terça-feira, 15 de abril de 2008

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

TIROS E CORRERIA NA FESTA DO TAI-CHI CHUAN
A festa realizada na manhã de sábado, pelo 4º aniversário do grupo que pratica Tai-chi Chuan no Jardim de Alah, coração do Leblon e vizinho ao prédio onde mora o governador Sérgio Cabral, por pouco não se transformou em manchete policial nos jornais de todo o Mundo. Quando atletas, professores e convidados começavam a chegar, um ladrão resolveu fugir pela Rua Ataulfo de Paiva, seguindo depois pela Borges de Medeiros. No seu encalço, um grupo de PMs de armas em punho. Em determinado momento, um dos policiais resolveu dar tiros para o alto, embora o suspeito estivesse desarmado. Foi o suficiente para que os convidados, crianças, jovens e idosos procurassem abrigo atrás as árvores do Jardim de Alah. (Foto: AJT)

GOVERNO CONSTRÓI ESCOLA
NO LUGAR DE POSTO MÉDICO


Além das denúncias sobre o afundamento de paredes da escola em construção no bairro Centenário, o prefeito Washington Reis deve uma ampla justificação aos moradores do bairro por ter desistido da construção de um Posto de Saúde no terreno da antiga fábrica de tintas Kaury. Pelo Decreto nº 4.587, de 10 de março de 2005, a área de 9.538 metros quadrados, composta por 15 lotes da Quadra 45, entre as Ruas Himalaia e Octávio Áscoli e a Av. Joaquim Nabuco, foi desapropriada para a implantação de equipamento não especificado, mas de interesse municipal. Em 8 de dezembro do mesmo ano, através do Decreto nº 4.790, o prefeito decidiu que a área seria destinada à instalação de um Posto de Saúde da Família e um campo de esporte e lazer. Já a placa da obra especifica a construção de uma unidade escolar, de uma quadra poliesportiva e uma praça. Com a mudança da destinação do terreno, o governo teria de remanejar as verbas necessárias. A placa da obra não especifica o preço, conforme determinação da Lei de Licitação e, o que é mais grave, se for um Posto de Saúde, os recursos serão do Fundo Nacional de Saúde, mas se for uma escola, o dinheiro terá de sair do FUNDEB, que se destina exclusivamente à Educação. De qualquer forma, o prefeito terá dificuldades em prestar contas ao Governo Federal, inclusive o TCU, sobre o dinheiro que está sendo investido na obra. Já os moradores do Centenário se sentem ludibriado, pois esperavam um Posto de Saúde e, no local, está sendo construído um prédio de três pavimentos, destinado a uma nova escola, sem que os moradores tenham sido consultados sobre essa obra.

IGREJA UNIVERSAL PEGA CARONA NA EPIDEMIA DE DENGUE

Para os seguidores do Bispo Edir Macedo, vale qualquer coisa para levar muita gente para os seus templos, até mesmo anunciar milagres contra o mosquito da Dengue. (Fonte: Pastor Paulo Feijoli)

· O vereador Ito encaminhou ofício ao prefeito Washington Reis, pedindo esclarecimentos sobre a construção de uma escola num terreno desapropriado para a construção de um Posto de Saúde. Ele também cobrou a apresentação de Licença Ambiental da Feema, tendo em vista que no terreno funcionava uma indústria química, que manipulava produtos altamente tóxicos.
· Com toda a certeza, o prefeito vai deixar o tempo correr, pois ele não tem respostas confiáveis para tão pertinentes perguntas. Afinal, Washington Reis resolveu defender o Fluminense quando o tricolor das Laranjeiras foi autuado pela Secretaria de Ambiente (Carlos Minc à frente) por derrubar parte da Mata Atlântica que cerca o Centro de Treinamentos de Xerém.
· O Fórum Cultural da Baixada Fluminense abriu nesta segunda-feira (14) as inscrições para os candidatos ao “PRÊMIO BAIXADA 2008”, nas categorias Artesanato, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Cidadania, Ciência, Comunicação, Dança, Desporto, Educação, História, Literatura, Meio Ambiente, Música e Produção Cultural, em cerimônia a ser realizada em local e data que serão ainda fixados, como parte das comemorações em 2008 do DIA DA BAIXADA FLUMINENSE (30 de abril).
· No ato da inscrição, os interessados deverão apresentar documentos comprovando residência ou efetiva militância cultural na Baixada há pelo menos 5 anos e Currículo no qual constem obrigatoriamente: local e data de nascimento, nome original e artístico, endereço para correspondência, telefone para contato, e-mail (se tiver), relação completa das suas atividades e da produção artística e cultural e referência explícita à categoria para a qual concorre. A Comissão Julgadora poderá, mediante justificativa, remanejar qualquer candidato de uma categoria para outra, mediante prévia anuência do interessado.
· As inscrições serão aceitas até o dia 23 de maio, em papel devidamente assinado e, se possível, acompanhado de disquete ou CD com a relação completa das atividades e produção do candidato. É vetada a inscrição de pessoas agraciadas em anos anteriores.
· Elas poderão ser feitas no Instituto Histórico da Câmara de Duque de Caxias (Rua Paulo Lins, Centro), na UERJ/Caxias (Rua General Rabelo, Vila S. Luis), no Rotary Club de Magé, no jornal “Bate Papo” (Av. Barão de Mauá, 5456, Praia de Mauá) e no IPAHB (Av. Automóvel Club, 206, Centro, São João de Meriti).
· A comunidade católica de Duque de Caxias ainda está comemorando a nomeação do Padre Zanoni como Bispo de São Mateus, no Espírito Santo. Baiano de Vitória da Conquista, o padre Zanoni integrou a equipe responsável pelo trabalho pastoral na Matriz de Nossa Senhora de Fátima, no 25 de agosto e hoje, aos 45 anos, é o mais jovem biso do brasileiro.
· O Restaurante Mussarela, de comida nordestina, promoverá o seu 4º Festival da Cachaça no sábado (19), a partir das 12 horas. O encontro é reservado para os apreciadores da boa e tradicional cachaça artesanal, produzida em vários estados. Serão mais de 30 marcas famosas de diversos estados. O Restaurante Mussarela, que funciona de quarta-feira a domingo, fica na Rua Réia, próximo ao Sanatório Duque de Caxias, no bairro Vila Rosário. O convite custa R$ 20. Outras informações pelo telefone 2781-1974
.

Nenhum comentário: