RUA INVADIDA POR TRILHOS

O prefeito se referia à desafetação de uma parte da antiga Rua Comandante Ernani do Amaral Peixoto, feita em 1970 pela Prefeitura para permitir a eletrificação entre Gramacho e Penha. Com bitola larga, o novo traçado da ferrovia precisaria de um raio maior para fazer a curva depois do viaduto Francisco Correa em direção à estação. Assim, parte da rua foi cedida à antiga Rede Ferroviária Federal, cuja sucessora legal é a Central Logística, que foi encarregada pelo Governo do Estado de administrar o patrimônio da antiga Flumitrens, responsável pelo transporte de passageiros. O leito da ferrovia hoje é compartilhado pela Central Logística, dona da via permanente e do material rodante, e pelas concessionárias Supervia, que opera o transporte de passageiros, e Vale, que opera todo o antigo ramal da Leopoldina no transporte de carga. E agora, Zito?
CAXIAS CONTINUA LIDERANDO
INDICES DE VIOLÊNCIA NO RIO
Nesta sexta-feira (20), a partir das 15 horas, quando abrir a I Conferência Municipal de Segurança Pública e Cidadania, o ministro da Justiça, Tarso

No dia a dia, o que temos são delegacias que ainda utilizam máquinas de escrever fabricadas na metade do Século XX, um batalhão da PM com contingente menor do que existia há 10 anos, hospitais e postos de saúde
RÁPIDAS
• A Ong Viva a Vida, que tem na Segurança Pública a sua grande meta, vai para o encontro com o Ministro Tarso Genro munida com as estatísticas do INSP – Instituto de Segurança Pública, publicados

• É público e notório que nem todos os atos de violência são registrados na Polícia, quer por envolver membros de uma mesma família, como é o caso de agressão e pedofilia, quer pelo fato das vítimas desacreditar na Polícia como órgão investigativo e no Judiciário, órgão que deveria aplicar a lei, mas que age arraigado a “provas concludentes”, além do infindável cipoal de recursos que adiam o cumprimento da pena, mesmo nos casos mais escandalosos, como o homicídio e o latrocínio.
• A propósito da violência no Rio, César Maia estranha que as estatísticas de homicídios não levam em conta o número de desaparecidos, isto é, pessoas que saíram de casa e não voltaram mais. Geralmente, são pessoas assassinadas cujos corpos são abandonados em locais ermos, de difícil acesso e, na maioria dos casos, resultado de “condenações” por parte de milícias e gangues.
• Como a turma do “Militar Legal” também deverá participar da Conferência, é óbvio que haverá muitas saias justas à disposição do ministro que expulsa atletas cubanos, mas dá refúgio a condenados pela Justiça de outros países.
• Segundo denúncia do ex-blog de César Maia desta quinta-feira (19), o concorrido escritório de advocacia “Coelho, Ancelmo e Dourado”, do qual é sócia Adriana Ancelmo, mulher do governador Sérgio Cabral (PMDB), atua em duas ações que envolvem interesses do Estado.
• Em uma delas, Adriana aparece como representante da Feema, em ação civil pública do Ministério Público do Estado. No outro caso, seu sócio Sergio Coelho e Silva Pereira representa a Vigo Central de Serviços Ltda., do empresário Arthur César de Menezes Soares Filho, cujas firmas recebem quase 25% do valor pago em serviços terceirizados do Estado.
• Nesse processo o Estado é réu, ao lado da Vigo. Especialistas em direito administrativo ouvidos pela Folha (de S. Paulo) afirmam que a contratação do escritório vai contra o espírito da Constituição e o Supremo Tribunal Federal, que vedam o nepotismo.
• Onde está a OAB que não vê essa violação do seu estatuto, que veda aos servidores de entidades estatais, mesmo em cargos em comissão, de exercerem a advocacia contra o Poder Público?
• Durante o temporal que se abateu sobre

• A energia liberada pelo raio também afetou as transmissões da Rádio FM 2000, cujos estúdios ocupam dependências da Igreja. Tanto os estragos na rádio como no sino, já foram reparados e ambos já voltaram a funcionar para alegria dos fiéis e dos ouvintes da emissora.
• A Secretaria de Cultura de Duque de Caxias comemora na sexta-feira (20) o “Dia Municipal da Cultura” e o

• O mais caxiense dos cearenses que viveram em Dique de Caxias nos últimos 50 anos e usando pincéis e canetas, Barboza Leite, que também era jornalista, produziu inúmeros trabalhos que hoje fazem parte do acervo de dezenas de admiradores, que se encontram expostos em galerias espalhadas pelo Brasil e até no exterior.
• A exposição será aberta às 18h, na Biblioteca Leonel Brizola, na Praça do Pacificador, pela Secretária Municipal de Cultura, Ana Jansen, e contará com a presença de parentes, amigos e admiradores do artista. A mostra com trabalhos de Barboza Leite - pintura, desenhos, cordéis e livros – poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, até o dia 5 de abril. Os visitantes terão oportunidade de conhecer também os trabalhos de óleo sobre tela de cerca de 30 alunos dos cursos de pintura do Ateliê-escola Barboza Leite realizados no ano passado.
• Outro artista plástico e jornalista que também deixou uma lacuna na história da propaganda brasileira foi o caxiense Antonio Pacot (foto). E el

• A ligação de Pacot com a obra atual e que, nos anos 70, quando o município estava sob intervenção federal, o Lion’s Club de Duque de Caxias decidiu colocar uma placa comemorativa na pracinha construída na subida do viaduto, separando as duas pistas.
• Irreverente ao extremo e trabalhando na “Revista de Caxias”, do saudoso Messias Soares, Pacto decidiu denominar o marco ali colocado pelo clube de serviço como um “monumento ao bicheiro desconhecido”.
• O motivo da escolha é que o clube demorou a realizar a cerimônia do marco, que uma base de concreto pintada de branco. A gozação era pelo fato da revista ser patrocinada pelo Sr. Antonio Soares, gerente da banca “Paratodos” e pai de Messias.
• Antonio Pacot, que também era diretor de teatro e foi preso quanto tentava encenar uma comédia, “Festival de Defuntos” no extinto Teatro do SESI/Caxias, é o personagem principal do “Pedaço da Nossa História”, postado hoje como anexo do blog.
• O presidente Fernando Ramos convocou uma reunião da diretoria da Associação Carnavalesca de Duque de Caxias. Será na sede do Belém, na Rua Pastor Belarmino Pedro Ramos, na Vila Meriti, a partir das 10 horas, para tratar da organização do Carnaval de 2010. A urgência dessa reunião é para evitar os problemas enfrentados no último Carnaval, quando o prefeito, apesar da promessa solene de campanha não quis ajudar os blocos da cidade e ainda tentou torpedear os desfiles espontâneos nos bairros.
• Enquanto Zito repete Lula e quer distância da Imprensa, Obama confessa que não gosta de ler os “clipings” preparados por “aspones” e lobistas, preferindo ler pessoalmente o noticiário de jornais e revistas, embora não goste de TV. Para se comunicar com o povo, ele usa e abusa da internet, coisa impensável em “terras brasilis”.
• Depois de ser engolido pela “marolinha”, Lula resolveu “meter a mão” na grana das Cadernetas de Poupança (Collor agora é “gente nossa” no Planalto) e suspender o reajuste de salários prometidos a diversas categorias do serviço público. Ele alega queda na arrecadação federal.
• O Governo não titubeou, porém, em dar dinheiro para o Itaú comprar o Unibanco, ameaçado de estatização pelo Governo Bush com a falência do grupo AIG, ficando o nosso Banco Central com os títulos podres das empresas americanas devedoras do AIG, e para as montadoras, cujos funcionários são eleitores de carteirinha do PT.
• Num socialismo às avessas, Lula manda o BNDES comprar ações do milionário Eike Batista, com a condição de, em 36 meses, revende-las para o milionário. O pretexto é garantir recursos para as obras do Porto do Forno, em Cabo Frio, cuja concessão foi dada a uma das muitas empresas do milionário, atendendo a pedido de Sérgio Cabral.
• O que os comunistas, como Jandira Feghalli, que adoram Lula, têm a dizer sobre esse comportamento heterodoxo do Governo e do PT em relação à crise mundial?
ESTACIONAR EM FILA DUPLA PODE!

