quarta-feira, 8 de outubro de 2008

BAIXADA URGENTE - ELEIÇÕES

AUDITORIA NA PREFEITURA
COMEÇA PELO HOSPITAL

Está confirmada para esta quinta-feira, às 10 horas, a inspeção extraordinária que a Comissão de Saúde da Alerj fará no Hospital Moacyr do Carmo, a pedido do deputado e prefeito eleito Zito, para investigar a real situação da unidade inaugurada festivamente pelo presidente Lula em setembro último. Será o início da auditoria que Zito prometeu fazer em toda a Prefeitura para avaliar a verdadeira situação do Município, principalmente com relação às dívidas do município com o BNDES e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), feita em dólares, que ontem atingiu R$ 2,45.
Segundo informações recolhidas por Zito, o hospital foi inaugurado sem garantia de abastecimento de água que era feito por carros-pipas, além de não dispor de hemocentro, fundamental para transfusão de sangue em caso de acidentes automobilístico, como o que correu na Estrada do Amapá, em conseqüência de um choque entre um ônibus e um caminhão, no qual morreram duas pessoas e os sete feridos foram atendidos no Hospital Getúlio Vargas.


FIM DE LINHA PARA
A INCLUSÃO DIGITAL

Entre as Secretarias que Zito promete eliminar assim que assumir o cargo, está a de Ciência e Tecnologia, controlada atualmente pelo o PSB, com a promessa de instalar 40 (número do partido) Centros de Inclusão Digital, mas que não passou do primeiro, no calçadão da Rua José de Alvarenga. O projeto revelou-se um engodo, pois nem os computadores da Biblioteca Governador Leonel Brizola, inaugurada por Zito em 2004, conseguiu conexão de banda larga para acesso a outras bibliotecas do País, como a Nacional, no Rio de Janeiro.

FEUDUC DEMITE NOVO
PROFESSOR DE HISTÓRIA

Ninguém se entende mais na direção da Feuduc. Apesar do prefeito haver perdoado impostos em atraso para permitir que a instituição recebesse recursos do Governo Federal, a crise continua. Depois de demitir boa parte dos professores do Departamento de História, a faculdade de S. Bento re-contratou no início de agosto um professor que fora demitido no ano passado. Na sexta-feira, os alunos foram surpreendidos com um e-mail do professor Alexandre Martins Vianna, com doutorado na UFRJ, em que ele informava que acabar de ser demitido. No documento, o professor Viana afirma que, “embora estivesse em plena disponibilidade para ministrar aulas”, fora informado pelo Departamento de Pessoal da Feuduc, por volta das 15h15, que não poderia mais continuar na Faculdade e que, nesta sexta-feira, seria formalizada a sua demissão. E o mais grave: ele denunciava que, para permanecer no cargo, deveria desistir do processo que move contra a Feuduc na Justiça do Trabalho, reclamando o pagamento de seus direitos, relativos ao período anterior a outubro de 2007, quando foi demitido. O professor Alexandre Viana lembra que “quando fui demitido pela primeira vez, apenas consegui a rescisão de contrato, em juízo, em outubro de 2007, quando a baixa na carteira laboral fora dada em 13 de julho de 2007. Portanto, deliberadamente, a instituição havia forçado a postergação de minha rescisão, de forma que viesse a acontecer somente três meses depois e, assim, forçar um acordo em que eu viesse a abrir mão de parte do que me era devido. Como não quis aceitar tal desdita, o processo está rolando contra a instituição desde então”.
O que a professora Sandra Mara, diretora da Feuduc, tem a dizer agora?

ALERJ DECIDE PROCESSAR QUEM
LIMITA TROCA DE MERCADORIAS


A loja de departamentos “Casa & Vídeo” está infringindo o Código de Defesa do Consumidor ao não informar aos clientes que não faz trocas de produtos em todas as suas filiais. Quem garante é a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembléia Legislativa do Rio, que entrou com uma ação contra a Casa & Vídeo na 5ª Vara Empresarial, cujo julgamento encontra-se a cargo da juíza Maria da Penha Mauro Vitorino. “No momento em que o comprador de um determinado produto com defeito não pode fazer a troca na loja em que fez a compra, sem que tenha sido informado antes, ele está sendo prejudicado. O correto é que todas as filiais façam a troca dos produtos”, justificou a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT).
A pedetista explicou que, na ação, a comissão pede que a loja seja obrigada a promover a troca dos produtos em qualquer um de seus estabelecimentos. De acordo com a deputada, as denúncias que chegaram à Alerj davam conta de que a Casa & Vídeo estava se negando a fazer a troca de aparelhos como câmeras digitais, mp3, mp4, DVDs, “home theathers”, vídeo games, TVs e microcomputadores com defeito. “Somente quando o consumidor vai a uma filial para trocar alguns desses produtos é que fica sabendo que a mercadoria defeituosa apenas poderá ser trocada em poucas lojas”, explicou Cidinha Campos.

• Quem quiser entrar em contato com a Comissão de Defesa do Consumidor da Casa, para tirar dúvidas ou fazer reclamações sobre produtos e serviços, podem fazê-lo através do Disque Defesa do Consumidor da Alerj, 0800 282 7060, ou indo a um dos guichês localizados no térreo do Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, 8, Centro do Rio, das 10h às 16h.
•• Amigos do prefeito estão anunciando que ele será candidato a senador em 2010, quando cada estado terá direito a eleger dois membros para a Câmara Alta. Na verdade, esse assunto foi discutido entre o prefeito e o governador Sérgio Cabral numa das primeiras visitas do governador a Duque de Caxias logo depois da inauguração do novo hospital.
• Como as pesquisas de intenção de voto não melhoraram a posição do prefeito depois da visita de Lula, o governador prometeu, como “Plano B”, uma vaga de senador nas eleições de 2010. Como Sérgio Cabal ainda acredita que será o candidato a vice-presidente na chapa do PT, ele precisaria das duas vagas de senador para quebrar resistência ao seu nome como representante do partido na eleição majoritária.
• A oferta de uma vaga para o prefeito seria uma das “promessas de campanha” que os candidatos esquecem logo depois de fechadas as urnas. Assim, dificilmente Duque de Caxias terá a chance de eleger um filho da terra para o Senado.
• Aliás, Duque de Caxis já teve um suplente de senador, o saudoso Ricardo Augusto Vianna, que terminou o mandato sem assumir a cadeira, enquanto o segundo suplente, Hidekel Freitas, suplente de Afonso Arinos, assumiu a vaga, mas atuou apenas 4º senador por Minas Gerais e sempre em favor de S. Lourenço, cidade mineira onde era dono de hotel e fazendas. Acabou por eleger um dos seus filhos como prefeito da cidade por duas vezes.
• O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse ontem (8) que não acredita na pressão da alta do dólar nos preços dos produtos nos supermercados. Para ele, o impacto maior na demanda mundial dos alimentos já aconteceu, com o uso de produtos agrícolas para a produção de etanol, na Europa e nos Estados Unidos. Lula também jurou que a crise era do ‘Bush”, mas os bancos já aumentaram os juros e reduziram os prazos, enquanto os empréstimos consignados, que seria a salvação dos mais obres, simplesmente desapareceu.

Nenhum comentário: