quinta-feira, 20 de março de 2008

BAIXADA URGENTE - DENGUE

CASOS DE DENGUE NO RIO
PODEM SER 30 VEZES MAIOR
Há décadas a Cedae mantém esse “berçário” de “Aedes Aegypti” no Gramacho.
O número de c
asos de Dengue no Estado do Rio pode ser até 30 vezes maior do que os números oficiais. A avaliação é do infectologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Edmilson Migovski. De acordo com o infectologista, apenas um em cada dez casos é notificado pelos médicos que fazem atendimento nas emergências dos hospitais. Além disso, nem todos as pessoas infectadas apresentam os sintomas da doença.
Segundo o infectologista, este pode ser o caso de dois em cada três pacientes. “O que nós vivemos hoje no Rio de Janeiro é uma catástrofe. Um médico de emergência que precisa atender 40 ou 50 pacientes em uma manhã não consegue parar para notificar todos os casos. Ou ele atende, ou ele notifica”, afirmou Migowski.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, somente neste ano, foram registrados mais de 23,3 mil casos de dengue no estado e trinta e 33 mortes. Se considerado o mesmo período, o número fica atrás, nos últimos dez anos, apenas do registrado em 2002, quando houve uma epidemia da doença. No município, até agora, 29 pessoas morreram e mais de 20 mil foram infectadas.
Para Migowski, as autoridades adotam estratégias de combate ineficazes. Um exemplo são as campanhas de mobilização popular, como o Dia D da Dengue, reunindo o Ministério e as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, nos mesmos moldes das campanhas de vacinação, ou seja, focando as atenções apenas em um dia.
“Esse D, do Dia D, tinha que ser de década. Ou o combate é feito por décadas a fio, ou a cada verão serão contabilizados mortes e sofrimentos”, disse.
Para tentar reduzir as filas na emergência dos hospitais, representantes da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde pediram, no início desta semana, apoio dos hospitais das Forças Armadas para aumentar o número de leitos destinados a pacientes com dengue. Nesses hospitais, entretanto, os leitos já estão ocupados pelos próprios militares e dependentes. A disponibilidade de novos leitos deve ser analisada em reunião prevista para segunda-feira (24).

DENGUE AGORA É CASO DE POLÍCIA
O Sindicato dos Médicos do Estado do Rio (Sindimed) informou que vai entrar segunda-feira com uma notícia-crime nos Ministérios Públicos estadual e federal contra as três esferas de governo - prefeitura, governo do estado e união - por omissão e negligência no que se refere ao controle e combate da dengue no Rio de Janeiro. Segundo o presidente do Sindimed, Jorge Darze, o poder público é o principal responsável pela epidemia da doença no estado.
“Está caracterizado que estamos vivendo no Rio um quadro grave de epidemia de dengue pelo grande número de casos notificados e que já não estão mais concentrados neste ou naquele lugar. Também nos preocupa que o estado viva até hoje dentro de um estado de calamidade pública na saúde, que foi reconhecido pelo presidente da república em 2005”, disse Darze.
Segundo o médico, o que se configura atualmente no Rio é um crime sanitário, onde o poder público, por sua inoperância, contribuiu para agravar a situação da população e, conseqüentemente, aumenta o índice de letalidade da doença. Em 2002, na última epidemia de dengue no estado, o Sindimed também entrou com uma ação contra os três poderes. Mas a ação contra os gestores de saúde foi indeferida.
Carros apreendidos fazem do depósito do Detran, ao lado do viaduto do Centenário, outro foco do mosquito da Dengue.

