sexta-feira, 20 de junho de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A CIDADE DO LIXO (VI)
Depois que iniciamos esta série de denúncias sobre o lixo espalhado por toda a cidade, dezenas de internautas têm denunciado outros pontos em que a coleta de lixo deixa a desejar. Um deles é o largo em frente ao Cemitério do Tanque do Anil. O lixo é deixado junto ao estacionamento, o que, além da falta de respeito com o local, o chamado Campo Santo, demonstra também a falta de fiscalização por parte da Secretaria de Serviços Públicos, a quem compete fiscalizar os serviços e autorizar o pagamento das faturas da empresa contratada para a coleta. A presença de lixo em frente às capelas, que fecham depois das 18 horas por falta de segurança, é mais uma prova da incompetência de nossas autoridades no trato com o problema do lixo. E isso ocorre num ano eleitoral, em que o atual prefeito tenta a reeleição. Se não for por deboche, a situação do lixo é uma prova definitiva de que o Governo virou às costas para a população, que paga os Impostos e sustenta toda essa incompetência! (Foto: Beto Dias)

SERVIDORES SE UNEM
POR REAJUSTE DE 66%

Cansados de serem enrolados pelo governador itinerante, os servidores resolveram unificar a campanha, reunindo médicos, professores, PMs, Bombeiros e policiais civis. Ontem (19), essas categorias realizaram uma barulhenta manifestação nas escadarias do Palácio Tiradentes, onde já funcionou a Câmara dos Deputados e hoje está instalada a Alerj. A liderança dos servidores cometeu um grande equívoco ao escolher a hora para reclamar o reajuste de 66% para todos. Ao contrário de outras repartições públicas, a Alerj só funciona depois do almoço, salvo se for para tirar da cadeia um deputado preso em flagrante, como ocorreu com Álvaro Lins, ex-chefe da Polícia Civil da família Garotinho. Outro fator do baixo quorum de manifestantes é que, ao longo os últimos anos, caiu o número de servidores públicos concursados e efetivos, cujas vagas são preenchidas por cooperativas, prestadoras de serviço ou, em maior número, por ONGs ligadas aos deputados. Assim, o numero de servidores efetivos é reduzido e a pressão das chefias (a falta ao serviço pode custar caro!) acaba por desmobilizar a categoria. O jeito é esperar até 5 de outubro, a Hora da Virada, como diz a letra de um samba muito utilizado na campanha eleitoral. (Foto by Militar Legal)

MINISTÉRIO DERRUBA
PROPAGANDA ILEGAL
Nem o fato do PDT participar do seu governo, melhorou a posição de Washington Reis na política de emprego. Dados revelados ontem (19) pelo Ministério do Trabalho, cujo titular é o deputado Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT e amigo e protetor do deputado Paulinho da Força, derrubaram a propaganda do prefeito de que está gerando 15 mil novos empregos em Caxias, conforme anúncios em rádio, TV e até out doors.
Na lista das 50 cidades que mais empregaram com carteira assinada no período janeiro-maio de 2008, além de Duque de Caxias não estar incluída, a última cidade, Recife, em 50º llugar, só empregou 5.578 trabalhadores. Entre as 50 cidades que mais geraram empregos efetivos estão Pontal (SP), com 8.075, Maringá (PR), com 6.128, Venâncio Aires (RS) com 5.758 e Jundiaí (SP), com 5.821. Traço em comum entre essas cidades: nenhuma é Capital de Estado.

ONDE ESTÁ O WALLY? (IV)
Em outras campanhas de vacinação e até na “Parada Gay” em Duque de Caxias, uma figura obrigatória sempre foi o Secretário de Saúde do Município, o biólogo Oscar Berro. Curiosamente, depois de uma semana da realização da última campanha, não só a Secretaria de Comunicação não deu nenhuma nota, fazendo um balanço da campanha, como não divulgou nenhuma foto do Secretário vacinando um bebê, uma prática no atual Governo. Esse sumiço estratégico do Sr. Oscar Berro ocorre logo depois da onda de boatos sobre uma suposta prisão do Secretário de Saúde pela Polícia Federal em vista de irregularidades na compra de medicamentos.
No Governo Juberlan de Oliveira, por exemplo, a cidade tinha duas Assessorias de Comunicação, uma a serviço do Governo e a segunda, para divulgação da campanha dos candidatos do PDT. Hoje, a Assessoria de Imprensa se limita a dar informações sobre os passos do prefeito em campanha antecipada, sem se referir aos demais órgãos da Administração. O que todo mundo hoje quer saber é por onde anda o Secretário de Saúde e se ele ainda ocupa o cargo. Afinal, o atual prefeito demitiu o irmão do Bispo Edir Macedo da Secretário de Habitação quando ele se encontrava no CTI de um hospital do Rio de janeiro, onde veio a falecer. Aguardam-se notícias. (Foto: ABr))

• Os funcionários da FEUDUC, que descontam o Imposto Sindical, cobrado de quem trabalha em colégios particulares, inclusive as Universidades, estão esperando que o Sinpro Baixada apareça para verificar a situação dos 18 que foram demitidos e o clima de insegurança para os que ficaram. Só de salários atrasados já são dois meses!
• Por sua vez, os professores públicos, que trabalham em áreas de conflito entre bandidos e a Polícia, estão se preparando para uma outra reivindicação: o kit de sobrevivência. Um professor recém-contratado, designado para trabalhar numa das mais antigas favelas da Baixada, garantiu que, além de giz e apagador, o professor precisa de um mapa com alternativas de fuga e um colete a prova de balas. É o chamado Kit de sobrevivência do Magistério.
• Isso é o mínimo da obrigação de um empregador relapso, que considera um salário, pouco maior que o mínimo, suficiente para um professor sustentar a sua família e ainda fazer assinatura de jornais e revistas e comprar livros para se atualizar, fazer cursos de pós-graduação e um Plano de Saúde com direito a fonoaudiólogo, pois em poucos anos os professores perdem a fala!
• No caso dos médicos, o Kit sobrevivência também é necessário, pois eles enfrentam a ira dos pacientes e seus familiares pela falta das condições mínimas de atendimento nos postos de saúde e hospitais, como gaze, atadura, soro e até formulários para as receitas. E tudo isso para quem paga uma mensalidade de R$ 1,8 mil por mês para estudar por cinco anos em faculdades sem hospitais, para depois, como funcionário público, ser contemplado com o irrisório salário de R$ 1,2 mil. . .
• Neste domingo, na Câmara de Vereadores, o PMDB faz a sua convenção, quando homologará a candidatura à reeleição do prefeito Washington Reis, que terá como vice, se não ocorrer problemas de última hora, o ex-deputado Gilberto Silva. Embora conte com uma ampla base partidária para governar, inclusive de partidos que não tem um só vereador, como é o caso do PT, Washington Reis corre o risco de ficar sem o apoio do PTN e do PTB, perdendo também tempo no rádio e na TV.
• Correndo por fora, o jovem Hugo Neto, do DEM, afilhado político do prefeito César Maia, foi procurado pelos dois partidos para fazer uma ampla coligação, incluindo a chapa de vereadores. O DEM, que fará sua convenção no próximo sábado (28), deverá decidir até o final da próxima semana, para que o partido chegue á convenção com tudo organizado e definido, como determinou César Maia.
• A entrada do prefeito carioca na campanha eleitoral da Baixada, com vistas às eleições de 2010, vem criando problemas para outros candidatos que tentam a reeleição, como é o caso de Uzias Mocotó (PMDB), em São João de Meriti, e Lindberg Farias (PT), em Nova Iguaçu, que tem o ex-prefeito Nelson Bornier, na sua cola. Só Maria Lúcia escapa desse drama, pois resolveu se retirar a política, Devendo apoiar a deputada Sula do Carmo, também do PMDB.
• A jogada de Sérgio Cabral rompendo o acordo com o PT e obrigando o partido a remarcar a sua convenção, teve um outro efeito colateral: o PT não conseguiu fazer a sua convenção na Câmara de Vereadores. A saída foi usar a sede do Sindicato dos Bancários, muito pequena para abrigar, com conforto, os mais de 250 delegados que deverão aprovar o apoio a Washington Reis, por ordem do Palácio do Planalto.
• A propósito: o PT recebeu fotos de Samuel Maia no palanque de Zito. Foi no comício de domingo, logo depois da convenção do PSDB. A direção do partido vai cobrar do Palácio do Planalto um corretivo para o trânsfuga, que deverá, no mínimo, perder o cargo que detém no Museu Nacional.


Já ERA, DUNGA!

Fonte: Pérolas Políticas

Nenhum comentário: