domingo, 17 de outubro de 2010

BAIXADA URGENTE

CÂMARA APROVA ANEXO
DO COLEGIO PEDRO II
Em sessão realizada na última quinta (14), a Câmara de Duque de Caxias aprovou a consTrução de um novo anexo ao Colégio Pedro II, que já conta com uma verba do Governo Federal no valor de R$ 15 milhões. A ampliação das instalações daquela unidade de ensino vai aumentar a oferta de vagas nos diversos cursos da instituição, que funciona em Duque de Caxias desde o Governo anterior em parceria com a Prefeitura.
O início da sessão foi tumultuado pela presença na entrada da Câmara de uma caravana de estudantes e professores do Pedro II, por conta dos boatos de que o Legislativo havia vetado a construção do anexo. Avisado do que ocorria, o vereador Mazinho, presidente da Câmara, convidou alunos, professores e o diretor da instituição, Oscar Halac, para assistirem à sessão, em que seria discutida e votada a mensagem do Prefeito, solicitando autorização para o emprego da verba liberada pelo governo federal. Microfone em punho, Mazinho explicou aos estudantes e professores do Pedro II que a mensagem do Prefeito só chegara à Câmara na sexta (9), véspera do feriadão do “Dia da Criança”, embora a liberação dos R$ 15 milhões tenha ocorrido a cerca de seis meses. O projeto foi aprovado em regime de urgência urgentíssima, com pareceres favoráveis das Comissões Permanentes do Legislativo, mesmo tendo chegado numa sexta-feira (9), quando não há sessão da Câmara, o mesmo ocorrendo na terça (12), em virtude do feriado do “Dia da Criança”.

NOVO DEPUTADO ATACA
A IMPRENSA DE CAXIAS

O deputado estadual Dica, reeleito no dia 3, reuniu um grupo de jornalistas para apresentar o mais novo deputado federal da Baixada Fluminense, seu primo e empresário Aureo, eleito pelo PRTB, que integrava a coligação Renova Rio, integrada também pelo PSL e o PRP. Ele é filho da professora Marise Moreira, Coordenadora da Agência de Educação em Duque de Caxias, que coordena a rede de ensino estadual no município. Apesar de estreante na política, o deputado Áureo se mostrou muito à vontade diante da imprensa, chegando a cobrar o silêncio dos jornais de Duque de Caxias diante de irregularidades que estariam, segundo o jovem deputado, ocorrendo na Prefeitura. Quando um dos presentes perguntou a quem seriam dirigidas as denúncias, se comprovadas numa investigação, já que o Prefeito, até recentemente, tinha maioria absoluna na Câmara de Vereadores, Áureo desconversou, alegando que suas palavras tinham sido mal interpretadas.
Mudando rapidamente de assunto, o empresário-deputado confessou que acalenta o sonho de ser prefeito de Duque de Caxias, mas, como é neófito em política, nas eleições de 2012 apoiará o deputado e primo Dica, que apenas sorriu com a gentileza do representante da Baixada em Brasília.
Com o lançamento da candidatura de Dica para prefeito, a corrida pela sucessão do prefeito Zito começa empolgante, pois já são dadas como certas uma nova candidatura de Zito, que tentará uma segunda reeleição, do vereador Mazinho, presidente da Câmara e que agora integra o grupo do deputado federal reeleito Alexandre Cardoso, o empresário e ex Secretário de Desenvolvimento Econômico Antonio Borges e o também deputado estadual reeleito Geraldo Moreira. Com um orçamento que este ano deve superar a casa do bilhão e meio, Duque de Caxias sempre foi cobiçada por políticos de fora. Resta perguntar: quem estará com foto e legenda na maquininha de votar em outubro de 2012.

RÁPIDAS

• O ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou o registro da candidatura de Paulo Maluf (PP) a deputado federal por São Paulo. Ele foi o terceiro candidato mais votado para o cargo, com 497.203 votos. Como Maluf foi barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) com base na Lei da Ficha Limpa, os seus votos foram considerados nulos.
• O registro de Maluf foi negado pelo TRE-SP devido a pedidos de impugnação feitos pelo Ministério Público Eleitoral e por Adib Abdouni, advogado do delegado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), eleito como deputado federal. Maluf foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa devido ao artigo que diz que ficam inelegíveis por oito anos aqueles que foram condenados por órgão colegiado por ato doloso de improbidade administrativa.
• De acordo com o ministro, Maluf apresentou o recurso fora do prazo. Segundo Marco Aurélio, a partir da decisão do TRE-SP que negou o registro, o candidato tinha três dias para recorrer. O prazo se encerraria no dia 3 de setembro, mas Maluf entrou com seu recurso no dia 5 de setembro. Ainda cabe recurso da decisão ao plenário do TSE.
• A mais recente pesquisa CNT/Sensus apresentou empate técnico entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), com, respectivamente, 52,3% e 47,7% dos votos válidos. Com margem de erro de 2,2 pontos para mais ou para menos, o resultado aponta para uma corrida presidencial acirrada.
• “O cenário está tecnicamente empatado, mas se a eleição fosse hoje, Dilma
seria a provável eleita. Amanhã, isso pode mudar em virtude de novos rumos nas campanhas”, disse o presidente da Confederação Nacional de Transportes Terrestres, Clésio Andrade, que encomendou a pesquisa.
• A pesquisa foi concluída a partir de entrevistas com duas mil pessoas, em 136 municípios de 24 estados brasileiros, entre os dias 11 e 13 de outubro. Quando considerados votos brancos, nulos e eleitores indecisos, a petista aparece à frente, com 46,8% dos votos, enquanto o tucano tem 42,7,4%. Os indecisos correspondem a 6,6% das intenções. Brancos e nulos completam o cenário, representando 4% dos entrevistados.
• A nova divulgação da CNT/Sensus mostra aumento da rejeição a Dilma, de 32,6% em setembro para 35,4% hoje. De acordo com o presidente da instituição, a queda de confiança teria sido provocada por um fenômeno sociológico de desconstrução da imagem da petista.
“As denúncias de corrupção na Casa Civil, sob o comando da ministra Erenice Guerra, junto às discussões como aborto e temas religiosos geraram uma difamação muito grande. Isso teve peso forte ao fim do primeiro turno e agora”, argumentou Clésio Andrade.
• Na pesquisa anterior, feita a seis dias das eleições, a vitória de Dilma era certa. “A análise precisa ser feita com mais profundidade, pois é um fenômeno novo. Qualquer prognóstico pode ser contaminado pelo cenário difamatório que está se apresentando”, acredita.
• O Partido Verde (PV) e a senadora Marina Silva, terceira colocada nas eleições presidenciais com aproximadamente 20 milhões de votos, decidiram optar pela neutralidade no segundo turno, seguindo uma tendência da própria candidata, que já sinalizava antes não ficar ao lado de José Serra (PSDB) e nem de Dilma Rousseff (PT).
• A decisão foi tomada neste domingo (17) durante convenção realizada em São Paulo. O apoio de Marina era considerado estratégico e ambos os candidatos que sobraram na disputa assediaram-na com cartas, destacando os pontos em comuns entre cada um.
• Na plenária realizada na Capital paulista, Marina Silva afirmou, em carta lida aos correligionários, que sua posição é a melhor forma de contribuir para a democracia nacional e despejou mais críticas aos dois adversários no segundo turno.
• “Quero afirmar que o fato de não ter optado por nenhum lado nesse momento não mostra neutralidade. Uma posição de independência é a melhor forma de contribuir com o povo brasileiro. Já disse algumas vezes que me sinto muito feliz, aos 52 anos, de ter uma posição de independência e utopia. Hoje vejo que utopias não são horizontes do impossível, que nos dão rumo, a visão que temos no presente que será real e podemos conquistá-la no futuro. É com esse compromisso, maturidade política, que hoje lhes dirigi essas palavras”, declarou.
• Para Marina, a atual polarização da disputa entre PSDB e PT remete aos tempos do MDB versus Arena - o partido oficial do regime militar - e declarou que isso não passa de uma “dualidade destrutiva”.
• O vereador Mazinho não tem a menor dúvida de que os boatos sobre o
arquivamento do projeto que autorizava a construção do anexo do Colégio Pedro II teve inspiração em gabinetes de Jardim Primavera. De acordo com o presidente da Câmara, que rompeu com o prefeito logo depois das eleições, a verba havia sido liberada pelo Governo Federal há sete meses.
• “Por que, só agora, o Poder Executivo envia esta mensagem para o Legislativo? Muitos prefeitos da Baixada Fluminense acreditam que as Câmaras de Vereadores são uma extensão das prefeituras. Aqui não funciona desta maneira, esta Casa é totalmente independente!. Trabalhamos para aprovar leis que beneficiem a população, jamais contra a população, destacou Mazinho.
• Para o vereador Moacyr da Ambulância, vice presidente da Câmara, quando atacam o presidente do Legislativo, quando tentam macular sua imagem afirmando que ele é contra qualquer proposta de crescimento para o município, não estão ferindo somente a imagem dele, afinal “uma andorinha não faz verão”, pois ele depende de outros 20 vereadores para aprovar ou reprovar qualquer Mensagem ou Projeto de Lei. “Quero deixar claro que esta Casa, que nunca se envolveu em escândalos, contribui muito para o crescimento desta cidade”, afirmou Moacyr da Ambulância.
• Apesar do rompimento de Mazinho, acompanhado por outros cinco vereadores, com o prefeito, que perdeu a maioria e terá dificuldades para aprovar projetos de seu interesse, nada menos de oito Projetos de Lei foram aprovados pelo Legislativo na tumultuada sessão de quinta-feira (14), entre eles o que autoriza a construção de Casas Populares, no 3º Distrito (nº025/GP/10), enviado pelo Executivo; dois do vereador Júnior Reis, que proíbe a utilização do uso das máquinas de “Karaokê”, próximas ao hospital, igrejas e colégios e o que concede o título de utilidade pública para o o Duque de Caxias Futebol Clubecomo Utilidade Pública