CAXIAS PROMETE
MUTIRÃO CONTRA A DENGUE
A secretaria de Saúde d de Duque de Caxias promove a partir desta quinta-feira (20/03) até domingo (23/03), das 7h às 19h, uma ação intensiva para o controle da dengue na cidade. Cerca de 1.500 servidores estarão envolvidos na força-tarefa, em pontos de concentração localizados nos quatro distritos do município, visando evitar uma epidemia da doença na cidade. Na ação serão utilizados 20 Fog’s, sete carros fumacês (UBV’S), dez pulverizadores, 40 Aerosystem’s, 20 carros de som e 18 carros com equipamentos. Serão distribuídos cerca de 500 mil cartazes explicativos e cerca de 30 mil capas para caixas d’água.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde dão conta que os bairros mais atingidos pela doença no município localizam-se no Primeiro Distrito. O principal ponto de concentração será no Teatro Raul Cortez, na Praça do Pacificador.
A Prefeitura mantinha "berçários" ao lado do Cenro Cultgural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador.

quarta-feira, 19 de março de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

OS FORA DA LEI ( VI )Para nossos políticos, em ano de eleição tudo vale a pena, se a ambição não é pequena. Inclusive lançar mão de subterfúgios na propaganda dita institucional, apesar das restrições do Código Eleitoral e da vigilância da Justiça Eleitoral, que agora vai usar a tecnologia para combater os abusos. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de janeiro vai equipar todos os cartórios com câmeras eletrônicas e aparelhos de gravação para flagrar os abusos que vierem a ser cometidos pelos candidatos. Enquanto os partidos não escolhem quem vai disputar as prefeituras e as vagas nas Câmaras de Vereadores, os candidatos a candidatos abusam do poder econômico e político para “venderem o seu peixe”, como é o caso da campanha dos 15 mil empregos prometidos pela Prefeitura. Mais de 50 mil pessoas foram cadastradas, com endereço, CPF e título de eleitor, o que garante uma Mala Direta de peso no futuro das eleições. Por mera coincidência, com certeza, o número 15, assinalado na foto, corresponde ao PMDB, partido do prefeito Washington Reis. (Foto Beto Dias)

A BATALHA CONTRA A DENGUE Só depois da denúncia do blog, sobre a existência de “berçários” para os mosquitos da Dengue em plena Praça do Pacificador, a Prefeitura “descobriu” como acabar com as poças de água da chuva, que se formavam em torno das palmeiras e demais plantas que integram a praça onde foram construídos a Biblioteca Leonel Brizola (cujos computadores continuam desligados) e o Teatro Raul Cortez. As fotos mostram o “antes” e o “depois” da nossa denúncia. As vítimas em potencial da Dengue agradecem! (Fotos: Beto Dias).
GUERRA RELIGIOSA NA MÍDIA
Pastor presbiteriano. Josiel Botelho é fundador do “Jovens da Verdade” há 40 anos, missionário da SEPAL, escritor, palestrante para encontro de casais, artista plástico, cartunista. Apesar de tantas atividades, ele ainda arranja tempo para manter um blog muito interessante, onde comenta os fatos do dia-a-dia com muita verve, geralmente através de charges, aproveitando a sua experiência como cartunista. Esta é uma das mais recentes publicadas em seu blog, que pode ser acessado através do endereço http://jasielbotelho.blogspot.com/

