terça-feira, 30 de outubro de 2007

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

ABORTO – Uma questão social ou mais um caso de Polícia?

Deposto do Poder em 1930, por um movimento liderado pelo gaúcho Getúlio Vargas, candidato derrotado à Presidência da República pelo paulista Julio Prestes, o Presidente Washington Luiz foi um governante corajoso ao construir – atravessando os charcos da Baixada e ultrapassando as escarpas da Serra de Estrela – a Estrada Rio Petrópolis, ligando a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis em menos de dois anos. Ele apostava que governar era abrir estradas, mas acabou entrando para a história por afirmar que os problemas sociais do Brasil deveriam e poderiam ser resolvidos pela Polícia. Quando Sérgio Cabral, para demonstrar seu apoio à política de enfrentamento executada pelo Secretário de Segurança, declara-se a favor do aborto, pois as mulheres da Rocinha são fábricas de marginais, ele repete, na prática, a política social de Washington Luiz, com um agravante: o governador misturou um tema sério e grave – a questão da saúde pública – a uma inacreditável bravata! Para recolocar o assunto em discussão, o Ministro da Saúde de Lula afirmou recentemente que o aborto clandestino, no País da pirataria, é uma questão de saúde pública! Ele queria chamar a atenção para o drama de milhares de mulheres, que acabam morrendo nos hospitais públicos em conseqüências das complicações decorrentes de abortos praticados em consultórios improvisados, sem as mínimas condições de higiene e até por pessoas sem qualificação para tal ato médico. O ministro chamou a atenção para a hipocrisia das campanhas contra o aborto ser dirigidas para as mulheres de baixa renda, pois a classe media – aquela que tem plano de saúde e pode pagar os custos de clínicas especializadas – continua interrompendo a gravidez indesejável com toda a tranqüilidade. Quem acaba na fila do SUS sãos as mulheres que vivem na periferia, sem assistência médica e sem acesso aos métodos mais comezinhos de prevenção da gravidez, mais suscetíveis, porém, ao comportamento machista do marido e namorados, ou de líderes religiosos, que ainda estão com a cabeça na era pré-Galileu, quando a Terra era considerado pela Igreja o centro do Mundo. A desastrada afirmação do governador, além de não ajudar o Delegado Beltrame a enfrentar o crime organizado e bem armado, ainda atrapalhou os planos do Ministro da Saúde, que ele, governador, indicou ao presidente Lula! O velho Sergio Cabral deve estar se perguntando, diante da desastrada declaração do seu filho governador: onde foi que eu errei?


DE CASA NOVA A SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO DE CAXIAS

A Secretaria de Educação de Duque de Caxias já começou a ocupar novas instalações. O novo prédio, desapropriado pela Prefeitura no ano passado, tem 24 salas para departamentos, coordenadorias e equipes, além de 3 salas de reunião um auditório com capacidade para 170 pessoas, laboratório de informática com sete computadores de última geração, bem como um amplo refeitório com cozinha. A meta da Secretaria é melhorar e facilitar ainda mais o atendimento a professores e funcionários a ela vinculados, bem como pais e alunos da rede municipal de ensino.
A inauguração do novo prédio, localizado na Rua Prefeito José Carlos Lacerda, ao lado do Mercado Municipal, estava marcada para o último dia 19, mas foi adiada devido ao mau tempo. A Secretaria, que está se transferindo de um prédio alugado no Governo anterior na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, no Parque Duque, muito distante do centro da cidade

• Apesar da chegada da Secretaria de Educação, continua em expansão o mercado de “lazer” no interior do Mercado Municipal, já estando em operação a 6ª loja do tipo “Mulher por R$ 9,99”.
• O Ministério da Educação está ameaçando desativar o portal “Domínio Público”, um projeto do próprio MEC pelo qual ele disponibilizou, para consulta livre pela internet, obras raras da cultua mundial, tanto em literatura (só da Língua Portuguesa são 732 obras digitalizadas), além de pintura, gravura e musica.
• Sem pagar um centavo, o internauta pode apreciar tanto as obras de Machado de Assis, como as grandes pinturas de Leonardo Da Vinci, ou música de qualidade no padrão MP3 e até ter acesso às melhores historinhas infantis e vídeos da TV ESCOLA.. E tudo de graça!
• Para viajar pelo mundo da literatura, da música e da pintura, basta clicar no endereço do Portal, que é : www.dominiopublico.gov.br.,
• Acesse e divulgue o portal, mas faça isso rapidinho, pois essa sopa pode acabar a qualquer momento, como está prestes a acabar a Casa de Jorge Amado, em Salvador, por falta de apoio do governador petista Jacques Wagner.
• A CPI da Ampla solicitou ao Inmetro um relatório preliminar dos 300 medidores comparativos já instalados pelo órgão para aferir se os chips da concessionária de energia estão funcionando corretamente. Segundo o presidente da comissão, deputado Marco Figueiredo (PSC), o documento será de extrema importância para a averiguação das denúncias sobre erros na aferição dos aparelhos da Ampla.
• “Queremos acompanhar de perto o processo de medição comparativa. Solicitamos o laudo inicial ao Inmetro para observarmos como está a situação até o momento, já que a maioria dos medidores instalados irá completar ainda 15 dias de uso, tempo necessário para a coleta de dados. Pedimos ao Inmetro também uma relação dos locais onde esses aparelhos já foram instalados”, explicou o parlamentar.
• De acordo com o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Luiz Carlos Gomes dos Santos, os primeiros medidores comparativos começaram funcionar no final de setembro e o trabalho deverá estar concluído em dezembro. “Vamos instalar, no total, 1.300 aparelhos eletromecânicos de medição comparativa. Até agora, o único problema que observamos foi com um consumidor que estava recebendo a fatura de outro cliente. Esse problema, no entanto, já foi resolvido pela concessionária”, observou. Ele confirmou que, a cada dois dias, a Ampla também está realizando a leitura dos medidores para conferir se há alguma diferença entre os dois tipos utilizados.
• Para o relator da CPI, deputado Paulo Ramos (PDT), a concessionária não poderia ter acesso aos medidores comparativos antes de o Inmetro entregar um relatório final sobre a situação dos chips. “Aquele que está sendo verificado não deveria ter a oportunidade de fazer a verificação. Como vamos chegar a qualquer conclusão se a Ampla tem a oportunidade de realizar uma correção?”, questionou o parlamentar. O diretor do Inmetro alegou que não pode impedir a concessionária de fazer a leitura dos displays que ficam junto aos medidores, mas garantiu que, enquanto o órgão não terminar a investigação, a instalação de novos chips permanecerá proibida.
• O presidente da Ampla, Cristián Fierro, confirmou à CPI da Alerj que a empresa não está mais instalando chips de medição eletrônica no estado. “Somente concluímos algumas instalações iniciadas. Onde não existem os medidores eletrônicos, o sistema antigo está sendo utilizado”, disse Fierro, assumindo que, até agora, 22 mil aparelhos de medição já foram substituídos.
• “Ainda estamos investigando, mas não creio que 100 mil consumidores possam ter sido prejudicados por conta de variações que ocorrem em condições extremas de rede que são muito raras”, completou Cristián Fierro.

Nenhum comentário: