MENSALÃO NA ASSEMBLÉIA
Depois do ‘Bolsa-Educaçao”, um novo escândalo deverá envolver a Assembléia Legislatia do Rio de Janeiro nas próximas semanas, a partir da denúncia do candidato a prefeito do Rio pelo PSOL, o deputado federal Chico

No caso da Assembléia fluminense, segundo Chico Alencar, quem banca o mensalão dos deputados são as empresas de ônibus, preocupadas com a possibiliade de perderem as concessões, conforme determina a Constituição de 1988, que exige que prefeituras, governos de Estado e o DENIT promovam licitações de todas as linhas cujas permissões ou autorizções não foram decorrentes de processo licitatório. Chico Alencar ainda fez um alerta: “Muitos candidatos aí querem se eleger para conseguir imunidade parlamentar e assim ter imunidade criminal”. E agora, Doutor Picciani? Vai encarar?
JUSTIÇA PROÍBE VEREADOR E
PREFEITO NO MESMO HORÁRIO
O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina confirmou nesta quinta-feira (28) a norma de que vereador não pode pedir voto para

Os juízes destacaram que nestas eleições não há mais o que discutir sobre o assunto, apenas cumprir o que estabelece o artigo 28, parágrafo 8º, da Resolução TSE 22.718/2008, que diz ser “vedado aos partidos e coligações incluir, no horário destinado aos candidatos proporcionais (vereadoes), propaganda das candidaturas majoritárias (prefeitos), ressalvada a utilização, durante a exibição do programa, de legendas com referência a candidatos majoritários, ou, ao fundo, cartazes ou fotografias desses candidatos”.
SÁBADO TEM VACINA
CONTRA A RUBÉOLA
Cerca de 220 mil pessoas, entre voluntários e servidores da saúde, vão atender a população em 70 mil postos de vacinação, que ficarão abertos neste sábado durane todo o dia em todos os estado. O objetivo é reforçar a

A mobilização permitirá o cumprimento da meta de eliminar a rubéola das Américas até 2010. Só no Brasil, a doença provocou 8.684 casos em 2007 e outros 800 este ano. Em nota, a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) parabenizou o Brasil pela iniciativa e alertou para a necessidade do cumprimento da meta. “Ressaltamos que a campanha de vacinação contra a rubéola no Brasil é um fator fundamental para eliminar a circulação da rubéola no país e para prevenir a ocorrência de crianças nascidas com a síndrome da rubéola congênita. A meta de eliminar a rubéola e a síndrome da rubéola congênita ate 2010 é um sonho dentro do alcance do Brasil e garantirá um futuro livre da doença para as próximas gerações de brasileiros”, afirmou a nota.
• O Ministério Público estadual (MPE) revelou, nesta quinta-feira (28), que, além de estarem explorando a prostituição infantil, algumas milícias querem obrigar os moradores de comunidades carentes a fotografar, através de aparelhos celulares, o voto no dia das eleições. A informação foi divulgada pelo procurador de Justiça Antônio José Campos Moreira durante reunião da CPI da Assembléia Legislativa que apura a atuação desses grupos no estado.
• De acordo com o procurador, as denúncias foram feitas por moradores que estariam indignados com as ações e ordens dos milicianos. No caso das fotos, Campos Moreira revelou que as áreas onde o fato estaria ocorrendo serão mantidas em sigilo para que as investigações não sejam prejudicadas.
• Para o presidente da CPI, deputado Marcelo Freixo (PSol), o porte de celular na hora do voto deveria ser proibido. “A milícia está acuada e eles precisam se manter no quadro político para dar continuidade às ações criminosas, mas o Estado tem que ser firme para a realização de uma eleição limpa. A milícia não pode ter braço político”, afirmou o parlamentar.
• Sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes pela milícia em Gardênia Azul, zona Oeste do Rio, o procurador disse que a informação procede e que todas as investigações correm em sigilo por se tratarem de crianças com idade média de dez anos. O presidente da CPI destacou a seriedade dos fatos e disse que essa nova atividade explorada pela milícia mostra a crueldade das pessoas envolvidas.
• “A denúncia é assustadora. Já sabemos que esses grupos são criminosos, violentos, dominam territórios, mas a notícia de prostituição infantil é nova. É um ato bárbaro, desumano e, se a milícia já era inaceitável, agora mais ainda se mostra a necessidade de enfrentarmos esses verdadeiros monstros”, repudiou Freixo, destacando que as denúncias dão conta de que há uma outra comunidade em que a atuação das milícias é mais intensa, com membros locais exercendo atividades políticas, onde crianças também estariam sendo exploradas.
• Quem quiser colaborar com informações ou fazer alguma denúncia sobre a atuação desses grupos criminosos pode ligar para o Disque Milícia da Alerj (0800 28 20 376), um serviço gratuito que atende de segunda a sexta, das 10h às 17h, e que, em menos de dois meses, já recebeu mais de 700 ligações.
• Nesse domingo (31), às 16 horas, “O Grupo Artístico Facção do Fervo – GAFF” apresenta o musical infantil “Chapeuzinho às avessas” que conta a história de uma menina que não conseguindo dormir pede a seu pai para lhe contar a história da chapeuzinho vermelho. Este não sabendo como e nem por onde começar acaba misturando vários personagens de contos infantis como: uma menina de chapéu vermelho, um coelho sempre atrasado, um príncipe sapo e muitos outros.
• É um espetáculo que une e repete com brilhantismo e muito humor sucessos da literatura infantil. Assista e comprove se tudo era um sonho ou realidade.” Os ingressos custam F$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e o Teatro Raul Cortez fica na Praça do Pacificador, no centro de Duque de Caxias.
• O Madrigal Nova Harmonia estará se apresentando na comemoração do 30º aniversário da ALAM - Academia de Letras e Artes de Meriti, que acontecerá neste sábado (30), às 19:30 horas no Complexo Cultural Kenedy de Freitas, em São João de Meriti. A solenidade será aberta com o Hino Nacional cantado pelo Madrigal, e, ao longo dela, outras músicas serão apresentadas do vasto repertocio vocal do grupo dirigido pelo maesto Denison de Sá