• Ao comentar a guerra religiosa denunciada pela Rede Record em reportagem contra a TV-Globo, Sérgio Pavarini, em seu “Pavablog”, lembra que um dos principais best-sellers do dono da Record e líder da Igreja Universal do Reio de Deus, o bispo Edir Macedo, é o livro “ORIXÁS, CABOCLOS E GUIAS - DEUSES OU DEMÔNIOS?”. (http://pavablog.blogspot.com/)
• Edir Macedo diz no seu livro que Umbanda, Candomblé, Quimbanda e Kardecismo são os “principais canais de atuação dos demônios, principalmente em nossa pátria”. O livro foi retirado de circulação em 2005 pela Justiça, a pedido da Procuradoria Geral da República, pois foi considerado prova de intolerância para com as religiões afro-descendentes.
• A propósito da eterna confusão entre Kardecismo e religiões espíritas ou de origem africanas, é bom lembrar que Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou simplesmente Allan Kardec, era um professor francês e foi o responsável pela codificação da hoje chamada da Doutrina Espírita. Com toda a certeza, ao contrário de muita gente no Brasil, ele não tinha um pé na Senzala ou no outro lado do Atlântico.
• A Operação “Telhado de Vidro”, reunindo o Ministério Público e a Polícia Federal e que desarticulou uma quadrilha que fraudava licitações na prefeitura de Campos, no Norte fluminense, terá desdobramentos importantes nos próximos dias. A decisão de Garotinho em bater no deputado federal e Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Alexandre Cardoso, está sendo interpretada como um recado do ex-governador aos prefeitos que Rosinha apoiou em 2004, mas aderiram, de mala e cuia, ao governador Sérgio Cabral, o mais novo inimigo de infância do casal Garotinho.
• Além de Campos ser a base política da família Garotinho, o prefeito Alexander Cardoso Mocaiber, afastado pela Justiça Federal por 180 dias, foi eleito pelo PSB, presidido no Estado por Alexandre da Cruz Cardoso, primo do alcaide campista, fato que a grande imprensa vem sonegando diante do fato do Governo do Estado dispor de R$ 100 milhões para gastar em “propaganda” este ano.
• Pelo visto, a famosa independência da grande imprensa passa primeiro pela direção comercial. Nada se divulga se contrariar, mesmo indiretamente, aos interesses dos grandes anunciantes. Isso tanto vale para os governos federal ou estadual, como para Campos, ou qualquer cidade de “Passa Perto” da vida real. Como costuma dizer o ex-prefeito Renato Palhares, vivido pelo impagável (no bom sentido, claro!) Lima Duarte, nunca na história de Passa Perto. . .
• A Prefeitura decretou ponto facultativo nas repartições de Duque de Caxias para esta quinta-feira, véspera do feriado nacional sexta-feira da Paixão. A medida não abrange os servidores das áreas de Saúde, às voltas com a Dengue, a Segurança (só no trânsito, por causa das multas) e limpeza (serviço feito por empresa terceirizada), que trabalharão de acordo a escala. Com isso, o município ficará parado até a próxima segunda-feira. Viver numa cidade rica e outra coisa!
• Duas propostas do deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) foram aprovadas terça-feira (18/03) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. A proposta de emenda constitucional (PEC) nº 130, acaba com o foro privilegiado para todas as autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário acusadas de crimes. A outra, que vem sendo chamada de “Lei Itagiba”, estabelece que o juiz irá considerar a escolaridade do agente como critério objetivo na fixação da pena-base - quanto maior a escolaridade, maior a pena.
• Para o deputado, delegado da Polícia Federal há 25 anos e ex-secretário de Segurança Pública do Estado do Rio, o reconhecimento de prerrogativa de foro perante o Supremo Tribunal Federal ou quaisquer outras cortes, nos ilícitos penais comuns, em favor de quem quer que seja, “transgride valor fundamental à própria configuração da idéia republicana, que se orienta pelo vetor da igualdade”.
• É por conta do foro privilegiado que prefeitos só podem ser denunciados pelo Procurador de Justiça perante o Tribunal de Justiça do Estado, como é o caso da prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, suspeita de participação no esquema de fraudes na compra de uniformes escolares.
• Já no projeto de lei nº 1519, o parlamentar expressou que “o juiz considerará a escolaridade do agente sempre para aumentar a pena-base, presumindo a completa consciência da ilicitude do fato quando o condenado possuir grau de ensino superior”.
• De acordo com Itagiba, “o que se pretende é permitir o aperfeiçoamento da avaliação das circunstâncias judiciais pelo juiz, acrescentando de forma objetiva o critério da escolaridade do agente como circunstância legal capaz de agravar a pena definitiva fixada, na medida em que essa condição da pessoa do agente contribui de modo decisivo no potencial conhecimento da ilicitude pelo autor do fato”. ´

terça-feira, 18 de março de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

OS FORA DA LEI ( V )
Apesar das repetidas advertências do Tribunal Regional Eleitoral, os candidatos a qualquer coisa em 5 de outubro continuam emporcalhando a cidade, sob os olhares complacentes da Fiscalização de Posturas da Secretaria de Fazenda. Nada escapa da sanha poluidora dos sugismundos, travestidos de candidatos. O pior é que o mau exemplo vem de cima, das autoridades que deveriam zelar pela conservação do patrimônio publico, como as calçadas e as praças e que, ao contrário do que pensam nossos políticos, tem dono: o Povo! (Foto: Beto Dias)

