DA LOCANTY NA PAREDE
Irritado com as cobranças que vem recebendo da população por conta de falhas na coleta de lixo na cidade, reuniu nesta segunda-feira (12) representantes da Locanty, empresa responsável pela coleta domiciliar do lixo, e membros do governo. Zito cobrou da empresa mais eficiência em seu serviço e deu prazo até 1º de outubro para que os serviços sejam reorganizados. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito, em Jardim Primavera.
“Estou preocupado com a limpeza da cidade. A reunião serviu para apertar a Locanty, pois o serviço está a desejar. Queremos rapidamente a regularização da coleta

Além da questão da coleta do lixo domiciliar, foram identificados outros problemas durante a reunião. Segundo o prefeito, a empresa está colocando poucos funcionários na rua e não paga hora extra, bem como outros benefícios. “Estamos atentos e vamos colocar a cidade em ordem”, esclareceu Zito.
Zito pediu aos moradores que denunciem o despejo irregular de lixo em terrenos baldios, ajudando a manter a cidade limpa.
“Temos o disque limpeza: 0800-0222515, que pode ser acionado nestes casos”, explicou o prefeito. Por dia são recolhidas 1.500 toneladas de lixo em Duque de Caxias.
O prefeuti reconheceu que a cidade tem muito lixo pelas ruas
OAB QUER ACABAR COM OS SIGILOS
FISCAL E BANCÁRIOS DOS POLÍTICOS
No que depender da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nenhum político terá a prerrogativa de ter seus dados fiscais e bancários mantidos em sigilo enquanto ocupar cargo eletivo. A ideia foi apresentada nesta segunda (12) pelo presidente da entidade, Ophir Cavalcante, que pretende transformar a proposta em projeto de lei. De acordo com o Ophir, os dados devem permanecer abertos enquanto durarem os mandatos eletivos.
“A ideia é dotar a sociedade de um meio eficaz de controle da situação financeira, fiscal e patrimonial daqueles que, exercendo funções públicas de caráter político, devem ter sua vida pessoal e política revestida da necessária transparência”, disse o presidente da OAB, durante evento em Alagoas.
A proposta faz parte de campanha contra a corrupção lançada recentemente pela entidade, que inclui um site onde é possível monitorar o andamento de casos de corrupção na Justiça brasileira. O site Observatório da Corrupção permite que o cidadão denuncie a demora no julgamento de casos de corrupção e acompanhe o andamento de sua reclamação.
MOTORISTA EMGRIAGADO
PODE ACABAR NA CADEIA
A atual legislação de trânsito, que prevê multa, cassação da carteira de habilitação e até prisão de motorista que causar acidente por dirigir alcoolizado, pode ser ainda mais endurecida pelo Congresso. Nesta quarta-feira (14), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deve votar, em caráter terminativo, projeto de lei que criminaliza o condutor de veículo que causar acidente por embriaguez, independentemente do teor alcoólico encontrado no sangue.
Autor do projeto, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) destacou o aumento das penas para motoristas flagrados em blitz policial alcoolizados ou “sob influência de substância psicoativa”. As punições vão desde a detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão da carteira de motorista, ou ainda proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor, no caso de morte causada pelo motorista embriagado, ou ainda pena de reclusão de quatro a 12 anos, multa e suspensão ou proibição de conseguir nova carteira de habilitação.
O senador quer definir na legislação que qualquer motorista flagrado dirigindo alcoolizado, com as devidas provas, nos casos de morte, seja julgado por prática de homicídio doloso – com intenção de matar – e não homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de colocar a vida de terceiros em risco. A interpretação de alguns juízes é que, ao ingerir bebida alcoólica, sabendo que vai ter que dirigir, a pessoa assume essa intenção.
Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu habeas corpus a um motorista que, ao dirigir em estado de embriaguez, causou a morte de uma pessoa em um acidente de trânsito. Na decisão, a Corte desclassificou a acusação ao motorista, de homicídio doloso para homicídio culposo, por entender que a responsabilização a título “doloso” pressupõe que a pessoa tenha se embriagado com o intuito de praticar o crime.
RÁPIDAS
• Numa longa reunião na manhã desta segunda-feira (12), na residência do ex-governador Marcello Alencar, o tema único foi a estratégica do PSDB nas eleições municipais de 2012, que,em princípio, pretende ter candidato a prefeito e vice em todos os municípios do Estado do Rio.
• As principais lideranças tucanas discutiram a atual situação do partido, que perdeu quadros e votos nas últimas eleições e as eleições municipais serviriam para a recuperação de espaço na administração de um Estado que sempre foi um dos pilares da Política Nacional.
• Por isso, o Diretório Regional deverá se reunir nos próximos dias para fixar as diretrizes a serem seguidas pelos diretórios municipais, a quem cabe decidir sobre candidaturas próprias e as coligações possíveis para 2012, com vista às eleições presidenciais de 2014.
