terça-feira, 27 de abril de 2010

BAIXADA URGENTE

PSB TIRA CIRO GOMES
DO CAMINHO DE DILMA


O deputado federal Ciro Gomes (PSB-SP) está oficialmente fora da disputa à Presidência da República nas eleições de outubro. O presidente nacional do partido, Eduardo Campos,
governador de Pernambuco, anunciou ontem (27) que a sigla não apresentará candidato próprio à Presidência. Segundo Campos, o “caminho natural” é que o PSB apóie a candidatura da ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff. Na próxima terça-feira (4), PT e PSB se reunirão para definir o apoio. A decisão do PSB deverá ser oficializada no dia 17 de maio.
O partido alega que a “conjunta política” levou à decisão de não oficializar a pré-candidatura de Ciro Gomes.
“A Comissão Executiva Nacional avalia como correta e consequente a participação do PSB no governo Lula. É dever das forças populares contribuir para a continuidade desse projeto”, disse Campos.
A decisão foi tomada por 21 membros da Executiva Nacional do PSB. Segundo Eduardo Campos, 20 diretórios regionais eram contra a candidatura própria e sete apoiavam o nome de Ciro Gomes para presidente.
O presidente do partido disse que a retirada da candidatura de Ciro não está condicionada a nenhuma garantia do PT de apoiar candidatos do PSB nos estados. “Em hora nenhuma condicionamos a decisão a qualquer acordo eleitoral nos estados. Não vamos fazer desse gesto uma permuta, mas é claro que pode vir a facilitar”.
Antes do anúncio oficial à imprensa, Campos disse que telefonou para o deputado Ciro Gomes, que está no Rio de Janeiro, para comunicá-lo da decisão. Uma reunião entre os dois foi marcada e deve ser realizada amanhã.
Apesar das críticas que Ciro Gomes tem feito ao PMDB, Campos acredita que as diferenças não inviabilizarão um apoio formal à candidatura de Dilma Rousseff. “Não tenho a menor dúvida de que Ciro vai seguir a decisão que o partido tomar”.

AUMENTO PARA SERVIDORES DE
CAXIAS NÃO PASSARÁ DE 6%

O gabinete do prefeito confirmou que na festa do “Dia do Trabalho”, no próximo sábado e que este ano será na Praça de Jardim Primavera, ao lado da Rua Vicente Celestino, será anunciado o reajuste para os servidores públicos da prefeitura, câmara, IPMDC e Fundec... Essa foi a fórmula engendrada pelo Governo para forçar os servidores a participar da solenidade, que no ano passado foi realizada na Praça do Pacificador, onde um grupo vaiou o prefeito. Embora os servidores envolvidos na elaboração do projeto de reajuste tenham sido proibidos de revelar o índice, a rádio corretor garantia nesta terça (24) que o índice não passará dos 6%.
Considerando que o prefeito propôs reajustar o desconto em favor do IPMDC dos atuais 11% para 14%, mesmo sem prestar assistência médica aos servidores e seus dependentes, o que os servidores da ativa, aposentados e pensionistas terão no contracheque de maio não irá além dos módicos 3%.

RÁPIDAS

• Embora continue na clandestinidade, o MST continua a produzir mais fumaça do que produtos agrícolas. Esta semana, o MST resolveu defender o Secretário do Meio Ambiente, Samuel Maia, do PT, que está no meio de um fogo cruzado em torno da liberalidade daquela Secretaria com os donos de areais, que fazem desmatamento ou exploram aterros clandestinos, como no Jardim Gramacho, em S. Bento e até em Xerém, onde ainda existem áreas remanescentes da Mata Atlântica.
• Segundo nota do MST, o Secretário e sua equipe “têm feito o maior esforço na construção do Conselho Municipal de Agricultura, em garantir a documentação necessária aos agricultores que possibilita a compra da produção agrícola para merenda escolar, conforme exigências da lei federal, e entre outras ações, que são de responsabilidade municipal. Seu trabalho tem sido em pleno dialogo com as representações de comunidades rurais, o que demonstra um grande respeito e sensibilidade com a população rural”.
• Como não existe almoço grátis, o MST cobra um preço pelo apoio a Samuel Maia. O MST cobra “investimento de recursos financeiros (do Governo) para aquisição de maquinas extremamente necessária na manutenção de infra-estrutura básica no meio rural e que fique sob responsabilidade e administração da Agricultura.
• Sobre as denúncias de moradores da Estrada Velha do Pilar sobre o funcionamento irregular de um areal que está abrindo crateras em terrenos da região, o MST manteve um cúmplice silêncio.

• Entidades sindicais e da sociedade civil programou para sexta-feira (30) uma passeata em favor da manutenção da legislação sobre os royalties do petróleo, que está ameaçado pela Emenda Ibsen Pinheiro. A concentração será na Praça Humaitá, no bairro 25 de Agosto, às 9:00 horas, devendo percorrer as ruas centras do município. Já anunciaram participação na passeata o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Montagem e Construção Civil, Asseafro, Abraço, Aceduc, Udec, MUB, CCBSI-Mangueira, Liga Municipal de Capoeira, UGT e Sindipetro/Caxias, entre outras.
• A penúltima etapa de vacinação contra a Influenza A (H1N1) – gripe suína – já começou, mas quem não se imunizou, e se enquadra em algum grupo atendido anteriormente, ainda pode procurar um posto de vacinação até o dia 21 de maio. Em todo país, a imunização da população com mais de 60 anos com doenças crônicas ocorre desde o dia 24 e vai até o dia 7 de maio.
• Segundo o Ministério da Saúde, a quarta etapa, além dos idosos com doenças crônicas, atende também a gestantes, doentes crônicos de outras faixas etárias, crianças de 6 meses a 2 anos e jovens de 20 a 29 anos. O objetivo é atingir 62 milhões de pessoas até o dia 7. Até agora, quase 40 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 60% da meta. O grupo que mais se imunizou foi o de profissionais de saúde, ao todo 2,59 milhões de trabalhadores receberam a dose, o que representa 100% da meta.
• A população formada por crianças de 6 meses a 2 anos também compareceu aos postos – cerca 94% da meta foi cumprida. Até agora, 4,1 milhões de crianças foram imunizadas. No grupo formado por jovens de 20 a 29 anos, que é o maior em termos de quantidade, 20 milhões de doses aplicadas, o que representa 57% da meta. Gestantes e doentes crônicos em todas as idades tiveram respectivamente 1,76 milhões (59%) e 9,7 milhões (58%) de pessoas imunizadas.
• No ano passado, 2.051 pessoas morreram em decorrência da gripe A. A campanha de vacinação começou no dia 8 de março e termina no dia 21 de maio. A recomendação do Ministério da Saúde é que todas as pessoas incluídas nos grupos da campanha, mesmo que já tenham perdido o prazo, procurem os postos de saúde. A última etapa de vacinação atende a população formada por adultos de 30 a 39 anos e vai de 10 até 21 de maio
• O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve hoje (27) a decisão que permitia que um casal de mulheres pudesse adotar duas crianças. O STJ, com a decisão, negou o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Sul que considera a adoção das crianças por homossexuais violação a uma série de dispositivos legais. A decisão foi tomada pela 4ª Turma do STJ.
• Segundo o relator do caso, o ministro Luís Felipe Salomão, o tribunal reafirmou o entendimento já consolidado pelo STJ de que prevalece o interesse do menor. “Nos casos de adoção, deve prevalecer sempre o melhor interesse das crianças”.
• Uma das mulheres do casal homossexual do Rio Grande do Sul já havia adotado as duas crianças ainda bebês. Sua companheira, com quem vive desde 1998 e que ajuda no sustento e educação dos menores, queria adotá-los por ter melhor condição social e financeira, o que segundo ela, daria mais garantias e benefícios às crianças, como plano de saúde e pensão em caso de separação ou falecimento.
• A Justiça gaúcha havia reconhecido, por unanimidade, a entidade familiar formada por pessoas do mesmo sexo e a possibilidade de adoção para constituir família. A decisão foi deferida em primeira e segunda instâncias.
• Salomão ressaltou que o laudo da assistência social recomendou a adoção. O parecer do Ministério Público Federal, segundo ele, não demonstrava inconveniência no fato de crianças serem adotadas por homossexuais, tendo mais peso a qualidade do vínculo e do afeto no meio familiar em que serão inseridas.
• “Os laços afetivos entre as crianças e as mulheres são incontroversos e a maior preocupação delas é assegurar a melhor criação dos menores”, disse o ministro.
• O Ministério Público chegou a recorrer da decisão. No entanto, Salomão respondeu dizendo que “não estamos invadindo o espaço legislativo. Não estamos legislando. Toda construção do direito da família foi pretoriana. A lei sempre veio a posteriori”.
• Assim como as tarifas bancárias, o Banco Central (BC) passará a regulamentar as tarifas do cartão de crédito. O Conselho Monetário Nacional (CMN) emitirá resolução que autorizará o BC a fiscalizar as taxas cobradas dos consumidores. O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, anunciou a medida há pouco. Ele passou a tarde reunido com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, discutindo as ações para o setor.
• Barreto não soube informar se a resolução será aprovada já na reunião do CMN da próxima quinta-feira (29). Ele, no entanto, disse que o BC passará a fiscalizar as tarifas assim que o documento for publicado. Segundo o ministro, além das tarifas, o governo pretende ampliar a fiscalização sobre o setor. Nas próximas semanas, será enviado um projeto de lei ao Congresso Nacional para autorizar o CMN a regulamentar não apenas as tarifas, mas toda a indústria de cartões.
Dessa forma, o BC também poderia fiscalizar o envio de cartões sem autorização do cliente e a emissão dos contratos.
• O ministro da Justiça anunciou ainda que o governo divulgará, na próxima semana, relatório com o mapeamento do setor de cartões de crédito no país. O documento está sendo elaborado desde 2006 por um grupo de trabalho composto pelos Ministérios da Fazenda e da Justiça e pelo Banco Central.
• Se a fiscalização do Banco Central seguir os padrões da Agência Nacional de Saúde Suplementar em relação aos planos de saúde (que tudo podem!), o consumidor terá que apelar para Santa Edwirges, a padroeira dos endividados.
• O samba está de luto. Foi sepultado nesta terça (27) o corpo do ex gerente da Lotearias Paratodos Antonio Soares, pai do Patrono da Escola de Escola de Samba Grande Rio, Jaider Soares. Segundo um integrante da Grande Rio, foi um dos mais concorridos sepultamentos já registrados no Cemitério do Corte Oito, Apesar do luto da Grande Rio, as bancas de jogo funcionaram normalmente em toda a cidade, o que não seria comum em outras atividades empresariais.
• Nesta quarta (28), das 9 às 12h e de 18 às 21h30m, a Escola de Educação, Ciências, Letras, Artes e Humanidades da Unigranrio vai reunir alunos e estudiosos do estado, durante o II Encontro de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil, que ocorrerá no auditório da universidade, à Rua prof. José de Souza Herdy, 1.160, bairro 25 de Agosto, Duque de Caxias.
• Os objetivos estão divididos entre a experiência de ler e o de colocar alunos em contato com escritores e profissionais renomados, como Joel Rufino dos Santos e Georgina Martins. O encontro terá entrada franca. Nesse encontro, o público poderá ver seminários, debates e lançamento de livros, onde a conversa com as organizadoras do livro Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente, publicado pela editora Ao Livro Técnico, poderá render fortes aprendizados. Georgina Martins e Leonor Werneck dos Santos participarão da mesa-redonda “A leitura e a Literatura Infantil e Juvenil na Escola”, às 10h.
• Cíntia Barreto, professora da escola de Educação e Letras da Unigranrio e professora do Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, é uma das autoras desse livro organizado por Leonor Weneck dos Santos, Luci Ruas e Rosa Gens (todas da UFRJ). Além de sorteios de livros, os interessados poderão comprar exemplares, com direito a autógrafos dos autores.
• “Além de utilizar esse livro como aporte teórico, em aulas de literatura infantil e juvenil nas graduações em Pedagogia e Letras, utilizarei, ainda, em aulas de pós-graduação”, afirma Cíntia Barreto. O livro Literatura Infantil e Juvenil na Prática Docente inclui artigos das s professoras: Ana Crélia Dias (CAp-UFRJ), Antonella Catinari (Colégio Pedro II), Armando Gens (UERJ e UFRJ), Cristiane Madanêlo (CAp-UFRJ), Eleonora Ziller (UFRJ) e Georgina Martins (UFRJ).
• A Câmara de vereadores de Duque de Caxias, com ajuda de uma equipe de servidores e voluntários, promoveu ano passado uma verdadeira “caça ao tesouro”, no sentido de localizar todos os vereadores eleitos e empossados desde a instalação da Casa de Leis, em 1947. Na próxima terça (5), os ex-vereadores e seus descendentes serão homenageados no Plenário Vilson Campos, a partir das 18 horas, quando será inaugurado um painel com as fotos de todos os vereadores eleitos desde a primeira legislatura, em 1947. Durante a solenidade haverá, ainda, a entrega do Título “Trabalhador Duquecaxiense” a profissionais de diversas categorias.

PERIGO NA PORTA DA ESCOLA
PREOCUPA PAIS E ALUNOS

Os pais de alunos da Escola Municipal Sergipe, na rua John Fitzgerald Kennedy, no bairro Dr. Laureano, em Duque de Caxias, estão preocupados com a integridade física de seus filhos e pedem à Secretaria Municipal de Serviços Públicos a instalação de redutores de velocidades (quebra-molas) o mais rápido possível.
Segundo denúncias encaminhadas ao editor do blog, carros e motos costumam passar pelo local em alta velocidade a qualquer hora do dia, ameaçando de atropelamento estudantes daquela unidade educacional, apesar de haver uma placa sinalizando, mais falta policiamento no local e redutores de velocidade no local.“Fica perigoso. Eles vêm com tudo, às vezes nem buzinam. Quando a gente vê, já estão em cima. Até na hora da entrada e saída das crianças tem gente passando feito loucos. Já que não tem guarda municipal ou PMs aqui, acho que os redutores ajudariam”, reclama a doméstica Lucia dos Anjos, 37 anos, mãe de três meninas que estuda na E.M. Sergipe. “Não deixo mais minhas filhas virem sozinhas”, concluiu.

Nenhum comentário: