite, vômitos, fezes esbranquiçadas, urina escura, pele e olhos amarelados
●  A hepatite é considerada uma doença negligenciada em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 325 milhões de pessoas são portadores crônicos da hepatite B e 170 milhões, da hepatite C. No Brasil, a estimativa é de que existam 800 mil infectadas pelo vírus tipo B e 1,5 milhão, pelo tipo C. Em casos mais graves, a hepatite pode evoluir lentamente para doenças como cirrose e câncer de fígado.
●  Apesar de reforçada pelo Papa Francisco, o governador Sérgio Cabral continua duvidando da eficácia da proposta do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, para quem as UPPs não pacificam favelas se, ao mesmo tempo, o resto do governo não aparece para abrir novos serviços públicos, como educação, saúde, assistência social e lazer.
●  Em recene reunião de secretários do governo para discutir medidas para combater a violência no RJ, Beltrame não foi convidado. Quem organizou e dirigiu a reunião foi o delegado-deputado Zaqueu Teixeira, que teve uma passagem relâmpago como Secretário de Segurança Pública de Duque de Caxias, onde deveria implantar um sistema de monitoração, através de câmeras instaladas nas principais vias da cidade, inclusive nos distrito.
●  Apesar do dinheiro investido pela Prefeitura nesse projeto, nenhuma câmera foi instalada até hoje na cidade, onde os bandidos deitam e rolam diante da pobreza franciscana (de homens e equipamentos) das Delegacias e do 15º Batalhão da PM., cujo efetivo é menor que foi deslocado para a UPP da Rocinha.
●  O desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo Souza, morador da Rocinha que desapareceu em 14 de julho, após ter sido levado para uma averiguação por policiais militares, foi lembrado hoje (31) em ato simbólico na Praia de Copacabana, na zona sul da cidade do Rio.
●  Integrantes da organização não governamental Rio de Paz fincaram na areia dez manequins cobertos por um tecido branco simbolizando os desaparecimentos registrados pela Polícia Civil no estado e que ainda não foram solucionados. Entre eles, está o de Amarildo.
●  "O Rio está cheio de cemitérios clandestinos. São pessoas que jamais retornaram para suas famílias. Isso nos envergonha e nos entristece muito por saber que jamais esses familiares poderão ver seus entes queridos de novo”, disse o presidente do Rio de Paz, Antônio Carlos Costa. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados quase 35 mil desaparecimentos de janeiro de 2007 a maio deste ano.
●  A esposa, filhos e parentes de Amarildo eram esperados no ato em Copacabana, no entanto, ficaram muito abalados com a notícia de que um corpo foi encontrado na Rocinha, na noite de ontem (30). A Polícia Civil, no entanto, informou que o corpo era de uma mulher. Nesta quinta (1º), uma nova manifestação está prevista na comunidade, às 18h, para marcar 18 dias de desaparecimento do pedreiro.
●  O caso, que era investigado pela 15ª Delegacia de Polícia (Gávea), foi encaminhado hoje para a Delegacia de Homicídios (DH). Ao longo do dia está prevista coleta de material genético (DNA) de um dos filhos de Amarildo para comparação com marcas de sangue encontradas no banco de trás de uma das viaturas da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), para onde o pedreiro foi levada no dia em que sumiu.
●  Durante evento no Complexo do Alemão, o secretário de Segurança Pública José Mariano Beltrame disse que o encaminhamento do caso para a Delegacia de Homicídios vai facilitar o esclarecimento do caso. “Todos os homicídios ocorridos na Rocinha, desde a existência da UPP, a DH (Delegacia de Homicídios) investigou e elucidou. E vai elucidar esse também”, garantiu Beltrame.
●  Até agora, a Polícia Civil avaliou imagens de câmeras instaladas na UPP da Rocinha e os GPS das viaturas da polícia, na busca por pistas que levem ao paradeiro de Amarildo