PMs e Bombeiros vão usar
creolina para “limpar” a Alerj
Insatisfeitos com a posição da maioria dos deputados, que, ao invés de buscarem solução para o angustiante problema da Segurança Pública, preferem se render à ação Governo do Estado, em especial sobre as últimas medidas contra PMs e Bombeiros Militares, um grupo de PMs e Bombeiros Militares está organizando num outro movimento, que terá repercussão internacional. Eles prometem “lavar” a escadaria do Palácio Tiradentes, que já foi sede da Câmara dos Deputados antes da transferência da Capital para Brasília. Diante das denúncias de fraudes na contratação de “assessores” para os gabinetes dos deputados na Assembléia, num rombo que já supera a casa dos R$ 3,5 milhões, o movimento organizado pelos policiais e bombeiros pretende usar creolina, um potente desinfetante, repetindo, em tom crítico, o ritual realizado anualmente em Salvador, com as seguidoras do Candomblé lavando as escadarias da Igreja do Bonfim com “água de cheiro”. Para o tenente Melquisedec Nascimento, presidente da AMAE, um das mais ativas associações de PMs e Bombeiros Militares, “os casos de corrupção na Alerj são muito preocupantes, principalmente a bolsa-fraude. Se algo semelhante ocorresse na Câmara Federal ou no Senado, o Brasil estaria pedindo a renúncia do respectivo presidente da Casa, porém no Rio de janeiro a situação está tão complicada que a sociedade permanece calada”. A data do “descarrego” está sendo mantida em sigilo para evitar que os integrantes do movimento sejam transferidos ou escalados para trabalharem exatamente no dia da “lavagem do Palácio”.

As últimas passeatas promovidos por PMs e Bombeiros Militares tiveram repercussão internacional. (Foto; Arquivo/Blog)

STJ AVALIA A PARTICIPAÇÃO
AMERICANA NO GOLPE DE 64

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decide nesta terça-feira (18/03) o grau de participação do Governo dos Estados Unidos no golpe militar de 31 de março de 1964. Para julgar recurso de pedido de indenização da família do ex-presidente João Goulart, derrubado nos primeiros dias de abril de 64 por um levante militar, os Ministros do STJ terão de definir se a alegada intervenção norte-americana foi ato de império, movido por decisão soberana de governo, ou de gestão, movido por interesses particulares. Os atos de gestão são aqueles pelos quais o Estado age em igualdade de forças para com o particular, ou seja, atos que não importam submissão obrigatória dos administrados. Segundo o jurista, é o que ocorre nos atos puramente de administração dos bens e serviços públicos e nos negociais com os particulares.
No ano passado, o recurso da família Goulart chegou a ser julgado no Tribunal, mas não foi validado porque apenas três ministros da Turma responsável estavam presentes e não houve consenso. Para proclamar oficialmente um resultado são necessários, no mínimo, três votos em comum. Caso seja julgado como ato de império, o mérito do recurso não poderá ser votado em sessão. A ministra Nancy Andrigui, relatora do caso, posicionou-se de forma favorável a classificar a interferência dos Estados Unidos como ato de gestão, ou seja, movido por interesses particulares e votou pelo prosseguimento da ação indenizatória. No entendimento da magistrada, o embaixador norte-americano deve ser citado no processo. O recurso chegou ao STJ após a ação inicial ter sido extinta na 10º Vara da Secção Judiciária do Rio de Janeiro. A família ex-presidente havia ajuizado pedido por danos morais, patrimoniais e à imagem. A alegação é de que a participação dos Estado Unidos foi decisiva ao fornecer estrutura aos responsáveis pelo golpe.

Segundo o blog “Militar Legal” revelou ontem, o Governo do Estado planeja conceder uma gratificação de R$ 200,00 para as Praças e de R$ 300,00, em média, para os oficiais. Em relação aos Inativos, a solução adotada pelo equipe econômica do governador foi o projeto de lei 1359/2008, encaminhado no dia 06 de março à Alerj, que concede aos Inativos que retornarem ao serviço, uma bonificação de 1/3 de seus proventos. A promessa de concessão dessas gratificações só foi assumida pelo governador Sérgio Cabral devido à pressão do Secretário de Segurança Pública, o Delegado (da PF) José Mariano Beltrame, que ameaçou entregar o cargo, caso “alguma coisa” não fosse concedida aos Policiais Militares.
• Tem PM e Bombeiro preocupado, sem saber o que fazer com tanto dinheiro no bolso!
• Vence nesta terça-feira (18/03) a cota única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2008 em Duque de Caxias, que tem 10% de desconto. A primeira cota do parcelamento, para todos os finais de inscrição, também vence nesta terça. Os carnês de pagamento do IPTU também podem ser retirados pelo site da Prefeitura na Internet
(www.duquedecaxias.rj.gov.br), no link “Serviços”. O IPTU de 2008 foi reajustado em 4,11%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no período de novembro de 2006 a outubro de 2007.
• Em depoimento ao Conselho de Ética da Alerj, nesta segunda-feira (17/03), os deputados João Peixoto (PSDC), Tucalo (PSC) e Edino Fonseca (PR) negaram conhecer o esquema para fraudar o auxílio-educação oferecido pela Alerj aos funcionários com filhos matriculados em escolas particulares. Os três deputados, suspeitos de contratar “laranjas” para ficar com o benefício, responsabilizaram assessores, funcionários da Alerj, como membros de uma quadrilha de aliciadores pelas nomeações.
• “O Conselho agora irá apurar o que foi dito e irá conferir o direito de apresentação de testemunhas de defesa aos que assim desejarem, mas é importante que fique claro que o mandato que nos é concedido é indelegável. E os deputados terão que responder por sua conivência ou mesmo por sua negligência”, afirmou o presidente do conselho, deputado Paulo Melo (PMDB), reforçando que as penalizações por isso podem ir de advertências à cassação do mandato parlamentar.
• A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa encaminhou, nesta segunda-feira (17/03), ao procurador-geral de Justiça, Marfan Martins Vieira, solicitação para que o Ministério Público peça a prisão temporária de seis dos acusados de participação nas fraudes do auxílio-educação. Foram anexadas ao pedido notícias de que os acusados estariam tentando obstruir a investigação, ameaçando jornalistas e funcionários da Casa e mantendo testemunhas em cárcere privado.
• “Esta Casa não vai se acovardar. Não vamos proteger nem perseguir ninguém, mas seremos duros com aqueles que forem comprovadamente culpados”, avisou o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB). Ele explicou que as investigações do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e as notícias veiculadas na imprensa “apontam claramente para a existência de uma quadrilha cujos personagens já estão bem identificados e têm atuação concentrada em Magé, Guapimirim e áreas limítrofes, como Cachoeiras de Macacu e Imbariê (Duque de Caxias)”.
• Outra decisão da Mesa Diretora foi para que seja feita acareação entre os deputados João Pedro e Marcelino d’Almeida, ambos do DEM. O primeiro ocupou a vaga do segundo como suplente e alega que não tem responsabilidade sobre a nomeação de duas mulheres já identificadas como vítimas usadas para a prática da fraude. A Mesa acatou também parecer do procurador da Alerj, Marcelo Cerqueira, e demitiu do serviço público o funcionário Eduardo Rocha Orsino, que acompanhava as vítimas para a abertura de contas no banco.
• O pedido encaminhado ao MP recomenda a prisão temporário ara Vanderlei Galdeano, Ubirajara Ferreira, vulgo “Bira”, Norival Coelho, Frederico Schroll, ambos funcionários do gabinete da deputada Renata do Posto, que não depôs nesta segunda-feira, alegando enfermidade. Também foi pedida a prisão temporária de Eduardo Orsino e do professor Marco Aurélio Martins, dono de um colégio em Saracuruna, onde estudariam parte das crianças cujas mães estariam recebendo o Bolsa Educação. Professor do Estado, Marins estava cedido ao gabinete do deputado Zito até sua exoneração, em 5 de março último
• Provocou muita irritação entre os membros do Conselho o Relatório enviado pelo deputado Jorge Picciani ao Ministério Público, com pedido de prisão dos funcionários da Alerj, deixando de fora o funcionário Renato de Araújo Ferreira, o Sivuquinha, filho do ex-deputado Sivuca (“Bandido bom, é bandido morto!”) e apontado por muitas das vítimas do golpe como o mentor intelectual da fraude.

segunda-feira, 17 de março de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

OS FORA DA LEI (IV) Conforme denúncia aqui publicada semana passada, um caminhão, carregado de caixotes (ao fundo), está abandonado há mais de um mês na Av. Presidente Tancredo Neves, num dos acessos ao viaduto do Centenário. A impunidade do dono do veículo animou o dono de um ferro-velho vizinho a transformar em extensão do seu negócio a calçada da movimentada avenida, que já deu nome ao bairro Itatiaia. As carteiras ali amontoadas são anunciadas em folhetos colados nos postes das ruas mais movimentadas da cidade, inclusive na Praça Roberto Silveira, onde funciona o setor de Fiscalização da Secretaria de Fazenda. Esse tipo de “propaganda” era o que se fazia há um Século, quando a propaganda ainda era chamada de “Reclame”.(Foto: Beto Dias)

COSTUREIRA ACUSA BANCO INGLÊS
POR CONSTRANGIMENTO ILEGAL


Deverá sair esta semana, no II Juizado Especial Cível de Duque de Caxias, a sentença de um curioso processo, movido por uma auxiliar de costura contra o poderoso banco inglês HSBC, que acaba de perder o monopólio da folha de pagamento dos servidores de Caxias. Moradora da Vila Sarapuí, ela alegou ter sido humilhada no interior da agência localizada na Avenida Presidente Vargas, no centro de Caxias. O fato aconteceu no dia 17 de agosto de 2007 e a auxiliar de costura Zildene Henrique dos Santos conta que, ao tentar fazer um depósito no 2° andar da agência, foi barrada por um vigilante, que travou a porta magnética sob alegação de que ela portava metais na bolsa. Depois de retirar tudo que podia estar causando o problema, ela tentou passar mais duas vezes, sendo barrada. Ela só conseguiu ingressar depois de protestos de outras pessoas, cuja fila alongava cada vez mais. Em sua defesa, o banco juntou ao processo cópia das gravações feitas pelas câmeras de segurança da agência, que acabaram confirmando o constrangimento ilegal da costureira. D. Zildene dos Santos afirma ainda que no mesmo dia procurou a 59ª DP, a poucos metros da agência bancária, para denunciar o constrangimento ilegal, mas o policial de plantão não quis registrar a queixa, alegando que não havia lesão corporal. Agora, a costureira pretende entrar com uma outra ação, desta vez contra o governo do Estado e contra o policial que se recusou a registrar a queixa contra o banco.(Foto: Beto Dias)

VEJA TUDO PELO SOCIAL

Nossos políticos, que dão tanta ênfase ao social, fecham os olhos aos verdadeiros problemas sociais, como o alcoolismo e a mendicância. O jovem fotógrafo e estudante de jornalismo Rafael Barreto vê com intenso humanismo e senso crítico esse tipo de problemas através da sua lente. A foto é um dos trabalhos selecionados para a Exposição que será aberta nesta segunda-feira (17/), no hall do salão nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2° andar). A parte fotográfica - As Lentes da Exclusão - reúne 30 fotografias de Rafael Barreto, estudante de publicidade e propaganda da Faculdade de Comunicação da Unigranrio. A exposição ficará aberta ao público até sexta-feira, com entrada franca, e todas as imagens, segundo Rafael Barreto, foram produzidas em Duque de Caxias nos últimos seis meses. Amanhã (18/03), a mesa de debate com professores da UFRJ terá a presença do cineasta João Moreira Salles, diretor do documentário “Notícias de uma guerra particular”, que terá uma exibição especial do seu trabalho.


• O Conselho de Ética da Assembléia Legislativa decidiu ouvir, nesta segunda-feira (17/03), sete dos oito deputados acusados de envolvimento nas fraudes da folha de pagamento e do auxílio-educação.Hoje serão ouvidos Renata do Posto (PTB), Jane Cozzolino (PTC), João Peixoto (PSDC), Tucalo (PSC), Délio Leal (PMDB), Édino Fonseca (PR), e Álvaro Lins (PMDB).
• O deputado Paulo Melo (PMDB), presidente do Conselho, explicou por que um dos acusados, o deputado Marco Figueiredo (PSC), não foi convidado a depor: “A representação contra o deputado Marco Figueiredo chegou-nos ontem (13/03) e, portanto, ele terá cinco dias úteis para apresentar sua defesa por escrito, exatamente o que aconteceu com os demais parlamentares”, disse Melo.
• A Mesa Diretora agora vai analisar o parecer do procurador-geral da Alerj, Marcelo Cerqueira, que recomendou a demissão, por justa causa, do funcionário Eduardo Rocha Orsino, lotado no Departamento de Transportes da Alerj, apontado pelas funcionárias fantasmas como a pessoa que ia ao banco com elas para abrir a conta-salário e que ficava com o cartão magnético.
• Para o deputado Jorge Picciani, presidente da Alerj, está claro que os servidores envolvidos no esquema de fraudes no pagamento do Bolsa Educação, no valor de R$ 450 por filho de servidor nomeado para Alerj, estão tentando atrapalhar as investigações e que o Ministério Público, subsidiado pelo Conselho de Ética, poderá pedir a prisão deles a qualquer momento.
• “A quadrilha tem base em Magé e Guapimirim, mas atuava também em Duque de Caxias e Cachoeiras de Macacu. Todas as vítimas apontam para Wanderley Galdeano, Eduardo Orsino, Ubirajara Silva Ferreira, o professor Marco Aurélio Marins, que estava cedido à Casa pela Secretaria de Educação, e Norival Coelho. Contra os cinco já há indícios de que estão interferindo nas investigações”, afirmou Picciani.
• O Vaticano acaba de dar mais um corajoso passo atrás, em direção ao obscurantismo. Nessa batida, acaba caindo sob o domínio de Herodes. A lista de pecados capitais da Igreja Católica ganhou um reforço para se adequar à globalização da economia e dos costumes. “Manipulação genética”, “Uso de Drogas”, “Desigualdade Social” e “Poluição Ambiental” foram incluídos no ‘Index’ de falhas de caráter que condenam os fiéis ao tormento eterno no Inferno. Antes, os pecados capitais eram apenas sete: gula, luxúria, avareza, ira, soberba, vaidade e preguiça.
• Pelo visto, o pontificado do Papa Bento XVI será marcado por recuos que acabarão por afastar ainda mais os fiéis dos seus templos, pois a inclusão da manipulação genética é o verdadeiro centro das atenções da Igreja neste início do Século XXI. Além das pesquisas com células-troncos, a Igreja também condena a inseminação artificial, que tem ajudado tantos casais que querem, mas não podem ter filhos pelo método natural. E Bento XVI age como um Juvenal Antena de batina: o que não foi revelado pela Igreja, não existe e não tem valor científico!
• O filho do presidente Lula, o Lulinha, que há cinco anos era empregado do zoológico de São Paulo, acaba de comprar a fazenda Fortaleza (de porteira fechada), localizada às margens da rodovia Marechal Rondon, no município de Valparaíso, em S. Paulo, de propriedade do Sr. José Carlos Prata Cunha, um dos maiores produtores de gado Nelore do Brasil. O jovem fazendeiro pagou a bagatela de R$ 47 milhões de reais!
• Bill Gates, que acaba de ser “rebaixado” na lista dos homens mais ricos do mundo, deve estar morrendo de inveja do tino comercial do rapaz! Curiosamente, depois de mudar de mãos, a fazenda Fortaleza recebeu do Ministério da Agricultura o Certificado de Exportação para Europa e a Ásia. Foi, certamente, uma mera e feliz coincidência, Claro!!!!!! Ou seria OI???? Tim-Tim para você!!!!!!