• Através de uma emenda aprovada na última semana pela Assembleia Legislativa, a deputada Claise Maria Zito conseguiu incluir a Baixada Fluminense em programa de investimentos de R$ 100 milhões do governo do Estado
• A proposta enviada pelo Governador Sérgio Cabral aos deputados para votação única solicitava a contratação de empréstimo de R$ 100 milhões para investimentos na região do Complexo do Alemão. O recurso, a ser contratado com a Caixa Econômica Federal, será destinado a obras de contenção e proteção de encostas, drenagem, recuperação ambiental e demolição de edificações localizadas em áreas de riscos.
• Com a emenda proposta pela deputada Claise Maria Zito, parte destes recursos serão estendidos para diversos municípios da Baixada Fluminense, em especial ás áreas da região onde a população também convive com o problema de enchentes.
• “Na Baixada Fluminense existem muitos locais onde o alto índice de chuvas ocasiona sempre inundações, deslizamentos de encostas e desmoronamento de algumas habitações. Por isso, achei necessária e pertinente a inclusão da região neste plano de investimentos do governo, como forma de corrigir a exclusão da Baixada Fluminense das ações do governo no que diz respeito à prevenção de enchentes e acidentes causados pelas chuvas. Não podemos esperar que nos aconteça uma tragédia como a da região serrana para tomarmos providências”, defendeu Claise.
• A partir desta quarta-feira (14), os 100 mil moradores de Saracuruna, no segundo distrito de Duque de Caxias, passam a contar com um Banco Comunitário, criado para o desenvolvimento da economia da região e para financiar o comércio, serviços e pequenos negócios.
• O banco também vai incentivar o consumo local com a moeda “Saracuruna”, nome escolhidos próprios moradores. O evento vai contar com a presença de autoridades municipais, da Universidade Federal Fluminense, responsável pelo projeto, e da concessionária de energia elétrica Ampla, parceira do empreendimento.
• O banco, que tem consultoria e acompanhamento do Banco Palmas, do Ceará, emitirá notas de 25 e 50 centavos, um, 2, 5 e 10 “Saracuras”. As imagens ilustrativas também foram escolhidas pelos moradores. Os que optarem pelo uso da moeda social, que será aceita no comércio local, terão descontos nas compras.
• Os moradores terão acesso a empréstimos que poderão ser feitos em real o por meio da moeda social. As notas de “Saracuruna” serão aceitas nos estabelecimentos comerciais, aquecendo a economia da região. O Banco Comunitário vai funcionar na Praça Vieira Neto, 135, lojas 108 e 112, a principal praça de Saracuruna e a inauguração está prevista para as 10h.
• A partir desta terça-feira (13) e até quinta (15), Duque de Caxias será palco da 8ª Expo Estágios Carreiras e Empregos da Unigranrio. Reunindo 32 empresas e instituições, a feira que já se consagrou como um dos mais importantes eventos de oportunidades da Baixada Fluminense, oferece aos participantes oportunidades de estágios, palestras e oficinas voltados para o mercado de trabalho.• A 8ª Expo conta com a parceria da Prefeitura de Duque de Caxias, que vai estar com um stand na feira, onde vão estar reunidos a secretaria de Trabalho, Emprego e Renda, Educação e a Fundec (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico).
• A 8ª Expo Estágios,Carreiras e Empregos acontece das 10h às 20h na Unigranrio - Campus I (av. Professor José de Souza Herdy, 1160, bairro 25 de Agosto). A entrada é gratuita e para participar das palestras de qualificação, os interessados podem se inscrever através do site www.unigranrio.br/expo2011.
• Responsáveis por

• No total, 63% das escolas que participaram do Enem no ano passado ficaram com desempenho inferior à média nacional. Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, a distância entre os resultados é “intolerável” e precisa ser reduzida. Ele avalia, entretanto, que muitas vezes o baixo desempenho está relacionado não apenas às condições da escola, mas de seu entorno.
• “Às vezes, as condições socioeconômicas das famílias explicam muito mais o resultado de uma escola do que o trabalho do professor e do diretor. E, muitas vezes, as escolas são sobrecarregadas com responsabilidades que não são 100% delas. É muito diferente uma escola de um bairro nobre de uma região metropolitana de classe média, cujo investimento por aluno é dez vezes o investimento por aluno da rede pública, de uma escola rural que atende a filhos de lavradores que não tiveram acesso à alfabetização”, pondera o ministro.
• Considerando apenas as escolas com alto índice de participação no Enem (mais de 75% dos alunos), apenas uma pública está entre as 20 melhores do país: o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A média obtida pela escola mineira foi 726,42 pontos, levando em conta a média entre a prova objetiva e a redação.
• Para Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e do Conselho de Governança do movimento Todos Pela Educação, a ausência de escolas públicas entre as melhores do Enem não é novidade e deriva da desigualdade de acesso a oportunidades educacionais no país.
• “Esse quadro é um reflexo do próprio apartheid [regime de segregação racial na África do Sul], causado por uma educação que não é oferecida no mesmo patamar a todos desde a alfabetização. As avaliações mostram que essa desigualdade [da qualidade do ensino oferecido por públicas e particulares] começa lá atrás e vai se acentuando ao longo do percurso escolar. O jovem da escola particular chega ao nível de formação e aprendizado esperados quando termina o ensino médio, mas o da escola pública chega com três ou quatro anos de déficit na aprendizagem. A luta é desigual”, avalia.
• Os resultados de cada escola estão disponíveis para consulta no site do Inep
• O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou o bispo Edir Macedo e

• A nova denúncia do MPF usa elementos da acusação do Ministério Público paulista e inclui informações novas, como a participação de doleiros no esquema criminoso. Outra diferença entre as denúncias é a redução do número de acusados, de dez para quatro. De acordo com a assessoria do MPF-SP, os seis suspeitos que ficaram fora da acusação do MPF continuam sendo investigados pela Polícia Federal.
• Além de Edir Macedo, foram denunciados o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva (que foi detido com R$ 10 milhões no Aeroporto de Brasília, em 2005), o bispo da Iurd Paulo Roberto Gomes da Conceição e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. Eles responderão por lavagem de dinheiro, estelionato, falsidade ideológica, evasão de dividas e formação de quadrilha.
• De acordo com o procurador Sílvio de Oliveira, o grupo cometia estelionato contra os fiéis da Iurd, oferecendo “falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela igreja”. • O procurador só denuncia crimes ocorridos entre 1999 e 2005, uma vez que foi só em 1998 que o crime de lavagem de dinheiro passou a integrar o ordenamento jurídico brasileiro. No entanto, ele cita vários episódios anteriores a esse período para explicar a estruturação do grupo e como o esquema foi montado.
• A Polícia Militar do Rio de Janeiro afastou nesta segunda (12) o comandante e o subcomandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) dos morros Coroa e Fallet/Fogueteiro, na zona norte da cidade, após denúncia de moradores de que os policiais recebiam propina de traficantes da região.
• Em nota, a Polícia Militar informou ontem (11) que o capitão Elton Costa e o tenente Rafael Medeiros foram afastados com base em um inquérito aberto há 60 dias para investigar “um esquema de pagamento de propina em troca do relaxamento das ações de fiscalização e favorecimento da venda de drogas nas comunidades”.
• Segundo o comandante da PM, coronel Mário Sérgio Duarte, a investigação está em fase final e deve ser concluída em uma semana.
• “Não temos indicações de que haja corrupção em outras UPPs, mas estamos atentos todo o tempo. Buscamos manter o monitoramento em todas as unidades, observando o trabalho desenvolvido, e exercendo um papel correcional quando práticas inadequadas são verificadas. Não nos furtaremos de tomar medidas duras, mesmo que os punidos ocupem cargos representativos na hierarquia da instituição.”
• Na segunda-feira passada (5), três policiais foram presos em flagrante próximo à área da UPP Coroa e Fallet/Fogueteiro com R$ 13 mil dentro de um carro particular. De acordo com Secretaria de Segurança Pública (Seseg), os militares (um sargento e dois soldados) estavam de folga e não souberam explicar a procedência do dinheiro. A UPP da comunidade foi inaugurada em fevereiro deste ano e é a 15ª do estado.
• A população pode usar os números 2333-2757 e 2333-2753 e o site www.coordenadoriaupp.com.br para fazer denúncias ou enviar sugestões.
CAXIAS GANHA NOVO CENTRO DE
ENSINO PROFISSIONALIZANTE

Representando o prefeito Zito, a deputada federal Andréia Zito elogiou a iniciativa. “Como parlamentar e moradora da cidade, sinto-me orgulhosa por essa iniciativa financiada pelos governos federal e estadual. Será ótimo para nossos jovens que estão batalhando pelo primeiro emprego. E vai se unir às atividades que a Prefeitura já está desenvolvendo no município para qualificar nossos jovens, como os cursos gratuitos da FUNDEC (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais), a universidade pública que está sendo construída aqui mesmo em Santa Cruz da Serra e aos projetos da Secretaria Municipal de Trabalho”, comentou Andréia.
O Secretário de Trabalho do município, Jorge Cezar de Abreu, falou sobre os cursos aplicados pela sua pasta. “Temos o Programa Próximo Passo, com mais de 4 mil alunos formados, o PróJovem Trabalhador, com mais de 3 mil participantes, e o curso de telemarketing, já com mais de 700 integrantes. E, junto com o governo estadual e o governo federal, estamos inscrevendo moradores de Jardim Gramacho no programa Cidadão Olímpico em cursos de barman, garçom e camareira, com aulas de português, inglês e informática. O objetivo é qualificá-los para tirar proveito dos grandes eventos esportivos que virão ao Rio de Janeiro nos próximos anos”.
O CVT de Santa Cruz da Serra foi construído ao lado do CIEP Estadual 320 – Ercília Antônia da Silva, na esquina da Estrada do Boitatá com a Rodovia Washington Luiz. Seus cursos são voltados para a área de automação industrial e informática. De início serão oferecidas um total de 346 vagas para cursos de instalação e manutenção de sistemas hidráulicos e pneumáticos, informática inicial, bombeiro hidráulico, eletricista industrial e predial. As inscrições só poderão ser feitas pela internet (www.faetec.rj.gov.br) até o dia 25 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário