segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

SOLUÇÃO PARA A CRISE NA PM
SÓ DEPENDE DO GOVERNADOR



Nesta segunda-feira (11/02), o governador Sérgio Cabral poderá colocar um ponto final na crise que vem abalando a PM e agravando os problemas relativos à segurança público no Estado do Rio. A solução para a crise passar pelo gabinete do governador, a começar pela decisão de punir, ou não, o tenente Melquisedec Nascimento, presidente da AMAE, uma associação de oficiais e graduados da PM, que depôs quinta-feira numa Delegacia da Policia Militar, em Queimados, sobre a autoria da fotomontagem publicada no blog Militar Legal, moderado pelo tenente, em que o governador aparece com um nariz ao estilo do personagem pinóquio, das histórias infantis. A partir dessa decisão, no âmbito da PM, caberá ao governador dar o próximo passo, que é definir como será dado o reajuste do funcionalismo estadual, inclusive dos policiais, cuja data limite para aprovação e publicação da lei é 5 de abril, por determinação da legislação eleitoral, que proíbe a concessão de quaisquer vantagens nos seis meses anteriores às eleições locais, previstas para o dia 5 de outubro. Até a eclosão da crise, que resultou na demissão do Coronel Ubiratan Ângelo do Comando da PMRJ, os coronéis reivindicavam a equiparação entre a PM, o Corpo de Bombeiros e a Policia Civil, o que o governador rejeitou. Agora, diante da desastrada intervenção do Governo, que pretende mandar para casa os coronéis que encabeçavam o movimento de reivindicação salarial, conhecidos como “Os Barbonos”, boa parte dos graduados e praças passaram a reivindicar a equiparação com os PMs do Distrito Federal, onde um soldado, em início de carreira, ganha mais de R$ 4 mil mensais, enquanto seus colegas do Rio de Janeiro não chegam a ganhar o equivalente a dois salários mínimos, que é de R$ 470 reais nas empresas privadas desde 1º de Janeiro, conforme lei enviada à Alerj pelo governador e já em vigor. Nessa crise, não há uma terceira via. E o governador sabe disso! (Foto: Beto Dias)


DENGUE TAMBÉM É CULTURA
Enquanto o número de casos de Dengue em todo o Estado continua em ascensão, as autoridades cruzam os braços para as providências mínimas para impedir a proliferação do mosquito transmissor. É o que acontece, por exemplo, em frente ao Teatro Municipal Raul Cortês, em plena Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. Embora as autoridades recomendem que as donas de casa não devem manter pratos com água na base dos vasos, a Prefeitura não toma esse cuidado com as poucas palmeiras que mantém na praça. Com um fevereiro chuvoso, as poças em torno das palmeiras permanecem por vários dias, garantindo um futuro promissor ao mosquito, que também transmite a Febre Amarela e também mata.(Foto: Beto Dias)

• Nunca na História deste País o roubo de dinheiros públicos passou a ter importância proporcional ao volume roubado, como pretendem os dirigentes do PT. Hoje, lideranças do partido insistem em lançar toda a culpa no Governo de FHC, que criou os cartões corporativos para dar transparência e agilidade aos gastos públicos com pequenas despesas.
• Como a imprensa identificou gastos até com a compra de aparelhos para ginásticas e mesas de bilhar, os dirigentes do PT tentam passar à opinião pública a informação de que no Governo FHC os desvios foram maiores.
• Ora, qualquer aluno de primeiro ano da pior Faculdade de Direito do País saber que o Código Penal não valoriza a pena por roubo em função do valor do que foi subtraído. Para a lei, existem apenas dois tipos de crime, dependendo do método utilizado pelo facínora: roubo ou furto.
• O valor do produto do roubo só é utilizado para caracterizar uma atenuante: o roubo provocado pela fome, quer do acusado, quer de alguém da família. Nesse caso, o roubo de uma lata de leite, por exemplo, indicaria que o acusado tentava enfrentar a fome de um filho.
• Dizer que a crise é forjada pela Imprensa, como o fez o Ministro Tarso Genro, advogado que deseja encerrar sua carreira pública como Ministro do STF, é considerar o eleitor um idiota.
• Além de não reprimir a circulação de veículos sem placas, como o caminhão-tanque que presta serviços à Cedae ou as motos que fazem o transporte de passageiros, a Prefeitura ainda permite que seus próprios veículos violem o Código de Trânsito, circulando com placas irregulares.
• A Kombi de placa LQV-1955, por exemplo, foi flagrada na tarde de quinta-feira, quando deixava a Secretaria de Educação, na rua Prefeito José Carlos Lacerda, ao lado do Mercado Municipal.
• Apesar de ser nova, a Kombi, Nº de Ordem é 275, está com a pintura da sua placa totalmente raspada, o que impede a sua visualização pela fiscalização eletrônica e até pelos guardas de trânsito.
• Por outro lado, não sendo identificada visualmente, ninguém poderá denunciar o seu uso irregular, como ocorreu com uma outra, que abastecia camelôs no Centro do Rio, em plena terça-feira de Carnaval, feriado nacional, como o blog denunciou semana passada.
• Uma estranha coincidência envolve a família Cozzolino em atos criminosos em Magé. O ex-vereador Batata, suspeito de participação no assassinato da vice-prefeita Lídia Nascimento, sobrinha do deputado Zito, foi preso da casa da mãe da prefeita Núbia Cozzolino.
• No último fim de semana, a Polícia prendeu o ex-prefeito Charles Cozzolino, que estava escondidos na casa de sua mãe. Outro detalhe intrigante: o ex-deputado e ex-prefeito foi encontrado dentro de um armário no apartamento da matriarca da família, em Magé.
• A polícia também investiga a rapidez com que o vereador Paulo Boquinha conseguiu sair do nada para uma das maiores fortunas de Magé em pouco tempo. Afinal, os subsídios de vereador, embora razoáveis, não permitem a nenhuma pessoa enriquecer em tão pouco tempo, principalmente em Pau Grande..

• Outro rolo que Núbia Cozzolino terá de explicar à polícia é qual a influência de outro irmão, Dinho Cozzolino, na manipulação das máquinas que pertencem ao Município usadas em dragagem de rios.

Um comentário:

Anônimo disse...

A farra com os veiculos esta demais! Até em motel pode-se ver os ditos (nada contra o frequentador) como na ultima sexta, por volta das 20:40, uma viatura saiu tão rápido de um estabelecimento as margens da rodovia BR+-040, onde não há a nova iluminação, com tudo apagado, e retornou imediatamente no sentido Rio. Só deu mesmo para ver a logomarca.
Quanto ao Dengue, os visitadores domiciliares desapereceram do cenário,ponto para a dengue.