COMEÇA NESTA QUINTA A SEMANA
MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO 
A 22ª Semana Mundial de Aleitamento Materno, com o tema Apoio às Mães que Amamentam: Próximo, Contínuo e Oportuno, começa nesta quinta-feira (1º) e irá até o próximo dia 8. No Rio de Janeiro, a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) promovem, na manhã de domingo (4), no Museu da República, uma série de atividades.
Está programado o lançamento do Manual de Aleitamento Materno, destinado a profissionais de saúde. A presidenta do Comitê de Aleitamento Materno da Soperj, pediatra Carmen Elias, disse à Agência Brasil que o objetivo é que esses profissionais possam transmitir o conhecimento e as informações aos usuários.
A Soperj colocará à disposição do público, no período de 1º a 7 de agosto, o número (21) 9981- 5866 para tirar dúvidas sobre amamentação. O Disque-Amamentação vai funcionar das 9h às 16h. Pediatras da entidade darão esclarecimentos à população também durante os eventos programados para o dia 4, no Museu da República. Haverá atrações lúdicas para toda a família, ressaltando a importância do aleitamento materno, por meio da apresentação de bonecos e do grupo de teatro da Associação Brasileira de Pediatria (ABP).
“O leite humano tem propriedades que a indústria hoje, com toda a tecnologia mundial, ainda não consegue fazer alguma coisa semelhante ou um substituto, principalmente na parte imunológica”, explica a pediatra. “O leite materno protege a criança de infecções. A gente sabe que o bebê nasce com zero proteção. É o leite da mãe que supre essa deficiência”, acrescenta. Segundo ela, o ideal é que a amamentação ocorra até 6 meses de idade.
Muitas empresas já liberam as mães para a amamentação pelo período de 6 meses. Além de reduzir o risco de câncer de mama, essas mães estabelecem um vínculo afetivo com o bebê muito grande, segundo a pediatra. “Hoje, cada vez mais, a gente está incentivando o aleitamento na primeira hora de vida [do bebê], se possível, na sala de parto. A gente já tem trabalhos, com evidências científicas, de que isso ajuda muito, depois, a continuidade do aleitamento até 6 meses ou mais.”
A Semana Mundial de Aleitamento Materno foi criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, do nome em inglês) e ocorre em 170 países, com a meta de aumentar os índices de aleitamento materno. (Alana Gandra/ABr)


terça-feira, 30 de julho de 2013

BAIXADA URGENTE

DÍVIDA DAS EMPRESAS
CRESCEU 1,3% EM 2013 

A inadimplência das empresas cresceu 1,3% no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento divulgado nesta terça (30) pela empresa de consultoria Serasa Experian. Esse é o menor índice desde 2011, quando houve elevação de 13,1% entre os meses de janeiro a junho. Também houve acréscimo na comparação mensal, uma variação de 0,9% em relação maio. Na comparação com o mês de junho do ano passado foi registrado aumento de 3,5%.
As dívidas não bancárias, que incluem débitos com cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços, tiveram maior avanço nos primeiros seis meses do ano, com variação de 11%. O valor médio dessas dívidas ficou em R$ 803, um crescimento de 3,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Embora com menor percentual, a inadimplência das empresas com os bancos também apresentou variação positiva de 0,2%, com valor médio de R$ 5.102.
Por outro lado, quanto aos títulos protestados e cheques sem fundo, houve decréscimo na inadimplência de pessoas jurídicas, com variação de -5,2% e -5,4%, respectivamente, no primeiro semestre. O valor médio dos protestos ficou em R$ 2.021, 4,6% acima do que o registrado no primeiro semestre de 2011. As dívidas com cheques sem fundos, por sua vez, tiveram valor médio de R$ 2.548, representando aumento expressivo de 15,7%, quando comparado aos seis primeiros meses do ano passado.
Para os economistas da Serasa Experian, o menor crescimento da inadimplência das empresas neste ano ocorre porque a comparação está sendo feita com uma base elevada. Nos dois anos anteriores, o indicador se manteve em um patamar alto, "em decorrência dos impactos da crise global, câmbio desvalorizado e da inadimplência do consumidor". (Camila Maciel/ABr).

VEREADORA EVANGÉLICA
PROPÕE CARNAVAL GOSPEL

Talvez influenciada pela movimentação dos católicos em torno da Jornada Mundial da Juventude, encerrada no último domingo com uma missa na Praia de Copacabana celebrada pelo Papa Francisco com a participação de cerca de três milhões de fiéis vindos de mais de 170 países, a capital do Ceará poderá ganhar o primeiro Carnaval Gospel do Brasil, se o projeto de lei 186/2013 for aprovado pelo plenário da Câmara de Fortaleza e sancionado pelo prefeito Roberto Claudio. De autoria da vereadora Germana Soares (PHS) o projeto tem como objetivo destacar a música gospel que já é considerada como manifestação cultural.
“A ideia de promover o Carnaval Gospel de Fortaleza, a exemplo do que já acontece em cidades como o Rio de Janeiro, Londrina, Olinda e Ouro Preto, é oferecer aos cidadãos fortalezenses uma festa de cunho popular diferente, em meio às comemorações do período de carnaval”, disse a autora do projeto. O PL 186/2013 encontra-se na Comissão de Legislação esperando um parecer do vereador Benigno Júnior (PSC) que é o relator do projeto.
Se for aprovado o Carnaval Gospel será realizado todos os anos na mesma época do Carnaval tradicional e deverá ter desfiles de rua, comemorações em locais públicos e a participação de artistas locais e de outros estados.
Germana Soares é evangélica e atua em causas humanistas como é o caso da luta contra a violência doméstica e que já usou a tribuna para se manifestar em favor da defesa das crenças pessoais dos políticos.
Em abril, diante das polêmicas envolvendo o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), a vereadora cearense falou que não concordava com tudo o que o parlamentar falava, mas que assim como ela, ele tinha o direito de manifestar suas crenças.
“Nós temos o direitos de defender aquilo que acreditamos, não fomos nomeados e nem indicados por ninguém, represento o povo que me elegeu. Acredito na família e nos valores cristãos, Será que estou errada por pensar diferente, será que sou homofóbica?”, disse ela na ocasião.

ENGARRAMENTO NA WASHINGTON
LUÍS SERÁ DISCUTIDO NESTA QUARTA


Os constantes engarrafamentos na Rodovia Washington Luís que tanto prejudicam o trânsito em Duque de Caxias, afetando, inclusive, a circulação nas avenidas Brigadeiro Lima e Silva e nas ruas do Parque Beira Mar, será debatido pelo prefeito do município, Alexandre Cardoso nesta quarta-feira (31), às 14 horas, na sede do governo da cidade, no bairro Jardim Primavera, com representantes da concessionária que administra a rodovia federal, Concer, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), representante da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, do governo do estado, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entre outros.
O encontro, com início às 14:00 hs, tem o objetivo de buscar solução em conjunto para a situação, já que os motoristas e o transporte de massa da cidade vêm sendo afetados a cada acidente que ocorre na rodovia e até na Avenida Brasil.

NOVA CAMPINAS E PARADA ANGÉLICA
GANHAM NOVAS UNIDADES DE SAÚDE

A partir das próxima terça-feira (6), o terceiro distrito ganhará duas unidades do Programa de Saúde da Família. As unidades, com estrutura de atendimento ampliada, irá melhorar o atendimento tanto em Nova Campinas, como em Parada Angélica, na divisa com Magé. Segundo o prefeito Alexandre Cardoso, o município já reservou R$ 9 milhões para a conclusão das obras do antigo Hospital Duque de Caxias, paralisadas em meados de 2012.
A retomada das obras do antigo hospital ainda depende da conclusão da auditoria que está sendo feita nas contas da Secretaria Municipal de Saúde referente ao Governo anterior. No caso do hospital, fechado desde janeiro de 2009 e motivo de recente protesto dos moradores do Parque Senhor do Bonfim, do Centenário e do Parque Lafaiete, a empresa encarregada das obras afirmava, em janeiro último, que concluíra 60% dos serviços contratados, mas só recebera 40% do valor devido. Até o momento, a auditoria revela que 50% do contrato foi pago, enquanto apenas 30% das obras foram efetivamente executadas.
A previsão da Secretaria de Saúde é que a auditoria no antigo hospital fique pronta entre agosto e setembro, o que permitirá a conclusão das obras. O novo Hospital Duque de Caxias disporá de diversas clínicas para diversas especializada e uma unidade de pronto atendimento, que funcionará 24 horas por dia para atender pacientes que não precisem de internação. Os casos que exigirem procedimentos mais completos e internação serão enviados para o Hospital Moacyr do Carmo através do SAMU.

Só em outubro deverá ser concluída a auditoria nas obras do Hospital Duque de Caxias

RÁPIDAS 

●  O governador Sérgio Cabral, anunciou nesta segunda (29), ao lado do vice Luis Fernando Pezão,  que desistiu de demolir o Parque Aquático Júlio de Lamare, no entorno do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. Pesou na decisão de Cabral a posição defendida pelo presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Coaracy Nunes, e também a opinião pública.
●  Cabral disse que a passagem do papa Francisco pelo Brasil, especialmente pelo Rio de Janeiro, onde ficou sete dias, lhe provocou uma grande mudança.
●   “Eu sou cristão. E me tocou muito a vinda do papa, como governador e como ser humano. A figura do papa me tocou. Certamente eu estava precisando muito de uma dose de humildade. E eu jamais terei vergonha de [fazer] autocríticas e reconhecer erros. [No episódio do Júlio de Lamare] eu errei em não ouvir, por isso estou voltando atrás”, disse Cabral, em uma entrevista à imprensa que durou aproximadamente 45 minutos, uma das mais longas que ele concedeu nos últimos meses
●  O governador ressaltou que a decisão de preservar o Júlio de Lamare está tomada e já foi comunicada ao consórcio vencedor da licitação, formado pelas empresas IMX, de Eike Batista, da construtora Odebrecht, e do grupo internacional AEG, especializado na administração de arenas esportivas. Cabral disse que os R$ 30 milhões que o consórcio usaria para demolir e reconstruir o parque aquático serão repactuados no contrato
●  O consórcio foi procurado pela Agência Brasil e informou, por meio da assessoria, que só iria se pronunciar quando fosse notificado oficialmente. Sobre o Estádio de Atletismo Célio de Barros, ele explicou que não há solução técnica para tornar a arena de nível olímpico e que ela terá de ser reconstruída em um terreno próximo, em uma área que pertencia ao Exército.
●  O governador comentou sobre as manifestações de rua feitas majoritariamente por jovens e declarou que deseja abrir um novo e permanente canal de diálogo. Fez inclusive um apelo aos manifestantes que frequentemente fazem protestos na rua onde mora, no Leblon.
●   “Eu queria fazer um apelo aos manifestantes. Na porta da minha casa, eu tenho crianças pequenas. É o meu filho de 6 anos, é o meu filho de 11 anos. É um apelo de pai. Eu não sou um ditador. Estou aberto ao diálogo, às manifestações. Mas na porta de minha casa, não. Peço de coração, como pai”, disse. Desde ontem (28), um grupo de manifestantes está acampado perto da residência do governador.
●   “Ouvir a opinião pública, as críticas e sugestões, faz parte do processo democrático. É um processo de reflexão mesmo, de ter humildade de reconhecer e encontrar caminhos que sejam o melhor para todos". Cabral ressaltou que aceita inclusive discutir o destino do prédio do antigo Museu do Índio, que foi desocupado pela polícia. O governador disse que instruiu sua secretária de Cultura, Adriana Rattes, a construir uma linha de diálogo com os índios que permita até mesmo a reocupação do espaço por eles de alguma forma.
●  Como prova de que deseja um novo tempo no relacionamento com os jovens, Cabral mandou retirar as grades que cercam o Palácio Guanabara há semanas, desde o acirramento das manifestações, usadas para proteger o prédio histórico, no bairro de Laranjeiras. Ao final da coletiva, todas as grades já haviam sido removidas.
●  Sobre o uso excessivo de helicópteros, conforme noticiado pela imprensa, o governador declarou que só ele poderá fazer uso das aeronaves, até que se faça uma nova norma especificando o seu uso, o que exclui a utilização por sua família. (Vladimir Platonow/ABr)
●  A menina Isabela Severo da Silva, 3 anos, morreu às 8h25 de desta terça (30), depois do rompimento da adutora da Companhia Estadual de Água e Esgoto do Rio de Janeiro (Cedae), que ocorreu de madrugada. A criança engoliu muita água e chegou a receber massagem cardíaca dos bombeiros que a socorreram. Ela foi encaminhada para o Hospital Rocha Faria, no mesmo bairro.
●  Pelo menos sete pessoas ficaram feridas no acidente. Três foram encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros a hospitais e quatro, socorridas no próprio local. A água chegou a 2 metros de altura, deixando casas destruídas e ruas alagadas. A Cedae ainda não sabe o que ocasionou o vazamento da adutora de 1,5 metro de diâmetro. Dez casas foram destruídas pela água.
●  O registro da tubulação já foi fechado e, segundo a distribuidora de água, o abastecimento não será interrompido porque a água foi desviada para outras tubulações.
●  O registro da adutora já foi desligado e a Light interrompeu o fornecimento de energia na área, por segurança
●  A 22ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio condenou, por unanimidade, a Universidade Estácio de Sá a indenizar em R$ 6 mil, por danos morais, o aluno de um de seus cursos de pós-graduação. O rapaz se matriculou visando a uma promoção na empresa em que trabalha, porém, após a conclusão do curso, esperou cerca de um ano a entrega do diploma, o que gerou mal-estar entre ele e o empregador, o qual havia custeado metade da importância paga. Ao recorrer, o autor pleiteou que se majorasse o valor da indenização, que, em primeira instância, fora arbitrado em R$ 3 mil.
●  A desembargadora relatora, Odete Knaack de Souza, que acolheu o pedido autoral, ponderou que foi incontroversa a alegação de que a demora excessiva na emissão do certificado de conclusão do curso causou danos ao autor, haja vista que não houve sequer recurso da parte ré.
●  “A situação revela enorme descaso e irresponsabilidade de quem tem o dever constitucional de promover o acesso à educação, de modo a alcançar o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, nos termos do que determina o art. 205 da Constituição da República de 1988”, asseverou.
●  Na decisão, a magistrada também discorreu sobre a postulada majoração do valor da indenização por dano moral. “Deve-se observar também, para a aferição do valor reparatório pelos danos morais suportados pela parte autora, o caráter pedagógico-punitivo, a fim de evitar que tais acontecimentos continuem a gerar danos aos consumidores, acarretando, consequentemente, mais demandas judiciais”, afirmou. (Proc. nº 0121402-94.2010.8.19.0001)
●  O Conselho Federal de Medicina (CFM) justificou nesta segunda 29) a baixa adesão de brasileiros ao Programa Mais Médicos à decepção com as condições oferecidas pelo governo para os profissionais. Dos 16.530 médicos com diploma brasileiro ou revalidado preliminarmente inscritos, apenas 3.891 completaram o cadastro. Segundo o Ministério da Saúde, a demanda apresentada pelos municípios supera 15 mil médicos.
●  As entidades médicas defendem que o programa vai contra as leis trabalhistas pois os médicos não terão carteira assinada e nem serão servidores públicos, em vez disso receberão uma bolsa de R$ 10 mil sem contrato de trabalho. O Ministério da Saúde defende que os médicos do programa vão fazer uma especialização simultaneamente à atuação no Sistema Único de Saúde (SUS), por isso a "bolsa formação
●  Dos 1.270 médicos residentes que se inscreveram, apenas 31 concluíram a adesão. Esses profissionais terão que desistir do programa de residência para atuar no Mais Médicos.
●  Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, há uma proliferação de oferta de vínculos e esse é um dos motivos das desistências. “Estamos muito satisfeitos com o número de inscritos. Esperamos contar com todos eles”, disse o secretário, acrescentando que o programa vai ter mais fases para suprir toda a demanda dos municípios. A segunda fase de inscrições deve ter início dia 15 de agosto.
●  A Federação Nacional dos Médicos convocou a categoria para mais uma paralisação amanhã (30), em protesto contra o Programa Mais Médicos e contra os vetos da presidenta Dilma Rousseff a artigos da lei que regulamenta a medicina. Sindicatos de vários estados, como Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio de Janeiro e do Distrito Federal, anunciaram que vão aderir ao movimento. (Aline Leal/ABr).
●  O prefeito Alexandre Cardoso, junto com o secretário municipal de Saúde, Camilo Junqueira, inaugura nesta quinta-feira (1º), às 10 horas, a Unidade Cárdio Intensiva (CTI Cardiológico) do setor de  cardiologia do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo.
●  O novo CTI terá 12 leitos e será o primeiro passo para transformar o Hospital Municipal Moacyr do Carmo no primeiro centro de diagnóstico e tratamento de cardiopatias graves, como AVC, Infartos e crise hipertensiva, da Baixada Fluminense, conforme o blog já antecipou
●  A Secretaria de Segurança Pública do Rio divulgou na segunda (29) á noite o balanço das ocorrências envolvendo participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). No evento, que registrou cerca de 3,5 milhões de pessoas, não houve nenhum participante da JMJ ferido gravemente. Os furtos foram os responsáveis pelo maior número de casos relacionados diretamente com a JMJ: 591 registros no período de 14 a 27 de julho. As delegacias registraram 15 roubos contra pessoas que participavam do evento.
●  De acordo com o subsecretário de Grandes Eventos da Secretaria de Segurança Pública, Roberto Alzir, “levando em conta o desafio da maior operação policial da história do Rio de Janeiro, os números são satisfatórios e podemos dizer que os peregrinos tiveram uma experiência segura. Nossa tarefa agora é trabalhar para aprimorar o planejamento com a análise das ocorrências para a otimização dos recursos policiais em busca da melhoria do nosso serviço nos próximos eventos”, afirmou.
●  Segundo Alzir, na comparação com o réveillon deste ano, quando ocorreram 348 furtos e 17 roubos no período de 12 horas, a JMJ, em seu dia de pico de ocorrências, no sábado (27), registrou 231 furtos e dois roubos, em 24 horas. O número menor de casos, segundo o subsecretário, deve-se ao comportamento dos jovens. “O planejamento adotado foi semelhante ao esquema de policiamento no Ano-Novo. A ausência de crime violento, em grande parte, se deve ao perfil do público”, ressaltou. (Douglas Corrêa/ABr)
●  O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) apresentou, em julho, alta de 0,26%. Em junho, a alta foi 0,75% e, em julho de 2012, 1,34%. No acumulado dos sete primeiros meses deste ano, a taxa ficou em 2,01% e, em 12 meses, 5,18%. Esta última variação serve de base de cálculo para a renovação da maioria dos contratos de aluguel. Em junho, o índice acumulado alcançou 6,31%.
●  A apuração feita pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), aponta que entre os dias 21 de junho e 20 de julho ocorreram quedas de preços nos três componentes do IGP-M.
●  No Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que reflete as cotações no setor atacadista, houve alta média de 0,3%, abaixo da variação registrada em junho, de 0,68%. Entre os motivos está o recuo de 0,58% no subcomponente bens finais, com destaque para os alimentos in natura que caíram 6,64% ante uma variação negativa, em junho, de 1,39%.
●  Algumas commodities - bens agrícolas e minerais com cotação no mercado internacional - também apresentaram reduções de preços ou diminuição na velocidade de alta, provocando impacto sobre o resultado geral do IGP-M. A soja em grão estava cotada com valores 4,92% mais altos do que em junho, período em que a taxa tinha subido mais, 11,38%.
●  Já o minério de ferro teve queda de 4,32% diante de uma alta de 0,34% em junho e o milho em grão, recuo de 2,96% diante de uma diminuição de 1,39% em junho.
●  O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) caiu em 0,07% ante um aumento de 0,39% no mês anterior , resultado puxado, principalmente, pelos alimentos com variação negativa de 0,48% ante uma alta de 0,23%. Entre os itens, ocorreram recuos de preços do tomate (de -6,15% para -29,96%); mamão papaia (de 20,75% para -26,81%) e cenoura (de -18,86% para -17,41%).
●  No terceiro componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve elevação de 0,73%, taxa menor que na apuração passada quando havia subido 1,96%. A principal contribuição para esse decréscimo foi constatada em mão de obra, com alta de 1,05% ante 3,24%. (Marli Moreira/ABr)
●  Donos de cães e gatos já têm compromisso para o próximo fim de semana em Duque de Caxias. Neste sábado (3), quem tem animal de estimação e mora nos bairros Jardim Gramacho, Sarapuí e Dr. Laureano deve se dirigir, das 9:00 às 17:00hs, a um dos postos disponibilizados pela prefeitura para protegê-lo contra a raiva.
●  Embora a doença esteja controlada, a secretaria municipal de Saúde ressalta que é importante vacinar anualmente caninos e felinos com mais de três meses de idade para garantir a manutenção e o controle da doença que pode afetar também a população humana.
●  Organizada pelo Núcleo de Zoonoses, Animais Peçonhentos e Sinantrópicos a imunização é feita em todos os distritos aos sábados e já atendeu, no período de fevereiro a junho, mais de 30 mil animais. A veterinária Daniela Ferrer ressaltou que a medida é um reforço à campanha nacional de vacinação que acontecerá em setembro
●  “Como Duque de Caxias possui uma área muito grande, semanalmente escolhemos cinco ou seis pontos da cidade para atender as pessoas. Desta maneira, imunizamos um grande número de animais de estimação”, explica.
●  No sábado, a vacinação estará disponível nos seguintes locais: Escola Estadual Lara Vilela, Escola Municipal Mauro de Castro e Escola Estadual Álvaro Negromonte, no bairro Jardim Gramacho; Escola Estadual Hebert Moses, no bairro Dr. Laureano e Posto de Saúde do Sarapuí. Outras informações pelo telefone 2699-4014.
●  A estatística do blog na tarde desta terça-feira (30) registrava a participação de internautas dos Estados Unidos (46), Alemanha (41), Rússia (15), Luxemburgo ( 5),  Espanha ( 3), Angola (2),  Indonésia, Nigéria e Portugal, com um internauta cada.
●  Esses números demonstra, de forma inequívoca, que o Brasil e a Baixada Flulminense continuam despertando o interesse não só dos brasileiros que moram no exterior, mas também de estrangeiros, que aproveitam a ferramenta de tradução automática da Google para se inteirar do que acontece no País onde o Papa, embora Hermano platino, foi acolhido com alegria e fraternidade