CÂMARA PERTENCE AO PARTIDO
A ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), entende que a substituição de parlamentar, que deixa a Câmara para assumir postos no Executivo, deve ser feita por suplente do mesmo partido, e não por suplente de coligação partidária. Com isso, a ministra reafirmou a visão dos integrantes da mais alta Corte do país, deliberada em dezembro último, de que “os efeitos da coligação terminam com o fim das eleições”. Por isso, o mandato pertence ao partido, e não à coligação. O entendimento foi firmado pela ministra ao analisar dois mandados de segurança apresentados pelos suplentes Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ), que queriam as vagas deixadas pelos deputados Alexandre

A vaga deixada pelo parlamentar fluminense foi ocupada pelo primeiro suplente da coligação PSB-PMN, Carlos Alberto Lopes (PMN), uma vez que Carlos Victor ficara com a segunda suplência da coligação. A vaga deixada por Alexandre Silveira foi ocupada pelo primeiro suplente da coligação PSDB-DEM-PP-PR-PPS, Jairo Ataíde (DEM-MG), enquanto Humberto Souto conseguira só a quinta suplência na coligação, mas é o primeiro suplente do partido, a seu ver dono da vaga.
A decisão da ministra Carmem Lúcia será enviada para a Mesa Diretora da Câmara, nesta segunda (7) semana. Depois de analisar a questão, que garante os mandatos legislativos a Humberto Souto e Carlos Victor, a Mesa encaminhará a questão para apreciação do corregedor da Câmara, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE).
DILMA SE IRRITA COM O
3º APAGÃO DA ERA LULA
A presidenta Dilma Rousseff determinou que o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, cobre das empresas respon

O ministro Edson Lobão foi chamado, logo pela manha de sexta (4), ao Palácio do Planalto para explicar pessoalmente à presidenta Dilma Rousseff sobre os problemas que causaram o apagão – na noite de quinta (3) – e que atingiu oito estados da Região Nordeste, com exceção do Maranhão, capitania hereditária da clã Sarney, da qual Lobão é leal seguidor. Antes, o ministro concedera entrevista coletiva e disse que o problema fora “provavelmente” ocasionado por uma falha no sistema de proteção da subestação São Luiz Gonzaga, na divisa de Pernambuco com a Bahia.
Segundo o porta-voz da presidência da República, Rodrigo Baena, “a presidenta, de maneira nenhuma, minimizou o problema. Ela, de fato, ficou preocupada e pediu que fossem tomadas essas providências”. As empresas multadas por conta dos apagões de 2005 e 2009 até hoje não pagaram as multas aplicadas pela Aneel.
RÁPIDAS
• Com a decisão da Ministra Carmem Lúcia, a Mesa da Câmara de Duque de Caxias está à vontade para convocar o suplente Jorge Cananéia para assumir a vaga aberta pela posse, como deputado estadual, do ex vereador Samuquinha, eleito pelo PMDB em 2008, numa coligação com o PDT e outros partidos.
• A vaga era reivindicada pelo ex vereador Nivan de Almeida, do PDT, que ficara como primeiro suplente da coligação, enquanto Cananéia era o 1º do PMDB. No entendimento do STF, já esposada em dezembro último, a coligação se auto dissolve com a apuração dos votos.
• Mais de 50 famílias, que há 10 anos viviam com o aluguel social, receberam na sexta (4) casas da prefeitura de Petrópolis. As casas populares foram erguidas no bairro de Carangola, a dez quilômetros do centro e receberão famílias de diversos pontos do município.
• Segundo o prefeito Paulo Mustrangi, a entrega faz parte da meta de retirar famílias de áreas de risco. Levantamento estima que 2,4 mil famílias vivem em locais perigosos. O problema deve ser resolvido com ajuda do governo federal, que anunciou um programa com objetivo de construir oito mil casas na região serrana do Rio.
• “As próximas casas que vamos construir serão para os desabrigados das últimas chuvas. Já estamos vendo terreno para isso. Essas [entregues hoje] são para aquelas que estão no aluguel desde 2001, vítimas das enchentes

• Enquanto isso, as famílias desabrigadas pelas chuvas do final de 2009 em Angra dos Reis (foto) e em abril de 2010 no Morro do Bumba, em Niterói, continuam na fila que não anda pois, passado o temporal, o governo esquece as vítimas da sua incompetência.
• Por falar em governo: até agora, a primeira dama Adriana Ancelmo Cabral,

• Certamente, a primeira dama estava de férias no exterior ou muito ocupada em seu movimentado escritório de advocacia, tentando anular multas aplicadas pelo Governo do seu marido às concessionárias Barca S/A, Supervia ou Metrô do Rio de Janeiro, das quais a primeira dama é advogada.
• Com as férias escolares e os termômetros cravando 40o Graus Celsius e

• Nos fins de semana, eles são transformados em piscinões, colocando em risco a saúde dos consumidores que tenham a sorte de contar com água canalizada em suas residências, principalmente os residentes em Campos Elíseos e Imbariê, atendidos por aquelas represas, já que o primeiro distrito é (mal) abastecido pela adutora da Baixada.
• Para muitos usuários da Cedae, essa farra nos reservatórios seria conseqüência da leniência da diretoria da Cedae, que tem como assessora a notória advogada Jorgina de Freitas, ate hoje considerada a maior fraudadora do INSS.
• O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), apresentará esta semana uma

• Para o presidente do Senado, a posse no dia 1ª de janeiro, como ocorre atualmente, é “inconveniente” por estar muito próxima ao Natal e Ano-Novo, o que prejudica a presença de chefes de Estado.. Para começar a tramitar, a PEC de Sarney precisará receber 27 assinaturas de senadores.
• Até a Constituição de 1988, a posse era no dia 31 de janeiro do ano seguinte às eleições. Como não havia reeleição, era comum o chefe do Executivo, cujo candidato havia sido derrotado nas eleições vingar-se da população mal agradecida empenhando as verbas do novo orçamento e deixando o seu sucessor sem recursos para aplicar no primeiro ano de mandato.
• Já que vai mexer na Constituição, o senador e ex governador do Maranhão poderia mudar o fim do Exercício Fiscal do dia 31 de dezembro, como é atualmente, para a data de posse dos novos governantes, que poderia ser no dia 15 de janeiro para todos os eleitos em outubro do ano anterior. Assim, o novo governante receberia um Orçamento novinho em folha.

• A solução para a crise atravessada pelo Vasco da Gama pode estar na f

• Desde a semana passada, quando as inscrições foram abertas, pelo menos 400 crianças estiveram na Vila Olímpica do bairro 25 de Agosto, sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, para se inscreverem no processo de seleção de jogadores que formarão a Escolinha de Futebol Vasco da Gama . O prazo para a inscrição termina às 16 horas desta segunda (7)
TÁXIS DA BAIXADA ENFRENTAM
A BUROCRACIA E OS BANDALHAS
Centenas de taxistas, que atuam na Baixada Fluminense, são obrigados a adquirir um acessório, que, na prática, se revela inútil e dispendioso: o T

Para reagir à concorrência predatória e irregular dos táxis piratas, a cooperativa que opera no Caxias Shopping decidiu fazer uma propaganda no mínimo inusitada: num enorme cartaz na concorrida praça de alimentação, ao lado do acesso às 6 salas de cinema, a cooperativa avisa que seus associados cobram as corridas com base no taxímetro, apesar da Secretaria de Serviços Públicos não atualizar a tabela de preços que os táxis devem utilizar. Talvez, por ser uma tarefa complicada para os funcionários daquela Secretaria, que não andam de táxi na cidade.
Um comentário:
minha mãe está vivendo de aluguel social desde a primeira enchente em Madame Machado ela perdeu a casa que foi interditada pela prefeitura de Petrópolis e ela recebe apenas 200,00 de aluguel social convenhamos que 200,00 pra pagar aluguel é muito pouco pra quem é pensionista e até agora não recebeu nenhuma casa dessas que já foram construídas para as pessoas que perderam suas casas conforme o informado no blog.
Postar um comentário