• Já os vereadores Eduardo Moreira e Chiquinho Grandão querem que o Poder Executivo conceda isenção ou remissão do IPTU de imóveis atingidos por enchentes. Outro projeto aprovado é de autoria da vereadora Juliana do Táxi que transforma em autônomos os motoristas auxiliares de veículos de aluguel a taxímetro.
• A vereadora Gaete apresentou projeto para reconhecer a “Feira de Duque de Caxias” como Patrimônio Cultural do Município e outro para padronizar os uniformes e materiais escolares da rede municipal de ensino com as cores da Bandeira Municipal. Todos esses projetos aguardam, agora, apreciação do prefeito.
• No dia 16 de setembro de 2008, foi sancionada a lei que garantia um piso
nacional para os professores de escolas públicas. Ela determinava que a partir de janeiro de 2010 nenhum profissional poderia ganhar menos do que R$ 950 por mês, valor corrigido atualmente para R$ 1.024. Mas uma disputa judicial complicou a implantação da lei, que ainda não é realidade em todo o país.
• “A gente pode dizer que 99% dos estados não pagam o professor de acordo com a forma como a lei foi aprovada”, aponta o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Roberto Leão.
• Um dos principais pontos da lei contestado por secretarias de Educação é a diferença entre o conceito de piso e remuneração. O texto coloca o valor de R$ 1.024 como vencimento inicial. Na avaliação da categoria, não poderia ser incluído no cálculo qualquer tipo de gratificação ou adicional. Mas os estados querem que a conta inclua todos os adicionais.
• A lei está sendo questionada no Supremo Tribunal Federal (STF), que já declarou sua constitucionalidade durante julgamento de um pedido de liminar em dezembro de 2008. Falta analisar o mérito da questão, o que deve incluir a divergência entre piso e remuneração e outros questionamentos feitos pelos cinco governadores que entraram com a ação.
• “É importante que o STF paute esse julgamento o mais rápido possível para que possamos sair do limbo jurídico. O piso ainda é uma lei que está sendo aplicada de maneiras muito particulares, de acordo com cada gestor. O grande presente para o professor hoje seria que essa questão fosse resolvida pelo Supremo e a lei colocada em prática em sua plenitude, tal qual foi aprovada”, defende Leão.
• O relator da ação é o ministro Joaquim Barbosa, que já concluiu o relatório, mas ainda não há data para um novo julgamento. O ministro da Educação, Fernando Haddad, sugeriu, em maio, uma mesa de negociações com as centrais sindicais, governadores e prefeitos para resolver o problema, mas até agora não houve avanços.
• Uma pesquisa desenvolvida no Instituto de Química da Universidade de São
Paulo (USP) de São Carlos identificou e mapeou a estrutura de moléculas que podem prejudicar a produção de uma enzima do parasita Trypanosoma cruzi, causador do mal de Chagas. As moléculas descobertas podem interferir e interromper o ciclo de vida do parasita.
• Segundo a pesquisadora Juliana Cheleski, que fez o estudo, concluído no último mês, o tempo necessário até a produção de medicamentos que atuem contra o parasita, é de, pelo menos, sete anos. A pesquisadora faz a estimativa em um cenário em que todos os próximos estágios da pesquisa ocorram sem interrupção. “Na média, leva de 10 a quinze anos. Ou menos, cerca de sete anos, depende de quanto dinheiro vem”.
• A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A próxima fase da pesquisa serão os ensaios sobre toxicidade. O estudo feito até agora teve duração de dois anos.
Por seu ineditismo, a pesquisa ganhou o prêmio Sunset Molecular no 18º European Symposium on Quantitative Structure-Activity Relationships, congresso internacional ocorrido na Grécia em setembro.
• Cerca de 15 mil operários da construção civil de Duque de Caxias estão sendo esperados nesta segunda (18), a partir das 8h30, na sede di Clube Vale do Ipê, em Belford Roxo, onde vai acontecer a 8ª Festa de Confraternização dos Trabalhadores da Construção Civil Leve e Pesada, da Montagem Industrial, do Gesso e do Mármore e Granito.
• Pela manhã haverá o show gospel com as participações das cantoras Renata Benvindo e Adriana Rangel e da dupla Jeziel e Josias, para depois subir o palco o Bonde do Tigrão e no final do dia a atração é o Só Preto Sem Preconceito.
Num clima alegre e descontraído, para a garotada várias brincadeiras e o tradicional torneio de futebol. Serão prestados serviços médicos e orientações trabalhistas.
• Às 12h começa o ponto alto da Festa com o sorteio de TVs, motocicletas, bicicletas, e outros eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Os prêmios só podem ser retirados pelo próprio sorteado, mediante apresentação de documento de identidade com foto. O Clube Vale do Ipê fica na Estrada do Outeiro, 118, Vale do Ipê, Belford Roxo.
• O ônibus da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa estará esta semana, das 9h às 17h, na Rua da Matriz, na praça em frente à igreja, em São João de Meriti. Os casos que não puderem ser resolvidos no local serão enviados online para a sede da comissão, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro da capital.
• Os interessados em entrar em contato com a comissão para tirar dúvidas ou fazer reclamações de serviços e produtos podem também fazê-lo através do atendimento telefônico, o Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060)
• O Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias,
realizará, de hoje (18) até quinta sua 1ª Jornada Científica com o tema “Urgências e Emergências na Prática Médica Cotidiana”. O evento contará com conferências e palestras de médicos do próprio hospital que compartilharão suas experiências em emergências e urgências clínicas, cirúrgicas, obstétricas e psiquiátricas – algumas das especialidades da unidade de saúde, localizada às margens da Rodovia Washington Luiz.
• O evento é aberto a médicos e estudantes de medicina, que podem se inscrever no hospital até a abertura da jornada, que será nesta segunda, às 14h. As vagas são limitadas. A inscrição para médicos é gratuita. Para se credenciar, estudantes de medicina devem levar uma lata de leite em pó. As latas arrecadadas serão doadas para uma instituição de caridade de Duque de Caxias.

EDUCAÇÃO INAUGURA SALA EM
HOMENAGEM A PAULO FREIRE
A Secretaria de Educação de Duque de Caxias inaugurou na quinta-feira (14), a Sala do Professor Mestre Paulo Freire, um espaço para que os educadores do município possam aprimorar cada vez mais seu trabalho. A Sala foi batizada com o nome do reconhecido educador brasileiro Paulo Freire, que nasceu em família nobre, mas que em decorrência da grande depressão que atingiu o mundo em 1929, vivenciou a pobreza e a fome. Esta experiência o levou a se preocupar com os mais pobres e foi fundamental para a construção de seu revolucionário método de alfabetização, que o tornou inspiração para todos os professores e o fez reconhecido no Brasil e no exterior.
O novo espaço será usado para troca de experiências, planejamento pedagógico e pesquisas que contribuam para o melhor trabalho do professor, com o diferencial de que estará aberto a todos os profissionais, independente de atuarem nas escolas públicas ou particulares. “Queremos receber professores das redes municipal, estadual e particular, pois todos eles trabalham para a formação de nossos estudantes”, observou a subsecretária Myriam Medeiros.
A Sala do Professor Paulo Freire conta com equipamentos de informática com acesso à Internet, TVs de alta definição com tela de plasma e LCD, além de DVDs. O espaço conta, também, com uma biblioteca composta de enciclopédias, obras literárias de autores como Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, além de livros didáticos e farta literatura infantil e infanto-juvenil.

Nenhum comentário: