quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

Quantas Joanas e Pedros
ainda teremos de chorar ?

Uma jovem, de risonhos 17 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (30/01) no Hospital do Andaraí, depois de perambular por quatro hospitais da Baixada. Grávida de 9 meses, Joana Gomes de Almeida, passou mal na madrugada de domingo e foi levada por parentes para a maternidade de Xerém, pertencente à Prefeitura de Duque de Caxias, onde não pode ficar por falta de anestesista de plantão. Levada de ambulância para o Hospital Duque de Caxias, no Centro, ela se recusou a ficar internada depois de ver pacientes sentados no chão ou sendo atendidos em macas colocadas nos corredores do hospital do Município. Ela foi então levada para a Pró-Matre, na Zona Portuária do Rio, mas, segunda a família, a médica que a atendeu disse que Joana só podaria ser internada depois do parto. Com ajuda de pacientes que aguardavam atendimento, Joana conseguiu dinheiro para pegar um táxi e ir para o Hospital do Andaraí, na Zona Norte, aonde chegou às 17 horas. O parto só foi feito à Meia Noite, mas o bebê já estava morto. Ele se chamaria Pedro, nome do primeiro Papa da Igreja Católica. Joana não morreu na fogueira, vitima do ódio da Inquisição, mas numa cama de hospital vítima de uma parada cardíaca, uma “causa mortis” que pode inocentar todos os que, direta ou indiretamente, concorreram para a sua morte.
Ela morreu logo depois do parto.
Em Nota Oficial, a Secretaria de Saúde de Duque de Caxias, que administra os dois primeiros hospitais onde a jovem foi atendida, nega falha no procedimento, explicando que a adolescente foi atendida na Maternidade de Xerém, mas não estava ainda em trabalho de parto, sendo levada em ambulância para o Hospital Duque de Caxias, para uma melhor avaliação. Ainda segundo a Secretaria, a paciente relatava apenas dores e desconforto. Foi feito um exame clínico e a adolescente foi orientada a voltar para casa. Se sentisse novas dores, deveria retornar ao “Duque”.
Será que foi só isso? Como a Secretaria de Saúde, sem abrir uma simples sindicância, pode afirmar que todos os procedimentos foram corretos? Ninguém vai investigar por que o Hospital Duque de Caxias atende os pacientes nas macas, colocadas nos corredores, embora o Orçamento do Município deve ultrapassar este ano a casa do seu primeiro bilhão de reais? Por que os deputados da Baixada tinham tanto interesse na compra de ambulâncias, enquanto os hospitais trancam suas enfermarias com cadeados, como ocorreu no Hospital Getúlio Vargas? Por que Prefeitura e Estado cedem pessoal da Saúde, em falta nos hospitais e ambulatórios, para atendimento em Centros Sociais construídos por políticos ligados ao Governo? O Ministério Público Federal não tem pelos menos curiosidade em saber como está sendo gasto o dinheiro repassado pelo SUS? E o Juizado da Criança e da Juventude e os Conselhos Tutelares não vão agir para apurar responsabilidades pelas duas mortes, que não foram as primeiras em circunstâncias tão estranhas mas, com toda a certeza, não serão as últimas, se os culpados não forem exemplarmente punidos? O Código Penal considera crime de prevaricação a omissão da autoridade em praticar ato de seu ofício por mero capricho, ou para atender interesse próprio ou de terceiro. Por que esse artigo do CP é tão pouco utilizado pelo Ministério Público?

● Nada menos que 31 deputados eleitos estão com seus mandatos ameaçados, pois estão sendo acusados pelo Ministério Público Eleitoral fluminense pela prática de diversos crimes, como corrupção, fraude e abuso do poder econômico. Curiosamente, entre os acusados estão os deputados Jorge Picciani e Domingos Brazão, que disputam, nesta quinta-feira, a presidência da ALERJ.
● Da mesma forma que tiveram participação ativa e festiva na gang dos sanguessugas, os deputados da Baixada também estão na lista de impugnações do MPE, como Andréa Zito, de Duque de Caxias, Jane Cozzolino, irmã da prefeita de Magé, Núbia Cozzolino, e dois ex-prefeitos de Nova Iguaçu, Mário Marques e Nelson Bornier. O deputado Rodrigo Maia, filho do prefeito César Maia, também está no listão do MPE.
● Um amigo do flamenguista Zito revelou ontem que o ex-prefeito ficou bastante irritado ao saber que o vascaíno Romário comprou uma luxuosa lancha. Esse é um velho sonho de consumo do ex-prefeito e guarda municipal aposentado, acalentado desde que ele comprou uma ilha em Angra dos Reis, que pertencia a Airton Senna. A compra da ilha foi denunciada por Rubens Barrichello numa entrevista ao Programa do Jô. O ex-piloto da Ferrari estava interessado na tal ilha mas chegou atrasado para a compra.
● O governador Sérgio Cabral indicou os deputados Nelson Gonçalves, do PMDB de Nova Iguaçu, e André do PV, como vice-líderes do Governo na ALERJ, que volta a funcionar nesta quinta-feira (01/02). No início do mês, o deputado Paulo Melo (PMDB), então líder do seu partido, foi alçado à posição de líder do Governo, acumulando as duas funções.
● O Teatro do SESI de Caxias apresentará dois espetáculos neste fim de semana, ambos encenados pelo grupo teatral, “EM CENA SESI”. Nesta sexta-feira (02/02), às 19h30, o grupo apresenta “Desenrola o carretel e morra de rir com o cordel”. Um espetáculo de tradições nordestinas, com muita música, dança e humor.
● O outro espetáculo no palco do SESI/CAXIAS, “A Bruxinha Boa”, no sábado (03/02), às 17h. conta a história de uma bruxinha que é um fracasso na escola de bruxas, mas vai fazer de tudo para passar no exame final. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no SESI de Caxias no valor de R$ 5. No dia do evento os ingressos custam R$ 7. Outras informação pelo telefone (21) 3672-8300. O teatro fica localizado na Rua Arthur Neiva, 100, Bairro Paulicéia.
● A Vila Olímpica de Caxias, no Jardim 25 de Agosto, vai sediar, nos próximos dias 10 e 11, o Campeonato Estadual de Badminton,. Serão mais de 100 partidas diárias, disputadas das 7 às 21 horas, com a participação de mais de 200 competidores. A bi-campeã estadual e Nº1 do ranking, Renata Faustino, está confirmada. Semelhante ao jogo de peteca, mas praticado com raquetes, o Badminton nasceu na Europa e se espalhou pelo mundo. As regras são parecidas com as do tênis de quadra e pode ser jogado por até 4 pessoas. O Badminton começou nas praias e, hoje, até escolas públicas já aderiram ao esporte.
● Se você é um verdadeiro cristão, leia A banalização ministerial - de Jehozadak Pereira, uma análise ferina do comportamento de parcela importante dos que se autodenominam evangelizadores mas, que não verdade, buscam, à custa da fé do cidadão comum, apenas a promoção e o enriquecimento pessoal. Basta dar um clique no endereço
http://www.jehozadakpereira.com/Artigos/artigos.painel.asp?tp=102, Vale a pena!
Alô Dr. Sergio Mocatel, diretor da Câmara de Duque de Caxias. A praça que homenageia seu avô, o saudoso vereador José Barreto, continua sem a placa comemorativa e os moradores, amigos do velho Barreto, não entendem porque a Prefeitura demora tanto em repor a placa no seu devido lugar.

Nenhum comentário: